quinta-feira, 25 de junho de 2020

LINGUAGENS E CÓDIGOS - 1º ANOS ENSINO MÉDIO (2º BIMESTRE - PEI)

AO REALIZAR SUA ATIVIDADE, ENVIE PARA O E-MAIL romeumontoromedio@gmail.com COM SEU NOME, NUMERO E SÉRIE, POR FAVOR! ;)

ARTE - PROFESSOR SÉRGIO 


ATIVIDADE “SUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO TRABALHO ARTISTICO”


                               “AGRADEÇO MAIS UM DIA ABENÇOADO”

Objetivo da atividade: "valorizar um olhar diferenciado sobre a inclusão e a capacidade artística”


Link para vídeo explicativo: https://youtu.be/y3TkzNQq3qA








ROTEIRO:
1.      ATIVIDADE DE PESQUISA
2.      REGISTRE NO CADERNO AS PERGUNTAS E AS RESPOSTAS.
3.      ESCREVA A FONTE DA PESQUISA – O ENDEREÇO DO SITE.
4.      LEITURA DE IMAGEM E LEITURA DE TEXTO
5.      OBSERVE A IMAGEM NOS SEUS DETALHES, COM UM OLHAR DIFERENCIADO.
6.      TIRE UM PRINT DA ATIVIDADE DO CADERNO ENVIE NO WATTS E NO E-MAIL.
7.      ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA SANAR DÚVIDAS. (whatsapp)

      a) QUAL É O NOME DA PESSOA DA FOTOGRAFIA?
     
      b) EM RELAÇÃO AS LINGUAGENS ARTISTICAS, QUAL É A LINGUAGEM ARTISTICA UTILIZADA NA FOTOGRAFIA?

c)      QUAL É A PROFISSÃO DA PESSOA MOSTRADA NA FOTOGRAFIA?

d)      COMO VOCÊ SE SENTE VENDO A FOTOGRAFIA?

e)      CITE 3 EXEMPLOS DE SUPERAÇÃO DO PERSONAGEM DA FOTOGRAFIA?
    
        f) EM RELAÇÃO A PINTURA DO ARTISTA, PODEMOS CONSIDERAR:
                A.(   )  PINTURA CONTEMPORANEA ABSTRATA    B (    ) PINTURA DE PAISAGEM

f)       FAÇA UMA PINTURA OU DESENHO COM O TEMA: PAISAGEM.
       TAMANHO E FORMATO A4 OU FOLHA DO CADERNO DE PREFERÊNCIA SEM LINHAS.
            SEM USAR AS MÃOS, SINTA A EXPERIÊNCIA DE SUPERAÇÃO DO ARTISTICA

EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFESSORA LUCIMARIS

Agora que já aprendemos a diferença de Esportes Radicais e Esportes de Aventura , que contribui muito para o autoconhecimento, pois você passa a conhecer seus limites, ou fazer atividades que você jamais imaginava ser capaz de fazer.

 1- Como esses esportes melhoram o contato com a natureza ?
2- Como beneficiam o corpo e a saúde ?
3-  Quais cuidados devemos tomar ao praticá-los?
4- Descreva qualquer coisa ou atividades em que vc superou seus limites.

PORTUGUÊS - PROFESSORA GRISMAR


CADERNO DO ALUNO - 2º BIMESTRE 
PÁGINAS: 111, 112, 113, 114


ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

  
 Pós-Modernidade, ou ainda movimento pós-industrial, é um processo contemporâneo de mudanças significativas nas tendências artísticas, filosóficas, sociológicas e científicas. Surgiu após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e o movimento Modernista.
O modernismo no Brasil teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, em 1922, momento marcado pela efervescência de novas ideias e modelos.
O modernismo foi um movimento cultural, artístico e literário da primeira metade do século XX.
Esse conceito de pós-moderno foi introduzido a partir dos anos 60 e veio acompanhado dos avanços tecnológicos da era digital, da expansão dos meios de comunicações, da indústria cultural, bem como do sistema capitalista (lei de mercado e consumo) e da globalização.
  
COMUNICAÇÃO PÓS-MODERNA

Pós-modernidade é um conceito que representa toda a estrutura sócio-cultural desde o fim dos anos 80 até os dias atuais. Em suma, a pós-modernidade consiste no ambiente em que a sociedade pós-moderna está inserida, caracterizada pela globalização e domínio do sistema capitalista.                      

https://www.significados.com.br/pos-modernidade/

A pós-modernidade tem predomínio do instantâneo, da perda de fronteiras, gerando a ideia de que o mundo está cada vez menor através do avanço da tecnologia. Estamos diante de um mundo virtual, imagem, som e texto em uma velocidade instantânea.  

Leia o texto

O labirinto dos manuais

Há alguns meses troquei meu celular. Um modelo lindo, pequeno, prático. Segundo a vendedora, era capaz de tudo e mais um pouco. Fotografava, fazia vídeos, recebia e-mails e até servia para telefonar. Abri o manual, entusiasmado. “Agora eu aprendo”, decidi, folheando as 49 páginas. Já na primeira, tentei executar as funções. Duas horas depois, eu estava prestes a roer o aparelho. O manual tentava prever todas as possibilidades. Virou um labirinto de instruções!
Na semana seguinte, tentei baixar o som da campainha. Só aumentava. Buscava o vibracall, não achava. Era só alguém me chamar e todo mundo em torno saía correndo, pensando que era o alarme de incêndio! Quem me salvou foi um motorista de táxi.
— Manual só confunde – disse didaticamente. – Dá uma de curioso.
Insisti e finalmente descobri que estava no vibracall há meses! O único problema é que agora não consigo botar a campainha de volta!
Atualmente, estou de computador novo. Fiz o que toda pessoa minuciosa faria. Comprei um livro. Na capa, a promessa: “Rápido e fácil” – um guia prático, simples e colorido! Resolvi: “Vou seguir cada instrução, página por página. Do que adianta ter um supercomputador se não sei usá-lo?”. Quando cheguei à página 20, minha cabeça latejava. O livro tem 342! Cada vez que olho, dá vontade de chorar! Não seria melhor gastar o tempo relendo Guerra e Paz*?
Tudo foi criado para simplificar. Mas até o microndas ficou difícil. A não ser que eu queira fazer pipoca, que possui sua tecla própria. Mas não posso me alimentar só de pipoca! Ainda se emagrecesse... E o fax com secretária eletrônica? O anterior era simples. Eu apertava um botão e apagava as mensagens. O atual exige que eu toque em um, depois em outro para confirmar, e de novo no primeiro! Outro dia, a luzinha estava piscando. Tentei ouvir a mensagem. A secretária disparou todas as mensagens, desde o início do ano!
Eu sei que para a garotada que está aí tudo parece muito simples. Mas o mundo é para todos, não é? Talvez alguém dê aulas para entender manuais! Ou o jeito seria aprender só aquilo de que tenho realmente necessidade, e não usar todas as funções. É o que a maioria das pessoas acaba fazendo!
(Walcyr Carrasco, Veja SP, 19.09.2007. Adaptado)

1-) Segundo o texto, os manuais de instruções dos aparelhos mais confundem do que ajudam e, por isso, são indicados como “labirintos” onde as pessoas se perdem.
Comente este afirmativa segundo os comentários feitos pelo narrador.
 2-) Agora é sua vez de relatar uma situação do uso das novas tecnologias e comentar sua visão no mundo globalizado.  

INGLÊS - PROFESSORAS CARLA E CAMILA


A)     Preencha a primeira e segunda coluna do KWL Chart sobre Lixo eletrônico.
B)      Every time a new television, computer or a smartphone is released, many people want to replace their old ones. However, have you ever wondered how much electronic waste we produce this way? Read the following text: 
(Cada vez que uma televisão, computador ou smartphone é lançado, muita gente quer substituir seus aparelhos antigos. Entretanto, você já se perguntou quanto lixo eletrônico produzimos dessa maneira? Leia o texto a seguir:)
C)      Combine as colunas de acordo com o texto.
PROJETO DE VIDA - PROFESSORA CAMILA 1ºB
Habilidades: Aprender a conhecer-se;
Aprender a relacionar-se;
Desenvolver a iniciativa social.
Responda as questões no formulário a seguir:
PROJETO DE VIDA - PROFESSORA LUCIMARIS 1ºD
Assista a vídeo aula .
Na aula passada falamos sobre o que era Resiliência
Ou seja representa a capacidade de se adotar ou evoluir após momentos de adversidade. Para a psicologia é dar a volta por cima .
Vou falar princípios que ajudam a cultivar um caráter Resiliente
1-       Defina o seu propósito de vida
2-       Use as suas forças únicas
3-       Elimine pensamentos negativos e cultive sentimentos positivos
4-       Seja otimista e exercite a gratidão
5-       Persevere
6-       Conecte-se com os outros

Desses princípios que citei acima , Descreva uma situação que você usou um desses princípios .Ou uma ação que você fez que hoje sabe que são princípios de pessoas Resilientes
A Resiliência pode ser desenvolvida.
Lembre de todas as aulas que tivemos presencial , que com certeza você vai achar um princípio ou uns .
Desenvolva a sua resiliência 




TECNOLOGIA - PROFESSORA CARLA
 MP06 - Inferir informação implícita em um texto (HQ, letra de música, poema, trecho de romance, resenha, argumentativo).
MP01 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

Questão 1: A imagem acima tem a finalidade de:
a)    Satirizar o uso da tecnologia pelo fato de boa parte da população passar muito tempo conectado em seus smartphones.
b)    Alertar quanto ao perigo em utilizar o celular enquanto caminha.
c)    Informar que a população está cada vez mais conectada.
d)    Narrar uma história sobre o excesso de uso do celular
Leia o texto a seguir e responda.
"A tecnologia é má?
O mundo on-line é um lugar para o contato humano, mas não para a intimidade. É um lugar de informação, mas não de reflexão."
"Pouco tempo atrás, a tecnologia era a indústria mais legal. Todos queriam trabalhar no Google, no Facebook e na Apple. Mas no último ano essa atitude mudou.

Agora, alguns acreditam que a tecnologia seja semelhante à indústria do tabaco – corporações que ganham milhões de dólares impulsionando um vício destrutivo. Alguns acreditam que seja como a NFL – milhares de pessoas adoram, mas todos sabem os estragos que causa às pessoas.
Há três críticas primordiais às grandes companhias de tecnologia. 
A primeira é que ela está destruindo a juventude. As redes sociais prometem acabar com a solidão, mas na verdade promovem o aumento do isolamento e uma intensa sensação de exclusão social. Mensagens de texto e outras tecnologias lhe dão mais poder sobre sua interação social, mas também levam a interações mais frágeis e menos engajamento com o mundo real.
Como escreveu Jean Twenge em um livro e artigo, desde a popularização dos smartphones, os adolescentes estão muito menos propensos a sair com os amigos, a namorar e a trabalhar.
Alunos do oitavo ano que passam 10 horas ou mais em redes sociais têm 56% mais tendência a dizer que são infelizes do que os que passam menos tempo. Esses alunos que são usuários constantes de redes sociais aumentam têm um risco 27 por cento maior de desenvolver depressão. Adolescentes que passam três horas ou mais em aparelhos eletrônicos são 35 por cento mais propensos a exibir um comportamento suicida, como criar um plano para fazer isso. Meninas são especialmente afetadas, com um aumento de 50 por cento nos sintomas de depressão."
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/a-tecnologia-e-ma-60itol0sk2efqwy1dzee80e3l/
Questão 2: O texto II:
a)    Complementa a ideia do texto I devido à crítica estabelecida sobre distanciamento social entre as pessoas no mundo real.
b)    Complementa a ideia do texto I porque o assunto não está relacionado ao uso exacerbado da tecnologia.
c)    Diverge da temática do texto I.
d)    Diverge da temática do texto I porque os textos abordam assuntos diferentes.

Questão 3. Relate em quais momentos você acredita que a tecnologia não é benéfica em seu cotidiano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário