BIOLOGIA – PROFESSORA LÍGIA
EQUAÇÃO GERAL DA FOTOSSÍNTESE:
Luz e
Clorofila
6 CO2 + 12 H2O → C6H12O6 + 6 O2 + 6 H20
Por essa equação é possível observar que a partir de
elementos químicos simples, disponibilizados no meio ambiente, é formada uma
molécula mais complexa (uma hexose), contendo ligações altamente energéticas
entre os átomos de carbono favorecidas pela absorção de energia luminosa.
Por esse princípio os seres fotossintetizantes são
fundamentais para a sustentação e manutenção de uma cadeia alimentar, ocupando
a base de todas as relações ecológicas.
EQUAÇÃO GERAL DA RESPIRAÇÃO
C6H12O6 + 6 O2 → 6 CO2 + 6 H2O + energia
Por essa equação é possível verificar que a molécula de
glicose (C6H12O6) é degradada de maneira a originar substâncias relativamente
mais simples (CO2 e H2O).
Essa quebra da molécula de glicose, entretanto, ocorre de
forma gradativa, não comprometendo a vitalidade da célula.
Vídeo de apoio - https://www.youtube.com/watch?v=d1P4gnMgSdU
1-A equação que melhor representa a fotossíntese é:
a) 6 CO2 + 6 H2O ⇒ C6H12O6 + 6 O2
b) C6H12O6 + 6 O2 ⇒ 6 CO2 + 6 H2O
c) 6 CO2 + 12 H2O ⇒ C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2
d) C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2 ⇒ 6 CO2 + 12 H2O
e) C6H12O6 + 6 O2 ⇒ 2 C6H12O6 + 2 CO2
2-(UFPB 2008) As equações, abaixo, representam,
respectivamente, os processos de fotossíntese e respiração.
Descrição:
https://www.infoescola.com/files/2010/06/exec59bio2.jpg
Com relação a esses processos, identifique a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):
1)A taxa respiratória aumenta com a elevação da intensidade
luminosa.
2)O ponto de saturação luminosa é atingido quando, mesmo com
o aumento da luminosidade, não ocorre mais aumento na taxa fotossintética.
3)A taxa de fotossíntese, quando a planta encontra-se em
condições ideais de luminosidade e de concentração de CO2, diminui a partir de
temperaturas superiores a 35ºC.
4)O ponto de compensação fótica atinge valores mais altos
quando a planta consome, através da respiração, todo açúcar e CO2 produzidos
durante a fotossíntese.
5)Os estômatos, responsáveis pelas trocas gasosas e
fundamentais para o processo de fotossíntese, fecham-se quando ocorrem altas
taxas de CO2 em suas células-guardas.
3- (Enem 2009) A fotossíntese é importante para a vida na
Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é
convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é
utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese
é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão.
Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada
nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a
atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso,
grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente
(biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da
atividade fotossintética.
As informações sobre obtenção e transformação dos recursos
naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas
no texto, permitem concluir que:
A)o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético.
B)os carboidratos convertem energia solar em energia
química.
C)a vida na Terra depende, em última análise, da energia
proveniente do Sol.
D)o processo respiratório é responsável pela retirada de
carbono da atmosfera
E)a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é
responsável pelo aumento de CO2 atmosférico.
4-(UFRGS 2015) Sobre a fotossíntese, é correto afirmar que:
A)as reações dependentes de luz convertem energia luminosa
em energia química.
B)o hidrogênio resultante da quebra da água é eliminado da
célula durante a fotólise.
C)as reações dependentes de luz ocorrem no estroma do
cloroplasto.
D)o oxigênio produzido na fotossíntese é resultante das
reações independentes da luz.
E) os seres autótrofos utilizam o CO2 durante as reações
dependentes de luz.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
MATEMÁTICA - MARIA DO
CARMO
Nome:
__________________________________________________ nº _____
Turma________
Atividade II do 2º Bimestre
OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de
classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as
questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado
no retorno presencial.
O Teorema de Pitágoras relaciona as medidas dos
lados de um triângulo retângulo da seguinte maneira: Em um triângulo retângulo,
o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.
Encontre o valor de x segundo Teorema de Pitágoras
QUIMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO
E. E. Romeu Montoro | Química 2º ano Ensino Médio |
Professora: Maria do Carmo
Nome: _________________________________________________________
nº _____ Turma________
Atividade II do 2º Bimestre
OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de
classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as
questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado
no retorno presencial.
Responda as questões abaixo:
1 - Por que às vezes tomamos choque ao encostar em uma
superfície metálica?
2 - Por que alguns materiais conduzem e outros não conduzem
a eletricidade?
3 - Por que alguns materiais sólidos não conduzem eletricidade,
mas quando dissolvidos em água conduzem?
4 - Por que tomamos choque em torneiras de alguns chuveiros
elétricos?
5 - Como acontece a descarga elétrica (raio)?
6 - Dê exemplos do cotidiano que demonstrem a presença da
eletricidade.
7 - De onde vêm as cargas elétricas?
8 - Qual é a menor partícula que compõe tudo o que existe?
Do que ela é composta?
FÍSICA - PROFESSOR
RONALDO
ROMEU MONTORO
Nome:
Série
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
01-
Calcular a Quantidade de calor que um líquido
com 800 g à 20 º C recebera para passar a uma temperatura de 80º C. Dado c = 1
g/cm3
02-
Calcular a quantidade de calor que um
líquido de 300 g de c = 0,8 g/cm3 deve receber para passar de 10º C para 100º
C.
03-
Calcular a massa de uma substância líquida que
recebe uma quantidade de calor de Q = 1200 cal e passa de 30 º |C para 80º C.
Dado c = 1 g/ cm3.
HISTÓRIA - PROFESSOR
ANDERSON
Atividade de História para as turmas do 2°TA e 2°TB
Professor: Anderson Marques
O trabalho deverá ser manuscrito
Mandar a foto do trabalho com a sua sala e seu nome
Realize uma pesquisa sobre o iluminismo e responda as
seguintes questões:
1)
Quais foram os principais pensadores/filósofos
do iluminismo? Cite ao menos três.
2)
Quais foram as principais ideias que surgiram no
iluminismo?
3)
De que forma o pensamento iluminista influenciou
o Brasil?
Algumas sugestões para realizar sua pesquisa:
Bons estudos!!!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADES
DE PORTUGUÊS ( 2º BIMESTRE ).
Professor :
Maurício Telis
1)
Classifique as palavras derivadas de : " Prefixal, sufixal,
parassintética " , separando os radicais, das palavras abaixo :
A) engordar.
B) emagrecer.
C) felizmente.
D) infeliz.
E) anoitecer.
2 ) Classifique as palavras sublinhadas em : ( Aposto ou vocativo ).
A) Maria , aluna
do 3TD, foi promovida .
B ) OI
filho! parabéns !
C)
nossa! como chove !
D) ontem, 2ª
feira,passei o dia todo com dor de cabeça.
3) Classifique
as orações subordinadas adverbiais abaixo :
A ) Se nao chover , irei a festa.
B) As ruas
ficaram alagadas porque a chuva
foi muito forte.
C ) É feio que
doi.
D ) Faça todas
as atividades para que você
aprenda a matéria.
E) A
medida que o tempo urge, mais
experientes ficamos.
4) Classifique
AS FIGURAS DE LINGUAGEM ABAIXO :
A) Adoro ler Machado
de Assis.
B)
O dente da engrenagem quebrou.
C) O livro sagrado é conhecido mundialmente.
D) Pedro ganhou rios de dinheiro.
5 ) Faça uma redação dissertativa com o
tema:
" Como
ficará o mundo após o Coronavírus ? "
" OBS
" Colocar título.
( Média de 15 linhas ).
"Boa sorte ! "
ARTES – PROFESSORA : SIMONE
ATIVIDADE DE ARTE – TURMA 2º T.A.
FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN
Atividade Filosofia Romeu Montoro – Modalidade EJA
Mediante a pandemia que atinge o mundo no ano de 2020, as
oportunidades para a melhoria de vida diminuíram consideravelmente não só no
Brasil, mas também em todos os países do globo. Podemos citar os Estados
Unidos, que, somente no mês de abril teve uma perda de 20 milhões de postos de
trabalho, tal índice não era tão alto desde a II Guerra Mundial. O resultado é
que 33 milhões de estadunidense pediram acesso ao seguro desemprego. No mundo,
a ONU estipula que até 130 milhões de pessoas podem ficar sem comer até fim do
ano.
Em nosso país, a crise sanitária que se desdobra em direção
à economia atingindo a sociedade já foi responsável pela perda de 1,1 milhão de
postos de trabalho, somente nos meses de março e abril, o pior resultado em
vinte e nove anos. O jeito que isso ressoa na sociedade é cruel, pessoas
qualificadas tecnicamente aceitam salários mais baixos e àquelas sem tanta
qualificação acabam alongando a fila do desemprego. Sendo mais preciso, hoje
1°semestre de 2020, mais da metade da população brasileira, 104 milhões de
pessoas, sobrevivem com somente 413 reais por mês.
Além de tal cenário, pressionado pelas camadas populares, o
congresso nacional cria o PL 1185 estabelecendo a renda básica emergencial que
garante uma renda mínima de R$ 600, durante três meses, a pessoas que se
encontram desempregadas ou na informalidade. No fim do mês de junho, diversas
propostas diferentes serão encaminhadas para acordo na câmara e no senado
federal visando prolongar o benefício, através de Projetos de Lei.
Destacamos aqui algumas das propostas:
A) O Executivo federal, representado pelo presidente e seus
ministros, almeja mais três parcelas de valor decrescente (500 no próximo mês,
400 no mês subsequente e 300 reais no último mês).
B) O presidente da câmara dos deputados defende que não haja
tal redução, e que os 600 reais se estendam pelos próximos três meses.
C) O bloco de parlamentares da “oposição” defende que os 600
reais perdurem até o fim do ano enquanto vigorasse o estado de calamidade
pública.
D) Há outros parlamentares que defendem um auxílio
permanente que seja irrevogável.
O valor base não seria R$ 600, mas sim, 50% do salário
mínimo para cada pessoa adulta (extensível a mães adolescentes). O benefício se
estenderia em 25% do salário mínimo por cada dependente legal. Chefes de
famílias monoparentais receberiam um salário mínimo, sendo o limite do
benefício de três salários mínimos.
Economistas e grupos mais conservadores acreditam que tais
benefícios poderiam fazer a ambição das pessoas diminuir devido ao
assistencialismo. Já outros grupos políticos acreditam que a prorrogação do
auxílio deve ser uma obrigação do Estado para amenizar as enormes diferenças
sociais brasileiras. No que se refere ao auxílio emergencial, qual das
propostas apresentadas poderiam auxiliar mais a população? Acredita ser
possível um auxílio permanente de Renda Básica Universal para os desempregados
ou informais, ou o governo jamais faria isso, dada sua posição conservadora no
que se refere a gastos sociais?
Silvana cristina 2tB
ResponderExcluir