domingo, 14 de junho de 2020

ATIVIDADES DO 2ºBIMESTRE - 2TA, 2TB MAT/QUIM/FIS/HIST/SOC/FIL/POR/ING/BIO/


2TA, 2TB

MATEMÁTICA PROFESSORA MARIA DO CARMO


  -----------------------------------------------------------------------------------


QUÍMICA - PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro | Química 2º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo
Nome: _________________________________________________________ nº _____ Turma________
Atividade I do 2º Bimestre

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.


Assistir a aula de Química no YouTube
Link’s: Centro de Mídias SP >> 2ª série do EM - QUI - Tratamento de água ► https://youtu.be/FV4v9eS5dEU  |
Sabesp - Tratamento de Água ►


Responda as questões abaixo:

1.       ● Qual a diferença entre água pura e potável?


2.       ● Por que há a adição de cloro numa das etapas do tratamento da água?


3.       ● Por que se adiciona o hidróxido de cálcio e o sulfato de alumínio para que ocorra a etapa da floculação, no tratamento de água?


4.       ● Qual a função da filtração após a floculação?



Situação de Aprendizagem
Tratamento da água: uma questão de sobrevivência

Habilidades:
1. Compreender a necessidade de tornar a água potável.
2. Conhecer procedimentos para seu tratamento, aplicando conceitos e processos, como separação de sistemas heterogêneos, solubilidade e transformação química.
3. Organizar e interpretar informações sobre tratamento e consumo de água para refletir sobre o uso consciente da água e tomar suas decisões, dentro de limites, a esse respeito.



 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------


FÍSICA - PROFESSOR RONALDO





 ------------------------------------------------------------------------------------ 

HISTÓRIA PROFESSOR ANDERSON

Atividade de História para as turmas do 2°TA e 2°TB
Professor: Anderson Jordino

1.    Realizar uma pesquisa sobre a Revolução Industrial e responder as seguintes questões.

a)    Qual foi o país pioneiro na Revolução Industrial e quando ela ocorreu?

b)   Como eram as condições do trabalhador nas indústrias? Eles tinham muitos benefícios? Trabalhavam quantas horas por dia?


c)    Uma das primeiras revoltas dos operários foi o Ludismo. Explique qual foi o principal motivo do Ludismo?

Segue abaixo os links para realizar a pesquisa
https://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php#:~:text=A%20Revolu%C3%A7%C3%A3o%20industrial%20foi%20um,com%20o%20uso%20das%20m%C3%A1quinas.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SOCIOLOGIA  - PROFESSOR EDINALDO

Consumo E Consumismo: Diferenças, Necessidades e Reflexões
Duas palavras com a mesma raiz, muito semelhantes, mas com significados, implicações nas vidas das pessoas e motivos muito diferentes.
Consumo é alguém adquirir, aproveitar bens, produtos, para satisfazer reais necessidades. Consumimos água e alimentos para podermos sobreviver. Comprar roupas é uma atividade de consumo motivada por uma necessidade real, precisamos nos vestir para vivermos numa sociedade que não aceita a nudez no dia a dia, também para agasalhar nossos corpos do frio, da chuva. Consumimos energia elétrica para que tenhamos uma série de confortos em nossas casas, ambientes de trabalho, mesmo porque hoje em dia é quase inimaginável nossa sociedade funcionando sem energia elétrica. Ou seja, o consumo se baseia em necessidades primordiais para o homem e para a sociedade na qual vive (o que pode variar de pessoa para pessoa, de sociedade para sociedade, porém). Até aqui, vemos que o consumo é uma atividade vital.
O consumismo, por outro lado, é o ato, ou hábito, de adquirir produtos em geral supérfluos sem que haja necessidade real, de maneira muitas vezes compulsiva, gerando até mesmo problemas financeiros para as pessoas, que desviam parte do dinheiro que seria empregado para fins mais necessários para compras sem necessidade. Há quem chegue a graus extremos de consumismo, comprando montes de coisas sem nem saber o que são, para que servem, e depois se arrependem ao ver que perderam dinheiro e criaram dificuldades financeiras para elas mesmas, por vezes sentem-se culpadas, mas não conseguem evitar que essas atitudes consumistas e negativas se repitam. Mesmo sem falar de casos extremos, as atitudes consumistas não costumam levar a fim positivo nenhum. Compra-se por comprar, não se satisfaz de verdade necessidade alguma, mesmo que temporariamente isso pareça acontecer.
Em nossa sociedade atual, o consumismo é incentivado pelas empresas, na mídia, mesmo os indivíduos passam a achar que é "correto", necessário até. Muitos o entendem como sinal de status, de riqueza, de estar "antenado" com as novidades do mercado. Outros consomem vorazmente para gerar uma (falsa e transitória) sensação de bem-estar interior, como se fosse urgente, vital comprar algo para se sentirem em paz, ou mais felizes.

Questões:
1.    Explique com suas palavras o que é consumismo.
2.    Qual a diferença entre consumo e consumismo?
3.    Cite exemplos de produtos que utilizamos com os hábitos de consumo.
4.    Cite exemplos de hábitos de consumismo.
5.    Explique por que o consumo não é incentivado pela mídia?

 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FILOSOFIA- PROFESSOR RENAN




Em meio à crise de saúde que assola o mundo na atualidade outros pesares também ocorreram recentemente. Aqui, trataremos das tensões raciais observadas mais especificamente nos Estados Unidos, com o assassinato de um homem negro que, sufocado por um policial branco, veio a falecer no último dia 25 de maio.
Acusado de repassar uma nota de 20 dólares falsa, George Floyd, 46 anos, não foi detido pela polícia como seria o usual, mas, teve sua vida abreviada ao ser imobilizado e sufocado durante oito minutos pela polícia de Minneapolis, nos Estados Unidos. As imagens do caso correram o mundo e provocaram longos protesto, alguns pacíficos e outros nem perto disso.
As manifestações se estenderam por todo o território estadunidense. Durante 11 dias, milhões de pessoas foram às ruas clamar por justiça e contra a violência policial e o racismo tão disseminado na cultura americana, onde apenas 13 por cento da população é negra.
Tais protestos precisam ser conhecidos para que se evidenciem as injustiças escondidas vividas por cada um e por todos ao mesmo tempo e, também, para que se ilustre a força da população em não aceitar tal violência, estabelecida desde tempos coloniais, onde a mesma escravidão que formou nossa sociedade também estabeleceu fortes desigualdades nos Estados Unidos.
É pensando na herança deixada pela cultura escravista que fazia das diferenças de pele sentenças de morte que essa atividade deve ser pensada a partir da pergunta abaixo colocada:
Na sua visão pessoal, manifestações públicas onde diversas pessoas procuram as ruas para exprimirem suas reivindicações tem algum tipo de resultado positivo ou servem apenas para atrapalhar a cidade ou a rotina das pessoas que vivem suas vidas de forma comum? Qual a melhor forma de superar o preconceito de raiz colonial que ainda está presente em diversas culturas ao longo do mundo? Para redigir a redação utilize números para comprovar seu ponto de vista (dados que expressam diferença salarial entre brancos e negros, diferença entre o número de homicídios perpetrados contra pessoas negras, diferença de escolaridade devido a dificuldades sociais etc.).


A atividade deve ser desenvolvida ao longo de uma página escrita à mão ou pelos programas de texto eletrônico (respeitando a fonte tamanho 12 e o espaçamento de 1,5 entre as linhas). Antes de iniciar sua produção de texto é de extrema relevância que as notícias abaixo possam ser lidas, melhorando, assim, a qualidade e os argumentos do que será escrito:
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2020/05/27/caso-george-floyd-morte-de-homem-negro-filmado-com-policial-branco-com-joelhos-em-seu-pescoco-causa-indignacao-nos-eua.htm
Caso George Floyd: morte de homem negro filmado com policial branco com joelho em seu pescoço causa indignação nos EUA

https://exame.com/brasil/os-dados-que-mostram-a-desigualdade-entre-brancos-e-negros-no-brasil/
Política, crime, trabalho e renda: onde quer que se olhe, brancos e negros moram em dois países completamente diferentes


---------------------------------------------------------------------------------------

PORTUGUÊS - PROFESSOR MAURICIO




         Atividades de português ( 1ª quinzena de junho )

Professor: Maurício Telis

Séries: 2D, 3C, 2TA, 2TB, 3  TA

Estudo do texto

"Um Colunista"


Um colunista conta uma estória em que acompanhava um amigo a uma banca de jornal. O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro.
         Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo do colunista sorriu polidamente e desejou um bom fim de semana ao jornaleiro.
Quando os dois amigos desciam pela rua, o colunista perguntou:
─ Ele sempre te trata com tanta grosseria?
─ Sim, infelizmente foi sempre assim…
─ E você é sempre tão polido e amigável com ele?
─ Sim, procuro ser.
─ Por que você é tão educado, já que ele é tão inamistoso com você?
─ Porque não quero que ele decida como eu devo agir.
Nós é que decidimos como devemos agir e reagir ─ não os outros!
Autor desconhecido


1) No trecho “Um colunista conta uma estória em que acompanhava um amigo a uma banca de jornal” temos artigos definidos sublinhados. Analise as três frases abaixo e marque a alternativa que NÃO apresenta essa mesma classe gramatical:

I – Queria três blusas, mas comprou só uma.
II – Aquela aluna era uma pessoa muito simpática.
III – Este rapaz chegou e bateu no apartamento um.

a) I, II, III
b) I e III
c) I e II
d) II e III
e) II
2) Leia o trecho extraído do texto: “O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente”. As palavras, na ordem em que aparecem, são classificadas como:
a) artigo definido – substantivo – verbo – artigo definido – substantivo - advérbio
b) artigo definido – substantivo – verbo – advérbio – substantivo - advérbio
c) artigo definido – advérbio – verbo – artigo definido – substantivo - advérbio
d) advérbio – substantivo – verbo – artigo definido – substantivo - advérbio
e) artigo definido – substantivo – advérbio – artigo definido – substantivo - verbo

3) A palavra sublinhada em “O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente” possui a mesma classificação da palavra sublinhada da alternativa:
a) Ela era uma mulher amável.
b) Fernanda a ama muito.
c) Amanhã choverá.
d) O lençol estava amassado.
e) Amanheceu um dia lindo.

4) As palavras “amavelmente” e “polidamente” são classificadas como:
a) substantivos
b) adjetivos
c) advérbios
d) numerais
e) verbos

5) As palavras “polido”  e “polidamente”  são respectivamente classificadas como:
a) advérbio - adjetivo
b) adjetivo - substantivo
c) substantivo - adjetivo
d) adjetivo - verbo
e) adjetivo – advérbio

6) O título do texto “QUEM DECIDE POR MIM?” possui a segunda e a terceira palavra classificada como _____________e______________ respectivamente.  


7) PRODUÇÃO DE TEXTO
        Desenvolva um texto dissertativo argumentativo e, circule nele 5 substantivos, 5 adjetivos e 5 verbos.
                                     (Desenvolva de 20 a 30 linhas)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
INGLÊS - PROFESSORA ROSILENE





INGLÊS  Prof. Rosilene
Caros alunos.
Dando sequência a aula anterior onde vocês foram direcionados a assistirem um vídeo explicativo com a forma  futura do verbo to be segue exercício relacionados ao tema para ser respondido e enviado por e-mail ou por whatsapp.

Email da professora: rosesantos270@hotmail.com

                                     SEGUE EXERCÍCIOS
ATIVIDADE DE INGLÊS: THE SIMPLE FUTURE TENSE –Atividade de Inglês, com exercícios envolvendo The  Simple Future Tense e leitura e interpretação da  Musica: Will I see you?-  Anitta.

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=volZgUzZ1v0
Will I See You (feat. Poo Bear)
Anitta 
When it's all said and done, will I see you?
When it's all said and done, will I see you?
Now that my love is on
All the way on you, I won't turn it off
Would you do the same?
When it's all said and done, will I see you?
I've been planting seeds in our ground
Watching us grow for a while
Pray the sun stays shinin' down on us
I hope it do
We committed our trust out loud
Like gravity, we swore to hold each other down
Build a circle, pray you always stay around
I do, Lord knows I do
Met you on the block
You ain't gotta hustle like that no more
I've been on a journey
I ain't tryna look back, no more
We've been on a wave
Tryna not make it back to shore, oh, no

But when it's all said and done, will I see you?
When it's all said and done, will I see you?
Now that my love is on
All the way on you, I won't turn it off
Would you do the same?
When it's all said and done, will I see you?
Took away my insecurities
Your arms became my security
Ooh, my melody became harmony with you
And only you
Sometimes reality kicks in
Realizing every beginning comes to an end
Can I go to sleep at night
Knowing I'll wake up to my best friend?
When it's all said and done, will I see you? (Will I see you?)
When it's all said and done, will I see you? (I need to know)
Now that my love is on
All the way on you, I won't turn it off
Would you do the same?
When it's all said and done, will I see you? (Will I see you?)






Há muitas formas de expressar ações no futuro. Uma forma muito utilizada é:
Will +forma básica do verbo principal:
The future will be wonderful.
O futuro será maravilhoso.


Usa-se a mesma forma Will(ou a forma contrata ‘II) para todas as pessoas. Com I e We é possível substituir Will por shall (que tem também a forma contrata ‘II), mas esse uso é próprio da linguagem formal. Observe e faça a comparação:

We will go to the party tomorrow.
(Nós iremos à festa amanhã.)

We’II have a lot of fun, I´m sure. (estilo informal)
(Nós nos divertiremos muito, tenho certeza.)

We shall overcome-someday.( estilo formal)
(Venceremos – um dia.)

Para obter a forma negativa é só acrescentar not depois de will/shall.
I will not (won´t) go to scholl tomorrow.

Para obter a forma interrogativa coloca-se will/shall no início da pergunta.
Will I see you tomorrow?


Will indica uma ação, acontecimento, ou previsão quanto ao futuro:
The future will bring wonderful things.
(O future trará coisas maravilhosas.)
Who will win the next World Cup?
(Quem ganhará a próxima Copa do Mundo?)

O shall é usado em perguntas com I ou We, quando se pede instruções ou então se oferece, sugere ou convida.
It´s a bit cold. Shall I close the window?
(Está um pouco frio. Fecho/Devo fechar a janela?)


Após ouvir a canção da cantor Anitta, responda:
1.Observe  Will I See You”, uma possível tradução para o título da canção seria:
a.Eu irei te ver?
b.Eu vou vê-lo?
c.Você irá me ver?
d.Nos veremos?

2.Transcreva a tradução em inglês para o trecho: “Agora que meu amor está ligado
Por todo o caminho até você, eu não vou desligar.”
____________________________________________________________________

3.Assinale na alternativa que melhor traduz os versos a seguir:
“I've been planting seeds in our ground
Watching us grow for a while
Pray the sun stays shinin' down on us
I hope it do…”
a.”Eu venho plantando sementes no nosso solo
Observo nós dois crescendo
Rezo para que o sol continue brilhando sobre nós
Espero que continue.”

b. “Eu tenho plantado sementes no nosso solo
Observando-nos crescer por um tempo
Reze, o sol continua a cair sobre nós
Espero que faça.”

c.Você vem plantando sementes no nosso solo
Observando nós dois crescendo
Rezamos para que o sol continue a brilhar

Esperamos unidos.

d. Plantamos sementes no nosso solo
Observando nós dois crescendo
Rezamos para que o sol continue a brilhar
Esperamos unidos.

4.Onde o eu lírico conheceu seu amor, de acordo com o verso “Met you on the block...”
a.em um bloco.
b.em uma quebrada.
c.em um consultório.
d.em um lugar obscuro.

5.Qual questionamento o eu lírico faz nos versos “When it's all said and done, will I see you?”

6.O verso: Will I see you?” está na forma negativa, interrogativa ou afirmativa? Justifique sua resposta.


7.Ordene as frases abaixo:
a.will/explain/you/to/I
____________________________________________________________________
b.will/give/a party/ My parents
____________________________________________________________________
c.will/swim/Jardel
____________________________________________________________________

d.will/invite/us for lunch/Samuel
____________________________________________________________________

e.will/always/I/love you
__________________________________________________________________

f.will/I/take/an/orange
____________________________________________________________________

8.Indique se a frase está na forma negativa, interrogativa ou afirmativa:
a.I will travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)
b.I won´t travel. (afirmativa,negativa, interrogativa)
c. Will you do me a favor? (afirmativa,negativa, interrogativa)
d. Will he travel tomorrow? (afirmativa,negativa, interrogativa)
e. I will drop by to see her. (afirmativa,negativa, interrogativa)

f. Will they move to Ireland next year? (afirmativa,negativa, interrogativa)

g. She won’t sing at the talent show. (afirmativa,negativa, interrogativa)

h. It will rain a lot next week.  (afirmativa,negativa, interrogativa)

i. I will not travel to England next month. (afirmativa,negativa, interrogativa)


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ARTES – PROFESSOR FERNANDO (2TB)



ARTES - PROFESSORA SIMONE (2TA)

Professora: Simone
Aluno:
Turma: 2TA               Data: __/__/2020.
Disciplina: Arte

Habilidade: Investigar novas possibilidades como vídeo dança e performance em dança.
Leia os textos atentamente e responda:
O coreógrafo é o profissional inventivo que cria movimentos de dança para balé clássico – campo no qual os deslocamentos dos bailarinos são mais paradigmáticos -, balé moderno – caracterizado por movimentações mais fluidas – e dança contemporânea - a qual está praticamente liberta de evoluções rítmicas. Este profissional exprime por meio da dança e de gestos corporais, seus sonhos e ideais, narrando suas histórias em conjunto com a música. Ele elabora movimentos em cena e desenvolve tanto musicais quanto representações coreográficas. A coreografia é o ofício de produzir sequências de movimentos que no final resultam em uma dança.
Normalmente o coreógrafo também atua como docente de dança, mas enquanto o orientador transmite a seus alunos distintas modalidades de danças já estabelecidas e conhecidas, o especialista em coreografia cria movimentos, renova o acervo de passos e gestos corporais. Posteriormente, o especialista os ensina aos interessados em aprender a dançar, mesclando movimentos antigos com outros que ele inventa.
O bom profissional deve ter excelente capacidade de memorização visual, o dom de obedecer a regras e normas, cadência rítmica e apurada suscetibilidade artística. Ele necessita de muita criatividade, para assim elaborar distintos meios de interpretar uma mesma coreografia, conforme os recursos técnicos disponíveis e a escolha do corpo de dança.
Responda:
1-     O que faz um coreografo?
2-     Qual seria a maior dificuldade para se ensinar uma dança?
3-     Onde você imagina que surgem as ideias dos movimentos?
4-     Quais habilidades um coreografo tem que ter?
5-     Você acha que em todas as danças existem um coreografo? por quê?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


BIOLOGIA – PROFESSORA LÍGIA

A atividade:
Assistir o vídeo e realizar a leitura do texto sobre fotossíntese e respiração celular, e responder os exercícios:
Fotossíntese e Respiração celular https://brasilescola.uol.com.br/biologia/fotossintese.htm

Exercicios- Biologia- 2º anos

01. (UECE 2011) A Fotossíntese é um processo que produz a energia necessária ao início da cadeia alimentar, daí a incontestável importância das plantas para a manutenção da vida no planeta. Durante a fotossíntese, a energia luminosa é absorvida principalmente pela clorofila e, posteriormente, transformada em energia química. Para isso as plantas precisam consumir __________ e __________ para produzir __________ e ao final liberar __________.
Assinale a alternativa que contém a sequência que preenche corretamente e na ordem as lacunas do texto anterior.
A) água, CO2, glicose e oxigênio
B) CO2, oxigênio, glicose e água
C) glicose, água, CO2 e oxigênio
D) água, glicose, oxigênio e CO2.

2-Na respiração celular, a célula é capaz de produzir energia para o seu funcionamento. Algumas etapas desse processo ocorrem no interior de uma organela denominada de:
a) Complexo golgiense.
b) Mitocôndria.
c) Cloroplasto.
d) Retículo endoplasmático.
e) Ribossomo.

3- as reações químicas a seguir e identifique a alternativa que indica corretamente a equação geral da respiração celular.
a) 6CO2 + 2H2S→ CH2O + H2O +2S
b) C6 H12O+ 6O2 → 6CO2 + 6H2O
c) CO2 + 4 H2 → CH4 + 2H2O
d) 6CO2 + 12H2O → C6 H12O+ 6O+ 6H2O

4-(UFMS) As mitocôndrias são corpúsculos citoplasmáticos, em geral com forma de bastonetes, extremamente importantes para o funcionamento celular, pois são responsáveis pela
a) fotossíntese, nas plantas.
b) respiração, nas plantas e animais.
c) fermentação, nos animais.
d) síntese proteica.
e) síntese de açúcar.

5- (ENEM 2009) A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética. As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que:
a) o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético.
b) os carboidratos convertem energia solar em energia química.
c) a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol.
d) o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera.
e) a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário