sexta-feira, 12 de junho de 2020

CIÊNCIAS HUMANAS - História e Geografia 6º ano

Enviar as atividades para romeumontorofundamental@gmail.com até 26/06

HISTÓRIA - PROFESSOR CLEITON

                      Atividade de História    6º Ano


(Consultar a apostila vol.2) / Atividades 1,2 e 3 aponte a alternativa correta
1) Ao estudar essa sociedade egípcia rica de forma cultural que criou um sistema de registro próprio que tinha por característica utilizar elementos do cotidiano, com o Sol, a Lua, Animais, Plantas, Pessoas, e partes do Corpo, essa manifestação cultural refere-se ao registro da escrita:
a) Hieroglífica
b) Cuneiforme
c) Tupi-guarani
d) Asteca
2) Os Sumérios desenvolveram com o auxílio de instrumentos em forma de cunha que tinham como objetivo o registro de contabilidade, a administração dos bens e das propriedades, e a realização de cálculos das transações comerciais, esse importante registro antigo foi:
a)  A Escrita Árabe
b)  A Escrita Cuneiforme
c)  O Registro Asteca
d)  O Registro Maia
3) O nome dado a um homem de cultura africana conhecido como o “livro das memórias” ou "contador de histórias”, um protetor das tradições de seu povo através da oralidade, sendo mensageiro oficial dos povos africanos, também conhecido como:  
a)  Griot
b)  Indiano
c)  Inca
d)  Etíope
4) Qual era a importância da responsabilidade de um “Griot” , entre os povos africanos?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5) Como era representada a “Escrita dos Astecas” ? Conforme o texto da atividade 2 da apostila (vol.2).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

_____________________________________________________________________________

GEOGRAFIA - PROFESSOR VALDINEI

6º Anos Geografia

Fusos Horários
Por que estudar Fusos Horários – Para entender que devido ao movimento de rotação da Terra e o movimento aparente do Sol, enquanto uma região do planeta esta iluminada a região oposta está na escuridão, isto é, em outro horário.
Os fusos horários foram criados para por ordem no horário mundial e atender a todos os segmentos da sociedade, como empresas, comércio, comunicações, investidores. Dessa forma passou a ser possível saber que horas são em determinado lugar neste exato momento.
Como? – O movimento de rotação completo demora aproximadamente 24 horas. Por isso o mundo foi dividido em 24 fusos, isto é, são faixas imaginárias sobre a superfície terrestre delimitadas por dois meridianos. Por convenção, em toda a extensão de um fuso a hora legal é a mesma. Cada faixa com 15º (ou 15 meridianos) de largura corresponde a 1 fuso, que também corresponde a 1 hora.
Onde começa? – Na Conferência Internacional do Meridiano de 1884, ficou definido o Meridiano de Greenwich (0º) como o Fuso Horário de referência mundial, denominado de hora GMT – Greenwich Meridian Time, isto é, hora no Meridiano de Greenwich – Londres – Inglaterra.
Fusos Horários no mundo – Definido o Meridiano de Greenwich como o primeiro meridiano, os demais foram definidos em torno deste, 12 fusos à Leste de Greenwich (+ horas) e 12 à Oeste de Greenwich (- horas).
Exemplo prático – em Londres (Greenwich – fuso inicial) um relógio marca 12 horas, numa outra cidade no fuso seguinte a leste (+ horas) será 13 horas (+ 1 hora).
Outro exemplo de aplicação de fusos horários aconteceu nos jogos da copa do mundo de futebol de 2010, na África do Sul, quando os jogos tinham início as 20h30min na África do Sul, no Brasil ainda eram 15h30min.
Outro exemplo de aplicação de fusos horários aconteceu nos jogos da copa do mundo de futebol de 2010, na África do Sul, quando os jogos tinham início as 20h30min na África do Sul, no Brasil ainda eram 15h30min.

Ativando o conhecimento de acordo com o texto:

1 – Por que estudar os fusos horários?

2 – O Sistema de Fusos Horários tem relação direta com qual movimento executado pela Terra?
3 – Explique a relação entre o movimento de rotação da Terra e os fusos horários.
4 – Qual a necessidade de criação dos fusos horários?
5 – Como definiu-se os fusos horários?


Nenhum comentário:

Postar um comentário