domingo, 28 de junho de 2020

ATIVIDADES 2 QUINZENA DE JUNHO 2TA,2TB


BIOLOGIA – PROFESSORA LÍGIA
EQUAÇÃO GERAL DA FOTOSSÍNTESE:

              Luz e Clorofila
6 CO2 + 12 H2O → C6H12O6 + 6 O2 + 6 H20

Por essa equação é possível observar que a partir de elementos químicos simples, disponibilizados no meio ambiente, é formada uma molécula mais complexa (uma hexose), contendo ligações altamente energéticas entre os átomos de carbono favorecidas pela absorção de energia luminosa.

Por esse princípio os seres fotossintetizantes são fundamentais para a sustentação e manutenção de uma cadeia alimentar, ocupando a base de todas as relações ecológicas.

EQUAÇÃO GERAL DA RESPIRAÇÃO

C6H12O6 + 6 O2 → 6 CO2 + 6 H2O + energia

Por essa equação é possível verificar que a molécula de glicose (C6H12O6) é degradada de maneira a originar substâncias relativamente mais simples (CO2 e H2O).

Essa quebra da molécula de glicose, entretanto, ocorre de forma gradativa, não comprometendo a vitalidade da célula.
Vídeo de apoio - https://www.youtube.com/watch?v=d1P4gnMgSdU
1-A equação que melhor representa a fotossíntese é:
a) 6 CO2 + 6 H2O C6H12O6 + 6 O2
b) C6H12O6 + 6 O2 6 CO2 + 6 H2O
c) 6 CO2 + 12 H2O ­ C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2
d) C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2 6 CO2 + 12 H2O
e) C6H12O6 + 6 O2 ­ 2 C6H12O6 + 2 CO2
2-(UFPB 2008) As equações, abaixo, representam, respectiva­mente, os processos de fotossíntese e respiração.
Descrição: https://www.infoescola.com/files/2010/06/exec59bio2.jpg
Com relação a esses processos, identifique  a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):

1)A taxa respiratória aumenta com a elevação da intensidade luminosa.

2)O ponto de saturação luminosa é atingido quando, mesmo com o aumento da luminosidade, não ocorre mais aumento na taxa fotossintética.

3)A taxa de fotossíntese, quando a planta encontra-se em condições ideais de luminosidade e de concentração de CO2, diminui a partir de temperaturas superiores a 35ºC.

4)O ponto de compensação fótica atinge valores mais altos quando a planta consome, através da respiração, todo açúcar e CO2 produzidos durante a fotossíntese.

5)Os estômatos, responsáveis pelas trocas gasosas e fundamentais para o processo de fotossíntese, fecham-se quando ocorrem altas taxas de CO2 em suas células-guardas.

3- (Enem 2009) A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética.

As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que:

A)o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético.

B)os carboidratos convertem energia solar em energia química.

C)a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.

D)o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera

E)a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico.

4-(UFRGS 2015) Sobre a fotossíntese, é correto afirmar que:

A)as reações dependentes de luz convertem energia luminosa em energia química.

B)o hidrogênio resultante da quebra da água é eliminado da célula durante a fotólise.

C)as reações dependentes de luz ocorrem no estroma do cloroplasto.

D)o oxigênio produzido na fotossíntese é resultante das reações independentes da luz.

E) os seres autótrofos utilizam o CO2 durante as reações dependentes de luz.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MATEMÁTICA -  MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro | Matemática 2º ano Ensino Médio EJA | Professora: Maria do Carmo

Nome: __________________________________________________ nº _____ Turma________

Atividade II do 2º Bimestre

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

O Teorema de Pitágoras relaciona as medidas dos lados de um triângulo retângulo da seguinte maneira: Em um triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Vídeo  Teorema de Pitágoras - Brasil Escola https://youtu.be/DlVGui4ZqA0



Encontre o valor de x segundo Teorema de Pitágoras






QUIMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO


E. E. Romeu Montoro | Química 2º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

Nome: _________________________________________________________ nº _____ Turma________

Atividade II do 2º Bimestre

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

Assistir o vídeo >> “De Onde Vem o Raio e o Trovão? Episódio 20” https://bit.ly/3bihVLG

Responda as questões abaixo:

1 - Por que às vezes tomamos choque ao encostar em uma superfície metálica?

2 - Por que alguns materiais conduzem e outros não conduzem a eletricidade?

3 - Por que alguns materiais sólidos não conduzem eletricidade, mas quando dissolvidos em água conduzem?

4 - Por que tomamos choque em torneiras de alguns chuveiros elétricos?

5 - Como acontece a descarga elétrica (raio)?

6 - Dê exemplos do cotidiano que demonstrem a presença da eletricidade.

7 - De onde vêm as cargas elétricas?

8 - Qual é a menor partícula que compõe tudo o que existe? Do que ela é composta?

FÍSICA -  PROFESSOR RONALDO

ROMEU MONTORO

Nome:                                                                                          Série

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

01-   Calcular a Quantidade de calor que um líquido com 800 g à 20 º C recebera para passar a uma temperatura de 80º C. Dado c = 1 g/cm3





02-    Calcular a quantidade de calor que um líquido de 300 g de c = 0,8 g/cm3 deve receber para passar de 10º C para 100º C.






03-   Calcular a massa de uma substância líquida que recebe uma quantidade de calor de Q = 1200 cal e passa de 30 º |C para 80º C. Dado c = 1 g/ cm3.

HISTÓRIA -  PROFESSOR ANDERSON

Atividade de História para as turmas do 2°TA e 2°TB
Professor: Anderson Marques
O trabalho deverá ser manuscrito
Mandar a foto do trabalho com a sua sala e seu nome

Realize uma pesquisa sobre o iluminismo e responda as seguintes questões:

1)      Quais foram os principais pensadores/filósofos do iluminismo? Cite ao menos três.

2)      Quais foram as principais ideias que surgiram no iluminismo?

3)      De que forma o pensamento iluminista influenciou o Brasil?

Algumas sugestões para realizar sua pesquisa:

Bons estudos!!!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES DE PORTUGUÊS  ( 2º BIMESTRE ).
Professor : Maurício Telis

1) Classifique  as  palavras derivadas   de : " Prefixal, sufixal, parassintética " , separando os radicais, das palavras abaixo :
A) engordar.

B) emagrecer.

C) felizmente.

D) infeliz.

E) anoitecer.

2 )  Classifique as palavras sublinhadas em :   ( Aposto ou vocativo  ).
A) Maria , aluna do 3TD, foi promovida .
B ) OI filho!  parabéns !
C)  nossa!  como chove !
D) ontem, 2ª feira,passei o dia todo com dor de cabeça.

3) Classifique as orações subordinadas adverbiais abaixo :
A )    Se nao chover  , irei a festa.

B) As ruas ficaram alagadas porque a chuva  foi muito forte.

C ) É feio que doi.

D ) Faça todas as atividades  para que você aprenda a matéria.

E) A medida  que o tempo urge, mais experientes ficamos.


4) Classifique AS FIGURAS DE LINGUAGEM ABAIXO :

A) Adoro ler Machado de Assis.

B)  O dente da engrenagem quebrou.

C)  O livro sagrado  é conhecido mundialmente.

D)  Pedro ganhou rios de dinheiro.

5 ) Faça uma redação dissertativa com o tema:

"  Como   ficará o mundo após o Coronavírus ? "

" OBS "  Colocar título.
 ( Média de 15 linhas ).

 "Boa sorte ! "

ARTES   –    PROFESSORA : SIMONE
ATIVIDADE DE ARTE – TURMA 2º T.A.


FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN


Atividade Filosofia Romeu Montoro – Modalidade EJA
Mediante a pandemia que atinge o mundo no ano de 2020, as oportunidades para a melhoria de vida diminuíram consideravelmente não só no Brasil, mas também em todos os países do globo. Podemos citar os Estados Unidos, que, somente no mês de abril teve uma perda de 20 milhões de postos de trabalho, tal índice não era tão alto desde a II Guerra Mundial. O resultado é que 33 milhões de estadunidense pediram acesso ao seguro desemprego. No mundo, a ONU estipula que até 130 milhões de pessoas podem ficar sem comer até fim do ano.
Em nosso país, a crise sanitária que se desdobra em direção à economia atingindo a sociedade já foi responsável pela perda de 1,1 milhão de postos de trabalho, somente nos meses de março e abril, o pior resultado em vinte e nove anos. O jeito que isso ressoa na sociedade é cruel, pessoas qualificadas tecnicamente aceitam salários mais baixos e àquelas sem tanta qualificação acabam alongando a fila do desemprego. Sendo mais preciso, hoje 1°semestre de 2020, mais da metade da população brasileira, 104 milhões de pessoas, sobrevivem com somente 413 reais por mês.
Além de tal cenário, pressionado pelas camadas populares, o congresso nacional cria o PL 1185 estabelecendo a renda básica emergencial que garante uma renda mínima de R$ 600, durante três meses, a pessoas que se encontram desempregadas ou na informalidade. No fim do mês de junho, diversas propostas diferentes serão encaminhadas para acordo na câmara e no senado federal visando prolongar o benefício, através de Projetos de Lei.
Destacamos aqui algumas das propostas:
A) O Executivo federal, representado pelo presidente e seus ministros, almeja mais três parcelas de valor decrescente (500 no próximo mês, 400 no mês subsequente e 300 reais no último mês). 
B) O presidente da câmara dos deputados defende que não haja tal redução, e que os 600 reais se estendam pelos próximos três meses.
C) O bloco de parlamentares da “oposição” defende que os 600 reais perdurem até o fim do ano enquanto vigorasse o estado de calamidade pública.
D) Há outros parlamentares que defendem um auxílio permanente que seja irrevogável.
O valor base não seria R$ 600, mas sim, 50% do salário mínimo para cada pessoa adulta (extensível a mães adolescentes). O benefício se estenderia em 25% do salário mínimo por cada dependente legal. Chefes de famílias monoparentais receberiam um salário mínimo, sendo o limite do benefício de três salários mínimos.
Economistas e grupos mais conservadores acreditam que tais benefícios poderiam fazer a ambição das pessoas diminuir devido ao assistencialismo. Já outros grupos políticos acreditam que a prorrogação do auxílio deve ser uma obrigação do Estado para amenizar as enormes diferenças sociais brasileiras. No que se refere ao auxílio emergencial, qual das propostas apresentadas poderiam auxiliar mais a população? Acredita ser possível um auxílio permanente de Renda Básica Universal para os desempregados ou informais, ou o governo jamais faria isso, dada sua posição conservadora no que se refere a gastos sociais?




Um comentário: