sexta-feira, 12 de junho de 2020

LINGUAGENS: ENSINO MÉDIO 2º ANO PEI

IMPORTANTE: AO ENVIAR SUAS ATIVIDADES NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU NOME, NUMERO E SÉRIE! ;)

É COM MUITO CARINHO QUE INICIAMOS O 2º BIMESTRE!
ABAIXO ESTÃO AS ATIVIDADES PARA O 2º A e B.


ARTES: inclusão social (Professor Sergio)

Antes de pesquisar responda a enquete com imagem e fotos

1.      O que é uma fotografia?
2.      Qual aparelhos podemos tirar fotografia?
3.      Para tirar uma boa fotografia e necessário ter boa visão?
4.      Um cego pode trabalhar? Em quais profissões?
5.      Um cego pode tirar boas fotografia?
6.      Ficou curioso? Isso é possível? Agora pesquise fotografo João maia um fotografo cego?
7.      Um resumo de 5 imagens pequenas 5x5 cm do roteiro da  vida de João Maria?
8.      Segue o poema de John Godfrey Saxe com a sua versão da parábola dos cegos e o elefante. A responde com uma imagem da internet referente ao do poema.
Os Cegos e o Elefante – por John Godfrey Saxe 

Eram seis homens do Hindustão
Inclinados para aprender muito,
Que foram ver o elefante
(Embora todos fossem cegos)
Que cada um por, observação,
Poderia satisfazer sua mente.
O Primeiro aproximou-se do Elefante,
E aconteceu de chocar-se
Contra seu amplo e forte lado
Imediatamente começou a gritar:
“Deus me abençoe, mas o Elefante
E´semelhante a um muro”.
O Segundo, pegando na presa,
Gritou, ” Oh! O que temos aqui
Tão redondo, liso e pontiagudo?
Para mim isto é muito claro
Esta maravilha de Elefante
è muito semelhante a uma lança!”
O Terceiro aproximou-se do animal
E aconteceu de pegar
A sinuosa tromba com suas mãos.
Assim, falou em voz alta:
“Vejo”, disse ele ” o Elefante
É muito parecido com uma cobra!”
O Quarto esticou a mão, ansioso
E apalpou em torno do joelho.
“Com o que este maravilhoso animal
Se parece é muito fácil”, disse ele:
“Está bem claro que o Elefante
É muito semelhante a uma árvore!”
O Quinto, por acaso, tocou a orelha,
E disse: “Até um cego
Pode dizer com o que ele se parece:
Negue quem puder,
Esta maravilha de Elefante
É muito parecido com um leque!”
O Sexto, mal havia começado
A apalpar o animal,
Pegou na calda que balançava
E veio ao seu alcance.
“Vejo”, disse ele, “o Elefante
é muito semelhante a uma corda!”
E assim esses homens do Hindustão
Discutiram por muito tempo,
Cada um com sua opinião,
Excessivamente rigida e forte.
Embora cada um estivesse, em parte, certo,
Todos estavam errados!


ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS (Professora Camila)




Orientação de Estudos - Questões:

(SAEGO). Leia os textos abaixo.
Texto 1

Aterros sanitários

Cerca de 13% dos municípios destinam seus resíduos a aterros sanitários. Neles, o lixo sólido é depositado em áreas planejadas. O lixo comum e os entulhos devem ir para aterros sanitários quando não há mais possibilidade de reciclagem ou reutilização. Os aterros são basicamente locais onde os resíduos são confinados no solo, livre do contato com o ar e cobertos com uma camada de terra. O terreno é impermeabilizado para permitir que os líquidos e os gases resultantes da decomposição que esses resíduos sofrem embaixo da terra (principalmente por bactérias) sejam drenados e tratados, para evitar a contaminação do ambiente. Apesar disso, muitos aterros sanitários não foram construídos de acordo com os padrões técnicos, comprometendo o solo e os recursos hídricos.

THOMPSON, Miguel. Carta fundamental. jun/jul. 2010. Fragmento.
Texto 2





Cempre/Ciclosoft/2008. In: THOMPSON, Miguel. Carta fundamental. jun/jul. 2010.Fragmento.

QUESTÂO 1
Os Textos 1 e 2, em relação ao assunto abordado, são
A) complementares.
B) contraditórios.
C) excludentes.
D) semelhantes.                 

Estratégias para a vida noturna

Trocar o dia pela noite pode parecer estranho para nós, mas faz parte do estilo de vida de algumas espécies. À noite, há alguns animais que podem surpreender.
Os animais noturnos têm uma série de características especiais para viver à noite. 
Por exemplo, o lobo-guará enxerga muito bem, mesmo sem luminosidade. Seu olfato fica melhorado e sua audição é uma poderosa aliada, devido às grandes orelhas que ele tem.
Além disso, ele tem as patas acolchoadas para não fazer barulho e, assim, chegar bem pertinho da presa sem assustá-la. Diferentemente de outros lobos, ele também se alimenta de frutas.
A audição é um dos sentidos fundamentais para as corujas, assim como a visão perfeita.
Além disso, elas têm penas especiais que permitem voar sem fazer barulho nenhum – uma boa estratégia para pegar a presa de surpresa!
O morcego, por sua vez, não faz questão de ser silencioso. Pelo contrário, para poder se guiar na noite, ele emite um barulho e, pelo eco que o som faz, descobre onde estão os obstáculos e alimentos que procura. Essa estratégia, chamada ecolocalização, é usada por outros animais como o boto – que, apesar de não ser considerado noturno, é um mamífero que vive em um ambiente de águas muito escuras, o rio Negro, na Amazônia.
No leito dos rios amazônicos, também vive o poraquê, peixe de hábitos noturnos que usa descargas elétricas para capturar outros peixes para comer.
Ciência Hoje. Ano 22. n. 206. Out. 2009. p. 5. Fragmento.


QUESTÃO 2


Qual é o assunto desse texto?
A) A vida na Floresta Amazônica.
B) As formas de caçar dos mamíferos.
C) O olfato melhorado do lobo-guará.
D) Os hábitos noturnos dos animais.

Questão 3
                                                                                                             


O texto tem como público alvo:
a)       Jovens
b)      Toda a população
c)       Leitores de anúncios publicitários
d)      Pessoas que já foram infectadas pelo vírus da dengue.



LINGUA PORTUGUESA (Professora Camila) 


Apostila São Paulo Faz Escola

Atividade 1 ( p. 110)
Leitura dos trechos de Iracema e Senhora

1. A produção literária da 1ª e 2ª gerações românticas, do século XIX, destacou a
mulher como figura idealizada. Identifique nos trechos retirados das obras Senhora
e Iracema, características que comprovem essa afirmação. Comente.
2. No trecho da obra Senhora, o que é possível identificar quanto ao perfil da
personagem Aurélia, por meio de sua descrição?
3. Quais são as figuras de linguagem utilizadas pelo autor no trecho da obra Senhora?
Transcreva-as no caderno.
Página 112
4. A obra Iracema foi escrita em prosa, utilizando características predominantes em
textos poéticos. Cite alguns trechos que comprovem a presença destes elementos:
sonoridade, ritmo, rima, adjetivação.
5. No excerto: “Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais
negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo
da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque
como seu hálito perfumado”. Quais figuras de linguagem aparecem neste trecho?
(A) Pleonasmo e antítese;
(B) Eufemismo e hipérbole;
(C) Metonímia e antítese;
(D)Metáfora e comparação;
(E) Catacrese e metonímia.


INGLÊS (Professora Camila)

Read the text below and answer.

Text 1
“I have a dream that my four little children will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin but by the content of their character... I have a dream”
                                                           Marthin Luther King
Text II



Floyd died last week while being arrested in Minneapolis. Derek Chauvin, a then-police officer seen kneeling on Floyd's neck for nearly nine minutes, has been charged with third-degree murder and second-degree manslaughter in Floyd's death.


The mother of George Floyd's 6-year-old daughter is calling for justice over his death.
"I want justice for him because he was good, no matter what anybody thinks," Roxie Washington told reporters at a press conference in Minneapolis on Tuesday.
"He was good and this is the proof that he was a good man," she added, pointing at their daughter Gianna.
In an Instagram post from former NBA player Stephen Jackson, who was close friends with Floyd, Gianna says: "My daddy changed the world. ... Daddy changed the world."

     1-Marque a alternativa correta.

The discourse of Marthin Luther King was realized in 1957. And their speech reveals

a)    The wish that afro americans stay above of white people.
b)    The desire a equal Society, where afro american can work, study, live a normal life, there was no judgment about skin colour.

    2-Como a esposa de Floyd prova que ele era um bom homem? Localize essa informação no texto e traduza.

R:__________________________________________________________________________________________________________________

    3 -A filha de George Floyd disse: “Meu pai mudou o mundo”. Você acredita que isto aconteceu? O discurso de Martin Luther king ocorreu há 63 anos, você acha que este acontecimento pode ter mudado o curso da história? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





4- Reflexão: Liste 5 práticas antirracistas que você pode adotar atualmente.


EDUCAÇÃO FÍSICA (Professora Lucimaris)

É crescente a busca pelos esportes radicais ou de aventura em ambientes naturais ou urbanos como prática alternativa e criativa da expressão humana. Os exemplos se estendem desde simples caminhadas por trilhas em parques e florestas a atividades que exigem equipamentos caros e grande capacidade técnica para a execução dos movimentos. Essas práticas corporais possuem características inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condições de prática, os objetivos e a própria motivação são outros.

1-Diferencie Esportes Radicais de Esportes de Aventura.

2-Cite exemplos de esporte radicais e esportes de aventura

3- Você faria algum desses esportes ? Quais?

4- Quais os benefícios e malefícios desses Esportes ?

PROJETO DE VIDA 2ºA (Professora Lucimaris)

Hoje nós iremos falar sobre
Resiliência

Você sabe o que é Resiliência???

O que é ser uma pessoa Resiliente ???

Se nascemos ou adquirimos Resiliência?

Cite uma situação de Resiliência com você ou alguém que você conheça.

TECNOLOGIA 2ºA (Professora Carla)

HABILIDADE: IDENTIFICAR A TECNOLOGIA AO CONTEXTO SOCIAL
Material usado: Caderno do Aluno (2º Bimestre)

PÁGINA 137
ATIVIDADE 1 “MINHA COMUNIDADE”

Seguindo o exemplo da imagem apresentado na página, elabore um mapa mental apontando do que é composto sua comunidade presencial de um lado e digital do outro.
Feito isso, elabore um segundo mapa mental o que poderia ser melhorado na sua comunidade: parques, acesso à tecnologia, moradias etc. Aponte tudo aquilo que você acha que deve melhorar.
Por fim, pense em uma comunidade no Facebook que poderia colaborar para unir pessoas para a melhoria da sua comunidade! ;) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário