sexta-feira, 12 de junho de 2020

ATIVIDADES DE CÓDIGOS, LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 9º ANO (TAREFA 4)

Roteiro de estudos 9ºano 10/06 á 24/06.
Entrega para no máximo dia 26/06 no e-mail:  romeumontorofundamental@gmail.com


EDUCAÇÃO FÍSICA

Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando suas culturas de origem.

LUTAS, ARTES MARCIAIS, ESPORTES DE COMBATE...
SERÁ QUE HÁ DIFERENÇAS?

Quando ouvimos falar das lutas, das artes marciais e dos esportes de combate, podemos ter a ideia de que se trata da mesma coisa. Mas será que estamos certos? Afinal, existe alguma diferença entre elas? Vamos entender:

ENTENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE AS LUTAS, AS ARTES MARCIAIS, OS ESPORTES DE COMBATE.
As lutas são consideradas como o grande grupo que abriga as artes marciais e os esportes de combate.
Todas as práticas que tem como base a oposição, ou seja, o combate direto entre oponentes, e que permitem a eles agirem com controle de sua conduta e respeito durante o confronto, com a expressão das atitudes, porém, sem o uso da violência, empregando técnicas, táticas e estratégias especificas para
imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário, estão dentro deste grande conjunto.
O termo artes marciais e uma criação ocidental e tem o seu sentido atribuído a guerra. A palavra marcial e derivada do Deus da Guerra: Marte, sendo assim, as artes marciais tem o seu significado voltado a arte para a guerra, utilizado pelas populações orientais de antigamente para defesa e combate nos conflitos, antes da criação das armas de fogo. Após o surgimento das armas de fogo, as artes marciais já não se mostravam tão eficientes, passaram por muitas mudanças e seu enfoque tornou-se mais amplo, sendo acrescido de vários elementos da filosofia, dos aspectos culturais locais, e até religiosos, do modo de vida oriental. O desenvolvimento do ser humano passou a ser parte de sua essência e, assim, a pratica das formas individuais das técnicas das lutas (por exemplo, o Kata no Caratê e o Cati no Kung-Fu) tornaram-se os símbolos do seu exercício.
Os esportes de combate estão relacionados a esportivização das práticas das lutas ou das artes marciais, ou seja, quando há o confronto entre oponentes, que devem seguir regras e regulamentos específicos para conquistar a vitória, dentro de uma competição esportiva. Para serem considerados como esportes de combate, estes também precisam das organizações regulamentadoras, como as federações e as confederações, que estabelecem as competições em seus variados níveis e categorias (em sua grande maioria, as classificações são realizadas pelo peso dos competidores, mas também pode ser levada em consideração a idade e/ou a graduação de faixas da modalidade) e para ambos os gêneros (masculino e feminino), com premiações para os vencedores.
Autor: Diego Diaz Sanchez, Nabil Jose Awad. (currículo paulista 2020)

Agora responda no seu caderno e envie a resposta no e-mail da escola:

1 Ao longo da sua vida você já teve contato com diferentes modalidades de lutas. Quais são elas?
2 Atualmente você pratica alguma luta? Se sim, qual? Nos conte um pouco sobre ela.
3 Homens e mulheres podem praticar qualquer modalidade?
4 Quais equipamentos são necessários geralmente para a pratica das lutas? Para que servem?
5 As lutas podem ser praticadas em qualquer lugar?
6 Você sabe como funcionam as competições? Existem regulamentos e regras especificas?
7 Você sabe como o Brasil é representado nessas competições? Quais você já viu ou ouviu falar?
8 Você considera violenta a pratica das lutas? Por que?

Segue abaixo alguns vídeos de competições, algumas manifestações são muito parecidas com a nossa capoeira, vale a pena assistir:


Caratê


Douglas Brose vs. Michele Giuliani :: WKF Male Kumite Final - 60kg em Belgrado 2010

Muay Thai



Manifestação do kru Suphan Chabairam & Mami Sato na cerimônia de abertura dos 1º Jogos do Conselho Mundial de Artes Marciais em Bangkok, Tailândia. Wai Kru Rai Ram (Ram Muay) e demonstração de Muay Boran. Filmagem de Muay Thai Legend Training Center.

LÍNGUA INGLESA

(1ª. Atividade 2º. Bimestre)
Slogans and publicity



1 -  What do the se pictutres have in common?


2 - What talk about these advertisements ?
a.____________________
b.____________________
c.____________________


3 -  In your opinion which one is the Best adivertisement? Why?


4 -     Traduza a definição abaixo:
 
 “An advertisement needs to draw the consumer's attention by highlighting its
 benefits and extolling its qualities, so there is a persuasion for them to buy the product.”

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS 

ATIVIDADES COM AS HABILIDADES DA AAP DE LÍNGUA PORTUGUESA



ARTES



1 – Quais são os elementos que compõem os nossos movimentos? Será que nos movimentos sempre da mesma maneira em qualquer situação cotidiana?
2 – Os movimentos que fazemos dentro da sala de aula, entre as carteiras, é o mesmo que fazemos no pátio da escola? O espaço interfere em nossos movimentos?
3 – Quando passeamos pelas ruas ou quando estamos com muita pressa, utilizamos o mesmo ritmo para andar? Ou imprimimos ritmos diferentes? O tempo interfere nos nossos movimentos?
4 – Os movimentos do dia-a-dia são iguais aos movimentos representados nas danças? Por que?
5 – A expressão e a representação do dançarino ao apresentar-se para o público são iguais às suas expressões e representações no dia-a-dia?
6 – Você já viu ou participou de uma apresentação de dança tradicional? Comente.
7 – Deem exemplos de danças tradicionais que conhece.
8 – Como você caracterizaria uma dança tradicional? Ela possui regras para os passos ou os dançarinos agem livremente?
9 – O que vocês pensam sobre dança contemporânea?
10 – Será que a dança contemporânea possui as mesmas regras da dança tradicional quanto aos passos e movimentos?
11 – Quais as possíveis diferenças entre dança tradicional e dança contemporânea em relação à música, ao figurino, aos movimentos e ao espaço onde elas acontecem?
12 – Tecnologias digitais podem ser utilizadas em uma produção de dança individual ou coletiva? Quais?
13 – Você já assistiu ou conhece composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e/ou estrangeiros?


LÍNGUA PORTUGUESA

CADERNO DO ALUNO - SP FAZ ESCOLA - APRENDER SEMPRE 












Nenhum comentário:

Postar um comentário