sexta-feira, 26 de junho de 2020

CIÊNCIAS HUMANAS - 9º ANO (SEGUNDO BIMESTRE)

Estamos na segunda quinzena do segundo bimestre! Não esqueça de colocar nome, número e série nas suas atividades, envie para romeumontorofundamental@gmail.com
Enviar até o dia 10/07

HISTÓRIA - PROFESSORA TATIANA

   Nesta Situação de Aprendizagem você irá estudar os desdobramentos mundiais da Revolução Russa e seu significado histórico. As atividades têm como objetivo desenvolver habilidades que favoreçam a análise e interpretação do contexto histórico da Revolução Russa e sua relação com a Primeira Guerra Mundial, além da repercussão de suas ideias em meio ao mundo capitalista.
 
 1 -   Faça uma pesquisa sobre a Revolução Russa, registre as principais informações em seu caderno.


2 - Qual era o argumento utilizado pelos bolcheviques ao iniciar a Revolução Russa?

3 -  Leia o texto e responda a questão:

   Em outubro de 1917, Lenin Trotsky comandaram a Revolução Bolchevique, que depois passou a ser denominada de Revolução de OutubroA primeira tática da revolução bolchevique foi o chamado comunismo de guerra, usado sobretudo na luta do Exército Vermelho, liderado por Trotsky, contra o Exército Branco, de matriz conservadora e contrarrevolucionária.

    Qual era o principal objetivo do Exército Vermelho?

4 - A Revolução Russa aconteceu na mesma época da Primeira Guerra Mundial, qual foi a mudança ocorrida na Primeira Guerra por causa da Revolução russa?

5 - Faça uma pesquisa sobre Socialismo e Capitalismo, cite as principais diferenças entre esses dois sistemas.

_________________________________________________________________________

GEOGRAFIA - PROFESSOR VALDINEI

1 - Leitura

Entenda Mundialização e globalização são termos constantemente utilizados como sinônimos, sendo uma distinção idiomática, na qual os ingleses preferem utilizar da terminologia globalização e franceses adotam mundialização (HAESBAERT; LIMONAD, 2007). Porém alguns autores como o René Dreifuss (1996) e Renato Ortiz (1994) se referem a ele como um processo que envolve a cultura, principalmente às mudanças, incorporações e assimilação de hábitos e costumes de outros lugares. Sendo assim, nesta aula utilizamos o termo mundialização para abordar a questão de proibição do véu islâmico e suas implicações em países da Europa.

2 -Véus islâmicos
São usados pelas mulheres muçulmanas. O uso da peça é obrigatório em alguns países e apenas tradição (recomendado) em outros, porém em ambos refletem o aspecto religioso e um amplo valor simbólico. Existem diferentes tipos/modelos que ajudam a identificar o país de origem, a crença religiosa e até mesmo a classe social da mulher que usa a vestimenta.
Atividade 
Elabore uma redação de acordo com seu entendimento ou pesquise de forma mais detalhada sobre o tema Véus Islâmicos.

3 - Faça uma redação que envolva as perguntas de 01 a 03 e a imagem (Os tipos de véu islâmico).
 Esta redação tenha que conter no mínimo 15 linhas no seu caderno.
1)    Por que esta situação acontece?
2)    Seria o lado do Estado ou do direito individual?   
3) Na sua opinião, o que é mais correto: Obedecer às leis do país ou respeitar os ensinamentos da religião?





Nenhum comentário:

Postar um comentário