MATEMATICA – PROFESSOR LOURIVAL
ATIVIDADE PARA 3ª SERIE EJA NOTURNO ROMEU MONTORO
8-6-2020
PROFESSOR LOURIVAL
Resolva as questões no
caderno, com capricho e com desenvolvimento dos cálculos, não coloque apenas os
resultados:
1)
Quanto vale em
percentual 2 ¨ ¨ dentro de 650?
2)
Uma empregada ganhava
salário de R$ 600,00 e passou a ganhar R$ 9¨ ¨,00 . Calcule quanto foi o aumento em percentual?
3)
Depositei R$ 500,00 no
banco a uma taxa de 6% a.a. Durantes ¨ ¨ meses. Calcule quanto ganhei de juros simples:
4)
Uma herança de R$
250.000,00 foi distribuída percentualmente entre os 3 filhos de um senhor
conforme a idade deles. O primeiro tem 30 anos, o 2º tem 20 anos e o terceiro ¨ ¨
anos. Construa a tabela e calcule quanto receberá cada um deles:
5)
Calcule a área do quadrado
com 30 m de lado
Veja o exemplo de cálculo
de área do triângulo:
FÍSICA
– PROFESSOR RONALDO
ROMEU
MONTORO
Nome: Série
EXERCÍCIOS
PROPOSTOS:
01- Calcular
a resistência equivalente em um circuito em série que possui três resistores
idênticos de R = 10 Ω
02- Calcular
a resistência equivalente em um circuito em série que possui três resistores
idênticos de R = 20 Ω
03- Calcular
a resistência equivalente em um circuito em paralelo que possui dois resistores
idênticos de R = 2 Ω
04- Calcular
a resistência equivalente em um circuito em paralelo que possui dois resistores
idênticos de R = 10 Ω
QUÍMICA-
PROFESSORA MARIA DO CARMO
E. E.
Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo
Nome:
_________________________________________________________ nº _____ Turma________
Atividade I do 2º Bimestre
OBS: As atividades deverão ser
realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito
carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira
imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser
apresentado quando solicitado no retorno presencial.
Assistir a aula de Química no YouTube
Link:
Centro de Mídias SP >> 3ª série do EM - QUI - Equilíbrio químico ►
Responda as questões abaixo:
1.
O
que é equilíbrio?
2.
O
que é equilíbrio químico?
3.
Em
quais reações ocorre o equilíbrio químico?
4.
Porque
o refrigerante gelado é mais gostoso que o refrigerante quente? Explique com
argumentos científicos.
5.
É
possível alterar a rapidez com que uma transformação química ocorre?
Habilidades e Competências
·
Organizar,
relacionar e interpretar dados para chegar a conclusões sobre as que podem alterar a rapidez com que uma
transformação química ocorre.
·
Recorrer
aos conhecimentos desenvolvidos sobre as variáveis que podem afetar a rapidez
do processo de deterioração dos alimentos para a elaboração de propostas de
intervenção solidária na sociedade.
·
Reconhecer
o papel da Química no sistema produtivo, analisando a importância dos estudos
relacionados ao uso dos catalisadores.
BIOLOGIA
– PROFESSORA LUCIMARA
Reino das plantas
As plantas são seres pluricelulares
e eucariontes. Nesses aspectos elas são
semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma
característica que as distingue desses seres - são autotróficas. Como já vimos,
seres autotróficos são aqueles que produzem o próprio alimento pelo processo da
fotossíntese.
Utilizando a luz, ou seja, a energia luminosa, as plantas
produzem a glicose, matéria orgânica formada a partir da água e do gás
carbônico que obtêm do alimento, e liberam o gás oxigênio.
As plantas, juntamente com outros seres fotossintetizantes,
são produtoras de matéria orgânica que nutre a
maioria dos seres vivos da Terra, atuando na base das cadeias
alimentares. Ao fornecer o gás oxigênio ao ambiente, as plantas também
contribuem para a manutenção da vida dos seres que, assim como elas próprias,
utilizam esse gás na respiração. As plantas conquistaram quase todos os
ambientes da superfície da Terra.
Segundo a hipótese mais aceita, elas evoluíram a partir de
ancestrais protistas. Provavelmente, esses
ancestrais seriam tipos de algas pertencentes ao grupo dos protistas que se desenvolveram
na água. Foram observadas semelhanças entre alguns tipos de clorofila que existem tanto nas algas verdes como nas
plantas.
A partir dessas e de outras semelhanças, supõe-se que as
algas verdes aquáticas são ancestrais diretas das plantas.
Há cerca de 500 milhões de anos, as plantas iniciaram a
ocupação do ambiente terrestre. Este ambiente oferece às plantas vantagens
como: maior facilidade na captação da luz, já que ela não chega às grandes
profundidades da água, e facilidade da troca de gases, devido à maior
concentração de gás carbônico e gás oxigênio na atmosfera.
Esses fatores são importantes no processo da respiração e da fotossíntese.
Mas e quanto a presença da água, tão necessária à vida?
Ao compararmos o ambiente terrestre com o ambiente aquático,
verificamos que no terrestre a quantidade de água sob a forma líquida é bem
menor e que a maior parte dela está acumulada no interior do solo.
Como, então, as plantas sobrevivem no ambiente terrestre?
Isso é possível porque elas apresentam adaptações que lhes possibilitam
desenvolver no ambiente terrestre e ocupá-lo eficientemente. As plantas
adaptadas ao ambiente terrestre apresentam, por exemplo, estruturas que
permitem a absorção de água presente no solo e outras estruturas que impedem a perda
excessiva se água.
Devemos lembrar que alguns grupos de plantas continuaram
sobrevivendo em ambiente aquático.
Classificação das
plantas
As plantas cobrem boa parte dos ambientes terrestres do
planeta. Vistas em conjunto, como nesta foto, parecem todas iguais. Mas na
realidade existem vários tipos de planta e elas ocupam os mais diversos
ambientes.
Você já sabe que para classificar, ou seja, organizar
diversos objetos ou seres em diferentes grupos, é preciso determinar os
critérios através dos quais identificaremos as semelhanças e as diferenças
entre eles.
O reino das plantas é constituído de organismos
pluricelulares, eucariontes, autótrofos fotossintetizantes.
Em geral, os cientistas consideram como critérios
importantes:
- A
característica da planta ser vascular ou
avascular, isto é, a presença ou não de vasos condutores de água e sais
minerais (seiva bruta) e matéria orgânica (a seiva elaborada);
- Ter ou não
estruturas reprodutoras (semente, fruto e flor) ou ausência delas.
Os nomes dos grupos de plantas
Criptógama:
palavra composta por cripto, que significa escondido, e gama, cujo significado
está relacionado a gameta (estrutura reprodutiva). Esta palavra significa,
portanto, "planta que tem estrutura reprodutiva escondida". Ou seja,
sem semente.
Fanerógama:
palavra composta por fanero, que significa visível, e por gama, relativo a
gameta. Esta palavra significa, portanto, "planta que tem a estrutura
reprodutiva visível". São plantas que possuem semente.
Gimnosperma:
palavra composta por gimmno, que significa descoberta, e sperma, semente. Esta
palavra significa, portanto, "planta com semente a descoberto" ou
"semente nua".
Angiosperma:
palavra composta por angion, que significa vaso (que neste caso é o fruto) e
sperma, semente. A palavra significa, "planta com semente guardada no
interior do fruto".
Aula 01- Ler o texto com atenção.
Pesquisar o significado das palavras ou termos destacados no texto.
Aula 02- Tendo como base o texto acima, responda as
seguintes questões:
1-De as principais características dos indivíduos do Reino
das plantas.
2- Explique a importância da glicose para as plantas.
3- Explique a fotossíntese.
4- Indique o nome dos principais grupos das plantas.
5- Quais são
critérios que possibilitem a classificação das plantas para organizá-las
em grupos
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