sexta-feira, 24 de julho de 2020

SEI 3º Ano CIÊNCIAS MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS

SEI - 3º Ano CIÊNCIAS MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS


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3º Ano Ensino Médio PEI- ATIVIDADE II-
2º BIMESTRE
Ciências suas Tecnologias e Matemática BLOG


1.#Coral contra superbactérias

Nossas terras são cheias de riquezas e foi descoberta nas águas brasileiras  uma substância do brasileiríssimo coral orelha-de-elefante (Phyllogorgia   dilatata) para  combater a temida superbactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase), resistente ao efeito de antibióticos e responsável por infecções hospitalares que atingem os pulmões.  Esse coral é endêmico dos recifes do Brasil Ele pertence ao grupo dos octocorais e é conhecido por seu esqueleto maleável e sua sensibilidade,  para garantir sua sobrevivência,  produz substâncias que impedem o crescimento de outras espécies em sua superfície. [...]  Ao descobrirem a atividade antibiótica neste coral, os pesquisadores apostaram que ela pudesse ser útil também contra infecções causadas por bactérias que afetam a nós, humanos. Os cientistas analisaram os efeitos dos extratos brutos de diferentes corais sobre uma série de bactérias responsáveis por infecções hospitalares. Mas foi a ação do orelha-de-elefante sobre a bactéria KPC a que mais se destacou já que a substância exterminou toda a colônia de Bactérias . “Como essa bactéria é muito resistente e responsável por várias mortes no Brasil, prin-
cipalmente na região Sudeste, ficamos muito contentes com o resultado”, 
Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/
notícias/2014/01/coral-contra-superbactérias. Acesso em 17 abr. 2014.
ATUALMENTE ESTAMOS VIVENDO UMA PANDEMIA, NÓS SERES HUMANOS INVADIMOS A TERRA TOMAMOS POSSE E NÃO CUIDAMOS DELA,  E HOJE ESTAMOS RECEBENDO O TROCO DE NOSSA INVASÃO. A PARTIR DESSA NOTÍCIA PODEMOS REFLETIR SOBRE VÁRIAS SITUAÇÕES, PRIMEIRAMENTE  ANALISE QUE TIPO DE SER VIVO É O CORAL E O QUE MAIS ESSA NOTÍCIA NOS MOSTRA:  

a) é um animal e necessidade de políticas de preservação/conservação do meio ambiente. 
 b)é um vegetal e  toda espécie de ser vivo tem uma utilidade prática para o ser humano.
c)é um animal e os corais também sofrem infecção pulmonar pela bactéria kpc.
d)é um vegetal e os corais foram selecionados pela natureza para ajudar os seres humanos.
e)é um mineral  e os corais devem ser aplicados diretamente contra a bactéria kpc.


2.DADO Z= 3 + 3i, podemos dizer que :

i

3- ESCREVA A EQUAÇÃO DO DE TERCEIRO GRAU QUE TEM POR RAÍZES  1, 2 E 0 









4.ENEM – Adaptado) Na figura a seguir está esquematizado um tipo de usina utilizada na geração de eletricidade. Analisando o esquema, é possível identificar que se trata de uma usina:



 a) hidrelétrica, porque a água desvia da turbina.
 b) hidrelétrica, porque a usina faz uso da energia cinética da água. 
 c) termoelétrica, porque no movimento das turbinas ocorre aquecimento. 
 d) eólica, porque a turbina é movida pelo movimento da água. 
 e) nuclear, porque a energia é obtida do núcleo das moléculas de água

5..(UFRS). Uma reação química atinge o equilíbrio químico quando:
a) ocorre simultaneamente nos sentidos direto e inverso.
b) as velocidades das reações direta e inversa são iguais.
c) os reagentes são totalmente consumidos.
d) a temperatura do sistema é igual à do ambiente.
e) a razão entre as concentrações de reagentes e produtos é unitária.




Participando dessa avaliação foi revisado várias situações que foram trabalhadas durante esse 2ºBimestre e ao terminar devemos ter trabalhado as seguintes habilidades :



H36 - Reconhecer e utilizar códigos e nomenclatura da química para caracterizar
materiais, substâncias e transformações químicas e para identificar suas propriedades.
H4-Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da
vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da
biodiversidade.
H17- Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e repre-
sentação usadas nas ciências físicas,químicas ou biológicas, como texto discur-
sivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
HEM13CNT106 Avaliar tecnologias e possíveis soluções para as demandas que envolvem a geração, o transporte, a distribuição e o consumo de energia elétrica, considerando a disponibilidade de recursos, a eficiência energética, a relação custo/ benefício, as características geográficas e ambientais, a produção de resíduos e os impactos socioambientais.

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