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PROBLEMATIZANDO AS DANÇAS URBANAS.
Agora chegou o momento de refletir e colocar em prática tudo que
aprendeu até aqui.
Situação-problema: Descreva no caderno de educação física como se
você fosse um instrutor de dança, como solucionaria ou traria uma melhor
abordagem para a problematização abaixo, pensando nas capacidades físicas que
estudamos anteriormente.
- 1 Situação 1 – Julia é estudante do
sétimo ano que possui diversas habilidades com a dança de rua, pois pratica
desde sua infância. Já Isabela, sua colega de classe, possui vivência apenas no
ballet clássico. Como as habilidades motoras destas estudantes poderiam
contribuir com os movimentos do Street dance nas aulas de Educação Física? Justifique em relação ao espaço,
ritmo e gestos.
- 2 Situação 2 – Felipe e José são estudantes de uma escola estadual. Neste bimestre irão aprender sobre as Danças urbanas. Os dois possuem vivência apenas com o futebol.
Quais serão as dificuldades
e facilidades que estes estudantes irão encontrar no que diz respeito ao ritmo
da dança? Quais as dicas que você poderia dar para ajudá-los nesta empreitada?
Justifique no caderno conforme sua experimentação e daquilo que você viu nos vídeos anteriores, no abaixo e o que foi transmitido no CMSP.
Abaixo assistiremos um
vídeo de aula de Ballet, onde vocês podem comparar as características e pensar
no que pode ser aproveitado como base para uma dança de rua:
LÍNGUA PORTUGUESA
PROF. ROBSON - 7º B
Últimos exercícios do Caderno do Aluno - Aprender Sempre - Língua Portuguesa - 7° B
PROFª TELMA - 7º A
TECNOLOGIAS
Responda as questões
- Como você se mantém informado?
- Quais sites você confia para saber das noticias do Brasil e do Mundo?
- Quais fake news andam circulando no momento?
- Como checar se as informações são verdadeiras?
- Em sua opinião o que podemos fazer para não sermos propagadores de fake news?
LÍNGUA INGLESA
Writting your own Biograph – Escrevendo sua própria biografia
Pense sobre suavida e fatos importantes / interessantes e crie sua própria biografia!
Hora da Leitura
Profª Graça
Canção de vidro
E nada vibrou...
Não se ouviu nada...
Nada...
Mas o cristal nunca mais deu o mesmo som.
Cala, amigo...
Cuidado, amiga...
Uma palavra só
Pode tudo perder para sempre...
E é tão puro o silêncio agora!
Mario Quintana (Canções, p 26)
Não se ouviu nada...
Nada...
Mas o cristal nunca mais deu o mesmo som.
Cala, amigo...
Cuidado, amiga...
Uma palavra só
Pode tudo perder para sempre...
E é tão puro o silêncio agora!
Mario Quintana (Canções, p 26)
Exercícios:
Após a leitura e ouvir a professora Graça recitando o poema, faça uma reflexão sobre ele. O que você entendeu? Qual a mensagem que o autor quis passar para você?
Escreva um texto breve e encaminhe para o email da escola: romeumontorofundamental@gmail.com ou pelo whatsApp do seu professor tutor.
ARTES
2 – O que você achou de mais interessante?
3 – Em uma folha de sulfite ou no caderno de desenho, crie um mapa conceitual ou infográfico,
para representar os elementos de movimento corporal, estruturando suas ideias. Explique como os fatores
do movimento (espaço, tempo, peso e influência) se relacionam com sua ação corporal?
4 – O que podemos perceber sobre os fatores do movimento corporal na coreografia?
5 – Dentro da coreografia Espaço, quais são os elementos utilizados na movimentação?
Exemplifique quando isso ocorre na apresentação.
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS (LÍNGUA PORTUGUESA)
EXERCÍCIOS
- ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS (LÍNGUA PORTUGUESA) – 8º ANOS
Habilidade:
Identificar marcas asseverativas ou quase asseverativas relacionadas às ideias
de concordância ou discordância em um texto.
Marcas
asseverativas:
podem ser afirmativas (evidentemente, obviamente, claro etc.) ou negativas (de
forma alguma, de jeito nenhum etc.).
Marcas
quase asseverativas: indicam ideia de dúvida (provavelmente, possivelmente,
supostamente etc.)
EXERCÍCIOS
1.
Leia o texto a seguir:
Suicídio
digital
Marcos R.
Ferreira
Andar pelas ruas, pegar o ônibus, fazer
compras, ir ao cinema. Qualquer atividade cotidiana inclui o uso do celular, em
alguns casos quase como uma extensão do próprio corpo. Nenhuma dessas
atividades, aparentemente simples, está imune à existência dele. Imersas em um
mundo quase utópico, caminham as pessoas, comprometidas com uma realidade que
aparenta não dialogar de forma explícita com as relações de convívio humanas.
Mas
o que caracterizaria, então, as tais relações citadas? Muitas pessoas discorrem
sobre a solidão que sentem, mesmo estando cercadas de pessoas em suas redes,
compartilhando cada passo realizado durante o dia. Compartilhar virou sinônimo
de estar presente, de encarar um personagem virtual que deveria ser um
simulacro daquilo que se é na realidade.
Fotos
selecionadas no Instagram, feitas com o auxílio dos mais potentes filtros;
discursos de ódio, construídos a partir de uma ignorância meticulosamente
encorajada pelos donos do poder instituído, no Facebook; frases racistas e
homofóbicas destiladas no Twitter; fake news distribuídas como verdades
absolutas pelo WhatsApp... Perfis falsos criados especialmente para atrair
pretendentes no Tinder...
Tudo
isso, e a percepção sobre tais coisas, têm encorajado um número cada vez maior
de pessoas a cometerem o chamado suicídio digital, ou seja, um procedimento que
possibilita desaparecer do mundo virtual. É possível apagar as contas das redes
sociais e também solicitar aos mecanismos de busca e pesquisa, como o Google,
por exemplo, que os dados que possibilitam rastrear as trajetórias no universo
online do interessado sejam efetivamente deletados. Tentar retomar a realidade
e efetivamente viver, sem filtros. Decisão complicada quando nosso dia é tomado
pela participação efetiva em redes sociais, compartilhando sonhos, ideias e
perfis falsos, tentando acreditar que somos aquilo que gostamos de teclar.
Poucas
pessoas relacionam-se com as redes sociais sem serem tragadas para um universo
digital paralelo. O sociólogo e filósofo polonês Zygmunt Baumann, em seu livro
“A modernidade líquida”, trata da ideia do sujeito líquido, ou seja, aquele em
que inúmeras identidades se manifestam em momentos diferentes. Esse conceito se
aplica perfeitamente à construção de uma identidade fragmentada que podemos
observar nas pessoas que são usuárias de várias redes sociais. É relativamente
simples viver uma fantasia de poder e empoderamento através da navegação
online.
Decidir
então, por afastar-se desse universo torna-se muito difícil, principalmente
para a geração dos denominados nativos digitais, que possuem uma relação muito
mais imbricada ao uso das ferramentas tecnológicas. Libertar-se, portanto, de
uma vida regrada por uma dependência à participação em um mundo virtual
significa amadurecer a ideia de conviver de forma mais simples, mais humana.
Obviamente
não significa distanciar-se da tecnologia ou algo nesse sentido, mas deixar de
expor publicamente suas escolhas e sua vida como algo natural. Claro que se a
vida da pessoa se baseia 100% em articulações presentes no mundo digital, é
preciso verificar as consequências que um sumiço das redes pode proporcionar.
Ter
milhares de amigos nas redes sociais e ninguém para conversar pessoalmente, em
um barzinho, ou mesmo em casa. Coisa de gente velha? Coisa obsoleta já que é
possível trocar impressões via redes digitais? Pode ser... Ou não... Retomando
a ideia de identidade fragmentada, somos seres múltiplos, mas a identidade de
cada um é particular e única. Criar no meio digital uma ilusão a respeito do
que somos, em algum momento, nos colocará em situações difíceis de resolver.
Além disso, ao associar-se a uma rede qualquer, nossa privacidade deixa de
existir, e podemos ser expostos a qualquer momento a toda sorte de situações.
Nesse caso, cometer o chamado suicídio digital
pode ser uma boa saída para tentar ter uma vida real, mais saudável e
verdadeiramente próxima de nossa família e amigos.
2-
Após realizar a leitura do texto acima e verificar a breve explicação de marcas
asseverativas e quase asseverativas, responda:
a.)
No texto, há marcas asseverativas ao longo da sua construção? Em caso
afirmativo, ela ocorre por meio de quais expressões?
b.)
E marcas quase asseverativas? Em caso afirmativo, por meio de quais expressões?
3.
Qual é o sentido que essas expressões atribuem ao texto?
PROTAGONISMO JUVENIL 7º A
Habilidades: reconhecer possíveis potenciais,
organiza-los mentalmente e registra-los.
Recursos
necessários: caderno,
lápis / canetas e espaço tranquilo.
Para
reconhecer o potencial
É impressionante como nos focamos nas nossas
limitações, na lacuna entre o que conseguimos fazer e o que consideramos ideal.
Isso acontece com diversas pessoas, que acabam cultivando a crença de que não
são pessoas talentosas o bastante na vida”, e com você, não acontece o mesmo?
No fundo, é difícil reconhecer e apreciar outro ponto de vista além do seu? Vamos
realizar o seguinte exercício:
Exercício: Encontre um lugar confortável, sem distrações. Conforme ler cada
etapa do exercício, feche os olhos e respire tranquila e profundamente. Quando
estiver pronto(a), retorne mentalmente para estes três momentos da sua vida:
a) De
que jogos você mais gosta? Quando brinca, que personagens você escolhe e que
papéis você interpreta? Alguma semelhança com sua profissão hoje?
b) Que
passatempos e atividades te deixam tão feliz que você nem vê a hora passar? O
que isso diz sobre você?
c) Volte
para um ponto alto, um dos últimos dois anos na escola ou com amigos, em que
você viveu e se sentiu ótimo. Qual foi o impacto que te causou? E como isso
impactou sua vida?
Relembrando esses momentos, o que você mais
valoriza em você? O que te encheria de orgulho se ouvisse seus colegas contando
para outras pessoas?
Esses são seus pontos fortes – aos quais você
talvez não se atenta. Da mesma forma que você tem e havia se esquecido dos
seus, as outras pessoas também apresentam potenciais, que podem até estar
guardados, e podem surpreender você, dos quais você pode usar a seu favor, como
um líder. Um líder é aquele que anda junto com seus colegas e também os
orienta. Basta que elas tenham a chance de colocá-los em prática junto com
você!
Depois de toda essa experiencia, coloque seus
registros no caderno de protagonismo juvenil e envie uma imagem para o e-mail
da escola. Boa tarefa!
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