MATEMÁTICA
PROFESSOR LOURIVAL
3C
revisão matéria do caderno
CALCULE
AS DISTÂNCIAS E PONTOS MEDIO TODAS RESOLUÇÕES A MÃO
- A (2,
3) E B( , )
- C (-2,
5) E B ( , )
- D ( 3,
-5 ) E F ( , - )
- G ( 5,
-8) E H ( - , - )
- J 9 3,
-2 ) E K (- , )
FÍSICA
PROFESSOR RONALDO
ROMEU
MONTORO
Nome:
Série
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
01-
Calcular a resistência equivalente em um circuito em série
que possui três resistores idênticos de R = 10 Ω
02-
Calcular a resistência equivalente em um circuito em série
que possui três resistores idênticos de R = 20 Ω
03-
Calcular a resistência equivalente em um circuito em
paralelo que possui dois resistores idênticos de R = 2 Ω
04-
Calcular a resistência equivalente em um circuito em
paralelo que possui dois resistores idênticos de R = 10 Ω
QUIMICA
– PROFESSORA MARIA DO CARMO
Nome: _________________________________________________________
nº _____ Turma________
Atividade
I do 2º Bimestre
OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim
como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine
e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno
presencial.
Assistir a
aula de Química no YouTube
Link: Centro de Mídias
SP >> 3ª série do EM - QUI - Equilíbrio químico ►
Responda as
questões abaixo:
1. O que é equilíbrio?
2. O que é equilíbrio químico?
3. Em quais reações ocorre o
equilíbrio químico?
4. Porque o refrigerante gelado é
mais gostoso que o refrigerante quente? Explique com argumentos científicos.
5. É possível alterar a rapidez com
que uma transformação química ocorre?
Habilidades e
Competências
·
Organizar,
relacionar e interpretar dados para chegar a conclusões sobre as que podem alterar a rapidez com que uma
transformação química ocorre.
·
Recorrer
aos conhecimentos desenvolvidos sobre as variáveis que podem afetar a rapidez
do processo de deterioração dos alimentos para a elaboração de propostas de
intervenção solidária na sociedade.
·
Reconhecer
o papel da Química no sistema produtivo, analisando a importância dos estudos
relacionados ao uso dos catalisadores.
HISTÓRIA
PROFESSORA VERA LÚCIA
E.E PROFESSOR ROMEU MONTERO
Professora:
Vera Lúcia
Disciplina:
História
Série:
3º C
Período:
Noturno
Atividade: Primeira Guerra Mundial
1. A
Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, foi uma forte recessão
econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920.
Marcou a decadência do liberalismo econômico, naquele momento, e teve como
causas a superprodução e especulação financeira.
Faça
uma pesquisa sobre esses temas e verifique como tudo isso afetou o globo. Em
seguida, faça um resumo em forma de texto dissertativo. Em seguida, faça um
mapa mental sintetizando seu resumo e envie uma foto como anexo.
FILOSOFIA
- PROFESSOR RENAN
Atividade Filosofia
Renan Oliveira de Aguiar
Em meio à crise de
saúde que assola o mundo na atualidade outros pesares também ocorreram
recentemente. Aqui, trataremos das tensões raciais observadas mais
especificamente nos Estados Unidos, com o assassinato de um homem negro que,
sufocado por um policial branco, veio a falecer no último dia 25 de maio.
Acusado de repassar
uma nota de 20 dólares falsa, George Floyd, 46 anos, não foi detido pela
polícia como seria o usual, mas, teve sua vida abreviada ao ser imobilizado e
sufocado durante oito minutos pela polícia de Minneapolis, nos Estados Unidos.
As imagens do caso correram o mundo e provocaram longos protesto, alguns
pacíficos e outros nem perto disso.
As manifestações se
estenderam por todo o território estadunidense. Durante 11 dias, milhões de
pessoas foram às ruas clamar por justiça e contra a violência policial e o
racismo tão disseminado na cultura americana, onde apenas 13 por cento da
população é negra.
Tais protestos
precisam ser conhecidos para que se evidenciem as injustiças escondidas vividas
por cada um e por todos ao mesmo tempo e, também, para que se ilustre a força
da população em não aceitar tal violência, estabelecida desde tempos coloniais,
onde a mesma escravidão que formou nossa sociedade também estabeleceu fortes
desigualdades nos Estados Unidos.
É pensando na herança
deixada pela cultura escravista que fazia das diferenças de pele sentenças de
morte que essa atividade deve ser pensada a partir da pergunta abaixo colocada:
Na sua visão pessoal, manifestações públicas onde diversas pessoas
procuram as ruas para exprimirem suas reivindicações tem algum tipo de
resultado positivo ou servem apenas para atrapalhar a cidade ou a rotina das
pessoas que vivem suas vidas de forma comum? Qual a melhor forma de superar o
preconceito de raiz colonial que ainda está presente em diversas culturas ao
longo do mundo? Para redigir a redação utilize números para comprovar seu ponto de vista
(dados que expressam diferença salarial entre brancos e negros, diferença entre
o número de homicídios perpetrados contra pessoas negras, diferença de
escolaridade devido a dificuldades sociais etc.).
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2020/05/27/caso-george-floyd-morte-de-homem-negro-filmado-com-policial-branco-com-joelhos-em-seu-pescoco-causa-indignacao-nos-eua.htm
Caso George Floyd: morte de homem negro filmado com policial branco com joelho em seu pescoço causa indignação nos EUA
Caso George Floyd: morte de homem negro filmado com policial branco com joelho em seu pescoço causa indignação nos EUA
https://exame.com/brasil/os-dados-que-mostram-a-desigualdade-entre-brancos-e-negros-no-brasil/
Política, crime, trabalho e renda: onde quer que se olhe, brancos e negros moram em dois países completamente diferentes
Política, crime, trabalho e renda: onde quer que se olhe, brancos e negros moram em dois países completamente diferentes
https://pagina22.com.br/2017/08/18/charlottesville-tensao-racial-estados-unidos/
SANGUE SOBRE O SOLO: CHARLOTTESVILLE E A TENSÃO RACIAL NOS ESTADOS UNIDOS
SANGUE SOBRE O SOLO: CHARLOTTESVILLE E A TENSÃO RACIAL NOS ESTADOS UNIDOS
SOCIOLOGIA
– PROFESSOR EDINALDO
Sociologia – 3ºano.
COMO FUNCIONAM AS ELEIÇÕES
O
tema “eleições” tende a ocupar os noticiários televisivos e as páginas dos
jornais com mais freqüência somente nos anos eleitorais, quando as disputas
políticas pelos cargos eletivos se tornam o centro das atenções. No entanto, em
uma sociedade democrática, o processo eleitoral não é algo que acontece somente
a cada dois anos, em períodos determinados pela legislação. Na vida cotidiana,
há muitas situações em que o cidadão é convidado a participar de decisões que
dizem respeito a seus interesses diretos em diversas outras dimensões que
afetam sua vida.
Etapa 1 - SISTEMAS PARTIDARIOS
- O que é um partido político?
Um partido político é uma
associação de cidadãos que se reúnem em torno de um mesmo ideal de governo, o
qual buscam alcançar, por meio de um programa ou plano de ação governamental,
com o apoio da população. O apoio do
partido é obtido por intermédio da militância de seus membros, auxiliares na
propaganda, simpatizantes ou apoiadores.
- Por que os partidos políticos são
necessários?
No Brasil, os candidatos aos
cargos eletivos devem, obrigatoriamente, se escolhidos por um ou mais partidos
políticos nas convenções partidárias, que são reuniões dos membros, filiados e
dirigentes em que são escolhidos os candidatos de cada partido. A Constituição
brasileira não permite a candidatura avulsa (sem filiação a partido) ou sem o
consentimento prévio e a participação de partido político.
A
forma como os partidos se organizam, interna e externamente, permite
classificá-los em sistemas. Segundo o número de partidos existentes em um
Estado, podemos classificá-los segundo três sistemas.
Unipartidário: Admite um só partido como
representante de toda a população. Nesse sistema, pretende-se que os debates
ocorram dentro do partido. Países: União Soviética, China, Cuba.
Bipartidário: Caracteriza-se pela existência
de dois grandes partidos, que se alternam no governo do Estado. Embora existam
outros partidos, estes permanecem pouco e expressivos. Países: Estados Unidos
da América e Inglaterra.
Pluripartidário: Pressupões a existência de
vários partidos políticos, igualmente dotados da possibilidade de predominar
sobre os demais. Esses sistema é vigente na maioria dos países do mundo,
inclusive o Brasil.
Etapa 2 – O voto
Quando
se pensa em eleição, uma das primeiras coisas que nos vêm à cabeça é o ato de
votar. Mas o voto é apenas um dos aspectos da democracia e, embora seja uma
parte importante do exercício dos direitos políticos, há muitas formas de
exercer esse direito, bem como regras para o seu procedimento.
O
voto é o exercício do direito de sufrágio, palavra originada do latim que
significa o direito político de todo cidadão de eleger, ser eleito e de
participar da organização e da atividade do poder. O exercício do sufrágio para
a escolha dos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo é realizado
por meio do voto.
