sexta-feira, 10 de julho de 2020

ATIVIDADES 3ª QUINZENA - 3ºC - SOCIOLOGIA,HISTORIA,PORTUGUÊS, INGLÊS

SOCIOLOGIA – PROFESSOR EDINALDO
A desumanização e a coisificação do outro.
A exploração do trabalho escravo não se limita aos meios rurais. Há diversas formas contemporâneas de exploração do trabalho que envolvem o cerceamento de liberdade e a degradação do ser humano. Esses dois fatores, além de caracterizarem a condição de escravidão, estão estreitamente ligados a um processo ainda mais perverso, em que a pessoa se transforma em mercadoria comercializável, interessante somente por causa do seu valor de troca. Nesse caso, as maiores vítimas são, sobretudo, crianças, adolescentes e mulheres, transformadas em objetos de consumo. Nesta etapa, analisaremos de forma breve como a exploração sexual de crianças, adolescentes e mulheres, comercializadas no interior dos esquemas de tráfico internacional de seres humanos, são desumanizadas e coisificadas, tornando-se objetos de transação no comércio global de armas e drogas.
Essas práticas estão relacionadas da seguinte maneira: há uma demanda em diversas regiões do mundo por mulheres, adolescentes e também crianças para serem usadas sexualmente, seja como prostitutas, seja como protagonistas de material pornográfico, alimentando, assim, a existência do tráfico de pessoas. Como definir cada uma dessas práticas?
A declaração aprovada durante o 1º Congresso Mundial contra a Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes, ocorrido em Estocolmo, em 1996, definiu a exploração sexual por adultos e a remuneração em espécie ao menino, à menina, a terceiros ou várias outras pessoas. Nessa situação, a criança é tratada como um objeto sexual para o prazer de um adulto e uma mercadoria, pois a relação é consumada mediante pagamento. É uma violação dos direitos fundamentais da criança e coerção e violência, geralmente acompanhada de trabalho forçado e formas contemporâneas de escravidão.
Já o tráfico de pessoas constitui o recrutamento, transporte, transferência, alojamento ou recolhimento de pessoas pela força, ameaça ou outras formas de coerção, como fraude, engano ou abuso de autoridade. É importante observar que o tráfico de pessoas envolve as mesmas condições observadas no aliciamento para exploração de trabalho escravo. Nelas, o trabalhador também é submetido a condições materiais objetivas que abrangem estratégias de recrutamento, promessas de transporte e alojamento e condições subjetivas de realização, que envolvem promessas de ganhos, ocupação, condições de trabalho melhores.
Uma pesquisa coordenada nacionalmente pelo centro de Referência. Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria), em 2002, revelou que o perfil das pessoas aliciadas pelo tráfico de seres humanos é geralmente do sexo feminino, com idades entre 15 e 25 anos, pardas ou negras. A maioria é oriunda de classes sociais mais baixas, com pouca escolaridade, mora em bairros periféricos com carência de saneamento, transporte e outros serviços públicos, tem filhos e exerce atividades pouco qualificadas, como serviços domésticos (arrumadeira, empregada doméstica, cozinheira) ou no ramo de serviços (auxiliar de serviços gerais, garçonete, balconista). Mal remuneradas, sem registo, muitas estabelecem uma rotina desmotivadora e desprovida de possibilidades de ascensão social, o que as torna presa fácil para os aliciadores, que prometem ganhos vultuosos e rápidos no exterior.

Perguntas.
1.       Explique o processo de coisificação, segundo o texto.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.       Qual o principal público utilizado no trafico de pessoas e quais as práticas para quais são direcionadas?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.       Como ficou definida a exploração sexual de crianças e adolescentes aprovada em Estocolmo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.       Explique, como se constitui o tráfico de pessoas?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.       Qual o perfil das pessoas aliciadas pelo o tráfico de seres humanos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



HISTÓRIA – PROFESSORA VERA LÚCIA
Atividade
1 – Ler o texto e responder as duas questões.





PORTUGUÊS- PROFESSOR MAURÍCIO E PROFESSORA ROSILENE

Leia o texto para responder as próximas 10 (dez) questões.
GERAÇÃO DO CELULAR
Inaê Soares da Silva
            O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da população e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro, seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender ter maiscontato com o mundo real.
            As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso preocupa.
            Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.
            Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o relacionamento e o amor.

Da Silva, Inaê Soares. Escola João Moreira Barroso.
Setembro de 2017 (Adaptado)

1ª) Qual o assunto do artigo de opinião?

2ª) A finalidade do texto é
a) informar sobre o avanço das tecnologias.
b) apresentar dados históricos sobre as redes sociais.
c) apresentar um ponto de vista para convencer o leitor.
 d) informar sobre a importância do celular na comunicação.

3ª) Segundo a autora, como os usuários do celular estão se comportando atualmente em relação aos aplicativos de relacionamento?

,a) Eles estão passando todo o seu tempo livre nas redes sociais.
b) Os usuários usam o celular excessivamente.
c) Os usuários usam todos os dias o celular, mas conseguem limitar o tempo  que passam nas redes sociais.
d) Usam as redes sociais apenas para se relacionar amorosamente.

4ª) Há uma opinião da autora em
a) “O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros...”
b) “... especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas.”
c) “Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos...”
d) “Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos  mais contato com as pessoas...”

5ª) No trecho: “...e sim, ficam vidrados o dia inteiro...”, a expressão grifada significa que os usuários
a) passam muito tempo no celular.
b) ficam bastante tempo na internet e isso causa problemas na visão.
c)podem prejudicar o vidro do celular durante o toque com os dedos.
d)são obrigados a usarem o celular.

6ª) A tese que a autora Inaê Soares defende está em
a) “Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro...”
b) “As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros...”
c) “As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real.”
d) “... seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho.”

7ª) No trecho: “Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações...” , a palavra em destaque revela circunstância de
a) modo.
b) tempo.
c) lugar.
d) intensidade.

8ª) O que a autora quis dizer ao escrever “A comunicação que prevalece é a virtual”?
a) Com a chegada da tecnologia, a comunicação virtual está diminuindo.
b) Que a comunicação real (olho-no-olho) está se tornando mais frequente.
c) Que todos os dias as pessoas estão comprando mais celular.
d) Que a comunicação por meio de aplicativos de celulares está se tornando mais frequente.

9º No trecho: “...e isso preocupa.”, o termo em destaque se refere
a) aos adultos que chegam do trabalho e já vão para o celular.
b) aos idosos que aderiram à nova tecnologia.
c) à mudança da cultura da população.
d) às últimas atualizações  dos aplicativos de relacionamento.

10ª) Qual a proposta de solução apresentada pela autora para minimizar os problemas causados pelo celular?
a) “Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real.”
b) “A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.”
c) “O que veio para aproximar, acabou afastando.”
d) “As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras.”

QUAISQUER DÚVIDAS ENTRAR EM CONTATO COM OS PROFESSORES POR E-MAIL OU POR WHATSAPP DA SALA.
Bons estudos!

INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE
Assista o vídeo clicando no link abaixo e, na sequencia elabore uma síntese em seu caderno sobre o tema abordado SIMPLE PRESENT.
Quaisquer dúvidas enviar para o e-mail da professora ou pelo whatsapp da sala deaula

Nenhum comentário:

Postar um comentário