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ARTE - PROFESSOR SÉRGIO
Artes visuais - caderno do aluno – 2
bimestre- inclusão e artes.
Habilidade: Desenvolver a habilidade na pintura
artística através da observação.
Competência: Desenvolver a pintura rica em
detalhes.
Objetivo da atividade é valorizar e apreciar os trabalhos de artistas
com inclusão e necessidades especiais. Avaliação: nota até 10 e presença.
Registro no caderno. Envio da atividade no e-mail do blog e whats.
Roteiro:
1 Leia o texto com atenção.
2. Responda
as questões.
3. Pesquise na internet, tire um print da fotografia do Balé de
cegos, faça um desenho colorido da imagem escolhida no seu caderno, escreva o
nome da fotografia, data, do artista ou fotografo (Balé de cegos).
"Trecho da fala de um dos integrantes do balé de cegos: Fizemos aula com
pessoas que dançam para desafiar suas deficiências, criado em 1995, o projeto surgiu de um convite
feito à bailarina Fernanda Bianchini por uma religiosa do Instituto Padre
Chico, uma casa voltada ao acolhimento e ensino de crianças e adolescentes
com deficiência visual. "Na época, eu tinha 15 anos e fiquei com
medo. Só aceitei porque meus pais me disseram para nunca falar 'não' para
um desafio, pois é deles que saem os maiores aprendizados",
conta. Foi a partir desse empenho Fernanda desenvolveu seu método. Sua
principal característica é o ensino pelo toque. "O professor faz um
movimento e o 'congela' para que as bailarinas usem o tato para
mapear cada curva e forma pelo tato, aprendendo assim a realizar o
movimento", explica a professora. Atualmente,
o método é patenteado e reproduzido em países como Argentina e Estados
Unidos. Além da sede da Associação Fernanda Bianchini, que fica em São Paulo
(SP), outras escolas brasileiras no Recife (PE), Manaus (AM), Rio de Janeiro
(RJ) e interior paulista também usam a técnica de Ballet para cegos."
Responda as
questões.
1. Escreva os nomes dos integrantes citados no texto?
2.O que é balé
de Cegos?
3. Qual é a inclusão ou necessidades especiais citada no exercício?
4.Quem é a bailarina Fernanda Bianchini?
5.Na escolha de sua
fotografia pesquisada na internet sobre o balé de cegos descreva:
A- As cores. - B-
O local. - C- A Música.
- D- A dança -
E- A Técnica.
6. Pesquise, print
uma foto do balé de cegos, faça um desenho de observação da fotografia bem
colorida, tamanho da folha do caderno.
Exemplos do print do
balé de cegos:
LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESORA CARLA
APOSTILA
APRENDER SEMPRE VOLUME 2: PÁGINAS 10 e 11:
Exercícios
6, 7, 8 e 9.
Habilidade
17 – Organizar, em uma dada sequência, proposições desenvolvidas pelo autor em
um texto.
SP
FAZ ESCOLA VOLUME 2: PÁGINAS 109 a 112:
Exercícios
1, 2, 3, 4, 5 e caça - palavras
EM13LP01
- Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas
condições de produção e seu contexto sóciohistórico de circulação
(leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel
social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as
possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos
adequados a diferentes situações
EM13LP50
- Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes
autores e gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos
históricos diversos, explorando os modos como a literatura e as artes em geral
se constituem, dialogam e se retroalimentam.
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS
MP06
- Inferir informação implícita em um texto (HQ, letra de música, poema, trecho
de romance, resenha, argumentativo).
MP01
- Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.
MP10
- Relacionar textos literários e o momento de sua produção, considerando os
contextos histórico, social e/ou político (Modernismo, Parnasianismo e
Simbolismo).
1- Músculos
impossíveis e invejáveis
Claramente,
nas últimas duas décadas, constituiu-se uma cultura masculina da modificação
corporal. Por que não aplaudir? Pessoalmente, levanto ferro há 35 anos e acho
ótimo tanto para a saúde quanto para o humor. Então qual é o problema? Acontece
que uma parte não negligenciável dos malhadores não encontra saúde nenhuma. Só
nos Estados Unidos, as pesquisas mostram que, para quase 1 milhão deles, a
insatisfação com seu corpo deixa de ser um incentivo e transforma-se numa
obsessão doentia. Eles sofrem de uma verdadeira alteração da percepção da forma
de seu próprio corpo. Por mais que treinem, “sequem” e fiquem fortes,
desenvolvem preocupações irrealistas, constantes e angustiadas de que seu corpo
seja feio, desproporcionado, miúdo ou gordo etc. Passam o tempo verificando
furtivamente o espelho. São as primeiras vítimas do uso desregrado de qualquer
substância que prometa facilitar o crescimento muscular.
CALLIGARIS,
C. Folha de S. Paulo, 8 fev. 2001 (fragmento).
O
modelo de corpo perseguido pelos sujeitos descritos no texto possui como
característica principal o(a)
A. ( )
agilidade, com o intuito de realizar ações com maior performance atlética.
B. ( )
hipertrofia, com o intuito de ampliar o delineamento da massa corporal.
C. ( )
equilíbrio, com o intuito de impedir oscilações ou desvios posturais.
D. ( )
relaxamento, com o intuito de alcançar uma sensação de satisfação,
beneficiamento e autoestima.
2- Baseado
no que foi discutido em sala de aula, defina o que é tese e o que é argumento.
3 - Texto
I
Dois
Quadros
Na
seca inclemente do nosso Nordeste,
O sol
é mais quente e o céu mais azul
E o
povo se achando sem pão e sem veste,
Viaja
à procura das terras do Sul.
De
nuvem no espaço, não há um farrapo,
Se
acaba a esperança da gente roceira,
Na
mesma lagoa da festa do sapo,
Agita-se
o vento levando a poeira.
Texto
II
ABC do
Nordeste
O –
Outro tem opinião
de
deixar mãe, deixar pai,
porém
para o Sul não vai,
procura
outra direção.
Vai
bater no Maranhão
onde
nunca falta inverno;
outro
com grande consterno
deixa
o casebre e a mobília
e leva
a sua família
pra
construção do governo.
Disponível
em: www.revista.agulha.com.br. Acesso em: 23 abr. 2010 (fragmento).
Os
Textos I e II são de autoria do escritor nordestino
Patativa
do Assaré, que, em sua obra, retrata de forma
bastante
peculiar os problemas de sua região. Esses textos
têm em
comum o fato de abordarem
A. ( )
a falta de esperança do povo nordestino, que se deixa
vencer
pela seca.
B. ( )
a dúvida de que a ajuda do governo chegará ao povo
nordestino.
C. ( )
o sentimento de tristeza do povo nordestino devido à
falta
de chuva.
D. ( )
o êxodo do homem nordestino à procura de melhores condições de vida.
INGLÊS - PROFESSORA CARLA
SP
Faz escola – 2° Bimestre – Páginas 124 e 125
(EM13LGG704)
Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por
meio
de
ferramentas e de novos formatos de produção e distribuição de conhecimento na
cultura de rede.
(EM13LGG403)
Fazer uso do inglês como língua do mundo global, levando em conta a
multiplicidade
e
variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
Nessas
duas páginas você encontrará 3 textos com a temática do trabalho voluntário:
Texto
1: “Excerto do livro “Uma canção de natal”, de Charles Dieckens (1812-1870)
Texto
2: “O que é o voluntariado?”
Texto
3: “O que é “Médicos sem fronteiras”
Traduza-os
e preencha o exercício (a), preenchendo os espaços com ideias sobre o
voluntariado.
Na
sua foto deverá constar somente o exercício (a) preenchido.
EDUCAÇÃO FÍSICA - PROFESSORA LUCIMARIS
Atividade:
Corpo, saúde e Beleza
A
doação de um estilo de vida fisicamente ativa é um fator importante para
manutenção de um bom estado de saúde, porém algumas condutas inadequadas ou
prejudiciais à saúde pode estar atrelada a prática de exercícios físicos. Por
exemplo :a ilusão de obter resultados melhores com maior rapidez compromete os
benefícios pretendidos com atividade física regular: dietas diversas, Padrões
de Beleza exagerados.
1
– Minhas atividades diárias podem ser descritas como?
2
– Eu geralmente uso as escadas ao invés de Elevador??
3
_ Onde você consegue enxergar padrões de beleza exagerado?
4
_ Você acha que a mídia influencia nos padrões de beleza?
5
_ Como?
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