sexta-feira, 15 de maio de 2020

CIÊNCIAS HUMANAS 1º ENSINO MÉDIO PEI - Geografia - História - Filosofia e Sociologia



PROFº CASSIO -  PRIMEIRO A, B, C, D

Conteúdos: Geografia no Mundo Contemporâneo

• Reconhecer, na linguagem cartográfica e nos produtos do sensoriamento remoto, formas    indispensáveis para visualizar fenômenos naturais e humanos segundo localizações geográficas
• Aplicar o conceito de ordem mundial considerando as diferentes formas de poder entre as nações

Competências
                        • Relacionar conceitos.
• Expressar o pensamento pela redação de textos.
• Estabelecer relações a partir de diferentes escalas geográficas.
• Compreender a multiplicação dos meios de sensoriamento remoto.
• Entender o funcionamento e a lógica de criação humana do sensoriamento remoto, em    especial a imagem de satélite..

Habilidades
• Identificar as funções dos produtos do sensoriamento remoto para a realização do geoprocessamento e da produção cartográfica.
• Reconhecer o conceito de ordem mundial com base com as diferentes formas de poder
entre as naç.es descritas em textos de diferentes naturezas.
• Identificar o papel geopolítico desempenhado pelas potências e superpotências na atual ordem mundial, a partir de textos, mapas e / ou dados expressos em tabelas e/ou gráficos.
• Identificar, com base em textos diversos, as raízes histórico-geográficas do conceito de
geopolítica.

 

Perdas florestais diminuem com aumento de gerenciamento sustentável

Unsplash/Roya Ann Miller
Deflorestação obriga muitos animais a abandonar seu habitat
    
11 maio 2020
Desde 2015, 10 milhões de hectares foram desmatados no mundo; 2 milhões a menos que em anos anteriores, segundo relatório da FAO.
A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, revela num relatório que houve uma pequena redução nos níveis de desflorestamento no mundo.
Segundo a agência, o resultado se deve ao aumento do gerenciamento sustentável. 
Crianças brincam na Floresta Nacional de Tapajós, no Brasil, Foto ONU/Eskinder Debebe

Superfície 

Quase um terço da superfície terrestre é coberto por florestas. O relatório “Avaliação dos Recursos Florestais Globais 2020” sugere que nos últimos 10 anos, a área florestal do globo sofreu uma redução de 4,7 milhões de hectares. 
A agência da ONU lembra que o desmatamento continua ocorrendo. Desde 2015, uma área de 10 milhões de hectares foi desflorestada. Uma média de 2 milhões a menos, se comparado aos anos anteriores.
A vice-diretora da FAO, Maria Helena Semedo, disse que as florestas são uma parte importante da vida dando acesso a alimentos, à mobília, ao ar limpo e outros benefícios. Ela lembrou que cada vez mais florestas estão sendo alvos de planos de gerenciamento sustentável.

Agenda 2030

Esta é uma das prioridades da Agenda 2030 com o Objetivo 15 de Desenvolvimento Sustentável, ODS.
O Objetivo pede proteção, promoção e uso sustentável dos ecossistemas terrestres que nutrem a vida na terra. 
Atualmente, existem mais de 2 bilhões de hectares de floresta, ou quase metade da quantidade global de matas, sob planos de gerenciamento. 
América Latina
A América Latina abriga a maioria das áreas protegidas para florestas.
E cerca de 18% das florestas do mundo estão plantadas nessas áreas. 
A FAO afirma que o mundo alcançou a Meta Aichi de Biodiversidade para proteger pelo menos 17%  da área terrestre até 2020. 
O relatório ressalta vários pontos: 
·         A área de florestas do mundo têm diminuído desde 1990 em 178 milhões de hectares. Isso equivale ao tamanho da Líbia.
·         Durante a última década as áreas florestais têm aumentado na Ásia, na Oceania e na Europa. O nível mais alto de perda de florestas foi registrado na África, seguida por América Latina.
·         Cerca de 30% de todas as florestas são usados para produção de madeira e produtos que não são feitos de madeira florestal.
·         A quantidade de florestas designadas principalmente para solo e água tem aumentado. 
·         A maioria das áreas florestais ou 93% do total consiste de florestas naturalmente regeneradas, o resto é plantado. 
·         O estoque de carbono total tem diminuído com o declínio das áreas florestais ainda que a densidade do estoque de carbono tenha aumentado levemente nas três últimas décadas.

Responda:


1-    Quais são as informações do texto acima?
2-    Segundo o texto, qual a influencia da ONU na questão?
3-    Como você, caracteriza a destruição do meio ambiente? Você teria alguma ideia para combater essas questões?
4-    Com tantos controles sobre a superfície do planeta, como satélites, sensoriamento remoto, GPS, e diversas outras, podemos dizer que a degradação ambiental e um crime a sociedade humana? Por quê?
5-    Qual o papel da ONU no combate as degradações humanas?



FILOSOFIA – PROFª MARIA JOSÉ

1º ANO A
PROJETO DE VIDA


COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA: Autoconfiança, iniciativa social, organização, responsabilidade, curiosidade para aprender e empatia.

OBS: Você pode responder no caderno e não precisa fazer a cópia das questões.
Quando enviar para o e-mail romeumontoromedio@gmail.com, identificar com o seu nome completo e qual a série e se souber pode colocar seu número da chamada.

Alunos: Neste momento singular na vida de cada um de nós se faz extremamente necessário nos reinventarmos e nos aprimorarmos a cada dia. Espero sinceramente que todos estejam bem.

Portanto:
O percurso para o nosso trabalho no PROJETO DE VIDA, que desenvolvo como professora juntamente com vocês solicito e oriento:

Faça de acordo com o modelo abaixo “uma árvore” e descreva palavras que para você são inspiradoras para a construção do seu projeto de vida.
O modelo abaixo serve de  inspiração. Confeccione o seu. Pense que cores você vai utilizar. Você pode fazer pelo computador ou manuscrito. Escreva palavras que te representam para destacar seu desenho. Tire uma foto com esta atividade e me envie pelo whatsapp. Depois montaremos um vídeo simples.





 SOCIOLOGIA

PROFESSOR EDUARDO DE OLIVERIA SANTOS

    
PRIMEIRO A, B, C, D



O PROCESSO DE DESNATURALIZAÇÃO OU ESTRANHAMENTO DA REALIDADE 
OBJETIVO: DESENVOLVER PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA
  
     HABILIDADE: DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA DE QUE NÃO HÁ UM
           OLHAR NATURAL; TODOS OS OLHARES SÃO SEMPRE CONSTRUÇÕES



            Para a construção do olhar sociológico, é preciso lançar um olhar de estranhamento sobre a realidade, é preciso “desnaturalizar” o olhar. A Sociologia, enquanto ciência, possui preocupações próprias e, consequentemente, uma forma específica de voltar seu olhar para a realidade.
            O treino do olhar é o primeiro passo para a construção de um olhar sociológico para a realidade, e este se faz com base no estranhamento do cotidiano.
Estamos acostumados a encarar tudo como natural, como se o mundo e as coisas que nos cercam fossem “naturais” e sempre tivessem sido assim.
            Para desenvolver um olhar sociológico é preciso quebrar tal forma de encarar a realidade. O olhar de estranhamento tem a ver com observar a realidade e compreender que o nosso olhar nunca é neutro. O ser humano não olha simplesmente. Toda vez que observa algo, o faz a partir de uma perspectiva, de um ponto de vista.
            Esse olhar é repleto de prenoções que podem ser positivas ou negativas. E o estranhamento nos ajuda a ter consciência disso. Um dos objetivos da Sociologia, no Ensino Médio, é debruçar-se sobre tais preconceitos e prenoções, identificando e ressignificando-os.
O imediatismo do olhar
            Por que é preciso se distanciar do olhar do senso comum para desenvolver um olhar científico? É porque a Sociologia é uma ciência e o conhecimento científico não é construído com base no senso comum.
            Leiam os dois textos reproduzidos a seguir que podem ajudá-los na tarefa de mostrar a importância do estudo da Sociologia e a diferença entre o olhar da ciência e o olhar do senso comum.
Texto 1
            Olhamos o mundo e parece que simplesmente vemos as coisas tal como elas são. Entretanto, ao olhar alguma coisa e nomeá-la, é preciso ter antes uma ideia do que ela seja; as pessoas têm alguma ideia do que é um carro, e, por isso, quando veem diferentes carros, podem dizer que viram um. O olhar humano sempre está repleto de prenoções sobre a realidade que nos ajudam a compreendê-la. E elas estão repletas de conhecimento do senso comum.
            O conhecimento do senso comum é uma forma válida de pensamento, mas não é a única possível. Há, por exemplo, o conhecimento científico. O conhecimento científico parte do senso comum para olhar a realidade, mas ele sempre precisa ir além do senso comum.
            Nosso olhar nunca é um olhar neutro, ele está sempre repleto dessas prenoções que vêm do senso comum. Para lançar um olhar sociológico sobre a realidade é necessário afastar-se dessa forma de observá-la. E é necessário um método. Método é a forma pela qual um cientista observa e analisa seu objeto de estudo. Ou seja, é o modo como estuda a realidade. Os métodos variam de uma ciência para outra, dependendo do seu objeto de estudo, ou seja, daquilo que elas estudam.
            Toda construção científica é um lento processo de afastamento do senso comum. Não se pensa sociologicamente quando imerso no senso comum.
            O problema é que estamos imersos nele. Nossa maneira de pensar, de agir e de sentir está repleta desse tipo de conhecimento. Apesar de ser uma forma válida de conhecimento, não é ciência. A ciência se constrói a partir de um cuidado metodológico ao olhar a realidade que procura se afastar dos juízos de valor típicos do senso comum.
            E para construir um olhar sociológico sobre a realidade, o primeiro recurso metodológico é o olhar de estranhamento.
Texto 2: Sociologia e formação pessoal: A importância do estudo da Sociologia
            Em que medida a Sociologia pode contribuir para a sua formação pessoal? Muitos diriam que essa ciência social, num currículo de ensino médio, tem a função de formar o “cidadão crítico”. Mas essa justificativa – até porque a ideia de formar o cidadão crítico anda meio banalizada –, não é suficiente.
            Pensar sobre esse tema significa uma oportunidade ímpar para se aproximar da sociologia como campo de saber e compreender algo de suas preocupações. Vale a pena inserir nesse contexto o papel mais fundamental que o pensamento sociológico realiza na formação do jovem: a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais.
Razões objetivas e humanas
            Desnaturalizar os fenômenos sociais significa não perder de vista a sua historicidade. É considerar que eles nem sempre foram assim. É perceber que certas mudanças ou descontinuidades históricas são fruto de decisões. Estas revelam interesses e, portanto, são fruto de razões objetivas e humanas.
            A desnaturalização dos fenômenos sociais também depende de nos distanciamos daquilo que nos rodeia e de que participamos, para focalizar as relações sociais sem estarmos envolvidos. Significa considerar que os fenômenos sociais não são imediatamente conhecidos.
Reconhecendo as causas
            Para explicar um fenômeno social é preciso procurar as causas que estão além do sujeito, isto é, buscar as causas externas a ele, mas que têm implicações decisivas sobre ele. Essas causas devem apresentar certa regularidade, periodicidade e um papel específico em relação ao todo social.
  • Aprender a observar
Uma aproximação em relação à sociologia, mesmo no ensino médio, exige que o aluno aprenda procedimentos mais rigorosos de observação das relações sociais. E, ainda, que saiba, pelo menos em alguma medida, como o conhecimento é elaborado nas ciências sociais. Para compreender e formular explicações para os fenômenos sociais é preciso ter conhecimento da linguagem por meio da qual esse conhecimento é criado e comunicado.
Características do conhecimento do senso comum.
  • Imediatista: o senso comum caracteriza-se, muitas vezes, por ser extremamente simplista e despreocupado quanto ao emprego de definições e terminologias. Não é, portanto, fruto de uma reflexão cuidadosa;
  • Superficial: a superficialidade dessa forma de conhecimento está relacionada com o fato de que ele se conforma com a aparência, com o que lhe é familiar,
permanecendo na superfície das coisas; Acrítico: outra característica é o fato de ele ser, muitas vezes, uma forma de conhecimento acrítico, ou seja, não estabelece uma visão aprofundada do quevê, não questiona o que é dito;
  • Cheio de sentimentos: muitas vezes, nossa visão da realidade é excessivamente marcada pelas nossas emoções, e as emoções normalmente tiram a objetividade da pessoa, pois são pessoais e não estão baseadas na razão. Elas podem nos fazer agir de forma irracional;
  • Cheio de preconceitos: ele também é, muitas vezes, repleto de preconceitos. O preconceito é o conceituar antecipadamente, ou seja, é a atitude de achar que já se sabe algo, sem realmente conhecê-lo, valendo-se de explicações prontas repletas de juízos de valor. Portanto, a atitude preconceituosa em relação à realidade e a tudo o que a cerca é aquela da pessoa que julga sem conhecer, com base no que acredita que é ou no que deva ser.
    Tais características estão intimamente relacionadas, pois alimentam umas às outras. Desse modo, se quisermos construir um conhecimento coerente e consistente, precisamos afastar as prenoções e os julgamentos de valor que estão presentes no senso comum.

ATIVIDADES

1-Com base na charge, assinale a opção que caracteriza corretamente a relação entre conhecimento sociológico e senso comum.
A. A sociologia é uma ciência que desmistifica o mundo, provando a veracidade das leis que regem a vida social.
B. A sociologia combate o senso comum, medindo e comprovando os mecanismos de funcionamento das instituições sociais.
C. A sociologia elabora marcos teóricos e conceitos analíticos para esclarecer as pessoas, liberando-as de suas superstições.
D. A sociologia é um campo de conhecimento que modifica a percepção rotineira, alterando a visão sobre a vida e o mundo ao redor.
E. A sociologia é um saber que estuda hábitos, costumes e tradições sociais, derivando-as do senso comum.
2. Em que medida a sociologia pode contribuir para a formação crítica e reflexiva do homem perante os fatos sociais que permeiam a sua vida na sociedade.
3. Especifique as características do senso comum a partir de exemplos da sua vivência na sociedade.
4- Explique com suas palavras qual a diferença entre o conhecimento científico e o senso comum?
5.Analise a imagem e a tirinha abaixo:

http://www.imgrum.org/user/o_piadei
 


Podemos associar as imagens acima à manifestações de senso comum? Explique.


OBS: Você pode responder no caderno e não precisa fazer a cópia das questões.
Quando enviar para o e-mail romeumontoromedio@gmail.com, identificar com o seu nome completo e qual a série e se souber pode colocar seu número da chamada.



 FILOSOFIA

PRIMEIROS A, B, C, D

     

COMO FUNCIONA O INTELECTO? INTRODUÇÃO AO EMPIRISMO E AO CRITICISMO

 OBJETIVO: DESENVOLVER PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA



              HABILIDADE: RECONHECER A IMPORTÂNCIA DO USO DE DIFERENTES LINGUAGENS PARA ELABORAR O PENSAMENTO E A EXPRESSÃO EM PROCESSOS REFLEXIVOS
  
Situação de aprendizagem - Como funciona o intelecto? Introdução ao empirismo e ao criticismo.
            Leia com atenção o texto a seguir:
        


         1. Escolha no texto as palavras que você desconhece e busque os seus significados por meio de livros didáticos, dicionários ou através da internet.
         OBS: Mínimo de três palavras. Somente a resposta no caderno.
         2. Quais as fontes do conhecimento de onde jorram todas as nossas ideias? Cite três exemplos.
        3. Pesquise na internet, em dicionários de Filosofia, o significado das
      palavras relacionadas a seguir. Quanto mais aprofundada sua pesquisa, melhor.
·          Experiência;
·         Conhecimento a priori;
·         Conhecimento a posteriori;
·         Sensação;
·         Reflexão;
      


      
       4. Para Kant, o que é conhecimento a priori e conhecimento a posteriori?
     5. Destaque a diferença central entre as ideias apresentadas no texto de Locke e de Kant.


OBS: Você pode responder no caderno e não precisa fazer a cópia das questões.
Quando enviar para o e-mail romeumontoromedio@gmail.com, identificar com o seu nome completo e qual a série e se souber pode colocar seu número da chamada.



Prof. Francisco Andrade - HISTÓRIA

PRIMEIROS A, B, C, D






Habilidades: Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber.




O berço das primeiras civilizações (Mesopotâmia).

Mesopotâmia (do grego, entre os rios) ficava entre os rios Tigre e Eufrates, no território do atual Iraque. Apesar de atualmente não ser uma região muito especial, exceto pelo petróleo e os conflitos constantes, na época era um lugar muito privilegiado. Com cheias dos rios as terras eram fertilizadas pelo limo e húmus (material orgânico em decomposição). Os rios favoreciam a pesca e havia caça abundante e condições para criar animais nas margens dos rios.



O Estado e as desigualdades sociais

Havia a necessidade da construção de diques para conter violentas enchentes, devido a isso precisava-se de planejamento e estocagem da produção, por isso organizou-se o Estado, como um meio de administrar essas necessidades. Os governantes aproveitaram-se da situação para enriquecerem.
Assim, as terras, que antes eram comunais, passaram a ser do Estado e, com o tempo, as elites guerreiras tomaram as melhores terras que o governo controlava. Essa elite associou-se a sacerdotes e grandes comerciantes, formando a classe exploradora.

Povos Mesopotâmicos
Uma história de sucessivas conquistas

Historia da Mesopotâmia é marcada pela sucessão de guerras entre povos que disputavam as melhores terras para cultivo. Além disso, os exércitos usavam táticas de pilhagem e escravizavam outros povos. Entre esses povos destacam-se sumérios, acádios, amorritas (antigos babilônios), assírios e caldeus (novos babilônios).
Dessa forma, vemos que a Mesopotâmia não era um só povo, mas sim um conjunto de povos que lutavam entre si pelo domínio das melhores terras.

Sumérios: a mais antiga civilização.
Fundaram Ur, Uruk, Nippur, Lagash e Eridu. Todas essas cidades eram cidades-Estados e muito guerrearam por disputas comerciais e políticas.
O centro político, religioso e econômico das cidades sumerianas eram os templos e o chefe absoluto desses templos chamava-se patesi (vigário de Deus). O patesi era ajudado pela elite aristocrática (funcionários públicos que ocupavam altos cargos) e os sacerdotes.
Aos sumérios atribuem-se inovações como a roda e a escrita.
O aparecimento da escrita, inicialmente, destinava-se a contabilidade dos templos, que acumulavam através das oferendas de escravos, rebanhos e terras. Os sacerdotes tinham que registrar operações como empréstimos, pagamentos e mercadorias acumuladas. A partir de aproximadamente 3000 a.C, passou a utilizar a escrita também no registro literário, religioso e jurídico. Originalmente, essa escrita era feita em argila mole com estiletes em forma de cunha, por isso ela é chamada de cuneiforme.


   Árvore da vida segundo os sumérios.

Acádios: os guerreiros de arco e flecha.

Cidades sumerianas ocupavam melhores terras, por isso chamava a atenção dos acádios, povo da cidade de Acad. Em aproximadamente 2500aC, acádios dominaram cidades da Suméria. Os Acádios utilizavam arco e flechas, mostrando-se mais rápidos que a infantaria (tropas a pé) sumeriana, com seus escudos e lanças pesadas. Comandados por Sargão I, acádios fundaram o primeiro Império Mesopotâmico, que se expandiu do golfo Pérsico até as regiões de Amorru e Assíria. Com a morte de Sargão I, crescia luta de sumérios por sua liberdade.

Amorritas: a primeira idade da glória da Babilônia.

Originários do deserto arábico, amorritas chegam a Mesopotâmia por volta 2000 a.C, estabelecendo-se na Babilônia, por isso eram conhecidos como babilônicos. Seu mais importante rei foi Hamurábi (1728-1686 aC), que ampliou poderes econômicos e políticos na região, derrotando os vizinhos e dominando toda a Mesopotâmia, desde o golfo Pérsico até o norte da Assíria.
Para regulamentar a vida econômica e a propriedade da terra, Hamurábi criou um código de leis, o Código de Hamurábi, primeiro código escrito que se tem noticias. Para a punição havia a Lei de Talião, determinando que a pena fosse a mesma que o crime cometido, olho por olho, dente por dente. Alguns exemplos de punições desse código eram: se um filho batesse com as mãos no pai, teria suas mãos cortadas; se um médico tratasse feridas graves com faca de bronze e o paciente morresse, o médico teria suas mãos cortadas; se um homem furasse o olho de um homem livre, teria seus olhos furados; se fosse de um escravo, teria que pagar metade do valor desse...
Após a morte de Hamurábi, Império Babilônico entrou em decadência e foi invadido por vários povos, como hititas e cassitas. Durante mais ou menos quatro séculos, os Cassitas dominaram a região, sendo por fim submetidos pelos assírios.

Porta de Ishtar ( foi a oitava porta da cidade mesopotâmica da Babilônia. Foi construída por volta de 575 a.C. por ordem do rei Nabucodonosor II no lado norte da cidade).

Assírios: os terríveis guerreiros.

Derivado de Assur, que significa lugar de passagem, era uma região do norte da Mesopotâmia, utilizada como passagem natural entre a Ásia e o Mediterrâneo. Por ser de fácil acesso e ter muitos atrativos sofreu muitos ataques. Esse perigo constante provavelmente desenvolveu espírito guerreiro nos assírios. Eles organizaram um dos primeiros exércitos permanentes do mundo. Comandos por reis como Sargão II, Senequerib e Assurnipal, os assírios fizeram grandes conquistas e construíram um dos maiores Impérios da antiguidade. Do século VIII ao VI aC dominaram região que incluía Mesopotâmia, Egito e Síria. Exercito assírio foi dos mais poderosos de seu tempo: infantaria era equipada de lanças, espadas e escudos de ferro; cavalaria de carroças de combate com rodas reforçadas.
Os Assírios eram um dos povos mais cruéis, não se contentavam com a simples vitória, mas massacravam os vencidos, torturando-os, queimando e destruindo as cidades conquistadas. Os povos submetidos procuravam libertar-se desse terror, promovendo várias revoltas e enfraquecendo paulatinamente os assírios. Em aproximadamente 612aC, os caldeus e os medos aliaram-se e destruindo o Império Assírio até seu fim.

 Touro alado decorava o palácio do rei Sargão.    

Caldeus: a segunda idade de glória da Babilônia.

Com o fim do Império Assírio a Babilônia ficou independente, mas logo após foi dominada pelos caldeus. Esses neobabilônicos reconstruíram-na, tornando-a uma das cidades mais opulentas da Antiguidade. Seu principal rei foi Nabucodonosor, responsável pela construção dos Jardins Suspensos da Babilônia e da Torre de Babel. Realizou diversas conquistas militares como a tomada de Jerusalém (586aC), submetendo os judeus como escravos. Apesar disso não durou muito o domínio caldeu. Em 539aC, os persas, liderados por Ciro, conquistaram e anexaram a Babilônia.

Sociedade
A divisão entre ricos e pobres

Organização social variou muito pelos séculos, mas de modo geral podemos falar:
· Dominantes: governantes, sacerdotes, militares e comerciantes.
· Dominados: camponeses, pequenos artesãos e escravos (normalmente presos de guerra).
Dominantes detinham o poder de quatro formas básicas de manifestação desse poder: riqueza, política, militar e saber. Posição mais elevada era do rei que detinha poderes políticos, religiosos e militares. Ele não era considerado um deus, mas sim representante dos deuses.
Os dominados consumiam diretamente o que produziam e eram obrigados a entregar excedentes para os dominantes.
Economia
O modo de produzir e as atividades econômicas

Organizava-se pelo modo de produção asiático:
· Terras pertenciam ao Estado e eram utilizadas pela comunidade;
· Classes dirigentes administravam o Estado;
· Estado dirigia o trabalho da sociedade;
· Maior parte da sociedade servia aos governantes, devendo-lhe obediência e tributos.

Atividade agropastoril

Agricultura era principal atividade mesopotâmica, destacando-se o cultivo de: cevada, trigo e tâmara. A agricultura estava ligada a pecuária, cuja criação mais importante era a bovina que fornecia carne (artigo de luxo), leite e couro, alem de ser usado para puxar carroças e para o arado. Também se destacava criação de asno, muito usado para transporte terrestre.

Atividades urbanas

Citamos as oficinas de artesãos onde se incluía os alfaiates, carpinteiros, metalúrgicos, ourives, cortadores de pedras, ceramistas, tecelões etc. O comércio a longa distancia também teve grande importância, caravanas terrestres levavam produtos agrícolas e artesanais, principalmente lã, em troca de matérias-primas da vizinhança, madeira, pedras duras, cobre, estanho, ouro e prata. Até o século VI não havia moeda cunhada na Mesopotâmia, a cevada e metais como ouro e prata eram usados como valor padrão, já o pagamento de mercadorias importadas era feita em lingotes de metal.

Cultura e Mentalidade
A importância dos deuses 

A Mesopotâmia foi marcada pela importância de deuses, ritos, da astrologia e por uma produção artística onde se destacava a arquitetura.
Deuses e astrologia

Eles eram politeístas (vários deuses), entre principais deuses estavam: Anu, deus do céu; Ishtar, deusa do amor; Shamash, deus do sol e justiça. Cada cidade-Estado tinha seu deus protetor e quando uma dominava outra, impunha seu deus.
Os mesopotâmicos também acreditavam em muitos demônios e, para evitá-los, praticavam vários rituais mágicos, onde animais eram sacrificados.
A astrologia também tinha muitos seguidores, os 12 signos já eram conhecidos e os astrólogos faziam os horóscopos.
Produção artística

A arquitetura mesopotâmica construía belos templos e palácios, destacando-se zigurates (construções de vários andares, cada um menor que o outro). Como a Mesopotâmia não tinha pedras duras as edificações eram feitas de tijolos e grande parte não resistiu à erosão.
Na literatura destaca-se a Epopéia de Gilgamesh, sobre as aventuras de amor e bravura de um herói que desejava o segredo da imortalidade.

Autor: Francisco Furtado Gomes Riet Vargas

Atividade de Fixação (História)

1)- Qual o significado da palavra Mesopotâmia?

2)- O que foi o código de Hamurabi?

3)- Quais os dois rios mais importantes que formam os limites da Mesopotâmia?

4)- Quais os povos que habitavam a Mesopotâmia ?

5)- Dê exemplos das leis do Código de Hamurabi.

  


                                                 



Um comentário:

  1. Adrielly Gonçalves Lourenço 1ºA
    Geografia, Projeto de Vida, Sociologia, Filosofia e História
    Atividades enviadas por e-mail em 26/05/2020.

    Por favor, mandem o OK dessas atividades. Obrigada!

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