segunda-feira, 29 de junho de 2020

CIÊNCIAS HUMANAS - 8º ANO (SEGUNDO BIMESTRE)

Estamos na segunda quinzena do segundo bimestre! Não esqueça de colocar nome, número e série nas suas atividades, envie para romeumontorofundamental@gmail.com
Enviar até o dia 10/07

HISTÓRIA - PROFESSORA TATIANA

1 - Analise a imagem e realize a atividade 5 da apostila volume 2,parte 2, página 49.

2- Neste momento, você é convidado a trabalhar como um historiador para refletir sobre a atividade anterior. para tanto, você deverá ler o texto inicial, realizar pesquisas e selecionar fontes. Realize a atividade 6 da página 50, 1ª, 2ª e 3ª etapa.

3 - Faça uma pesquisa sobre "Tráfico Negreiro", registre em seu caderno.

                                 https://brasilescola.uol.com.br/historiab/trafico-negreiro.htm

4 - Leia o texto e responda a questão:

 O tráfico negreiro foi uma prática legalmente aceita até o final do século XVIII, quando passou por um entrave frente às perspectivas e anseios da nova fase do sistema capitalista, à luz do iluminismo e da Revolução Industrial. Nesse contexto, a Inglaterra, mesmo tendo acumulado riquezas com a escravidão e com o tráfico de escravos, ao atender aos seus novos interesses, iniciou um movimento para impedir esse comércio. Além do tráfico humano ser, no entendimento intelectual, considerado desprezível, era interessante comercialmente para a Inglaterra diminuir a capacidade de produção de açúcar do Brasil e de Cuba (que a produziam com mão de obra escrava), além das possibilidades da ampliação de venda dos seus produtos industrializados com o aumento de assalariados. Assim, o Império Britânico aboliu o tráfico em 1808, e a escravidão em 1833; disponibilizou a sua Marinha para vigiar e patrulhar as costas africanas, além de utilizar a sua influência para pressionar nações aliadas a acabar com o tráfico de pessoas. Diante dessa situação, o Brasil, como importante parceiro comercial da Inglaterra, teve que se adequar às novas políticas sobre a escravidão, ao mesmo tempo que precisava garantir a seguridade financeira da elite nacional. Assim, leis foram criadas reprimindo o tráfico, mas que não foram cumpridas (dando origem ao termo “para inglês ver”) como mostram os números da entrada de escravos entre os anos de 1846 e 1849, em que se estima o ingresso de mais de 50 mil pessoas em situação de escravidão. 

Fonte: Adaptado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista, do site “Ensinar História”, da historiadora Joelza Ester Domingues. As pressões britânicas pelo fim do tráfico de escravos. 2019. 

a) De que se trata o texto?
b) Qual é o tema abordado?

5 - Pode-se afirmar que a transferência da Família Real para o Brasil contribuiu para a determinação feita pela Inglaterra aos países aliados?

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GEOGRAFIA - PROFESSOR VALDINEI

  Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE06 que tem como objetivo analisar a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano, reconhecendo, em seus lugares de vivência, marcas desses processos, também vai trabalhar com o papel da ONU (Organização das Nações Unidas) nos países e como ela está organizada, assim, a longo que busca aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para o entendimento de conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África e suas múltiplas regionalizações a partir do pós-guerra, assim como  que procura analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.

  Para essa atividade será necessário que os alunos façam uma pesquisa no caderno dos temas abaixo, onde terão que realizar os resumos de cada um, os princípios, porque foram criadas, onde estão localizadas.

   Conselho de Segurança
     Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação e Ciência)
     FAO (organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação)
    OMS (Organização Mundial da Saúde)
    OIT (Organização Mundial do Trabalho)
    Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância)

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