HISTÓRIA - PROFESSOR CLEITON
Atividade de História 6º Ano
(Consultar a apostila vol.2) /
Atividades 1,2 e 3 aponte a alternativa correta
1) Ao estudar essa sociedade egípcia rica de forma cultural
que criou um sistema de registro próprio que tinha por característica utilizar
elementos do cotidiano, com o Sol, a Lua, Animais, Plantas, Pessoas, e partes
do Corpo, essa manifestação cultural refere-se ao registro da escrita:
a) Hieroglífica
b) Cuneiforme
c) Tupi-guarani
d) Asteca
2) Os Sumérios desenvolveram com o auxílio de instrumentos em
forma de cunha que tinham como objetivo o registro de contabilidade, a
administração dos bens e das propriedades, e a realização de cálculos das
transações comerciais, esse importante registro antigo foi:
a)
A Escrita Árabe
b)
A Escrita
Cuneiforme
c)
O Registro Asteca
d)
O Registro Maia
3) O nome dado a um homem de cultura africana conhecido como
o “livro das memórias” ou "contador de histórias”, um protetor das
tradições de seu povo através da oralidade, sendo mensageiro oficial dos povos
africanos, também conhecido como:
a)
Griot
b)
Indiano
c)
Inca
d)
Etíope
4) Qual era a importância da responsabilidade de um “Griot” ,
entre os povos africanos?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5) Como era representada a
“Escrita dos Astecas” ? Conforme o texto da atividade 2 da apostila (vol.2).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------_____________________________________________________________________________
GEOGRAFIA - PROFESSOR VALDINEI
6º Anos Geografia
Fusos Horários
Por que
estudar Fusos Horários – Para entender que devido ao
movimento de rotação da Terra e o movimento aparente do Sol, enquanto uma região
do planeta esta iluminada a região oposta está na escuridão, isto é, em outro
horário.
Os fusos
horários foram criados para por ordem no horário mundial e atender
a todos os segmentos da sociedade, como empresas, comércio, comunicações,
investidores. Dessa forma passou a ser possível saber que horas são em
determinado lugar neste exato momento.
Como? – O
movimento de rotação completo demora aproximadamente 24 horas. Por isso o mundo
foi dividido em 24 fusos, isto é, são faixas imaginárias sobre a superfície
terrestre delimitadas por dois meridianos. Por convenção, em toda a extensão de
um fuso a hora legal é a mesma. Cada faixa com 15º (ou 15 meridianos) de
largura corresponde a 1 fuso, que também corresponde a 1 hora.
Onde começa? –
Na Conferência Internacional do Meridiano de 1884, ficou definido o Meridiano
de Greenwich (0º) como o Fuso Horário de referência mundial, denominado de hora
GMT – Greenwich Meridian Time, isto é, hora no Meridiano de Greenwich – Londres
– Inglaterra.
Fusos
Horários no mundo – Definido o Meridiano de Greenwich
como o primeiro meridiano, os demais foram definidos em torno deste, 12 fusos à
Leste de Greenwich (+ horas) e 12 à Oeste de Greenwich (- horas).
Exemplo
prático – em Londres (Greenwich – fuso inicial) um relógio marca 12
horas, numa outra cidade no fuso seguinte a leste (+ horas) será 13 horas (+ 1
hora).
Outro
exemplo de aplicação de fusos horários aconteceu nos jogos da copa
do mundo de futebol de 2010, na África do Sul, quando os jogos tinham início as
20h30min na África do Sul, no Brasil ainda eram 15h30min.
Outro
exemplo de aplicação de fusos horários aconteceu nos jogos da copa
do mundo de futebol de 2010, na África do Sul, quando os jogos tinham início as
20h30min na África do Sul, no Brasil ainda eram 15h30min.
Ativando
o conhecimento de acordo com o texto:
1 – Por
que estudar os fusos horários?
2 – O Sistema de Fusos Horários tem relação direta com qual
movimento executado pela Terra?
3 – Explique a relação entre o movimento de rotação da Terra e
os fusos horários.
4 – Qual a necessidade de criação dos fusos horários?
5 – Como definiu-se os fusos horários?
Nenhum comentário:
Postar um comentário