MATEMÁTICA PROFESSORA MARIA DO CARMO
-----------------------------------------------------------------------------------
QUÍMICA - PROFESSORA MARIA DO CARMO
Nome: _________________________________________________________ nº _____
Turma________
Atividade I do 2º
Bimestre
OBS: As atividades deverão ser
realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito
carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e
queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser
apresentado quando solicitado no retorno presencial.
Assistir a aula de Química no YouTube
Link’s: Centro de
Mídias SP >> 2ª série do EM - QUI - Tratamento de água ► https://youtu.be/FV4v9eS5dEU |
Sabesp - Tratamento
de Água ►
Responda as questões
abaixo:
1.
● Qual a diferença entre água pura e potável?
2.
● Por que há a adição de cloro numa das etapas do tratamento da água?
3.
● Por que se adiciona o hidróxido de cálcio e o sulfato de alumínio para
que ocorra a etapa da floculação, no tratamento de água?
4.
● Qual a função da filtração após a floculação?
Situação de Aprendizagem
Tratamento da água:
uma questão de sobrevivência
Habilidades:
1. Compreender a
necessidade de tornar a água potável.
2. Conhecer
procedimentos para seu tratamento, aplicando conceitos e processos, como
separação de sistemas heterogêneos, solubilidade e transformação química.
3. Organizar e
interpretar informações sobre tratamento e consumo de água para refletir sobre
o uso consciente da água e tomar suas decisões, dentro de limites, a esse
respeito.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FÍSICA - PROFESSOR RONALDO
------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------
HISTÓRIA PROFESSOR ANDERSON
Atividade
de História para as turmas do 2°TA e 2°TB
Professor:
Anderson Jordino
1. Realizar uma pesquisa sobre a
Revolução Industrial e responder as seguintes questões.
a) Qual foi o país pioneiro na Revolução
Industrial e quando ela ocorreu?
b) Como eram as condições do trabalhador
nas indústrias? Eles tinham muitos benefícios? Trabalhavam quantas horas por
dia?
c) Uma das primeiras revoltas dos
operários foi o Ludismo. Explique qual foi o principal motivo do Ludismo?
Segue
abaixo os links para realizar a pesquisa
https://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php#:~:text=A%20Revolu%C3%A7%C3%A3o%20industrial%20foi%20um,com%20o%20uso%20das%20m%C3%A1quinas.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SOCIOLOGIA - PROFESSOR EDINALDO
Consumo E Consumismo: Diferenças, Necessidades e
Reflexões
Duas palavras com a mesma raiz, muito semelhantes, mas
com significados, implicações nas vidas das pessoas e motivos muito diferentes.
Consumo é alguém adquirir, aproveitar bens, produtos,
para satisfazer reais necessidades. Consumimos água e alimentos para podermos
sobreviver. Comprar roupas é uma atividade de consumo motivada por uma
necessidade real, precisamos nos vestir para vivermos numa sociedade que não
aceita a nudez no dia a dia, também para agasalhar nossos corpos do frio, da
chuva. Consumimos energia elétrica para que tenhamos uma série de confortos em
nossas casas, ambientes de trabalho, mesmo porque hoje em dia é quase
inimaginável nossa sociedade funcionando sem energia elétrica. Ou seja, o
consumo se baseia em necessidades primordiais para o homem e para a sociedade
na qual vive (o que pode variar de pessoa para pessoa, de sociedade para
sociedade, porém). Até aqui, vemos que o consumo é uma atividade vital.
O consumismo, por outro lado, é o ato, ou hábito, de
adquirir produtos em geral supérfluos sem que haja necessidade real, de maneira
muitas vezes compulsiva, gerando até mesmo problemas financeiros para as pessoas,
que desviam parte do dinheiro que seria empregado para fins mais necessários
para compras sem necessidade. Há quem chegue a graus extremos de consumismo,
comprando montes de coisas sem nem saber o que são, para que servem, e depois
se arrependem ao ver que perderam dinheiro e criaram dificuldades financeiras
para elas mesmas, por vezes sentem-se culpadas, mas não conseguem evitar que
essas atitudes consumistas e negativas se repitam. Mesmo sem falar de casos
extremos, as atitudes consumistas não costumam levar a fim positivo nenhum.
Compra-se por comprar, não se satisfaz de verdade necessidade alguma, mesmo que
temporariamente isso pareça acontecer.
Em nossa sociedade atual, o consumismo é incentivado
pelas empresas, na mídia, mesmo os indivíduos passam a achar que é
"correto", necessário até. Muitos o entendem como sinal de status, de
riqueza, de estar "antenado" com as novidades do mercado. Outros
consomem vorazmente para gerar uma (falsa e transitória) sensação de bem-estar
interior, como se fosse urgente, vital comprar algo para se sentirem em paz, ou
mais felizes.
Questões:
1. Explique
com suas palavras o que é consumismo.
2. Qual a diferença entre consumo e
consumismo?
3. Cite exemplos de produtos que
utilizamos com os hábitos de consumo.
4. Cite exemplos de hábitos de
consumismo.
5. Explique por que o consumo não é
incentivado pela mídia?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FILOSOFIA- PROFESSOR RENAN
Em meio à crise de saúde que assola o
mundo na atualidade outros pesares também ocorreram recentemente. Aqui,
trataremos das tensões raciais observadas mais especificamente nos Estados
Unidos, com o assassinato de um homem negro que, sufocado por um policial
branco, veio a falecer no último dia 25 de maio.
Acusado de repassar uma nota de 20
dólares falsa, George Floyd, 46 anos, não foi detido pela polícia como seria o
usual, mas, teve sua vida abreviada ao ser imobilizado e sufocado durante oito
minutos pela polícia de Minneapolis, nos Estados Unidos. As imagens do caso
correram o mundo e provocaram longos protesto, alguns pacíficos e outros nem
perto disso.
As manifestações se estenderam por
todo o território estadunidense. Durante 11 dias, milhões de pessoas foram às
ruas clamar por justiça e contra a violência policial e o racismo tão
disseminado na cultura americana, onde apenas 13 por cento da população é
negra.
Tais protestos precisam ser
conhecidos para que se evidenciem as injustiças escondidas vividas por cada um
e por todos ao mesmo tempo e, também, para que se ilustre a força da população
em não aceitar tal violência, estabelecida desde tempos coloniais, onde a mesma
escravidão que formou nossa sociedade também estabeleceu fortes desigualdades
nos Estados Unidos.
É pensando na herança deixada pela
cultura escravista que fazia das diferenças de pele sentenças de morte que essa
atividade deve ser pensada a partir da pergunta abaixo colocada:
Na sua visão pessoal, manifestações
públicas onde diversas pessoas procuram as ruas para exprimirem suas
reivindicações tem algum tipo de resultado positivo ou servem apenas para
atrapalhar a cidade ou a rotina das pessoas que vivem suas vidas de forma
comum? Qual a melhor forma de superar o preconceito de raiz colonial que ainda
está presente em diversas culturas ao longo do mundo? Para redigir a redação
utilize números para comprovar seu ponto de vista (dados que expressam
diferença salarial entre brancos e negros, diferença entre o número de
homicídios perpetrados contra pessoas negras, diferença de escolaridade devido
a dificuldades sociais etc.).
A
atividade deve ser desenvolvida ao longo de uma página escrita à mão ou pelos
programas de texto eletrônico (respeitando a fonte tamanho 12 e o espaçamento
de 1,5 entre as linhas). Antes de iniciar sua produção de texto é de extrema
relevância que as notícias abaixo possam ser lidas, melhorando, assim, a
qualidade e os argumentos do que será escrito:
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2020/05/27/caso-george-floyd-morte-de-homem-negro-filmado-com-policial-branco-com-joelhos-em-seu-pescoco-causa-indignacao-nos-eua.htm
Caso George Floyd: morte de homem negro filmado com policial branco com joelho em seu pescoço causa indignação nos EUA
Caso George Floyd: morte de homem negro filmado com policial branco com joelho em seu pescoço causa indignação nos EUA
https://exame.com/brasil/os-dados-que-mostram-a-desigualdade-entre-brancos-e-negros-no-brasil/
Política, crime, trabalho e renda: onde quer que se olhe, brancos e negros moram em dois países completamente diferentes
---------------------------------------------------------------------------------------
Política, crime, trabalho e renda: onde quer que se olhe, brancos e negros moram em dois países completamente diferentes
---------------------------------------------------------------------------------------
Atividades de português ( 1ª
quinzena de junho )
Professor:
Maurício Telis
Séries:
2D, 3C, 2TA, 2TB, 3 TA
Estudo
do texto
"Um
Colunista"
Um
colunista conta uma estória em que acompanhava um amigo a uma banca de jornal.
O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um
tratamento rude e grosseiro.
Pegando o jornal que foi atirado em sua
direção, o amigo do colunista sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana
ao jornaleiro.
Quando os
dois amigos desciam pela rua, o colunista perguntou:
─ Ele
sempre te trata com tanta grosseria?
─ Sim,
infelizmente foi sempre assim…
─ E você
é sempre tão polido e amigável com ele?
─ Sim,
procuro ser.
─ Por que
você é tão educado, já que ele é tão inamistoso com você?
─ Porque
não quero que ele decida como eu devo agir.
Nós é que
decidimos como devemos agir e reagir ─ não os outros!
Autor
desconhecido
1) No
trecho “Um colunista conta uma estória em que acompanhava um
amigo a uma banca de jornal” temos artigos definidos sublinhados.
Analise as três frases abaixo e marque a alternativa que NÃO apresenta essa mesma
classe gramatical:
I –
Queria três blusas, mas comprou só uma.
II –
Aquela aluna era uma pessoa muito simpática.
III –
Este rapaz chegou e bateu no apartamento um.
a) I, II,
III
b) I e
III
c) I e II
d) II e
III
e) II
2) Leia o
trecho extraído do texto: “O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente”. As
palavras, na ordem em que aparecem, são classificadas como:
a) artigo
definido – substantivo – verbo – artigo definido – substantivo - advérbio
b) artigo
definido – substantivo – verbo – advérbio – substantivo - advérbio
c) artigo
definido – advérbio – verbo – artigo definido – substantivo - advérbio
d)
advérbio – substantivo – verbo – artigo definido – substantivo - advérbio
e) artigo
definido – substantivo – advérbio – artigo definido – substantivo - verbo
3) A
palavra sublinhada em “O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente”
possui a mesma classificação da palavra sublinhada da alternativa:
a) Ela
era uma mulher amável.
b)
Fernanda a ama muito.
c) Amanhã
choverá.
d) O
lençol estava amassado.
e) Amanheceu
um dia lindo.
4) As
palavras “amavelmente” e “polidamente” são classificadas como:
a)
substantivos
b)
adjetivos
c)
advérbios
d)
numerais
e) verbos
5) As palavras
“polido” e “polidamente” são respectivamente classificadas como:
a)
advérbio - adjetivo
b)
adjetivo - substantivo
c)
substantivo - adjetivo
d)
adjetivo - verbo
e)
adjetivo – advérbio
6) O
título do texto “QUEM DECIDE POR MIM?” possui a segunda e a terceira palavra
classificada como _____________e______________ respectivamente.
7)
PRODUÇÃO DE TEXTO
Desenvolva um texto dissertativo
argumentativo e, circule nele 5 substantivos, 5 adjetivos e 5 verbos.
(Desenvolva de 20 a 30 linhas)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
INGLÊS - PROFESSORA ROSILENE
INGLÊS Prof. Rosilene
Caros alunos.
Dando sequência a aula
anterior onde vocês foram direcionados a assistirem um vídeo explicativo com a forma futura do verbo to be segue exercício
relacionados ao tema para ser respondido e enviado por e-mail ou por whatsapp.
Email da professora: rosesantos270@hotmail.com
SEGUE EXERCÍCIOS
ATIVIDADE DE INGLÊS:
THE SIMPLE FUTURE TENSE –Atividade de Inglês, com exercícios envolvendo
The Simple Future Tense e leitura e
interpretação da Musica: Will I see
you?- Anitta.
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=volZgUzZ1v0
Will I See You (feat. Poo Bear)
Anitta
When it's all said
and done, will I see you?
When it's all said
and done, will I see you?
Now that my love is
on
All the way on you,
I won't turn it off
Would you do the
same?
When it's all said
and done, will I see you?
I've been planting
seeds in our ground
Watching us grow
for a while
Pray the sun stays
shinin' down on us
I hope it do
We committed our
trust out loud
Like gravity, we
swore to hold each other down
Build a circle,
pray you always stay around
I do, Lord knows I do
Met you on the
block
You ain't gotta
hustle like that no more
I've been on a
journey
I ain't tryna look
back, no more
We've been on a
wave
Tryna not make it
back to shore, oh, no
But when it's all
said and done, will I see you?
When it's all said
and done, will I see you?
Now that my love is
on
All the way on you,
I won't turn it off
Would you do the
same?
When it's all said
and done, will I see you?
Took away my
insecurities
Your arms became my
security
Ooh, my melody
became harmony with you
And only you
Sometimes reality
kicks in
Realizing every
beginning comes to an end
Can I go to sleep
at night
Knowing I'll wake
up to my best friend?
When it's all said
and done, will I see you? (Will I see you?)
When it's all said
and done, will I see you? (I need to know)
Now that my love is
on
All the way on you, I won't turn it off
Would you do the same?
When it's all said and done, will I see you? (Will I see
you?)
Há muitas formas de expressar ações no
futuro. Uma forma muito utilizada é:
Will +forma
básica do verbo principal:
The
future will be wonderful.
O futuro será maravilhoso.
Usa-se a mesma forma Will(ou a forma
contrata ‘II) para todas as pessoas. Com I e We é possível substituir Will por
shall (que tem também a forma contrata ‘II), mas esse uso é próprio da
linguagem formal. Observe e faça a comparação:
We will
go to the party tomorrow.
(Nós iremos à festa amanhã.)
We’II
have a lot of fun, I´m sure. (estilo informal)
(Nós nos divertiremos muito, tenho certeza.)
We shall
overcome-someday.( estilo formal)
(Venceremos – um dia.)
Para obter a forma negativa é só
acrescentar not depois de
will/shall.
I will
not (won´t) go to scholl tomorrow.
Para obter a forma interrogativa
coloca-se will/shall no início da pergunta.
Will I
see you tomorrow?
Will indica uma ação, acontecimento, ou
previsão quanto ao futuro:
The
future will bring wonderful things.
(O future trará coisas maravilhosas.)
Who will
win the next World Cup?
(Quem ganhará a próxima Copa do Mundo?)
O shall é usado em perguntas com I ou
We, quando se pede instruções ou então se oferece, sugere ou convida.
It´s a
bit cold. Shall I close the window?
(Está um pouco frio. Fecho/Devo fechar a janela?)
Após ouvir a canção da cantor Anitta,
responda:
1.Observe “Will I See You”, uma
possível tradução para o título da canção seria:
a.Eu
irei te ver?
b.Eu vou vê-lo?
c.Você irá me ver?
d.Nos veremos?
2.Transcreva a tradução em inglês para o trecho: “Agora que meu amor está ligado
Por todo o caminho até você, eu não vou
desligar.”
____________________________________________________________________
3.Assinale na alternativa que melhor traduz os versos a
seguir:
“I've been planting seeds in our ground
Watching us grow for a while
Pray the sun stays shinin' down on us
I hope it do…”
a.”Eu venho plantando sementes no nosso
solo
Observo nós dois crescendo
Rezo para que o sol continue brilhando
sobre nós
Espero que continue.”
b. “Eu tenho plantado sementes no nosso solo
Observando-nos
crescer por um tempo
Reze, o sol
continua a cair sobre nós
Espero que faça.”
c.Você vem
plantando sementes no nosso solo
Observando nós
dois crescendo
Rezamos para que o
sol continue a brilhar
Esperamos unidos.
d. Plantamos
sementes no nosso solo
Observando nós
dois crescendo
Rezamos para que o
sol continue a brilhar
Esperamos unidos.
4.Onde o eu lírico conheceu seu amor, de acordo com o verso “Met you on the block...”
a.em um bloco.
b.em uma quebrada.
c.em um consultório.
d.em um lugar obscuro.
5.Qual questionamento o eu lírico faz nos versos “When
it's all said and done, will I see you?”
6.O
verso: Will I see you?” está na forma negativa, interrogativa ou afirmativa?
Justifique sua resposta.
7.Ordene as frases abaixo:
a.will/explain/you/to/I
____________________________________________________________________
b.will/give/a party/ My
parents
____________________________________________________________________
c.will/swim/Jardel
____________________________________________________________________
d.will/invite/us for
lunch/Samuel
____________________________________________________________________
e.will/always/I/love you
__________________________________________________________________
f.will/I/take/an/orange
____________________________________________________________________
8.Indique se a frase está na forma
negativa, interrogativa ou afirmativa:
a.I will travel. (afirmativa,negativa,
interrogativa)
b.I won´t
travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)
c. Will you do me a favor?
(afirmativa,negativa, interrogativa)
d. Will he travel tomorrow? (afirmativa,negativa, interrogativa)
e. I will drop by to see
her.
(afirmativa,negativa, interrogativa)
f. Will they move to Ireland next year? (afirmativa,negativa, interrogativa)
g. She won’t sing at the
talent show.
(afirmativa,negativa, interrogativa)
h. It will rain a lot next week. (afirmativa,negativa, interrogativa)
i. I will not travel to England next month. (afirmativa,negativa, interrogativa)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ARTES –
PROFESSOR FERNANDO (2TB)
Acessar o Facebook do professor: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2002984389836476&id=100003748043271?sfnsn=wiwspwa&extid=NB3UJ0ip80XKgaEh&d=w&vh=i
ARTES -
PROFESSORA SIMONE (2TA)
Professora: Simone
Aluno:
Turma: 2TA Data: __/__/2020.
Disciplina: Arte
Habilidade: Investigar novas possibilidades como
vídeo dança e performance em dança.
Leia os textos atentamente e responda:
O
coreógrafo é o profissional inventivo que cria movimentos de dança para balé
clássico –
campo no qual os deslocamentos dos bailarinos são mais paradigmáticos -, balé
moderno – caracterizado por movimentações mais fluidas – e dança contemporânea
- a qual está praticamente liberta de evoluções rítmicas. Este profissional
exprime por meio da dança e de gestos corporais, seus sonhos e ideais, narrando
suas histórias em conjunto com a música. Ele elabora movimentos em cena e
desenvolve tanto musicais quanto representações coreográficas. A coreografia é o ofício de produzir
sequências de movimentos que no final resultam em uma dança.
Normalmente
o coreógrafo também atua como docente de dança, mas enquanto o orientador
transmite a seus alunos distintas modalidades de danças já estabelecidas e
conhecidas, o especialista em coreografia cria movimentos, renova o acervo de
passos e gestos corporais. Posteriormente, o especialista os ensina aos
interessados em aprender a dançar, mesclando movimentos antigos com outros que
ele inventa.
O bom
profissional deve ter excelente capacidade de memorização visual, o dom de
obedecer a regras e normas, cadência rítmica e apurada suscetibilidade
artística. Ele necessita de muita criatividade, para assim elaborar distintos
meios de interpretar uma mesma coreografia, conforme os recursos técnicos
disponíveis e a escolha do corpo de dança.
Responda:
1- O que faz um coreografo?
2- Qual seria a maior dificuldade para se ensinar uma dança?
3- Onde você imagina que surgem as ideias dos movimentos?
4- Quais habilidades um coreografo tem que ter?
5-
Você acha que em todas as danças
existem um coreografo? por quê?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
BIOLOGIA –
PROFESSORA LÍGIA
A atividade:
Assistir o vídeo e realizar a leitura do texto sobre fotossíntese e
respiração celular, e responder os exercícios:
Exercicios-
Biologia- 2º anos
01. (UECE
2011) A Fotossíntese é um processo que produz a energia necessária ao início da
cadeia alimentar, daí a incontestável importância das plantas para a manutenção
da vida no planeta. Durante a fotossíntese, a energia luminosa é absorvida
principalmente pela clorofila e, posteriormente, transformada em energia
química. Para isso as plantas precisam consumir __________ e __________ para
produzir __________ e ao final liberar __________.
Assinale a
alternativa que contém a sequência que preenche corretamente e na ordem as
lacunas do texto anterior.
A) água,
CO2, glicose e oxigênio
B) CO2,
oxigênio, glicose e água
C)
glicose, água, CO2 e oxigênio
D) água,
glicose, oxigênio e CO2.
2-Na
respiração celular, a célula é capaz de produzir energia para o seu
funcionamento. Algumas etapas desse processo ocorrem no interior de uma
organela denominada de:
a) Complexo
golgiense.
b)
Mitocôndria.
c)
Cloroplasto.
d) Retículo
endoplasmático.
e) Ribossomo.
3- as reações
químicas a seguir e identifique a alternativa que indica corretamente a equação
geral da respiração celular.
a) 6CO2 + 2H2S→ CH2O + H2O +2S
b) C6 H12O6 + 6O2 → 6CO2 + 6H2O
c) CO2 + 4 H2 → CH4 + 2H2O
d) 6CO2 + 12H2O → C6 H12O6 + 6O2 + 6H2O
4-(UFMS) As
mitocôndrias são corpúsculos citoplasmáticos, em geral com forma de bastonetes,
extremamente importantes para o funcionamento celular, pois são responsáveis
pela
a)
fotossíntese, nas plantas.
b) respiração,
nas plantas e animais.
c)
fermentação, nos animais.
d) síntese
proteica.
e) síntese de
açúcar.
5- (ENEM 2009) A
fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos
fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que,
juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de
compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de
importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos,
incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para
impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para
a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos
energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos
remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética. As
informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos
processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem
concluir que:
a) o CO2
e a água são moléculas de alto teor energético.
b) os
carboidratos convertem energia solar em energia química.
c) a vida
na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.
d) o
processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera.
e) a
produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo
aumento de CO2 atmosférico.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário