domingo, 28 de junho de 2020

ATIVIDADES 2ª QUINZENA DE JUNHO 2º D

MATEMATICA - PROFESSOR LOURIVAL


FÍSICA – PROFESSOR RONALDO

Nome:                                                                                          Série

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

01-   Calcular a Quantidade de calor que um líquido com 800 g à 20 º C recebera para passar a uma temperatura de 80º C. Dado c = 1 g/cm3





02-    Calcular a quantidade de calor que um líquido de 300 g de c = 0,8 g/cm3 deve receber para passar de 10º C para 100º C.






03-   Calcular a massa de uma substância líquida que recebe uma quantidade de calor de Q = 1200 cal e passa de 30 º |C para 80º C. Dado c = 1 g/ cm3.



QUÍMICA -  PROFESSORA MARIA DO CARMO

Nome: __________________________________________________ nº _____ Turma________

Atividade II do 2º Bimestre

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

Assistir o vídeo >> “De Onde Vem o Raio e o Trovão? Episódio 20” https://bit.ly/3bihVLG

Responda as questões abaixo:

1 - Por que às vezes tomamos choque ao encostar em uma superfície metálica?

2 - Por que alguns materiais conduzem e outros não conduzem a eletricidade?

3 - Por que alguns materiais sólidos não conduzem eletricidade, mas quando dissolvidos em água conduzem?

4 - Por que tomamos choque em torneiras de alguns chuveiros elétricos?

5 - Como acontece a descarga elétrica (raio)?

6 - Dê exemplos do cotidiano que demonstrem a presença da eletricidade.

7 - De onde vêm as cargas elétricas?

8 - Qual é a menor partícula que compõe tudo o que existe? Do que ela é composta?

HISTÓRIA -  PROFESSORA VERA LÚCIA

Atividade: Grandes Navegações

As Grandes Navegações foram o processo de exploração do Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI. Levaram a uma série de “descobrimentos” por parte dos europeus e resultaram, por fim, na chegada europeia ao continente americano em 1500.
Por meio das Grandes Navegações, iniciou-se a colonização da América e consolidou-se a passagem da Idade Média para a Idade Moderna.
Faça uma pesquisa sobre as Grandes Navegações no XV e comente sobre como tudo se iniciou, desenvolveu e as consequências que trouxe.


PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO



ATIVIDADES DE PORTUGUÊS  ( 2º BIMESTRE ).


1) Classifique  as  palavras derivadas   de : " Prefixal, sufixal, parassintética " , separando os radicais, das palavras abaixo :
A) engordar.
B) emagrecer.
C) felizmente.
D) infeliz.
E) anoitecer.
2 )  Classifique as palavras sublinhadas em :   ( Aposto ou vocativo  ).
A) Maria , aluna do 3TD, foi promovida .
B ) OI filho!  parabéns !
C)  nossa!  como chove !
D) ontem, 2ª feira,passei o dia todo com dor de cabeça.

3) Classifique as orações subordinadas adverbiais abaixo :
A )    Se nao chover  , irei a festa.
B) As ruas ficaram alagadas porque a chuva  foi muito forte.
C ) É feio que doi.
D ) Faça todas as atividades  para que você aprenda a matéria.
E) A medida  que o tempo urge, mais experientes ficamos.
4) Classifique AS FIGURAS DE LINGUAGEM ABAIXO :
A) Adoro ler Machado de Assis.
B)  O dente da engrenagem quebrou.
C)  O livro sagrado  é conhecido mundialmente.
D)  Pedro ganhou rios de dinheiro.
5 ) Faça uma redação dissertativa com o tema:
"  Como   ficará o mundo após o Coronavírus ? "
" OBS "  Colocar título.
 ( Média de 15 linhas ).

 "Boa sorte ! "


ARTES- PROFESSORA SIMONE




BIOLOGIA -  PROFESSORA LUCIMARA



Atividades do 2º ano D 
 Hereditariedade

A hereditariedade é um fenômeno que representa a condição de semelhança existente entre ascendentes (geração parental) e descendentes (geração filial), através da contínua transferência de instruções em forma de código (as bases nitrogenadas), inscritas no material genético (molécula de ácido desoxirribonucleico), orientando a formação, desenvolvimento e manutenção de um ser vivo.
Dessa forma, a hereditariedade se expressa a partir do conjunto de todas as características contidas no núcleo das células gaméticas, fusionado durante a fecundação.
Os eventos biológicos hereditários podem ser classificados em dois tipos:
Hereditariedade específica → caracterizada por agentes genéticos comuns de uma determinada espécie, conservando a essência de um grupo taxonômico. No entanto, uma característica hereditária pode permanecer inativa
Hereditariedade individual → relativa à expressão de agentes genéticos que estabelecem aspectos individualizados (por exemplo: a fisionomia, traços particulares do semblante), sendo, portanto, um fator que causa biodiversidade entre indivíduos de uma mesma espécie.
No entanto, uma característica hereditária pode permanecer inativa de uma geração para a outra, o que não significa a sua exclusão, mas a dormência circunstancial de um ou vários genes para uma dada característica. Contudo, não impedindo que um portador de genótipo oculto transmita aos seus descendentes um fenótipo que ficou escondido.
Este acontecimento ocorre com frequência em animais e plantas. Nos seres humanos é mais nítido quando observamos a aparência física superficial como: a pigmentação dos olhos ou da pele. Assim, pais com olhos castanhos podem ter filhos com olhos claros, verdes ou azuis, herança de seus avós ou antecedentes.
Porém, pode a informação gênica hereditária ser suprimida em decorrência dos fatores ambientais, passando por processo de seleção natural e adaptação, mas isso em longo prazo.

Por Krukemberghe Fonseca
fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/hereditariedade.htm

Aula 01

Leitrura do texto com bastante atenção.

Responda:
1-Escreva o nome da  ciência que estuda a hereditariedade .
2- Explique o que é hereditariedade.

Aula 02
Produção textual
Escreva um texto onde você demonstre as característica (físicas ou não) passadas dos seus pais para você.

Aula 03
Responda:
1- Explique a hereditariedade específica.
2- Explique a hereditariedade individual.

Aula 04
Complete com a palavra correta

1- Exemplo de hereditariedade individual











2-Explique o motivo de uma característica hereditária não aparecer em uma geração.

3- Indique a estrutura  celular responsável pela hereditariedade.

4- Escreva o significado de biodiversidade

 FILOSOFIA -  PROFESSOR RENAN


VÍDEO EXPLICATIVO 


Nenhum comentário:

Postar um comentário