Sociologia – 2ºano – Prof. Edinaldo
CULTURA, TRANSMISSÃO CULTURAL E CULTURA DE MASSA.
Cultura
é o conjunto de crenças, regras, manifestações artísticas, técnicas, tradições,
ensinamentos e costumes produzidos e transmitidos no interior de uma sociedade.
É a cultura que
nos humaniza como seres humanos. Não é a inserção em grupos que nos distingue
dos outros animais, pois todos já puderam observar que os animais, de uma forma
geral, vivem, na sua maioria, imersos em grupos. Logo, os animais podem viver
em sociedade, mas não podem desenvolver cultura.
As
abelhas se organizam em grupos e possuem regras e atividades para cada um. Mas
as abelhas de uma mesma espécie sempre se relacionam com o mesmo meio da mesma
forma. Só ocorre uma alteração no seu comportamento devido a alguma alteração
no meio, mas caso isso não ocorra, elas simplesmente reproduzem o seu modo de
vida. Desta forma pode-se dizer que elas se adaptam ao meio, ou a alterações ao
meio, mas não transformam. Essa capacidade de transformar o próprio comportamento
e natureza é própria do homem.
Entre
as abelhas existe sociedade, mas não existe cultura. Existem indivíduos
ordenados como coletividade em que pode haver uma divisão do trabalho, de sexos
e idades. Mas não há cultura, pois não há tradição viva, elaborada de geração
para geração que permita tornar única e singular uma dada sociedade. Uma tradição
viva nada mais é do que um conjunto de escolhas. Ter tradição não significa só
viver determinadas regras, pois os animais vivem regras, mas viver conscientemente
as regras. Sob determinadas circunstâncias, os animais vão sempre agir e reagir
da mesma forma. Se eles mudam suas regras, o fazem por mudanças no meio. Já com
o homem não acontece o mesmo. Os animais não produzem tradições que os
diferenciem. A cada grupo humano corresponde uma tradição cultural.
Por
exemplo, não há como mostrar uma casa e dizer: esta é uma casa tipicamente
humana., como se ela representasse todas as casas humanas. Mas posso tomar
qualquer casa de João-de-barro e dizer que é uma casa típica de João-de-barro.
Não interessa se do Brasil ou de Portugal.
O papel da linguagem na transmissão
cultural.
Como vivemos em
sociedade, não é possível deixar de lembrar que não há cultura individual e que
toda cultura é socialmente partilhada. O homem ao nascer é absolutamente
frágil, um dos seres mais frágeis que existem. Assim como outros mamíferos, ele
precisa que alguém lhe dê água, comida, abrigo e limpeza.
Mas, ao
contrário dos outros animais, praticamente tudo pode ser ensinado para um homem
na primeira infância. Assim, um bebê nascido no Brasil pode ser retirado de
seus pais e criado por outra família na China e ele vai agir, falar e pensar de
acordo com os hábitos culturais dessa família que o adotou. Ele não gostará de
arroz com feijão e terá dificuldade de pronunciar palavras na língua
portuguesa, caso algum dia venha para cá. Ele pensará como um chinês e falará
como tal. Provavelmente gostará de comidas que, para o paladar brasileiro, são
consideradas inadmissíveis, como escorpiões e certos tipos de insetos. Ele
saberá comer com palitos, e não com garfo e faca. Enfim, agirá e pensará como
um chinês, embora tenha nascido de pais brasileiros. O mesmo não ocorre com os
animais. Um gato, por exemplo, pode até ser criado com uma família de
cachorros, mas nunca latirá. Isso porque seu comportamento é regido muito mais
pelos seus instintos.
Logo, para os
seres humanos, a linguagem tem papel importantíssimo na apreensão dos conteúdos
simbólicos, pois é por meio dela que nos tornamos seres humanos. É por
intermédio dela que os padrões culturais são transmitidos por meio de símbolos
e sinais. E na nossa sociedade existem vários mecanismos de transmissão
cultural.
Alguns grupos
dos quais fazemos parte são importante mecanismo de transmissão cultural, como
a família, os amigos, o trabalho, a vizinhança, a escola, entre outros. Outros
mecanismos de transmissão cultural são os meios de comunicação, como a
televisão, o rádio, a internet, os jornais, além dos livros, das obras de arte,
entre muitos outros.
Meios de comunicação de massa.
Já vimos que o
ser humano é um ser cultural. Falta agora discutirmos a ideia de cultura de
massa. Afinal, muitos são os que falam em cultura de massa para explicar o
status da cultura nas sociedades que passam pelo processo de industrialização.
O termo tem uma conotação imprecisa em nossa sociedade. Os sociólogos não
concordam entre si sobre o seu significado e muito menos quanto à sua
conotação. De uma forma geral, usam a palavra massa para designar um grande
número de pessoas, heterogêneas quanto à origem social e geográfica, e
indiferenciadas entre si quanto a normas de comportamento e valores.
O termo às
vezes é usado de forma positiva e em outras de forma negativa. Tanto pode ser
usado para referir-se ao conjunto da população, quando as pessoas falam, por
exemplo, “naquela partida de futebol havia uma massa humana imensa”, como
também para referir-se aos grupos populares: “a esgrima não é um esporte para
todos, não é um esporte para a massa”. De qualquer forma, deve-se ter muito
cuidado Ao falar em cultura de massa, pois esse termo pode passar a ideia de
que existiria uma cultura da maioria da população, uma cultura de massa, e um outro
tipo de cultura, partilhada por poucos.
Se a linguagem é a forma mais importante de transmissão
cultural, cada vez mais na nossa sociedade essa se dá pelos meios de
comunicação de massa. Eles são importantíssimos para que possamos compreender o
que se passa na sociedade e como devemos agir socialmente.
Questões
1. Segundo
o texto, o que é cultura?
2. Porque
o homem produz cultura e os animais não?
3. Qual
a forma mais importante de transmissão cultural que o homem possui.
4. Segundo
o texto, quais os meio de transmissão cultural que dispomos.
5. Qual
a finalidade dos meios de comunicação de massa?
6. Cite
5 exemplos de meio de comunicação de massa.
GEOGRAFIA - PROFESSORA IVANETE
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