sexta-feira, 24 de julho de 2020

SEI 3º Ano CIÊNCIAS MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS

SEI - 3º Ano CIÊNCIAS MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS


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3º Ano Ensino Médio PEI- ATIVIDADE II-
2º BIMESTRE
Ciências suas Tecnologias e Matemática BLOG


1.#Coral contra superbactérias

Nossas terras são cheias de riquezas e foi descoberta nas águas brasileiras  uma substância do brasileiríssimo coral orelha-de-elefante (Phyllogorgia   dilatata) para  combater a temida superbactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase), resistente ao efeito de antibióticos e responsável por infecções hospitalares que atingem os pulmões.  Esse coral é endêmico dos recifes do Brasil Ele pertence ao grupo dos octocorais e é conhecido por seu esqueleto maleável e sua sensibilidade,  para garantir sua sobrevivência,  produz substâncias que impedem o crescimento de outras espécies em sua superfície. [...]  Ao descobrirem a atividade antibiótica neste coral, os pesquisadores apostaram que ela pudesse ser útil também contra infecções causadas por bactérias que afetam a nós, humanos. Os cientistas analisaram os efeitos dos extratos brutos de diferentes corais sobre uma série de bactérias responsáveis por infecções hospitalares. Mas foi a ação do orelha-de-elefante sobre a bactéria KPC a que mais se destacou já que a substância exterminou toda a colônia de Bactérias . “Como essa bactéria é muito resistente e responsável por várias mortes no Brasil, prin-
cipalmente na região Sudeste, ficamos muito contentes com o resultado”, 
Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/
notícias/2014/01/coral-contra-superbactérias. Acesso em 17 abr. 2014.
ATUALMENTE ESTAMOS VIVENDO UMA PANDEMIA, NÓS SERES HUMANOS INVADIMOS A TERRA TOMAMOS POSSE E NÃO CUIDAMOS DELA,  E HOJE ESTAMOS RECEBENDO O TROCO DE NOSSA INVASÃO. A PARTIR DESSA NOTÍCIA PODEMOS REFLETIR SOBRE VÁRIAS SITUAÇÕES, PRIMEIRAMENTE  ANALISE QUE TIPO DE SER VIVO É O CORAL E O QUE MAIS ESSA NOTÍCIA NOS MOSTRA:  

a) é um animal e necessidade de políticas de preservação/conservação do meio ambiente. 
 b)é um vegetal e  toda espécie de ser vivo tem uma utilidade prática para o ser humano.
c)é um animal e os corais também sofrem infecção pulmonar pela bactéria kpc.
d)é um vegetal e os corais foram selecionados pela natureza para ajudar os seres humanos.
e)é um mineral  e os corais devem ser aplicados diretamente contra a bactéria kpc.


2.DADO Z= 3 + 3i, podemos dizer que :

i

3- ESCREVA A EQUAÇÃO DO DE TERCEIRO GRAU QUE TEM POR RAÍZES  1, 2 E 0 









4.ENEM – Adaptado) Na figura a seguir está esquematizado um tipo de usina utilizada na geração de eletricidade. Analisando o esquema, é possível identificar que se trata de uma usina:



 a) hidrelétrica, porque a água desvia da turbina.
 b) hidrelétrica, porque a usina faz uso da energia cinética da água. 
 c) termoelétrica, porque no movimento das turbinas ocorre aquecimento. 
 d) eólica, porque a turbina é movida pelo movimento da água. 
 e) nuclear, porque a energia é obtida do núcleo das moléculas de água

5..(UFRS). Uma reação química atinge o equilíbrio químico quando:
a) ocorre simultaneamente nos sentidos direto e inverso.
b) as velocidades das reações direta e inversa são iguais.
c) os reagentes são totalmente consumidos.
d) a temperatura do sistema é igual à do ambiente.
e) a razão entre as concentrações de reagentes e produtos é unitária.




Participando dessa avaliação foi revisado várias situações que foram trabalhadas durante esse 2ºBimestre e ao terminar devemos ter trabalhado as seguintes habilidades :



H36 - Reconhecer e utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar
materiais, substâncias e transformações químicas e para identificar suas propriedades.
H4-Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da
vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da
biodiversidade.
H17- Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e repre-
sentação usadas nas ciências físicas,químicas ou biológicas, como texto discur-
sivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
HEM13CNT106 Avaliar tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/ benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais.

SEI - 2º Ano CIÊNCIAS MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

SEI
2º Ano Ensino Médio PEI-
2º BIMESTRE
Ciências suas Tecnologias e Matemática

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1,.Pelo menos três estudos de universidades, na Europa e na China, apontaram que distintas reações imunológicas em cada pessoa contaminada pelo coronavírus são em grande parte relacionadas a questões genéticas. As características genéticas, nos estudos, acabaram apontando que pessoas com sangue tipo O podem ser menos suscetíveis ao novo coronavírus. E pessoas com tipo A tenderiam a ser mais vulneráveis à doença. Mas afinal o que são esses tipos de sangue?

https://noticias.r7.com/saude/estudos-relacionam-causas-genéticas-a-gravidade-da-covid-19-25062020
 É um padrão genético de alelos múltiplos, onde o onde o gene alelo ii não apresenta nenhum antígeno, mas por sua vez apresenta os anticorpos Anti A e Anti B.   Uma criança necessita urgentemente de uma transfusão de sangue. Seu pai tem sangue do tipo B e sua mãe, do tipo O. Que outro(s) tipo(s) de sangue, além do tipo O, poderia(m) ser utilizado(s) na transfusão, mesmo sem a realização de teste, sabendo-se que o avô paterno da criança tem sangue do tipo AB e sua avó paterna tem sangue do tipo O?
(2 Pontos)
a)Tipo AB
b)Tipo A
c)Tipo B
d)Tipo A e tipo B.
e)Nenhum outro tipo

2.A teoria atômica de Thomson foi anunciada ao mundo inteiro e sua importância se deu pela descoberta do elétron, o que provocou uma verdadeira “revolução” na ciência. Essa descoberta proporcionou à humanidade, mais tarde, a fabricação de aparelhos eletroeletrônicos, que utilizam inúmeras fiações de cobre. A neutralidade dos átomos acontece porque eles têm o mesmo número de elétrons e prótons. Quando um átomo se torna íon, esse equilíbrio é alterado porque os átomos podem doar ou receber elétrons, tornando-se íons positivos ou negativos. Sabendo que íons positivos representa perda de elétrons. 
O número de elétrons contido na espécie química 29Cu2+ é
(2 Pontos)
a)25
b)27
c)31
d)33
e)29

3.A temperatura corporal de um paciente foi medida, em graus Celsius, três vezes ao dia, durante cinco dias. Cada elemento aij da matriz abaixo corresponde à Temperatura observada no instante i do dia j.

Determine o instante e o dia em que o paciente apresentou a maior temperatura;
(2 Pontos)
a)38,0 (instante i=1 e dia J=4)
b)39,2 (instante i=3 e dia J=5)
c)40,4 (instante i=2 e dia J=5)
d)40,5 (instante i=2 e dia J=4)
e)39,2 (instante i=3 e dia J=5)

4.Sabendo-se que o valor do determinante da matriz abaixo é igual a 1 e que determinado número foi substituído pela letra X, assinalar a alternativa que apresenta o valor de X:
(2 Pontos)
a)1
b)9
c)7
d)-5
e)-6
5.Que tipo de transformação de energia ocorre quando o ferro elétrico de
passar está ligado?Leitura Avançada
(2 Pontos)
a)energia elétrica em energia sonora
b)energia térmica em energia mecânica
c)energia elétrica em energia térmica
d)energia elétrica em energia eólica
e)energia eólica em energia elétrica

ESTA A AVALIAÇÃO FOI ELABORADA A PARTIR DAS AULAS DO 2ªBIMESTRE E AO FINAL DESTE TRABALHAMOS AS HABILIDADES ABAIXO CITADAS :
H33- Efetuar cálculos envolvendo as operações com matrizes. H36 - Reconhecer e utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias e transformações químicas e para identificar suas propriedades. Reconhecer a natureza elétrica da matéria e a necessidade de modelos que a expliquem;- Utilizar a linguagem química para descrever átomos em termos de núcleo e eletrosfera;- Relacionar a presença de íons em materiais com a condutibilidade elétrica; EF08CI03: Classificar tipos de transformação de energia
H22 - Reconhecer os mecanismos da transmissão da vida e prever a manifestação
de características dos seres vivos, em especial, do ser humano. 
H23 - Associar os processos vitais do organismo humano (defesa, manutenção
do equilíbrio interno, relações com o ambiente, sexualidade, etc.) a fatores de
ordem ambiental, social ou cultural dos indivíduos, seus hábitos ou outras 
características pessoais. 
H24 - Avaliar a veracidade e posicionar-se criticamente diante de informações 
sobre saúde individual e coletiva relacionados a condições de trabalho e 
normas de segurança.


SEI 1°ANO CIÊNCIAS MATEMÁTICA e SUAS TECNOLOGIAS

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1.O que temos a ver com isso?
Lixo acumulado em praias  e parques gera desvalorização ecológica, estética, social e econômica, além de trazer riscos à saúde dos frequentadores.  ATUALMENTE COM O ISOLAMENTO SOCIAL E AS RESTRIÇÕES A ESTES LOCAIS, podemos dizer que ocorreu uma  mudança de hábitos e comportamentos, e isso permitirá lidar de modo eficaz contra a poluição. (...) A desvalorização ecológica do local pode ser diretamente ligada:
(2 Pontos)
a) à redução do número de turistas, devido à diminuição da beleza do local e a praias impróprias para banhos.
b)à presença de espécies animais, como urubus e ratos, devido ao acúmulo de lixo nas praias.
c) à falta de oxigenação da água causada pelo lixo flutuante, o que ocasiona extinção de espécies no local.
d) ao aumento da poluição, aumento de organismos patogênicos, gerando prejuízos à saúde, morte de espécies e desequilíbrios nas cadeias alimentares.
2..Ficar em casa pode ser entediante para alguns, mas uma mente criativa e diferentes materiais encontrados em casa, podem se transformar em coisas interessantes, o Youtube Iberê no seu canal Manual do Mundo já criou várias bolas com diferentes materiais,pensando nisso se analisarmos a  energia cinética de uma bola de massa 0,8 kg ao ser arremessada e atingir uma velocidade de 6 m/s é de:
(formula: Ec=m.v2/2)
(2 Pontos)
a)14,4J
b)13,4J
c)12,4J
d)11,4J

3.Os valores das raízes da função quadrática f(x)=2x²+2x-24 são
(2 Pontos)
a)-2 e 6
b)-3 e 5
c)3 e -4
d)4 e -5

4..A pandemia nos trouxe várias inconvenientes  como o uso das EPIs, que devem ser descartadas de forma correta, um desses métodos é a incineração desse material.  o que nos leva a pensar que durante a reação de combustão de um componente derivado de petróleo, há liberação de grandes quantidades de energia, principalmente sob a forma de calor. A queima, neste caso, é responsável pela formação de alguns subprodutos, quais são eles? (2 Pontos)
a)gás carbônico e água
b)gás oxigênio e fuligem
c)gás carbônico e sulfetos
d)gás oxigênio e água
d)gás ozônio e água

5.Boa parte das pessoas já se acostumou com a rotina: tirar a máscara e a roupa ao chegar em casa e já colocar tudo para lavar. Afinal, ninguém quer correr o risco de trazer o vírus escondido no tecido.  pesquisadores da USP e UFSCar descobriram: um tecido que elimina microorganismos, incluindo o novo coronavírus. O material é uma mistura de poliéster e algodão – que já estamos acostumados a usar do ... usar do dia a dia – mas o truque está nas micropartículas de prata que são colocadas na superfície do tecido. Elas são capazes de inativar fungos, bactérias e vírus.  
Leia mais em: https://super.abril.com.br/ciencia/pesquisadores-brasileiros-desenvolvem-tecido-capaz-de-eliminar-o-coronavirus/
Supondo que na produção de mascaras com íons de prata, uma fábrica tem um custo fixo de R$ 18,00 mais um custo variável de R$ 2,50 por unidade produzida, sendo X o número de peças unitárias produzidas. Dessa forma, a lei da função que fornece o custo da produção de X peças é dado por f(x) =2,50.X+18. Nesse caso, na produção de 500 peças o custo será de:Leitura Avançada
(2 Pontos)
a)R$ 2565,00
b)R$ 1268,00
c)R$ 1354,00
d)R$ 2456,00


.Participando dessa avaliação foi revisado várias situações que foram trabalhadas durante esse 2ºbimestre e ao terminar devemos ter trabalhado as seguintes habilidades : 
H10 Analisar perturbações ambientais, identificando fontes, transporte e/ou destinados poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, produtivos ou sociais.
H49. Resolver problemas modelados pela função quadrática.
H50. Interpretar valores da energia cinética de um corpo, tomando como exemplo situações reais.
H18. Resolver situação problema cuja modelagem utiliza a noção de função exemplo situações reais.
H36 - Reconhecer e utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar materiais, substâncias e transformações químicas e para identificar suas propriedade

ORIENTAÇÃO AOS ESTUDOS - SEI MATEMÁTICA







ATIVIDADES DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E MATEMÁTICA 9º A


OLÁ ALUNOS, antes de iniciar suas atividades assista o vídeo explicativo a seguir:

 
ATIVIDADES DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E MATEMÁTICA
 Semana de Estudos Intensivos (SEI)
MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
9º A 

Professores: GILMAR E WELLINGTON
:                      

Para realizar a atividade, assista o vídeo: Corona vírus: Como age? Por onde anda? Como evitar?
Através do link –


            Ou leia o texto: Corona vírus – (COVID – 19) pela professora Vanessa Sardinha dos Santos – BRASIL ESCOLA.
            E na sequência, responda as questões. (APENAS UMA ALTERNATIVA ESTÁ CORRETA!)

RESOLVA AS ATIVIDADES PELO LINK A SEGUIR E ENVIE AUTOMATICAMENTE SUAS RESPOSTAS, PARA SEUS PROFESSORES.

                                              https://forms.gle/LqLQXXy7uG9P2sjG6



EXERCÍCIOS SEMANA SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS


Habilidades: (EF08MA23) - identificar o tipo adequado de gráfico para representar um conjunto de dados de uma pesquisa ou expressar determinada informação.
MP 37 - Resolver situação-problema que envolva o uso da porcentagem no contexto diário


1) Os sintomas mais comuns da COVID-19 são:

(a) Dores na coluna.
(b) Tosse, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar
(c) Irritação na pele.
(d) Dores abdominais

2) Uma empresa comprou 5 litros de álcool em gel para distribuir igualmente para seus 20 funcionários para que possam utilizar como meio de prevenção ao contágio, portanto cada funcionário recebeu: 

(a) 0,1 litro
(b) 0,25 litro
(c) 0,5 litro
(d) 2,5 litros

3) Se eu apresentar os sintomas de Corona vírus, a recomendação que eu tenho que fazer é:

(a) Ficar em casa, respeitar o isolamento e ir ao hospital de referência se estiver com falta de ar.
(b) Não faço o isolamento.
(c) Faço uso de medicamentos sem orientação médica.
(d) Todas alternativas estão certas.

Observe o infográfico e responda as questões 4 e 5.

4) A região que apresentou mais casos de contaminação de Corona vírus e menos casos de mortes foram, respectivamente a: 

(a) Região Nordeste e Região Norte.
(b) Região Nordeste e Região Sudeste.
(c) Região Sudeste e Região Sul.
(d) Região Sul e Região Centro-Oeste.

5) A porcentagem que representa melhor o número de casos recuperados, no Brasil, do Corona vírus é, aproximadamente:

(a) 86%
(b) 63%
(c) 68%
(d) 19%

6) Uma forma de prevenção é manter a distância de pelo menos 1, 5 metros de outra pessoa que esteja com sintomas de gripe, ou seja, tossindo ou espirrando. Essa distância em centímetro, equivale a:

(a) 100 cm.
(b) 125 cm.
(c) 510 cm
(d) 150 cm

7) Quando uma epidemia se estende a níveis mundiais, ou seja, se espalha por diversas regiões do planeta, nós chamamos de:

(a) Surto.
(b) Epidemia.
(c) Pandemia
(d) Endemia

Observe imagem abaixo e responda:
8) Os distritos da Capital que apresentaram a maior quantidade de mortes, por COVID - 19, foram:

(a) Capão Redondo, Jardim São Luís e Sapopemba.
(b) Sapopemba, Capão Redondo e Brasilândia.
(c) Grajaú, Brasilândia e Sapopemba.
(d) Brasilândia, Sacomã e Jardim Ângela


TEXTO DE APOIO PARA AUXÍLIO NA RESOLUÇÃO DOS EXERCÍCIOS SEMANA SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS


Corona vírus (COVID-19)
COVID-19 é uma doença causada por um vírus da família dos corona vírus. Registros da doença iniciaram-se no ano de 2019, mas a identificação do agente causador e as consequências dessa infecção só ocorreram no ano de 2020.
Responsável por causar febre, dificuldade respiratória e tosse, essa infecção assemelha-se a uma gripe. Entretanto, a dificuldade respiratória não é comum na infecção causada pelo influenza (vírus da gripe). A transmissão da COVID-19 ocorre de uma pessoa para outra por meio do contato com gotículas respiratórias. Assim sendo, uma das medidas para se prevenir é evitar locais com aglomerações de pessoas.

 

O que é a COVID-19?

COVID-19 é uma doença causada por um vírus da família do corona vírus, o SARS-Cov-2. Esse vírus, assim como outros dessa mesma família, é capaz de provocar infecções que afetam o sistema respiratório. Desse modo, ela pode facilmente ser confundida com uma gripe ou resfriado.
Os primeiros casos da doença ficaram conhecidos no final de 2019, quando a Organização Mundial da Saúde foi comunicada a respeito de vários casos de pneumonia, sem causa definida, ocorrendo na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. No dia 7 de janeiro de 2020, as autoridades identificaram o agente causador da doença.
Rapidamente a COVID-19 espalhou-se por vários locais do planeta, levando a Organização Mundial de Saúde a classificar a doença como uma pandemia. Até o dia 31 de março de 2020, 846.577 casos haviam sido confirmados e 41.944 mortes haviam ocorrido no mundo.

Quais os sintomas da COVID-19? 

Como a COVID-19 é uma doença que afeta o sistema respiratório, seus sintomas estão, principalmente, relacionados a esse sistema, o que a torna semelhante, muitas vezes, a uma gripe ou resfriado.  Até o momento, os principais sintomas conhecidos são febre, tosse e dificuldade para respirar. Mas outros sintomas podem ser observados, como dores, corrimento e congestão nasais, dor de garganta e diarreia.
Vale salientar que algumas pessoas podem ser assintomáticas, ou seja, estarem infectadas, mas não desenvolverem sintomas. Outras, no entanto, podem ter a doença de maneira grave. Essa última situação ocorre, principalmente, em pessoas idosas e naquelas que possuem outros problemas de saúde, como hipertensão, problemas cardíacos e diabetes.



                    

Como é a transmissão da COVID-19?


A COVID-19 pode ser transmitida de uma pessoa para outra por meio de gotículas respiratórias eliminadas pelo doente ao espirrar ou tossir. Essas gotículas podem também contaminar superfícies, assim, uma pessoa pode adquirir a infecção ao tocar nessas superfícies contaminadas, pois pode transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. É por isso que devemos manter uma distância de pelo menos 1 metro de pessoas doentes e não tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos sem receber a devida higienização.
Vale salientar que não se sabe ao certo quanto tempo o vírus sobrevive em uma superfície, mas o SARS-Cov-2 parece se comportar como outros corona vírus. Isso significa que ele pode permanecer vários dias sobre superfícies, sendo esse tempo variável a depender das características do ambiente e da superfície em que ele se encontra.

Como podemos nos prevenir e evitar a transmissão da COVID-19?

A COVID-19 é uma doença grave e potencialmente fatal, sendo assim, é fundamental prevenir-se da doença e evitar a transmissão para outras pessoas. Veja a seguir algumas dicas importantes para garantir a prevenção e controle da COVID-19:

·  Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou faça higienização utilizando álcool em gel 70%;
·  Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos sem a devida higienização;
·  Mantenha distância de pelo menos 1 metro de outra pessoa que esteja com sintomas de gripe, ou seja, tossindo ou espirrando;
·  Limpe objetos que são utilizados com frequência, como celulares;
·  Ao tossir ou espirrar, utilize lenço para cobrir o nariz e a boca ou utilize a parte interna do cotovelo;
·  Se não estiver se sentindo bem, permaneça em casa e, em caso de febre, tosse e dificuldade para respirar, procure um médico;
·  O uso de máscara é recomendado para profissionais da saúde e pessoas com sintomas de doenças respiratórias, portanto não é necessário para indivíduos saudáveis.

Por Vanessa Sardinha dos Santos – Professora de Biologia