É COM MUITO CARINHO QUE INICIAMOS O 2º BIMESTRE!
AQUI ESTÃO AS ATIVIDADES DO 3ºA.
ARTES (Professor Sergio)
Bem pessoal, vamos
cuidar da saude, tudo vai passar bem, temos enem 2020, vamos então fazer um
teste, responda abaixo
Questão do enem, filme Ela dança eu danço.
O rap, palavra formada
pelas iniciais de rhythm and poetry(ritmo e poesia), junto com as linguagens da
dança (o break dancing) e das artes plásticas (o grafite), seria difundido,
para além dos guetos, com o nome de cultura hip hop.O break dancing
surge como uma dança de
rua. O grafite nasce de assinaturas
inscritas pelos jovens com sprays nos muros, trens e estações de metrô de
Nova York. As linguagens do rap , do break dancing e do
grafite se tornaram os pilares da cultura hip hop.
DAYRELL, J. A
música entra em cena: o rap e o funk na
socialização da
juventude. Belo Horizonte: UFMG. 2005 (adaptado).
Entre as manifestações da cultura hip
hop apontadas no texto, o break se caracteriza como um tipo de dança
que representa aspectos contemporâneos por meio de movimentos
a) retilíneos, como crítica aos indivíduos
alienados.
b) improvisados, como expressão da dinâmica
da vida urbana.
c) suaves, como sinônimo da rotina dos
espaços públicos.
d) ritmados pela sola dos sapatos, como
símbolo de protesto.
e) cadenciados, como contestação às rápidas
mudanças culturais.
Resolução
Atividade 2: leitura, entendimento, por favor registra as
perguntas e respostas no caderno.
1.
O que é uma dança, quais os tipos?
2.
Qual musica e dança você gosta?
3.
Pesquise e envie uma foto pequena de um estilo
de dança.
4.
O que e preciso para dançar?
5.
E possível dançar sem movimento nas pernas?
6.
Quem é kitty lunn? Homem ou mulher?
7.
Quem são
os rodas dançantes?
8.
Ficou curioso? Isso é possível? Agora pesquise
3 imagens do grupo de rodas dançantes?
9.
Um resumo de 5 imagens pequenas 5x5 cm do
roteiro da vida de kitty lunn
Habilidade: MP06 - Inferir informação implícita em um
texto (HQ, letra de música, poema, trecho de romance, resenha, argumentativo).
Habilidade: MP10 - Relacionar textos literários e o
momento de sua produção, considerando os contextos histórico, social e/ou
político.
Habilidade: MP01 - Estabelecer relação entre a tese e os
argumentos oferecidos para sustentá-la.
Link para ajudar nas questões 1 e 2:
Questão 1
Apóstrofe à carne
Quando eu pego nas carnes do meu rosto,
Pressinto o fim da orgânica batalha:
– Olhos que o húmus necrófago estraçalha,
Diafragmas, decompondo-se, ao sol-posto.
E o Homem – negro e heteróclito composto,
Onde a alva flama psíquica trabalha,
Desagrega-se e deixa na mortalha
O tacto, a vista, o ouvido, o olfato e o gosto!
Carne, feixe de mônadas bastardas,
Conquanto em flâmeo fogo efêmero ardas,
A dardejar relampejantes brilhos,
Dói-me ver, muito embora a alma te acenda,
Em tua podridão a herança horrenda,
Que eu tenho de deixar para os meus filhos!
(Augusto dos Anjos)
No soneto de Augusto dos Anjos, é evidente
(A) a visão pessimista de um “eu” cindido, que desiste de
conhecer-se, pelo
medo de constatar o já sabido de sua condição humana
transitória.
(B) o transcendentalismo, uma vez que o “eu” desintegrado
objetiva alçar
voos e romper com um projeto de vida marcado pelo pessimismo
e pela tortura
existencial.
(C) a recorrência a ideias deterministas que impulsionam o
“eu” a superar
seus conflitos, rompendo um ciclo que naturalmente lhe é
imposto.
(D) a vontade de se conhecer e mudar o mundo em que se vive,
o que só
pode ser alcançado quando se abandona a desintegração
psíquica e se parte
para o equilíbrio do “eu”.
(E) o uso de conceitos advindos do cientificismo do século
XIX, por meio
dos quais o poeta mergulha no “eu”, buscando assim explorar
seu ser biológico
e metafísico.
Questão 2:
(PUC-SP)
"Iria morrer, quem sabe naquela noite mesmo? E que
tinha ele feito de sua vida? nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar
a pátria, por amá-la e querê-la muito bem, no intuito de contribuir para a sua
felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade
também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o
premiava, como ela o condenava? matando-o. E o que não deixara de ver, de
gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara –
todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza
necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara.
Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por
ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram
grandes? Pois se fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o
nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido
feliz. Foi? Não. Lembrou-se das suas causas de tupi, do folclore, das suas tentativas
agrícolas... Restava disto tudo em sua alma uma sofisticação? Nenhuma!
Nenhuma!"
(Lima Barreto)
As obras do autor desse trecho integram o período literário
chamado Pré-Modernismo. Tal designação para este período se justifica, porque
ele:
a) desenvolve temas do nacionalismo e se liga às vanguardas
europeias.
b) engloba toda a produção literária que se fez antes do
Modernismo.
c) antecipa temática e formalmente as manifestações
modernistas.
d) se preocupa com o estudo das raças e das culturas formadoras
do nordestino brasileiro.
e) prepara pela irreverência de sua linguagem as conquistas
estilísticas do Modernismo.
Questão 3:
(UFMG)
A revolução digital
Texto e papel. Parceiros de uma história de êxitos. Pareciam
feitos um para o outro.
Disse “pareciam”, assim, com o verbo no passado, e já me
explico: estão em processo de separação.
Secular, a união não ruirá do dia para a noite. Mas o
divórcio virá, certo como o pôr-do-sol a cada fim de tarde.
O texto mantinha com o papel uma relação de dependência. A
perpetuação da escrita parecia condicionada à produção de celulose.
Súbito, a palavra descobriu um novo meio de propagação: o
cristal líquido. Saem as árvores. Entram as nuvens de elétrons.
A mudança conduz a veredas ainda inexploradas. De concreto
há apenas a impressão de que, longe de enfraquecer, a ebulição digital tonifica
a escrita.
E isso é bom. Quando nos chega por um ouvido, a palavra
costuma sair por outro. Vazando-nos pelos olhos, o texto inunda de imagens a
alma.
Em outras palavras: falada, a palavra perde-se nos desvãos
da memória; impressa, desperta o cérebro, produzindo uma circulação de ideias
que gera novos textos.
A Internet é, por assim dizer, um livro interativo. Plugados
à rede, somos autores e leitores. Podemos visitar as páginas de um clássico da
literatura. Ou simplesmente arriscar textos próprios.
Otto Lara Resende costumava dizer que as pessoas haviam
perdido o gosto pela troca de correspondências. Antes de morrer, brindou-me com
dois telefonemas. Em um deles prometeu: “Mando-te uma carta qualquer dia
desses”.
Não sei se teve tempo de render-se ao computador. Creio que
não. Mas, vivo, Otto estaria surpreso com a popularização crescente do correio
eletrônico.
O papel começa a experimentar o mesmo martírio imposto à
pedra quando da descoberta do papiro. A era digital está revolucionando o uso
do texto. Estamos virando uma página. Ou, por outra, estamos pressionando a
tecla “enter”.
SOUZA, Josias de. A revolução digital. Folha de São
Paulo, São Paulo, 6 de maio de 1996. Caderno Brasil, p. 2.
Com base na leitura feita, é correto afirmar que o objetivo
do texto é:
a) defender a parceria entre o papel e o texto como uma
história de êxitos.
b) discutir as implicações da era digital no uso da escrita.
c) descrever as vantagens e as desvantagens da internet na
atualidade.
d) narrar a história do papel e do texto desde a
antiguidade.
LINGUA PORTUGUESA (Professora Carla)
CADERNO DO ALUNO 3º ANO – 2º BIMESTRE
PÁGINA 103: LEITURA DO POEMA
PÁGINA 104: EXERCÍCIO 2 (a, b, d, e) e pesquisa solicitada
no quadro azul.
PÁGINA 106: LEITURA DO POEMA
PÁGINA 107: EXERCÍCIO 2 (a, b, c, d)
PÁGINA 112: JOGO CAÇA - PALAVRAS
INGLÊS (Professora Carla)
Text 1
“I have a dream that my
four little children will one day live in a nation where they will not be
judged by the color of their skin but by the content of their character... I have
a dream”
Marthin
Luther King
Text II
Floyd died last week
while being arrested in Minneapolis. Derek Chauvin, a then-police officer seen kneeling on Floyd's neck
for nearly nine minutes, has been charged with third-degree murder and
second-degree manslaughter in Floyd's death.
"I want justice for him because he was good,
no matter what anybody thinks," Roxie Washington told reporters at a press
conference in Minneapolis on Tuesday.
"He was good and this is the proof that he was
a good man," she added, pointing at their daughter Gianna.
In an Instagram post from former NBA player Stephen Jackson, who was close friends with Floyd, Gianna says: "My daddy changed
the world. ... Daddy changed the world."
1-Marque
a alternativa correta.
The
discourse of Marthin Luther King was realized in 1957. And
their speech reveals
a) The wish that afro americans stay above of white people.
b) The desire a equal Society, where afro american can work,
study, live a normal life, there was no judgment about skin colour.
2- Como a
mãe de Floyd prova que ele era um bom homem? Localize essa informação no texto
e traduza.
R:__________________________________________________________________________________________________________________
3- A
filha de George Floyd disse: “Meu pai mudou o mundo”. Você acredita que isto
aconteceu? O discurso de Martin Luther king ocorreu há 63 anos, você acha que
este acontecimento pode ter mudado o curso da história? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Reflexão: Liste 5 práticas antirracistas que
você pode adotar atualmente.
EDUCAÇÃO FÍSICA (Professora Lucimaris)
É crescente a busca pelos
esportes radicais ou de aventura em ambientes naturais ou urbanos como prática
alternativa e criativa da expressão humana. Os exemplos se estendem desde
simples caminhadas por trilhas em parques e florestas a atividades que exigem
equipamentos caros e grande capacidade técnica para a execução dos movimentos.
Essas práticas corporais possuem características inovadoras e diferenciadas dos
esportes tradicionais, pois as condições de prática, os objetivos e a própria
motivação são outros.
1-Diferencie Esportes Radicais
de Esportes de Aventura.
2-Cite exemplos de esporte
radicais e esportes de aventura
3- Você faria algum desses
esportes? Quais?
4- Quais os benefícios e
malefícios desses Esportes?
5-Quais as diferenças dos
esportes tradicionais (vôlei, futebol , etc) para os esportes radicais?
Naelly Jéssica N°29 3°A
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