domingo, 14 de junho de 2020

ATIVIDADES DO 2º BIMESTRE - 3ºC MAT/FIS/QUI/BIO/ART/PORT/ING/FIL/SOC/GEO/HIST


MATEMÁTICA PROFESSOR LOURIVAL


3C revisão matéria do caderno

CALCULE AS DISTÂNCIAS E PONTOS MEDIO TODAS RESOLUÇÕES A MÃO



  • A (2, 3) E  B(    ,   )

  • C (-2, 5) E B (   ,   )

  • D ( 3, -5 ) E F (   , -   )

  • G ( 5, -8) E H ( -   ,  -    )

  • J 9 3, -2 ) E K (-   ,    )
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FÍSICA PROFESSOR RONALDO


ROMEU MONTORO
Nome:                                                                                          Série

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

01-   Calcular a resistência equivalente em um circuito em série que possui três resistores idênticos de R = 10




02-   Calcular a resistência equivalente em um circuito em série que possui três resistores idênticos de R = 20






03-   Calcular a resistência equivalente em um circuito em paralelo que possui dois resistores idênticos de R = 2




04-   Calcular a resistência equivalente em um circuito em paralelo que possui dois resistores idênticos de R = 10

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QUIMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

Nome: _________________________________________________________ nº _____ Turma________

Atividade I do 2º Bimestre

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.


Assistir a aula de Química no YouTube
Link: Centro de Mídias SP >> 3ª série do EM - QUI - Equilíbrio químico ►


Responda as questões abaixo:

1.       O que é equilíbrio?


2.       O que é equilíbrio químico?


3.       Em quais reações ocorre o equilíbrio químico?


4.       Porque o refrigerante gelado é mais gostoso que o refrigerante quente? Explique com argumentos científicos.

5.       É possível alterar a rapidez com que uma transformação química ocorre?




Habilidades e Competências
·         Organizar, relacionar e interpretar dados para chegar a conclusões sobre as que     podem alterar a rapidez com que uma transformação química ocorre.
·         Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos sobre as variáveis que podem afetar a rapidez do processo de deterioração dos alimentos para a elaboração de propostas de intervenção solidária na sociedade.
·         Reconhecer o papel da Química no sistema produtivo, analisando a importância dos estudos relacionados ao uso dos catalisadores.
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HISTÓRIA PROFESSORA VERA LÚCIA

E.E PROFESSOR ROMEU MONTERO

Professora: Vera Lúcia
Disciplina: História
Série: 3º C
Período: Noturno

Atividade: Primeira Guerra Mundial

1. A Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, foi uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920. Marcou a decadência do liberalismo econômico, naquele momento, e teve como causas a superprodução e especulação financeira.

Faça uma pesquisa sobre esses temas e verifique como tudo isso afetou o globo. Em seguida, faça um resumo em forma de texto dissertativo. Em seguida, faça um mapa mental sintetizando seu resumo e envie uma foto como anexo.
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FILOSOFIA - PROFESSOR RENAN


Atividade Filosofia
Renan Oliveira de Aguiar
Em meio à crise de saúde que assola o mundo na atualidade outros pesares também ocorreram recentemente. Aqui, trataremos das tensões raciais observadas mais especificamente nos Estados Unidos, com o assassinato de um homem negro que, sufocado por um policial branco, veio a falecer no último dia 25 de maio.
Acusado de repassar uma nota de 20 dólares falsa, George Floyd, 46 anos, não foi detido pela polícia como seria o usual, mas, teve sua vida abreviada ao ser imobilizado e sufocado durante oito minutos pela polícia de Minneapolis, nos Estados Unidos. As imagens do caso correram o mundo e provocaram longos protesto, alguns pacíficos e outros nem perto disso.
As manifestações se estenderam por todo o território estadunidense. Durante 11 dias, milhões de pessoas foram às ruas clamar por justiça e contra a violência policial e o racismo tão disseminado na cultura americana, onde apenas 13 por cento da população é negra.
Tais protestos precisam ser conhecidos para que se evidenciem as injustiças escondidas vividas por cada um e por todos ao mesmo tempo e, também, para que se ilustre a força da população em não aceitar tal violência, estabelecida desde tempos coloniais, onde a mesma escravidão que formou nossa sociedade também estabeleceu fortes desigualdades nos Estados Unidos.
É pensando na herança deixada pela cultura escravista que fazia das diferenças de pele sentenças de morte que essa atividade deve ser pensada a partir da pergunta abaixo colocada:
Na sua visão pessoal, manifestações públicas onde diversas pessoas procuram as ruas para exprimirem suas reivindicações tem algum tipo de resultado positivo ou servem apenas para atrapalhar a cidade ou a rotina das pessoas que vivem suas vidas de forma comum? Qual a melhor forma de superar o preconceito de raiz colonial que ainda está presente em diversas culturas ao longo do mundo? Para redigir a redação utilize números para comprovar seu ponto de vista (dados que expressam diferença salarial entre brancos e negros, diferença entre o número de homicídios perpetrados contra pessoas negras, diferença de escolaridade devido a dificuldades sociais etc.).

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2020/05/27/caso-george-floyd-morte-de-homem-negro-filmado-com-policial-branco-com-joelhos-em-seu-pescoco-causa-indignacao-nos-eua.htm
Caso George Floyd: morte de homem negro filmado com policial branco com joelho em seu pescoço causa indignação nos EUA

https://exame.com/brasil/os-dados-que-mostram-a-desigualdade-entre-brancos-e-negros-no-brasil/
Política, crime, trabalho e renda: onde quer que se olhe, brancos e negros moram em dois países completamente diferentes

https://pagina22.com.br/2017/08/18/charlottesville-tensao-racial-estados-unidos/
SANGUE SOBRE O SOLO: CHARLOTTESVILLE E A TENSÃO RACIAL NOS ESTADOS UNIDOS

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SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDINALDO
Sociologia – 3ºano.
COMO FUNCIONAM AS ELEIÇÕES
            O tema “eleições” tende a ocupar os noticiários televisivos e as páginas dos jornais com mais freqüência somente nos anos eleitorais, quando as disputas políticas pelos cargos eletivos se tornam o centro das atenções. No entanto, em uma sociedade democrática, o processo eleitoral não é algo que acontece somente a cada dois anos, em períodos determinados pela legislação. Na vida cotidiana, há muitas situações em que o cidadão é convidado a participar de decisões que dizem respeito a seus interesses diretos em diversas outras dimensões que afetam sua vida.
Etapa 1 - SISTEMAS PARTIDARIOS
  1. O que é um partido político?
Um partido político é uma associação de cidadãos que se reúnem em torno de um mesmo ideal de governo, o qual buscam alcançar, por meio de um programa ou plano de ação governamental, com  o apoio da população. O apoio do partido é obtido por intermédio da militância de seus membros, auxiliares na propaganda, simpatizantes ou apoiadores.
  1. Por que os partidos políticos são necessários?
No Brasil, os candidatos aos cargos eletivos devem, obrigatoriamente, se escolhidos por um ou mais partidos políticos nas convenções partidárias, que são reuniões dos membros, filiados e dirigentes em que são escolhidos os candidatos de cada partido. A Constituição brasileira não permite a candidatura avulsa (sem filiação a partido) ou sem o consentimento prévio e a participação de partido político.
            A forma como os partidos se organizam, interna e externamente, permite classificá-los em sistemas. Segundo o número de partidos existentes em um Estado, podemos classificá-los segundo três sistemas.
Unipartidário: Admite um só partido como representante de toda a população. Nesse sistema, pretende-se que os debates ocorram dentro do partido. Países: União Soviética, China, Cuba.
Bipartidário: Caracteriza-se pela existência de dois grandes partidos, que se alternam no governo do Estado. Embora existam outros partidos, estes permanecem pouco e expressivos. Países: Estados Unidos da América e Inglaterra.
Pluripartidário: Pressupões a existência de vários partidos políticos, igualmente dotados da possibilidade de predominar sobre os demais. Esses sistema é vigente na maioria dos países do mundo, inclusive o Brasil.

Etapa 2 – O voto
            Quando se pensa em eleição, uma das primeiras coisas que nos vêm à cabeça é o ato de votar. Mas o voto é apenas um dos aspectos da democracia e, embora seja uma parte importante do exercício dos direitos políticos, há muitas formas de exercer esse direito, bem como regras para o seu procedimento.
            O voto é o exercício do direito de sufrágio, palavra originada do latim que significa o direito político de todo cidadão de eleger, ser eleito e de participar da organização e da atividade do poder. O exercício do sufrágio para a escolha dos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo é realizado por meio do voto.
            Em uma democracia, sistema adotado pelo Brasil, o sufrágio consiste, portanto, na possibilidade de os cidadãos, entendidos como o conjunto dos eleitores, manifestarem a sua vontade para a formação do governo. O sufrágio, como participação do povo na formação do governo, pode ser:
- universal: quando todo o povo tem direito à participação no processo de organização do poder;
- restrito: quando algum fator discriminatório restringe a participação política de determinados grupos (como, por exemplo, o das mulheres e o dos analfabetos), seja diretamente, seja por meio de representantes;
- igual: alem de o eleitor exercer o sufrágio por meio do voto, seu voto tem a mesma importância que todos os demais;
- desigual: o eleitor pode votar mais de uma vez ou o voto de uns vale mais que o de outros.
Características do Voto
Secreto: O eleitor não da publicidade ao seu voto, ou seja, ninguém sabe quem o eleitor escolheu.
Público: O eleitor apresenta publicamente quem é seu candidato ou quão é sua escolha.
Obrigatório: O eleitor precisa comparecer às urnas no dia da eleição e, caso não o faça, dever justificar o motivo da ausência, sob pena de multa ou de ter o título de eleitor cancelado.
Facultativo: O eleitor pode escolher votar ou não naquela eleição. A liberdade, portanto, não está apenas na escolha do candidato, mas também na opção por não votar.
Igual: O eleitor vota apenas uma vez e seu voto tem o mesmo peso ou valor que todos os demais.
Desigual: O eleitor vota mais de uma vez ou seu voto tem valor superior ao de outros eleitores.
Direto: O eleitor escolhe seus representantes e governantes diretamente, sem intermediários.
Indireto: Os representantes são escolhidos por delegados dos eleitores, como é o caso italiano, no qual o povo escolhe os deputados e senadores e estes escolhem o presidente da república.


Etapa 3 – Sistemas eleitorais
Sistema Majoritário
            No Brasil o sistema utilizado nas eleições para os cargos de presidente e vice-presidente; governador e vice-governador; senador e suplentes, prefeito e vice-prefeito é o sistema majoritário. É o sistema onde o candidato vencedor é aquele que obteve a maioria dos votos, descontando-se o brancos e nulos.  Se o candidato obteve mais da metade dos votos válidos, ou seja, pelo menos 50% mais um, então diz-se que o candidato obteve a vitória por maioria absoluta dos votos.
            Outra situação, é a vitória por maioria relativa. Por exemplo, digamos que o candidato A recebeu 35% dos votos, o candidato B, 24%, e o candidato C, 21%. Embora não tenha obtido mais da metade dos votos, em comparação aos demais, o candidato A recebeu a maior parte dos votos válidos. Nesse caso, a vitória se deu por maioria relativa, e de acordo com a Constituição, é necessária a realização de um segundo turno.
            Logo, o sistema majoritário é aquele em que o candidato precisa obter a maioria (absoluta ou relativa) dos votos.
            Outro sistema utilizado atualmente no Brasil, é o sistema proporcional, utilizado para a eleição dos deputados federais, deputados estaduais e vereadores. No sistema proporcional, cada partido elege o número de representantes de acordo com a sua “força eleitoral”. Em outras palavras, o número de lugares ou “cadeiras” a ser preenchido no Poder Legislativo por um partido vai depender do número de votos obtidos pela legenda ou pelos candidatos daquele partido.
            Um terceiro sistema, não utilizado no Brasil, mas muito discutido, é o sistema eleitoral distrital. Nesse sistema, o colégio eleitoral é dividido em distritos e o eleitor vota somente no candidato do seu respectivo distrito.
Etapa 4 – Condições de elegibilidade
            As condições de elegibilidade para os cargos eletivos estão previstas no § 3º do Artigo 14 da Constituição Federal.
            Segundo a Constituição Federal de 1988, são condições de elegibilidade que deverão ser preenchido pelo cidadão que deseje concorrer a cargo eletivo:
- Nacionalidade: o candidato precisar ser brasileiro. Para os cargos de presidente e vice-presidente da República, o candidato precisa ter nascido no Brasil. O mesmo vale para os candidatos que disputarem os cargos de presidente da Câmara dos Deputados e presidente do senado Federal. Para os demais cargos, basta a nacionalidade brasileira, podendo o candidato ser estrangeiro naturalizado.
- Direitos políticos: o candidato precisa ter pleno exercício dos seus direitos políticos. No Brasil, a perda dos direitos políticos se dá nos seguintes casos: a) cancelamento da naturalização por meio de sentença judicial; b)incapacidade civil absoluta (menores de 16 anos, pessoas enfermas ou que sofrem de doenças mentais, ou qualquer condição temporária que as impeça de exprimir sua vontade); c) condenação criminal por meio de sentença judicial; d) recusa em cumprir obrigação imposta por lei; d) improbidade administrativa (crimes que causam prejuízo à administração pública, como desvio de dinheiro, corrupção etc.).
- Alistamento eleitoral: o candidato deve, obrigatoriamente, estar inscrito como eleitor em colégio eleitoral, ou seja, possuir título de eleitor. Não podem se candidatar os cidadãos que não possuem título de eleitor ou não possam obtê-lo (estrangeiros, encarcerados, incapacitados etc.).
- Domicílio eleitoral: o domicílio eleitoral corresponde ao local onde o eleitor vota. Geralmente, é o local onde ele está inscrito e que consta no seu título de eleitor. No sistema eleitoral brasileiro, exige-se a comprovação de que o candidato esteja inscrito naquela circunscrição ou local pelo menos uma ano antes da eleição, ou seja: prova de moradia, vínculo patrimonial, cultural ou social com a localidade em que deseja concorrer.
- Filiação partidária: o Direito Eleitoral brasileiro não permite a candidatura avulsa, de modo que os partidos políticos são as únicas organizações que posem indicar candidatos a ser eleitos. O indivíduo escolhido em convenção partidária como candidato deverá comprovar a sua condição de filiado ao partido político por pelo menos uma ano, sem interrupção, antes de concorrer às eleições. Além disso, não pode ser filiado a mais de um partido ao mesmo tempo.
- Idade mínima: dependendo do cargo em que disputa, é preciso ter atingido a idade mínima prevista pela lei para exercê-lo:
Presidente, vice-presidente e senador - 35 anos
Governador e vice-governador - 30 anos
Deputado federal, deputado estadual ou distrital, prefeito e vice-prefeito – 21 anos
Vereador – 18 anos
-Alfabetização: no Brasil, os analfabetos têm o direito de votar, mas não podem se candidatar para concorrer a cargos eletivos. A pessoa alfabetizada é aquela que sabe ler e escrever. Não há exigência de grau de escolaridade, certificação ou diploma, ma que tenha condições de compreender um texto, ler noticias de jornal, capacidade redação etc. No momento do registro, entretanto, é preciso que o candidato comprove que sabe ler e escrever, por meio de uma declaração de próprio punho, ou documentos escolares, certificados ou diplomas.

                        Sociologia-Edinaldo-3º
Nome:______________________________________  nº______  série:______
Questões:
Leia as afirmações e assinale (V) se verdadeira ou (F) se for falsa:
(    ) Para concorrer a cargo eletivo, não é obrigatório que o candidato seja registrado em um partido.
(    ) O mandato de senador tem duração de oito anos, com direito à reeleição.
(    ) O voto no Brasil é secreto, obrigatório, direto e igual.
(    ) É preciso ter pelo menos 25 anos de idade para concorrer ao cargo de governador do Estado.
(    ) Para concorrer ao cargo de Presidente da República o candidato tem que ter  no mínimo 35 anos de idade e não precisa ser alfabetizado.
(    ) Caso o eleitor não possa comparecer à sua seção no dia da votação, deve apresentar justificativa à Justiça Eleitoral.
(    ) O candidato a deputado federal, estadual e vereador vence se obtiver a maioria dos votos.
(    ) Qualquer pessoa que saiba ler e escrever pode se candidatar a um cargo eletivo no Brasil.
(    ) O voto em branco e o voto nulo são considerados válidos.
(    ) Nas eleições para presidente, governador e prefeitos de municípios com mais de 200 mil habitantes, os candidatos precisam vencer pela maioria absoluta dos votos, ou seja, precisam obter mais da metade dos votos válidos para ser eleitos.
(    ) Nas eleições para deputado federal, deputados estadual e vereador, os eleitores votam duas vezes: nos candidatos e no partido.
(    ) No Brasil, os analfabetos têm o direito de votar e podem se candidatar para concorrer a cargos eletivos. A pessoa alfabetizada é aquela que sabe ler e escrever
(    ) O sistema partidário brasileiro caracteriza-se pela existência de dois grandes partidos, que se alternam no governo do Estado. Embora existam outros partidos, estes permanecem pouco e expressivos.
(    ) Estrangeiros, encarcerados e incapacitados podem se candidatar desde que estejam inscritos como eleitor em um colégio eleitoral.

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.
Chico Xavier

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PORTUGUÊS - PROFESSOR MAURÍCIO


        Atividades de português ( 1ª quinzena de junho )

Professsor : Maurício Telis

Séries : 2D, 3C, 2TA, 2TB, 3  TA

Estudo do texto

"Um Colunista"


Um colunista conta uma estória em que acompanhava um amigo a uma banca de jornal. O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro.
        Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo do colunista sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana ao jornaleiro.
Quando os dois amigos desciam pela rua, o colunista perguntou:
Ele sempre te trata com tanta grosseria?
Sim, infelizmente foi sempre assim
E você é sempre tão polido e amigável com ele?
Sim, procuro ser.
Por que você é tão educado, já que ele é tão inamistoso com você?
Porque não quero que ele decida como eu devo agir.
Nós é que decidimos como devemos agir e reagir não os outros!
Autor desconhecido


1) No trecho “Um colunista conta uma estória em que acompanhava um amigo a uma banca de jornal” temos artigos definidos sublinhados. Analise as três frases abaixo e marque a alternativa que NÃO apresenta essa mesma classe gramatical:

I – Queria três blusas, mas comprou só uma.
II – Aquela aluna era uma pessoa muito simpática.
III – Este rapaz chegou e bateu no apartamento um.

a) I, II, III
b) I e III
c) I e II
d) II e III
e) II
2) Leia o trecho extraído do texto: “O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente”. As palavras, na ordem em que aparecem, são classificadas como:
a) artigo definido – substantivo – verbo – artigo definido – substantivo - advérbio
b) artigo definido – substantivo – verbo – advérbio – substantivo - advérbio
c) artigo definido – advérbio – verbo – artigo definido – substantivo - advérbio
d) advérbio – substantivo – verbo – artigo definido – substantivo - advérbio
e) artigo definido – substantivo – advérbio – artigo definido – substantivo - verbo

3) A palavra sublinhada em “O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente” possui a mesma classificação da palavra sublinhada da alternativa:
a) Ela era uma mulher amável.
b) Fernanda a ama muito.
c) Amanhã choverá.
d) O lençol estava amassado.
e) Amanheceu um dia lindo.

4) As palavras “amavelmente  e “polidamente” são classificadas como:
a) substantivos
b) adjetivos
c) advérbios
d) numerais
e) verbos

5) As palavras  “polido  e “polidamente”  são respectivamente classificadas como:
a) advérbio - adjetivo
b) adjetivo - substantivo
c) substantivo - adjetivo
d) adjetivo - verbo
e) adjetivo – advérbio

6) O título do texto “QUEM DECIDE POR MIM?” possui a segunda  e a terceira palavra classificada como _____________e______________ respectivamente.  


7) PRODUÇÃO DE TEXTO
        Desenvolva um texto dissertativo argumentativo e, circule nele 5 substantivos, 5 adjetivos e 5 verbos.
                                     (Desenvolva de 20 a 30 linhas)

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INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE


INGLÊS  Prof. Rosilene
Caros alunos.
Dando sequência a aula anterior onde vocês foram direcionados a assistirem um vídeo explicativo com a forma  futura do verbo to be segue exercício relacionados ao tema para ser respondido e enviado por e-mail ou por whatsapp.

Email da professora: rosesantos270@hotmail.com

                                     SEGUE EXERCÍCIOS
ATIVIDADE DE INGLÊS: THE SIMPLE FUTURE TENSE –Atividade de Inglês, com exercícios envolvendo The  Simple Future Tense e leitura e interpretação da  Musica: Will I see you?-  Anitta.

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=volZgUzZ1v0
Will I See You (feat. Poo Bear)
Anitta 
When it's all said and done, will I see you?
When it's all said and done, will I see you?
Now that my love is on
All the way on you, I won't turn it off
Would you do the same?
When it's all said and done, will I see you?
I've been planting seeds in our ground
Watching us grow for a while
Pray the sun stays shinin' down on us
I hope it do
We committed our trust out loud
Like gravity, we swore to hold each other down
Build a circle, pray you always stay around
I do, Lord knows I do
Met you on the block
You ain't gotta hustle like that no more
I've been on a journey
I ain't tryna look back, no more
We've been on a wave
Tryna not make it back to shore, oh, no

But when it's all said and done, will I see you?
When it's all said and done, will I see you?
Now that my love is on
All the way on you, I won't turn it off
Would you do the same?
When it's all said and done, will I see you?
Took away my insecurities
Your arms became my security
Ooh, my melody became harmony with you
And only you
Sometimes reality kicks in
Realizing every beginning comes to an end
Can I go to sleep at night
Knowing I'll wake up to my best friend?
When it's all said and done, will I see you? (Will I see you?)
When it's all said and done, will I see you? (I need to know)
Now that my love is on
All the way on you, I won't turn it off
Would you do the same?
When it's all said and done, will I see you? (Will I see you?)


Há muitas formas de expressar ações no futuro. Uma forma muito utilizada é:
Will +forma básica do verbo principal:
The future will be wonderful.
O futuro será maravilhoso.

Usa-se a mesma forma Will(ou a forma contrata ‘II) para todas as pessoas. Com I e We é possível substituir Will por shall (que tem também a forma contrata ‘II), mas esse uso é próprio da linguagem formal. Observe e faça a comparação:

We will go to the party tomorrow.
(Nós iremos à festa amanhã.)

We’II have a lot of fun, I´m sure. (estilo informal)
(Nós nos divertiremos muito, tenho certeza.)

We shall overcome-someday.( estilo formal)
(Venceremos – um dia.)

Para obter a forma negativa é só acrescentar not depois de will/shall.
I will not (won´t) go to scholl tomorrow.

Para obter a forma interrogativa coloca-se will/shall no início da pergunta.
Will I see you tomorrow?

Will indica uma ação, acontecimento, ou previsão quanto ao futuro:
The future will bring wonderful things.
(O future trará coisas maravilhosas.)
Who will win the next World Cup?
(Quem ganhará a próxima Copa do Mundo?)

O shall é usado em perguntas com I ou We, quando se pede instruções ou então se oferece, sugere ou convida.
It´s a bit cold. Shall I close the window?
(Está um pouco frio. Fecho/Devo fechar a janela?)


Após ouvir a canção da cantor Anitta, responda:
1.Observe  Will I See You”, uma possível tradução para o título da canção seria:
a.Eu irei te ver?
b.Eu vou vê-lo?
c.Você irá me ver?
d.Nos veremos?

2.Transcreva a tradução em inglês para o trecho: “Agora que meu amor está ligado
Por todo o caminho até você, eu não vou desligar.”
____________________________________________________________________

3.Assinale na alternativa que melhor traduz os versos a seguir:
“I've been planting seeds in our ground
Watching us grow for a while
Pray the sun stays shinin' down on us
I hope it do…”
a.”Eu venho plantando sementes no nosso solo
Observo nós dois crescendo
Rezo para que o sol continue brilhando sobre nós
Espero que continue.”

b. “Eu tenho plantado sementes no nosso solo
Observando-nos crescer por um tempo
Reze, o sol continua a cair sobre nós
Espero que faça.”

c.Você vem plantando sementes no nosso solo
Observando nós dois crescendo
Rezamos para que o sol continue a brilhar

Esperamos unidos.

d. Plantamos sementes no nosso solo
Observando nós dois crescendo
Rezamos para que o sol continue a brilhar
Esperamos unidos.

4.Onde o eu lírico conheceu seu amor, de acordo com o verso “Met you on the block...”
a.em um bloco.
b.em uma quebrada.
c.em um consultório.
d.em um lugar obscuro.

5.Qual questionamento o eu lírico faz nos versos “When it's all said and done, will I see you?”

6.O verso: Will I see you?” está na forma negativa, interrogativa ou afirmativa? Justifique sua resposta.


7.Ordene as frases abaixo:
a.will/explain/you/to/I
____________________________________________________________________
b.will/give/a party/ My parents
____________________________________________________________________
c.will/swim/Jardel
____________________________________________________________________

d.will/invite/us for lunch/Samuel
____________________________________________________________________

e.will/always/I/love you
__________________________________________________________________

f.will/I/take/an/orange
____________________________________________________________________

8.Indique se a frase está na forma negativa, interrogativa ou afirmativa:
a.I will travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)
b.I won´t travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)
c. Will you do me a favor? (afirmativa,negativa, interrogativa)
d. Will he travel tomorrow? (afirmativa,negativa, interrogativa)
e. I will drop by to see her. (afirmativa,negativa, interrogativa)

f. Will they move to Ireland next year? (afirmativa,negativa, interrogativa)

g. She won’t sing at the talent show. (afirmativa,negativa, interrogativa)

h. It will rain a lot next week.  (afirmativa,negativa, interrogativa)

i.     I will not travel to England next month. (afirmativa,negativa, interrogativa)

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ARTES – PROFESSORA SIMONE

E.E. Romeu Montoro
Professora: Simone
Aluno:
Turma: 3C             Data:----/----/2020
Atividade de arte.
Leia os textos atentamente e responda:
Fotografia
 Fotografia é o processo e a arte que permite registrar e reproduzir, através de reações químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura.
O princípio da câmera escura consiste em projetar a imagem que é captada por um pequeno orifício sobre a superfície. Desta forma, o tamanho da imagem é reduzido e pode aumentar a sua nitidez. A fotografia foi e continua sendo a única forma de eternizar algo que é importante, seja esse algo um lugar, um objeto, um momento especial ou até mesmo pessoas especiais. A fotografia foi um importante instrumento para gravar momentos sobre a história da humanidade. E hoje, com a fotografia digital, obtida por meio de smartphones, tablets e câmeras profissionais, fotografar se tornou uma necessidade ainda maior para o ser humano. Momentos marcantes como casamento, aniversário, formatura, os primeiros passos do bebê, uma viagem, eventos, entre outros, tem a fotografia como item essencial para congelá-los. E, assim como poetas tentam expressar e explicar sentimentos através de seus versos, a fotografia se mostra também um importante instrumento para, por meio de imagens, representar sentimentos como alegria, tristeza, medo, indiferença, reflexão e muitos outros.
Responda:
1-      Você tem o costume de fotografar? Quais equipamentos costuma utilizar, celular ou câmeras fotográficas?
2-      2. O que você fotografa? Pessoas, animais, paisagens, objetos?
3-      Você conhece filme fotográfico? Você já viu pessoalmente?
4-      Segundo o texto qual a importância da fotografia?
5-      Qual o princípio da câmera obscura?
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BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA




Reino das plantas
As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue desses seres - são autotróficas. Como já vimos, seres autotróficos são aqueles que produzem o próprio alimento pelo processo da fotossíntese.

Utilizando a luz, ou seja, a energia luminosa, as plantas produzem a glicose, matéria orgânica formada a partir da água e do gás carbônico que obtêm do alimento, e liberam o gás oxigênio.

As plantas, juntamente com outros seres fotossintetizantes, são produtoras de matéria orgânica que nutre a maioria dos seres vivos da Terra, atuando na base das cadeias alimentares. Ao fornecer o gás oxigênio ao ambiente, as plantas também contribuem para a manutenção da vida dos seres que, assim como elas próprias, utilizam esse gás na respiração. As plantas conquistaram quase todos os ambientes da superfície da Terra.

Segundo a hipótese mais aceita, elas evoluíram a partir de ancestrais protistas. Provavelmente, esses ancestrais seriam tipos de algas pertencentes ao grupo dos protistas que se desenvolveram na água. Foram observadas semelhanças entre alguns tipos de clorofila que existem tanto nas algas verdes como nas plantas.



A partir dessas e de outras semelhanças, supõe-se que as algas verdes aquáticas são ancestrais diretas das plantas.

Há cerca de 500 milhões de anos, as plantas iniciaram a ocupação do ambiente terrestre. Este ambiente oferece às plantas vantagens como: maior facilidade na captação da luz, já que ela não chega às grandes profundidades da água, e facilidade da troca de gases, devido à maior concentração de gás carbônico e gás oxigênio na atmosfera. Esses fatores são importantes no processo da respiração e da fotossíntese.

Mas e quanto a presença da água, tão necessária à vida?

Ao compararmos o ambiente terrestre com o ambiente aquático, verificamos que no terrestre a quantidade de água sob a forma líquida é bem menor e que a maior parte dela está acumulada no interior do solo.

Como, então, as plantas sobrevivem no ambiente terrestre? Isso é possível porque elas apresentam adaptações que lhes possibilitam desenvolver no ambiente terrestre e ocupá-lo eficientemente. As plantas adaptadas ao ambiente terrestre apresentam, por exemplo, estruturas que permitem a absorção de água presente no solo e outras estruturas que impedem a perda excessiva se água.
Devemos lembrar que alguns grupos de plantas continuaram sobrevivendo em ambiente aquático.
Classificação das plantas
As plantas cobrem boa parte dos ambientes terrestres do planeta. Vistas em conjunto, como nesta foto, parecem todas iguais. Mas na realidade existem vários tipos de planta e elas ocupam os mais diversos ambientes.
                                            


Você já sabe que para classificar, ou seja, organizar diversos objetos ou seres em diferentes grupos, é preciso determinar os critérios através dos quais identificaremos as semelhanças e as diferenças entre eles.
O reino das plantas é constituído de organismos pluricelulares, eucariontes, autótrofos fotossintetizantes.

Em geral, os cientistas consideram como critérios importantes:
     - A característica da planta ser vascular ou avascular, isto é, a presença ou não de vasos condutores de água e sais minerais (seiva bruta) e matéria orgânica (a seiva elaborada);
     - Ter ou não estruturas reprodutoras (semente, fruto e flor) ou ausência delas.
Os nomes dos grupos de plantas
Criptógama: palavra composta por cripto, que significa escondido, e gama, cujo significado está relacionado a gameta (estrutura reprodutiva). Esta palavra significa, portanto, "planta que tem estrutura reprodutiva escondida". Ou seja, sem semente.
Fanerógama: palavra composta por fanero, que significa visível, e por gama, relativo a gameta. Esta palavra significa, portanto, "planta que tem a estrutura reprodutiva visível". São plantas que possuem semente.

