ATIVIDADE DE MATEMATICA -PROFº LORIVAL
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ATIVIDADE DE FÍSICA- PROFº RONALDO
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ROMEU MONTORO
Nome:
Série
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
01-
Uma alavanca de 02 metros de comprimento recebe
uma força em sua extremidade de 40 N. Calcular o momento desta força.
02-
Um a gangorra de 3 metros de comprimento, em uma
de suas pontas está uma pessoa sentada exercendo uma força de 400 N,calcular o
momento exercido na outra ponta.
03-
Uma chave de 1 metro sofre um momento de 100
N.m. Calcular a força exercida.
04-
Uma alavanca recebe uma força em sua extremidade
de 100 N proporcionando um Momento de 1000 N.m. Calcular o comprimento desta
alavanca.
ATIVIDADE DE QUÍMICA- PROFª MARIA DO CARMO
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E.E.
ROMEU MONTORO – ENSINO MÉDIO | 2ºD
Professora
Maria do Carmo - Química
Aluno:______________________________________________ _____
nº_____ Série_____
Concentração Comum
c = m
v
C
= gramas por litro
m
= gramas
V
= litro
1) Uma solução aquosa de Cloreto de Sódio tem concentração igual a
42,5g/L. Determine a massa do sal em 0,5 litro de solução:
2) Sabendo que uma solução de ácido sulfúrico tem concentração de
50g/L, determine o volume dessa solução que contém 2,5g do ácido:
3) Qual a concentração em g/L de uma solução que apresenta o
volume de 800cm3 e contém 20g de soluto:
4) São dissolvidos 400g de Cloreto de Sódio em água suficiente
para 2L de solução. Qual a concentração dessa solução?
5) Determine a massa de NaOH dissolvido em água suficiente para
600cm3 de
solução, cuja concentração é 700g/L:
Concentração Molar
M= m
mol . V
M
= molaridade
m
= gramas
V
= litro
mol = massa atômica
6) Qual a molaridade de uma solução de iodeto de sódio que encerra
45g do sal em 400ml de solução? (massa atômica = 150)
7) Calcule a massa de hidróxido de sódio necessária para preparar
meio litro de solução 0,2 molar: (massa atômica = 40)
8) Um químico preparou uma solução de carbonato de sódio, pesando
53g de sal com volume de 2L. Qual a molaridade? (massa atômica = 106)
9) Para preparar 250ml de solução 0,1 molar, qual a quantidade
necessária em g do sal. (massa atômica = 158)
10) Qual a molaridade de uma solução que contém 1,96g de ácido
sulfúrico diluídos em 20ml de solução (massa atômica = 98)
ATIVIDADE DE HISTÓRIA- PROFª VERA LUCIA
Questionário
de História
1.
Qual
foi o principal interesse da Inglaterra em acabar com a escravidão no Brasil?
2.
Por
que a elite brasileira, os grandes fazendeiros optaram por dar oportunidade de
emprego aos imigrantes e não aos negros que haviam recebido sua liberdade?
3.
De
que forma a escravidão dos negros e a eugenia contribuíram para a situação dos
negros no Brasil atual? Explique.
Vídeos no Youtube para auxiliar na pesquisa.
Canal: Academia de História – Tema do vídeo: Os ingleses e o
fim do tráfico de escravos.
Vídeo: Entendendo o racismo estrutural e a eugenia no Brasil.
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA- PROFª IVANETE
Para falar com seu professor mande email: ivanetepluna@gmail.com
Atividade a ser realizada:
Alunos do segundo ano, nas aulas anteriores aprendemos sobre
a gênese do território brasileiro, a era Rio Branco e os acordos diplomáticos
que ele fez para que o Brasil pudes-se ter o território que tem hoje, esses
foram, respectivamente os temas 1e 2 do caderno do aluno.
Agora vamos dar continuidade ao tema, aprendendo sobre o
tema 3 Do arquipélago ao continente.
TEMA 3 – DO ARQUIPÉLAGO AO CONTINENTE
Com relação ao tema “Do Arquipélago ao Continente”,
prosseguiremos ao estudo da for-
mação territorial do Brasil com destaque para a importância
das políticas de integração nacional
que marcaram a formação do território.
A colonização do Brasil foi fundamental para o abastecimento
de gêneros agrícolas às na-
ções europeias, devido as suas condições climáticas
(tropicalidade). Foram atividades produti-
vas com baixo nível técnico e caracterizadas por:
latifúndios, monocultura (plantation) e trabalho
escravo; as quais contribuíram para a formação de “ilhas” de
povoamento do país.
Durante os séculos XVII e XVIII, ocorreu o maior povoamento
do interior, por meio dos bandei-
rantes e da mineração, os quais motivaram o desbravamento
bacia do Rio Amazonas e, também pela
expansão da pecuária no vale do rio São Francisco e no
sertão do Nordeste. Mas a maioria da popu-
lação continuou próxima ao litoral, ocorrendo de fato a
formação de “ilhas” de povoamento no inte-
rior. Algumas dessas “ilhas” duraram pouco tempo,
esvaziando-se depois, como ocorreu nas áreas de
mineração após o esgotamento das jazidas de ouro e
diamantes, esses lugares foram abandonados.
O território brasileiro foi se formando ao longo dos séculos
XVI ao XX. Porém, a integração
do território ainda não estava concluída. Havia de forma
fragmentada os chamados “arquipélagos
econômicos”, onde cada região econômica produzia seus
produtos para exportação e essas regi-
ões não se comunicavam entre si. Essa integração econômica
só veio a ocorrer a partir da década
de 1960. Assim, podemos apontar os mais importantes
“arquipélagos econômicos” do território
brasileiro. Na região Nordeste havia dois arquipélagos bem
definidos. O litoral leste com a produ-
ção do açúcar e a região do centro norte, com polo em São
Luís do Maranhão, com a produção
do algodão. Na Amazônia, desenvolveu-se a importante
atividade de extrativismo do látex para a
produção da borracha. Já na região do Sudeste, destacou-se a
atividade de cafeicultura, tendo
São Paulo como seu grande centro produtor. Essas grandes
regiões, com características econômi-
cas específicas só vieram a se integrar a partir da década
de 1960, com o processo de industriali-
zação da região Centro-Sul, e a construção das grandes
rodovias para escoamento da produção,
fortalecendo consumo dos novos produtos oriundos da
indústria pela sociedade brasileira.
Nesse aspecto, surgiram novas capitais dos estados de Belo
Horizonte (MG), Goiânia (GO),
e a construção de Brasília (DF) que foram de grande
relevância para essa integração do território
nacional, e impuseram novos direcionamentos para os fluxos
migratórios regionais.
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
ATIVIDADE 1
Leia com atenção e responda às questões a seguir.
a) Após a leitura do texto, explique o que você entende pela
expressão “arquipélagos
econômicos”.
b) A expressão “arquipélagos econômicos” se aplica no Brasil
de hoje? Justifique a sua
resposta.
c) Quais relações foram estabelecidas no território
brasileiro que contribuíram para a
formação de “ilhas de atividades econômicas” e para a
expansão territorial configu-
rada em “arquipélagos econômicos”? Comente com o(a)s colegas
e professor(a).
GEOGRAFIA 53
ATIVIDADE 2: PESQUISA POR AGRUPAMENTOS
Para aprofundar os temas contemplados e tendo como meta
primordial levá-los a compreender
como ocorreu a passagem do “arquipélago” ao “continente” na
formação territorial brasileira e a in-
serção do Brasil no contexto internacional, propomos a
realização de pesquisas por grupamentos.
Com o apoio do(a) professor(a), formem os grupos e escolham
um dos temas a seguir:
• Tema 1: Ciclos econômicos brasileiro: período, as
principais áreas de ocorrência e o des-
tino da produção,
• Tema 2: O avanço do agronegócio no Brasil: Quem ganha e
quem perde?,
• Tema 3: O processo de industrialização os seus, efeitos na
urbanização das cidades.
Se considerar relevante, sugira, ao(a) professor(a), outro
tema relacionado a esse conteúdo.
Nessa atividade dois, vocês farão individual e não em grupo
como se pede, escolha um dos temas e disserte sobre o assunto, entregue junto
com as questões, não e´necessario copiar o texto, apenas faça a leitura e
pesquise sobre as palavras que não fazem parte do seu cotidiano como arquipélago,
monocultura, latifúndios entre outras para facilitar sua compreensão do texto.
Bom Estudo, logo estaremos todos juntos novamente.
ATIVIDADE DE FILOSOFIA-PROFº RENAN
Para falar com seu professor mande email: renanaguiar@prof.educacao.sp.gov.br
2°
ano
Atividade em tempos de quarentena
A
redação pode ser feita a mão, numa folha de caderno universitário e conter 1
página, peço que tirem uma foto dela e anexem no email, ou deve ser
feita em no mínimo 500 palavras, caso seja realizada no programa Microsoft
Word. Deve conter nome, número e série.
A atividade que segue tem o
objetivo imediato de promover reflexões e desenvolver novas formas de pensar os
direitos mais fundamentais do ser humano, a liberdade em sua vá1rias formas,
deverá ser pensada através da História e de alguns fatos marcantes. Entre esses
fatos, talvez o mais relevante tenha sido a Segunda Guerra Mundial pela
violência que ela produziu e pelas consequências que entregou ao mundo.
Calcula-se oitenta milhões de mortos. A guerra foi provocada por Adolf Hitler.
O ex-cabo do exército se torna presidente em 1933, mas logo após assume as
rédeas de ditador, eliminando seus opositores e diferentes grupos étnicos que
eram resistência a seus objetivos: criar um império de 1000 anos, construído
através de limpeza étnica, da eliminação de grupos julgados como inferiores em
prol do surgimento de um novo tipo de ser humano. Suas ideias foram escritas no
livro Mein Kempf (Minha Luta) e contém ideais declaradamente racistas e
machistas.
Sua publicação foi proibida pela
justiça no Rio de Janeiro (como deve ser lido na notícia abaixo) e uma
controversa questão sobre o tema é ainda muito pertinente, é correta a
proibição do livro por parte da justiça? Ou tal ato parece autoritário já que o
conhecimento deve ser sempre compartilhado? JUSTIFIQUE seu posicionamento.
Sobre a
proibição do livro de Adolf Hitler pela Justiça do Rio de Janeiro
Luiz
Felipe Pondé fala sobre os prós e os contras da republicação de “Minha Luta”,
de Adolf Hitler, 70 anos depois da morte do ditador nazista. O livro é um
manifesto das ideias antissemitas e de pureza de raça.
Luiz
Fernado Emediato, da editora que vai lançar o livro no Brasil e Fernando
kKsinski Lottenberg, presidente da confederação israelita do Brasil estão no
estúdio do Metrópolis para discutir a republicação do livro de hitler “Minha
Luta”.
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA- PROFº ELINALDO
Para falar com seu professor mande email:edilosa169@gmail.com
O ESTRANGEIRO DO PONTO DE VISTA
SOCIOLÓGICO
Muitos
são os autores que tratam o tema da migração, imigração e emigração. Um deles
foi o sociólogo alemão Georg Simmel (1858-1918). Ele discutiu especificamente a
figura do estrangeiro e a relação do mesmo com o novo grupo. Para Simmel, o
estrangeiro não era o simples viajante.
Nasceu na
Alemanha seus pais eram judeus convertidos ao protestantismo – nessa última
religião Georg Simmel foi batizado. O fato de vir de uma família com origem
judaica, mesmo que convertida, era motivo de preconceito.
Em virtude
de tal preconceito e do fato de ser um crítico dos valores dominantes em sua
época, só conseguiu o cargo de professor contratado em tempo integral em 1914,
apenas quatro anos antes de morrer de câncer, em 1918. Permaneceu, portanto,
durante muitos anos como professor não contratado. Só recebia se os alunos se
inscrevessem nos seus cursos, caso contrário, não. Como suas aulas estavam
sempre repletas de alunos, pois era visto como um bom professor e homem brilhante,
ele conseguia algum ganho. Mas o seu sustento vinha muito mais de uma herança
que recebera pelo falecimento de seu tutor(Moraes Filho, 1983).
Simmel não
procurou criar uma grande teoria. Na verdade, era a favor de escrever ensaios
(pequenos textos instigantes sobre um tema) e por isso trabalhou os mais
diferentes temas, como: a ponte e a porta, o adorno, o jarro, a coqueteria, a
filosofia de uma forma geral (do dinheiro e do amor, por exemplo), entre muitos
outros.
O mais
importante é destacar que, de certa maneira, por ser ex-judeu, Simmel sentia-se
um estrangeiro, pois era tratado como tal.
No Brasil,
até 1850, mais importante do que a imigração estrangeira espontânea na
composição do provo brasileiro, foi a chegada forçada de milhões de africanos.
O perfil da imigração no nosso país variou com o passar do tempo: até 1880 os
imigrantes, na sua maioria, vinham do Norte da Europa, e a partir dessa data a
predominância foi de europeus do Leste e do Sul. Várias são as questões que vêm
à nossa mente quando discutimos o tema da migração, como: por que as pessoas
migram? Entre tantas nações que existem, por que muitos escolheram o Brasil?
Será que aqui encontraram o que esperavam? O que eles pensavam sobre o Brasil?
“Por que as
pessoas migram? Eis uma pergunta tradicional que nunca recebeu uma resposta
completa, mas que de ensejo a muitas publicações e debates. A questão básica
envolve o peso dos fatores de expulsão ou de atração e a maneira como se
equilibram. Para começar, deve-se dizer que a maioria dos migrantes não deseja
abandonar suas casas nem suas comunidades. Se pudessem escolher, todos – com
exceção dos poucos que anseiam por mudanças e aventuras – permaneceriam em seus
locais de origem. A migração, portanto, não começa até que as pessoas descobrem
que não conseguirão sobreviver com seus meios tradicionais em suas comunidades
de origem. Na grande maioria dos casos, não logram permanecer no local porque
não têm como alimentar-se nem a si próprias nem a seus filhos. Num número menor
de casos, dá-se a migração ou porque as pessoas são perseguidas por sua
nacionalidade – como as minorias dentro de uma cultura nacional maior – ou seu
credo religioso minoritário (dos judeus aos menonitas e aos dissidentes da
Igreja russa ortodoxa) é atacado pelo grupo religioso dominante.
Uma vez que
as condições econômicas constituem o fator de expulsão mais importante, é
essencial saber por que mudam as condições e quais são os fatores responsáveis
pelo agravamento da situação crítica que afeta a capacidade potencial dos
emigrantes de enfrentá-la. Nessa fórmula, três fatores são dominantes: o
primeiro é o acesso à terra e, portanto, ao alimento; o segundo, a variação da
produtividade da terra; e o terceiro, o número de membros da família que
precisam ser mantidos. Na primeira categoria estão as questões que envolvem a
mudança dos direitos sobre a terra, suscitada via de regra pela variação da
produtividade das colheitas, causada, por sua vez, pela modernização agrícola
em resposta ao crescimento populacional. Nas grandes migrações dos séculos XIX
e XX – época em que chegaram à América mais de dois terços de migrantes -, o
que de fato contava era uma combinação desses três fatores.”
Na Europa, era muito
comum cantar músicas que enalteciam as virtudes do Brasil, como os dois
pequenos trechos a seguir:
“Vamos para a América “O carro já está em frente à porta,
Naquele belo Brasil Partimos com a mulher e
filharada,
Aqui ficam os nosso ricos senhores Emigramos para a terra prometida,
A trabalhar a terra com a enxada A li se encontra ouro como
areia.
[...].’ Logo,
logo estaremos no Brasil.’
Música italiana tirada de La grande Imigrazione, de Música alemã tirada do livro
O imigrante alemão, de Carlos Fouquer.
Emilio Franzina. Veneza: Marsílio Editori, 1976, p.204. São Paulo: Instituto Hans
Staden, 1974, p.82.
Esse
era o imaginário a respeito da América que prevalecia na Europa desde o século
XVI e que, a partir de meados do século XIX, serviu de atrativo para grandes
parcelas da população camponesa de vários países europeus, É preciso, contudo,
entender as condições de vida dessa população em um continente que passava por
muitas transformações de correntes da transição da economia feudal para a
economia capitalista, e do desenvolvimento da industrialização. Segundo Zuleika
Alvim, em linhas gerais, podemos apontar os seguintes fatores desse processo
histórico:
1.
Concentração da terra nas mãos de poucos proprietários,
expulsando os trabalhadores rurais do campo;
2.
Endividamento dos pequenos proprietários rurais devido
às altas taxas de impostos sobre a propriedade, o que levava à solicitação de
empréstimo;
3.
Dificuldade do pequeno proprietário de enfrentar a
concorrência da oferta de produtos a preços inferiores por parte dos grandes
proprietários;
4.
Grande concentração dessa população expulsa do campo
nas cidades, criando uma reserva de mão-de-obra para a indústria nascente;
5.
Impossibilidade de absorção, especialmente na Itália e
na Alemanha, de todos esses trabalhadores pela indústria;
6.
Acentuado crescimento demográfico, com a população
européia aumentando duas vezes e meia;
7.
Desenvolvimento tecnológico, com a máquina substituindo
o trabalho do homem.
Entretanto, o sonho de
“fazer a América” não era tão facilmente realizado. A vida desses imigrantes
foi marcada, especialmente no seu início, por muito trabalho, dificuldades de
adaptação à língua, costumes e hábitos diferentes. Além disso, não só traziam
consigo os preconceitos dos países de origem, como também sofriam preconceitos,
reproduzindo aqui as visões negativas que opunham alemães do norte ao sul,
italianos setentrionais a italianos meridionais, alemães a poloneses, italianos
a japoneses.
Nome:___________________________________________
nº:________ série:_______
Relacione as perguntas às suas
respectivas respostas.
- Quem foi
George Simmel?
- Qual o
motivo do preconceito sofrido por ele?
- Segundo o
texto, que tipo de dano lhe causou tal preconceito?
- Qual o
significado de migrante, imigrante e emigrante?
- Por que as
pessoas migram?
- Como foi a
vida dos imigrantes europeus ao chegarem na América?
- O que atraiu
o os europeus para América sobretudo para o Brasil nos séculos XIX e XX?
( ) só conseguiu o cargo de professor
contratado em tempo integral em 1914, apenas quatro anos antes de morrer de
câncer, em 1918. Permaneceu, portanto, durante muitos anos como professor não
contratado. Só recebia se os alunos se inscrevessem nos seus cursos, caso
contrário, não.
( )
não só traziam consigo os preconceitos dos países de origem, como também sofriam
preconceitos, reproduzindo aqui as visões negativas que opunham alemães do
norte ao sul, italianos setentrionais a italianos meridionais, alemães a
poloneses, italianos a japoneses.
( ) O fato de vir de uma família com origem
judaica, mesmo que convertida e o fato de ser um crítico dos valores dominantes
em sua época.
( ) O carro já está em frente à porta, partimos com a mulher e
filharada. Emigramos para a terra prometida, ali se encontra ouro como areia.
( ) Sair da pátria para residir em outro pais
– entrar em um pais estranho para nele viver – mudar periodicamente ou passar
de uma região para outra, de uma país para outro.
( ) não começa até que as pessoas descobrem
que não conseguirão sobreviver com seus meios tradicionais em suas comunidades
de origem. Na grande maioria dos casos, não logram permanecer no local porque
não têm como alimentar-se nem a si próprias nem a seus filhos. Num número menor
de casos, dá-se ou porque as pessoas são perseguidas por sua nacionalidade –
como as minorias dentro de uma cultura nacional maior – ou seu credo religioso
minoritário.
( ) Sociólogo alemão discutiu especificamente
a figura do estrangeiro e a relação do mesmo com o novo grupo. Nasceu na
Alemanha seus pais eram judeus convertidos ao protestantismo.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS- PROFº MAURICIO
email: ferreiralelis@bol.com.br
ATIVIDADE DE
LÍNGUA PORTUGUESA- 2 TA, 2TB ( EJA) e 2D
REGULAR ( NOTURNO )
Leia:
A palavra “café”
vem do árabe qahhwah e significa
“vinho”. Foi cultivado pela primeira vez pelo povo muçulmano, sendo por isso
conhecido também como vinho da Arábia. As sensações de vigor e ânimo que o
fruto proporciona foram descobertas pelo pastor etíope Caldi, que, após
perceber que suas cabras andavam agitadas, viu que elas se alimentavam de folhas
e grãos de um arbusto específico.
Os monges que
viviam na região colheram os frutos e prepararam um chá. A partir daí, passaram
a consumir frequentemente a bebida para ficarem mais acordados nas noites de
vigília e oração.
Seu cultivo
tornou-se tão importante para o povo árabe, que era terminantemente proibido
que seus grãos deixassem a região. Todo café negociado era previamente fervido
para que não pudesse mais germinar. Apenas no século XVIII a planta ganhou a
Europa, sendo cultivada na Holanda.
Questão 1 – O tema do texto é:
a) a etimologia da
palavra “café”.
b) a origem do café.
c) as sensações oriundas
do consumo do café.
d) a importância do café
para o povo árabe.
Questão 2 -
Assinale o trecho em que
uma forma pronominal faz referência à palavra-chave “café”:
a) “As sensações de vigor e ânimo que o fruto proporciona foram
descobertas [...]”.
b) “A partir daí,
passaram a consumir frequentemente a bebida para ficarem [...]”.
c) “Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe [...]”.
d) “Apenas no século
XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.”.
Questão 3 – “Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe, que era terminantemente
proibido que seus grãos deixassem a região.”. Indique palavras que poderiam
substituir “terminantemente” no contexto acima:
Questão 4 – “Todo café negociado era previamente fervido para que não pudesse
mais germinar.”. O conectivo sublinhado instaura entre as orações uma relação
de:
a) finalidade
b) causa
c) consequência
d) conclusão
Questão 5 – A palavra “café” vem do árabe qahhwah
e significa “vinho”. O vocábulo gahhwah
aparece em itálico porque:
a) foi citado para explicar a origem de uma palavra.
b) consiste em um termo pouco usual no Brasil.
c) apresenta grafia controversa.
d) constitui uma palavra de origem estrangeira.
Questão 6 – Em “[...] após perceber que suas
cabras andavam agitadas [...]”, a forma pronominal destacada refere-se:
a) ao povo mulçumano
b) ao pastor etíope Caldi
c) aos monges
d) ao povo árabe
Questão 7 – O item abaixo em que o
elemento destacado tem seu valor corretamente identificado é:
a) “[...] sendo por isso conhecido também
como vinho da Arábia.”. (causa)
b) “A partir daí, passaram a consumir
frequentemente [...]”. (lugar)
c) “[...] que era terminantemente proibido que
seus grãos deixassem a região.”. (concessão)
d) “Apenas no século XVIII a planta ganhou a
Europa [...]”. (restrição)
Questão 8 – “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada
na Holanda.”. A forma verbal sinalizada indica uma ação:
a) iniciada no
presente.
b) que tinha presença
contínua no passado.
c) iniciada no passado e
que permanece nos dias atuais.
d) que já foi encerrada.
1. A) Assinale a alternativa correta,
segundo a figura de linguagem:
" Saio do hotel com quatro olhos, dois no
presente e dois no passado. "
A-( ) Metáfora.
B-( ) Catacrese.
C-( ) Hipérbole.
D-( ) Antítese.
E-( ) Ironia.
2. B)
Classifique as figuras de linguagem abaixo:
A)
Faria isso mil vezes se fosse necessário.
B)
Falta -lhe inteligência para compreender isso.
C)
Muito competente aquele candidato, esquecendo -se de cumprir com suas promessas eleitorais.
D) O
amor e o ódio , camimham juntos.
E) Pedro adora
ler Machado de Assis.
3. DESENVOLVA UM TEXTO DISSERTATIVO
ARGUMENTATIVO SOBRE O TEMA SUGERIDO ABAIXO:
“Os
desafios do necessário isolamento social no Brasil em casos de pandemia”
(Escreva
entre 15 a 25 linhas )
Quaisquer
dúvidas enviar e-mail para professor
Maurício Telis, no E-MAIL:
(
ferreiratelis@bol.com.br )
ATIVIDADE DE INGLÊS- PROFª ROSILENE
Para falar com seu professor mande email: rosesantos270@hotmail.com
ATIVIDADE PARA 2º ANOS
MUSIC ACTIVITY
Complete os espaços a seguir
com as formas do verbo TO BE no presente e passado:
SOMEONE LIKE YOU
(Adele)
I heard that ___________
settled down
That you found a girl and ______________married now
I heard that your dreams came true
Guess she gave you things, I didn't give to you
Old friend, why ___________ so shy?
Ain't like you to hold back or hide from the light
That you found a girl and ______________married now
I heard that your dreams came true
Guess she gave you things, I didn't give to you
Old friend, why ___________ so shy?
Ain't like you to hold back or hide from the light
I hate to turn up out of the
blue, uninvited
But I couldn't stay away, I couldn't fight it
I had hoped you'd see my face
And that you'd be reminded that for me, _______ over
But I couldn't stay away, I couldn't fight it
I had hoped you'd see my face
And that you'd be reminded that for me, _______ over
Never mind, I'll find someone
like you
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I beg
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I beg
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
You know how the time flies
Only yesterday was the time of our lives
We ______ born and raised in a summer haze
Bound by the surprise of our glory days
Only yesterday was the time of our lives
We ______ born and raised in a summer haze
Bound by the surprise of our glory days
I hate to turn up out of the
blue, uninvited
But I couldn't stay away, I couldn't fight it
I had hoped you'd see my face
And that you'd be reminded that for me, ________ over
But I couldn't stay away, I couldn't fight it
I had hoped you'd see my face
And that you'd be reminded that for me, ________ over
Never mind, I'll find someone
like you
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I begged
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I begged
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
Nothing compares, no worries
or cares
Regrets and mistakes, ___________ memories made
Who would have known how bittersweet this would taste?
Regrets and mistakes, ___________ memories made
Who would have known how bittersweet this would taste?
Never mind, I'll find someone
like you
I wish nothing but the best for you
"Don't forget me, " I beg
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
I wish nothing but the best for you
"Don't forget me, " I beg
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
Never mind, I'll find someone like you
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I begged
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I begged
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
Link da música:
Texto para às questões de
01 a 03
Read:
Heart
disease and stroke are the world’s biggest killers. Millions of people in
Britain take cholesterol-lowering drugs to reduce their risk. Now scientists
from the Netherlands Organisation of Applied Scientific Research believe they
may have found an alternative treatment. It’s a vaccine that helps the body’s immune
system get rid of bad cholesterol from the blood. The first human
trials are now under way, but researchers say it will take six years before
they know if the jab is safe and effective enough to get regulatory approval.
www.bbc.com
1) De
acordo com o texto:
a) Doenças
do coração e derrames são os maiores assassinos do mundo.
b) Milhões
de pessoas no mundo sofrem de doenças do coração.
c) Apenas
os derrames são os maiores assassinos do mundo.
d) Apenas
as doenças do coração são os maiores assassinos do mundo.
02) ” It’s
a vaccine that helps the body’s immune system get rid of bad cholesterol from
the blood….” uma possível tradução para a frase acima é:
a) A
vacina vai ajudar o colesterol a se livrar do sangue ruim.
b) É uma
vacina que ajuda o sistema imunológico do corpo a se livrar do mau colesterol
no sangue.
c) A
vacina vai tratar o sistema imunológico do colesterol ruim.
d) A
vacina vai tratar o colesterol ruim através do corpo que vai se livrar do
mau funcionamento do sistema imunológico.
03) De
acordo com o texto:
a) Os
primeiros testes em ratos de laboratórios ainda estão em andamento.
b)
Pesquisadores dizem que vai levar oito anos até saberem se a vacina é segura e
eficiente.
c)
Cientistas holandeses acreditam ter encontrado um tratamento paliativo para
auxiliar o sistema imunológico.
d) Milhões
de pessoas na Grã-Bretanha tomam remédios para baixar o colesterol.
QUAISQUER
DÚVIDAS, SEGUE ABAIXO O E-MAIL DA PROFESSORA ROSILENE
ATIVIDADE DE BIOLOGIA- PROFª LUCIMARA
email: biomocam@gmail.com
Mitose em células animais
A mitose é um processo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas com as mesmas características genéticas e o mesmo número de cromossomos. Esse processo, considerado uma divisão equitativa, promove o desenvolvimento do organismo, manutenção da homeostase, renovação dos tecidos e reprodução assexuada.
Antes do início da mitose, a célula é encontrada em um período chamado de interfase. Durante essa etapa, a célula tem seu DNA duplicado e ocorre a produção de proteínas. Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Veja a seguir os principais eventos que ocorrem em cada fase.
Fases da Mitose
No final da mitose, obtêm-se duas células-filhas iguais em números de cromossomos
→ Prófase
- Primeira etapa da mitose;
- Durante essa fase, os cromossomos ficam visíveis em virtude de sua condensação;
- A membrana nuclear desorganiza-se;
- Os centríolos, que se duplicaram na interfase, migram para o polo da célula. Inicialmente aparecem fibras em torno dessas organelas que constituem o áster; depois, entre um centríolo e outro formam-se as fibras do fuso;
- O nucléolo desaparece e o seu material é distribuído pela célula.
→ Metáfase
- Nessa etapa, os cromossomos condensam-se em seu grau máximo. Em virtude dessa característica, essa fase é a melhor para a análise dos cromossomos;
- Cromossomos ligam-se às fibras do fuso e são alinhados na região mediana da célula, formando a placa metafásica ou placa equatorial.
→ Anáfase
- Ocorre o rompimento dos centrômeros e as cromátides migram para os polos da célula em virtude do encurtamento das fibras do fuso. Quando as cromátides migram juntas para o mesmo polo, ocorre um processo chamado de não disjunção cromossômica, fazendo com que uma célula fique com mais cromossomos que outra;
- Essa fase finaliza-se quando os cromossomos filhos atingem os polos.
→ Telófase
- Fase final da mitose;
- Ocorre o desaparecimento das fibras do fuso;
- Os cromossomos descondensam-se;
- Ocorre o reaparecimento do nucléolo e do envoltório nuclear (cariocinese);
- No final dessa fase, observa-se a divisão do citoplasma (citocinese) e a distribuição das organelas entre as células-filhas. Nas células animais, a citocinese acontece por estrangulamento em razão do aparecimento de um anel de actina e miosina na região equatorial da célula. Por se iniciar na periferia da célula, essa citocinese é chamada de centrípeta.
Mitose em células vegetais
A mitose em vegetais apresenta algumas diferenças quando comparada à mitose dos animais. A principal diferença está no fato de que não existem centríolos nas células da planta e nem surgem os ásteres. As fibras do fuso, no entanto, também surgem nessas células.
Fonte: https://www.biologianet.com/biologia-celular/mitose.htm
Aula 01:
Leitura do texto, com muita atenção;
Pesquisar o significado das palavras destacadas no texto;
Escrever o siggnificado no caderno.
Aula 02:
Assistir a seguinte vídeo aula: https://youtu.be/T225C_yKadQ
Produzir um texto sobre Mitose , tendo como base o texto e o vídeo selecionado pela professora.
Aula 03:
Pesquisar as aplicações da mitose , escrever no caderno a pesquisa.
Aula 04:
Responder as questões abaixo em seu caderno.
1- Entre as frases a seguir, em relação à divisão celular por mitose, uma é incorreta. Aponte-a:
a) Na metáfase, todos os cromossomos, cada um com duas cromátides, encontram-se no equador da célula em maior grau de condensação.
b) A célula mãe dá origem a duas células filhas com metade do número de cromossomos.
c) As células filhas são idênticas às células mãe.
d) Ocorre nas células somáticas, tanto de animais como de vegetais.
2- Em organismos unicelulares, divisão por mitose significa:
a) Crescimento
b) Regeneração
c) Recombinação
d) Reprodução
3- Marque a alternativa que completa as frases abaixo.
I. A ___________ é uma fase marcada pela condensação dos cromossomos que se tornam progressivamente mais curtos e grossos.
II. Na ____________ os cromossomos se descondensam e uma nova carioteca surge ao redor de cada conjunto cromossômico.
III. A ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_____________ inicia-se após a desagregação da carioteca, que liberta os cromossomos altamente condensados.
IV. A ______________ é a fase em que as cromátides-irmãs se separam, puxadas para polos opostos pelo encurtamento dos microtúbulos do fuso.
a) Telófase, anáfase, prófase e metáfase.
b) Anáfase, metáfase, prófase e telófase.
c) Prófase, telófase, metáfase e anáfase.
d) Prófase, telófase, anáfase e metáfase.
4- A figura mostra uma célula numa fase da mitose.
A fase mitótica retratada na figura é denominada
A) interfase.
B) prófase.
C) metáfase.
D) anáfase.
5- No que diz respeito ao ciclo celular, é correto afirmar que
A) a divisão celular é necessária para a reprodução celular, o crescimento e o reparo de um organismo; nos organismos unicelulares, ela tem finalidade essencialmente reprodutiva.
B) células eucariontes se reproduzem por um processo chamado de fissão enquanto as células procariontes se reproduzem pelos processos chamados de mitose e meiose.
C) a citocinese é uma etapa da divisão celular semelhante em células vegetais e células animais.
D) interfase é uma etapa de preparação para a divisão celular, que consiste das subfases G1, S e G2. Na subfase G1 da interfase, ocorre a síntese do DNA.
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