quinta-feira, 9 de julho de 2020

LINGUAGENS E CÓDIGOS 3ºA (ATIVIDADE III - 2º BIMESTRE)

AO REALIZAR SUAS ATIVIDADES, ENVIE PARA O E-MAIL romeumontoromedio@gmail.com COM SEU NOME, NUMERO E SÉRIE!

ARTE - PROFESSOR SÉRGIO

Artes visuais - caderno do aluno – 2 bimestre- inclusão e artes. 
Habilidade: Desenvolver a habilidade na pintura artística através da observação. 
Competência: Desenvolver a pintura rica em detalhes. 
Objetivo da atividade é valorizar e apreciar os trabalhos de artistas com inclusão e necessidades especiais. Avaliação: nota até 10 e presença. Registro no caderno. Envio da atividade no e-mail do blog  e whats.
Roteiro:
1 Leia o texto com atenção. 
2. Responda as questões. 
3. Pesquise na internet, tire um print da fotografia do Balé de cegos, faça um desenho colorido da imagem escolhida no seu caderno, escreva o nome da fotografia, data, do artista ou fotografo (Balé de cegos).

"Trecho da fala de um dos integrantes do balé de cegos: Fizemos aula com pessoas que dançam para desafiar suas deficiências, criado em 1995, o projeto surgiu de um convite feito à bailarina Fernanda Bianchini por uma religiosa do Instituto Padre Chico, uma casa voltada ao acolhimento e ensino de crianças e adolescentes com deficiência visual. "Na época, eu tinha 15 anos e fiquei com medo. Só aceitei porque meus pais me disseram para nunca falar 'não' para um desafio, pois é deles que saem os maiores aprendizados", conta. Foi a partir desse empenho Fernanda desenvolveu seu método. Sua principal característica é o ensino pelo toque. "O professor faz um movimento e o 'congela' para que as bailarinas usem o tato para mapear cada curva e forma pelo tato, aprendendo assim a realizar o movimento", explica a professora. Atualmente, o método é patenteado e reproduzido em países como Argentina e Estados Unidos. Além da sede da Associação Fernanda Bianchini, que fica em São Paulo (SP), outras escolas brasileiras no Recife (PE), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e interior paulista também usam a técnica de Ballet para cegos."

Responda as questões. 
1. Escreva os nomes dos integrantes citados no texto?
2.O que é balé de Cegos? 
3. Qual é a inclusão ou necessidades especiais citada no exercício? 
4.Quem é a bailarina Fernanda Bianchini?
5.Na escolha de sua fotografia pesquisada na internet sobre o balé de cegos descreva:
A- As cores.  -   B- O local.  -  C- A Música.  -  D- A dança    -   E- A Técnica.
6. Pesquise, print uma foto do balé de cegos, faça um desenho de observação da fotografia bem colorida, tamanho da folha do caderno.
Exemplos do print do balé de cegos:




LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESORA CARLA


APOSTILA APRENDER SEMPRE VOLUME 2: PÁGINAS 10 e 11:
Exercícios 6, 7, 8 e 9.
Habilidade 17 – Organizar, em uma dada sequência, proposições desenvolvidas pelo autor em um texto.

SP FAZ ESCOLA VOLUME 2: PÁGINAS 109 a 112:
Exercícios 1, 2, 3, 4, 5 e caça - palavras
EM13LP01 - Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sóciohistórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações

EM13LP50 - Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.



ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS 




MP06 - Inferir informação implícita em um texto (HQ, letra de música, poema, trecho de romance, resenha, argumentativo).
MP01 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
MP10 - Relacionar textos literários e o momento de sua produção, considerando os contextos histórico, social e/ou político (Modernismo, Parnasianismo e Simbolismo).

1-    Músculos impossíveis e invejáveis
Claramente, nas últimas duas décadas, constituiu-se uma cultura masculina da modificação corporal. Por que não aplaudir? Pessoalmente, levanto ferro há 35 anos e acho ótimo tanto para a saúde quanto para o humor. Então qual é o problema? Acontece que uma parte não negligenciável dos malhadores não encontra saúde nenhuma. Só nos Estados Unidos, as pesquisas mostram que, para quase 1 milhão deles, a insatisfação com seu corpo deixa de ser um incentivo e transforma-se numa obsessão doentia. Eles sofrem de uma verdadeira alteração da percepção da forma de seu próprio corpo. Por mais que treinem, “sequem” e fiquem fortes, desenvolvem preocupações irrealistas, constantes e angustiadas de que seu corpo seja feio, desproporcionado, miúdo ou gordo etc. Passam o tempo verificando furtivamente o espelho. São as primeiras vítimas do uso desregrado de qualquer substância que prometa facilitar o crescimento muscular.
CALLIGARIS, C. Folha de S. Paulo, 8 fev. 2001 (fragmento).
O modelo de corpo perseguido pelos sujeitos descritos no texto possui como característica principal o(a)
A. ( ) agilidade, com o intuito de realizar ações com maior performance atlética.
B. ( ) hipertrofia, com o intuito de ampliar o delineamento da massa corporal.
C. ( ) equilíbrio, com o intuito de impedir oscilações ou desvios posturais.
D. ( ) relaxamento, com o intuito de alcançar uma sensação de satisfação, beneficiamento e autoestima.

2-    Baseado no que foi discutido em sala de aula, defina o que é tese e o que é argumento.

3 - Texto I
Dois Quadros
Na seca inclemente do nosso Nordeste,
O sol é mais quente e o céu mais azul
E o povo se achando sem pão e sem veste,
Viaja à procura das terras do Sul.
De nuvem no espaço, não há um farrapo,
Se acaba a esperança da gente roceira,
Na mesma lagoa da festa do sapo,
Agita-se o vento levando a poeira.
Texto II
ABC do Nordeste
O – Outro tem opinião
de deixar mãe, deixar pai,
porém para o Sul não vai,
procura outra direção.
Vai bater no Maranhão
onde nunca falta inverno;
outro com grande consterno
deixa o casebre e a mobília
e leva a sua família
pra construção do governo.
Disponível em: www.revista.agulha.com.br. Acesso em: 23 abr. 2010 (fragmento).

Os Textos I e II são de autoria do escritor nordestino
Patativa do Assaré, que, em sua obra, retrata de forma
bastante peculiar os problemas de sua região. Esses textos
têm em comum o fato de abordarem
A. ( ) a falta de esperança do povo nordestino, que se deixa
vencer pela seca.
B. ( ) a dúvida de que a ajuda do governo chegará ao povo
nordestino.
C. ( ) o sentimento de tristeza do povo nordestino devido à
falta de chuva.
D. ( ) o êxodo do homem nordestino à procura de melhores condições de vida.


INGLÊS - PROFESSORA CARLA

SP Faz escola – 2° Bimestre – Páginas 124 e 125
(EM13LGG704) Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio
de ferramentas e de novos formatos de produção e distribuição de conhecimento na cultura de rede.
(EM13LGG403) Fazer uso do inglês como língua do mundo global, levando em conta a multiplicidade
e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
Nessas duas páginas você encontrará 3 textos com a temática do trabalho voluntário:
Texto 1: “Excerto do livro “Uma canção de natal”, de Charles Dieckens (1812-1870)
Texto 2: “O que é o voluntariado?”
Texto 3: “O que é “Médicos sem fronteiras”
Traduza-os e preencha o exercício (a), preenchendo os espaços com ideias sobre o voluntariado.
Na sua foto deverá constar somente o exercício (a) preenchido.


EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFESSORA LUCIMARIS

Atividade: Corpo, saúde e Beleza

A doação de um estilo de vida fisicamente ativa é um fator importante para manutenção de um bom estado de saúde, porém algumas condutas inadequadas ou prejudiciais à saúde pode estar atrelada a prática de exercícios físicos. Por exemplo :a ilusão de obter resultados   melhores com maior rapidez compromete os benefícios pretendidos com atividade física regular: dietas diversas, Padrões de Beleza exagerados.

1 – Minhas atividades diárias podem ser descritas como?
2 – Eu geralmente uso as escadas ao invés de Elevador??
3 _ Onde você consegue enxergar padrões de beleza exagerado?
4 _ Você acha que a mídia influencia nos padrões de beleza?
5 _ Como?


Nenhum comentário:

Postar um comentário