Em
uma democracia, sistema adotado pelo Brasil, o sufrágio consiste, portanto, na
possibilidade de os cidadãos, entendidos como o conjunto dos eleitores,
manifestarem a sua vontade para a formação do governo. O sufrágio, como
participação do povo na formação do governo, pode ser:
- universal: quando todo o povo
tem direito à participação no processo de organização do poder;
- restrito: quando algum fator
discriminatório restringe a participação política de determinados grupos (como,
por exemplo, o das mulheres e o dos analfabetos), seja diretamente, seja por
meio de representantes;
- igual: alem de o eleitor exercer
o sufrágio por meio do voto, seu voto tem a mesma importância que todos os
demais;
- desigual: o eleitor pode votar
mais de uma vez ou o voto de uns vale mais que o de outros.
Características do Voto
Secreto: O eleitor não da publicidade ao
seu voto, ou seja, ninguém sabe quem o eleitor escolheu.
Público: O eleitor apresenta publicamente
quem é seu candidato ou quão é sua escolha.
Obrigatório: O eleitor precisa comparecer às
urnas no dia da eleição e, caso não o faça, dever justificar o motivo da
ausência, sob pena de multa ou de ter o título de eleitor cancelado.
Facultativo: O eleitor pode escolher votar ou
não naquela eleição. A liberdade, portanto, não está apenas na escolha do
candidato, mas também na opção por não votar.
Igual: O eleitor vota apenas uma vez e
seu voto tem o mesmo peso ou valor que todos os demais.
Desigual: O eleitor vota mais de uma vez
ou seu voto tem valor superior ao de outros eleitores.
Direto: O eleitor escolhe seus
representantes e governantes diretamente, sem intermediários.
Indireto: Os representantes são escolhidos
por delegados dos eleitores, como é o caso italiano, no qual o povo escolhe os
deputados e senadores e estes escolhem o presidente da república.
Etapa 3 – Sistemas eleitorais
Sistema Majoritário
No
Brasil o sistema utilizado nas eleições para os cargos de presidente e
vice-presidente; governador e vice-governador; senador e suplentes, prefeito e
vice-prefeito é o sistema majoritário. É o sistema onde o candidato vencedor é
aquele que obteve a maioria dos votos, descontando-se o brancos e nulos. Se o candidato obteve mais da metade dos
votos válidos, ou seja, pelo menos 50% mais um, então diz-se que o candidato
obteve a vitória por maioria absoluta dos votos.
Outra
situação, é a vitória por maioria relativa. Por exemplo, digamos que o
candidato A recebeu 35% dos votos, o candidato B, 24%, e o candidato C, 21%.
Embora não tenha obtido mais da metade dos votos, em comparação aos demais, o
candidato A recebeu a maior parte dos votos válidos. Nesse caso, a vitória se
deu por maioria relativa, e de acordo com a Constituição, é necessária a
realização de um segundo turno.
Logo,
o sistema majoritário é aquele em que o candidato precisa obter a maioria
(absoluta ou relativa) dos votos.
Outro
sistema utilizado atualmente no Brasil, é o sistema proporcional, utilizado
para a eleição dos deputados federais, deputados estaduais e vereadores. No
sistema proporcional, cada partido elege o número de representantes de acordo
com a sua “força eleitoral”. Em outras palavras, o número de lugares ou
“cadeiras” a ser preenchido no Poder Legislativo por um partido vai depender do
número de votos obtidos pela legenda ou pelos candidatos daquele partido.
Um
terceiro sistema, não utilizado no Brasil, mas muito discutido, é o sistema
eleitoral distrital. Nesse sistema, o colégio eleitoral é dividido em distritos
e o eleitor vota somente no candidato do seu respectivo distrito.
Etapa 4 – Condições de
elegibilidade
As
condições de elegibilidade para os cargos eletivos estão previstas no § 3º do
Artigo 14 da Constituição Federal.
Segundo
a Constituição Federal de 1988, são condições de elegibilidade que deverão ser
preenchido pelo cidadão que deseje concorrer a cargo eletivo:
- Nacionalidade: o
candidato precisar ser brasileiro. Para os cargos de presidente e
vice-presidente da República, o candidato precisa ter nascido no Brasil. O
mesmo vale para os candidatos que disputarem os cargos de presidente da Câmara
dos Deputados e presidente do senado Federal. Para os demais cargos, basta a
nacionalidade brasileira, podendo o candidato ser estrangeiro naturalizado.
- Direitos políticos: o candidato precisa ter pleno
exercício dos seus direitos políticos. No Brasil, a perda dos direitos
políticos se dá nos seguintes casos: a) cancelamento da naturalização por meio
de sentença judicial; b)incapacidade civil absoluta (menores de 16 anos,
pessoas enfermas ou que sofrem de doenças mentais, ou qualquer condição
temporária que as impeça de exprimir sua vontade); c) condenação criminal por
meio de sentença judicial; d) recusa em cumprir obrigação imposta por lei; d)
improbidade administrativa (crimes que causam prejuízo à administração pública,
como desvio de dinheiro, corrupção etc.).
- Alistamento eleitoral: o candidato deve,
obrigatoriamente, estar inscrito como eleitor em colégio eleitoral, ou seja,
possuir título de eleitor. Não podem se candidatar os cidadãos que não possuem
título de eleitor ou não possam obtê-lo (estrangeiros, encarcerados,
incapacitados etc.).
- Domicílio eleitoral: o domicílio eleitoral
corresponde ao local onde o eleitor vota. Geralmente, é o local onde ele está
inscrito e que consta no seu título de eleitor. No sistema eleitoral
brasileiro, exige-se a comprovação de que o candidato esteja inscrito naquela
circunscrição ou local pelo menos uma ano antes da eleição, ou seja: prova de
moradia, vínculo patrimonial, cultural ou social com a localidade em que deseja
concorrer.
- Filiação partidária: o Direito Eleitoral brasileiro
não permite a candidatura avulsa, de modo que os partidos políticos são as
únicas organizações que posem indicar candidatos a ser eleitos. O indivíduo
escolhido em convenção partidária como candidato deverá comprovar a sua
condição de filiado ao partido político por pelo menos uma ano, sem
interrupção, antes de concorrer às eleições. Além disso, não pode ser filiado a
mais de um partido ao mesmo tempo.
- Idade mínima: dependendo do cargo em que
disputa, é preciso ter atingido a idade mínima prevista pela lei para
exercê-lo:
Presidente, vice-presidente e senador - 35 anos
Governador e vice-governador - 30 anos
Deputado federal, deputado estadual ou distrital, prefeito e
vice-prefeito – 21 anos
Vereador – 18 anos
-Alfabetização: no Brasil, os analfabetos têm o
direito de votar, mas não podem se candidatar para concorrer a cargos eletivos.
A pessoa alfabetizada é aquela que sabe ler e escrever. Não há exigência de
grau de escolaridade, certificação ou diploma, ma que tenha condições de
compreender um texto, ler noticias de jornal, capacidade redação etc. No
momento do registro, entretanto, é preciso que o candidato comprove que sabe
ler e escrever, por meio de uma declaração de próprio punho, ou documentos
escolares, certificados ou diplomas.
Sociologia-Edinaldo-3º
Nome:______________________________________ nº______
série:______
Questões:
Leia
as afirmações e assinale (V) se verdadeira ou (F) se for falsa:
( ) Para concorrer a cargo eletivo, não é
obrigatório que o candidato seja registrado em um partido.
( ) O mandato de senador tem duração de oito
anos, com direito à reeleição.
( ) O voto no Brasil é secreto, obrigatório,
direto e igual.
( ) É preciso ter pelo menos 25 anos de idade
para concorrer ao cargo de governador do Estado.
( ) Para concorrer ao cargo de Presidente da
República o candidato tem que ter no
mínimo 35 anos de idade e não precisa ser alfabetizado.
( )
Caso o eleitor não possa comparecer à sua seção no dia da votação, deve
apresentar justificativa à Justiça Eleitoral.
( ) O candidato a deputado federal, estadual
e vereador vence se obtiver a maioria dos votos.
( ) Qualquer pessoa que saiba ler e escrever
pode se candidatar a um cargo eletivo no Brasil.
( ) O voto em branco e o voto nulo são
considerados válidos.
( ) Nas eleições para presidente, governador
e prefeitos de municípios com mais de 200 mil habitantes, os candidatos
precisam vencer pela maioria absoluta dos votos, ou seja, precisam obter mais
da metade dos votos válidos para ser eleitos.
( ) Nas eleições para deputado federal,
deputados estadual e vereador, os eleitores votam duas vezes: nos candidatos e
no partido.
( ) No Brasil, os analfabetos têm o direito
de votar e podem se candidatar para concorrer a cargos eletivos. A pessoa
alfabetizada é aquela que sabe ler e escrever
( ) O sistema partidário brasileiro
caracteriza-se pela existência de dois grandes partidos, que se alternam no
governo do Estado. Embora existam outros partidos, estes permanecem pouco e
expressivos.
( ) Estrangeiros, encarcerados e
incapacitados podem se candidatar desde que estejam inscritos como eleitor em
um colégio eleitoral.
“Embora ninguém
possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e
fazer um novo fim”.
Chico Xavier
PORTUGUÊS
- PROFESSOR MAURÍCIO
Atividades de português ( 1ª quinzena de junho )
Professsor :
Maurício Telis
Séries : 2D, 3C,
2TA, 2TB, 3 TA
Estudo do texto
"Um
Colunista"
Um colunista conta
uma estória em que acompanhava um amigo a uma banca de jornal. O amigo
cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento
rude e grosseiro.
Pegando o jornal que foi atirado em sua
direção, o amigo do colunista sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana
ao jornaleiro.
Quando os dois
amigos desciam pela rua, o colunista perguntou:
─ Ele sempre te trata
com tanta grosseria?
─ Sim, infelizmente
foi sempre assim…
─ E você é sempre tão
polido e amigável com ele?
─ Sim, procuro ser.
─ Por que você é tão
educado, já que ele é tão inamistoso com você?
─ Porque não quero
que ele decida como eu devo agir.
Nós é que decidimos
como devemos agir e reagir ─ não os outros!
Autor desconhecido
1) No trecho “Um colunista conta
uma estória em que acompanhava um amigo a uma banca de
jornal” temos artigos definidos sublinhados. Analise as três frases abaixo e
marque a alternativa que NÃO
apresenta essa mesma classe gramatical:
I – Queria três blusas, mas comprou
só uma.
II – Aquela aluna era uma
pessoa muito simpática.
III – Este rapaz chegou e bateu no
apartamento um.
a) I, II, III
b) I e III
c) I e II
d) II e III
e) II
2) Leia o trecho
extraído do texto: “O amigo cumprimentou o
jornaleiro amavelmente”. As palavras, na ordem em que aparecem, são
classificadas como:
a) artigo definido – substantivo –
verbo – artigo definido – substantivo - advérbio
b) artigo definido – substantivo –
verbo – advérbio – substantivo - advérbio
c) artigo definido – advérbio – verbo
– artigo definido – substantivo - advérbio
d) advérbio – substantivo – verbo –
artigo definido – substantivo - advérbio
e) artigo definido – substantivo –
advérbio – artigo definido – substantivo - verbo
3) A palavra
sublinhada em “O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente”
possui a mesma classificação da palavra sublinhada da alternativa:
a) Ela era uma mulher amável.
b) Fernanda a ama muito.
c) Amanhã choverá.
d) O lençol estava amassado.
e) Amanheceu um dia lindo.
4) As palavras
“amavelmente”
e “polidamente” são classificadas como:
a) substantivos
b) adjetivos
c) advérbios
d) numerais
e) verbos
5) As
palavras “polido” e “polidamente” são respectivamente classificadas como:
a) advérbio - adjetivo
b) adjetivo - substantivo
c) substantivo - adjetivo
d) adjetivo - verbo
e) adjetivo – advérbio
6)
O título do texto “QUEM DECIDE POR MIM?” possui a segunda e a terceira palavra classificada como
_____________e______________ respectivamente.
7) PRODUÇÃO
DE TEXTO
Desenvolva um texto dissertativo argumentativo e, circule nele 5
substantivos, 5 adjetivos e 5 verbos.
(Desenvolva de 20 a 30 linhas)
INGLÊS
– PROFESSORA ROSILENE
INGLÊS Prof. Rosilene
Caros alunos.
Dando sequência a aula anterior onde vocês foram direcionados a
assistirem um vídeo explicativo com a forma
futura do verbo to be segue exercício relacionados ao tema para ser
respondido e enviado por e-mail ou por whatsapp.
Email da professora:
rosesantos270@hotmail.com
SEGUE
EXERCÍCIOS
ATIVIDADE DE INGLÊS: THE SIMPLE FUTURE TENSE
–Atividade de Inglês, com exercícios envolvendo The Simple Future Tense e leitura e interpretação
da Musica: Will I see you?- Anitta.
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=volZgUzZ1v0
Will I See You
(feat. Poo Bear)
Anitta
When it's all said and done, will I see you?
When it's all said and done, will I see you?
Now that my love is on
All the way on you, I won't turn it off
Would you do the same?
When it's all said and done, will I see you?
I've been planting seeds in our ground
Watching us grow for a while
Pray the sun stays shinin' down on us
I hope it do
We committed our trust out loud
Like gravity, we swore to hold each other down
Build a circle, pray you always stay around
I do, Lord knows I
do
Met you on the block
You ain't gotta hustle like that no more
I've been on a journey
I ain't tryna look back, no more
We've been on a wave
Tryna not make it back to shore, oh, no
But when it's all said and done, will I see you?
When it's all said and done, will I see you?
Now that my love is on
All the way on you, I won't turn it off
Would you do the same?
When it's all said and done, will I see you?
Took away my insecurities
Your arms became my security
Ooh, my melody became harmony with you
And only you
Sometimes reality kicks in
Realizing every beginning comes to an end
Can I go to sleep at night
Knowing I'll wake up to my best friend?
When it's all said and done, will I see you? (Will I see you?)
When it's all said and done, will I see you? (I need to know)
All the way on
you, I won't turn it off
Would you do the
same?
When it's all
said and done, will I see you? (Will I see you?)
Há muitas formas de expressar ações no futuro. Uma forma muito utilizada
é:
Will +forma básica do verbo principal:
The future will be wonderful.
O futuro será maravilhoso.
Usa-se a mesma forma Will(ou a forma contrata ‘II) para todas as
pessoas. Com I e We é possível substituir Will por shall (que tem também a
forma contrata ‘II), mas esse uso é próprio da linguagem formal. Observe e faça
a comparação:
We will go to the party tomorrow.
(Nós iremos à festa amanhã.)
We’II have a lot of fun, I´m sure. (estilo informal)
(Nós nos divertiremos muito, tenho certeza.)
We shall overcome-someday.( estilo formal)
(Venceremos – um dia.)
Para obter a forma negativa é só acrescentar not depois de will/shall.
I will not (won´t) go to scholl tomorrow.
Para obter a forma interrogativa coloca-se will/shall no início da
pergunta.
Will I see you tomorrow?
Will indica uma ação, acontecimento, ou previsão quanto ao futuro:
(O future trará coisas maravilhosas.)
Who will win the next World Cup?
(Quem ganhará a próxima Copa do Mundo?)
O shall é usado em perguntas com I ou We, quando se pede instruções ou
então se oferece, sugere ou convida.
It´s a bit cold. Shall I close the window?
(Está um pouco frio. Fecho/Devo fechar a janela?)
Após ouvir a canção da cantor Anitta, responda:
1.Observe “Will I See You”, uma possível tradução para o título da
canção seria:
a.Eu irei te ver?
b.Eu
vou vê-lo?
c.Você
irá me ver?
d.Nos
veremos?
2.Transcreva
a tradução em inglês para o trecho: “Agora que meu amor está ligado
Por todo o caminho até você, eu não vou desligar.”
____________________________________________________________________
3.Assinale
na alternativa que melhor traduz os versos a seguir:
“I've been planting seeds
in our ground
Watching us grow for a
while
Pray the sun stays shinin'
down on us
I hope it do…”
a.”Eu venho plantando sementes no nosso solo
Observo nós dois crescendo
Rezo para que o sol continue brilhando sobre nós
Espero que continue.”
b. “Eu tenho plantado sementes no nosso solo
Observando-nos crescer por um tempo
Reze, o sol continua a cair sobre nós
Espero que faça.”
c.Você vem plantando sementes no nosso solo
Observando nós dois crescendo
Rezamos para que o sol continue a brilhar
Esperamos unidos.
d. Plantamos sementes no nosso solo
Observando nós dois crescendo
Rezamos para que o sol continue a brilhar
Esperamos unidos.
4.Onde o eu lírico
conheceu seu amor, de acordo com o verso “Met you on the block...”
a.em um bloco.
b.em uma quebrada.
c.em um consultório.
d.em um lugar obscuro.
5.Qual
questionamento o eu lírico faz nos versos “When it's all said and done, will I
see you?”
6.O verso: Will I see you?” está na forma
negativa, interrogativa ou afirmativa? Justifique sua resposta.
7.Ordene as frases abaixo:
a.will/explain/you/to/I
____________________________________________________________________
b.will/give/a party/ My parents
____________________________________________________________________
c.will/swim/Jardel
____________________________________________________________________
d.will/invite/us for lunch/Samuel
____________________________________________________________________
e.will/always/I/love you
__________________________________________________________________
f.will/I/take/an/orange
____________________________________________________________________
8.Indique se a frase está na forma negativa, interrogativa ou
afirmativa:
a.I will
travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)
b.I won´t travel. (afirmativa,negativa,
interrogativa)
c. Will you do me a favor? (afirmativa,negativa,
interrogativa)
d. Will he travel tomorrow? (afirmativa,negativa, interrogativa)
e. I will
drop by to see her. (afirmativa,negativa, interrogativa)
f. Will they move to Ireland next year? (afirmativa,negativa, interrogativa)
g. She
won’t sing at the talent show. (afirmativa,negativa, interrogativa)
h. It will rain a lot next week. (afirmativa,negativa, interrogativa)
i. I will not travel to
England next month. (afirmativa,negativa, interrogativa)
ARTES –
PROFESSORA SIMONE
E.E.
Romeu Montoro
Professora:
Simone
Aluno:
Turma:
3C Data:----/----/2020
Atividade
de arte.
Leia os textos atentamente e responda:
Fotografia
Fotografia é o processo
e a arte que permite registrar e
reproduzir, através de reações químicas e em superfícies preparadas para o
efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura.
O princípio da câmera escura consiste em projetar a imagem que é
captada por um pequeno orifício sobre a superfície. Desta forma, o tamanho da
imagem é reduzido e pode aumentar a sua nitidez. A fotografia foi e continua sendo a única forma de
eternizar algo que é importante, seja esse algo um lugar, um objeto, um momento
especial ou até mesmo pessoas especiais. A fotografia foi um importante
instrumento para gravar momentos sobre a história da humanidade. E hoje, com a
fotografia digital, obtida por meio de smartphones, tablets e câmeras
profissionais, fotografar se tornou uma necessidade ainda maior para o ser humano. Momentos
marcantes como casamento, aniversário, formatura, os primeiros passos do bebê,
uma viagem, eventos, entre outros, tem a fotografia como item essencial para
congelá-los. E, assim como poetas tentam expressar e explicar sentimentos
através de seus versos, a fotografia se mostra também um importante instrumento
para, por meio de imagens, representar sentimentos como alegria,
tristeza, medo, indiferença, reflexão e muitos outros.
Responda:
1- Você tem o costume de
fotografar? Quais equipamentos costuma utilizar, celular ou câmeras
fotográficas?
2- 2. O que você fotografa?
Pessoas, animais, paisagens, objetos?
3- Você conhece filme
fotográfico? Você já viu pessoalmente?
4- Segundo o texto qual a
importância da fotografia?
5- Qual o princípio da
câmera obscura?
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BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA
Reino das plantas
As plantas são seres
pluricelulares e eucariontes.
Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos;
entretanto, têm uma característica que as distingue desses seres - são
autotróficas. Como já vimos, seres autotróficos são aqueles que produzem o
próprio alimento pelo processo da fotossíntese.
Utilizando a luz, ou
seja, a energia luminosa, as plantas produzem a glicose, matéria orgânica
formada a partir da água e do gás carbônico que obtêm do alimento, e liberam o
gás oxigênio.
As plantas,
juntamente com outros seres fotossintetizantes, são produtoras de matéria orgânica que nutre a maioria dos seres vivos
da Terra, atuando na base das cadeias alimentares.
Ao fornecer o gás oxigênio ao ambiente, as plantas também contribuem para a
manutenção da vida dos seres que, assim como elas próprias, utilizam esse gás
na respiração. As plantas conquistaram quase todos os ambientes da superfície
da Terra.
Segundo a hipótese
mais aceita, elas evoluíram a partir de ancestrais
protistas. Provavelmente, esses ancestrais seriam tipos de algas
pertencentes ao grupo dos protistas que se desenvolveram na água. Foram
observadas semelhanças entre alguns tipos de clorofila
que existem tanto nas algas verdes como nas plantas.
A partir dessas e de
outras semelhanças, supõe-se que as algas verdes aquáticas são ancestrais
diretas das plantas.
Há cerca de 500
milhões de anos, as plantas iniciaram a ocupação do ambiente terrestre. Este
ambiente oferece às plantas vantagens como: maior facilidade na captação da
luz, já que ela não chega às grandes profundidades da água, e facilidade da
troca de gases, devido à maior concentração de gás
carbônico e gás oxigênio na atmosfera. Esses fatores são importantes no processo
da respiração e da fotossíntese.
Mas e quanto a
presença da água, tão necessária à vida?
Ao compararmos o
ambiente terrestre com o ambiente aquático, verificamos que no terrestre a
quantidade de água sob a forma líquida é bem menor e que a maior parte dela
está acumulada no interior do solo.
Como, então, as
plantas sobrevivem no ambiente terrestre? Isso é possível porque elas
apresentam adaptações que lhes possibilitam desenvolver no ambiente terrestre e
ocupá-lo eficientemente. As plantas adaptadas ao ambiente terrestre apresentam,
por exemplo, estruturas que permitem a absorção de água presente no solo e
outras estruturas que impedem a perda excessiva se água.
Classificação das plantas
As plantas cobrem
boa parte dos ambientes terrestres do planeta. Vistas em conjunto, como nesta
foto, parecem todas iguais. Mas na realidade existem vários tipos de planta e
elas ocupam os mais diversos ambientes.
O reino das plantas
é constituído de organismos pluricelulares, eucariontes, autótrofos
fotossintetizantes.
Em geral, os
cientistas consideram como critérios importantes:
- A característica da planta ser vascular ou avascular, isto é, a presença ou não de
vasos condutores de água e sais minerais (seiva bruta) e matéria orgânica (a
seiva elaborada);
- Ter ou não estruturas reprodutoras
(semente, fruto e flor) ou ausência delas.
Os nomes dos grupos
de plantas
Criptógama: palavra
composta por cripto, que significa escondido, e gama, cujo significado está
relacionado a gameta (estrutura reprodutiva). Esta palavra significa, portanto,
"planta que tem estrutura reprodutiva escondida". Ou seja, sem
semente.
Fanerógama: palavra
composta por fanero, que significa visível, e por gama, relativo a gameta. Esta
palavra significa, portanto, "planta que tem a estrutura reprodutiva
visível". São plantas que possuem semente.
Gimnosperma: palavra
composta por gimmno, que significa descoberta, e sperma, semente. Esta palavra
significa, portanto, "planta com semente a descoberto" ou
"semente nua".
Angiosperma: palavra
composta por angion, que significa vaso (que neste caso é o fruto) e sperma,
semente. A palavra significa, "planta com semente guardada no interior do
fruto".
Aula 01- Ler o texto
com atenção.
Pesquisar o significado das
palavras ou termos destacados no texto.
Aula 02- Tendo como
base o texto acima, responda as seguintes questões:
1-De as principais
características dos indivíduos do Reino das plantas.
2- Explique a
importância da glicose para as plantas.
3- Explique a
fotossíntese.
4- Indique o nome
dos principais grupos das plantas.
5- Quais são critérios que possibilitem a classificação
das plantas para organizá-las em grupos
GEOGRAFIA -
PROFESSORA IVANETE
“GLOBALIZAÇÃO: CAPITALISMO
FINANCEIRO
NA AULA DE HOJE VAMOS...
Entender a contribuição das fases do capitalismo para o
processo de Globalização.
Caracterizar a III Fase do Capitalismo, ou seja, o
capitalismo financeiro.
Reconhecer o papel do capitalismo financeiro para a criação
das empresas transnacionais.
HORA DA RETOMADA...
O QUE SIGNIFICA A III FASE DO
CAPITALISMO, OU SEJA, O CAPITALISMO FINANCEIRO PARA O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO?
CAPITALISMO FINANCEIRO TAMBÉM CHAMADO DE MONOPOLISTA...
Corresponde a III Fase do Capitalismo surge em meados do
século XX, com a Terceira Revolução Industrial e está presente até os dias
atuais.
Recebe esse nome visto que os bancos e outras instituições
ligadas ao sistema financeiro, são os principais agentes desse período.
Ocorre a integração do capital produtivo e financeiro.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO FINANCEIRO...
·
Controle da economia pelos bancos e grandes
corporações.
·
Surgimento de empresas globais, transnacionais
(fragmentação produtiva).
·
Aumento da concorrência internacional.
·
Bolsa de Valores (negociação de capitais, ações
e títulos financeiros).
O QUE OCORRE COM AS EMPRESAS NO
CAPITALISMO FINACEIRO OU MONOPOLISTA?
EMPRESAS NO CAPITALISMO FINANCEIRO...
1-
MAIS INVESTIMENTOS DOS BANCOS
2-
MAIOR CAPACIDADE DE EXPANSÃO
3-
COMPETIÇÃO CRESCENTE ENTRE AS EMPRESAS
4-
SOMENTE AS MAIORES EMPRESAS CONSEGUEM SE
EXPANDIR
5-
DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE EMPRESAS NO MERCADO
6-
CAPITALISMO OLIGO-MONOPOLISTA
FORTALECIMENTO DAS EMPRESAS MAIS
COMPETITIVAS...
Monopólio: Situação na qual uma única empresa
controla um determinado mercado, ou a maior parte dele.
Oligopólio: Situação na qual um pequeno grupo de
empresas controla um determinado setor do mercado.
Trustes: fusões administrativas entre duas ou várias empresas no sentido de promover um controle
cada vez maior do mercado.
Holding: uma empresa que detém o controle das ações
de uma série de outras empresas, criada com a função de administrá-las, e que
não necessariamente atuam no mesmo ramo do mercado.
AGORA É COM VOCÊ… QUESTÃO ENEM
O mundo entrou na era
do globalismo. Todos estão sendo desafiados pelos dilemas e horizontes que se
abrem com a formação da sociedade global. Um processo de amplas proporções
envolvendo nações e nacionalidades, regimes políticos e projetos nacionais,
grupos e classes sociais, economias e sociedades, culturas e civilizações.
(IANNI, O. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1997)
a) difusão
de práticas mercantilistas.
b) propagação
dos meios de comunicação.
c) ampliação
dos protecionismos alfandegários.
d) manutenção
do papel controlador dos
e) conservação das partilhas
imperialistas europeias.
No texto, é feita referência a um momento do desenvolvimento
do capitalismo. A expansão do sistema capitalista de produção nesse momento
está fundamentada na:
Estados.
NA AULA DE HOJE VOCÊ APRENDEU QUE...
A III Fase do Capitalismo é definida como capitalismo
financeiro é está baseada na força dos bancos, e na integração do capital
produtivo ao financeiro.
A concorrência entre as empresas se torna acirrada e
sobrevivem as empresas mais fortes que se organizam formando oligopólios.
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