FÍSICA – PROFESSOR RONALDO
Nome:
Série
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
01-
Calcular a Quantidade de calor que um líquido
com 800 g à 20 º C recebera para passar a uma temperatura de 80º C. Dado c = 1
g/cm3
02-
Calcular a quantidade de calor que um
líquido de 300 g de c = 0,8 g/cm3 deve receber para passar de 10º C para 100º
C.
03-
Calcular a massa de uma substância líquida que recebe
uma quantidade de calor de Q = 1200 cal e passa de 30 º |C para 80º C. Dado c =
1 g/ cm3.
QUÍMICA - PROFESSORA
MARIA DO CARMO
Nome: __________________________________________________ nº
_____ Turma________
Atividade II do 2º Bimestre
OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de
classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as
questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado
no retorno presencial.
Responda as questões
abaixo:
1 - Por que às vezes tomamos choque ao encostar em uma
superfície metálica?
2 - Por que alguns materiais conduzem e outros não conduzem
a eletricidade?
3 - Por que alguns materiais sólidos não conduzem
eletricidade, mas quando dissolvidos em água conduzem?
4 - Por que tomamos choque em torneiras de alguns chuveiros
elétricos?
5 - Como acontece a descarga elétrica (raio)?
6 - Dê exemplos do cotidiano que demonstrem a presença da
eletricidade.
7 - De onde vêm as cargas elétricas?
8 - Qual é a menor partícula que compõe tudo o que existe?
Do que ela é composta?
HISTÓRIA - PROFESSORA
VERA LÚCIA
Atividade: Grandes Navegações
As Grandes Navegações foram o processo de exploração do
Oceano Atlântico realizado pioneiramente por Portugal no século XV e
acompanhado por outros países europeus ao longo do XVI. Levaram a uma série de
“descobrimentos” por parte dos europeus e resultaram, por fim, na chegada
europeia ao continente americano em 1500.
Por meio das Grandes Navegações, iniciou-se a colonização da
América e consolidou-se a passagem da Idade Média para a Idade Moderna.
Faça uma pesquisa sobre as Grandes Navegações no XV e
comente sobre como tudo se iniciou, desenvolveu e as consequências que trouxe.
PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO
ATIVIDADES
DE PORTUGUÊS ( 2º BIMESTRE ).
1)
Classifique as palavras derivadas de : " Prefixal, sufixal,
parassintética " , separando os radicais, das palavras abaixo :
A) engordar.
B) emagrecer.
C) felizmente.
D) infeliz.
E) anoitecer.
2 ) Classifique as palavras sublinhadas em : ( Aposto ou vocativo ).
A) Maria , aluna
do 3TD, foi promovida .
B ) OI
filho! parabéns !
C)
nossa! como chove !
D) ontem, 2ª
feira,passei o dia todo com dor de cabeça.
3) Classifique
as orações subordinadas adverbiais abaixo :
A ) Se nao chover , irei a festa.
B) As ruas
ficaram alagadas porque a chuva
foi muito forte.
C ) É feio que
doi.
D ) Faça todas
as atividades para que você
aprenda a matéria.
E) A
medida que o tempo urge, mais
experientes ficamos.
4) Classifique
AS FIGURAS DE LINGUAGEM ABAIXO :
A) Adoro ler Machado
de Assis.
B)
O dente da engrenagem quebrou.
C) O livro sagrado é conhecido mundialmente.
D) Pedro ganhou rios de dinheiro.
5 ) Faça uma redação dissertativa com o
tema:
" Como
ficará o mundo após o Coronavírus ? "
" OBS
" Colocar título.
( Média de 15 linhas ).
"Boa sorte ! "
ARTES-
PROFESSORA SIMONE
BIOLOGIA - PROFESSORA
LUCIMARA
Atividades do 2º ano D
Hereditariedade
A hereditariedade é um fenômeno que representa a
condição de semelhança existente entre ascendentes (geração parental) e
descendentes (geração filial), através da contínua transferência de instruções
em forma de código (as bases nitrogenadas), inscritas no material genético
(molécula de ácido desoxirribonucleico), orientando a formação, desenvolvimento
e manutenção de um ser vivo.
Dessa forma, a hereditariedade se expressa a partir
do conjunto de todas as características contidas no núcleo das células gaméticas,
fusionado durante a fecundação.
Os
eventos biológicos hereditários podem ser classificados em dois tipos:
Hereditariedade específica
→ caracterizada por agentes genéticos comuns de uma determinada espécie,
conservando a essência de um grupo taxonômico. No entanto, uma característica
hereditária pode permanecer inativa
Hereditariedade individual → relativa à expressão de agentes genéticos
que estabelecem aspectos individualizados (por exemplo: a fisionomia, traços
particulares do semblante), sendo, portanto, um fator que causa biodiversidade
entre indivíduos de uma mesma espécie.
No entanto,
uma característica hereditária pode permanecer inativa de uma geração para a
outra, o que não significa a sua exclusão, mas a dormência circunstancial de um
ou vários genes para uma dada característica. Contudo, não impedindo que um
portador de genótipo oculto transmita aos seus descendentes um fenótipo que
ficou escondido.
Este
acontecimento ocorre com frequência em animais e plantas. Nos seres humanos é
mais nítido quando observamos a aparência física superficial como: a
pigmentação dos olhos ou da pele. Assim, pais com olhos castanhos podem ter
filhos com olhos claros, verdes ou azuis, herança de seus avós ou antecedentes.
Porém, pode a
informação gênica hereditária ser suprimida em decorrência dos fatores
ambientais, passando por processo de seleção natural e adaptação, mas isso em
longo prazo.
Por Krukemberghe Fonseca
fonte:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/hereditariedade.htm
Aula 01
Leitrura do texto
com bastante atenção.
Responda:
1-Escreva o nome
da ciência que estuda a hereditariedade
.
2- Explique o que é
hereditariedade.
Aula 02
Produção textual
Escreva um texto
onde você demonstre as característica (físicas ou não) passadas dos seus pais
para você.
Aula 03
Responda:
1- Explique a
hereditariedade específica.
2- Explique a
hereditariedade individual.
Aula 04
Complete com a
palavra correta
1- Exemplo de
hereditariedade individual
2-Explique o motivo
de uma característica hereditária não aparecer em uma geração.
3- Indique a
estrutura celular responsável pela
hereditariedade.
4- Escreva o
significado de biodiversidade
VÍDEO EXPLICATIVO
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