domingo, 28 de junho de 2020

ATIVIDADES DA 2ª QUINZENA DE JUNHO 3TA,3TB, 3TC


FISICA- PROFESSOR RONALDO


( vídeo de física professor Ronaldo 3 Regular e EJA )



Nome:                                                                                          Série

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

01-   O que cada instrumento elétrico Voltímetro e  amperímetro mede na sequência:




02-   Como deve ser ligado no circuito o Amperímetro e o Voltímetro na sequência:






03-   Os instrumentos de medidas elétricos não devem interferir na medida, como  isto acontece:
 
QUIMICA -  PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo
Nome: _________________________________________________________ nº _____ Turma________
Atividade II do 2º Bimestre
OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

Vídeo Dessalinização da Água https://youtu.be/bHq8tB4HrV0

Vídeo Dessalinização de Água - Legendado Português  https://youtu.be/W9VccMEkcmE

PROCESSOS QUÍMICOS AQUÁTICOS
Os componentes das águas afetam seu uso assim como os poluentes agregados afetam suas características originais.
Dois tipos de reações ocorrem usualmente em águas naturais:
1)      Reações ácido-base

 As concentrações dos íons inorgânicos dissolvidos na água são devidas aos fenômenos ácido-base e de solubilidade
2)      Reações redox

Controlam o teor de matéria orgânica dissolvida na água, dependendo principalmente do nível de O2 dissolvido


A Química Ácido-Base em Águas Naturais
Sistema CO2/Carbonato
- Explica porque o pH da água não é 7,0 (faixa entre 6,0 – 8,0)
Envolve diversas reações de equilíbrio

 Relacionado com o parâmetro de qualidade “alcalinidade” ( buscar definição) de :
Alcalinidade=
pH =
Processos que permitem a obtenção de produtos a partir da água do mar

Os processos industriais que permitem a obtenção de produtos a partir da água do mar também são chamados de processos de dessalinização. A dessalinização consiste na retirada de sal da água do mar deixando-a doce, ou seja, própria para o consumo humano.

Vamos conhecer alguns processos de dessalinização da água. Os dois primeiros (osmose inversa e destilação multiestágios) são os mais utilizados globalmente.  


Osmose inversa ou reversa
No processo de osmose inversa, há duas soluções salinas de diferentes concentrações. Uma delas é mais “pura” e a outra é mais “salgada”. 

Então, é aplicada uma grande pressão no lado da solução mais salina, revertendo a tendência natural. O que acontece nesse processo é que a água da solução mais salina passa para o lado da água mais “pura”, enquanto os íons de sais nela dissolvidos ficam retidos. 




Destilação multiestágios 
Nesse processo, utiliza-se vapor a temperaturas bastante elevadas para fazer com que a água do mar entre em ebulição. O processo é conhecido como “destilação multiestágios” pois a água passa por inúmeras células de ebulição-condensação para que, no final do processo, apresente um alto grau de pureza.

Congelamento

Esse processo envolve o congelamento da água. Somente a água pura pode ser congelada. Os sais não congelam junto. O congelamento da água é repetido diversas vezes até que se obtenha água destilada. Apesar do processo ser bastante eficiente e poder ser realizado em larga escala, o mesmo ainda está sendo testado e melhorado em laboratórios, pois o custo em larga escala é muito alto. Assim, os cientistas estão em busca de baratear o processo através desses testes.  


Destilação por forno solar

Nesse processo, há um tanque com água salgada que abastece um reservatório de evaporação através de uma válvula. O papel do forno solar é aquecer esse evaporador de modo que a água evapore quase que instantaneamente assim que chega no reservatório. Em seguida, o vapor vai para um trocador de calor onde é condensado antes de cair no reservatório de saída já em forma de água potável sem o sal e outras impurezas. Esse processo pode produzir cerca de 20 litros de água potável por dia.


Questão

01.   Água é um recurso natural que, apesar de renovável, tem apresentado diminuição de oferta devido a uma crescente demanda. Considerando que 97% da água do mundo é salgada, novas usinas de dessalinização mais baratas poderiam expandir a oferta de água doce para os centros populacionais costeiros. Os esquemas a seguir mostram duas maneiras de se retirar o sal da água.    

Os esquemas apresentados nas figuras 1 e 2 representam, respectivamente, processos de dessalinização conhecidos como:
a) filtração e osmose reversa. 
b) destilação e decantação. 
c) decantação e evaporação.
d) filtração e decantação. 
e) destilação e osmose reversa.



HISTORIA -  PROFESSORA- AYLLA  -3TA, 3TB


MIGRAÇÃO NO BRASIL: QUEM VEM PARA O NOSSO PAÍS?

É importante entender mais sobre essa questão, principalmente em um momento que uma onda nacionalista toma conta do mundo e torna a xenofobia cada vez mais comum. 

Texto 1: Migração no Brasil: a imigração haitiana

No início do século XXI, o Haiti passava por uma crise política grave que levou a ONU a iniciar uma Missão de Paz no país, entretanto a situação social se agravou com o terremoto de 2010.
A tragédia causou mais de 200 mil mortes e fez com que uma significativa parcela da população decidisse deixar o país.
Muitos desses novos imigrantes buscaram o Brasil como destino, já que a presença de tropas militares brasileiras atuantes na Missão de Paz do Haiti e atos simbólicos – como o discurso realizado pelo ex-presidente Lula afirmando que o povo haitiano seria bem-vindo no Brasil – pintaram nosso país como uma boa opção para buscar uma vida melhor.
Durante o fluxo migratório vindo do Haiti, o Chile e a Argentina também foram destinos objetivados.
Entretanto, como aponta uma pesquisa da OIM e do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDH), o Brasil foi o país sul-americano que mais recebeu esses imigrantes.
Até o fim de 2016, 67 mil autorizações de residência foram emitidas para haitianos.

Texto 2: A Crise na Venezuela

A Venezuela tem passado por uma grave crise política social, e econômica, gerando problemas humanitários vivenciados por sua população. Segundo relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA – 2019), em 2018 cerca de 5.000 venezuelanos abandonaram o país por dia, por conta de problemas de “escassez de alimentos e medicamentos, hiperinflação, violência generalizada, colapso econômico [...] e da violação em massa e sistemática dos Direitos Humanos”.
Nesse mesmo ano, “3,4 milhões de venezuelanos, aproximadamente mais de 10% da sua população, fugiram para diferentes destinos da América Latina e Caribe”. O relatório ainda faz uma previsão para o final do ano de 2019, no qual o total de migrantes e refugiados ultrapassam os 5 milhões de pessoas, número que se aproxima ao fluxo de refugiados dos conflitos armados nos países da Síria e do Afeganistão, em 2015.
Dentre os principais países que receberam esses imigrantes e refugiados, estão a Colômbia (1,2 milhões de venezuelanos), o Peru (700.000), o Chile (265.800), o Equador (250.000), a Argentina (130.000) e o Brasil (100.000 pessoas).
A crise vivenciada pela Venezuela tem se agravado desde 2013.

No mundo contemporâneo, vivemos múltiplas mudanças de ordem econômica, política e social. Diante dessa dinâmica, surgem diferentes problematizações que nos fazem refletir sobre questões relacionadas aos Direitos Humanos e à sustentabilidade.


PARA REFLETIR: POR QUE O BRASIL ATRAI TANTOS ESTRANGEIROS?

Descreva como os fluxos migratórios internos e externos buscam e como encontram a disponibilidade de direitos básicos, tais como: emprego, saúde, moradia, segurança e educação entre outros. Qual a sua opinião a esse respeito?

EXPECTATIVA X REALIDADE
EMPREGO:

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Realidade: ....................................................................................................................................
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SAÚDE:

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Realidade: ....................................................................................................................................
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MORADIA:

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Realidade: ....................................................................................................................................
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EDUCAÇÃO:

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Realidade: ....................................................................................................................................
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SEGURANÇA:

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Realidade: ....................................................................................................................................
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PRECONCEITO:

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Realidade: ....................................................................................................................................
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ATIVIDADES DE PORTUGUÊS 

Professora: Rosilene
Professor : Maurício Telis


1) Classifique  as  palavras derivadas   de : " Prefixal, sufixal, parassintética " , separando os radicais, das palavras abaixo :
A) engordar.

B) emagrecer.

C) felizmente.

D) infeliz.

E) anoitecer.

2 )  Classifique as palavras sublinhadas em :   ( Aposto ou vocativo  ).
A) Maria , aluna do 3TD, foi promovida .
B ) OI filho!  parabéns !
C)  nossa!  como chove !
D) ontem, 2ª feira,passei o dia todo com dor de cabeça.

3) Classifique as orações subordinadas adverbiais abaixo :
A )    Se nao chover  , irei a festa.

B) As ruas ficaram alagadas porque a chuva  foi muito forte.

C ) É feio que doi.

D ) Faça todas as atividades  para que você aprenda a matéria.

E) A medida  que o tempo urge, mais experientes ficamos.


4) Classifique AS FIGURAS DE LINGUAGEM ABAIXO :

A) Adoro ler Machado de Assis.

B)  O dente da engrenagem quebrou.

C)  O livro sagrado  é conhecido mundialmente.

D)  Pedro ganhou rios de dinheiro.

5 ) Faça uma redação dissertativa com o tema:

"  Como   ficará o mundo após o Coronavírus ? "

" OBS "  Colocar título.
 ( Média de 15 linhas ).

 "Boa sorte ! "



FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN



Atividade Filosofia Romeu Montoro – Modalidade EJA
Mediante a pandemia que atinge o mundo no ano de 2020, as oportunidades para a melhoria de vida diminuíram consideravelmente não só no Brasil, mas também em todos os países do globo. Podemos citar os Estados Unidos, que, somente no mês de abril teve uma perda de 20 milhões de postos de trabalho, tal índice não era tão alto desde a II Guerra Mundial. O resultado é que 33 milhões de estadunidense pediram acesso ao seguro desemprego. No mundo, a ONU estipula que até 130 milhões de pessoas podem ficar sem comer até fim do ano.
Em nosso país, a crise sanitária que se desdobra em direção à economia atingindo a sociedade já foi responsável pela perda de 1,1 milhão de postos de trabalho, somente nos meses de março e abril, o pior resultado em vinte e nove anos. O jeito que isso ressoa na sociedade é cruel, pessoas qualificadas tecnicamente aceitam salários mais baixos e àquelas sem tanta qualificação acabam alongando a fila do desemprego. Sendo mais preciso, hoje 1°semestre de 2020, mais da metade da população brasileira, 104 milhões de pessoas, sobrevivem com somente 413 reais por mês.
Além de tal cenário, pressionado pelas camadas populares, o congresso nacional cria o PL 1185 estabelecendo a renda básica emergencial que garante uma renda mínima de R$ 600, durante três meses, a pessoas que se encontram desempregadas ou na informalidade. No fim do mês de junho, diversas propostas diferentes serão encaminhadas para acordo na câmara e no senado federal visando prolongar o benefício, através de Projetos de Lei.
Destacamos aqui algumas das propostas:
A) O Executivo federal, representado pelo presidente e seus ministros, almeja mais três parcelas de valor decrescente (500 no próximo mês, 400 no mês subsequente e 300 reais no último mês).  
B) O presidente da câmara dos deputados defende que não haja tal redução, e que os 600 reais se estendam pelos próximos três meses.
C) O bloco de parlamentares da “oposição” defende que os 600 reais perdurem até o fim do ano enquanto vigorasse o estado de calamidade pública.
D) Há outros parlamentares que defendem um auxílio permanente que seja irrevogável.
O valor base não seria R$ 600, mas sim, 50% do salário mínimo para cada pessoa adulta (extensível a mães adolescentes). O benefício se estenderia em 25% do salário mínimo por cada dependente legal. Chefes de famílias monoparentais receberiam um salário mínimo, sendo o limite do benefício de três salários mínimos.
Economistas e grupos mais conservadores acreditam que tais benefícios poderiam fazer a ambição das pessoas diminuir devido ao assistencialismo. Já outros grupos políticos acreditam que a prorrogação do auxílio deve ser uma obrigação do Estado para amenizar as enormes diferenças sociais brasileiras. No que se refere ao auxílio emergencial, qual das propostas apresentadas poderiam auxiliar mais a população? Acredita ser possível um auxílio permanente de Renda Básica Universal para os desempregados ou informais, ou o governo jamais faria isso, dada sua posição conservadora no que se refere a gastos sociais?


BIOLOGIA -  PROFESSORA LUCIMARA

Biologia dos animais
Reprodução e desenvolvimento

Graças à reprodução, a perpetuação da vida é possível, desde o seu surgimento. A forma de reprodução que se desenvolveu mais cedo foi a assexuada, processo este em que um único indivíduo é capaz de dar origem a outros, com o mesmo genótipo. A divisão binária, esporulação, brotamento e estaquia são alguns exemplos.
A reprodução sexuada tem como princípio a formação do embrião a partir da união de gametas masculino e feminino, dando origem a indivíduos semelhantes aos pais, mas não idênticos, como na reprodução assexuada. Por tal motivo, ela é muito importante no que se diz respeito à variabilidade genética.
Quanto aos ciclos de vida, temos três:
- Ciclo haplobionte diplonte: a partir da união de gametas, o zigoto é formado. Este, por sucessivas mitoses, dá origem a um indivíduo diploide. Através de meioses, há a formação de gametas, que permitirá com que o indivíduo continue o ciclo. Ex.: animais.




- Ciclo haplobionte haplonte: os adultos são haploides e, por mitose, produzem gametas. A união de gametas forma um zigoto diploide, mas que se divide por meiose, dando origem a indivíduos haploides. Ex.: fungos e alguns protozoários e algas.



- Ciclo diplobionte: há alternância de gerações entre indivíduos haploides e diploides. Ex.: plantas, algumas algas e cnidários.


No que se diz respeito ao desenvolvimento do embrião dos animais, eles podem ser:
- Ovulíparos: a fecundação ocorre em ambiente externo. Ex.: algumas espécies de peixes e anfíbios.
- Ovíparos: a fecundação é interna, havendo a formação de ovos. Ex.: algumas serpentes, ornitorrinco, etc.
- Ovovíparos: o embrião se desenvolve dentro do ovo, que fica retido no oviduto da fêmea. Ex.: tubarão, algumas cobras, etc.
- Vivíparos: o embrião se encontra alojado na placenta, e absorve nutrientes e oxigênio diretamente do sangue materno. Ex.: ser humano, cachorro, etc.

Aula 01:
Leia o texto com bastante atenção
Responda: Na figura abaixo existem duas células, escreva o nome de cada uma delas.
União do gameta masculino com o feminino: evento típico da reprodução sexuada.
1-__________________________
2___________________________

Aula 02:
Responda as questões abaixo:
1- Qual é a finalidade da reprodução?
2- Explique a reprodução sexuada.
3- Explique a reprodução assexuada.
4- Indique as diferenças existentes entre a reprodução assexuada e a sexuada.

Aula 03:
Desenhe ou cole exemplos dos seres vivos citados.
1- Ovulíparos

2-Ovíparos
3- - Ovovíparos

4- Vivíparos

Aula 04:
Responda com base no texto:
1- Explique o Ciclo diplobionte.
2- Explique o ciclo haplobionte haplonte
3- Explique o ciclo  haplobionte diplonte.



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