sexta-feira, 26 de junho de 2020

ATIVIDADE II - 2º Ano Ensino Médio PEI -Ciências SUAS TECNOLOGIAS e Matemática 2º Ano Ensino Médio PEI


ATIVIDADE -Ciências suas
Tecnologias e Matemática
2º Ano Ensino Médio PEI-

POSTAR A FOTO DE SUA
ATIVIDADE EM:
romeumontoromedio@gmail.com
NÃO ESQUEÇA 
NOME, NÚMERO E TURMA

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BIOLOGIA -2º Ano
 COPIAR E RESPONDER
NO CADERNO


INTERFASE

MITOSE – MANUTENÇÃO E
CRESCIMENTO

AS CÉLULAS DO NOSSO CORPO SÃO
CHAMADAS DE SOMÁTICAS,
ISTO É HOUVE UMA SOMA DOS GENES,
A METADE DOS CROMOSSOMOS 
QUE ESTÃO NO NÚCLEO DOS
ESPERMATOZOIDES DO PAI
(23 CROMOSSOMOS) COM A METADE
DOS CROMOSSOMOS  QUE ESTÃO
NO NÚCLEO DO ÓVULO DA MÃE
(23 CROMOSSOMOS) SE SOMAM
FORMAM 46 CROMOSSOMOS,
OU 23 PARES. SEMPRE METADE DA
MÃE COM METADE DO PAI.


MEIOSE – FORMAÇÃO DE ÓVULO E
ESPERMATOZOIDE
1-Explique com suas palavras
ESCREVENDO NO CADERNO E
ENVIANDO PARA O EMAIL
ATÉ 10/07:
Interfase
Mitose
Meiose


2-ORGANIZEM – SE EM GRUPOS
PARA
FAZER UM TRABALHO ONLINE,
sobre SÍNDROMES CROMOSSÔMICAS,
cada grupo escolhem
2 temas, é preciso que sejam
feitos TODOS os temas: 
  1. Síndrome de Edwards
  2. Síndrome de Down
  3. Síndrome de Patau
  4. Síndrome de Turner
  5. Síndrome de Kleinfelter
  6. Síndrome do Cromossomo X Frágil
Orientações: 
a)      O GRUPO NÃO IRÁ SE ENCONTRAR
PRESENCIALMENTE, SOMENTE POR VIA
ONLINE.
b)      PESQUISADORES, ORGANIZADORES,
REDATORES, APRESENTADORES.
c)       ALGUNS PESQUISAM E  MANDAM A
PESQUISA PAR UM ORGANIZADOR
d)      O ORGANIZADOR FAZ O RESUMO
E MANDA PARA O REDATOR
e)       O REDATOR FAZ A EDIÇÃO MONTANDO
O TRABALHO PARA SER APRESENTADO
f)        OS APRESENTADORES GRAVAM UM
VÍDEO EXPLICANDO ENVIAM POR WATTS
g)      O TRABALHO DEVE TER O PADRÃO ABNT
h)      EM SEU CONTEÚDO DEVE CONTER: 
CAPA, ÍNDICE, INTRODUÇÃO (diferença ente
doenças genética e síndrome hereditárias)
CONTEÚDO (as duas síndromes escolhidas),
CONCLUSÃO e BIBLIOGRAFIA. 
Datas das entregas :
Trabalho teórico até 20/07
Vídeo- até 25/07
Apresentação até 30/07
OBS. Está nota será para o 2ºbimentre.
Professora Greice

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MATEMÁTICA 






















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ORIENTAÇÃO 
AOS ESTUDOS 
MATEMÁTICA 



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QUÍMICA
EFETUAR AS ATIVIDADES DO
CADERNO DO ALUNO DAS
PÁGINAS 42, 43 e 44 -
Atividades 2 – Condutibilidade
dos materiais
PÁGINA 42; CADERNO DO
ALUNO 2C, 2D
Atividade 3 – História do Átomo
PÁGINA 42 E 43;
 EXERCÍCIOS  3ª,3B,3C,3D;
CADERNO DO ALUNO 
PAGINA 44 EXERCÍCIOS
4D,4E,4F,4G;
CADERNO DO ALUNO
ATIVIDADE 2 – CONDUTIBILIDADE
DOS MATERIAIS
2.A Assista ao Vídeo “
Condutibilidade dos materiais”,
disponível em: https
://www.youtube.com/watch?v=CNUAkUJZM1E.
Acesso em 16 dez. 19.
Preencha no seu caderno
a condutibilidade dos
materiais apresentados no vídeo,
explicando se
a lâmpada acende ou não, e porquê.


2.B Realizem UMA pesquisa sobre:
condutores, maus condutores e
isolantes de eletricidade -
conceito, características,
aplicações e exemplos do cotidiano. 


2.C Assistir ao Vídeo
“A história da eletricidade -
episódio 1 - A faísca”,
disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=rAqUvE97iCU.
Acesso em 16 dez. 19. 
Realizar a sistematização das
principais ideias
apresentadas no vídeo 


2.D Assistir ao Vídeo
“Condutores e Isolantes”,
disponível em:
https://pt.khanacademy.org/science/physics/electric-charge
-electric-force--and-voltage/charge-electric-force/v/conductors
-and-insulators. 
Responda as perguntas a seguir:
 a) Qual a diferença entre isolantes
e condutores?
 b) Dê exemplos de condutores
e isolantes.
c) O que é carga por indução?
 d) Para que serve o fio terra?
ATIVIDADE 3 – HISTÓRIA DO ÁTOMO
3.A Assista ao Vídeo “Tudo se T
ransforma,
História da Química,
História dos Modelos Atômicos”,
disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=58xkET9F7MY. 
Acesso em 16 dez. 19.
Pesquisar sobre o modelo atômico e
seu postulado
proposto por ele: Dalton, Thomson,
Rutherford e Bohr. 


3.B Assista ao Vídeo
“Teoria Atômica de Dalton -
Brasil Escola”, disponível em
: https://www.youtube.com/watch?v=bm-jco8pBTA. 
Sistematize as ideias apresentadas,
dando ênfase
aos postulados de Dalton.


3.C Observe a representação de átomos
a seguir e responda às perguntas: 
a)Quantos átomos temos no total? 
b) Quantas moléculas temos no total?
c) Quantas substâncias diferentes
há no sistema? 
d) Quantos elementos químicos
diferentes há
no sistema?


3.D Defina substância pura,
substância simples
e mistura, e dê exemplo de uma
representação
utilizando os modelos de Dalton.


3.E De acordo com os postulados de Dalton,
defina reação química e realize a
representação
da reação de combustão abaixo:
CH4(g) + 2 O2(g) → CO2(g) + 2 H2O(g)


3.F Assista ao Vídeo
“Modelo atômico de Rutherford”,
disponível em: 
https://youtu.be/HRmdkAAoZ5M.
Acesso em 16 dez. 19. 
Sistematizar as ideias, dando ênfase aos
postulados de Rutherford.


3.G Acesse o Simulador Phet
“Monte um Átomo”,
disponível em:
 http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/build-an-atom. 
Selecione o botão Construir Átomo.
Acrescente partículas de
nêutrons, elétrons e de prótons,
observando os
seguintes parâmetros: Elemento;
Carga resultante; Número de massa;
Instável ou estável.
Observação:
Ao acrescentar as partículas,
observe e analise as
diferenças apresentadas
em cada elemento
químico formado. 
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ATIVIDADE PRÁTICAS
EXPERIMENTAIS
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
E
GEOMETRIA
ASSISTA O DOCUMENTÁRIO A SEGUIR
E RESPONDA AS QUESTÕES
CONCLUSIVAS


a)Analise o vídeo e responda o que você pode concluir
o que é um fractal
b)Que objetos de seu cotidiano podem ser
considerados fractais.
c)Faça um pequeno desenho ilustrando
um fractal
d)Relacione os fractais com as disciplinas

estudadas em seu currículo escolar
e com a tecnologia. Explique.
Para destruir a capa de proteína do
vírus covid-19 e necessário romper a
capa de proteção do vírus
causando uma desnaturação, através
do álcool em gel,
água e sabão ou aumento de temperatura
nas esterilizações de materiais, fazendo

com que o vírus morra.
Como o fractal pode ser utilizado para
determinar a função da proteína?
Sugestão de documentário sobre tecnologia `
`GRAFENO``https://www.youtube.com/watch?v=E0z1DKKCJwY 


 TECNOLOGIA    
            
ATIVIDADE 1 –
ADAPTAÇÃO “MINHA COMUNIDADE”
CADERNO DO ALUNO PÁGINA 143  -
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 
Analisando o cenário atual no qual
estamos vivenciando,
em que o meio de
comunicação mais utilizado
pelo mundo é o virtual,
comente o que significa para você o
termo “Comunidade”.
A seguir elabore
uma tabela que distingue
a comunidade
presencial da comunidade digital.
Como apoio utilize o caderno do
aluno volume 2 do 2° Bimestre.
Analisando o cenário atual no qual
estamos vivenciando, em que o meio
de comunicação mais utilizado
pelo mundo é o virtual, comente o
que significa para você o termo
“Comunidade”.
A seguir elabore uma tabela que
distingue a comunidade presencial
da comunidade digital.
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FÍSICA

Calor como Energia 
Provavelmente você já viu em
 filmes ou em vídeos a
 produção de fogo  primitivo por
 meio do atrito de pedaços de madeira.
 Se você já levou aquele tombo de 
calça jeans, com certeza já teve 
o joelho queimado. Certamente, 
em dias frios, já esfregou uma 
mão na outra para se aquecer. 
E por que será que isso acontece?
 Como esse calor é possível? 
Veremos como o calor pode ser 
convertido em energia e nos 
beneficiar por meio de movimentos 
mecânicos. 

Baseando-se nas explanações 
apresentadas nas aulas do CMSP
resolva as questões abaixo, utilizando
 também como apoio seu livro didático e
 caderno do aluno 
Imagine-se em um dia ensolarado no
 qual você sai para ir ao trabalho e de 
repente ao retornar, a temperada
 diminui de vez. Você está no 
ponto do transporte público 
e começa a sentir muito frio.
 Neste momento, começa a 
esfregar uma mão na outra,
 com a intenção que possa se 
esquentar um pouco.
1- Quando esfregamos as mãos 
uma contra a outra elas esquentam
 por que isto acontece? 
2- Aumente a velocidade ao esfregar
 as mãos. O que você percebe
 na temperatura delas? 
3- Por que você acha que esse
 calor é gerado? 
4- Se não houvesse essa movimentação
 (atrito) entre as mãos, haveria o
 “surgimento” desse calor? 
5- Que tipo de transformação de
 energia é gerado no atrito? 

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