FISICA- PROFESSOR RONALDO
( vídeo de física professor Ronaldo 3 Regular e EJA )
Nome:
Série
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
01-
O que cada instrumento elétrico Voltímetro
e amperímetro mede na sequência:
02-
Como deve ser ligado no circuito o Amperímetro e
o Voltímetro na sequência:
03-
Os instrumentos de medidas elétricos não devem
interferir na medida, como isto acontece:
QUIMICA - PROFESSORA
MARIA DO CARMO
E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio |
Professora: Maria do Carmo
Nome:
_________________________________________________________ nº _____
Turma________
Atividade II do 2º
Bimestre
OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de
classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as
questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado
no retorno presencial.
PROCESSOS QUÍMICOS
AQUÁTICOS
Os componentes das águas afetam seu uso assim como os
poluentes agregados afetam suas características originais.
Dois tipos de reações ocorrem usualmente em águas naturais:
1)
Reações ácido-base
As concentrações dos íons inorgânicos
dissolvidos na água são devidas aos fenômenos ácido-base e de solubilidade
2)
Reações redox
Controlam
o teor de matéria orgânica dissolvida na água, dependendo principalmente
do nível de O2 dissolvido
A Química Ácido-Base
em Águas Naturais
Sistema CO2/Carbonato
- Explica porque o pH da água não é 7,0 (faixa entre 6,0 –
8,0)
Envolve diversas reações de equilíbrio
Relacionado com o
parâmetro de qualidade “alcalinidade” ( buscar definição) de :
Alcalinidade=
pH =
Processos que permitem a obtenção de produtos a partir da
água do mar
Os processos industriais que permitem a obtenção de produtos
a partir da água do mar também são chamados de processos de dessalinização. A
dessalinização consiste na retirada de sal da água do mar deixando-a doce, ou
seja, própria para o consumo humano.
Vamos conhecer alguns processos de dessalinização da água.
Os dois primeiros (osmose inversa e destilação multiestágios) são os mais
utilizados globalmente.
Osmose inversa ou
reversa
No processo de osmose inversa, há duas soluções salinas de
diferentes concentrações. Uma delas é mais “pura” e a outra é mais
“salgada”.
Então, é aplicada uma grande pressão no lado da solução mais
salina, revertendo a tendência natural. O que acontece nesse processo é que a
água da solução mais salina passa para o lado da água mais “pura”, enquanto os
íons de sais nela dissolvidos ficam retidos.
Destilação
multiestágios
Nesse processo, utiliza-se vapor a temperaturas bastante
elevadas para fazer com que a água do mar entre em ebulição. O processo é
conhecido como “destilação multiestágios” pois a água passa por inúmeras
células de ebulição-condensação para que, no final do processo, apresente um
alto grau de pureza.
Congelamento
Esse processo envolve o congelamento da água. Somente a água
pura pode ser congelada. Os sais não congelam junto. O congelamento da água é
repetido diversas vezes até que se obtenha água destilada. Apesar do processo
ser bastante eficiente e poder ser realizado em larga escala, o mesmo ainda
está sendo testado e melhorado em laboratórios, pois o custo em larga escala é
muito alto. Assim, os cientistas estão em busca de baratear o processo através
desses testes.
Destilação por forno
solar
Nesse processo, há um tanque com água salgada que abastece
um reservatório de evaporação através de uma válvula. O papel do forno solar é
aquecer esse evaporador de modo que a água evapore quase que instantaneamente
assim que chega no reservatório. Em seguida, o vapor vai para um trocador de
calor onde é condensado antes de cair no reservatório de saída já em forma de
água potável sem o sal e outras impurezas. Esse processo pode produzir cerca de
20 litros de água potável por dia.
Questão
01. Água é um recurso natural que, apesar de
renovável, tem apresentado diminuição de oferta devido a uma crescente demanda.
Considerando que 97% da água do mundo é salgada, novas usinas de dessalinização
mais baratas poderiam expandir a oferta de água doce para os centros
populacionais costeiros. Os esquemas a seguir mostram duas maneiras de se
retirar o sal da água.
Os esquemas apresentados nas figuras 1 e 2 representam,
respectivamente, processos de dessalinização conhecidos como:
a) filtração e osmose reversa.
b) destilação e decantação.
c) decantação e evaporação.
d) filtração e decantação.
e) destilação e osmose reversa.
HISTORIA -
PROFESSORA- AYLLA -3TA, 3TB
MIGRAÇÃO NO BRASIL: QUEM VEM PARA O NOSSO PAÍS?
É importante entender mais sobre essa questão,
principalmente em um momento que uma onda nacionalista toma conta do
mundo e torna a xenofobia cada
vez mais comum.
Texto 1: Migração no
Brasil: a imigração haitiana
No início do século
XXI, o Haiti passava por uma crise política grave que levou a ONU a
iniciar uma Missão de Paz no país, entretanto a situação social se
agravou com o terremoto de 2010.
A tragédia causou mais
de 200 mil mortes e fez com que uma significativa parcela da população
decidisse deixar o país.
Muitos desses novos
imigrantes buscaram o Brasil como destino, já que a presença de tropas
militares brasileiras atuantes na Missão de Paz do Haiti e atos simbólicos
– como o discurso realizado pelo ex-presidente Lula afirmando que o
povo haitiano seria bem-vindo no Brasil – pintaram nosso país como uma boa
opção para buscar uma vida melhor.
Durante o fluxo
migratório vindo do Haiti, o Chile e a Argentina também foram destinos
objetivados.
Entretanto, como
aponta uma pesquisa da OIM e do Instituto de Políticas Públicas em
Direitos Humanos (IPPDH), o Brasil
foi o país sul-americano que mais recebeu esses imigrantes.
Até o fim de
2016, 67 mil autorizações de
residência foram emitidas para haitianos.
Texto 2: A Crise na
Venezuela
A Venezuela tem
passado por uma grave crise política social, e econômica, gerando problemas
humanitários vivenciados por sua população. Segundo relatório da Organização
dos Estados Americanos (OEA – 2019), em 2018 cerca de 5.000 venezuelanos
abandonaram o país por dia, por conta de problemas de “escassez de alimentos e
medicamentos, hiperinflação, violência generalizada, colapso econômico [...] e
da violação em massa e sistemática dos Direitos Humanos”.
Nesse mesmo ano, “3,4
milhões de venezuelanos, aproximadamente mais de 10% da sua população, fugiram
para diferentes destinos da América Latina e Caribe”. O relatório ainda faz uma
previsão para o final do ano de 2019, no qual o total de migrantes e refugiados
ultrapassam os 5 milhões de pessoas, número que se aproxima ao fluxo de
refugiados dos conflitos armados nos países da Síria e do Afeganistão, em 2015.
Dentre os principais
países que receberam esses imigrantes e refugiados, estão a Colômbia (1,2
milhões de venezuelanos), o Peru (700.000), o Chile (265.800), o Equador
(250.000), a Argentina (130.000) e o Brasil (100.000 pessoas).
A crise vivenciada
pela Venezuela tem se agravado desde 2013.
No mundo contemporâneo, vivemos múltiplas mudanças de ordem
econômica, política e social. Diante dessa dinâmica, surgem diferentes
problematizações que nos fazem refletir sobre questões relacionadas aos Direitos Humanos e à sustentabilidade.
PARA REFLETIR: POR QUE O BRASIL ATRAI TANTOS ESTRANGEIROS?
Descreva como os fluxos migratórios internos e externos
buscam e como encontram a disponibilidade de direitos básicos, tais como:
emprego, saúde, moradia, segurança e educação entre outros. Qual a sua opinião
a esse respeito?
EXPECTATIVA X REALIDADE
EMPREGO:
Expectativa: .................................................................................................................................
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Realidade:
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SAÚDE:
Expectativa:
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Realidade: ....................................................................................................................................
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MORADIA:
Expectativa:
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Realidade:
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EDUCAÇÃO:
Expectativa: .................................................................................................................................
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Realidade:
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SEGURANÇA:
Expectativa:
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Realidade: ....................................................................................................................................
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PRECONCEITO:
Expectativa: .................................................................................................................................
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Realidade:
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ATIVIDADES
DE PORTUGUÊS
Professora: Rosilene
Professor :
Maurício Telis
1)
Classifique as palavras derivadas de : " Prefixal, sufixal,
parassintética " , separando os radicais, das palavras abaixo :
A) engordar.
B) emagrecer.
C) felizmente.
D) infeliz.
E) anoitecer.
2 ) Classifique as palavras sublinhadas em : ( Aposto ou vocativo ).
A) Maria , aluna
do 3TD, foi promovida .
B ) OI
filho! parabéns !
C)
nossa! como chove !
D) ontem, 2ª
feira,passei o dia todo com dor de cabeça.
3) Classifique
as orações subordinadas adverbiais abaixo :
A ) Se nao chover , irei a festa.
B) As ruas
ficaram alagadas porque a chuva
foi muito forte.
C ) É feio que
doi.
D ) Faça todas
as atividades para que você
aprenda a matéria.
E) A medida que o tempo urge, mais experientes
ficamos.
4) Classifique
AS FIGURAS DE LINGUAGEM ABAIXO :
A) Adoro ler Machado
de Assis.
B)
O dente da engrenagem quebrou.
C) O livro sagrado é conhecido mundialmente.
D) Pedro ganhou rios de dinheiro.
5 ) Faça uma redação dissertativa com o
tema:
" Como
ficará o mundo após o Coronavírus ? "
" OBS
" Colocar título.
( Média de 15 linhas ).
"Boa sorte ! "
FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN
Atividade Filosofia Romeu Montoro – Modalidade EJA
Mediante a pandemia que atinge o mundo no ano de 2020, as
oportunidades para a melhoria de vida diminuíram consideravelmente não só no
Brasil, mas também em todos os países do globo. Podemos citar os Estados
Unidos, que, somente no mês de abril teve uma perda de 20 milhões de postos de
trabalho, tal índice não era tão alto desde a II Guerra Mundial. O resultado é
que 33 milhões de estadunidense pediram acesso ao seguro desemprego. No mundo,
a ONU estipula que até 130 milhões de pessoas podem ficar sem comer até fim do
ano.
Em nosso país, a crise sanitária que se desdobra em direção
à economia atingindo a sociedade já foi responsável pela perda de 1,1 milhão de
postos de trabalho, somente nos meses de março e abril, o pior resultado em
vinte e nove anos. O jeito que isso ressoa na sociedade é cruel, pessoas
qualificadas tecnicamente aceitam salários mais baixos e àquelas sem tanta
qualificação acabam alongando a fila do desemprego. Sendo mais preciso, hoje
1°semestre de 2020, mais da metade da população brasileira, 104 milhões de
pessoas, sobrevivem com somente 413 reais por mês.
Além de tal cenário, pressionado pelas camadas populares, o congresso
nacional cria o PL 1185 estabelecendo a renda básica emergencial que garante
uma renda mínima de R$ 600, durante três meses, a pessoas que se encontram
desempregadas ou na informalidade. No fim do mês de junho, diversas propostas
diferentes serão encaminhadas para acordo na câmara e no senado federal visando
prolongar o benefício, através de Projetos de Lei.
Destacamos aqui algumas das propostas:
A) O Executivo federal, representado pelo presidente e seus
ministros, almeja mais três parcelas de valor decrescente (500 no próximo mês,
400 no mês subsequente e 300 reais no último mês).
B) O presidente da câmara dos deputados defende que não haja
tal redução, e que os 600 reais se estendam pelos próximos três meses.
C) O bloco de parlamentares da “oposição” defende que os 600
reais perdurem até o fim do ano enquanto vigorasse o estado de calamidade
pública.
D) Há outros parlamentares que defendem um auxílio
permanente que seja irrevogável.
O valor base não seria R$ 600, mas sim, 50% do salário
mínimo para cada pessoa adulta (extensível a mães adolescentes). O benefício se
estenderia em 25% do salário mínimo por cada dependente legal. Chefes de famílias
monoparentais receberiam um salário mínimo, sendo o limite do benefício de três
salários mínimos.
Economistas e grupos mais conservadores acreditam que tais
benefícios poderiam fazer a ambição das pessoas diminuir devido ao
assistencialismo. Já outros grupos políticos acreditam que a prorrogação do
auxílio deve ser uma obrigação do Estado para amenizar as enormes diferenças
sociais brasileiras. No que se refere ao auxílio emergencial, qual das
propostas apresentadas poderiam auxiliar mais a população? Acredita ser
possível um auxílio permanente de Renda Básica Universal para os desempregados
ou informais, ou o governo jamais faria isso, dada sua posição conservadora no
que se refere a gastos sociais?
BIOLOGIA - PROFESSORA
LUCIMARA
Biologia dos animais
Reprodução e
desenvolvimento
Graças à reprodução, a perpetuação da vida é possível, desde
o seu surgimento. A forma de reprodução que se desenvolveu mais cedo foi a
assexuada, processo este em que um único indivíduo é capaz de dar origem a
outros, com o mesmo genótipo. A divisão binária, esporulação, brotamento e
estaquia são alguns exemplos.
A reprodução sexuada tem como princípio a formação do
embrião a partir da união de gametas masculino e feminino, dando origem a
indivíduos semelhantes aos pais, mas não idênticos, como na reprodução
assexuada. Por tal motivo, ela é muito importante no que se diz respeito à
variabilidade genética.
Quanto aos ciclos de vida, temos três:
- Ciclo haplobionte
diplonte: a partir da união de gametas, o zigoto é formado. Este, por
sucessivas mitoses, dá origem a um indivíduo diploide. Através de meioses, há a
formação de gametas, que permitirá com que o indivíduo continue o ciclo. Ex.:
animais.
- Ciclo haplobionte
haplonte: os adultos são haploides e, por mitose, produzem gametas. A união
de gametas forma um zigoto diploide, mas que se divide por meiose, dando origem
a indivíduos haploides. Ex.: fungos e alguns protozoários e algas.
- Ciclo diplobionte:
há alternância de gerações entre indivíduos haploides e diploides. Ex.:
plantas, algumas algas e cnidários.
No que se diz respeito ao desenvolvimento do embrião dos
animais, eles podem ser:
- Ovulíparos: a
fecundação ocorre em ambiente externo. Ex.: algumas espécies de peixes e
anfíbios.
- Ovíparos: a
fecundação é interna, havendo a formação de ovos. Ex.: algumas serpentes,
ornitorrinco, etc.
- Ovovíparos: o
embrião se desenvolve dentro do ovo, que fica retido no oviduto da fêmea. Ex.:
tubarão, algumas cobras, etc.
- Vivíparos: o
embrião se encontra alojado na placenta, e absorve nutrientes e oxigênio
diretamente do sangue materno. Ex.: ser humano, cachorro, etc.
Aula 01:
Leia o texto com bastante atenção
Responda: Na figura abaixo existem duas células, escreva o
nome de cada uma delas.
União do gameta masculino com o feminino: evento típico da
reprodução sexuada.
1-__________________________
2___________________________
Aula 02:
Responda as questões abaixo:
1- Qual é a finalidade da reprodução?
2- Explique a reprodução sexuada.
3- Explique a reprodução assexuada.
4- Indique as diferenças existentes entre a reprodução
assexuada e a sexuada.
Aula 03:
Desenhe ou cole exemplos dos seres vivos citados.
1- Ovulíparos
2-Ovíparos
3- - Ovovíparos
4- Vivíparos
Aula 04:
Responda com base no texto:
1- Explique o Ciclo diplobionte.
2- Explique o ciclo haplobionte haplonte
3- Explique o ciclo
haplobionte diplonte.
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