Gimnosperma: palavra composta por gimmno, que significa descoberta, e sperma, semente. Esta palavra significa, portanto, "planta com semente a descoberto" ou "semente nua".

Angiosperma: palavra composta por angion, que significa vaso (que neste caso é o fruto) e sperma, semente. A palavra significa, "planta com semente guardada no interior do fruto".


Aula 01- Ler o texto com atenção.
                 Pesquisar o significado das palavras ou termos destacados no texto.

Aula 02- Tendo como base o texto acima, responda as seguintes questões:
1-De as principais características dos indivíduos do Reino das plantas.
2- Explique a importância da glicose para as plantas.
3- Explique a fotossíntese.
4- Indique o nome dos principais grupos das plantas.
5- Quais são  critérios que possibilitem a classificação das plantas para organizá-las em grupos


GEOGRAFIA  - PROFESSORA IVANETE

“GLOBALIZAÇÃO: CAPITALISMO FINANCEIRO

NA AULA DE HOJE VAMOS...
Entender a contribuição das fases do capitalismo para o processo de Globalização.
Caracterizar a III Fase do Capitalismo, ou seja, o capitalismo financeiro.
Reconhecer o papel do capitalismo financeiro para a criação das empresas transnacionais.

HORA DA RETOMADA...




O QUE SIGNIFICA A III FASE DO CAPITALISMO, OU SEJA, O CAPITALISMO FINANCEIRO PARA O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO?
CAPITALISMO FINANCEIRO TAMBÉM CHAMADO DE MONOPOLISTA...
Corresponde a III Fase do Capitalismo surge em meados do século XX, com a Terceira Revolução Industrial e está presente até os dias atuais.
Recebe esse nome visto que os bancos e outras instituições ligadas ao sistema financeiro, são os principais agentes desse período.
Ocorre a integração do capital produtivo e financeiro.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO FINANCEIRO...
·         Controle da economia pelos bancos e grandes corporações.
·         Surgimento de empresas globais, transnacionais (fragmentação produtiva).
·         Aumento da concorrência internacional.
·         Bolsa de Valores (negociação de capitais, ações e títulos financeiros).

O QUE OCORRE COM AS EMPRESAS NO CAPITALISMO FINACEIRO OU MONOPOLISTA?
EMPRESAS NO CAPITALISMO FINANCEIRO...
1-      MAIS INVESTIMENTOS DOS BANCOS
2-      MAIOR CAPACIDADE DE EXPANSÃO
3-      COMPETIÇÃO CRESCENTE ENTRE AS EMPRESAS
4-      SOMENTE AS MAIORES EMPRESAS CONSEGUEM SE EXPANDIR
5-      DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE EMPRESAS NO MERCADO
6-      CAPITALISMO OLIGO-MONOPOLISTA
FORTALECIMENTO DAS EMPRESAS MAIS COMPETITIVAS...
Monopólio: Situação na qual uma única empresa controla um determinado mercado, ou a maior parte dele.
Oligopólio: Situação na qual um pequeno grupo de empresas controla um determinado setor do mercado.
Trustes: fusões administrativas entre  duas ou várias  empresas no sentido de promover um controle cada vez maior do mercado.
Holding: uma empresa que detém o controle das ações de uma série de outras empresas, criada com a função de administrá-las, e que não necessariamente atuam no mesmo ramo do mercado.
AGORA É COM VOCÊ… QUESTÃO ENEM
 O mundo entrou na era do globalismo. Todos estão sendo desafiados pelos dilemas e horizontes que se abrem com a formação da sociedade global. Um processo de amplas proporções envolvendo nações e nacionalidades, regimes políticos e projetos nacionais, grupos e classes sociais, economias e sociedades, culturas e civilizações.
(IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997)
a)            difusão de práticas mercantilistas.
b)           propagação dos meios de comunicação.
c)            ampliação dos protecionismos alfandegários.
d)           manutenção do papel controlador dos
 e)          conservação das partilhas imperialistas europeias.
No texto, é feita referência a um momento do desenvolvimento do capitalismo. A expansão do sistema capitalista de produção nesse momento está fundamentada na:
Estados.
NA AULA DE HOJE VOCÊ APRENDEU QUE...
A III Fase do Capitalismo é definida como capitalismo financeiro é está baseada na força dos bancos, e na integração do capital produtivo ao financeiro. 

A concorrência entre as empresas se torna acirrada e sobrevivem as empresas mais fortes que se organizam formando oligopólios.






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