quinta-feira, 22 de outubro de 2020
segunda-feira, 19 de outubro de 2020
3TA e 3TB - 1ª QUINZENA DO 4º BIMESTRE
1ª QUINZENA DO 4º
BIMESTRE – 3TA/3TB
HISTÓRIA – PROFESSOR CARLOS ANDRÉ
Primeira Guerra Mundial:
Antecedentes
Na aula de hoje iremos abordar os
antecedentes da Primeira Guerra Mundial. Estabelecendo conexão com a aula
anterior onde, nós abordamos sobre o Imperialismo e Neocolonialismo que gerou
diversas questões nas relações políticas e econômicas da Europa no século XIX e
início do século XX.
Umas das consequências destas
novas relações que ocorreram neste contexto foram às rivalidades entre as nações
iniciando-se com a partilha da África e da Ásia.
Também não podemos nos esquecer da
questão da eugenia e da ciência do chamado Darwinismo Social, e no setor
econômico às disputas começam se acirrar entre os países desaguando neste
conflito de grandes proporções que foi a Primeira Guerra Mundial.
Objetivos da aula
Habilidades
Faremos agora
um breve histórico de todos os acontecimentos da transição do século XIX ao XX.
Isto nos ajudará a entender às causas que deram origem à Primeira Guerra Mundial.
Guilherme II
foi imperador no século XX e um dos líderes que encabeçou a Primeira Guerra
Mundial.
Temos acima
duas imagens muito distintas até pelo próprio fato de uma estar em preto e
branco e outra em cores e tratando-se de uma pintura.
Observe na
imagem da esquerda, são quatro imagens que representam um conflito armado que
aconteceu em 1912, que foi a primeira guerra Balcânica.
Era um
contexto de rivalidade, sendo levada a cabo neste momento pré-Primeira Guerra
Mundial.
Do lado
oposto temos uma imagem que representa um sentimento coletivo da população
europeia em relação ao que seria a vida dali para frente com todo o progresso
que o Neocolonialismo estava trazendo para aqueles países. As pessoas parecem
estar vivendo um clima de muitas felicidades e alegrias.
Então, nesta
transição do século XIX para o XX onde se respirava uma sensação de paz,
alegrias e festejos, mas ao mesmo tempo aconteciam guerras, o que é no mínimo
contraditório.
Recapitulando
Nós temos a
Revolução Industrial de 1850, que trouxe várias inovações técnicas e este
progresso proporcionou novas tecnologias como a descoberta da energia elétrica
e todos estes eventos foram empregados na produção industrial.
Somando-se a
isto nós temos a partilha da África e Ásia, onde os países europeus
dirigindo-se ao continente africano, por exemplo, queriam extrair e levar
matérias-primas para usar em suas indústrias.
Com a
matéria-prima sendo extraída de graça praticamente do continente africano, na
ora de transformar isto em mercadoria, o preço de custo será muito mais barato
e isto consequentemente aumentará os lucros das potências econômicas da Europa.
O próprio
continente africano serviria como mercado consumidor destes produtos, assim
como a própria Europa e outras regiões do mundo. Então, a ocupação deste
continente estava a serviço do crescimento econômico e industrial nesta
ocasião.
Este
crescimento industrial acabou gerando rivalidades entre as duas maiores
potências econômicas que eram Inglaterra e França. Estes dois países possuíam
bons territórios na África e quantidades de matérias-primas em abundância,
porém, em determinado momento começam a competir entre elas.
A França e a
Prússia acabaram se envolvendo numa guerra que tinha muito haver com isto e
ficou conhecida como Guerra Franco-Prussiana.
A Guerra
Franco-Prussiana acabou sendo vencida pelos alemães e ocorreu entre 1870 e
1871.
Esta guerra
está inserida dentro do contexto de unificação da Itália e Alemanha. Então a
Prússia foi anexada a Alemanha e esta região da Alsácia-Lorena que está na
fronteira entre França e Alemanha acabou sendo incorporada pelos alemães porque
não era uma fronteira qualquer, isto era devido á ela ficar numa região rica em
minérios que poderia ser utilizado como matéria-prima.
Percebemos
que começa a se desenhar um clima de rivalidade a partir deste acontecimento
que foi relevante.
A Alemanha
que é um país recém-criado desejava competir em igualdade com as nações já
existentes e consolidadas.
Não podemos
nos esquecer da Belle-Époque, esta expressão basicamente representa um
sentimento coletivo da população Europeia. Ou seja, Belle-Époque era a
representação de grande progresso, riqueza, emprego e acesso a bens e
mercadorias.
Para o
europeu que não tinha a visão do que estava acontecendo na África, o mundo
nunca esteve tão bom, pois o progresso de certa maneira contribuiu para que
este sentimento se fizesse possível.
É devido a
tudo este sentimento coletivo que chamamos de Belle-Époque (Bela época) que
corresponde ao final do século XIX até o início da Primeira Guerra Mundial,
onde as pessoas começaram a despertar e reconhecer que o mundo não passava por
este mar de rosas que demonstravam.
A Sérvia
A questão da
Sérvia é muito importante porque acabou culminando na Primeira Guerra Mundial.
Quando falamos
em Sérvia verificamos que este assunto tem muito haver com as nações eslavas,
que se encontrava espalhada pela região do atual Leste Europeu, porém, não
possuíam uma nação constituída. Ou seja não era um país formado com seu
território definido e tão pouco estados integrados.
