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EDUCAÇÃO FÍSICA
Discutir
as transformações históricas, o
processo de esportivização e a midiatização de uma ou
mais lutas, valorizando e respeitando suas culturas de origem.
LUTAS, ARTES MARCIAIS, ESPORTES DE COMBATE...
SERÁ QUE HÁ DIFERENÇAS?
Quando ouvimos falar das lutas, das artes marciais e dos esportes
de combate, podemos ter a ideia de que se trata da mesma coisa. Mas será que
estamos certos? Afinal, existe alguma diferença entre elas? Vamos entender:
ENTENDENDO UM POUCO MAIS
SOBRE AS LUTAS, AS ARTES MARCIAIS, OS ESPORTES DE COMBATE.
As lutas são consideradas como o grande grupo que abriga as artes marciais e os esportes de combate.
Todas as práticas que tem como base a oposição, ou seja, o combate
direto entre oponentes, e que permitem a eles agirem com controle de sua
conduta e respeito durante o confronto, com a expressão das atitudes, porém,
sem o uso da violência, empregando técnicas, táticas e estratégias especificas
para
imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um
determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário, estão dentro
deste grande conjunto.
O termo artes marciais e uma
criação ocidental e tem o seu sentido atribuído a guerra. A palavra marcial e derivada do Deus da
Guerra: Marte, sendo assim, as artes
marciais tem o seu significado voltado a arte para a guerra, utilizado pelas
populações orientais de antigamente para defesa e combate nos conflitos, antes
da criação das armas de fogo. Após o surgimento das armas de fogo, as artes
marciais já não se mostravam tão eficientes, passaram por muitas mudanças e seu enfoque tornou-se mais amplo,
sendo acrescido de vários elementos da filosofia, dos aspectos culturais
locais, e até religiosos, do modo de vida oriental. O desenvolvimento do
ser humano passou a ser parte de sua essência e, assim, a pratica das formas
individuais das técnicas das lutas (por exemplo, o Kata no Caratê e o Cati no Kung-Fu) tornaram-se os
símbolos do seu exercício.
Os esportes de combate estão relacionados a esportivização das práticas das lutas ou das artes marciais, ou
seja, quando há o confronto entre oponentes, que devem seguir regras e
regulamentos específicos para conquistar a vitória, dentro de uma competição
esportiva. Para serem considerados como esportes de combate, estes também precisam das organizações
regulamentadoras, como as federações e as confederações, que
estabelecem as competições em seus variados níveis e categorias (em sua grande
maioria, as classificações são realizadas pelo peso dos competidores, mas também
pode ser levada em consideração a idade e/ou a graduação de faixas da
modalidade) e para ambos os gêneros (masculino e feminino), com premiações para
os vencedores.
Autor: Diego Diaz Sanchez, Nabil Jose Awad. (currículo paulista 2020)
Agora
responda no seu caderno e envie a resposta no e-mail da escola:
1 Ao longo da sua vida você já teve contato com diferentes
modalidades de lutas. Quais são elas?
2 Atualmente você pratica alguma luta? Se sim, qual? Nos conte um
pouco sobre ela.
3 Homens e mulheres podem praticar qualquer modalidade?
4 Quais equipamentos são necessários geralmente para a pratica das
lutas? Para que servem?
5 As lutas podem ser praticadas em qualquer lugar?
6 Você sabe como funcionam as competições? Existem regulamentos e
regras especificas?
7 Você sabe como o Brasil é representado nessas competições? Quais
você já viu ou ouviu falar?
8
Você considera violenta a pratica das lutas? Por que?
Segue
abaixo alguns vídeos de competições, algumas manifestações são muito parecidas
com a nossa capoeira, vale a pena assistir:
Caratê
Douglas Brose vs. Michele Giuliani :: WKF Male Kumite Final - 60kg
em Belgrado 2010
Muay
Thai
Manifestação do kru
Suphan Chabairam & Mami Sato na cerimônia de abertura dos 1º Jogos do
Conselho Mundial de Artes Marciais em Bangkok, Tailândia. Wai Kru Rai Ram (Ram
Muay) e demonstração de Muay Boran. Filmagem de Muay Thai
Legend Training Center.
LÍNGUA INGLESA
(1ª. Atividade 2º. Bimestre)
Slogans and publicity
1 - What do the se pictutres have in common?
2 - What talk about these advertisements ?
a.____________________
b.____________________
c.____________________
3 - In your opinion which one is the Best
adivertisement? Why?
4 - Traduza a definição abaixo:
“An advertisement needs to draw the consumer's attention by highlighting its
benefits and extolling its qualities, so there is a persuasion for them to buy the product.”
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS
LÍNGUA INGLESA
(1ª. Atividade 2º. Bimestre)
Slogans and publicity
1 - What do the se pictutres have in common?
2 - What talk about these advertisements ?
a.____________________
b.____________________
c.____________________
3 - In your opinion which one is the Best
adivertisement? Why?
4 - Traduza a definição abaixo:
“An advertisement needs to draw the consumer's attention by highlighting its
benefits and extolling its qualities, so there is a persuasion for them to buy the product.”
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS
ATIVIDADES COM AS HABILIDADES DA AAP DE LÍNGUA PORTUGUESA
ARTES
1 – Quais são os elementos que compõem os nossos movimentos? Será que nos movimentos sempre da mesma maneira em qualquer situação cotidiana?
2 – Os movimentos que fazemos dentro da sala de aula, entre as carteiras, é o mesmo que fazemos no pátio da escola? O espaço interfere em nossos movimentos?
3 – Quando passeamos pelas ruas ou quando estamos com muita pressa, utilizamos o mesmo ritmo para andar? Ou imprimimos ritmos diferentes? O tempo interfere nos nossos movimentos?
4 – Os movimentos do dia-a-dia são iguais aos movimentos representados nas danças? Por que?
5 – A expressão e a representação do dançarino ao apresentar-se para o público são iguais às suas expressões e representações no dia-a-dia?
6 – Você já viu ou participou de uma apresentação de dança tradicional? Comente.
7 – Deem exemplos de danças tradicionais que conhece.
8 – Como você caracterizaria uma dança tradicional? Ela possui regras para os passos ou os dançarinos agem livremente?
9 – O que vocês pensam sobre dança contemporânea?
10 – Será que a dança contemporânea possui as mesmas regras da dança tradicional quanto aos passos e movimentos?
11 – Quais as possíveis diferenças entre dança tradicional e dança contemporânea em relação à música, ao figurino, aos movimentos e ao espaço onde elas acontecem?
12 – Tecnologias digitais podem ser utilizadas em uma produção de dança individual ou coletiva? Quais?
13 – Você já assistiu ou conhece composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e/ou estrangeiros?
LÍNGUA PORTUGUESA
ARTES
1 – Quais são os elementos que compõem os nossos movimentos? Será que nos movimentos sempre da mesma maneira em qualquer situação cotidiana?
2 – Os movimentos que fazemos dentro da sala de aula, entre as carteiras, é o mesmo que fazemos no pátio da escola? O espaço interfere em nossos movimentos?
3 – Quando passeamos pelas ruas ou quando estamos com muita pressa, utilizamos o mesmo ritmo para andar? Ou imprimimos ritmos diferentes? O tempo interfere nos nossos movimentos?
4 – Os movimentos do dia-a-dia são iguais aos movimentos representados nas danças? Por que?
5 – A expressão e a representação do dançarino ao apresentar-se para o público são iguais às suas expressões e representações no dia-a-dia?
6 – Você já viu ou participou de uma apresentação de dança tradicional? Comente.
7 – Deem exemplos de danças tradicionais que conhece.
8 – Como você caracterizaria uma dança tradicional? Ela possui regras para os passos ou os dançarinos agem livremente?
9 – O que vocês pensam sobre dança contemporânea?
10 – Será que a dança contemporânea possui as mesmas regras da dança tradicional quanto aos passos e movimentos?
11 – Quais as possíveis diferenças entre dança tradicional e dança contemporânea em relação à música, ao figurino, aos movimentos e ao espaço onde elas acontecem?
12 – Tecnologias digitais podem ser utilizadas em uma produção de dança individual ou coletiva? Quais?
13 – Você já assistiu ou conhece composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e/ou estrangeiros?
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