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JOGOS MATEMÁTICOS
PROFESSORES GILMAR E WELLINGTON
Matemática
desenvolve o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a
criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós como educadores, devemos
procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem,
desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio
lógico-dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando
as interações do indivíduo com outras pessoas.
Os jogos,
se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a
construção do conhecimento matemático.
O uso de jogos no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os estudantes gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do estudante. A aprendizagem por meio de jogos, como dominó, palavras cruzadas, memória e outros permite que o estudante faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária. Neste sentido verificamos que há três aspectos que por si só justificam a incorporação do jogo nas aulas. São estes: o caráter lúdico, o desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação de relações sociais.
O uso de jogos no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os estudantes gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do estudante. A aprendizagem por meio de jogos, como dominó, palavras cruzadas, memória e outros permite que o estudante faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária. Neste sentido verificamos que há três aspectos que por si só justificam a incorporação do jogo nas aulas. São estes: o caráter lúdico, o desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação de relações sociais.
Jogar não é estudar nem
trabalhar, porque jogando, o aluno aprende, sobretudo, a conhecer e compreender
o mundo social que o rodeia (Moura, 1996).
Já que os
jogos em sala de aula são importantes, devemos ocupar um horário dentro de nosso
planejamento, de modo a permitir que o professor possa explorar todo o
potencial dos jogos, processos de solução, registros e discussões sobre
possíveis caminhos que poderão surgir.
Os jogos
podem ser utilizados para introduzir, amadurecer conteúdos e preparar o
estudante para aprofundar os itens já trabalhados. Devem ser escolhidos e
preparados com cuidado para levar o estudante a adquirir conceitos matemáticos
de importância.
ATIVIDADE:
1)
Qual é o objetivo do uso de jogos no ensino da matemática e
ciências?
2)
Quais os 3 aspectos que justificam a incorporação dos jogos
matemáticos?
3)
A
matemática, segundo o texto o que desenvolve ?
4)
Jogar
é trabalho?
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