sexta-feira, 12 de junho de 2020

LINGUAGENS: ENSINO MÉDIO 3º ANO PEI

IMPORTANTE: AO ENVIAR SUAS ATIVIDADES, NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR SEU NOME, NUMERO E SÉRIE! ;)

É COM MUITO CARINHO QUE INICIAMOS O 2º BIMESTRE!
AQUI ESTÃO AS ATIVIDADES DO 3ºA.

ARTES (Professor Sergio)


 1 - Analisar a imagem e registrar no caderno as perguntas com respostas.


 
 Bem pessoal, vamos cuidar da saude, tudo vai passar bem, temos enem 2020, vamos então fazer um teste, responda abaixo
Questão do enem, filme Ela dança eu danço.

 O rap, palavra formada pelas iniciais de rhythm and poetry(ritmo e poesia), junto com as linguagens da dança (o break dancing) e das artes plásticas (o grafite), seria difundido, para além dos guetos, com o nome de cultura hip hop.O break dancing
surge como uma dança de rua. O grafite nasce de assinaturas inscritas pelos jovens com sprays nos muros, trens e estações de metrô de Nova York. As linguagens do rap , do break dancing e do grafite se tornaram os pilares da cultura hip hop.
DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na
socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG. 2005 (adaptado).
Entre as manifestações da cultura hip hop apontadas no texto, o break se caracteriza como um tipo de dança que representa aspectos contemporâneos por meio de movimentos
a) retilíneos, como crítica aos indivíduos alienados.
b) improvisados, como expressão da dinâmica da vida urbana.
c) suaves, como sinônimo da rotina dos espaços públicos.
d) ritmados pela sola dos sapatos, como símbolo de protesto.
e) cadenciados, como contestação às rápidas mudanças culturais.
Resolução


Atividade 2: leitura, entendimento, por favor registra as perguntas e respostas no caderno.

1.      O que é uma dança,  quais os tipos?
2.      Qual musica e dança você gosta?
3.      Pesquise e envie uma foto pequena de um estilo de dança.
4.      O que e preciso para dançar?
5.      E possível dançar sem movimento nas pernas?
6.      Quem é kitty lunn? Homem ou mulher?
7.       Quem são os rodas dançantes?
8.      Ficou curioso? Isso é possível? Agora pesquise 3 imagens do grupo de rodas dançantes?
9.      Um resumo de 5 imagens pequenas 5x5 cm do roteiro da  vida de kitty lunn

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS (Professora Carla)


 ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS 3º ANO ENSINO MÉDIO
Habilidade: MP06 - Inferir informação implícita em um texto (HQ, letra de música, poema, trecho de romance, resenha, argumentativo).
Habilidade: MP10 - Relacionar textos literários e o momento de sua produção, considerando os contextos histórico, social e/ou político.
Habilidade: MP01 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.

Link para ajudar nas questões 1 e 2:

Questão 1
Apóstrofe à carne
Quando eu pego nas carnes do meu rosto,
Pressinto o fim da orgânica batalha:
– Olhos que o húmus necrófago estraçalha,
Diafragmas, decompondo-se, ao sol-posto.
E o Homem – negro e heteróclito composto,
Onde a alva flama psíquica trabalha,
Desagrega-se e deixa na mortalha
O tacto, a vista, o ouvido, o olfato e o gosto!
Carne, feixe de mônadas bastardas,
Conquanto em flâmeo fogo efêmero ardas,
A dardejar relampejantes brilhos,
Dói-me ver, muito embora a alma te acenda,
Em tua podridão a herança horrenda,
Que eu tenho de deixar para os meus filhos!
(Augusto dos Anjos)
No soneto de Augusto dos Anjos, é evidente
(A) a visão pessimista de um “eu” cindido, que desiste de conhecer-se, pelo
medo de constatar o já sabido de sua condição humana transitória.
(B) o transcendentalismo, uma vez que o “eu” desintegrado objetiva alçar
voos e romper com um projeto de vida marcado pelo pessimismo e pela tortura
existencial.
(C) a recorrência a ideias deterministas que impulsionam o “eu” a superar
seus conflitos, rompendo um ciclo que naturalmente lhe é imposto.
(D) a vontade de se conhecer e mudar o mundo em que se vive, o que só
pode ser alcançado quando se abandona a desintegração psíquica e se parte
para o equilíbrio do “eu”.
(E) o uso de conceitos advindos do cientificismo do século XIX, por meio
dos quais o poeta mergulha no “eu”, buscando assim explorar seu ser biológico
e metafísico.

Questão 2:
(PUC-SP)
"Iria morrer, quem sabe naquela noite mesmo? E que tinha ele feito de sua vida? nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito bem, no intuito de contribuir para a sua felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o condenava? matando-o. E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara – todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara.

Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois se fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não. Lembrou-se das suas causas de tupi, do folclore, das suas tentativas agrícolas... Restava disto tudo em sua alma uma sofisticação? Nenhuma! Nenhuma!"

(Lima Barreto)

As obras do autor desse trecho integram o período literário chamado Pré-Modernismo. Tal designação para este período se justifica, porque ele:

a) desenvolve temas do nacionalismo e se liga às vanguardas europeias.
b) engloba toda a produção literária que se fez antes do Modernismo.
c) antecipa temática e formalmente as manifestações modernistas.
d) se preocupa com o estudo das raças e das culturas formadoras do nordestino brasileiro.
e) prepara pela irreverência de sua linguagem as conquistas estilísticas do Modernismo.

Questão 3:
(UFMG)
A revolução digital
Texto e papel. Parceiros de uma história de êxitos. Pareciam feitos um para o outro.
Disse “pareciam”, assim, com o verbo no passado, e já me explico: estão em processo de separação.
Secular, a união não ruirá do dia para a noite. Mas o divórcio virá, certo como o pôr-do-sol a cada fim de tarde.
O texto mantinha com o papel uma relação de dependência. A perpetuação da escrita parecia condicionada à produção de celulose.
Súbito, a palavra descobriu um novo meio de propagação: o cristal líquido. Saem as árvores. Entram as nuvens de elétrons.
A mudança conduz a veredas ainda inexploradas. De concreto há apenas a impressão de que, longe de enfraquecer, a ebulição digital tonifica a escrita.
E isso é bom. Quando nos chega por um ouvido, a palavra costuma sair por outro. Vazando-nos pelos olhos, o texto inunda de imagens a alma.
Em outras palavras: falada, a palavra perde-se nos desvãos da memória; impressa, desperta o cérebro, produzindo uma circulação de ideias que gera novos textos.
A Internet é, por assim dizer, um livro interativo. Plugados à rede, somos autores e leitores. Podemos visitar as páginas de um clássico da literatura. Ou simplesmente arriscar textos próprios.
Otto Lara Resende costumava dizer que as pessoas haviam perdido o gosto pela troca de correspondências. Antes de morrer, brindou-me com dois telefonemas. Em um deles prometeu: “Mando-te uma carta qualquer dia desses”.
Não sei se teve tempo de render-se ao computador. Creio que não. Mas, vivo, Otto estaria surpreso com a popularização crescente do correio eletrônico.
O papel começa a experimentar o mesmo martírio imposto à pedra quando da descoberta do papiro. A era digital está revolucionando o uso do texto. Estamos virando uma página. Ou, por outra, estamos pressionando a tecla “enter”.
SOUZA, Josias de. A revolução digital. Folha de São Paulo, São Paulo, 6 de maio de 1996. Caderno Brasil, p. 2.
Com base na leitura feita, é correto afirmar que o objetivo do texto é:
a) defender a parceria entre o papel e o texto como uma história de êxitos.
b) discutir as implicações da era digital no uso da escrita.
c) descrever as vantagens e as desvantagens da internet na atualidade.
d) narrar a história do papel e do texto desde a antiguidade.


LINGUA PORTUGUESA (Professora Carla)

CADERNO DO ALUNO 3º ANO – 2º BIMESTRE
PÁGINA 103: LEITURA DO POEMA
PÁGINA 104: EXERCÍCIO 2 (a, b, d, e) e pesquisa solicitada no quadro azul.
PÁGINA 106: LEITURA DO POEMA
PÁGINA 107: EXERCÍCIO 2 (a, b, c, d)
PÁGINA 112: JOGO CAÇA - PALAVRAS



INGLÊS (Professora Carla)

Text 1
“I have a dream that my four little children will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin but by the content of their character... I have a dream”
                                                           Marthin Luther King
Text II



Floyd died last week while being arrested in Minneapolis. Derek Chauvin, a then-police officer seen kneeling on Floyd's neck for nearly nine minutes, has been charged with third-degree murder and second-degree manslaughter in Floyd's death.


The mother of George Floyd's 6-year-old daughter is calling for justice over his death.
"I want justice for him because he was good, no matter what anybody thinks," Roxie Washington told reporters at a press conference in Minneapolis on Tuesday.
"He was good and this is the proof that he was a good man," she added, pointing at their daughter Gianna.
In an Instagram post from former NBA player Stephen Jackson, who was close friends with Floyd, Gianna says: "My daddy changed the world. ... Daddy changed the world."

    1-Marque a alternativa correta.

The discourse of Marthin Luther King was realized in 1957. And their speech reveals

a)    The wish that afro americans stay above of white people.
b)    The desire a equal Society, where afro american can work, study, live a normal life, there was no judgment about skin colour.

      2-  Como a mãe de Floyd prova que ele era um bom homem? Localize essa informação no texto e traduza.

R:__________________________________________________________________________________________________________________

3-  A filha de George Floyd disse: “Meu pai mudou o mundo”. Você acredita que isto aconteceu? O discurso de Martin Luther king ocorreu há 63 anos, você acha que este acontecimento pode ter mudado o curso da história? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




      4- Reflexão: Liste 5 práticas antirracistas que você pode adotar atualmente.


EDUCAÇÃO FÍSICA (Professora Lucimaris)

É crescente a busca pelos esportes radicais ou de aventura em ambientes naturais ou urbanos como prática alternativa e criativa da expressão humana. Os exemplos se estendem desde simples caminhadas por trilhas em parques e florestas a atividades que exigem equipamentos caros e grande capacidade técnica para a execução dos movimentos. Essas práticas corporais possuem características inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condições de prática, os objetivos e a própria motivação são outros.

1-Diferencie Esportes Radicais de Esportes de Aventura.

2-Cite exemplos de esporte radicais e esportes de aventura

3- Você faria algum desses esportes? Quais?

4- Quais os benefícios e malefícios desses Esportes?

5-Quais as diferenças dos esportes tradicionais (vôlei, futebol , etc) para os esportes radicais?



 

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