1º Ano Ensino Médio PEI- ATIVIDADES Ciências suas Tecnologias e
Matemática BLOG
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1º Ano Ensino Médio -PEI ATIVIDADES Ciências
suas Tecnologias e Matemática
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NÃO ESQUEÇA
NOME, NÚMERO E TURMA
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BIOLOGIA
BIOLOGIA
1-Em um sistema de interações
ecológicas formado por uma planta, uma espécie de pulgão se alimenta da seiva
dessa planta e uma espécie de formiga se alimenta das fezes desse pulgão, as
quais contêm uma substância açucarada de elevado valor nutricional.
Leia as afirmativas a seguir:
I) A planta é um produtor, pois
por meio da fotossíntese consegue formar compostos orgânicos e obter a energia
necessária para seus processos vitais.
II) A planta é um organismo
heterotrófico capaz de produzir seu próprio alimento.
III) O pulgão é um consumidor,
pois obtém os compostos orgânicos e a energia necessária para seus processos
vitais a partir de um produtor.
IV) O pulgão é um herbívoro.
V) A formiga é um organismo
autotrófico, pois não é capaz de produzir seu próprio alimento.
Estão CORRETAS:
a) as afirmativas II, III e IV.
b) as afirmativas I, IV e V.
c) as afirmativas I, III e V.
d) as afirmativas I, III e IV.
2-Embora se alimentem da madeira,
os cupins são incapazes de digerir a celulose, o que é feito por certos
protozoários que vivem em seu intestino. As relações interespecíficas
cupim-árvore e cupim-protozoário podem ser classificadas, respectivamente, como
casos de:
a) predação e comensalismo.
b) comensalismo e parasitismo.
c) parasitismo e competição.
d) parasitismo e mutualismo.
e) inquilinismo e mutualismo.
3-A erva-de-passarinho e algumas
bromélias são plantas que fazem fotossíntese e vivem sobre outras. No entanto,
a erva-de-passarinho retira água e sais minerais da planta hospedeira enquanto
as bromélias apenas se apoiam sobre ela. As relações da erva-de-passarinho e
das bromélias com as plantas hospedeiras são, respectivamente, exemplos de:
a) parasitismo e inquilinismo.
b) inquilinismo e
holoparasitismo.
c) inquilinismo e predatismo.
d) parasitismo e protocooperação.
e) inquilinismo e . inquilinismo.
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Química
Assista
o vídeo de onde vem o Raio e o trovão:
https://bit.ly/3cl4uuL.
E
responda as questões 1 A e 1B inseridas na página 36, caderno do
aluno química volume 2:
1 - Por
que às vezes tomamos choque ao encostar em uma superfície metálica?
2 - Por
que alguns materiais conduzem e outros não conduzem a eletricidade? 3 - Por que
alguns materiais sólidos não conduzem eletricidade, mas quando dissolvidos em
água conduzem?
4 - Por
que tomamos choque em torneiras de alguns chuveiros elétricos?
5 -
Como acontece a descarga elétrica (raio)?
6 - Dê
exemplos do cotidiano que demonstrem a presença da eletricidade.
7 - De
onde vêm as cargas elétricas?
8 -
Qual é a menor partícula que compõe tudo o que existe? Do que ela é
composta?
9 -
Quantas partículas diferentes existem para compor tudo o que existe?
10 -
Essas partículas se encontram unidas ou isoladas?
11
- O que é a tabela periódica?
12 - O
que acontece com a temperatura do copo quando adicionamos um comprimido
efervescente na água?
13 - O
que é energia, na sua concepção?
Pão
Amendoim
•
Questões de análise experimental:
a) Os
alimentos estudados fornecem a mesma quantidade de energia?
b) Em
que alimento ocorreu a maior variação na temperatura?
c)
Conforme tabela nutricional apresentada no vídeo, é possível relacionar a
variação da
temperatura
com a quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras totais e calorias?
Justifique.
OBS.: PODE RESPONDER NO PRÓPRIO CADERNO DO ALUNO, FOTOGRAFAR E ENVIAR PARA O
EMAIL. profa. Cláudia- Química.
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Física
Professores: Marcos / Cíntia
Leis de Newton
Gravidade dos Planetas,
Força-Peso
Na linguagem cotidiana é comum alguém dizer que está “pesando 60 kg”
para designar a massa de seu corpo. Na Física não podemos cometer tal equívoco,
pois peso e massa são grandezas distintas. O peso como veremos abaixo é um tipo
de força, e a massa é uma característica dos corpos.
Corpos conseguem interagir mesmo quando eles não estão em contato
através de um transmissor de força, que mais em específico os físicos
classificam como campo. Todo corpo com a massa m gera ao seu redor um
campo. As interações a distância são chamadas de forças de campo, analisaremos
a seguir a interação gravitacional, ou seja, o campo gerado pela Terra.
A força com a qual os astros atraem os corpos é denominada de peso ou
força peso. Resumidamente e desconsiderando os efeitos ligados a rotação da
terra, podemos considerar que o peso de um corpo é a atração que o planeta
exerce sobre ele. Ao se abandonar um corpo nas proximidades do solo o mesmo cai
sofrendo uma variação de velocidade, o corpo em questão fica sujeito a uma
força apontada para o centro da Terra. Como a velocidade do corpo sofre
variações surge o que chamamos de aceleração da gravidade
que representamos pelo vetor (g): vale salientar que (g) é orientado de
modo igual ao peso e é também radial (para o centro do planeta).
Considerando a equação fundamental da dinâmica F = m.g
conseguimos entender melhor esse conceito de força peso, pois a força
resultante será indicada por P já que o corpo em movimento fica sobre a
ação da gravidade (g). Assim podemos calcular a força peso através do produto
entre a massa do corpo e a aceleração da gravidade da seguinte forma: P =
m.g
A massa de um corpo é uma característica sua, sendo constante em
qualquer ponto do universo, mas, no entanto o peso que é função do local
depende de (g) e o mesmo depende da altitude e longitude conforme a figura
abaixo. Sendo o peso uma força, sua unidade no Sistema internacional (SI), é o
Newton(N).
O peso de uim corpo é a força de atração gravitacional que a Terra, a Lua ou qualquer planeta exerce sobre ele. P = m. g P = m.g (N) M = massa (Kg) g = aceleração da gravidade (m/s2)
- Baseando-se nas Leis de Newton, aula do CMSP e informações no texto acima, resolva os exercícios propostos.
1)Qual o peso de um corpo de massa igual a 10kg: 2)Qual o peso de uma pessoa de massa igual a 100kg a) Na superfície da Terra (g= 10m/s2) .......... a) Na superfície da Terra (g= 10m/s2) ..............P =10Kg.10M/S2= 100N P= 100Kg.10m/s2= 1000Nb) Na superfície de Marte ( g=3,8m/s2) ......... b) Na superfície de Marte ( g=3,8m/s2).........c) Na superfície de Mercúrio (g=3,7m/s2 ) ......... c) Na superfície de Mercúrio (g=3,7m/s2) ...........d) Na superfície de Vênus (g=8,6m/s2) .............. d) Na superfície de Vênus (g=8,6m/s2) .........................e) Na superfície de Júpiter (g=24,8m/s2)............... e) Na superfície de Júpiter (g=24,8m/s2).......................f) Na superfície de Saturno (g=10,6m/s2)................ f) Na superfície de Saturno (g=10,6m/s2) .......................g) Na superfície de Urano (g=8,58m/s2) ............... g) Na superfície de Urano (g=8,58m/s2) ........................h) Na superfície de netuno (g=12,3m/s2) ............. h) Na superfície de netuno (g=12,3m/s2) .......................i) Na superfície da Lua (g=1,6m/s2) .................. i) Na superfície da Lua (g=1,6 m/s2) .............................
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MATEMÁTICA
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AULA 1
AULA 2
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE
APOSTILA DO ALUNO PAGINA 08 PARA NOTA
ORIENTAÇÃO AOS ESTUDOS
MATEMÁTICA
Vamos treinar - revisão AAP:
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