Entrega para no máximo dia 24/07 no e-mail: romeumontorofundamental@gmail.com
Obs. Não esqueça de colocar nome completo, número e série no corpo do e-mail.
Obs. Não esqueça de colocar nome completo, número e série no corpo do e-mail.
OS DIFERENTES ESTILOS DE DANÇAS
TEXTO: DANÇA COMO LINGUAGEM UNIVERSAL
A dança é uma manifestação artística que geralmente é
acompanhada por música, podendo acontecer independente do som que se ouve ou
sem ele. Na pré-história, a dança surgiu antes mesmo da fala, como uma das
primeiras ferramentas de comunicação humana. As primeiras demonstrações
expressivas do ser humano foram executar movimentos de bater os pés no chão.
Aos poucos foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo posteriormente
outros ritmos, como utilizar as mãos por meio das palmas. No antigo Egito, a
dança era praticada em rituais religiosos, com o intuito de agradecer, pedir proteção
e favores aos deuses. Já na Grécia, a dança favorecia as lutas e a conquista da
perfeição do corpo. Com o passar do tempo, a dança ganhou espaço em diversos
segmentos, inclusive no esporte, como nos primeiros Jogos Olímpicos da Grécia
em 1896, onde foi celebrado com vários tipos de dança da época. Com a
miscigenação dos povos, os conhecimentos culturais foram se difundindo e várias
danças foram sendo criadas e divulgadas por todo mundo.
Fonte: Dança
como linguagem universal. PAZIAN, Adriana; SANTOS, Tiago, 2019 – conteúdo do
São Paulo faz escola.
Após a leitura do texto, analise a seguinte questão e
responda no seu caderno:
• De que maneira a dança envolve as pessoas?
QUE ÉPOCA É ESSA?
NA TRILHA DO CONHECIMENTO…
É a hora da pesquisa! Chegou a hora de realizar uma
reflexão sobre as principais Danças de cada época e suas principais
características. A seguir, anote no quadro suas respostas (faça no caderno). Pergunte para seus
pais, avós ou quem possa ter vivido essa época. Talvez em algum caso você tenha
que buscar através da internet. Boa pesquisa!
A seguir vídeo sugerido no caderno do aluno São Paulo faz
escola:
Hip Hop iniciante Cine2Dance – Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=X4ZOMLo61A0. Acesso em 06.07.2020.
TECNOLOGIA
Responda as questões
- Como você se mantém informado?
- Quais sites você confia para saber das noticias do Brasil e do Mundo?
- Quais fake news andam circulando no momento?
- Como checar se as informações são verdadeiras?
- Em sua opinião o que podemos fazer para não sermos propagadores de fake news?
LÍNGUA INGLESA
Os adjetivos possessivos em Inglês são: my, your, his, her, its, our, your, their. Eles se referem a alguém que tem algo, não o que é possuído. Geralmente precedem substantivos. Aqui estão alguns exemplos traduzidos ao Português.
your - teu, tua, teus, tuas, seu, sua, seus, suas
his - dele, seu, sua, seus, suas
her - dela, seu, sua, seus, suas
its - dele, dela, seu, sua, seus, suas (coisas ou animais)
our - nosso, nossa, nossos, nossas
your - vosso, vossa, seu, sua, de vocês
their - deles, delas, seu, sua, seus, suas
Hora da Leitura
Profª Graça
Canção de vidro
E nada vibrou...
Não se ouviu nada...
Nada...
Mas o cristal nunca mais deu o mesmo som.
Cala, amigo...
Cuidado, amiga...
Uma palavra só
Pode tudo perder para sempre...
E é tão puro o silêncio agora!
Mario Quintana (Canções, p 26)
Não se ouviu nada...
Nada...
Mas o cristal nunca mais deu o mesmo som.
Cala, amigo...
Cuidado, amiga...
Uma palavra só
Pode tudo perder para sempre...
E é tão puro o silêncio agora!
Mario Quintana (Canções, p 26)
Exercícios:
Após a leitura e ouvir a professora Graça recitando o poema, faça uma reflexão sobre ele. O que você entendeu? Qual a mensagem que o autor quis passar para você?
Escreva um texto breve e encaminhe para o email da escola: romeumontorofundamental@gmail.com ou pelo whatsApp do seu professor tutor.
PROTAGONISTA JUVENIL – 6º B
1 – Pesquisar elementos que contém dados da história da escola e tabular dados.
2 – Qual é a sua visão da escola?
( ) ótima ( )boa ( )ruim. Por quê?
3 – Você acha que a escola tem um bom relacionamento com as pessoas que frequentam?
( )sim ( )não. Por quê?
4 – Você sabe quais atividades/ações/projetos existem na escola?
( )sim ( )não. Se sim, quais seriam?
5 – De qual dessas atividades você gosta de participar? Por quê?
ARTES
Grande parte das danças folclóricas (Carnaval, Maracatu, Festa Junina etc.) são marcadas pelo colorido de suas roupas e seus movimentos coreográficos. Percebe que, em boa parte dessas danças, é o figurino que auxilia o movimento, coreografias (como são organizadas?) e trilhas sonoras (percebem que a música é o que completa o cenário – roupa, movimento, som?). Responder as questões indicadas a seguir: 1 – O que você entende por figurino na dança? 2 – O que você entende por trilha sonora? 3 – Existe um espaço específico para dançar? Por quê? 4 – Como você imagina a dança do frevo sem a famosa sombrinha colorida? Há algum outro objeto que poderia ser utilizado? 5 – E a dança do carimbó, será que teria o mesmo efeito se as saias das dançarinas não fossem rodadas?
LÍNGUA PORTUGUESA
OBS. Caso o vídeo passe rápido no momento da leitura, aconselho dar pausas na tela⯿.
PROTAGONISMO JUVENIL 6º A
Habilidades: reconhecer possíveis potenciais,
organiza-los mentalmente e registra-los.
Recursos
necessários: caderno,
lápis / canetas e espaço tranquilo.
Para
reconhecer o potencial
É impressionante como nos focamos nas nossas
limitações, na lacuna entre o que conseguimos fazer e o que consideramos ideal.
Isso acontece com diversas pessoas, que acabam cultivando a crença de que não
são pessoas talentosas o bastante na vida”, e com você, não acontece o mesmo?
No fundo, é difícil reconhecer e apreciar outro ponto de vista além do seu? Vamos
realizar o seguinte exercício:
Exercício: Encontre um lugar confortável, sem distrações. Conforme ler cada
etapa do exercício, feche os olhos e respire tranquila e profundamente. Quando
estiver pronto(a), retorne mentalmente para estes três momentos da sua vida:
a) De
que jogos você mais gosta? Quando brinca, que personagens você escolhe e que
papéis você interpreta? Alguma semelhança com sua profissão hoje?
b) Que
passatempos e atividades te deixam tão feliz que você nem vê a hora passar? O
que isso diz sobre você?
c) Volte
para um ponto alto, um dos últimos dois anos na escola ou com amigos, em que
você viveu e se sentiu ótimo. Qual foi o impacto que te causou? E como isso
impactou sua vida?
Relembrando esses momentos, o que você mais
valoriza em você? O que te encheria de orgulho se ouvisse seus colegas contando
para outras pessoas?
Esses são seus pontos fortes – aos quais você
talvez não se atenta. Da mesma forma que você tem e havia se esquecido dos
seus, as outras pessoas também apresentam potenciais, que podem até estar
guardados, e podem surpreender você, dos quais você pode usar a seu favor, como
um líder. Um líder é aquele que anda junto com seus colegas e também os
orienta. Basta que elas tenham a chance de colocá-los em prática junto com
você!
Depois de toda essa experiencia, coloque seus
registros no caderno de protagonismo juvenil e envie uma imagem para o e-mail
da escola. Boa tarefa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário