sexta-feira, 10 de julho de 2020

ATIVIDADES DE CÓDIGOS, LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 6º ANO (TAREFA 6)

Entrega para no máximo dia 24/07 no e-mail:  romeumontorofundamental@gmail.com
Obs. Não esqueça de colocar nome completo, número e série no corpo do e-mail. 
OS DIFERENTES ESTILOS DE DANÇAS

TEXTO: DANÇA COMO LINGUAGEM UNIVERSAL

A dança é uma manifestação artística que geralmente é acompanhada por música, podendo acontecer independente do som que se ouve ou sem ele. Na pré-história, a dança surgiu antes mesmo da fala, como uma das primeiras ferramentas de comunicação humana. As primeiras demonstrações expressivas do ser humano foram executar movimentos de bater os pés no chão. Aos poucos foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo posteriormente outros ritmos, como utilizar as mãos por meio das palmas. No antigo Egito, a dança era praticada em rituais religiosos, com o intuito de agradecer, pedir proteção e favores aos deuses. Já na Grécia, a dança favorecia as lutas e a conquista da perfeição do corpo. Com o passar do tempo, a dança ganhou espaço em diversos segmentos, inclusive no esporte, como nos primeiros Jogos Olímpicos da Grécia em 1896, onde foi celebrado com vários tipos de dança da época. Com a miscigenação dos povos, os conhecimentos culturais foram se difundindo e várias danças foram sendo criadas e divulgadas por todo mundo.
Fonte: Dança como linguagem universal. PAZIAN, Adriana; SANTOS, Tiago, 2019 – conteúdo do São Paulo faz escola.

Após a leitura do texto, analise a seguinte questão e responda no seu caderno:
• De que maneira a dança envolve as pessoas?

QUE ÉPOCA É ESSA?
NA TRILHA DO CONHECIMENTO…

É a hora da pesquisa! Chegou a hora de realizar uma reflexão sobre as principais Danças de cada época e suas principais características. A seguir, anote no quadro suas respostas (faça no caderno). Pergunte para seus pais, avós ou quem possa ter vivido essa época. Talvez em algum caso você tenha que buscar através da internet. Boa pesquisa!


A seguir vídeo sugerido no caderno do aluno São Paulo faz escola:
Hip Hop iniciante Cine2Dance – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X4ZOMLo61A0. Acesso em 06.07.2020.

TECNOLOGIA

Notícia falsa – Wikipédia, a enciclopédia livre



Responda as questões 

  1. Como você se mantém informado?
  2. Quais sites você confia para saber das noticias do Brasil e do Mundo?
  3. Quais fake news andam circulando no momento?
  4. Como checar se as informações são verdadeiras?
  5. Em sua opinião o que podemos fazer para não sermos propagadores de fake news?

LÍNGUA INGLESA





Os adjetivos possessivos em Inglês são: my, your, his, her, its, our, your, their. Eles se referem a alguém que tem algo, não o que é possuído. Geralmente precedem substantivos. Aqui estão alguns exemplos traduzidos ao Português.



my  - meu, minha, meus, minhas

your  - teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas

his  - dele, seu, sua, seus, suas

her  - dela, seu, sua, seus, suas

its - dele, dela, seu, sua, seus, suas (coisas ou animais)

our  - nosso, nossa, nossos, nossas

your  - vosso, vossa, seu, sua, de vocês

their  - deles, delas, seu, sua, seus, suas

1- Complete a frase usando os adjetivos possessivos corretamente.
a.
You are________ teacher. (meu)
b.
I'm _________student. (teu)
c.
It is___________ car. (dele)
d.
__________ hair is black. (dela)
e.
The dog is eating _________food. (dele neutro)
f.
_________ cat is on the table. (nosso)


2- Complete com o adjetivo possessivo adequado.
a.
That is _________ gift. (pertence a tu)
b.
This is __________ sister. (pertence a eu)
c.
___________ car is red. (pertence a ela)
d.
She lives with __________ boyfriend. (pertence a ela)
e.
I like ____________ job. (pertence a eu)
f.
________ names are Kevin and Susan. (pertencem a nós)


3- Ordena as palavras e forma as frases corretas.
a
sister / I / with / my / live
____________________________.
b
English / she / her / teacher / likes
_____________________________.
c
They / mother / live / their / with
_____________________________.
d
new / I / your / student / am
_____________________________.
e
coat / brown / His / is / one / the
____________________________.
f
cat / this / my / is
_____________________________.
g
grandparents / live / we / our / with
____________________________.
h
likes / with / Kevin / friends / his / dancing
____________________________.
i
my / is / daughter / Lucy
___________________________.
j
loves / her / Martha / home / new
____________________________.


Hora da Leitura

Profª Graça

 

Canção de vidro




E nada vibrou...
    Não se ouviu nada...
    Nada...

    Mas o cristal nunca mais deu o mesmo som.

    Cala, amigo...
    Cuidado, amiga...
    Uma palavra só
    Pode tudo perder para sempre...
    E é tão puro o silêncio agora!

    Mario Quintana (Canções, p 26)



Exercícios:
Após a leitura e ouvir a professora Graça recitando o poema, faça uma reflexão sobre ele. O que você entendeu? Qual a mensagem que o autor quis passar para você? 

Escreva um texto breve e encaminhe para o email da escola: romeumontorofundamental@gmail.com  ou  pelo whatsApp do seu professor tutor.




PROTAGONISTA JUVENIL – 6º B



1 – Pesquisar elementos que contém dados da história da escola e tabular dados.


2 – Qual é a sua visão da escola?
(  ) ótima   (  )boa   (   )ruim. Por quê?


3 – Você acha que a escola tem um bom relacionamento com as pessoas que frequentam?
(  )sim   (  )não. Por quê?


4 – Você sabe quais atividades/ações/projetos existem na escola?
(  )sim   (  )não. Se sim, quais seriam?


5 – De qual dessas atividades você gosta de participar? Por quê?

ARTES


Grande parte das danças folclóricas (Carnaval, Maracatu, Festa Junina etc.) são marcadas pelo colorido de suas roupas e seus movimentos coreográficos. Percebe que, em boa parte dessas danças, é o figurino que auxilia o movimento, coreografias (como são organizadas?) e trilhas sonoras (percebem que a música é o que completa o cenário – roupa, movimento, som?). Responder as questões indicadas a seguir: 1 – O que você entende por figurino na dança? 2 – O que você entende por trilha sonora? 3 – Existe um espaço específico para dançar? Por quê? 4 – Como você imagina a dança do frevo sem a famosa sombrinha colorida? Há algum outro objeto que poderia ser utilizado? 5 – E a dança do carimbó, será que teria o mesmo efeito se as saias das dançarinas não fossem rodadas?


LÍNGUA PORTUGUESA



OBS. Caso o vídeo passe rápido no momento da leitura, aconselho dar pausas na tela⯿.




PROTAGONISMO JUVENIL 6º A




Habilidades: reconhecer possíveis potenciais, organiza-los mentalmente e registra-los.
Recursos necessários: caderno, lápis / canetas e espaço tranquilo.

Para reconhecer o potencial
É impressionante como nos focamos nas nossas limitações, na lacuna entre o que conseguimos fazer e o que consideramos ideal. Isso acontece com diversas pessoas, que acabam cultivando a crença de que não são pessoas talentosas o bastante na vida”, e com você, não acontece o mesmo? No fundo, é difícil reconhecer e apreciar outro ponto de vista além do seu? Vamos realizar o seguinte exercício:
Exercício: Encontre um lugar confortável, sem distrações. Conforme ler cada etapa do exercício, feche os olhos e respire tranquila e profundamente. Quando estiver pronto(a), retorne mentalmente para estes três momentos da sua vida:

a) De que jogos você mais gosta? Quando brinca, que personagens você escolhe e que papéis você interpreta? Alguma semelhança com sua profissão hoje?
b) Que passatempos e atividades te deixam tão feliz que você nem vê a hora passar? O que isso diz sobre você?
c) Volte para um ponto alto, um dos últimos dois anos na escola ou com amigos, em que você viveu e se sentiu ótimo. Qual foi o impacto que te causou? E como isso impactou sua vida?
Relembrando esses momentos, o que você mais valoriza em você? O que te encheria de orgulho se ouvisse seus colegas contando para outras pessoas?
Esses são seus pontos fortes – aos quais você talvez não se atenta. Da mesma forma que você tem e havia se esquecido dos seus, as outras pessoas também apresentam potenciais, que podem até estar guardados, e podem surpreender você, dos quais você pode usar a seu favor, como um líder. Um líder é aquele que anda junto com seus colegas e também os orienta. Basta que elas tenham a chance de colocá-los em prática junto com você!
Depois de toda essa experiencia, coloque seus registros no caderno de protagonismo juvenil e envie uma imagem para o e-mail da escola. Boa tarefa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário