segunda-feira, 19 de outubro de 2020

3TA e 3TB - 1ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE

 

1ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE – 3TA/3TB

HISTÓRIA – PROFESSOR CARLOS ANDRÉ

Primeira Guerra Mundial: Antecedentes

Na aula de hoje iremos abordar os antecedentes da Primeira Guerra Mundial. Estabelecendo conexão com a aula anterior onde, nós abordamos sobre o Imperialismo e Neocolonialismo que gerou diversas questões nas relações políticas e econômicas da Europa no século XIX e início do século XX.

Umas das consequências destas novas relações que ocorreram neste contexto foram às rivalidades entre as nações iniciando-se com a partilha da África e da Ásia.

Também não podemos nos esquecer da questão da eugenia e da ciência do chamado Darwinismo Social, e no setor econômico às disputas começam se acirrar entre os países desaguando neste conflito de grandes proporções que foi a Primeira Guerra Mundial.  

Objetivos da aula




Habilidades


Faremos agora um breve histórico de todos os acontecimentos da transição do século XIX ao XX. Isto nos ajudará a entender às causas que deram origem à Primeira Guerra Mundial.


LEITURA DE IMAGEM

Guilherme II foi imperador no século XX e um dos líderes que encabeçou a Primeira Guerra Mundial.


Temos acima duas imagens muito distintas até pelo próprio fato de uma estar em preto e branco e outra em cores e tratando-se de uma pintura.

Observe na imagem da esquerda, são quatro imagens que representam um conflito armado que aconteceu em 1912, que foi a primeira guerra Balcânica.

Era um contexto de rivalidade, sendo levada a cabo neste momento pré-Primeira Guerra Mundial.

Do lado oposto temos uma imagem que representa um sentimento coletivo da população europeia em relação ao que seria a vida dali para frente com todo o progresso que o Neocolonialismo estava trazendo para aqueles países. As pessoas parecem estar vivendo um clima de muitas felicidades e alegrias.

Então, nesta transição do século XIX para o XX onde se respirava uma sensação de paz, alegrias e festejos, mas ao mesmo tempo aconteciam guerras, o que é no mínimo contraditório.

Recapitulando

Nós temos a Revolução Industrial de 1850, que trouxe várias inovações técnicas e este progresso proporcionou novas tecnologias como a descoberta da energia elétrica e todos estes eventos foram empregados na produção industrial.

Somando-se a isto nós temos a partilha da África e Ásia, onde os países europeus dirigindo-se ao continente africano, por exemplo, queriam extrair e levar matérias-primas para usar em suas indústrias.

Com a matéria-prima sendo extraída de graça praticamente do continente africano, na ora de transformar isto em mercadoria, o preço de custo será muito mais barato e isto consequentemente aumentará os lucros das potências econômicas da Europa.

O próprio continente africano serviria como mercado consumidor destes produtos, assim como a própria Europa e outras regiões do mundo. Então, a ocupação deste continente estava a serviço do crescimento econômico e industrial nesta ocasião.

Este crescimento industrial acabou gerando rivalidades entre as duas maiores potências econômicas que eram Inglaterra e França. Estes dois países possuíam bons territórios na África e quantidades de matérias-primas em abundância, porém, em determinado momento começam a competir entre elas.

A França e a Prússia acabaram se envolvendo numa guerra que tinha muito haver com isto e ficou conhecida como Guerra Franco-Prussiana.




A Guerra Franco-Prussiana acabou sendo vencida pelos alemães e ocorreu entre 1870 e 1871.

Esta guerra está inserida dentro do contexto de unificação da Itália e Alemanha. Então a Prússia foi anexada a Alemanha e esta região da Alsácia-Lorena que está na fronteira entre França e Alemanha acabou sendo incorporada pelos alemães porque não era uma fronteira qualquer, isto era devido á ela ficar numa região rica em minérios que poderia ser utilizado como matéria-prima.

Percebemos que começa a se desenhar um clima de rivalidade a partir deste acontecimento que foi relevante.

A Alemanha que é um país recém-criado desejava competir em igualdade com as nações já existentes e consolidadas.

Não podemos nos esquecer da Belle-Époque, esta expressão basicamente representa um sentimento coletivo da população Europeia. Ou seja, Belle-Époque era a representação de grande progresso, riqueza, emprego e acesso a bens e mercadorias.

Para o europeu que não tinha a visão do que estava acontecendo na África, o mundo nunca esteve tão bom, pois o progresso de certa maneira contribuiu para que este sentimento se fizesse possível.

É devido a tudo este sentimento coletivo que chamamos de Belle-Époque (Bela época) que corresponde ao final do século XIX até o início da Primeira Guerra Mundial, onde as pessoas começaram a despertar e reconhecer que o mundo não passava por este mar de rosas que demonstravam.

A Sérvia

A questão da Sérvia é muito importante porque acabou culminando na Primeira Guerra Mundial.

Quando falamos em Sérvia verificamos que este assunto tem muito haver com as nações eslavas, que se encontrava espalhada pela região do atual Leste Europeu, porém, não possuíam uma nação constituída. Ou seja não era um país formado com seu território definido e tão pouco estados integrados.

O que ocorria de fato era que existia muito interesse de alguns impérios da Europa atrás dessa população e da criação do estado eslavo. Já os eslavos por sua vez, gostariam de conquistar a sua independência enquanto nação.

Mas a questão da Sérvia acontecendo ao mesmo tempo da chamada Belle-Époque, já sinalizava que a paz estava muito distante de ser uma realidade.


Otto Von Bismark era mais diplomático digamos assim, já o Imperador Guilherme II, possuía uma característica mais totalitária e ambicionava erguer um grande império.


Uma corrida armamentista significa que todas aquelas matérias-primas que estão sendo extraídas de diversas regiões, principalmente ricas em minérios estavam sendo transformadas em armamentos.

Com o alistamento obrigatório, cria-se um espaço mental que acaba despertando um sentimento nacionalista que de disputa econômica passa-se também para uma corrida geopolítica entre as nações.

A juventude desses países envolvidos começou a ser assediada através dos meios de comunicação espalhando esse sentimento nacionalista.

Ou seja, se acontecer uma guerra você jovem irá defender o seu pais, e se aproveitando deste clima patriótico muitos jovens foram induzidos a se alistar em seus exércitos dos seus respectivos países.

Deum jeito ou de outro, todos os países europeus estavam ali armando o palco para a Primeira Guerra Mundial acontecesse.


A região dos Balcãs atual Leste Europeu, era próximo da Grécia e Turquia, onde a população eslava encontrava-se espalhada. Porém, era apenas um povo, eles não tinham sua própria nação, ou tão pouco seu território e nem um estado constituído, estamos falando de um número populacional bem substancial, ou seja, aproximadamente 3 milhões de pessoas.

Percebendo isso, o Império Russo se aproveita deste momento Pan-Eslavista e se oferecem para promover a unificação dos eslavos tornando-os uma nação, desde que se integrassem ao Império Russo.

Isso se apresentava como positivo porque a grande mãe Russa irá lhes proteger de guerras e conflitos, além de defender a economia dos eslavos também.

Do outro lado  havia o Império Turco-Otomano, que tinha o interesse nesses povos e também desejava promover esta unificação, para poder dominar estes povos eslavos, formando uma grande Sérvia.

Porém, os Sérvios não queriam nem uma coisa nem outra, na verdade desejavam possuir um Estado Sérvio independente.

Para agravar a situação deste contexto sobre o Pan-Eslavismo, como a Rússia e o Império Turco-Otomano já estão demonstrando rivalidades também, nós teremos aí as formações das alianças.

São alianças defensivas, ninguém estava admitindo a possibilidade de guerra, de qualquer forma caso isso viesse acontecer as nações já teriam seus times formados.

Lembrando-se da questão da Sérvia, tanto o Império Russo, quanto o Império Turco Otomano estavam querendo promover a unificação em nome do povo eslavo, e os eslavos por sua vez queriam um estado independente.

Neste cenário surge um terceiro elemento que é o Império Austro-Húngaro, que também demonstrou interesse em promover esta unificação para integrar a Sérvia e os povos eslavos ao seu Império.

Para isso o Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro foi desfilar em carro aberto nas ruas de Saravejo que é a capital da Bósnia, habitada e composta por Sérvios.

Neste desfile era como se ele passasse a mensagem aos Sérvios de que se eles não quisessem se associar nem a Rússia ou tão pouco ao Império Turco-Otomano, existiria uma terceira alternativa que seria o Império Austro-Húngaro.

Os Sérvios que defendiam um estado Sérvio independente, não gostaram da ideia deste desfile em carro aberto e o Arqueduque sofre um atentado a tiros no meio do desfile em 28 de Junho de 1914.

Era este o estopim que faltava para o conflito acontecer. A partir deste episódio um país começou a declarar guerra contra o outro e deste episódio inicia-se a Primeira Guerra Mundial.

Responda à questão abaixo:










Acompanhando este desenrolar de Pré-Primeira Guerra Mundial, nós já começamos a entender que esta será uma guerra diferenciada, primeiro pelas proporções e a quantidade de países que acabaram se envolvendo no conflito. Ou seja, uma guerra de produção enorme porque não havia precedentes disso até então.

Também havia a questão tecnológica, porque a segunda fase da Revolução Industrial que trouxe várias tecnologias, a política do Neocolonialismo que estava a procura de matéria-prima em outras regiões fez com que houvesse um contexto ideal para fabricação de novos armamentos de destruição.

Além de tudo isso as próprias táticas de guerra que mudaram de maneira significativa.


SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDINALDO

Sociologia – 3ºano.

COMO FUNCIONAM AS ELEIÇÕES

                O tema “eleições” tende a ocupar os noticiários televisivos e as páginas dos jornais com mais freqüência somente nos anos eleitorais, quando as disputas políticas pelos cargos eletivos se tornam o centro das atenções. No entanto, em uma sociedade democrática, o processo eleitoral não é algo que acontece somente a cada dois anos, em períodos determinados pela legislação. Na vida cotidiana, há muitas situações em que o cidadão é convidado a participar de decisões que dizem respeito a seus interesses diretos em diversas outras dimensões que afetam sua vida.

Etapa 1 - SISTEMAS PARTIDARIOS

1.     O que é um partido político?

Um partido político é uma associação de cidadãos que se reúnem em torno de um mesmo ideal de governo, o qual buscam alcançar, por meio de um programa ou plano de ação governamental, com  o apoio da população. O apoio do partido é obtido por intermédio da militância de seus membros, auxiliares na propaganda, simpatizantes ou apoiadores.

2.     Por que os partidos políticos são necessários?

No Brasil, os candidatos aos cargos eletivos devem, obrigatoriamente, se escolhidos por um ou mais partidos políticos nas convenções partidárias, que são reuniões dos membros, filiados e dirigentes em que são escolhidos os candidatos de cada partido. A Constituição brasileira não permite a candidatura avulsa (sem filiação a partido) ou sem o consentimento prévio e a participação de partido político.

                A forma como os partidos se organizam, interna e externamente, permite classificá-los em sistemas. Segundo o número de partidos existentes em um Estado, podemos classificá-los segundo três sistemas.

Unipartidário: Admite um só partido como representante de toda a população. Nesse sistema, pretende-se que os debates ocorram dentro do partido. Países: União Soviética, China, Cuba.

Bipartidário: Caracteriza-se pela existência de dois grandes partidos, que se alternam no governo do Estado. Embora existam outros partidos, estes permanecem pouco e expressivos. Países: Estados Unidos da América e Inglaterra.

Pluripartidário: Pressupões a existência de vários partidos políticos, igualmente dotados da possibilidade de predominar sobre os demais. Esses sistema é vigente na maioria dos países do mundo, inclusive o Brasil.

Etapa 2 – O voto

                Quando se pensa em eleição, uma das primeiras coisas que nos vêm à cabeça é o ato de votar. Mas o voto é apenas um dos aspectos da democracia e, embora seja uma parte importante do exercício dos direitos políticos, há muitas formas de exercer esse direito, bem como regras para o seu procedimento.

                O voto é o exercício do direito de sufrágio, palavra originada do latim que significa o direito político de todo cidadão de eleger, ser eleito e de participar da organização e da atividade do poder. O exercício do sufrágio para a escolha dos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo é realizado por meio do voto.

                Em uma democracia, sistema adotado pelo Brasil, o sufrágio consiste, portanto, na possibilidade de os cidadãos, entendidos como o conjunto dos eleitores, manifestarem a sua vontade para a formação do governo. O sufrágio, como participação do povo na formação do governo, pode ser:

- universal: quando todo o povo tem direito à participação no processo de organização do poder;

- restrito: quando algum fator discriminatório restringe a participação política de determinados grupos (como, por exemplo, o das mulheres e o dos analfabetos), seja diretamente, seja por meio de representantes;

- igual: alem de o eleitor exercer o sufrágio por meio do voto, seu voto tem a mesma importância que todos os demais;

- desigual: o eleitor pode votar mais de uma vez ou o voto de uns vale mais que o de outros.

Características do Voto

Secreto: O eleitor não da publicidade ao seu voto, ou seja, ninguém sabe quem o eleitor escolheu.

Público: O eleitor apresenta publicamente quem é seu candidato ou quão é sua escolha.

Obrigatório: O eleitor precisa comparecer às urnas no dia da eleição e, caso não o faça, dever justificar o motivo da ausência, sob pena de multa ou de ter o título de eleitor cancelado.

Facultativo: O eleitor pode escolher votar ou não naquela eleição. A liberdade, portanto, não está apenas na escolha do candidato, mas também na opção por não votar.

Igual: O eleitor vota apenas uma vez e seu voto tem o mesmo peso ou valor que todos os demais.

Desigual: O eleitor vota mais de uma vez ou seu voto tem valor superior ao de outros eleitores.

Direto: O eleitor escolhe seus representantes e governantes diretamente, sem intermediários.

Indireto: Os representantes são escolhidos por delegados dos eleitores, como é o caso italiano, no qual o povo escolhe os deputados e senadores e estes escolhem o presidente da república.

Etapa 3 – Sistemas eleitorais

Sistema Majoritário

                No Brasil o sistema utilizado nas eleições para os cargos de presidente e vice-presidente; governador e vice-governador; senador e suplentes, prefeito e vice-prefeito é o sistema majoritário. É o sistema onde o candidato vencedor é aquele que obteve a maioria dos votos, descontando-se o brancos e nulos.  Se o candidato obteve mais da metade dos votos válidos, ou seja, pelo menos 50% mais um, então diz-se que o candidato obteve a vitória por maioria absoluta dos votos.

                Outra situação, é a vitória por maioria relativa. Por exemplo, digamos que o candidato A recebeu 35% dos votos, o candidato B, 24%, e o candidato C, 21%. Embora não tenha obtido mais da metade dos votos, em comparação aos demais, o candidato A recebeu a maior parte dos votos válidos. Nesse caso, a vitória se deu por maioria relativa, e de acordo com a Constituição, é necessária a realização de um segundo turno.

                Logo, o sistema majoritário é aquele em que o candidato precisa obter a maioria (absoluta ou relativa) dos votos.

                Outro sistema utilizado atualmente no Brasil, é o sistema proporcional, utilizado para a eleição dos deputados federais, deputados estaduais e vereadores. No sistema proporcional, cada partido elege o número de representantes de acordo com a sua “força eleitoral”. Em outras palavras, o número de lugares ou “cadeiras” a ser preenchido no Poder Legislativo por um partido vai depender do número de votos obtidos pela legenda ou pelos candidatos daquele partido.

                Um terceiro sistema, não utilizado no Brasil, mas muito discutido, é o sistema eleitoral distrital. Nesse sistema, o colégio eleitoral é dividido em distritos e o eleitor vota somente no candidato do seu respectivo distrito.

Etapa 4 – Condições de elegibilidade

                As condições de elegibilidade para os cargos eletivos estão previstas no § 3º do Artigo 14 da Constituição Federal.

                Segundo a Constituição Federal de 1988, são condições de elegibilidade que deverão ser preenchido pelo cidadão que deseje concorrer a cargo eletivo:

- Nacionalidade: o candidato precisar ser brasileiro. Para os cargos de presidente e vice-presidente da República, o candidato precisa ter nascido no Brasil. O mesmo vale para os candidatos que disputarem os cargos de presidente da Câmara dos Deputados e presidente do senado Federal. Para os demais cargos, basta a nacionalidade brasileira, podendo o candidato ser estrangeiro naturalizado.

- Direitos políticos: o candidato precisa ter pleno exercício dos seus direitos políticos. No Brasil, a perda dos direitos políticos se dá nos seguintes casos: a) cancelamento da naturalização por meio de sentença judicial; b)incapacidade civil absoluta (menores de 16 anos, pessoas enfermas ou que sofrem de doenças mentais, ou qualquer condição temporária que as impeça de exprimir sua vontade); c) condenação criminal por meio de sentença judicial; d) recusa em cumprir obrigação imposta por lei; d) improbidade administrativa (crimes que causam prejuízo à administração pública, como desvio de dinheiro, corrupção etc.).

- Alistamento eleitoral: o candidato deve, obrigatoriamente, estar inscrito como eleitor em colégio eleitoral, ou seja, possuir título de eleitor. Não podem se candidatar os cidadãos que não possuem título de eleitor ou não possam obtê-lo (estrangeiros, encarcerados, incapacitados etc.).

- Domicílio eleitoral: o domicílio eleitoral corresponde ao local onde o eleitor vota. Geralmente, é o local onde ele está inscrito e que consta no seu título de eleitor. No sistema eleitoral brasileiro, exige-se a comprovação de que o candidato esteja inscrito naquela circunscrição ou local pelo menos uma ano antes da eleição, ou seja: prova de moradia, vínculo patrimonial, cultural ou social com a localidade em que deseja concorrer.

- Filiação partidária: o Direito Eleitoral brasileiro não permite a candidatura avulsa, de modo que os partidos políticos são as únicas organizações que posem indicar candidatos a ser eleitos. O indivíduo escolhido em convenção partidária como candidato deverá comprovar a sua condição de filiado ao partido político por pelo menos uma ano, sem interrupção, antes de concorrer às eleições. Além disso, não pode ser filiado a mais de um partido ao mesmo tempo.

- Idade mínima: dependendo do cargo em que disputa, é preciso ter atingido a idade mínima prevista pela lei para exercê-lo:

Presidente, vice-presidente e senador - 35 anos

Governador e vice-governador - 30 anos

Deputado federal, deputado estadual ou distrital, prefeito e vice-prefeito – 21 anos

Vereador – 18 anos

-Alfabetização: no Brasil, os analfabetos têm o direito de votar, mas não podem se candidatar para concorrer a cargos eletivos. A pessoa alfabetizada é aquela que sabe ler e escrever. Não há exigência de grau de escolaridade, certificação ou diploma, ma que tenha condições de compreender um texto, ler noticias de jornal, capacidade redação etc. No momento do registro, entretanto, é preciso que o candidato comprove que sabe ler e escrever, por meio de uma declaração de próprio punho, ou documentos escolares, certificados ou diplomas.

 

 

 

 

 

 

 

 

                               Sociologia-Edinaldo-3º

Nome:______________________________________  nº______  série:______

Questões:

Leia as afirmações e assinale (V) se verdadeira ou (F) se for falsa:

(    ) Para concorrer a cargo eletivo, não é obrigatório que o candidato seja registrado em um partido.

(    ) O mandato de senador tem duração de oito anos, com direito à reeleição.

(    ) O voto no Brasil é secreto, obrigatório, direto e igual.

(    ) É preciso ter pelo menos 25 anos de idade para concorrer ao cargo de governador do Estado.

(    ) Para concorrer ao cargo de Presidente da República o candidato tem que ter  no mínimo 35 anos de idade e não precisa ser alfabetizado.

(    ) Caso o eleitor não possa comparecer à sua seção no dia da votação, deve apresentar justificativa à Justiça Eleitoral.

(    ) O candidato a deputado federal, estadual e vereador vence se obtiver a maioria dos votos.

(    ) Qualquer pessoa que saiba ler e escrever pode se candidatar a um cargo eletivo no Brasil.

(    ) O voto em branco e o voto nulo são considerados válidos.

(    ) Nas eleições para presidente, governador e prefeitos de municípios com mais de 200 mil habitantes, os candidatos precisam vencer pela maioria absoluta dos votos, ou seja, precisam obter mais da metade dos votos válidos para ser eleitos.

(    ) Nas eleições para deputado federal, deputados estadual e vereador, os eleitores votam duas vezes: nos candidatos e no partido.

(    ) No Brasil, os analfabetos têm o direito de votar e podem se candidatar para concorrer a cargos eletivos. A pessoa alfabetizada é aquela que sabe ler e escrever

(    ) O sistema partidário brasileiro caracteriza-se pela existência de dois grandes partidos, que se alternam no governo do Estado. Embora existam outros partidos, estes permanecem pouco e expressivos.

(    ) Estrangeiros, encarcerados e incapacitados podem se candidatar desde que estejam inscritos como eleitor em um colégio eleitoral.

 

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.

Chico Xavier

 

 

 

 

ARTES – PROFESSOR FERNANDO

 

E.E. Romeu Montoro.

Ativ. de Arte. Prof. Fernando.

Ensino Médio - EJA (3º TA e 3ºT B)  Data = 28 - 09 à 09 -10-2020.

                                                     Artes da Luz.

                       Arte e luz estão sempre em grande intimidade. Na pintura, nos jogos de luz e sombra, nos relevos e entalhes. Mas é na arquitetura que homem estabelce a relação mais utilitário com a luz, buscando instintivamente o equilíbrio entre o espaço externo - iluminado - e a proteção necessária - o ambiente fechado. Na arquitetura, o homem pensa o seu lugar de repouso, de abrigo, de reprodução, de lazer e de criação.

        Nesta aula, vamos falar da pintura e da arquitetura como artes essencialmente  ligadas à luz.

                                     O  QUE É LUZ

          - A cor e eu somo em ó.

Sou pintor  - costumava dizer Paul Klee, autor deste quadro.

           Ele espalhou suas cores pelo o mundo. Seus quadros estão em museus e coleções particulares.

             No Brasil, ele nem é muito badalado,mas já se pode ver um outro quadro seu reproduzido em capas de cadernos ou agendas.

              No bairro carioca do Cachambi, um colega de profissão de Paul Klee também espalhou suas cores pelo mundo. Os quadros de José da paixão estão hoje em galerias em mansões. Falecido em 1997, José da paixão dstacou-se como pintor, gravador e poeta brasileiro. Foi animador de grupos culturais afro-brasileiro e professor de arte para meninos de rua. Autodidata, trabalhou durante muito anoos com a psiquiatra Nise da Silva, no Museu do inconciente ( Centro de trabalhos produzidos por doentes mentais, na linha de análise do médico suíço Gustav Jung). Com base nessa experiência, montou na Escola Tia Ciata ( que atende meninos de ruas e meninos pobres do Centro do Rio de Janeiro) uma oficina de xilogravura e artesanato em papel, na qual ajudava - por meio da arte - as crianças a lidarem com sua dura realidade.

              Sem nunca ter entrado na faculdade foi, para os amigos, um filósofo respeitando. Pulava da cama às cinco da manhâ. Para quê? para chegar nas feiras livres na hora em que os feirantes arrumam as barracas e propor enigmas.

             - O que é luz?

               Ele fazia como sócrates, pai dos filósofos, filho de parteira e de um escultor, que se plantava na esquina e indagava aos passantes: - O que é alma? O que é pedra? - muitos mudavam de calçada. Não tinha paciência. Outros topavam pensar, em vez de repetir lições da escola. Com paixão, que era filho de levadeira, dava-se o mesmo. Alguns diziam: - Lá vem o chato do paixão. E fugiam. Outros, porém, se divertiam.

               Certo dia, Aurora, vendedora de bananas, aceitou o dasafio.

              - Não sei o que é luz. Mas sei o que faz com luz. Com luz se faz cor.

                José da Paixão encontrara alguém disposto a usar a massa cinzenta. Não se fez de rogado:

                  - E qual é a arte da cor, faça o favor de me dizer?

                  - A pintura.

                  Nesta pintura, luz e cor são "desmontadas" em milhares de pontos justapostos. É um quadro típico do Impressionismo.

                   O contrário da luz é a sombra, Se fizer um jogo de luz e sombra, o artista pode dizer coisas profundas. Leonardo da Vinci, por exemplo, inventou a técnica do claro-escuro, o esfumante.

                      Da Vinci poderia ter dito, descansando o pincel:

                    - A penumbra eu somos um só. Sou intor.

                                            Atividade:

Pessoal o Paul Klee, era pintor do movimento Impressionista. Ele usa o branco com azul pintava uma harmonia tão lida nas suas pinturas que os americanos dizia que queria ser o Paul Klee. Por caus do azul tão bonito em suas pintura.

            Leiam o texto acima e responda as questões  abaixo.

1 - Você sabe o que é arte da luz?

2 - Se você fosse fazer arte com a luz o que você faria?

3 - Além desse texto você já ouviu falar no Pintor Paul Klee?

4 - para você o que é um museu? e para que serve?

5 - você sabe dizer o que é um jogo de luz e sombra?

6 - como você usaria a sombra para fazer arte?

7 - você já ouviu falar em Impressionismo?

8 - Além do pintor Paul Klee, Qual o outro pintor que você  viu no texto?

9 - Se você fosse ilustrar o mundo com as cores qual seria sua cor preferida?

10 - Se você fosse um poeta, você escreveria uma música  com a lux e a sombra?

    Pode ser por zap ou e-mail.    fernando.bs2012@hotmail.com  

GEOGRAFIA – PROFESSORA LUCIANA

Orientações aos Pais/Responsáveis/Alunos

 Para a realização das atividades os alunos deverão acessar os links na internet, fazer as leituras do conteúdo, assistir o vídeo aula, e depois responder as questões no caderno.

Objetivos e Habilidades trabalhadas

 • Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem

• Aplicar e diferenciar os conceitos de ordem mundial, bipolaridade e multipolaridade

• Identificar e descrever os principais elementos que configuram o conceito de ordem mundial, considerando questões geopolíticas, econômicas e culturais

• Associar e interpretar mapas sobre a distribuição da riqueza mundial e o número de pessoas refugiadas para identificar as distintas assimetrias e integrações na ordem mundial

• Analisar situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente

• Identificar os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana

Recursos a serem utilizados

Caderno e internet

 

As atividades

Globalização e regionalização econômica

https://www.todamateria.com.br/globalizacao-economica/

 

A globalização é um termo que foi elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação. Por se caracterizar como um fenômeno de caráter mundial, muitos autores preferem utilizar o termo mundialização.

É preciso lembrar, porém, que, apesar de ser um conceito recentemente elaborado, a sua ocorrência é antiga. A maioria dos cientistas sociais marca o seu início no final do século XV e início do século XVI, quando os europeus iniciaram o processo de expansão colonial marítima. Com isso, é possível perceber que a globalização não é um fato repentino e consolidado, mas um processo de integração gradativa que está constantemente se expandindo.

Aldeia global

Muitos autores utilizam o termo “aldeia global” para se referir à globalização, pois ela não se limita aos planos políticos e econômicos, ocorrendo também no âmbito da cultura. Observa-se uma grande troca de costumes, hábitos e mercadorias culturais. Os animes japoneses e os filmes de Hollywood, por exemplo, são assistidos em todo o mundo.




A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta.

Assim, muito se fala em uma padronização cultural. No entanto, há quem conteste essa tese, dizendo que os regionalismos também se ampliam, promovendo o aumento da heterogeneidade cultural. Outros chegam a afirmar que o que ocorre, na verdade, é uma hegemonização cultural, em que os costumes dominantes se impõem sobre os demais.

Para se ter uma ideia dos avanços tecnológicos e do aumento da velocidade nas trocas de informações, podemos comparar as notícias das mortes de duas personalidades mundialmente conhecidas. Em 1865, quando Abraham Lincoln faleceu, a notícia chegou à Europa treze dias depois. Em 2009, a morte de Michael Jackson estava sendo divulgada em tempo real para todo o mundo.

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O geógrafo e economista David Harvey, em sua obra “A condição pós-moderna”, utiliza-se de um conceito específico para se referir ao aumento da velocidade nas trocas comerciais e de informações: a compressão espaço-tempo. Isso porque, com os avanços nos meios de transporte, as grandes distâncias deixaram – ou estão deixando – de ser um obstáculo. Ao mesmo tempo, os avanços nos meios de comunicação também “encurtaram” o tempo, como no exemplo citado acima. O que se levava vários dias ou semanas para ser noticiado, hoje é conhecido pelo mundo todo em pouquíssimos segundos.

Críticas à globalização

O processo de globalização, em seus moldes atuais, vem sendo duramente criticado por alguns intelectuais e grupos sociais organizados. A principal afirmação é de que esse processo ocorre de uma forma que beneficia apenas as elites econômicas e os países dominantes, em detrimento das populações pobres e regiões de todo mundo.

O ponto central das críticas é que os avanços tecnológicos e das comunicações sempre alcançam primeiramente aqueles que possuem um poder aquisitivo superior. Outro fator é que, com as expansões das inúmeras multinacionais em todo o mundo, amplia-se a concentração de renda, de modo que o número de pessoas contempladas pelos benefícios da mundialização diminui constantemente. Um exemplo a ser citado é o fato de as três pessoas mais ricas do mundo somarem mais riquezas do que os 48 países mais pobres do mundo juntos.

Além disso, segundo os críticos da globalização, o processo de integração mundial foi construído tendo como base o modelo europeu de cultura e civilização. Assim, toda forma de conhecimento e comportamento teria sido estabelecida com base nos padrões eurocêntricos de moralidade, suprimindo povos e culturas tradicionais de outros países, considerados “inferiores” pela ideologia dominante.

O geógrafo Milton Santos, em sua renomada obra Por uma outra Globalização, divide esse fenômeno em três abordagens: a) a globalização como fábula, ou seja, da forma como nos é contada; b) a globalização como perversidade, da forma como ela realmente é; c) a globalização como possibilidade, quando propõe a ideia de uma outra globalização, mais justa e igualitária.

Atualmente, os principais movimentos organizados para lutar contra a globalização ou contra as suas consequências são o Fórum Social Mundial e o Ocuppy Wall Street.

 

 

QUESTÕES

 QUESTÃO 1

(UFPI) Sobre a economia globalizada:

a) Homogeneizou as culturas e reduziu as discrepâncias econômicas entre os países.

b) Integrou economias e possibilitou a difusão de hábitos dos lugares pelo mundo.

c) Deu visibilidade às minorias, a povos e culturas de recantos isolados do mundo.

d) Quase anulou a xenofobia e os conflitos étnicos e religiosos em todo o planeta.

 

QUESTÃO 2

(ENEM 2009 – Prova Cancelada)

O índio do Xingu, que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão a uma partida de futebol que acontece em Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. Não obstante, não há que se iludir: o índio não vive na mesma realidade em que um morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são distintas as relações dessas diferentes pessoas com a realidade do mundo moderno; isso porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade, que, de fato, são os seus.

GULLAR, F. Folha de S. Paulo. São Paulo: 19 out. 2008 (adaptado).

Ao comparar essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que

 

a) Pessoas de diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da mesma realidade cultural.

b) O índio assiste do futebol ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não pertencem à sua cultura.

c) Pessoas com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso às mesmas informações.

d) Os moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua História, têm uma visão mais aprimorada da realidade.

e) A crença em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.

 

QUESTÃO 3

(ENEM 2009 – Prova Cancelada)

 

Entre as promessas contidas na ideologia do processo de globalização da economia estava a dispersão da produção do conhecimento na esfera global, expectativa que não se vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem como um centro de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mão de obra altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção dos países na economia global deram-se de forma hierarquizada e assimétrica. Mesmo no grupo em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão desigual da mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da assimetria projetou-se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.

BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo contemporâneo?

Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, n°1 jan./fev. 2007 (adaptado).

Diante das transformações ocorridas, é reconhecido que   

a) A inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvidos.

b) Os fluxos de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm desacelerado, obedecendo ao novo modelo fundamentado em capacidade tecnológica.

c) As novas tecnologias se difundem com equidade no espaço geográfico e entre as populações que as incorporam em seu dia a dia.

  

d) Os tecnopolos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centros de industrialização, concentrados em alguns países emergentes.

e) O crescimento econômico dos países em desenvolvimento, decorrente da dispersão da produção do conhecimento na esfera global, equipara-se ao dos países desenvolvidos.

 

QUESTÃO 4

(UFAM) São características da Globalização:

a) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.

b) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.

c) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.

d) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.

e) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.

 

QUESTÃO 5

(UFC) O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:

a) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.

b) O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.

c) O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais.

d) As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

e) Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.

BEIJOS NO CORAÇÃO.

PROFESSORA LUCIANA MARIA LUZIO DA SILVA - GEOGRAFIA

Observações/Sugestões para a realização do trabalho

Sugiro que os alunos anotem as partes mais relevantes da leitura, o que acharem importante. Pois facilitara a compreensão melhor do texto para responder as questões. Podem consultar outras fontes desde que anotem a fonte digital consultada.

 

BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA

OS CINCO REINOS

1 - Reino Animal (Animalia)

Principais características: são multicelulares; não possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento; a maioria das espécies (cerca de 95%) é formada por invertebrados; a minoria (cerca de 5%) é composta por animais vertebrados (entre eles o ser humano); possuem a capacidade de locomoção.

 Exemplos de representantes deste reino: Homem, cão, gato, zebra, leão, cavalo, aranhas, serpentes, lagartos, sapos, caranguejo, escorpião, pato, galinha, gavião, peixes e insetos.

2 - Reino Vegetal (Plantae)

Principais características: composto pelas plantas; são organismos eucariotos; produzem o próprio alimento através da fotossíntese; maioria das espécies é multicelular; com relação às flores e sementes, algumas espécies produzem e outras não.

 Exemplos de representantes deste reino: árvores, arbustos, gramíneas, musgos, orquídeas, lírios, palmeiras e samambaias.

3 - Reino dos Fungos (Fungi)

Principais características: a maioria das espécies é multicelular; absorvem alimento de matéria orgânica, morta ou viva; geralmente se desenvolvem em locais com pouca luz e muita umidade; são eucariotas; a reprodução pode ser sexuada ou assexuada (depende da espécie).

 Exemplos de representantes deste reino: cogumelos, leveduras e bolores.

4 - Reino dos Protistas (Protista)

Principais características: são eucariotas; são organismos intermediários, ou seja, apresentam características de animais (caso dos protozoários) e plantas (caso das algas).

 Exemplos de representantes deste reino: amebas, flagelados, esporozoários e algas.

5 - Reino das Moneras (Monera)

Principais características: são unicelulares; não apresentam núcleo organizado (são procariotas); são microscópicos (microrganismos); de acordo com a Biologia Evolutiva, foram as primeiras formas de vida que se desenvolveram em nosso planeta.

 Exemplos de representantes deste reino: bactérias, cianobactérias e arqueobactérias.

Aula 01

            Ler o texto com bastante atenção;

Selecionar cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever no caderno.

Aula 02

Responder às seguintes questões:

a)    Quais são os reinos em que os seres vivos estão divididos?

b)   De exemplos de seres vivos do Reino Fungi.

c)    Quais são as características dos indivíduos do Reino Monera?

d)   Qual é o Reino em que nós, seres humanos, fazemos parte?

 

Aula 03

Produção textual (redação)

Escreva  a importância dos seres vivos serem divididos em reinos.

Aula 04

Pesquise  um texto sobre os  Reinos dos seres vivos (diferente do meu) e escreva no seu caderno.

MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL

ATIVIDADE RETIFICADA 


QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO

E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo

 

Nome: _____________________________________________ nº____ Turma

 

Atividade IV do 3º Bimestre

Biomassa e suas aplicações

OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de classe, assim como fazemos em aula.  Faça com muito carinho, capricho e atenção!

Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado no retorno presencial.

 

Vídeo Biomassa https://youtu.be/vvvunr1tNDM  

Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:

 

1. Realize um resumo das principais ideias, de acordo com as questões abaixo:

a)       O que é biomassa?

b)      Como é produzida?

c)       Como é classificada?             

d)      Aponte as vantagens e desvantagens do uso da BIOMASSA, do PETRÓLEO e do GÁS NATURAL.

2. Pesquise e responda as questões abaixo:

a) Carvão Mineral- Onde o carvão é formado?

b) Como é utilizado?

c) Qual a finalidade do processo de gaseificação?

d) Por que o carvão passa pelo processo de liquefação?

 

PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO

ATIVIDADES:

1)  sublinhe e classifique os sujeitos: ( simples, composto , oculto, indeterminado  e inexistente  )

A)  nevou muito em São Paulo.

B)   a neve cobriu  toda a vegetação.

C)   eu , meus pais e meus irmãos fomos à praia .

D)   comprei um carro novo.

E)     chutaram a porta da sala .

2) Faça uma redação dissertativa com o tema:

" Como serão as profissões após o Covid  19 ?

" OBS "   Colocar um título.     Média de 15 linhas .

BOA  SORTE !   MAURÍCIO TELIS.

 

FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN

A atividade que deverá ser realizada encerrando este 3° bimestre tem como objetivo compreender a noção de História que os alunos constroem subjetivamente, tendo em mente posterior aprofundamento, para explanação aula. Para a realização do exercicio em questão é de fundamental importância que o curta metragem Barbosa (1988) tenha sido assistido. Link: https://www.youtube.com/watch?v=xJ5w34_--rM

 

No curta-metragem o personagem de Antônio Fagundes, volta no tempo, mais precisamente ao dia 16 de julho de 1950. Nesta data, a seleção brasileira de futebol perdia em casa e de virada, aquele que seria seu primeiro título mundial. Trazendo um triste depoimento do goleiro do time, Moacir Barbosa Nascimento, que sofreu o gol aos 37 do segundo tempo, quando o empate daria o título à seleção brasileira.

Vemos que o protagonista do filme expressa angustia e desconforto com os acontecimentos relacionados ao dia da partida, esse fato histórico tenta ser corrigido por ele, numa malograda viagem aquele instante da história…

Caso você tivesse a mesma capacidade do protagonista do curta-metragem:

A) Qual seria o momento da história do mundo que você gostaria que não tivesse acontecido, ou que você gostaria de mudar e por quê?

B) Qual seria o momento da história do nosso país que você gostaria que não tivesse acontecido, ou que você gostaria de mudar e por quê?

C) Tendo em vista o momento atual, quais são suas perspectivas para o futuro? Acha que a sociedade terá melhores ou piores condições?

D) O que o personagem principal poderia ter feito de diferente para evitar o gol uruguaio?

 

FÍSICA – PROFESSOR RONALDO

Atividade 3º médio

Nome:                                                                                               Tuma:                     

Exercícios:

1-            Calcular a foco de uma lente cujo objeto é colocado a p = 40 cm, projetando a imagem a uma distância de p’ = 20 cm.

    2- Em uma lente de foco de 10 cm, calcular a distância de uma objeto p, em que a imagem deste objeto é posicionado a  p’ = 20 cm da lente


INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE

Desta vez vamos ver um texto em inglês para aprendermos vocabulário e treinar nossa pronúncia.

                           Quick and easy

 In Brazil, a lot of people try to save time. In most families, both the husband and the wife work full-time, so their free time is very short and very important to them. They look for quick and convenient ways to do their shopping and other things, so they can have free time to enjoy themselves and do the things they really like to do.

 Back in the day people used to go to many different places to buy the things they needed at home. They used to go to the butcher for meat and chicken, to the fruit market for fresh fruit, and to the bakery for bread. Nowadays, most people just go to one place to get everything they need. They can buy fruit, vegetables, bread, meat, milk and frozen foods at their local supermarket.

When people eat out, they often go to fast food restaurants. There people order their food at the counter and have to wait only a few seconds or minutes. Then they carry their food to a table, sit down, eat it, and throw their trash away. Sometimes people leave their trash on the table for the employees to clean up. It doesn’t take too long to eat a meal at a fast food restaurant, but it’s not always a healthy choice.