ELETIVA
Profissões – Segurança Pública
Professores:
Eduardo de Oliveira Santos
Maria José Ferreira
Batista
Habilidade: Ler e compreender textos do campo artístico-literário. (EF12LP19)
Leia atentamente os poemas abaixo, para responder o que se pede.
"No
caminho, com Maiakóvski"
Na primeira noite eles
se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho e nossa casa,
rouba-nos a luz e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho e nossa casa,
rouba-nos a luz e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.
“SALDO”
a torneira seca
(mas pior: a falta de sede)
a luz apagada
(mas pior: o gosto do escuro)
a porta fechada
(mas pior: a chave por dentro)
a torneira seca
(mas pior: a falta de sede)
a luz apagada
(mas pior: o gosto do escuro)
a porta fechada
(mas pior: a chave por dentro)
O
poema "No caminho, com Maiakóvski", foi
escrito na década de 1960, como expressão de revolta à intolerância e violência
impostas pela ditadura militar. Este poema virou símbolo na luta contra a
ditadura.
E no poema
“Saldo”, o autor lança um contraponto entre uma situação externa experimentada como
um fato (a torneira seca, a luz apagada, a porta fechada) e a inércia resignada
no interior do sujeito (a falta de sede, o gosto do escuro, a chave por
dentro). A Filósofa Marilena Chauí, ao propor uma interpretação deste poema,
indica que a secura, escuridão e prisão deixam de estar fora de nós, para se
tornar nós mesmos, com a nossa falta de sede, nosso gosto do escuro e nossa
falta de vontade de girar a chave.
A partir destas
considerações a respeito dos dois poemas, responda:
1 – O poema “No
caminho, com Maiakóvski”, retrata uma revolta à violência imposta. Cite vários trechos do poema que confirmam
a situações de revolta e de violência.
2 – No poema
“Saldo” existem elementos internos ao indivíduo que o fazem ficar inerte diante
das situações da vida. Reescreva o poema, porém para cada frase que representa
a inercia, escreva qual poderia ser a decisão do indivíduo se ele se dispusesse
a enfrenta-la.
Escreva quais seriam as ações contrárias para
cada uma das frases abaixo. Justifique sua resposta. (mínimo de 3 linhas para
cada uma das situações).
- Mas o pior, a
falta de sede.
- Mas o pior, o
gosto do escuro.
- Mas o pior, a
chave por dentro.
Essa atividade seria para que série?
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