segunda-feira, 16 de novembro de 2020

3ºTA , 3ºTB - NOTURNO - 3ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE

 

3ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE – 3ºTA  e 3ºTB

Entregar até dia 04/12

PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO

1)  Classifique o sujeito nas frases abaixo  em :  ( simples, composto, indeterminado, oculto , e oração sem sujeito ).

A)  falaram mal de você.

B)  comprei um carro.

C)  todos os dias são comprados livros e revistas.

D)  Pedro foi à escola.

E)  nevou muito em Santa Catarina.

2)  Classifique o predicado nas frases abaixo em : ( verbal. nominal e verbo-nominal ) .

A)  a menina é bela.

B)  o metrô  partiu atrasado.

C)  o menino fez a lição.

D)  o pássaro voou alegremente.

MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL

CALCULE AS DISTÂNCIAS E PONTOS MÉDIO TODAS RESOLUÇÕES A MÃO, conforme fizemos no caderno ou conforme exemplo a seguir para 3TA  ou 3TB

O 3C tem o ponto médio no caderno, qualquer dúvida me procurem no privado:



QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro  | Química 3º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma______

 

Atividade II do 4º Bimestre | Desequilíbrios ambientais

 

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

Tema: Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera, Poluição das águas e Perturbações na Biosfera.

Habilidades- Aplicar conhecimento sobre fonte de emissão de gases poluentes e problemas por ele causados.

Orientações e Estratégias

Para o desenvolvimento deste tema, serão retomados os conhecimentos relativos aos impactos causados na atmosfera por ações humanas, com o intuito de ampliar os saberes e aprofundar os conceitos que fundamentam as causas e os efeitos da poluição, as perturbações à biosfera, os ciclos biogeoquímicos e o desenvolvimento sustentável.

Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:

1. O que é poluição? Quais tipos de poluição você conhece?

2. Vocês conhecem quais são as substâncias poluentes?

3. Quais gases poluentes são liberados na atmosfera?

4. Vocês conhecem as diversas regiões que compõem a atmosfera?

5. O que você entende por ciclo biogeoquímico?

6. Qual o aspecto positivo e/ou negativo da ação do ser humano, em relação aos ciclos biogeoquímicos?

HISTÓRIA – PROFESSOR CARLOS ANDRÉ





R._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sempre que falamos em contos de fadas, a gente sempre pensa nas princesas, porém, estamos falando de uma revolução armada, onde houve muita violência.

Mas será que uma coisa tem haver com a outra? Uma coisa pode inspirar a outra?

A revolução leva ao fim da monarquia absolutista na Rússia do ano de 1917, porém, para entendermos melhor todo este processo, precisaremos entender como era a Rússia no começo do século XX.


Na Rússia, o regime era monárquico de denominado czarista, o Czar era um jeito russo de falar César.

César é um título que quer dizer soberano e remonta o Império Romano e quem usava este título era o Nicolau II, ou Nicolau Romanov.

A dinastia Romanov governou a Rússia por vários séculos, mais precisamente desde 1613 até 1917.

A monarquia russa é análoga à monarquia absolutista francesa, onde o rei concentrava todos os poderes de uma nação em suas mãos, exercendo a função de poder executivo, legislativo e judiciário.

Ou seja, ele acumula funções e detém o poder de uma forma muito centralizada e tende a abusar deste poder.

Quando direcionamos o olhar para a população russa no início do século XX, isso tudo fica cada vez mais evidente.

A sociedade russa era dividida entre os boiardos que pertenciam a nobreza e possuíam títulos, além da proximidade com a família Romanov. Os boiardos em sua maioria eram os grandes proprietários de terras e pertenciam a uma nobreza parasitária.

Também havia o Clero ortodoxo, que era uma parcela pequena da população, assim como a nobreza os clérigos usufruíam de privilégios e da mesma forma como aconteceu na monarquia francesa, não pagavam impostos.

Ou seja, a Rússia monarca e absolutista do início do século XX, preservava características de outras monarquias do século XV, e ao seu redor já havia várias repúblicas. Sendo assim, a Rússia destoava dos demais países daquela região. 

Agora vamos falar sobre o restante da sociedade que corresponde a oitenta por cento da população russa.


A situação desses camponeses no campo é análoga ao feudalismo, onde existe a figura do senhor feudal basicamente toda produção do servo praticamente vai para o sustento da nobreza, porém, o camponês fica com uma parte muito pequena que se torna insuficiente.

Era uma situação de servidão mesmo o que estes camponeses da Rússia eram submetidos.

Mesmo eles estando entre uma penúria completa, eles ainda eram sujeitos a escravização por dívidas. Por exemplo, quando uma colheita não dava o resultado esperado, o nobre dono da terra cobrava a parte dos tributos dos camponeses em forma de trabalho.

Porém, apesar da Rússia ter uma população camponesa, ela também possuía suas áreas urbanizadas com seus polos industriais que eram concentrados em praticamente três cidades.

Observe a imagem:


Com todas estas questões a gente já começa a perceber o desenho que está sendo formado para um horizonte próximo e com uma crescente insatisfação popular, devido a situação da sociedade, dos camponeses, dos operários além de outros elementos que serão acrescentados para colocar mais lenha nesta fogueira.

A Ohkrana era a polícia russa que existiu com objetivo de sufocar qualquer movimento de insurreição ou reivindicação popular. Só este fato já caracteriza uma situação de extrema opressão da população russa.

Não podemos nos esquecer de que a região russa está inserida dentro de um contexto que vem do século anterior, que é um contexto ideológico à formação das teorias socialistas.



O Manifesto do Partido Comunista com sua famosa frase:

“Trabalhadores de todo o mundo uni-vos!”, irá inspirar a formação de alguns grupos como os sovietes e o próprio Partido Social Democrata Russo.

É deste partido que irá sair toda a questão da organização da Revolução Russa.

Quando ocorreu este II Congresso do POSDR, os idealizadores não estavam em solo russo, por exemplo, em 1903, Wladimir Lênin, já estava exilado antes de ter passado um ano na Sibéria, porque a Ucrânia reprimia duramente estas pessoas que se colocassem contra o poder do Czar. 

As pessoas quando presas eram enviadas para a Sibéria, que correspondia a parte norte e polar da Rússia, ou seja, depois de presa e enviado para a Sibéria, Lênin se exilou na Europa.

Este congresso aconteceu em Londres, onde vários líderes deste partido se reuniram e começaram a discutir ideias de como fazer para a Rússia progredir e o Império Russo ser dissolvido.

Já existia um consenso no partido que o maior problema da Rússia era o absolutismo do Czar Nicolau II.

Então era consenso no contrassenso que a monarquia deveria ser dissolvida. O problema estava em como fazer isso?

Alguns membros do partido eram mais reformistas, eles argumentavam que existiam outros grupos da sociedade russa que também eram contrários a monarquia e a gente podia se aliar à eles criando uma base e formando uma massa crítica por meio  de uma reforma política removendo assim o Czar do poder.

Após isso se faria a reconstrução da Rússia sobre outro modelo pensado e bem planejado. Quem defendia estas propostas eram os mencheviques (minoria).

 

Esta tabela acima significa a divisão do partido operário que eram minoritários (Mencheviques) liderados por Yuli Martov, que trazia esta ideia de aliança com a burguesia e era um pouco mais reformista, ou seja, o socialismo pela via eleitoral.

Do outro lado havia os radicais que eram os majoritários (Bolcheviques), cujo seu líder era Wladimir Lênin.

Lênin elaborou a leitura do socialismo científico embasado pelas ideias de Karl Marx, que defendia a formação de um partido operário revolucionário.

Ou seja, ruptura total pela força e pelas armas, sem a possibilidade ou tempo para discutir com outros setores da sociedade, sem margens para discutir reformas e tão pouca reconstrução.

Os mencheviques ao final deste congresso de 1903, em sua grande maioria eram adeptos do reformismo.

Porém, Lênin era um intelectual que publicava muitos textos em algumas revistas e jornais, sendo assim, acabou tendo uma projeção de suas ideias porque foram mais difundidas na sociedade principalmente na camada do operariado russo.

Através de suas ideias em forma de textos, ele acabou conquistando todo o operariado russo.

Iremos a partir de agora avaliar outros fatores e circunstâncias que culminaram na revolução russa de 1917.




Nesta guerra russo-japonesa, nós teremos o episódio da Revolta dos Marinheiros.



Esta marcha foi liderada por um padre e a temperatura era muito fria, ou seja, caminharam sobre a neve estava reivindicando neste manifesto várias pautas, entre elas o direito de eleger membros para uma Assembleia Constituinte.

Lembrando que em um regime monárquico absolutista não existe constituição.

Eles queriam uma Lei que estivesse acima do poder do rei ou que ao menos diminuísse a questão da centralização da figura do Czar.

Mas afinal como Czar recebeu os manifestantes com esta carta?

Ao observar a imagem vocês irão conseguir perceber qual foi s reação do Czar a esta manifestação popular.




R._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Como podem perceber os manifestantes foram recebidos à bala e este episódio ficou conhecido como (Domingo Sangrento) e a neve que eram branquinha ficou vermelha e coberta de sangue devido a quantidades de pessoas que foram mortas ali, calcula-se em torno de 4 mil mortos apenas neste episódio.

Existem autores que defendem através de seus argumentos s que o Czar não estava em seu Palácio de Inverno e nem tão pouco autorizou o massacre, isso teria sido uma responsabilidade exclusiva da guarda que estava ali.

A situação piorou muito no final da década seguinte quando a Rússia entra na Primeira Guerra Mundial em 1917.

Lembrando que a Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1914 e 1918, e a Rússia não era um império tão rico, muito pelo contrário, era até atrasada politicamente, com isso os russos não estavam com tanta força para participar de um conflito das proporções da Primeira Guerra Mundial.

Existiam alguns batalhões que só recebiam munição, porém, não possuíam armamento, e outros possuíam armas, mas não tinham munição, ou seja, havia fraqueza e despreparo da parte do exército russo.

Mesmo sem condições a Rússia ingressa na Primeira Guerra e estas condições precárias desencadeiam muitas revoltas na população e isso contribui para inflamar ainda mais os revolucionários do partido operário, que percebem neste cenário de caos a insatisfação generalizada uma oportunidade única de finalmente derrubar o Czar Nicolau II do poder.


Percebe-se que a palavra paz remete a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, que era uma reivindicação, o tema pão tem haver com a questão da reforma agrária.

Aconteceu uma nova marcha em direção ao Palácio de Inverno, mas desta vez os soldados não massacraram a população, pelo contrário, eles até soltaram as armas e marcharam junto com os manifestantes.

Este foi o início da revolução russa em 1917 os seus primeiros passos.



O Czar foi deposto, e se assume um governo provisório que também não foi bem recebido pelo pela população russa.

Com estas reivindicações todas, Alexandre Kerensky perde o apoio popular e abre caminho para a ascensão de Wladimir Lênin e os Bolcheviques assumirem o poder.

A partir do momento que Lênin chega ao poder ele enfrenta uma guerra civil entre a guarda branca e a guarda vermelha.





R._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




SOCIOLOGIA -PROFESSOR EDINALDO

Os Movimentos Sociais.

 

            Num recente artigo, o professor Solon Annes Viola (2002), da UNISINOS, descreve que:

Segundo Kissinger, “a globalização é tão natural como a chuva”. Por certo Kissinger não conhece as múltiplas regiões do Brasil. No Nordeste brasileiro chove pouco; no Sul, ao longo do inverno, as chuvas são abundantes e ocorrem, no mínimo, duas enchentes por ano. E logo em seguida faz as seguintes perguntas: Seria o Sul mais globalizado que o Nordeste? O ciclo das chuvas regulado por grandes empresas, pelos organismos financeiros internacionais como o G7, a OMC e o Banco Mundial? O fato de que a quinta parte da gente mais rica do mundo consumir 85% de todos os produtos e serviços, enquanto que a quinta parte mais pobre consome somente 13% seria tão natural, quanto a chuva? Seria tão natural que 4 bilhões e 400 milhões de habitantes dos países mais pobres, aproximadamente três quintas partes da população mundial não possuam acesso à água potável, uma quarta parte não possua moradia, e uma quinta parte não tenha acesso a nenhum tipo de assistência à saúde? Seria tão natural, como a chuva que 20% da população mundial consumam 86,5% das energias fósseis e hidráulicas do planeta? Seria possível que o mesmo nível de consumo fosse colocado à disposição de todos sem que houvesse um gigantesco desastre ambiental, tão terrível quanto a prolongada seca, ou tão arrasador quanto as enxurradas das enchentes? Seria tão natural quanto a chuva que americanos e europeus gastem 17 milhões de dólares a mais do que se necessita para promover a alimentação e saúdes básica para os que possuem? Seria tão natural como o sol que 300 milhões de crianças ocupem postos de trabalhos forçados e outras 37.000 morram diariamente de pobreza relacionada à subnutrição e à ingestão de águas contaminadas e resíduos tóxicos?                                                                    Depois de perguntas tão chocantes podemos também perguntar: será que não existe ninguém que esteja fazendo algo contra estas barbaridades existentes no mundo? Sim, existe, mas nem sempre essas pessoas que lutam contra este estado de coisas são vistas com bons olhos.                                            Nos dias de hoje, ouve-se muito a respeito dos movimentos sociais. A mídia está sempre noticiando a respeito deles, seja, Sem Terra, Greempeace ou as ONGs “antiglobalização”. Mas o que são movimentos sociais? O que pretendem? Por que surgem em diversos momentos históricos? Como são constituídos?                                                                                                                                                     Os movimentos sociais estiveram e estão presentes em toda a história de todas as sociedades. Temos que compreendê-los como um fenômeno essencial, porque são resultados de um “conflito” que gera, movimentos geram transformações porque sujeitos ou grupos que não concordam com determinada situação procuram maneiras de modificá-la.                                                                                     Neste sentido, o conflito é o elemento gerador dos movimentos sociais. E por que se chega a estes conflitos? Simplesmente porque, as sociedades não são homogêneas e se dividem a partir de certos interesses de classe, gênero, etnia, raça ou, até mesmo, de orientação sexual e de geração.

A cada dia sempre surgem e surgirão mais movimentos sociais, pois, numa sociedade com muitas desigualdades e com o Estado mostrando-se incapaz de satisfazer as necessidades dos diferentes grupos sociais, podemos afirmar que esses movimentos são quase que naturais. É uma infinidade de grupos que lutam contra o preconceito, o racismo, o desemprego, a falta de moradia, os salários rebaixados, o autoritarismo, contra o descaso com o meio ambiente, com a criança, com o idoso, com a educação, com a saúde, etc.

 

Nome:______________________________________________ nº___________ série: __________

 

Questões.

 

1.    O que são movimentos sociais?

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2.    Qual o fator que gera um movimento social? Explique.

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3.    O que significa a sigla ONG?

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4.    Cite o nome de 4 ONGs.

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5.    O que são formas de manifestação popular?

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6.    Cite 4 exemplos.

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7.    Explique os exemplos citados acima.

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FÍSICA – PROFESSOR RONALDO

Tema: Energia

Fórmula: E = P x T     onde: E = energia    P = potência    T = tempo

 

1-            Calcular a energia que um liquidificador de Potência P = 1000 Watts que é usado T = 1 hora

2-            Calcular a energia gasta em um mês ( 30 dias) que um motor de potência P = 2000 Watts que é usado 1 hora por dia.

3- É usado energia E = 2000 Joule em T = 2 horas. Calcular a sua potência P.

4- Um objeto de massa 2 kg recebe uma força F = 40 N. Calcular o valor da sua aceleração.


FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN



Atividade – Filosofia                       Tecnologia e sociedade

                O ritmo frenético de homens e máquinas marca a construção de um canal de 20 km de comprimento, para dar passagem aos 14 milhões de litros de água por segundo desviados do rio Xingu que vão movimentar as turbinas da terceira maior hidrelétrica do mundo, que em sua capacidade total fornece luz para 40 milhões de residências. A Eletronorte, empresa privada responsável pela obra, é obrigada contratualmente a fazer um investimento de 5 bilhões R$ no município.

                Hordas de trabalhadores braçais e pessoas interessadas em prestar serviço desengavetaram as velhas expectativas de mudar de vida no coração do rio Xingu. As obras de Belo Monte atingiram o clímax em outubro, com 25 mil trabalhadores (87% deles homens). Três quartos dos mais de 5.600 municípios brasileiros têm população menor que esse exército de operários. A logística da construção não tem sido fácil. A rodovia Transamazônica, aberta na década de 1970, ainda tem trechos não asfaltados nos 906 km que separam Altamira da capital, Belém, que se tornam intransitáveis no período de chuvas, de dezembro a junho.

                Estimativas da prefeitura de Altamira apontam que a população local cresceu na ordem de cerca de 50 mil pessoas entre 2010 e 2012. A expansão corresponde ao período de início das obras, fazendo explodir a demanda por moradia, segurança, educação, saúde, alimentação e toda sorte de serviços públicos. O abrupto aumento populacional e suas inevitáveis consequências são desdobramentos bastante experimentados nos grandes empreendimentos em uma região ainda tão carente de oportunidades.

                Altamira era uma cidade que mal dava conta de seus 100 mil habitantes e ainda tentava absorver a onda de impacto ocasionada pela chegada da Transamazônica na década de 1970, até então o grande vetor de ocupação daquele cantinho esquecido do mundo. Com cerca de 160 mil km² – maior que Portugal -, Altamira é o maior município em extensão territorial do país. No início dos anos 2000, a cidade tinha taxa de 11,3 homicídios a cada 100 mil habitantes. Nas últimas décadas, os números mudaram. Em 2017, o número foi de 135,5.

                O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta segunda-feira o ranking dos municípios mais violentos do país que têm população superior a 100.000 habitantes. Maracanaú, no Ceará, é a cidade brasileira com a maior taxa de homicídio (145,7), seguida por Altamira (133,7), no Pará, e São Gonçalo do Amarante (131,2), no Rio Grande do Norte. O levantamento foi feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e se baseia nos dados de mortes violentas de 2017.

 

PERGUNTAS

1 – Qual a relação entre a obra da usina Hidrelétrica de Belo Monte e seu entorno, a cidade de Altamira?

2 - Tendo em mente as informações apresentadas quais seriam os benefícios trazidos pela usina hidrelétrica de Belo Monte?

3 – Tendo em mente o atual cenário, faça uma breve pesquisa e responda. Como está a situação do país nas seguinte áreas:

 A) Tecnológica (energias renováveis, pesquisa científica etc):

B) Meio ambiente (amazônia – pantanal etc):

C) Social (emprego – renda etc):

 

Fonte: https://www.almapreta.com/editorias/realidade/em-altamira-moradores-apontam-usina-pelo-aumento-da violencia-na-regiao

Fonte: https://veja.abril.com.br/brasil/saiba-quais-sao-as-tres-cidades-mais-violentas-do-brasil/

Fonte https://theintercept.com/2019/08/06/belo-monte-forjou-massacre-altamira/

Fonte https://arte.folha.uol.com.br/especiais/2013/12/16/belo-monte/

 

BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA

Angiospermas

As angiospermas são um grupo de plantas que se caracteriza por sua capacidade de produzir flores e frutos. Esse é o maior grupo de plantas existente.

As angiospermas são plantas que se caracterizam por apresentar flor e fruto. Esse grupo vegetal é o que apresenta maior diversidade de espécies, sendo estimado um total de mais de 450.000 espécies diferentes. Entre exemplos de angiospermas, podemos citar: a roseira, a mangueira, o arrozeiro, o feijoeiro, a grama, os lírios, as orquídeas, o coqueiro, entre várias outras.

 Características das angiospermas

As angiospermas são plantas vasculares (apresentam vasos condutores) com sementes que apresentam como característica mais marcante a presença de flores e frutos. O termo angiosperma vem do grego angeion, que significa urna, e sperma, que significa semente. Analisando seu nome, podemos concluir, portanto, que ele está relacionado a uma de suas características exclusivas: a presença de fruto envolvendo a semente.

Os frutos são formados a partir do desenvolvimento do ovário das flores após o processo de fecundação. Eles são importantes para o sucesso desse grupo de plantas, uma vez que atuam protegendo a semente e auxiliam na dispersão dessas estruturas.

Além dos frutos, as flores foram importantes para garantir que as angiospermas tornassem-se o grupo de plantas com maior número de representantes. Essa estrutura, que será discutida mais profundamente a seguir, está relacionada com o processo de polinização. Flores vistosas e que liberam odores são essenciais para garantir a atração de polinizadores.

                                                  Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/angiospermas.htm

Aula 01

-              Ler o texto com bastante atenção;

-              Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

Aula 02

Responder às seguintes questões:

!-  O que são angiospermas?

2- Cite exemplos de angiospermas.

3- Como são formados os frutos?

4- Qual é a importância das flores para as angiospermas?

 

 

Aula 03

Produção textual (redação)

Escreva sobre a importância das angiospermas

Aula 04

Desenhe e pinte dois exemplos de angiospermas.

INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE

Name__________________________________________________________________

Date:____/____/2020

Teacher Rosilene

ARTES – PROFESSOR FERNANDO

  Dia Consciência Negra.

       O dia nacional da consciência negra é celebrado, em 20 de Novembro. Foi criado em 2003 como feriado  incluída no calendário escolar- Até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a Lei 12.519, de 10 de Novembro de 2011, sendo feriado em cem  mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. Através de decreto estaduais.

          Em estados que não aderirem à Lei a responsabilidade é de cada câmara de vereador , que decide se haverá o feriado no município.

            A ocasião é decidido à reflexão sobre a inserção do Negro na sociedade Brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares. em 1695, um dos maiores Negros do Brasil. que lutou pala libertação do povo contra o sistema escravista.  O dia da consciência negra é coincida de importante no reconhecimento dos descendentes Africanos e da construção da sociedade brasileira. A cada, dentro outras coisas, suscita questões sobre, racismo, descriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro- Brasileira, Assim, como a promoção de fóruns. Debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.

            Como já foi lido no texto acima que se trata do  dia nacional da consciência negra, a abordagem dessa data é o racismo onde desvalorizam a sociedade de modo geral desde a escravidão até os dias atuais.

              Olha quando se fala desumanizando alguém já está praticando o racismo. Por exemplo: chamar alguém de gordo, veio, negro, ri de um deficiente, apelidar, inventar calunia com a pessoa etc.

               Nesta prática de racismo já tem muitos artistas que se inspirou na linguagem poética fazedo suas obras combatendo o racismo, na pintura, na letra de música popular e em alguns texto da literatura portuguesa.

                             Atividade:

    Você já leu o texto sabe o se trata agora reflita complete as questões.

1º - Qual é o dia que se comemora o dia da consciência negra?

2º - como surgiu o dia da consciência negra?

3º - você sabe o que é racismo?

4º - você conhece alguém que praticou o racismo alguma vez?

5º - como você identifica um assunto que é prática do racismo?

6º - você conhece algum pintor que fez sua obra combatendo o racismo?

7º - Qual a letra de música que você já ouviu, que fala de racismo?

8º - Quem foi zumbi dos palmares?

9º - Se alguém praticar o racismo contra você, o que você faria para se defende?

10º - Agora me fale o que você achou confuso neste assunto?

             Data de entregar = dia 20 - 11 -2020

             fernando.bs2012@hotmail.com

 



3ºC - NOTURNO- 3ªQUINZENA DO 4ºBIMESTRE

 

3ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE – 3ºC

Entregar até  04/12

PORTUGUÊS -PROFESSOR MAURÍCIO

1)  Classifique o sujeito nas frases abaixo  em :  ( simples, composto, indeterminado, oculto , e oração sem sujeito ).

A)  falaram mal de você.

B)  comprei um carro.

C)  todos os dias são comprados livros e revistas.

D)  Pedro foi à escola.

E)  nevou muito em Santa Catarina.

2)  Classifique o predicado nas frases abaixo em : ( verbal. nominal e verbo-nominal ) .

A)  a menina é bela.

B)  o metrô  partiu atrasado.

C)  o menino fez a lição.

D)  o pássaro voou alegremente.

 

MATEMÁTICA -PROFESSOR LOURIVAL

CALCULE AS DISTÂNCIAS E PONTOS MÉDIO TODAS RESOLUÇÕES A MÃO, conforme fizemos no caderno ou conforme exemplo a seguir para 3TA  ou 3TB

O 3C tem o ponto médio no caderno, qualquer dúvida me procurem no privado:



GEOGRAFIA – PROFESSORA IVANETE

TEMA 2:   ÁFRICA E EUROPA ATIVIDADE 1

 – LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO -

 A África é considerada o berço da humanidade e da civilização, pois tem em sua história uma das maiores diversidades culturais do mundo. No continente africano há mais de mil línguas e dialetos diferentes, e inúmeros conflitos políticos e étnicos que acarretaram, ao longo do tempo, crises sociais, econômicas, ambientais e culturais. Muitos países que colonizaram a África se apropriaram dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, acirraram as desigualdades, a segregação e a exclusão social. Atualmente, os produtos alimentícios têm um enorme peso nas importações africanas, gerando um déficit em suas balanças comerciais. Pode-se explicar a escassez de alimentos por um conjunto de fatores: processo colonial, climáticos, políticos, econômicos, agrícolas etc. Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

a)            De acordo com os seus conhecimentos e o texto acima, comente a questão da apropriação dos recursos naturais e o acirramento das desigualdades sociais no continente africano.

b)           Pesquise, em livros didáticos disponíveis na escola e em diferentes sites da internet, informações e dados sobre a insegurança alimentar no continente africano, e registre as ideias principais no seu caderno. 

 HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA

Nome:_______________________________________ Nº____

1 – Ler o texto e responder as questões propostas.


SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDINALDO

                                                                                                                                              Sociologia / Edinaldo / 3º ano

 

Os Movimentos Sociais.

 

            Num recente artigo, o professor Solon Annes Viola (2002), da UNISINOS, descreve que:

Segundo Kissinger, “a globalização é tão natural como a chuva”. Por certo Kissinger não conhece as múltiplas regiões do Brasil. No Nordeste brasileiro chove pouco; no Sul, ao longo do inverno, as chuvas são abundantes e ocorrem, no mínimo, duas enchentes por ano. E logo em seguida faz as seguintes perguntas: Seria o Sul mais globalizado que o Nordeste? O ciclo das chuvas regulado por grandes empresas, pelos organismos financeiros internacionais como o G7, a OMC e o Banco Mundial? O fato de que a quinta parte da gente mais rica do mundo consumir 85% de todos os produtos e serviços, enquanto que a quinta parte mais pobre consome somente 13% seria tão natural, quanto a chuva? Seria tão natural que 4 bilhões e 400 milhões de habitantes dos países mais pobres, aproximadamente três quintas partes da população mundial não possuam acesso à água potável, uma quarta parte não possua moradia, e uma quinta parte não tenha acesso a nenhum tipo de assistência à saúde? Seria tão natural, como a chuva que 20% da população mundial consumam 86,5% das energias fósseis e hidráulicas do planeta? Seria possível que o mesmo nível de consumo fosse colocado à disposição de todos sem que houvesse um gigantesco desastre ambiental, tão terrível quanto a prolongada seca, ou tão arrasador quanto as enxurradas das enchentes? Seria tão natural quanto a chuva que americanos e europeus gastem 17 milhões de dólares a mais do que se necessita para promover a alimentação e saúdes básica para os que possuem? Seria tão natural como o sol que 300 milhões de crianças ocupem postos de trabalhos forçados e outras 37.000 morram diariamente de pobreza relacionada à subnutrição e à ingestão de águas contaminadas e resíduos tóxicos?                                                                    Depois de perguntas tão chocantes podemos também perguntar: será que não existe ninguém que esteja fazendo algo contra estas barbaridades existentes no mundo? Sim, existe, mas nem sempre essas pessoas que lutam contra este estado de coisas são vistas com bons olhos.                                            Nos dias de hoje, ouve-se muito a respeito dos movimentos sociais. A mídia está sempre noticiando a respeito deles, seja, Sem Terra, Greempeace ou as ONGs “antiglobalização”. Mas o que são movimentos sociais? O que pretendem? Por que surgem em diversos momentos históricos? Como são constituídos?                                                                                                                                                     Os movimentos sociais estiveram e estão presentes em toda a história de todas as sociedades. Temos que compreendê-los como um fenômeno essencial, porque são resultados de um “conflito” que gera, movimentos geram transformações porque sujeitos ou grupos que não concordam com determinada situação procuram maneiras de modificá-la.                                                                                     Neste sentido, o conflito é o elemento gerador dos movimentos sociais. E por que se chega a estes conflitos? Simplesmente porque, as sociedades não são homogêneas e se dividem a partir de certos interesses de classe, gênero, etnia, raça ou, até mesmo, de orientação sexual e de geração.

A cada dia sempre surgem e surgirão mais movimentos sociais, pois, numa sociedade com muitas desigualdades e com o Estado mostrando-se incapaz de satisfazer as necessidades dos diferentes grupos sociais, podemos afirmar que esses movimentos são quase que naturais. É uma infinidade de grupos que lutam contra o preconceito, o racismo, o desemprego, a falta de moradia, os salários rebaixados, o autoritarismo, contra o descaso com o meio ambiente, com a criança, com o idoso, com a educação, com a saúde, etc.

 

 

Nome:__________________________________________ nº___________ série: __________

 

Questões.

1.    O que são movimentos sociais?

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2.    Qual o fator que gera um movimento social? Explique.

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3.    O que significa a sigla ONG?

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4.    Cite o nome de 4 ONGs.

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5.    O que são formas de manifestação popular?

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6.    Cite 4 exemplos.

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7.    Explique os exemplos citados acima.

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FÍSICA – PROFESSOR RONALDO

Tema: 2º lei de Newton

Fórmula: F = m.a   Dado: F = Força, m = Massa, a = Aceleração

1-   Calcular a força que um carro de massa de m = 1000 kg recebe quando acelera a = m/s2

2-   Calcular a força para um objeto de m = 20 kg acelerar 4 m/s2.

3- Um objeto de massa 2 kg recebe uma força F = 40 N. Calcular o valor da sua aceleração.

QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro  | Química 3º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma______

 

Atividade II do 4º Bimestre | Desequilíbrios ambientais

 

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

Tema: Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de materiais na atmosfera, Poluição das águas e Perturbações na Biosfera.

Habilidades- Aplicar conhecimento sobre fonte de emissão de gases poluentes e problemas por ele causados.

Orientações e Estratégias

Para o desenvolvimento deste tema, serão retomados os conhecimentos relativos aos impactos causados na atmosfera por ações humanas, com o intuito de ampliar os saberes e aprofundar os conceitos que fundamentam as causas e os efeitos da poluição, as perturbações à biosfera, os ciclos biogeoquímicos e o desenvolvimento sustentável.

Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:

1. O que é poluição? Quais tipos de poluição você conhece?

2. Vocês conhecem quais são as substâncias poluentes?

3. Quais gases poluentes são liberados na atmosfera?

4. Vocês conhecem as diversas regiões que compõem a atmosfera?

5. O que você entende por ciclo biogeoquímico?

6. Qual o aspecto positivo e/ou negativo da ação do ser humano, em relação aos ciclos biogeoquímicos?

FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN


Atividade – Filosofia                       Tecnologia e sociedade

                O ritmo frenético de homens e máquinas marca a construção de um canal de 20 km de comprimento, para dar passagem aos 14 milhões de litros de água por segundo desviados do rio Xingu que vão movimentar as turbinas da terceira maior hidrelétrica do mundo, que em sua capacidade total fornece luz para 40 milhões de residências. A Eletronorte, empresa privada responsável pela obra, é obrigada contratualmente a fazer um investimento de 5 bilhões R$ no município.

                Hordas de trabalhadores braçais e pessoas interessadas em prestar serviço desengavetaram as velhas expectativas de mudar de vida no coração do rio Xingu. As obras de Belo Monte atingiram o clímax em outubro, com 25 mil trabalhadores (87% deles homens). Três quartos dos mais de 5.600 municípios brasileiros têm população menor que esse exército de operários. A logística da construção não tem sido fácil. A rodovia Transamazônica, aberta na década de 1970, ainda tem trechos não asfaltados nos 906 km que separam Altamira da capital, Belém, que se tornam intransitáveis no período de chuvas, de dezembro a junho.

                Estimativas da prefeitura de Altamira apontam que a população local cresceu na ordem de cerca de 50 mil pessoas entre 2010 e 2012. A expansão corresponde ao período de início das obras, fazendo explodir a demanda por moradia, segurança, educação, saúde, alimentação e toda sorte de serviços públicos. O abrupto aumento populacional e suas inevitáveis consequências são desdobramentos bastante experimentados nos grandes empreendimentos em uma região ainda tão carente de oportunidades.

                Altamira era uma cidade que mal dava conta de seus 100 mil habitantes e ainda tentava absorver a onda de impacto ocasionada pela chegada da Transamazônica na década de 1970, até então o grande vetor de ocupação daquele cantinho esquecido do mundo. Com cerca de 160 mil km² – maior que Portugal -, Altamira é o maior município em extensão territorial do país. No início dos anos 2000, a cidade tinha taxa de 11,3 homicídios a cada 100 mil habitantes. Nas últimas décadas, os números mudaram. Em 2017, o número foi de 135,5.

                O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta segunda-feira o ranking dos municípios mais violentos do país que têm população superior a 100.000 habitantes. Maracanaú, no Ceará, é a cidade brasileira com a maior taxa de homicídio (145,7), seguida por Altamira (133,7), no Pará, e São Gonçalo do Amarante (131,2), no Rio Grande do Norte. O levantamento foi feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e se baseia nos dados de mortes violentas de 2017.

 

PERGUNTAS

1 – Qual a relação entre a obra da usina Hidrelétrica de Belo Monte e seu entorno, a cidade de Altamira?

2 - Tendo em mente as informações apresentadas quais seriam os benefícios trazidos pela usina hidrelétrica de Belo Monte?

3 – Tendo em mente o atual cenário, faça uma breve pesquisa e responda. Como está a situação do país nas seguinte áreas:

 A) Tecnológica (energias renováveis, pesquisa científica etc):

B) Meio ambiente (amazônia – pantanal etc):

C) Social (emprego – renda etc):

 

Fonte: https://www.almapreta.com/editorias/realidade/em-altamira-moradores-apontam-usina-pelo-aumento-da violencia-na-regiao

Fonte: https://veja.abril.com.br/brasil/saiba-quais-sao-as-tres-cidades-mais-violentas-do-brasil/

Fonte https://theintercept.com/2019/08/06/belo-monte-forjou-massacre-altamira/

Fonte https://arte.folha.uol.com.br/especiais/2013/12/16/belo-monte/

 

BIOLOGIA -PROFESSORA LUCIMARA

 

A árvore filogenética dos hominídeos

Ancestral comum é uma espécie que, através do processo de descendência com modificação, dá origem a novas espécies. As relações evolutivas dos organismos podem ser representadas por árvores filogenéticas (ou filogenias), que são diagramas ramificados em forma de árvore que mostram as relações ancestrais entre as espécies. Nas filogenias, cada galho representa uma determinada espécie ou grupo (extinto ou atual) e cada ponto de ramificação um ancestral. A “leitura” dessas árvores é feita de maneira análoga à de uma árvore genealógica: organismos que compartilham um ancestral comum são mais aparentados entre si. Atualmente, a ancestralidade comum é o principal critério usado para classificar as espécies, e o grupo que inclui uma espécie ancestral e todos os seus descendentes é chamado grupo monofilético ou clado.

Seres humanos e chimpanzés, por exemplo, descendem de um ancestral comum relativamente recente. Estas mesmas espécies, juntamente com lêmures, bugios, babuínos e todas as outras espécies de primatas, compartilham um ancestral que viveu há mais tempo. Da mesma forma, há um ancestral ainda mais antigo que originou primatas, morcegos, baleias e todos os outros grupos de mamíferos. E, se continuarmos rastreando a árvore da vida até seu tronco, chegaremos ao ancestral comum a todas as formas de vida que existem. A hipótese de que toda a vida possui uma única origem é sustentada por diversas evidências. Uma delas é o fato de todas as formas de utilizam o mesmo código genético. Há também diversas moléculas que são extremamente conservadas entre diferentes grupos de organismos. É o caso do ATP, que gera energia para os processos celulares e está presente em todas as formas de vida que conhecemos.

Um equívoco comum bastante disseminado relacionado a este assunto é chamar espécies que já foram extintas de ancestrais das que vivem atualmente. Isso é bem comum quando se trata de outras espécies de hominídeos, como os neandertais (Homo neanderthalensis), que muitas vezes são tratados como ancestrais dos seres humanos. Eles, na verdade, compartilham um ancestral comum com o Homo sapiens e provavelmente coexistiram com eles por centenas ou milhares de anos.

Fonte:https://www.infoescola.com/biologia/ancestral-comum/

Aula 01

-          Ler o texto com bastante atenção;

-          Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

 

Aula 02

Responder às seguintes questões:

a)        O que são árvores filogenéticas?

b)      Quais são os seres vivos que fazem parte do grupo dos primatas?

c)       O que é um ancestral comum?

d)      O que sustenta  a  hipótese de que toda a vida possui uma única origem ?

 

Aula 03

Produção textual (redação)

O que eu penso sobre a árvore filogenética dos hominídeos?

Aula 04

Pesquise e desenhe a árvore filogenética dos hominídeos.

 

INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE

Name_______________________­­­­­­­­­­­­­___________________________________________

Date:____/____/2020

Teacher Rosilene

 

ARTES – PROFESSORA SIMONE

Aluno:                                                                        Data:

Turma: 3C