ATIVIDADE 2ºD
2º BIMESTRE
1ª QUINZENA DE JUNHO
HISTÓRIA
E.E
PROFESSOR ROMEU MONTORO
Professora: Vera Lúcia
Disciplina: História
Série: 2º D
Período Noturno
Atividade:
A América Colonial
1. A História da América é subdividida, para fins didáticos,
em: América Pré-Colombiana, Descobrimento e Conquista, Montagem do Sistema
Colonial, Processos de Independência e América Contemporânea. Essa divisão tem
uma finalidade esquemática que se ajusta a eixos de estudos específicos.
Faça uma pesquisa e resuma essas fases em um texto
dissertativo. Em seguida, faça um mapa mental sintetizando seu resumo e envie
uma foto como anexo.
FILOSOFIA
Em meio à crise de
saúde que assola o mundo na atualidade outros pesares também ocorreram
recentemente. Aqui, trataremos das tensões raciais observadas mais
especificamente nos Estados Unidos, com o assassinato de um homem negro que,
sufocado por um policial branco, veio a falecer no último dia 25 de maio.
Acusado de repassar
uma nota de 20 dólares falsa, George Floyd, 46 anos, não foi detido pela
polícia como seria o usual, mas, teve sua vida abreviada ao ser imobilizado e
sufocado durante oito minutos pela polícia de Minneapolis, nos Estados Unidos.
As imagens do caso correram o mundo e provocaram longos protesto, alguns
pacíficos e outros nem perto disso.
As manifestações se
estenderam por todo o território estadunidense. Durante 11 dias, milhões de
pessoas foram às ruas clamar por justiça e contra a violência policial e o
racismo tão disseminado na cultura americana, onde apenas 13 por cento da
população é negra.
Tais protestos
precisam ser conhecidos para que se evidenciem as injustiças escondidas vividas
por cada um e por todos ao mesmo tempo e, também, para que se ilustre a força
da população em não aceitar tal violência, estabelecida desde tempos coloniais,
onde a mesma escravidão que formou nossa sociedade também estabeleceu fortes
desigualdades nos Estados Unidos.
É pensando na herança
deixada pela cultura escravista que fazia das diferenças de pele sentenças de
morte que essa atividade deve ser pensada a partir da pergunta abaixo colocada:
Na sua visão pessoal, manifestações públicas onde diversas pessoas
procuram as ruas para exprimirem suas reivindicações tem algum tipo de
resultado positivo ou servem apenas para atrapalhar a cidade ou a rotina das
pessoas que vivem suas vidas de forma comum? Qual a melhor forma de superar o
preconceito de raiz colonial que ainda está presente em diversas culturas ao
longo do mundo? Para redigir a redação utilize números para comprovar seu ponto de vista
(dados que expressam diferença salarial entre brancos e negros, diferença entre
o número de homicídios perpetrados contra pessoas negras, diferença de
escolaridade devido a dificuldades sociais etc.).
A atividade deve ser desenvolvida ao longo de uma página escrita à mão
ou pelos programas de texto eletrônico (respeitando a fonte tamanho 12 e o
espaçamento de 1,5 entre as linhas). Antes de iniciar sua produção de texto é
de extrema relevância que as notícias abaixo possam ser lidas, melhorando,
assim, a qualidade e os argumentos do que será escrito:
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2020/05/27/caso-george-floyd-morte-de-homem-negro-filmado-com-policial-branco-com-joelhos-em-seu-pescoco-causa-indignacao-nos-eua.htm
Caso George Floyd: morte de homem negro filmado com policial branco com joelho em seu pescoço causa indignação nos EUA
Caso George Floyd: morte de homem negro filmado com policial branco com joelho em seu pescoço causa indignação nos EUA
https://exame.com/brasil/os-dados-que-mostram-a-desigualdade-entre-brancos-e-negros-no-brasil/
Política, crime, trabalho e renda: onde quer que se olhe, brancos e negros moram em dois países completamente diferentes
Política, crime, trabalho e renda: onde quer que se olhe, brancos e negros moram em dois países completamente diferentes
SOCIOLOGIA
Consumo E
Consumismo: Diferenças, Necessidades e Reflexões
Duas palavras com a mesma
raiz, muito semelhantes, mas com significados, implicações nas vidas das
pessoas e motivos muito diferentes.
Consumo é alguém adquirir,
aproveitar bens, produtos, para satisfazer reais necessidades. Consumimos água
e alimentos para podermos sobreviver. Comprar roupas é uma atividade de consumo
motivada por uma necessidade real, precisamos nos vestir para vivermos numa
sociedade que não aceita a nudez no dia a dia, também para agasalhar nossos
corpos do frio, da chuva. Consumimos energia elétrica para que tenhamos uma
série de confortos em nossas casas, ambientes de trabalho, mesmo porque hoje em
dia é quase inimaginável nossa sociedade funcionando sem energia elétrica. Ou
seja, o consumo se baseia em necessidades primordiais para o homem e para a
sociedade na qual vive (o que pode variar de pessoa para pessoa, de sociedade
para sociedade, porém). Até aqui, vemos que o consumo é uma atividade vital.
O consumismo, por outro lado,
é o ato, ou hábito, de adquirir produtos em geral supérfluos sem que haja
necessidade real, de maneira muitas vezes compulsiva, gerando até mesmo
problemas financeiros para as pessoas, que desviam parte do dinheiro que seria
empregado para fins mais necessários para compras sem necessidade. Há quem
chegue a graus extremos de consumismo, comprando montes de coisas sem nem saber
o que são, para que servem, e depois se arrependem ao ver que perderam dinheiro
e criaram dificuldades financeiras para elas mesmas, por vezes sentem-se culpadas,
mas não conseguem evitar que essas atitudes consumistas e negativas se repitam.
Mesmo sem falar de casos extremos, as atitudes consumistas não costumam levar a
fim positivo nenhum. Compra-se por comprar, não se satisfaz de verdade
necessidade alguma, mesmo que temporariamente isso pareça acontecer.
Em nossa sociedade atual, o
consumismo é incentivado pelas empresas, na mídia, mesmo os indivíduos passam a
achar que é "correto", necessário até. Muitos o entendem como sinal
de status, de riqueza, de estar "antenado" com as novidades do
mercado. Outros consomem vorazmente para gerar uma (falsa e transitória)
sensação de bem-estar interior, como se fosse urgente, vital comprar algo para
se sentirem em paz, ou mais felizes.
Questões:
- Explique com suas palavras o que é consumismo.
- Qual a diferença entre consumo e consumismo?
- Cite exemplos de produtos que utilizamos com o
hábitos de consumo.
- Cite exemplos de hábitos de consumismo.
- Explique porque o consumo não é incentivado
pela mídia?
PORTUGUÊS
Atividades de
português ( 1ª quinzena de junho )
Professsor : Maurício Telis
Séries : 2D, 3C, 2TA, 2TB, 3 TA
Estudo do texto
"Um Colunista"
Um colunista conta uma estória em que acompanhava um amigo a uma banca
de jornal. O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno
recebeu um tratamento rude e grosseiro.
Pegando o jornal que foi
atirado em sua direção, o amigo do colunista sorriu polidamente e desejou um
bom fim de semana ao jornaleiro.
Quando os dois amigos desciam pela rua, o colunista perguntou:
─ Ele sempre te trata com tanta
grosseria?
─ Sim, infelizmente foi sempre
assim…
─ E você é sempre tão polido e
amigável com ele?
─ Sim, procuro ser.
─ Por que você é tão educado, já
que ele é tão inamistoso com você?
─ Porque não quero que ele decida
como eu devo agir.
Nós é que decidimos como devemos agir e reagir ─ não os outros!
Autor desconhecido
1) No trecho “Um colunista conta uma estória em que acompanhava um
amigo a uma banca de jornal” temos artigos definidos sublinhados.
Analise as três frases abaixo e marque a alternativa que NÃO apresenta essa mesma classe gramatical:
I
– Queria três blusas, mas comprou só uma.
II
– Aquela aluna era uma pessoa muito simpática.
III
– Este rapaz chegou e bateu no apartamento um.
a)
I, II, III
b)
I e III
c)
I e II
d)
II e III
e)
II
2) Leia o trecho extraído do texto: “O amigo
cumprimentou o jornaleiro amavelmente”. As palavras, na ordem em que aparecem,
são classificadas como:
a)
artigo definido – substantivo – verbo – artigo definido – substantivo -
advérbio
b)
artigo definido – substantivo – verbo – advérbio – substantivo - advérbio
c)
artigo definido – advérbio – verbo – artigo definido – substantivo - advérbio
d)
advérbio – substantivo – verbo – artigo definido – substantivo - advérbio
e)
artigo definido – substantivo – advérbio – artigo definido – substantivo -
verbo
3) A palavra sublinhada em “O amigo
cumprimentou o jornaleiro amavelmente” possui a mesma classificação da
palavra sublinhada da alternativa:
a)
Ela era uma mulher amável.
b)
Fernanda a ama muito.
c)
Amanhã choverá.
d)
O lençol estava amassado.
e)
Amanheceu um dia lindo.
4) As palavras “amavelmente” e “polidamente” são classificadas como:
a)
substantivos
b)
adjetivos
c)
advérbios
d)
numerais
e)
verbos
5) As palavras “polido” e
“polidamente” são respectivamente
classificadas como:
a)
advérbio - adjetivo
b)
adjetivo - substantivo
c)
substantivo - adjetivo
d)
adjetivo - verbo
e)
adjetivo – advérbio
6) O título do texto “QUEM DECIDE POR MIM?” possui a segunda e a terceira palavra classificada como
_____________e______________ respectivamente.
7) PRODUÇÃO DE TEXTO
Desenvolva um texto dissertativo
argumentativo e, circule nele 5 substantivos, 5 adjetivos e 5 verbos.
(Desenvolva de 20 a 30 linhas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário