Entrega para no máximo dia 28/05 no e-mail: romeumontorofundamental@gmail.com
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESPORTE -
HANDEBOL
Ao longo dos
Anos Iniciais (1º ao 5º ano) você experimentou inúmeras formas de brincar,
correr, saltar, arremessar, jogar, lutar etc., permitindo assim vivenciar
muitas possibilidades de movimentação. Mais do que vivenciá-los, foram propostos
momentos em que você refletisse sobre suas características e como elas se
manifestam no dia a dia e aprenderam sobres as capacidades físicas do nosso
corpo e como ela interage com os movimentos que realizamos. Em aula vimos um
pouco do atletismo e realizamos competições de corridas ainda na escola. Neste
bimestre vamos abordar a Unidade Temática dos Esportes. Isso significa que
iremos experimentar o esporte de invasão handebol. Precisamos ter em vista
certos objetivos dentro dessas vivências como: experimentar e fruir esportes de
marca e invasão valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo, praticar um
ou mais esportes de marca e invasão oferecido pela escola, usando habilidades
técnico-táticas básicas e respeitando as regras, planejar e utilizar
estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes
de marca, e invasão, como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.
¨Como surgiu o
Handebol: Criado pelo alemão KARLS SCHELENZ em meados de 1919, tornou-se uma
modalidade esportiva oficial em 1920 e em 1936 foi incluído pelo Comitê
Olímpico Internacional na Olimpíada de 1938. O handebol chegou ao Brasil em
meados de 1930, sendo difundido na cidade de São Paulo por imigrantes alemães.
Em 1940, com a criação da Federação Paulista de Handebol, o esporte começou a
ganhar muitos praticantes e grande aceitação nas escolas. Dentre suas
características principais destacam-se os aspectos técnicos e táticos das
situações de ataque e defesa, individuais e coletivas, além de não necessitar
de implementos muito elaborados, apenas uma área livre (quadra), bola e
traves/balizas. Jogado com sete jogadores de cada lado, onde a circulação da
bola é feita com o uso das mãos, como o próprio nome diz (hand = mão / ball =
bola), trata-se de uma modalidade extremamente dinâmica e desafiadora; seu objetivo
principal é de acumular o maior número possível de gols. Tem como princípios
de: ATAQUE: posse de bola, progressão da equipe e bola em direção ao alvo,
finalização ao alvo. DEFESA: recuperação da posse de bola, contenção da bola,
proteção do alvo. Embora amplamente difundido em escolas e clubes, o handebol
quase não aparece na televisão e em outras mídias. Recentemente bons resultados
das seleções brasileiras de handebol masculino e feminino têm favorecido a
aceitação e a admiração da modalidade pela população brasileira¨. Texto:
SANTOS; PAZIAN, 2019
Agora, que tal
pesquisar sobre a modalidade?
Individualmente,
procure levantar o maior número de informações possíveis sobre o handebol:
Pesquise sobre:
1 – O handebol
no mundo e no Brasil.
2 – Regras.
3 – Principais
títulos das Seleções Masculina e Feminina Brasileiras.
Faça tudo no
caderno de educação física e envie em nosso e-mail para correção e avaliação.
Vídeo dos
melhores momentos da Final do Mundial de Handebol 2013:
O Video abaixo, na verdade é um podcast que apresenta uma entrevista com a professora doutora Lílian Aparecida Ferreira, especialista em Educação Física escolar e colaboradora do PNLD 2020 da ed. Moderna. Aborda o tema Esportes de invasão com ênfase no handebol.
Boa tarefa e não esqueça de realizar a atividade de Flexibilidade
disponível aqui no Blog da escola link: https://romeumontoropei.blogspot.com/2020/04/atividade-fisica-em-tempos-de-quarentena.html
Referencias de pesquisa:
SANTOS; PAZIAN, 2019 em https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/03/vpdc37.pdf
https://cbhb.org.br/v1. Confederação
Brasileira de Handebol. Disponível em: .
Acesso em: 11 de maio. 2020.
Currículo Paulista - Caderno do professor 6º ano 2020
ARTES
Fazer uma pesquisa com familiares e
amigos (usando os seguintes veículos de comunicação; WhatsApp, Instagram,
Facebook, Youtube entre outros), sobre como a música está relacionada às
diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética
e ética. Essa atividade é importante, no sentido de ampliar a visão sobre as
relações entre a música e as diversas dimensões da vida, a partir da análise
crítica de diferentes repertórios musicais. Após finalizada a pesquisa,
respondam as seguintes questões:
- Em que ambientes sua família e comunidade, rotineiramente, tem contato com a música?
- O ambiente altera a relação com a música? (ouvir música alta, por exemplo).
- Qual é o gênero ou estilo de música mais apreciado pelos entrevistados?
- Quais músicas estrangeiras são ouvidas por eles?
- Qual o país de origem destas músicas? Por que os entrevistados gostam dessas músicas?
- Quais músicas ficaram marcadas pela história?
- De que forma os entrevistados se mantêm atualizado sobre a produção musical atual? (internet, rádio, TV etc.).
- Quais as músicas preferidas por eles e por quê? Se lembraram de alguma música que trouxe boa lembrança, alegria ou saudades?
- Foram citadas músicas que fazem referência inadequadas a pessoas ou grupos, e/ ou que engrandecem pessoas, profissões etc.?
- Quais diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação musical você descobriu na sua região?
ATIVIDADE DE LÍNGUA INGLESA
Assista ao vídeo abaixo para uma esclarecedora aula sobre o verbo To Be
O professor explica de forma bem divertida e dinâmica o mais usado verbo do inglês.
Veja no papel:
Exemplos:
- Tente agora fazer esses dois exercícios, Complete as sentenças em inglês com a forma correta do verbo to be no Presente Simples: Am, Is ou Are.
a. My name ________ Miguel.
b. I _________ Brazilian.
c. My parents ___________ Americans.
d. My mother __________ an accountant.
e. I have one brother, he __________11 years old.
f. We __________ playing with our friends, Helena and Beto.
g. I ___________ happy today.
h. My grandparents __________ coming to see me.
2. Complete as frases com is, are ou am e depois ligue-as a sua tradução
a. I _________ a fan of soccer.
b. _________ Bob and Joan at home now?
b. _________ Bob and Joan at home now?
c. Who _________ I kidding?
d. _________ you pregnant?
e. Lisa _________ a writer.
f. The idea _________ to sell the house.
g. Your signature _________ required.
h. He _________ a driver, he is a dentist.
d. _________ you pregnant?
e. Lisa _________ a writer.
f. The idea _________ to sell the house.
g. Your signature _________ required.
h. He _________ a driver, he is a dentist.
I, _________ I the only teacher here?
j. Your ideas _________ great.
j. Your ideas _________ great.
k. We _________ married.
l. I _________ tired today.
( ) Eu não sou fã de futebol.
( ) Quem eu estou enganando?
( ) Nós não somos casados.
( ) Ele não é um motorista, ele é um dentista.
( ) Suas ideias são ótimas.
( ) A ideia é vender a casa.
( ) Você está grávida?
( ) Eu não estou cansada hoje.
( ) O Bob e a Joan estão em casa agora?
( ) Sua assinatura não é necessária.
( ) A Lisa é escritora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário