quarta-feira, 17 de junho de 2020

ATIVIDADES DO 2º BIMESTRE - 3TA/3TB/3TC QUIMICA/FISICA/MATEMATICA/BIOLOGIA


 MATEMATICA – PROFESSOR LOURIVAL 
ATIVIDADE PARA 3ª SERIE EJA NOTURNO ROMEU MONTORO 8-6-2020

PROFESSOR LOURIVAL

Resolva as questões no caderno, com capricho e com desenvolvimento dos cálculos, não coloque apenas os resultados:

1)      Quanto vale em percentual  2 ¨ ¨ dentro de 650?
2)      Uma empregada ganhava salário de R$ 600,00 e passou a ganhar R$ 9¨ ¨,00 . Calcule quanto foi o aumento em percentual?
3)      Depositei R$ 500,00 no banco a uma taxa de 6% a.a. Durantes ¨ ¨ meses. Calcule quanto ganhei de juros simples:
4)      Uma herança de R$ 250.000,00 foi distribuída percentualmente entre os 3 filhos de um senhor conforme a idade deles. O primeiro tem 30 anos, o 2º tem 20 anos e o terceiro ¨ ¨ anos. Construa a tabela e calcule quanto receberá cada um deles:
5)      Calcule a área do quadrado com 30 m de lado
Veja o exemplo de cálculo de área do triângulo:



FÍSICA – PROFESSOR RONALDO


ROMEU MONTORO
Nome:                                                                                          Série

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

01-   Calcular a resistência equivalente em um circuito em série que possui três resistores idênticos de R = 10 Ω




02-   Calcular a resistência equivalente em um circuito em série que possui três resistores idênticos de R = 20 Ω






03-   Calcular a resistência equivalente em um circuito em paralelo que possui dois resistores idênticos de R = 2 Ω




04-   Calcular a resistência equivalente em um circuito em paralelo que possui dois resistores idênticos de R = 10 Ω


QUÍMICA- PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

Nome: _________________________________________________________ nº _____ Turma________

Atividade I do 2º Bimestre

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.


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Link: Centro de Mídias SP >> 3ª série do EM - QUI - Equilíbrio químico ►


Responda as questões abaixo:

1.       O que é equilíbrio?


2.       O que é equilíbrio químico?


3.       Em quais reações ocorre o equilíbrio químico?


4.       Porque o refrigerante gelado é mais gostoso que o refrigerante quente? Explique com argumentos científicos.

5.       É possível alterar a rapidez com que uma transformação química ocorre?

Habilidades e Competências
·         Organizar, relacionar e interpretar dados para chegar a conclusões sobre as que     podem alterar a rapidez com que uma transformação química ocorre.
·         Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos sobre as variáveis que podem afetar a rapidez do processo de deterioração dos alimentos para a elaboração de propostas de intervenção solidária na sociedade.
·         Reconhecer o papel da Química no sistema produtivo, analisando a importância dos estudos relacionados ao uso dos catalisadores.

BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA


Reino das plantas
As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue desses seres - são autotróficas. Como já vimos, seres autotróficos são aqueles que produzem o próprio alimento pelo processo da fotossíntese.

Utilizando a luz, ou seja, a energia luminosa, as plantas produzem a glicose, matéria orgânica formada a partir da água e do gás carbônico que obtêm do alimento, e liberam o gás oxigênio.

As plantas, juntamente com outros seres fotossintetizantes, são produtoras de matéria orgânica que nutre a maioria dos seres vivos da Terra, atuando na base das cadeias alimentares. Ao fornecer o gás oxigênio ao ambiente, as plantas também contribuem para a manutenção da vida dos seres que, assim como elas próprias, utilizam esse gás na respiração. As plantas conquistaram quase todos os ambientes da superfície da Terra.

Segundo a hipótese mais aceita, elas evoluíram a partir de ancestrais protistas. Provavelmente, esses ancestrais seriam tipos de algas pertencentes ao grupo dos protistas que se desenvolveram na água. Foram observadas semelhanças entre alguns tipos de clorofila que existem tanto nas algas verdes como nas plantas.



A partir dessas e de outras semelhanças, supõe-se que as algas verdes aquáticas são ancestrais diretas das plantas.

Há cerca de 500 milhões de anos, as plantas iniciaram a ocupação do ambiente terrestre. Este ambiente oferece às plantas vantagens como: maior facilidade na captação da luz, já que ela não chega às grandes profundidades da água, e facilidade da troca de gases, devido à maior concentração de gás carbônico e gás oxigênio na atmosfera. Esses fatores são importantes no processo da respiração e da fotossíntese.

Mas e quanto a presença da água, tão necessária à vida?

Ao compararmos o ambiente terrestre com o ambiente aquático, verificamos que no terrestre a quantidade de água sob a forma líquida é bem menor e que a maior parte dela está acumulada no interior do solo.

Como, então, as plantas sobrevivem no ambiente terrestre? Isso é possível porque elas apresentam adaptações que lhes possibilitam desenvolver no ambiente terrestre e ocupá-lo eficientemente. As plantas adaptadas ao ambiente terrestre apresentam, por exemplo, estruturas que permitem a absorção de água presente no solo e outras estruturas que impedem a perda excessiva se água.
Devemos lembrar que alguns grupos de plantas continuaram sobrevivendo em ambiente aquático.
Classificação das plantas
As plantas cobrem boa parte dos ambientes terrestres do planeta. Vistas em conjunto, como nesta foto, parecem todas iguais. Mas na realidade existem vários tipos de planta e elas ocupam os mais diversos ambientes.                                        
Você já sabe que para classificar, ou seja, organizar diversos objetos ou seres em diferentes grupos, é preciso determinar os critérios através dos quais identificaremos as semelhanças e as diferenças entre eles.
O reino das plantas é constituído de organismos pluricelulares, eucariontes, autótrofos fotossintetizantes.
Em geral, os cientistas consideram como critérios importantes:
     - A característica da planta ser vascular ou avascular, isto é, a presença ou não de vasos condutores de água e sais minerais (seiva bruta) e matéria orgânica (a seiva elaborada);
     - Ter ou não estruturas reprodutoras (semente, fruto e flor) ou ausência delas.
Os nomes dos grupos de plantas
Criptógama: palavra composta por cripto, que significa escondido, e gama, cujo significado está relacionado a gameta (estrutura reprodutiva). Esta palavra significa, portanto, "planta que tem estrutura reprodutiva escondida". Ou seja, sem semente.
Fanerógama: palavra composta por fanero, que significa visível, e por gama, relativo a gameta. Esta palavra significa, portanto, "planta que tem a estrutura reprodutiva visível". São plantas que possuem semente.

Gimnosperma: palavra composta por gimmno, que significa descoberta, e sperma, semente. Esta palavra significa, portanto, "planta com semente a descoberto" ou "semente nua".

Angiosperma: palavra composta por angion, que significa vaso (que neste caso é o fruto) e sperma, semente. A palavra significa, "planta com semente guardada no interior do fruto".


Aula 01- Ler o texto com atenção.
                 Pesquisar o significado das palavras ou termos destacados no texto.

Aula 02- Tendo como base o texto acima, responda as seguintes questões:
1-De as principais características dos indivíduos do Reino das plantas.
2- Explique a importância da glicose para as plantas.
3- Explique a fotossíntese.
4- Indique o nome dos principais grupos das plantas.
5- Quais são  critérios que possibilitem a classificação das plantas para organizá-las em grupos 





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