ATIVIDADE -Ciências suas
Tecnologias e Matemática
Tecnologias e Matemática
2º Ano Ensino Médio PEI-
POSTAR A FOTO DE SUA
ATIVIDADE EM:
ATIVIDADE EM:
romeumontoromedio@gmail.com
NÃO ESQUEÇA
NOME, NÚMERO E TURMA
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BIOLOGIA -2º Ano
COPIAR E RESPONDER
NO CADERNO
NO CADERNO
INTERFASE
MITOSE – MANUTENÇÃO E
CRESCIMENTO
CRESCIMENTO
AS CÉLULAS DO NOSSO CORPO SÃO
CHAMADAS DE SOMÁTICAS,
ISTO É HOUVE UMA SOMA DOS GENES,
A METADE DOS CROMOSSOMOS
QUE ESTÃO NO NÚCLEO DOS
ESPERMATOZOIDES DO PAI
(23 CROMOSSOMOS) COM A METADE
DOS CROMOSSOMOS QUE ESTÃO
NO NÚCLEO DO ÓVULO DA MÃE
(23 CROMOSSOMOS) SE SOMAM
FORMAM 46 CROMOSSOMOS,
OU 23 PARES. SEMPRE METADE DA
MÃE COM METADE DO PAI.
MEIOSE – FORMAÇÃO DE ÓVULO E
ESPERMATOZOIDE
CHAMADAS DE SOMÁTICAS,
ISTO É HOUVE UMA SOMA DOS GENES,
A METADE DOS CROMOSSOMOS
QUE ESTÃO NO NÚCLEO DOS
ESPERMATOZOIDES DO PAI
(23 CROMOSSOMOS) COM A METADE
DOS CROMOSSOMOS QUE ESTÃO
NO NÚCLEO DO ÓVULO DA MÃE
(23 CROMOSSOMOS) SE SOMAM
FORMAM 46 CROMOSSOMOS,
OU 23 PARES. SEMPRE METADE DA
MÃE COM METADE DO PAI.
MEIOSE – FORMAÇÃO DE ÓVULO E
ESPERMATOZOIDE
ESCREVENDO NO CADERNO E
ENVIANDO PARA O EMAIL
ATÉ 10/07:
Interfase
Mitose
Meiose
PARA
FAZER UM TRABALHO ONLINE,
sobre SÍNDROMES CROMOSSÔMICAS,
cada grupo escolhem
2 temas, é preciso que sejam
feitos TODOS os temas:
- Síndrome de Edwards
- Síndrome de Down
- Síndrome de Patau
- Síndrome de Turner
- Síndrome de Kleinfelter
- Síndrome do Cromossomo X Frágil
Orientações:
a) O GRUPO NÃO IRÁ SE ENCONTRAR
PRESENCIALMENTE, SOMENTE POR VIA
ONLINE.
b) PESQUISADORES, ORGANIZADORES,
REDATORES, APRESENTADORES.
c) ALGUNS PESQUISAM E MANDAM A
PESQUISA PAR UM ORGANIZADOR
d) O ORGANIZADOR FAZ O RESUMO
E MANDA PARA O REDATOR
e) O REDATOR FAZ A EDIÇÃO MONTANDO
O TRABALHO PARA SER APRESENTADO
f) OS APRESENTADORES GRAVAM UM
VÍDEO EXPLICANDO ENVIAM POR WATTS
g) O TRABALHO DEVE TER O PADRÃO ABNT
h) EM SEU CONTEÚDO DEVE CONTER:
CAPA, ÍNDICE, INTRODUÇÃO (diferença ente
doenças genética e síndrome hereditárias)
CONTEÚDO (as duas síndromes escolhidas),
CONCLUSÃO e BIBLIOGRAFIA.
a) O GRUPO NÃO IRÁ SE ENCONTRAR
PRESENCIALMENTE, SOMENTE POR VIA
ONLINE.
b) PESQUISADORES, ORGANIZADORES,
REDATORES, APRESENTADORES.
c) ALGUNS PESQUISAM E MANDAM A
PESQUISA PAR UM ORGANIZADOR
d) O ORGANIZADOR FAZ O RESUMO
E MANDA PARA O REDATOR
e) O REDATOR FAZ A EDIÇÃO MONTANDO
O TRABALHO PARA SER APRESENTADO
f) OS APRESENTADORES GRAVAM UM
VÍDEO EXPLICANDO ENVIAM POR WATTS
g) O TRABALHO DEVE TER O PADRÃO ABNT
h) EM SEU CONTEÚDO DEVE CONTER:
CAPA, ÍNDICE, INTRODUÇÃO (diferença ente
doenças genética e síndrome hereditárias)
CONTEÚDO (as duas síndromes escolhidas),
CONCLUSÃO e BIBLIOGRAFIA.
Datas das entregas :
Trabalho teórico até 20/07
Vídeo- até 25/07
Apresentação até 30/07
OBS. Está nota será para o 2ºbimentre.
Professora Greice
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MATEMÁTICA 👇👇👇👇👇👇👇
ORIENTAÇÃO
AOS ESTUDOS
MATEMÁTICA
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QUÍMICA
EFETUAR AS ATIVIDADES DO
CADERNO DO ALUNO DAS
PÁGINAS 42, 43 e 44 -
Atividades 2 – Condutibilidade
dos materiais
PÁGINA 42; CADERNO DO
ALUNO 2C, 2D
Atividade 3 – História do Átomo
PÁGINA 42 E 43;
EXERCÍCIOS 3ª,3B,3C,3D;
CADERNO DO ALUNO
PAGINA 44 EXERCÍCIOS
4D,4E,4F,4G;
CADERNO DO ALUNO
EFETUAR AS ATIVIDADES DO
CADERNO DO ALUNO DAS
PÁGINAS 42, 43 e 44 -
Atividades 2 – Condutibilidade
dos materiais
PÁGINA 42; CADERNO DO
ALUNO 2C, 2D
Atividade 3 – História do Átomo
PÁGINA 42 E 43;
EXERCÍCIOS 3ª,3B,3C,3D;
CADERNO DO ALUNO
PAGINA 44 EXERCÍCIOS
4D,4E,4F,4G;
CADERNO DO ALUNO
DOS MATERIAIS
2.A Assista ao Vídeo “
Condutibilidade dos materiais”,
disponível em: https
://www.youtube.com/watch?v=CNUAkUJZM1E.
Acesso em 16 dez. 19.
Condutibilidade dos materiais”,
disponível em: https
://www.youtube.com/watch?v=CNUAkUJZM1E.
Acesso em 16 dez. 19.
Preencha no seu caderno
a condutibilidade dos
materiais apresentados no vídeo,
explicando se
a lâmpada acende ou não, e porquê.
a condutibilidade dos
materiais apresentados no vídeo,
explicando se
a lâmpada acende ou não, e porquê.
2.B Realizem UMA pesquisa sobre:
condutores, maus condutores e
isolantes de eletricidade -
conceito, características,
condutores, maus condutores e
isolantes de eletricidade -
conceito, características,
aplicações e exemplos do cotidiano.
2.C Assistir ao Vídeo
“A história da eletricidade -
episódio 1 - A faísca”,
disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=rAqUvE97iCU.
Acesso em 16 dez. 19.
“A história da eletricidade -
episódio 1 - A faísca”,
disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=rAqUvE97iCU.
Acesso em 16 dez. 19.
Realizar a sistematização das
principais ideias
apresentadas no vídeo
principais ideias
apresentadas no vídeo
2.D Assistir ao Vídeo
“Condutores e Isolantes”,
disponível em:
https://pt.khanacademy.org/science/physics/electric-charge
-electric-force--and-voltage/charge-electric-force/v/conductors
-and-insulators.
“Condutores e Isolantes”,
disponível em:
https://pt.khanacademy.org/science/physics/electric-charge
-electric-force--and-voltage/charge-electric-force/v/conductors
-and-insulators.
Responda as perguntas a seguir:
a) Qual a diferença entre isolantes
e condutores?
b) Dê exemplos de condutores
e condutores?
b) Dê exemplos de condutores
e isolantes.
c) O que é carga por indução?
d) Para que serve o fio terra?
ATIVIDADE 3 – HISTÓRIA DO ÁTOMO
3.A Assista ao Vídeo “Tudo se T
ransforma,
História da Química,
História dos Modelos Atômicos”,
disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=58xkET9F7MY.
ransforma,
História da Química,
História dos Modelos Atômicos”,
disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=58xkET9F7MY.
Acesso em 16 dez. 19.
Pesquisar sobre o modelo atômico e
seu postulado
proposto por ele: Dalton, Thomson,
seu postulado
proposto por ele: Dalton, Thomson,
Rutherford e Bohr.
3.B Assista ao Vídeo
“Teoria Atômica de Dalton -
Brasil Escola”, disponível em
: https://www.youtube.com/watch?v=bm-jco8pBTA.
“Teoria Atômica de Dalton -
Brasil Escola”, disponível em
: https://www.youtube.com/watch?v=bm-jco8pBTA.
Sistematize as ideias apresentadas,
dando ênfase
aos postulados de Dalton.
dando ênfase
aos postulados de Dalton.
3.C Observe a representação de átomos
a seguir e responda às perguntas:
a seguir e responda às perguntas:
a)Quantos átomos temos no total?
b) Quantas moléculas temos no total?
c) Quantas substâncias diferentes
há no sistema?
há no sistema?
d) Quantos elementos químicos
diferentes há
no sistema?
diferentes há
no sistema?
3.D Defina substância pura,
substância simples
e mistura, e dê exemplo de uma
representação
utilizando os modelos de Dalton.
substância simples
e mistura, e dê exemplo de uma
representação
utilizando os modelos de Dalton.
3.E De acordo com os postulados de Dalton,
defina reação química e realize a
representação
da reação de combustão abaixo:
defina reação química e realize a
representação
da reação de combustão abaixo:
CH4(g) + 2 O2(g) → CO2(g) + 2 H2O(g)
3.F Assista ao Vídeo
“Modelo atômico de Rutherford”,
disponível em:
“Modelo atômico de Rutherford”,
disponível em:
https://youtu.be/HRmdkAAoZ5M.
Acesso em 16 dez. 19.
Acesso em 16 dez. 19.
Sistematizar as ideias, dando ênfase aos
postulados de Rutherford.
postulados de Rutherford.
3.G Acesse o Simulador Phet
“Monte um Átomo”,
disponível em:
“Monte um Átomo”,
disponível em:
http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/build-an-atom.
Selecione o botão Construir Átomo.
Acrescente partículas de
nêutrons, elétrons e de prótons,
observando os
seguintes parâmetros: Elemento;
Carga resultante; Número de massa;
Instável ou estável.
Observação:
Ao acrescentar as partículas,
observe e analise as
diferenças apresentadas
em cada elemento
químico formado.
👇👇👇👇👇👇👇👇👇👇Acrescente partículas de
nêutrons, elétrons e de prótons,
observando os
seguintes parâmetros: Elemento;
Carga resultante; Número de massa;
Instável ou estável.
Observação:
Ao acrescentar as partículas,
observe e analise as
diferenças apresentadas
em cada elemento
químico formado.
ATIVIDADE PRÁTICAS
EXPERIMENTAIS
EXPERIMENTAIS
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
E
GEOMETRIA
GEOMETRIA
ASSISTA O DOCUMENTÁRIO A SEGUIR
E RESPONDA AS QUESTÕES
CONCLUSIVAS
E RESPONDA AS QUESTÕES
CONCLUSIVAS
a)Analise o vídeo e responda o que você pode concluir
o que é um fractal
b)Que objetos de seu cotidiano podem ser
b)Que objetos de seu cotidiano podem ser
considerados fractais.
c)Faça um pequeno desenho ilustrando
c)Faça um pequeno desenho ilustrando
um fractal
d)Relacione os fractais com as disciplinas
estudadas em seu currículo escolar
e com a tecnologia. Explique.
d)Relacione os fractais com as disciplinas
estudadas em seu currículo escolar
e com a tecnologia. Explique.
Para destruir a capa de proteína do
vírus covid-19 e necessário romper a
capa de proteção do vírus
vírus covid-19 e necessário romper a
capa de proteção do vírus
causando uma desnaturação, através
do álcool em gel,
do álcool em gel,
água e sabão ou aumento de temperatura
nas esterilizações de materiais, fazendo
com que o vírus morra.
nas esterilizações de materiais, fazendo
com que o vírus morra.
Como o fractal pode ser utilizado para
determinar a função da proteína?
determinar a função da proteína?
TECNOLOGIA
ADAPTAÇÃO “MINHA COMUNIDADE”
CADERNO DO ALUNO PÁGINA 143 -
CADERNO DO ALUNO PÁGINA 143 -
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Analisando o cenário atual no qual
estamos vivenciando,
em que o meio de
estamos vivenciando,
em que o meio de
comunicação mais utilizado
pelo mundo é o virtual,
comente o que significa para você o
pelo mundo é o virtual,
comente o que significa para você o
termo “Comunidade”.
A seguir elabore
uma tabela que distingue
a comunidade
A seguir elabore
uma tabela que distingue
a comunidade
presencial da comunidade digital.
Como apoio utilize o caderno do
aluno volume 2 do 2° Bimestre.
aluno volume 2 do 2° Bimestre.
Analisando o cenário atual no qual
estamos vivenciando, em que o meio
de comunicação mais utilizado
estamos vivenciando, em que o meio
de comunicação mais utilizado
pelo mundo é o virtual, comente o
que significa para você o termo
“Comunidade”.
que significa para você o termo
“Comunidade”.
A seguir elabore uma tabela que
distingue a comunidade presencial
da comunidade digital.
👇👇👇👇👇👇👇👇
FÍSICA
distingue a comunidade presencial
da comunidade digital.
👇👇👇👇👇👇👇👇
FÍSICA
Calor
como Energia
Provavelmente você já viu em
filmes ou em vídeos a
produção de fogo primitivo por
meio do atrito de pedaços de madeira.
Se
você já levou aquele tombo de
calça jeans, com certeza já teve
o joelho
queimado. Certamente,
em dias frios, já esfregou uma
mão na outra para se
aquecer.
E por que será que isso acontece?
Como esse calor é possível?
Veremos como o calor pode ser
convertido em energia e nos
beneficiar por meio
de movimentos
mecânicos.
Baseando-se nas explanações
apresentadas nas aulas
do CMSP
resolva as questões abaixo, utilizando
também como
apoio seu livro didático e
caderno do
aluno
Imagine-se em um dia ensolarado no
qual você sai
para ir ao trabalho e de
repente ao retornar, a temperada
diminui de vez. Você está no
ponto
do transporte público
e começa a sentir muito frio.
Neste momento, começa
a
esfregar uma mão na outra,
com a intenção que possa se
esquentar um
pouco.
1- Quando esfregamos as mãos
uma contra a outra
elas esquentam
por que isto acontece?
2- Aumente a velocidade ao esfregar
as mãos. O que
você percebe
na temperatura delas?
3- Por que você acha que esse
calor é gerado?
4- Se não houvesse essa movimentação
(atrito) entre
as mãos, haveria o
“surgimento” desse calor?
5- Que tipo de transformação de
energia é gerado no
atrito?
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