EXERCÍCIOS
SEMANA SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Habilidades a serem trabalhadas:
EF69LP43A Identificar os modos de introdução de outras vozes no texto as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a textualização ocorrem nesses textos.
EF08AR11 – Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
1 - A expressão corporal é desenvolvida pelo
individuo por meio de suas relações interpessoais, sendo também uma forma de comunicação.
A respeito do tipo de comunicação exteriorizado durante a expressão corporal
considerando-a como linguagem do corpo, assinale a alternativa CORRETA que a
ilustra:
a) Comunicação
não verbal.
b) Comunicação
interfuncional.
c) Comunicação
verbal.
d) Comunicação
oral.
2
-
As práticas de lutas na escola afastam a criança e o
adolescente das drogas, aumenta a capacidade cognitiva do aluno, traz
benefícios consideráveis à saúde e gera cooperação e socialização entre os
estudantes, pois leva o aluno a melhorar
as questões de seus valores e atitudes. Elas evidenciam as disputas
corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias
especificas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um
determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do
adversário. Dessa forma, além das lutas presentes no contexto comunitário e
regional, podem ser contempladas as lutas brasileiras, bem como lutas de
diversos países do mundo (judô, aikido, jiu-jitsu, Muay thai, boxe, boxe
chinês, esgrima, kendo, kenjutsu etc.).
Fonte: BRASIL. Base Nacional Comum
Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de
Educação Básica, 2017.
Com suas palavras, de que maneira a luta envolve as pessoas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3
- A intertextualidade ocorre quando há
um “diálogo entre dois textos”. Quando alguém produz um texto, uma imagem ou
uma música que faz referência a alguma produção já existente, ocorre a
intertextualidade. Desta forma, identifique a qual obra artística, a imagem
abaixo faz referência:
(A)
À propaganda da BOM BRIL.
(B)
Aos amaciantes.
(C)
À obra de Leonardo da Vinci, Mona Lisa.
(D)
Ao próprio Leonardo da Vinci.
4-
Você
conhece outras formas de intertextualidade? Mencione e explique ao menos uma
forma de intertextualidade com obras literárias, músicas ou obras artísticas.
Leia a definição de intertextualidade no exercício 1 para saber o que significa
e ajudá-lo neste exercício.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 - Analise a tirinha
abaixo e responda:
O
que os personagens esperam para o futuro?
a)
Um
futuro ótimo e maravilhoso
b)
Um
futuro bom ou nem tanto
c)
Não
fazem previsão
d)
Eles
não sabem sobre o futuro
Nenhum comentário:
Postar um comentário