O que ocorria
de fato era que existia muito interesse de alguns impérios da Europa atrás
dessa população e da criação do estado eslavo. Já os eslavos por sua vez,
gostariam de conquistar a sua independência enquanto nação.
Mas a questão
da Sérvia acontecendo ao mesmo tempo da chamada Belle-Époque, já sinalizava que
a paz estava muito distante de ser uma realidade.
Otto Von
Bismark era mais diplomático digamos assim, já o Imperador Guilherme II,
possuía uma característica mais totalitária e ambicionava erguer um grande
império.
Uma corrida
armamentista significa que todas aquelas matérias-primas que estão sendo
extraídas de diversas regiões, principalmente ricas em minérios estavam sendo
transformadas em armamentos.
Com o alistamento obrigatório, cria-se um espaço mental que acaba despertando um sentimento nacionalista que de disputa econômica passa-se também para uma corrida geopolítica entre as nações.
A juventude
desses países envolvidos começou a ser assediada através dos meios de
comunicação espalhando esse sentimento nacionalista.
Ou seja, se
acontecer uma guerra você jovem irá defender o seu pais, e se aproveitando
deste clima patriótico muitos jovens foram induzidos a se alistar em seus
exércitos dos seus respectivos países.
Deum jeito ou
de outro, todos os países europeus estavam ali armando o palco para a Primeira
Guerra Mundial acontecesse.
A região dos
Balcãs atual Leste Europeu, era próximo da Grécia e Turquia, onde a população
eslava encontrava-se espalhada. Porém, era apenas um povo, eles não tinham sua
própria nação, ou tão pouco seu território e nem um estado constituído, estamos
falando de um número populacional bem substancial, ou seja, aproximadamente 3
milhões de pessoas.
Percebendo
isso, o Império Russo se aproveita deste momento Pan-Eslavista e se oferecem
para promover a unificação dos eslavos tornando-os uma nação, desde que se
integrassem ao Império Russo.
Isso se
apresentava como positivo porque a grande mãe Russa irá lhes proteger de guerras
e conflitos, além de defender a economia dos eslavos também.
Do outro
lado havia o Império Turco-Otomano, que
tinha o interesse nesses povos e também desejava promover esta unificação, para
poder dominar estes povos eslavos, formando uma grande Sérvia.
Porém, os
Sérvios não queriam nem uma coisa nem outra, na verdade desejavam possuir um
Estado Sérvio independente.
Para agravar
a situação deste contexto sobre o Pan-Eslavismo, como a Rússia e o Império
Turco-Otomano já estão demonstrando rivalidades também, nós teremos aí as
formações das alianças.
São alianças
defensivas, ninguém estava admitindo a possibilidade de guerra, de qualquer
forma caso isso viesse acontecer as nações já teriam seus times formados.
Lembrando-se
da questão da Sérvia, tanto o Império Russo, quanto o Império Turco Otomano
estavam querendo promover a unificação em nome do povo eslavo, e os eslavos por
sua vez queriam um estado independente.
Neste cenário
surge um terceiro elemento que é o Império Austro-Húngaro, que também demonstrou
interesse em promover esta unificação para integrar a Sérvia e os povos eslavos
ao seu Império.
Para isso o
Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro foi desfilar
em carro aberto nas ruas de Saravejo que é a capital da Bósnia, habitada e
composta por Sérvios.
Neste desfile
era como se ele passasse a mensagem aos Sérvios de que se eles não quisessem se
associar nem a Rússia ou tão pouco ao Império Turco-Otomano, existiria uma
terceira alternativa que seria o Império Austro-Húngaro.
Os Sérvios
que defendiam um estado Sérvio independente, não gostaram da ideia deste
desfile em carro aberto e o Arqueduque sofre um atentado a tiros no meio do
desfile em 28 de Junho de 1914.
Era este o
estopim que faltava para o conflito acontecer. A partir deste episódio um país
começou a declarar guerra contra o outro e deste episódio inicia-se a Primeira
Guerra Mundial.
Responda à
questão abaixo:
Acompanhando
este desenrolar de Pré-Primeira Guerra Mundial, nós já começamos a entender que
esta será uma guerra diferenciada, primeiro pelas proporções e a quantidade de
países que acabaram se envolvendo no conflito. Ou seja, uma guerra de produção
enorme porque não havia precedentes disso até então.
Também havia
a questão tecnológica, porque a segunda fase da Revolução Industrial que trouxe
várias tecnologias, a política do Neocolonialismo que estava a procura de
matéria-prima em outras regiões fez com que houvesse um contexto ideal para
fabricação de novos armamentos de destruição.
Além de tudo
isso as próprias táticas de guerra que mudaram de maneira significativa.
SOCIOLOGIA
– PROFESSOR EDINALDO
Sociologia – 3ºano.
COMO FUNCIONAM AS ELEIÇÕES
O
tema “eleições” tende a ocupar os noticiários televisivos e as páginas dos
jornais com mais freqüência somente nos anos eleitorais, quando as disputas
políticas pelos cargos eletivos se tornam o centro das atenções. No entanto, em
uma sociedade democrática, o processo eleitoral não é algo que acontece somente
a cada dois anos, em períodos determinados pela legislação. Na vida cotidiana,
há muitas situações em que o cidadão é convidado a participar de decisões que
dizem respeito a seus interesses diretos em diversas outras dimensões que
afetam sua vida.
Etapa 1 - SISTEMAS PARTIDARIOS
1.
O que é um partido político?
Um partido político é uma
associação de cidadãos que se reúnem em torno de um mesmo ideal de governo, o
qual buscam alcançar, por meio de um programa ou plano de ação governamental,
com o apoio da população. O apoio do
partido é obtido por intermédio da militância de seus membros, auxiliares na
propaganda, simpatizantes ou apoiadores.
2.
Por que os partidos políticos são
necessários?
No Brasil, os candidatos aos
cargos eletivos devem, obrigatoriamente, se escolhidos por um ou mais partidos
políticos nas convenções partidárias, que são reuniões dos membros, filiados e
dirigentes em que são escolhidos os candidatos de cada partido. A Constituição
brasileira não permite a candidatura avulsa (sem filiação a partido) ou sem o
consentimento prévio e a participação de partido político.
A
forma como os partidos se organizam, interna e externamente, permite
classificá-los em sistemas. Segundo o número de partidos existentes em um
Estado, podemos classificá-los segundo três sistemas.
Unipartidário: Admite um só partido como representante de toda a
população. Nesse sistema, pretende-se que os debates ocorram dentro do partido.
Países: União Soviética, China, Cuba.
Bipartidário: Caracteriza-se pela existência de dois grandes
partidos, que se alternam no governo do Estado. Embora existam outros partidos,
estes permanecem pouco e expressivos. Países: Estados Unidos da América e
Inglaterra.
Pluripartidário: Pressupões a existência de vários partidos políticos,
igualmente dotados da possibilidade de predominar sobre os demais. Esses
sistema é vigente na maioria dos países do mundo, inclusive o Brasil.
Etapa 2 – O voto
Quando
se pensa em eleição, uma das primeiras coisas que nos vêm à cabeça é o ato de
votar. Mas o voto é apenas um dos aspectos da democracia e, embora seja uma
parte importante do exercício dos direitos políticos, há muitas formas de
exercer esse direito, bem como regras para o seu procedimento.
O
voto é o exercício do direito de sufrágio, palavra originada do latim que
significa o direito político de todo cidadão de eleger, ser eleito e de
participar da organização e da atividade do poder. O exercício do sufrágio para
a escolha dos representantes dos Poderes Executivo e Legislativo é realizado
por meio do voto.
Em
uma democracia, sistema adotado pelo Brasil, o sufrágio consiste, portanto, na
possibilidade de os cidadãos, entendidos como o conjunto dos eleitores,
manifestarem a sua vontade para a formação do governo. O sufrágio, como
participação do povo na formação do governo, pode ser:
- universal: quando todo o povo
tem direito à participação no processo de organização do poder;
- restrito: quando algum fator
discriminatório restringe a participação política de determinados grupos (como,
por exemplo, o das mulheres e o dos analfabetos), seja diretamente, seja por
meio de representantes;
- igual: alem de o eleitor
exercer o sufrágio por meio do voto, seu voto tem a mesma importância que todos
os demais;
- desigual: o eleitor pode votar
mais de uma vez ou o voto de uns vale mais que o de outros.
Características do Voto
Secreto:
O eleitor não da publicidade ao seu voto, ou seja, ninguém sabe quem o eleitor
escolheu.
Público:
O eleitor apresenta publicamente quem é seu candidato ou quão é sua escolha.
Obrigatório: O eleitor precisa comparecer às urnas no dia da eleição
e, caso não o faça, dever justificar o motivo da ausência, sob pena de multa ou
de ter o título de eleitor cancelado.
Facultativo: O eleitor pode escolher votar ou não naquela eleição. A
liberdade, portanto, não está apenas na escolha do candidato, mas também na
opção por não votar.
Igual:
O eleitor vota apenas uma vez e seu voto tem o mesmo peso ou valor que todos os
demais.
Desigual: O eleitor vota mais de uma vez ou seu voto tem valor
superior ao de outros eleitores.
Direto:
O eleitor escolhe seus representantes e governantes diretamente, sem
intermediários.
Indireto: Os representantes são escolhidos por delegados dos
eleitores, como é o caso italiano, no qual o povo escolhe os deputados e
senadores e estes escolhem o presidente da república.
Etapa 3 – Sistemas eleitorais
Sistema Majoritário
No
Brasil o sistema utilizado nas eleições para os cargos de presidente e
vice-presidente; governador e vice-governador; senador e suplentes, prefeito e
vice-prefeito é o sistema majoritário. É o sistema onde o candidato vencedor é
aquele que obteve a maioria dos votos, descontando-se o brancos e nulos. Se o candidato obteve mais da metade dos
votos válidos, ou seja, pelo menos 50% mais um, então diz-se que o candidato
obteve a vitória por maioria absoluta dos votos.
Outra
situação, é a vitória por maioria relativa. Por exemplo, digamos que o
candidato A recebeu 35% dos votos, o candidato B, 24%, e o candidato C, 21%.
Embora não tenha obtido mais da metade dos votos, em comparação aos demais, o
candidato A recebeu a maior parte dos votos válidos. Nesse caso, a vitória se
deu por maioria relativa, e de acordo com a Constituição, é necessária a
realização de um segundo turno.
Logo,
o sistema majoritário é aquele em que o candidato precisa obter a maioria
(absoluta ou relativa) dos votos.
Outro
sistema utilizado atualmente no Brasil, é o sistema proporcional, utilizado
para a eleição dos deputados federais, deputados estaduais e vereadores. No
sistema proporcional, cada partido elege o número de representantes de acordo
com a sua “força eleitoral”. Em outras palavras, o número de lugares ou
“cadeiras” a ser preenchido no Poder Legislativo por um partido vai depender do
número de votos obtidos pela legenda ou pelos candidatos daquele partido.
Um
terceiro sistema, não utilizado no Brasil, mas muito discutido, é o sistema
eleitoral distrital. Nesse sistema, o colégio eleitoral é dividido em distritos
e o eleitor vota somente no candidato do seu respectivo distrito.
Etapa 4 – Condições de
elegibilidade
As
condições de elegibilidade para os cargos eletivos estão previstas no § 3º do
Artigo 14 da Constituição Federal.
Segundo
a Constituição Federal de 1988, são condições de elegibilidade que deverão ser
preenchido pelo cidadão que deseje concorrer a cargo eletivo:
- Nacionalidade: o
candidato precisar ser brasileiro. Para os cargos de presidente e
vice-presidente da República, o candidato precisa ter nascido no Brasil. O
mesmo vale para os candidatos que disputarem os cargos de presidente da Câmara
dos Deputados e presidente do senado Federal. Para os demais cargos, basta a
nacionalidade brasileira, podendo o candidato ser estrangeiro naturalizado.
- Direitos políticos: o candidato precisa ter pleno exercício dos seus
direitos políticos. No Brasil, a perda dos direitos políticos se dá nos
seguintes casos: a) cancelamento da naturalização por meio de sentença
judicial; b)incapacidade civil absoluta (menores de 16 anos, pessoas enfermas
ou que sofrem de doenças mentais, ou qualquer condição temporária que as impeça
de exprimir sua vontade); c) condenação criminal por meio de sentença judicial;
d) recusa em cumprir obrigação imposta por lei; d) improbidade administrativa
(crimes que causam prejuízo à administração pública, como desvio de dinheiro,
corrupção etc.).
- Alistamento eleitoral: o candidato deve, obrigatoriamente, estar inscrito como
eleitor em colégio eleitoral, ou seja, possuir título de eleitor. Não podem se
candidatar os cidadãos que não possuem título de eleitor ou não possam obtê-lo
(estrangeiros, encarcerados, incapacitados etc.).
- Domicílio eleitoral: o domicílio eleitoral corresponde ao local onde o
eleitor vota. Geralmente, é o local onde ele está inscrito e que consta no seu
título de eleitor. No sistema eleitoral brasileiro, exige-se a comprovação de
que o candidato esteja inscrito naquela circunscrição ou local pelo menos uma
ano antes da eleição, ou seja: prova de moradia, vínculo patrimonial, cultural
ou social com a localidade em que deseja concorrer.
- Filiação partidária: o Direito Eleitoral brasileiro não permite a
candidatura avulsa, de modo que os partidos políticos são as únicas
organizações que posem indicar candidatos a ser eleitos. O indivíduo escolhido
em convenção partidária como candidato deverá comprovar a sua condição de
filiado ao partido político por pelo menos uma ano, sem interrupção, antes de
concorrer às eleições. Além disso, não pode ser filiado a mais de um partido ao
mesmo tempo.
- Idade mínima: dependendo do cargo em que disputa, é preciso ter
atingido a idade mínima prevista pela lei para exercê-lo:
Presidente, vice-presidente e senador - 35 anos
Governador e vice-governador - 30 anos
Deputado federal, deputado estadual ou distrital,
prefeito e vice-prefeito – 21 anos
Vereador – 18 anos
-Alfabetização: no Brasil, os analfabetos têm o direito de votar, mas
não podem se candidatar para concorrer a cargos eletivos. A pessoa alfabetizada
é aquela que sabe ler e escrever. Não há exigência de grau de escolaridade,
certificação ou diploma, ma que tenha condições de compreender um texto, ler
noticias de jornal, capacidade redação etc. No momento do registro, entretanto,
é preciso que o candidato comprove que sabe ler e escrever, por meio de uma
declaração de próprio punho, ou documentos escolares, certificados ou diplomas.
Sociologia-Edinaldo-3º
Nome:______________________________________ nº______
série:______
Questões:
Leia as afirmações e assinale (V)
se verdadeira ou (F) se for falsa:
( ) Para concorrer a cargo eletivo, não é
obrigatório que o candidato seja registrado em um partido.
( ) O mandato de senador tem duração de oito
anos, com direito à reeleição.
( ) O voto no Brasil é secreto, obrigatório,
direto e igual.
( ) É preciso ter pelo menos 25 anos de idade
para concorrer ao cargo de governador do Estado.
( ) Para concorrer ao cargo de Presidente da
República o candidato tem que ter no
mínimo 35 anos de idade e não precisa ser alfabetizado.
( ) Caso o eleitor não possa comparecer à sua
seção no dia da votação, deve apresentar justificativa à Justiça Eleitoral.
( ) O candidato a deputado federal, estadual
e vereador vence se obtiver a maioria dos votos.
( ) Qualquer pessoa que saiba ler e escrever
pode se candidatar a um cargo eletivo no Brasil.
( ) O voto em branco e o voto nulo são
considerados válidos.
( ) Nas eleições para presidente, governador
e prefeitos de municípios com mais de 200 mil habitantes, os candidatos precisam
vencer pela maioria absoluta dos votos, ou seja, precisam obter mais da metade
dos votos válidos para ser eleitos.
( ) Nas eleições para deputado federal,
deputados estadual e vereador, os eleitores votam duas vezes: nos candidatos e
no partido.
( ) No Brasil, os analfabetos têm o direito
de votar e podem se candidatar para concorrer a cargos eletivos. A pessoa
alfabetizada é aquela que sabe ler e escrever
( ) O sistema partidário brasileiro
caracteriza-se pela existência de dois grandes partidos, que se alternam no
governo do Estado. Embora existam outros partidos, estes permanecem pouco e
expressivos.
( ) Estrangeiros, encarcerados e
incapacitados podem se candidatar desde que estejam inscritos como eleitor em
um colégio eleitoral.
“Embora
ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar
agora e fazer um novo fim”.
Chico
Xavier
ARTES – PROFESSOR FERNANDO
E.E. Romeu
Montoro.
Ativ. de
Arte. Prof. Fernando.
Ensino Médio
- EJA (3º TA e 3ºT B) Data = 28 - 09 à
09 -10-2020.
Artes da Luz.
Arte e luz estão sempre
em grande intimidade. Na pintura, nos jogos de luz e sombra, nos relevos e entalhes.
Mas é na arquitetura que homem estabelce a relação mais utilitário com a luz,
buscando instintivamente o equilíbrio entre o espaço externo - iluminado - e a
proteção necessária - o ambiente fechado. Na arquitetura, o homem pensa o seu
lugar de repouso, de abrigo, de reprodução, de lazer e de criação.
Nesta aula, vamos falar da pintura e da
arquitetura como artes essencialmente
ligadas à luz.
O QUE É LUZ
- A cor e eu somo em ó.
Sou
pintor - costumava dizer Paul Klee,
autor deste quadro.
Ele espalhou suas cores pelo o
mundo. Seus quadros estão em museus e coleções particulares.
No Brasil, ele nem é muito
badalado,mas já se pode ver um outro quadro seu reproduzido em capas de
cadernos ou agendas.
No bairro carioca do Cachambi, um
colega de profissão de Paul Klee também espalhou suas cores pelo mundo. Os
quadros de José da paixão estão hoje em galerias em mansões. Falecido em 1997,
José da paixão dstacou-se como pintor, gravador e poeta brasileiro. Foi
animador de grupos culturais afro-brasileiro e professor de arte para meninos
de rua. Autodidata, trabalhou durante muito anoos com a psiquiatra Nise da
Silva, no Museu do inconciente ( Centro de trabalhos produzidos por doentes
mentais, na linha de análise do médico suíço Gustav Jung). Com base nessa
experiência, montou na Escola Tia Ciata ( que atende meninos de ruas e meninos
pobres do Centro do Rio de Janeiro) uma oficina de xilogravura e artesanato em
papel, na qual ajudava - por meio da arte - as crianças a lidarem com sua dura
realidade.
Sem nunca ter entrado na
faculdade foi, para os amigos, um filósofo respeitando. Pulava da cama às cinco
da manhâ. Para quê? para chegar nas feiras livres na hora em que os feirantes
arrumam as barracas e propor enigmas.
- O que é luz?
Ele fazia como sócrates, pai dos
filósofos, filho de parteira e de um escultor, que se plantava na esquina e
indagava aos passantes: - O que é alma? O que é pedra? - muitos mudavam de
calçada. Não tinha paciência. Outros topavam pensar, em vez de repetir lições
da escola. Com paixão, que era filho de levadeira, dava-se o mesmo. Alguns
diziam: - Lá vem o chato do paixão. E fugiam. Outros, porém, se divertiam.
Certo dia, Aurora, vendedora de
bananas, aceitou o dasafio.
- Não sei o que é luz. Mas sei o
que faz com luz. Com luz se faz cor.
José da Paixão encontrara
alguém disposto a usar a massa cinzenta. Não se fez de rogado:
- E qual é a arte da cor,
faça o favor de me dizer?
- A pintura.
Nesta pintura, luz e cor são
"desmontadas" em milhares de pontos justapostos. É um quadro típico
do Impressionismo.
O contrário da luz é a sombra, Se
fizer um jogo de luz e sombra, o artista pode dizer coisas profundas. Leonardo
da Vinci, por exemplo, inventou a técnica do claro-escuro, o esfumante.
Da Vinci poderia ter
dito, descansando o pincel:
- A penumbra eu somos um
só. Sou intor.
Atividade:
Pessoal o
Paul Klee, era pintor do movimento Impressionista. Ele usa o branco com azul
pintava uma harmonia tão lida nas suas pinturas que os americanos dizia que
queria ser o Paul Klee. Por caus do azul tão bonito em suas pintura.
Leiam o texto acima e responda as
questões abaixo.
1 - Você sabe
o que é arte da luz?
2 - Se você
fosse fazer arte com a luz o que você faria?
3 - Além
desse texto você já ouviu falar no Pintor Paul Klee?
4 - para você
o que é um museu? e para que serve?
5 - você sabe
dizer o que é um jogo de luz e sombra?
6 - como você
usaria a sombra para fazer arte?
7 - você já
ouviu falar em Impressionismo?
8 - Além do
pintor Paul Klee, Qual o outro pintor que você
viu no texto?
9 - Se você
fosse ilustrar o mundo com as cores qual seria sua cor preferida?
10 - Se você
fosse um poeta, você escreveria uma música
com a lux e a sombra?
Pode ser por zap ou e-mail. fernando.bs2012@hotmail.com
GEOGRAFIA – PROFESSORA LUCIANA
Orientações
aos Pais/Responsáveis/Alunos
Para a realização das atividades os alunos
deverão acessar os links na internet, fazer as leituras do conteúdo, assistir o
vídeo aula, e depois responder as questões no caderno.
Objetivos e
Habilidades trabalhadas
• Comparar e diferenciar os critérios de
regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e
econômicas que as envolvem
• Aplicar e
diferenciar os conceitos de ordem mundial, bipolaridade e multipolaridade
• Identificar
e descrever os principais elementos que configuram o conceito de ordem mundial,
considerando questões geopolíticas, econômicas e culturais
• Associar e
interpretar mapas sobre a distribuição da riqueza mundial e o número de pessoas
refugiadas para identificar as distintas assimetrias e integrações na ordem
mundial
• Analisar
situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido
pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente
• Identificar
os processos de integração regional na ordem mundial contemporânea, apontando o
papel dos órgãos multilaterais na integração latino-americana
Recursos a
serem utilizados
Caderno e
internet
As atividades
Globalização
e regionalização econômica
https://www.todamateria.com.br/globalizacao-economica/
A
globalização é um termo que foi elaborado na década de 1980 para descrever o
processo de intensificação da integração econômica e política internacional,
marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação. Por se
caracterizar como um fenômeno de caráter mundial, muitos autores preferem
utilizar o termo mundialização.
É preciso
lembrar, porém, que, apesar de ser um conceito recentemente elaborado, a sua
ocorrência é antiga. A maioria dos cientistas sociais marca o seu início no
final do século XV e início do século XVI, quando os europeus iniciaram o
processo de expansão colonial marítima. Com isso, é possível perceber que a
globalização não é um fato repentino e consolidado, mas um processo de
integração gradativa que está constantemente se expandindo.
Aldeia global
Muitos
autores utilizam o termo “aldeia global” para se referir à globalização, pois
ela não se limita aos planos políticos e econômicos, ocorrendo também no âmbito
da cultura. Observa-se uma grande troca de costumes, hábitos e mercadorias
culturais. Os animes japoneses e os filmes de Hollywood, por exemplo, são
assistidos em todo o mundo.
A
globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as
diferentes regiões do planeta.
Assim, muito
se fala em uma padronização cultural. No entanto, há quem conteste essa tese,
dizendo que os regionalismos também se ampliam, promovendo o aumento da
heterogeneidade cultural. Outros chegam a afirmar que o que ocorre, na verdade,
é uma hegemonização cultural, em que os costumes dominantes se impõem sobre os
demais.
Para se ter
uma ideia dos avanços tecnológicos e do aumento da velocidade nas trocas de
informações, podemos comparar as notícias das mortes de duas personalidades
mundialmente conhecidas. Em 1865, quando Abraham Lincoln faleceu, a notícia
chegou à Europa treze dias depois. Em 2009, a morte de Michael Jackson estava
sendo divulgada em tempo real para todo o mundo.
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O geógrafo e
economista David Harvey, em sua obra “A condição pós-moderna”, utiliza-se de um
conceito específico para se referir ao aumento da velocidade nas trocas
comerciais e de informações: a compressão espaço-tempo. Isso porque, com os avanços
nos meios de transporte, as grandes distâncias deixaram – ou estão deixando –
de ser um obstáculo. Ao mesmo tempo, os avanços nos meios de comunicação também
“encurtaram” o tempo, como no exemplo citado acima. O que se levava vários dias
ou semanas para ser noticiado, hoje é conhecido pelo mundo todo em pouquíssimos
segundos.
Críticas à
globalização
O processo de
globalização, em seus moldes atuais, vem sendo duramente criticado por alguns
intelectuais e grupos sociais organizados. A principal afirmação é de que esse
processo ocorre de uma forma que beneficia apenas as elites econômicas e os
países dominantes, em detrimento das populações pobres e regiões de todo mundo.
O ponto
central das críticas é que os avanços tecnológicos e das comunicações sempre
alcançam primeiramente aqueles que possuem um poder aquisitivo superior. Outro
fator é que, com as expansões das inúmeras multinacionais em todo o mundo,
amplia-se a concentração de renda, de modo que o número de pessoas contempladas
pelos benefícios da mundialização diminui constantemente. Um exemplo a ser
citado é o fato de as três pessoas mais ricas do mundo somarem mais riquezas do
que os 48 países mais pobres do mundo juntos.
Além disso,
segundo os críticos da globalização, o processo de integração mundial foi
construído tendo como base o modelo europeu de cultura e civilização. Assim,
toda forma de conhecimento e comportamento teria sido estabelecida com base nos
padrões eurocêntricos de moralidade, suprimindo povos e culturas tradicionais
de outros países, considerados “inferiores” pela ideologia dominante.
O geógrafo
Milton Santos, em sua renomada obra Por uma outra Globalização, divide esse
fenômeno em três abordagens: a) a globalização como fábula, ou seja, da forma
como nos é contada; b) a globalização como perversidade, da forma como ela
realmente é; c) a globalização como possibilidade, quando propõe a ideia de uma
outra globalização, mais justa e igualitária.
Atualmente,
os principais movimentos organizados para lutar contra a globalização ou contra
as suas consequências são o Fórum Social Mundial e o Ocuppy Wall Street.
QUESTÕES
QUESTÃO 1
(UFPI) Sobre
a economia globalizada:
a)
Homogeneizou as culturas e reduziu as discrepâncias econômicas entre os países.
b) Integrou
economias e possibilitou a difusão de hábitos dos lugares pelo mundo.
c) Deu
visibilidade às minorias, a povos e culturas de recantos isolados do mundo.
d) Quase
anulou a xenofobia e os conflitos étnicos e religiosos em todo o planeta.
QUESTÃO 2
(ENEM 2009 –
Prova Cancelada)
O índio do
Xingu, que ainda acredita em Tupã, assiste pela televisão a uma partida de
futebol que acontece em Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na praia de
Copacabana. Não obstante, não há que se iludir: o índio não vive na mesma
realidade em que um morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que são
distintas as relações dessas diferentes pessoas com a realidade do mundo
moderno; isso porque o homem é um ser cultural, que se apoia nos valores da sua
comunidade, que, de fato, são os seus.
GULLAR, F.
Folha de S. Paulo. São Paulo: 19 out. 2008 (adaptado).
Ao comparar
essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que
a) Pessoas de
diferentes lugares, por fazerem uso de tecnologias de vanguarda, desfrutam da
mesma realidade cultural.
b) O índio
assiste do futebol ao show, mas não é capaz de entendê-los, porque não
pertencem à sua cultura.
c) Pessoas
com culturas, valores e relações diversas têm, hoje em dia, acesso às mesmas
informações.
d) Os
moradores do Harlem e de Hong Kong, devido à riqueza de sua História, têm uma
visão mais aprimorada da realidade.
e) A crença
em Tupã revela um povo atrasado, enquanto os moradores do Harlem e de Hong
Kong, mais ricos, vivem de acordo com o presente.
QUESTÃO 3
(ENEM 2009 –
Prova Cancelada)
Entre as
promessas contidas na ideologia do processo de globalização da economia estava
a dispersão da produção do conhecimento na esfera global, expectativa que não
se vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem como um centro de
pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mão de obra
altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção dos países na
economia global deram-se de forma hierarquizada e assimétrica. Mesmo no grupo
em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão desigual da
mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da assimetria
projetou-se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e aqueles em
desenvolvimento.
BARROS, F. A.
F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo
contemporâneo?
Campinas:
Inovação Uniemp, v. 3, n°1 jan./fev. 2007 (adaptado).
Diante das
transformações ocorridas, é reconhecido que
a) A inovação
tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indústria
e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvidos.
b) Os fluxos
de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm desacelerado, obedecendo ao
novo modelo fundamentado em capacidade tecnológica.
c) As novas
tecnologias se difundem com equidade no espaço geográfico e entre as populações
que as incorporam em seu dia a dia.
d) Os
tecnopolos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centros de
industrialização, concentrados em alguns países emergentes.
e) O
crescimento econômico dos países em desenvolvimento, decorrente da dispersão da
produção do conhecimento na esfera global, equipara-se ao dos países
desenvolvidos.
QUESTÃO 4
(UFAM) São
características da Globalização:
a) A adoção
do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos
mercados e a valorização tecnológica.
b) O
estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o
aumento do controle estatal na economia.
c) A adoção
de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos
índices de robotização na indústria.
d) A
dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e
direitos trabalhistas.
e) A formação
de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital
financeiro.
QUESTÃO 5
(UFC) O
processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto
nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural
dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar,
de modo correto, que:
a) A maioria
das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países
subdesenvolvidos.
b) O avanço
das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para
os fluxos financeiros mundiais.
c) O Estado
intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial,
fortalecendo, assim, as empresas estatais.
d) As
transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma
forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
e) Os blocos
econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de
alianças para defender a autonomia política dos países membros.
BEIJOS NO
CORAÇÃO.
PROFESSORA
LUCIANA MARIA LUZIO DA SILVA - GEOGRAFIA
Observações/Sugestões
para a realização do trabalho
Sugiro que os
alunos anotem as partes mais relevantes da leitura, o que acharem importante.
Pois facilitara a compreensão melhor do texto para responder as questões. Podem
consultar outras fontes desde que anotem a fonte digital consultada.
BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA
OS CINCO
REINOS
1 - Reino
Animal (Animalia)
Principais
características: são multicelulares; não possuem a capacidade de produzir seu
próprio alimento; a maioria das espécies (cerca de 95%) é formada por
invertebrados; a minoria (cerca de 5%) é composta por animais vertebrados
(entre eles o ser humano); possuem a capacidade de locomoção.
Exemplos de representantes deste reino: Homem,
cão, gato, zebra, leão, cavalo, aranhas, serpentes, lagartos, sapos,
caranguejo, escorpião, pato, galinha, gavião, peixes e insetos.
2 - Reino
Vegetal (Plantae)
Principais
características: composto pelas plantas; são organismos eucariotos; produzem o
próprio alimento através da fotossíntese; maioria das espécies é multicelular;
com relação às flores e sementes, algumas espécies produzem e outras não.
Exemplos de representantes deste reino:
árvores, arbustos, gramíneas, musgos, orquídeas, lírios, palmeiras e
samambaias.
3 - Reino dos
Fungos (Fungi)
Principais
características: a maioria das espécies é multicelular; absorvem alimento de
matéria orgânica, morta ou viva; geralmente se desenvolvem em locais com pouca
luz e muita umidade; são eucariotas; a reprodução pode ser sexuada ou assexuada
(depende da espécie).
Exemplos de representantes deste reino:
cogumelos, leveduras e bolores.
4 - Reino dos
Protistas (Protista)
Principais
características: são eucariotas; são organismos intermediários, ou seja,
apresentam características de animais (caso dos protozoários) e plantas (caso
das algas).
Exemplos de representantes deste reino:
amebas, flagelados, esporozoários e algas.
5 - Reino das
Moneras (Monera)
Principais
características: são unicelulares; não apresentam núcleo organizado (são
procariotas); são microscópicos (microrganismos); de acordo com a Biologia
Evolutiva, foram as primeiras formas de vida que se desenvolveram em nosso
planeta.
Exemplos de representantes deste reino:
bactérias, cianobactérias e arqueobactérias.
Aula 01
Ler o texto com bastante atenção;
Selecionar
cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e
escrever no caderno.
Aula 02
Responder às
seguintes questões:
a) Quais são os reinos em que os seres vivos
estão divididos?
b) De exemplos de seres vivos do Reino Fungi.
c) Quais são as características dos indivíduos
do Reino Monera?
d) Qual é o Reino em que nós, seres humanos,
fazemos parte?
Aula 03
Produção
textual (redação)
Escreva a importância dos seres vivos serem divididos
em reinos.
Aula 04
Pesquise um texto sobre os Reinos dos seres vivos (diferente do meu) e
escreva no seu caderno.
MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL
QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO CARMO
E. E. Romeu Montoro | Química 3º ano Ensino Médio | Professora:
Maria do Carmo
Nome: _____________________________________________ nº____ Turma
Atividade IV do 3º Bimestre
Biomassa e suas aplicações
OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de
classe, assim como fazemos em aula. Faça
com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as
questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado
no retorno presencial.
Vídeo ► Biomassa ► https://youtu.be/vvvunr1tNDM
Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:
1. Realize um resumo das principais ideias, de acordo com as
questões abaixo:
a)
O que é biomassa?
b)
Como é produzida?
c)
Como é classificada?
d)
Aponte as vantagens e desvantagens do uso da
BIOMASSA, do PETRÓLEO e do GÁS NATURAL.
2. Pesquise e responda as questões abaixo:
a) Carvão Mineral- Onde o carvão é formado?
b) Como é utilizado?
c) Qual a finalidade do processo de gaseificação?
d) Por que o carvão passa pelo processo de liquefação?
PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO
ATIVIDADES:
1) sublinhe e
classifique os sujeitos: ( simples, composto , oculto, indeterminado e inexistente
)
A) nevou muito em São
Paulo.
B) a neve
cobriu toda a vegetação.
C) eu , meus pais e
meus irmãos fomos à praia .
D) comprei um carro
novo.
E) chutaram a
porta da sala .
2) Faça uma redação dissertativa com o tema:
" Como serão as profissões após o Covid 19 ?
" OBS "
Colocar um título. Média de 15
linhas .
BOA SORTE ! MAURÍCIO TELIS.
FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN
A atividade que deverá ser realizada encerrando este 3°
bimestre tem como objetivo compreender a noção de História que os alunos
constroem subjetivamente, tendo em mente posterior aprofundamento, para
explanação aula. Para a realização do exercicio em questão é de fundamental
importância que o curta metragem Barbosa (1988) tenha sido assistido. Link:
https://www.youtube.com/watch?v=xJ5w34_--rM
No curta-metragem o personagem de Antônio Fagundes, volta no
tempo, mais precisamente ao dia 16 de julho de 1950. Nesta data, a seleção
brasileira de futebol perdia em casa e de virada, aquele que seria seu primeiro
título mundial. Trazendo um triste depoimento do goleiro do time, Moacir
Barbosa Nascimento, que sofreu o gol aos 37 do segundo tempo, quando o empate
daria o título à seleção brasileira.
Vemos que o protagonista do filme expressa angustia e
desconforto com os acontecimentos relacionados ao dia da partida, esse fato
histórico tenta ser corrigido por ele, numa malograda viagem aquele instante da
história…
Caso você tivesse a mesma capacidade do protagonista do
curta-metragem:
A) Qual seria o momento da história do mundo que você
gostaria que não tivesse acontecido, ou que você gostaria de mudar e por quê?
B) Qual seria o momento da história do nosso país que você
gostaria que não tivesse acontecido, ou que você gostaria de mudar e por quê?
C) Tendo em vista o momento atual, quais são suas perspectivas
para o futuro? Acha que a sociedade terá melhores ou piores condições?
D) O que o personagem principal poderia ter feito de
diferente para evitar o gol uruguaio?
FÍSICA – PROFESSOR RONALDO
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Atividade 3º médio
Nome:
Tuma:
Exercícios:
1- Calcular
a foco de uma lente cujo objeto é colocado a p = 40 cm, projetando a imagem a
uma distância de p’ = 20 cm.
2- Em uma lente de
foco de 10 cm, calcular a distância de uma objeto p, em que a imagem deste
objeto é posicionado a p’ = 20 cm da
lente
INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE
Desta vez vamos ver um texto em inglês para aprendermos
vocabulário e treinar nossa pronúncia.
Quick and easy
In Brazil, a lot of
people try to save time. In most families, both the husband and the wife work
full-time, so their free time is very short and very important to them. They
look for quick and convenient ways to do their shopping and other things, so
they can have free time to enjoy themselves and do the things they really like
to do.
Back in the day
people used to go to many different places to buy the things they needed at
home. They used to go to the butcher for meat and chicken, to the fruit market
for fresh fruit, and to the bakery for bread. Nowadays, most people just go to
one place to get everything they need. They can buy fruit, vegetables, bread,
meat, milk and frozen foods at their local supermarket.
When people eat out, they often go to fast food restaurants.
There people order their food at the counter and have to wait only a few
seconds or minutes. Then they carry their food to a table, sit down, eat it,
and throw their trash away. Sometimes people leave their trash on the table for
the employees to clean up. It doesn’t take too long to eat a meal at a fast
food restaurant, but it’s not always a healthy choice.