sexta-feira, 12 de junho de 2020


1º Ano Ensino Médio PEI- ATIVIDADES Ciências suas Tecnologias e Matemática BLOG


1ºAno Ensino Médio PEI- ATIVIDADES Ciências suas Tecnologias e Matemática BLOG

1º Ano Ensino Médio -PEI ATIVIDADES Ciências suas Tecnologias e Matemática 
POSTAR A FOTO DE SUA ATIVIDADE EM:
romeumontoromedio@gmail.com
NÃO ESQUEÇA 
NOME, NÚMERO E TURMA


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BIOLOGIA 


1-Em um sistema de interações ecológicas formado por uma planta, uma espécie de pulgão se alimenta da seiva dessa planta e uma espécie de formiga se alimenta das fezes desse pulgão, as quais contêm uma substância açucarada de elevado valor nutricional.
Leia as afirmativas a seguir:
I) A planta é um produtor, pois por meio da fotossíntese consegue formar compostos orgânicos e obter a energia necessária para seus processos vitais.
II) A planta é um organismo heterotrófico capaz de produzir seu próprio alimento.
III) O pulgão é um consumidor, pois obtém os compostos orgânicos e a energia necessária para seus processos vitais a partir de um produtor.
IV) O pulgão é um herbívoro.
V) A formiga é um organismo autotrófico, pois não é capaz de produzir seu próprio alimento.
Estão CORRETAS:
a) as afirmativas II, III e IV.
 b) as afirmativas I, IV e V.
 c) as afirmativas I, III e V.
d) as afirmativas I, III e IV.

2-Embora se alimentem da madeira, os cupins são incapazes de digerir a celulose, o que é feito por certos protozoários que vivem em seu intestino. As relações interespecíficas cupim-árvore e cupim-protozoário podem ser classificadas, respectivamente, como casos de:
a) predação e comensalismo.
b) comensalismo e parasitismo.
c) parasitismo e competição.
d) parasitismo e mutualismo.
e) inquilinismo e mutualismo.

3-A erva-de-passarinho e algumas bromélias são plantas que fazem fotossíntese e vivem sobre outras. No entanto, a erva-de-passarinho retira água e sais minerais da planta hospedeira enquanto as bromélias apenas se apoiam sobre ela. As relações da erva-de-passarinho e das bromélias com as plantas hospedeiras são, respectivamente, exemplos de:
a) parasitismo e inquilinismo.
b) inquilinismo e holoparasitismo.
c) inquilinismo e predatismo.
d) parasitismo e protocooperação.
e) inquilinismo e . inquilinismo.




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Química  
Assista o vídeo de onde vem o Raio e o trovão: 

https://bit.ly/3cl4uuL. 
 E responda as questões 1 A e 1B inseridas na página 36, caderno do aluno química volume 2:
1 - Por que às vezes tomamos choque ao encostar em uma superfície metálica? 
2 - Por que alguns materiais conduzem e outros não conduzem a eletricidade? 3 - Por que alguns materiais sólidos não conduzem eletricidade, mas quando dissolvidos em água conduzem? 
4 - Por que tomamos choque em torneiras de alguns chuveiros elétricos? 
5 - Como acontece a descarga elétrica (raio)? 
6 - Dê exemplos do cotidiano que demonstrem a presença da eletricidade. 
7 - De onde vêm as cargas elétricas? 
8 - Qual é a menor partícula que compõe tudo o que existe? Do que ela é composta? 
9 - Quantas partículas diferentes existem para compor tudo o que existe? 
10 - Essas partículas se encontram unidas ou isoladas?
 11 - O que é a tabela periódica? 
12 - O que acontece com a temperatura do copo quando adicionamos um comprimido efervescente na água? 
13 - O que é energia, na sua concepção?
1.B – Assista ao vídeo do GEPEQ – Experimentos de Química: “Queima de alimentos”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=X33DlTMXmd0>.
Pão
Amendoim
• Questões de análise experimental:
a) Os alimentos estudados fornecem a mesma quantidade de energia?
b) Em que alimento ocorreu a maior variação na temperatura?
c) Conforme tabela nutricional apresentada no vídeo, é possível relacionar a variação da
temperatura com a quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras totais e calorias?
Justifique.
OBS.: PODE RESPONDER NO PRÓPRIO CADERNO DO ALUNO, FOTOGRAFAR E ENVIAR PARA O EMAIL.  profa. Cláudia- Química.

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Física           
Professores: Marcos / Cíntia       
Leis de Newton   

Gravidade dos Planetas, Força-Peso 
Na linguagem cotidiana é comum alguém dizer que está “pesando 60 kg” para designar a massa de seu corpo. Na Física não podemos cometer tal equívoco, pois peso e massa são grandezas distintas. O peso como veremos abaixo é um tipo de força, e a massa é uma característica dos corpos.
Corpos conseguem interagir mesmo quando eles não estão em contato através de um transmissor de força, que mais em específico os físicos classificam como campo. Todo corpo com a massa m gera ao seu redor um campo. As interações a distância são chamadas de forças de campo, analisaremos a seguir a interação gravitacional, ou seja, o campo gerado pela Terra.
A força com a qual os astros atraem os corpos é denominada de peso ou força peso. Resumidamente e desconsiderando os efeitos ligados a rotação da terra, podemos considerar que o peso de um corpo é a atração que o planeta exerce sobre ele. Ao se abandonar um corpo nas proximidades do solo o mesmo cai sofrendo uma variação de velocidade, o corpo em questão fica sujeito a uma força apontada para o centro da Terra. Como a velocidade do corpo sofre variações surge o que chamamos de aceleração da gravidade
que representamos pelo vetor (g): vale salientar que (g) é orientado de modo igual ao peso e é também radial (para o centro do planeta).
Considerando a equação fundamental da dinâmica F = m.g conseguimos entender melhor esse conceito de força peso, pois a força resultante será indicada por P já que o corpo em movimento fica sobre a ação da gravidade (g). Assim podemos calcular a força peso através do produto entre a massa do corpo e a aceleração da gravidade da seguinte forma: P = m.g
A massa de um corpo é uma característica sua, sendo constante em qualquer ponto do universo, mas, no entanto o peso que é função do local depende de (g) e o mesmo depende da altitude e longitude conforme a figura abaixo. Sendo o peso uma força, sua unidade no Sistema internacional (SI), é o Newton(N).







O peso de uim corpo é a força de atração gravitacional que a Terra, a Lua ou qualquer planeta exerce sobre ele. P = m. g         P = m.g  (N)             M = massa (Kg)             g = aceleração da gravidade (m/s2)
  • Baseando-se nas Leis de Newton, aula do CMSP e informações no texto acima, resolva os exercícios propostos.

1)Qual o peso de um corpo de massa igual a 10kg:    2)Qual o peso de uma pessoa de massa igual a 100kg a) Na superfície da Terra (g= 10m/s2) .......... a) Na superfície da Terra (g= 10m/s2) ..............P =10Kg.10M/S2= 100N                                              P= 100Kg.10m/s2= 1000Nb) Na superfície de Marte ( g=3,8m/s2) ......... b) Na superfície de Marte ( g=3,8m/s2).........c) Na superfície de Mercúrio (g=3,7m/s2 ) ......... c) Na superfície de Mercúrio (g=3,7m/s2) ...........d) Na superfície de Vênus (g=8,6m/s2)  ..............        d) Na superfície de Vênus (g=8,6m/s2) .........................e) Na superfície de  Júpiter  (g=24,8m/s2)...............    e) Na superfície de  Júpiter  (g=24,8m/s2).......................f) Na superfície de Saturno (g=10,6m/s2)................    f) Na superfície de Saturno (g=10,6m/s2) .......................g) Na superfície de Urano (g=8,58m/s2) ...............      g) Na superfície de Urano (g=8,58m/s2) ........................h) Na superfície de netuno (g=12,3m/s2) .............       h) Na superfície de netuno (g=12,3m/s2) .......................i) Na superfície da Lua (g=1,6m/s2) ..................           i) Na superfície da Lua (g=1,6 m/s2) .............................








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