Enviar até o dia 10/07
HISTÓRIA - PROFESSOR CLEITON
Analise as imagens da apostila, volume 2, parte 2, página 40. Responda o exercício A da página 41.
2 -Leia o texto abaixo, depois responda as questões:
Os povos africanos realizavam comércio de suas mercadorias entre a Europa e a Ásia, muito antes dos
europeus realizarem a colonização do continente americano.
As caravanas de comerciantes cruzavam o continente africano pelo deserto do Saara, a fim de levar os
produtos, como sal, noz de cola e metais preciosos, de um lugar a outro. Assim surgiram cidades e
aldeias, e este caminho ficou conhecido como Rota do Sal.
Com o crescimento das rotas pelo Saara, a riqueza e poder de alguns reinos foram se intensificando,
por possuírem o controle e acesso aos bens desejados pelos comerciantes. Entre os séculos VI e XV,
surgiram e se consolidaram os reinos do Mali, Gana e Songai, na África Ocidental. Também nesse
período, o comércio de mercadorias e a troca de culturas teve um grande destaque com a entrada do
islâmismo no continente africano.
Fonte: Elaborado especialmente para Material de Apoio ao Currículo Paulista
a-Quais foram os principais produtos comercializados?
b - Qual influência os povos africanos
sofreram com o desenvolvimento das rotas comerciais?
3 - Faça uma pesquisa sobre o calendário maia e registre em seu caderno.
4 - Explique qual era a base do Calendário Maia e como o ano era dividido.
5 - Para realizar este calendário, foram desenvolvidos saberes e técnicas. Quais seriam?
_________________________________________________________________
3 - Faça uma pesquisa sobre o calendário maia e registre em seu caderno.
4 - Explique qual era a base do Calendário Maia e como o ano era dividido.
5 - Para realizar este calendário, foram desenvolvidos saberes e técnicas. Quais seriam?
_________________________________________________________________
GEOGRAFIA - PROFESSOR VALDINEI
A proposta deste plano envolve atividades que
necessitam de conhecimento prévio do estudante, por isso, está disponibilizado
um arquivo no material complementar referente ao tema da aula. Se houver
disponibilidade de livro didático com conteúdos a respeito do Censo demográfico
e População Indígena, sugira a leitura prévia dos estudantes sobre esses assuntos.
Material complementar: https://censo2010.ibge.gov.br/coleta/coleta-de-dados.html
Leitura e copiar no caderno
Povos
indígenas no Brasil
Para o período que marca o início do processo de
colonização portuguesa, por ocasião da chegada dos europeus, há estimativas que
sugerem que habitavam essa parte do mundo um significativo contingente
populacional indígena, organizado em várias centenas de grupos sociais distintos. Cinco séculos depois,
vivem no território que hoje está definido como brasileiro, em torno de 220
povos indígenas, falantes de aproximadamente 170 línguas, ou seja, os
remanescentes de hoje constituem uma fração do que já foi uma socio diversidade
indígena bastante expressiva. Cada povo indígena apresenta uma configuração
particular de costumes, crenças e língua, uma modalidade específica de
adaptação a diferentes ecossistemas, uma história distinta de relacionamento
com o empreendimento colonial português e com o processo de constituição do
Estado nacional brasileiro. E, desse modo, inserem-se de distintas maneiras numa
sociedade que se pretende nacional.
1) Questões coloque (V) para verdadeiro ou (F) falso
a) No caso das populações com traços físicos
indígenas, o recenseador (entrevistador) pode determinar (heterodeterminação)
sua cor ou raça. ( )
b) Desde a colonização portuguesa, houve
aumento populacional dos grupos indígenas no Brasil. ( )
c) A
população indígena é unificada em torno de um costume, crença e língua. ( )
d) Nos Censos demográficos entre 1991 e 2010, houve
aumento da população que se declara indígena. (
)
e) A população que habita cidades aumentou nos
últimos censos, a população indígena que vive em áreas urbanas também aumentou.
( )
f) O número de habitantes da zona rural
diminuiu no Brasil, já a população indígena rural cresceu. ( )
Pesquise em qualquer fonte de pesquisa as
questões 02 a 05.
2) Em que região Brasileira há mais terras indígenas?
3) Na Unidade Federativa (Estado) em que você
vive, há terras indígenas?
4) Qual é a importância da terra para os povos
indígenas?
5) Quais dificuldades os povos indígenas
enfrentam no Brasil para terem acesso à terra?
Nenhum comentário:
Postar um comentário