Entrega para no máximo dia 26/06 no e-mail: romeumontorofundamental@gmail.com
EDUCAÇÃO FÍSICA
Identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e propor alternativas para sua superação.
ESPORTE PARA TODOS!
Nesta Situação de
Aprendizagem vamos falar dos esportes Paralímpicos. Para iniciar esta conversa,
vamos falar do evento esportivo que envolve essas modalidades Paralímpicas.
Os Jogos Paralímpicos são um
evento desportivo constituído de competições entre atletas de alto nível com
algum tipo de deficiência, sejam elas sensoriais ou físicas. Os Jogos ocorrem
no mesmo local que as Olimpíadas tradicionais, porém são iniciados logo após o
seu encerramento.
“Em alguns esportes
Paralímpicos, os atletas passam por uma classificação funcional, que é o
processo pelo qual os atletas são avaliados em sua condição atual de limitações
e capacidades, utilizando critérios médicos e técnicos da modalidade.
A classificação dos esportes
Paralímpicos é dividida em médica para deficientes visuais e funcional para deficientes
físicos. O diagnóstico e a avaliação médica não são os únicos fatores que
determinam uma classificação. Sua limitação também irá impactar no seu
desempenho esportivo. Fatores de saúde como enfermidades, desordens e lesões
não incidem diretamente no resultado da classificação. É preciso saber se o
quadro médico resulta em deficiência/incapacidade e se são permanentes.”
Fonte: FREIRE; LIMA (2019),
Material de apoio currículo paulista.
Agora vamos conhecer um
pouco mais sobre os esportes Paralímpicos. No caderno de educação física e
posteriormente por imagem enviada para o e-mail da escola, realize uma pesquisa
seguindo as orientações a seguir:
1
História dos Jogos Paralímpicos –pesquise sobre o surgimento dos
Jogos Paralímpicos (motivos e primeiras competições);
2
Participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos – pesquise sobre os
Jogos Paralímpicos no Brasil (modalidades participantes das competições e cite
alguns atletas);
Dica para pesquisas:
Vídeos:
Natação
Tênis de mesa
https://www.youtube.com/watch?v=nZNav-jccVw
LÍNGUA INGLESA
Atividade
referente de 01/06 á 14/06 – 8 ano
(1ª. Atividade
2º. Bimestre)
Talking about the future – Falando do
futuro
1 - Leia
o texto abaixo e grife (ou escreva em seu caderno) todas as palavras que você
conhece do texto
2- Responda:
a.
Sobre
o que eles estão falando?
b.
Qual
é o verbo auxiliar que nos indica que eles estão falando no tempo futuro?
3- Retire do texto o que cada personagem
pretende ser no futuro:
Raju:
Milan:
Govind:
4- Responde sobre você
a.
What
Will you do in the future?
b.
What
Will you do after quarentine?
5- Procure no dicionário a tradução do
verbo Will
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS
Exercícios sobre algumas habilidades da AAP - Videoaula
LÍNGUA PORTUGUESA
Atividade aprender sempre 8ºs anos A / B:
ARTES
1 – Você costuma prestar atenção em seu corpo? Quais são os movimentos que seu corpo consegue fazer?
2 – Em qual posição você fica a maior parte do tempo na sala de aula? Você se senta corretamente? Conhece os ossos e as articulações do corpo?
3 – Quais partes do corpo você pode dobrar, esticar ou torcer?
4 – Você conhece os fatores do movimento em dança? Quais são eles?
5 – Você já assistiu alguma apresentação de dança africana? Se sim, fale sobre a expressão, representação e encenação do espetáculo. Quais foram as suas impressões?
6 – Você conhece artistas, bailarinos ou grupos de danças paulistas? Quais?
7 – Você já assistiu apresentações de danças indígenas? Se sim, comente sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as suas impressões?
8 – Quais grupos ou corpo de dança indígena você conhece?
9 – Você já assistiu as apresentações de danças afro-brasileiras? Se sim, comente sobre a expressão, representação e encenação. Quais foram as suas impressões?
10 – Quais grupos ou corpo de dança afro-brasileira você conhece?
11 – O que tem em comum na dança das três culturas: africana, indígena e afro-brasileira?
E o que é divergente?
Nenhum comentário:
Postar um comentário