quinta-feira, 25 de junho de 2020

ATIVIDADES DE CÓDIGOS, LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 6º ANO (TAREFA 5)

Roteiro de estudos 6º ano 26/06 à 10/07.
Entrega para no máximo dia 10/07 no e-mail:  romeumontorofundamental@gmail.com
2º Bimestre


EDUCAÇÃO FÍSICA



 O UNIVERSO DO HIP HOP

O Hip Hop é considerado uma cultura popular que surgiu na periferia de Nova York, mais precisamente no sul do Bronx, na década de 1970, formados em sua maioria por negros e latinos com a intenção de buscar uma solução para os problemas sociais. É um movimento social urbano, reivindicando as questões sociais da comunidade por meio de letras questionadoras, danças, pinturas e poesias. O DJ norte-americano Afrika Bambaataa (nome artístico de Kevin Donovan), líder da Zulu Nation, é considerado o fundador do Hip Hop, unindo diferentes sons de vários estilos musicais, como funk, música eletrônica e o rap. Na cultura Hip Hop, as apresentações são caracterizadas por uma espécie de competição, chamada “batalha”, “racha” ou “rinha”, em que os b-boys e as b-girls competem em uma roda, apresentando a sua coreografia e simulando um desafio. Suas primeiras manifestações culturais no Brasil começaram em São Paulo, nos anos de 1980, por meio do encontro de jovens da periferia no centro da cidade. Os ritmos são marcados e utilizam sons eletrônicos. Atualmente, o basquete de rua, o skate e os patins foram agregados a essa manifestação. O Hip Hop é um estilo de vida, uma cultura a ser seguida. Os quatro elementos que compõem o Hip Hop são: • MC – mestre de cerimônia ou apresentador do evento; • DJ – Disc jockey, responsável pela produção musical; • Grafiteiro – realiza a expressão gráfica da “cultura de rua”; • B-boy e B-girl - Abreviação para “Break Boy”, “Beat Boy” ou “Bronx Boy” - dançarino de rua.

Fonte: Dança como linguagem universal. PAZIAN, Adriana; SANTOS, Tiago, 2019 (caderno do aluno 2020)

Agora vamos responder e pesquisar:
1 – Em que década surgiu o movimento?
2 – Qual era o perfil social das pessoas que organizaram o Hip Hop?
3 – Qual era o objetivo do Hip Hop?

NO BALANÇO DO HIP HOP
 O estilo de dança típico do Hip Hop é o Break, caracterizado por uma dança oriunda dos Estados Unidos no período da guerra do Vietnã, com movimentos e coreografias que expressam situações da guerra como forma de protesto. Após a guerra do Vietnã, o Break continuou a existir como um movimento de protesto /resistência às situações de opressão ocorridas na sociedade, sendo utilizado também como estratégia para diminuir as brigas que ocorriam entre gangues de rua. Por meio de competições denominadas “batalhas”. Alguns grupos se organizaram com intuito de criar movimentos e coreografias para concorrer com outros grupos ou gangues. Agora chegou a hora de você experimentar alguns movimentos e gestos característicos do Hip Hop. Mas, para isso, vamos assistir alguns vídeos para auxiliar a aprendizagem! Faça você também...






link do vídeo sugerido no caderno do aluno 2020 – vol. 2

Dentre os elementos do Hip Hop, o grafite é uma das identidades do movimento, Confeccionar e/ou criar um desenho grafitado expressando suas ideias e apresentá-lo em um mural, como por exemplo: placa, banner, tecido, quadro, etc. O que faremos agora é um grafite (desenho) no caderno de educação física, expressando o movimento hip-hop e o que você está sentindo nesse momento. 
Boa tarefa!



LÍNGUA INGLESA


Read the text below / Leia o texto abaixo:

Mike is twenty nine years old and lives in the USA. He has a car and his car is yellow. Mike is married and has one son. His wife's name is Louise and her nickname is Lisa. They are a happy family from the USA. Their favorite TV program is Larry King's program, which they watch every week. Mike and Lisa are doctors and they work at a large hospital.
Their son's name is Josh and he is seven years old. Josh loves to play soccer with his friends from school.
Mike and Lisa decided 
to have another child next year and they're very happy with this. Lisa's parents are from Alabama and Mike's parents are from Los Angeles. This year, they're going to spend Christmas together again because it's a family tradition.


1.       Answer the questions / Responda as perguntas

A. How old is Mike?
___________________________________________________________________

B. What color is his car?
___________________________________________________________________

C. Is Mike married or single?
___________________________________________________________________

D. What's his wife's name?
___________________________________________________________________

E. Do they have children?
___________________________________________________________________

F. Why are they going to spend Christmas together?
___________________________________________________________________

TECNOLOGIA


A Rede Social (O filme)




1-     Você já assistiu a esse filme?
2-     Pelo trailler observado, do que falao filme?
3-     Você tinha conhecimento desse filme?
4-     Pesquise sobre o filme, ou de preferência assista-o por completo e faça uma pequena síntese (resumo) do que se fala o filme.
5-     Você indicaria esse filme?



ARTES




1 – Dê exemplos da dança Folclórica (movimentos e local):
Catira;
Carimbó;
São Gonçalo;
Xaxado;
           Chimarrita.

2 – Dê alguns exemplos de danças folclóricas paulistas e brasileiras que você conhece?

3 – Quais são os benefícios da dança para você?

4 – Quantas vezes você dançou nas festas juninas da escola e o que representou para você?

5 – Por que a capoeira é considera uma dança?


LÍNGUA PORTUGUESA

O nosso tema desta aula é o gênero Conto Professora Telma

https://youtu.be/P-VjcS7kRgQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário