3º Ano Ensino Médio PEI- ATIVIDADES Ciências suas
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3º Ano Ensino Médio –PEI ATIVIDADES Ciências
suas Tecnologias e Matemática
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BIOLOGIA
1-*Na evolução das plantas, nota-se o
surgimento de características que se mantiveram por seleção natural, pois
permitiram adaptação à vida no ambiente terrestre. Estudos anatômicos e
fisiológicos indicam que todas as plantas terrestres surgiram a partir de um
grupo ancestral de algas verdes, pois existem várias características
semelhantes que as aproximam.
O
cladograma a seguir mostra a relação filogenética entre os grupos vegetais. Com
relação aos eventos A, B, C e D, que marcam a evolução das plantas terrestres,
podemos afirmar:
a) Um dos eventos marcantes em A, que representaram possibilidade de conquista ao meio terrestre, foi a retenção do zigoto no interior do gametângio feminino, garantindo grande proteção ao embrião.
b) Em A, vasos condutores de seiva primitivos representaram adaptações fundamentais às primeiras plantas terrestres, pois garantiram a retenção e circulação de água no corpo dessas plantas, assim como distribuição eficaz de nutrientes inorgânicos e orgânicos.
c) Em B, a conquista definitiva do meio terrestre é marcada pelo desenvolvimento do tubo polínico, estrutura que permitiu independência da água no processo de reprodução.
d) Em C, o desenvolvimento de flores, frutos e sementes ampliaram a distribuição de grupos vegetais superiores no meio terrestre.
e) Em D, o desenvolvimento da semente foi o evento marcante e inédito nessa etapa evolutiva dos vegetais, pois garantiu maior diversificação e distribuição no meio terrestre.
2- Olhe para a sua casa e faça uma lista no caderno de
PLANTAS e coisas DERIVADAS de PLANTAS
que você observa ao seu redor.
3- O fitoplâncton compreende as algas microscópicas que são
fotossintetizantes e unicelulares. São organismos que sintetizam matéria
orgânica e utilizam a energia solar junto aos seus nutrientes essenciais para o
seu metabolismo e desenvolvimento. Utilizando a luz solar como fonte de
energia, o fitoplâncton transforma substâncias simples que obtêm do meio em
matéria orgânica, matéria essa necessária ao seu crescimento e multiplicação.
Este hábito trata-se de um dos mais importantes processos em curso no planeta,
uma vez que constitui o primeiro elo do complexo sistema alimentar aquático.
Todos os animais dos meios aquáticos utilizam da matéria orgânica produzida por
este grupo de forma direta ou indireta. PEREIRA, Larissa Duarte Araújo. Saber
Ecológico: O Fitoplâncton e nossas águas.
Conforme descrito no
texto, o fitoplâncton desempenha papel importante no ecossistema. Considerando
os ciclos biogeoquímicos do planeta, o fitoplâncton retira
a)
oxigênio da atmosfera através da fotossíntese.
b)
oxigênio da água através da respiração celular.
c)
nitrogênio da água através da respiração
celular.
d)
gás carbônico da atmosfera através da
fotossíntese.
e)
gás carbônico da atmosfera através da respiração
celular.
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QUÍMICA
PROF. CLÁUDIA 3 ANO
CADERNO DO ALUNO PÁG 38,39 40
EXERCÍCIOS 1B, 1C, 1D, 1E
EXERCÍCIOS 1B, 1C, 1D, 1E
1.B Após a discussão, registre suas impressões,
ideias ou hipóteses. Depois, socialize-as com os colegas.
1.C Ler o texto “Atividades que mais consomem água”. Fonte: Brasil Escola. Disponível em: . Acesso: 19 dez. 19. Em duplas, vocês devem indicar quais atividades mais consomem água e, então, preencher a tabela a seguir. Após o término da atividade, realizem a socialização das suas conclusões. Tabela 1 - Usos da água Usos da água Consumo 1. Consumo doméstico 2. Indústria 3. Agropecuária QUÍMICA 39
1.D Assista ao vídeo “Uso Racional da Água”. Fonte: Agência Nacional de Águas - Brasil. Disponível em: . Acesso em: 19 dez. 19.
Registre em seu caderno quais aspectos evidenciam o desperdício ou mau uso da água e como podemos evitá-los. Após o registro, socialize suas respostas com os colegas.
1.E Utilize o simulador “Escala de pH”. Fonte: John Kyrk. Disponível em: . Acesso: 19 dez. 19.
O simulador tem por objetivo construir uma tabela, considerando valor de pH, concentração de H+ e classificação de substância ácida ou básica.
Siga as orientações abaixo: l Acesse o link indicado acima; l No canto inferior esquerdo da página, clique na seta para a direita, até o aparecimento da escala de pH; l Movimente o ponteiro da escala, localizando as substâncias indicadas na tabela; l Anote o início e o fim do intervalo de pH em que a substância aparece no simulador; l Estabeleça um valor médio de pH da referida substância; l Registre a sua concentração em mol.L -1 correspondente à média de pH; l Classifique a substância como ácida ou básica. Tabela 2 - Escala de pH Substância Intervalo de pH da substância pH médio da substância Concentração de H+ (mol. L-1) Classificação da Substância (ácida ou básica) Vinho Leite de magnésia Biscoito Peixe Cebola Amônia 40 CADERNO DO ALUNO Substância Intervalo de pH da substância pH médio da substância Concentração de H+ (mol. L-1) Classificação da Substância (ácida ou básica) Laranja Água com sabão Suco digestivo REFRIGERANTE.
1.C Ler o texto “Atividades que mais consomem água”. Fonte: Brasil Escola. Disponível em: . Acesso: 19 dez. 19. Em duplas, vocês devem indicar quais atividades mais consomem água e, então, preencher a tabela a seguir. Após o término da atividade, realizem a socialização das suas conclusões. Tabela 1 - Usos da água Usos da água Consumo 1. Consumo doméstico 2. Indústria 3. Agropecuária QUÍMICA 39
1.D Assista ao vídeo “Uso Racional da Água”. Fonte: Agência Nacional de Águas - Brasil. Disponível em: . Acesso em: 19 dez. 19.
Registre em seu caderno quais aspectos evidenciam o desperdício ou mau uso da água e como podemos evitá-los. Após o registro, socialize suas respostas com os colegas.
1.E Utilize o simulador “Escala de pH”. Fonte: John Kyrk. Disponível em: . Acesso: 19 dez. 19.
O simulador tem por objetivo construir uma tabela, considerando valor de pH, concentração de H+ e classificação de substância ácida ou básica.
Siga as orientações abaixo: l Acesse o link indicado acima; l No canto inferior esquerdo da página, clique na seta para a direita, até o aparecimento da escala de pH; l Movimente o ponteiro da escala, localizando as substâncias indicadas na tabela; l Anote o início e o fim do intervalo de pH em que a substância aparece no simulador; l Estabeleça um valor médio de pH da referida substância; l Registre a sua concentração em mol.L -1 correspondente à média de pH; l Classifique a substância como ácida ou básica. Tabela 2 - Escala de pH Substância Intervalo de pH da substância pH médio da substância Concentração de H+ (mol. L-1) Classificação da Substância (ácida ou básica) Vinho Leite de magnésia Biscoito Peixe Cebola Amônia 40 CADERNO DO ALUNO Substância Intervalo de pH da substância pH médio da substância Concentração de H+ (mol. L-1) Classificação da Substância (ácida ou básica) Laranja Água com sabão Suco digestivo REFRIGERANTE.
OBS: o exercício poderá ser realizado no caderno do
aluno, fotografado e postado no e-mail da escola.
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FÍSICA
CAMPOS E FORÇAS ELETROMAGNÉTICAS
ATIVIDADE 1
Propriedades elétricas dos materiais
A partir do senso comum, sabemos que
não podemos tocar diretamente em um fio elétrico desencapado pois corremos o
risco de levar um choque elétrico.
Você sabe dizer por que algumas
ferramentas que são utilizadas em instalações elétricas têm os cabos revestidos
de borracha? Por que nos desenhos quem leva um choque é representado com os
pelos eriçados?
1. Realize a seguinte atividade prática: encha dois balões de ar
(bexigas) e amarre um barbante em cada um deles.
a) Atrite um deles nos cabelos (secos) e aproxime do outro balão
(neutro). O que acontece?
b) Agora atrite os dois balões e aproxime um do outro. O que acontece?
c) Descreva o que ocorre com as cargas elétricas dos balões.
2. Na atividade anterior o balão ficou eletrizado por um processo
conhecido como eletrização
por atrito. Pesquise outros processos de eletrização e apresente as
diferenças entre eles.
3. Observe a imagem ao lado, nela temos alguns fios com as extremidades
desencapadas.
a) Que tipos de materiais são utilizados para confeccionar fios de
eletricidade?
b) Quais são as propriedades dos materiais utilizados para produzir
o fio de eletricidade e para encapá-los?
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MATEMÁTICA
ASSISTIR OS VÍDEOS!
SEPARAR UMA TEMPO A SÓS.
COPIE NO CADERNO E TENTE RESOLVER TUDO
VÁ COM CALMA, QUALQUER DÚVIDA
CHAME A PROFESSORA NO WATSAPP, QUE ELA IRÁ TE AJUDAR.
INSTRUÇÃO PARA A ATIVIDADE
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ORIENTAÇÃO AOS ESTUDOS
MATEMÁTICA
ORIENTAÇÃO AOS ESTUDOS
AULA 1
AULA 2
Vamos treinar - revisão :
CIRCUNFERÊNCIA
Naelly Jéssica N°29 3°A Ook
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