Entrega para no máximo dia 10/07 no e-mail: romeumontorofundamental@gmail.com
2º Bimestre
EDUCAÇÃO FÍSICA
O Hip Hop é
considerado uma cultura popular que surgiu na periferia de Nova York, mais
precisamente no sul do Bronx, na década de 1970, formados em sua maioria por
negros e latinos com a intenção de buscar uma solução para os problemas
sociais. É um movimento social urbano, reivindicando as questões sociais da
comunidade por meio de letras questionadoras, danças, pinturas e poesias. O DJ
norte-americano Afrika Bambaataa (nome artístico de Kevin Donovan), líder da
Zulu Nation, é considerado o fundador do Hip Hop, unindo diferentes sons de
vários estilos musicais, como funk, música eletrônica e o rap. Na cultura Hip
Hop, as apresentações são caracterizadas por uma espécie de competição, chamada
“batalha”, “racha” ou “rinha”, em que os b-boys e as b-girls competem em uma
roda, apresentando a sua coreografia e simulando um desafio. Suas primeiras
manifestações culturais no Brasil começaram em São Paulo, nos anos de 1980, por
meio do encontro de jovens da periferia no centro da cidade. Os ritmos são
marcados e utilizam sons eletrônicos. Atualmente, o basquete de rua, o skate e
os patins foram agregados a essa manifestação. O Hip Hop é um estilo de vida,
uma cultura a ser seguida. Os quatro elementos que compõem o Hip Hop são: • MC
– mestre de cerimônia ou apresentador do evento; • DJ – Disc jockey,
responsável pela produção musical; • Grafiteiro – realiza a expressão gráfica
da “cultura de rua”; • B-boy e B-girl - Abreviação para “Break Boy”, “Beat Boy”
ou “Bronx Boy” - dançarino de rua.
Fonte: Dança
como linguagem universal. PAZIAN, Adriana; SANTOS, Tiago, 2019 (caderno do
aluno 2020)
Agora vamos
responder e pesquisar:
1 – Em que
década surgiu o movimento?
2 – Qual era o
perfil social das pessoas que organizaram o Hip Hop?
3 – Qual era o
objetivo do Hip Hop?
NO BALANÇO DO HIP HOP
O estilo de dança
típico do Hip Hop é o Break, caracterizado por uma dança oriunda dos Estados
Unidos no período da guerra do Vietnã, com movimentos e coreografias que
expressam situações da guerra como forma de protesto. Após a guerra do Vietnã,
o Break continuou a existir como um movimento de protesto /resistência às
situações de opressão ocorridas na sociedade, sendo utilizado também como
estratégia para diminuir as brigas que ocorriam entre gangues de rua. Por meio
de competições denominadas “batalhas”. Alguns grupos se organizaram com intuito
de criar movimentos e coreografias para concorrer com outros grupos ou gangues.
Agora chegou a hora de você experimentar alguns movimentos e gestos
característicos do Hip Hop. Mas, para isso, vamos assistir alguns vídeos para
auxiliar a aprendizagem! Faça você também...
link do vídeo sugerido no caderno do aluno 2020 – vol. 2
Dentre os elementos do Hip Hop, o grafite é uma das
identidades do movimento, Confeccionar e/ou criar um desenho grafitado
expressando suas ideias e apresentá-lo em um mural, como por exemplo: placa,
banner, tecido, quadro, etc. O que faremos agora é um grafite (desenho) no
caderno de educação física, expressando o movimento hip-hop e o que você está
sentindo nesse momento.
Boa tarefa!
LÍNGUA INGLESA
Read the text below / Leia o texto abaixo:
Mike is twenty nine years old and lives in the USA. He has a car and his car is yellow. Mike is married and has one son. His wife's name is Louise and her nickname is Lisa. They are a happy family from the USA. Their favorite TV program is Larry King's program, which they watch every week. Mike and Lisa are doctors and they work at a large hospital.
Their son's name is Josh and he is seven years old. Josh loves to play soccer with his friends from school.
Mike and Lisa decided to have another child next year and they're very happy with this. Lisa's parents are from Alabama and Mike's parents are from Los Angeles. This year, they're going to spend Christmas together again because it's a family tradition.
1. Answer the questions
/ Responda as perguntas
A. How old is Mike?
___________________________________________________________________
B. What color is his car?
___________________________________________________________________
C. Is Mike married or single?
___________________________________________________________________
D. What's his wife's name?
___________________________________________________________________
E. Do they have children?
___________________________________________________________________
A. How old is Mike?
___________________________________________________________________
B. What color is his car?
___________________________________________________________________
C. Is Mike married or single?
___________________________________________________________________
D. What's his wife's name?
___________________________________________________________________
E. Do they have children?
___________________________________________________________________
F. Why are they going to spend Christmas together?
___________________________________________________________________
TECNOLOGIA
A Rede Social (O filme)
1-
Você
já assistiu a esse filme?
2-
Pelo
trailler observado, do que falao filme?
3-
Você
tinha conhecimento desse filme?
4-
Pesquise
sobre o filme, ou de preferência assista-o por completo e faça uma pequena
síntese (resumo) do que se fala o filme.
5-
Você
indicaria esse filme?
ARTES
1
– Dê exemplos da dança Folclórica (movimentos e local):
Catira;
Carimbó;
São
Gonçalo;
Xaxado;
Chimarrita.
2
– Dê alguns exemplos de danças folclóricas paulistas e brasileiras que você
conhece?
3
– Quais são os benefícios da dança para você?
4
– Quantas vezes você dançou nas festas juninas da escola e o que representou
para você?
5
– Por que a capoeira é considera uma dança?
LÍNGUA PORTUGUESA
O nosso tema desta aula é o gênero Conto
Professora Telma
https://youtu.be/P-VjcS7kRgQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário