Entrega para no máximo dia 28/05 no e-mail: romeumontorofundamental@gmail.com
EDUCAÇÃO FÍSICA
Ao longo dos anos anteriores, você teve contato com
diferentes temas que compõem a Educação Física Escolar. Neste volume iremos
abordar as diversas práticas corporais que integram o universo das Brincadeiras
e Jogos, Lutas e Práticas Corporais de Aventura Urbana. Para as Brincadeiras e
Jogos, onde serão abordados os Jogos Eletrônicos e Jogos de Tabuleiro, é
preciso ficar atento(a) às atividades para que você possa identificar as
transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços
das tecnologias e praticar um ou mais jogos de tabuleiro, utilizando diversas
habilidades técnico-táticas. Agora no 7º ano, vamos tratar especificamente de
dois tipos: os jogos de tabuleiro e os jogos eletrônicos.
Vamos
testar seus conhecimentos...
1. Quais jogos você já vivenciou? De que forma aprendeu a
jogá-los?
2. Em que locais eles podem ser desenvolvidos?
3. É necessário algum recurso material (como tabuleiro,
dado, videogame) para praticá-los?
Faça um rascunho no seu caderno, para posterior discussão
com seus colegas de classe no futuro. Agora você irá elaborar um gráfico no seu
caderno com o auxílio de disponível sobre os diferentes locais utilizados para
a vivência dos jogos, sejam eles eletrônicos, tabuleiros ou brincadeiras do
cotidiano.
Exemplo:
Imagem caderno de apoio ao aluno 2020
É claro que, diante da diversidade de jogos presentes, fica
inviável vivenciar todos,
porém é possível estabelecer critérios para esta seleção. A
seguir, é apresentada uma estratégia que, além de organizar esse aprendizado,
pode contribuir para o entendimento das transformações sofridas por esses jogos
ao longo da história. Na linha de tempo abaixo, é possível agrupar os jogos de
acordo com as décadas em que foram criados ou apresentados. Para que você possa
realizá-la, inicie criando e preenchendo o quadro do modelo abaixo, no seu
caderno. Você colocará nessa tabela o jogo que
você costuma jogar, o ano de origem e depois as evoluções que ele teve e o que
ele proporciona, nas anotações. Faça pelo menos a pesquisa de 5 jogos, como no exemplo abaixo.
JOGO
|
Damas
|
||
Ano
Local de Origem |
1500 a.C
Egito
|
||
Anotações
|
Hoje você
pode jogar no tabuleiro tradicional, em um celular e até no vídeo game on-line
|
Vídeo sobre a Origem do videogame no Brasil:
Boa tarefa e não esqueça de realizar a atividade de Flexibilidade disponível aqui no Blog da escola link: https://romeumontoropei.blogspot.com/2020/04/atividade-fisica-em-tempos-de-quarentena.html
ARTES
Quais
são os conhecimentos sobre os usos e funções em contextos de produção musical;
quais meios, equipamentos e espaços de circulação que você tem acesso.
Inicialmente busque lembranças sobre trilhas sonoras de filmes, novelas,
animações, desenhos animados, jogos eletrônicos e toques de aparelhos smartphones,
por exemplo.
Responder as questões apresentadas a seguir:
- O que é canto coral?
- Existem diferentes gêneros de música clássica e de canto coral? Quais?
- O que você entende por contextos de produção e circulação da música? Dê exemplos.
- Como você percebe a música em relação às diversas dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética?
- O que são meios, equipamentos e espaços de circulação da música? Dê exemplos.
- Quais tecnologias e recursos digitais você conhece para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios musicais.
Links:
Metrópoles: Salas de concerto. “Disponível em:
https//tvcultura.com.br/vídeo/54606_metropolis-salas-de-concerto.html. Acesso em 28 out. 2019”.
Coro da Osesp, Coro Acadêmico da Osesp e Coral Lírico Paulista: “Disponível em:
https://tvcultura.com.br/videos/59523_concerto-digital-osesp-marin-alsop-rege-2-de-mahler.html.
Acesso em 28 out. 2019”.
https://tvcultura.com.br/videos/59523_concerto-digital-osesp-marin-alsop-rege-2-de-mahler.html.
Acesso em 28 out. 2019”.
Música Clássica
OSESP – Informações sobre a música de concerto: “Disponível em: http://www.osesp.art.br/paginadinamica.aspx?pagina=aosiniciantes. Acesso em 28 out. 2019”.
Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – “Quase esquecidas, sinfonias de Villa-Lobos são revisadas” Pesquisa Fapesp: “
Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=36Nh8sMONnl. Acesso em 28 out. 2019”.
Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=36Nh8sMONnl. Acesso em 28 out. 2019”.
Canto Coral
Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Centro de Cultura Coral: “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=83&v=skV8K_1sMlw. Acesso em 28 out. 2019”.Língua Inglesa
Inicialmente assistam o vídeo:
Link direto: https://www.youtube.com/watch?v=q7oFFg_5_14
Nesse vídeo
vimos dois nativos Americanos falando sobre nós, os Brasileiros!
De uma forma
dinâmica e divertida eles contam o que acham estranho ou diferente em nosso
idioma.
É
interessante como nossas culturas são diferentes e o que para gente parece ser
simples, para eles parece ser coisa de outro mundo.
Quanto mais
você se interage com o idioma, mais você se familiariza com os hábitos e
costumes dele.
Assistir á
filmes e séries é um instrumento valiosíssimo quando queremos ver de um ponto
de vista mais real suas rotinas.
Abrir sua
cabeça para novas culturas é uma forma incrível de aprendizado, então busque
ver em coisas cotidianas motivos para aprender. Aproveite seu tempo para aprender
coisas novas e interessantes.
Responda as questões
- Você também concorda que nós não somos muito diretos para responder convites ou mesmo para marcá-los? Como você convida uma pessoa à ir a sua casa? Como recusaria a ir ao cinema em um dia que você não está muito disposto?
- Pra gente o benho de chuveiro é muito comum, como será que eles tomam banho lá nos Estados Unidos?
- Eles estranham como comemoramos nosso Natal. Conte o seu costume nessa data.
- Nosso horário de escola agora está muito mais parecido como nos Estados Unidos. Como você imagina a escola nos Estados Unidos (lembre-se dos filmes e séries que já assistiu).
- O que você gostaria de saber mais sobre os hábitos dos americanos? Liste 3 dúvidas.
LÍNGUA PORTUGUESA
7º ANO B - ORIENTAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO E O ENVIO DAS ATIVIDADES
http://www.youtube.com/watch?v=Y5cQU4Moa3s
7º ANO A - ORIENTAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO E O ENVIO DAS ATIVIDADES - PROFª TELMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário