Prof. Francisco Andrade - HISTÓRIA
1º ANOS DO ENSINO MÉDIO A, B, C, D
Habilidade: Estabelecer
relações espaciais e temporais, relativas ao surgimento da humanidade e ao
povoamento de diferentes espaços geográficos.
Egito
Antigo
A civilização do Egito antigo existiu há cerca de 5 mil anos, no vale
do rio
Nilo, no nordeste da África. Foi uma
das primeiras civilizações do mundo e também uma das mais famosas da história.
Os egípcios antigos construíram enormes pirâmides, templos, palácios e túmulos. Seus
entalhes e pinturas estão
entre os mais esplêndidos que já foram criados. Esse povo também reproduziu na
arte cenas cotidianas de trabalho e diversão que revelam muitos detalhes da sua
vida. O clima seco do Egito ajudou a preservar muitas das coisas criadas pelos
egípcios antigos. Os arqueólogos começaram a descobrir os restos dessa
civilização no final do século XVIII. Por meio desses vestígios, os
historiadores foram capazes de aprender sobre o mundo dos egípcios antigos.
|
Uma pintura do Egito antigo retratando um barco no rio Nilo. A
civilização egípcia antiga existiu há cerca de 5 mil anos, no vale do Nilo.
Ela dependia grandemente desse rio como fonte de água e via de transporte.
© G. Dagli Orti—DeA Picture Library/age fotostock
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A vida no Egito antigo
As aldeias e as
cidades do Egito antigo ficavam perto do rio Nilo, que era a principal via
de transporte e
também a única fonte de água.
Chovia muito pouco na região do Egito antigo, mas em outras partes do Nilo
as chuvas eram
mais abundantes. Todo ano, a água dessas chuvas vinha pelo curso do rio e
acabava por inundar as terras do Egito. Depois, quando a água voltava ao leito
do rio, deixava para trás uma lama rica em nutrientes chamada limo. Os egípcios
plantavam trigo e centeio na
lama. Eles também cultivavam frutas e hortaliças usando
um sistema de irrigação composto
por canais de
água. As casas do
Egito antigo eram feitas de tijolos de
barro. Tinham janelas pequenas e o chão forrado de palha. As paredes eram
frequentemente decoradas com pinturas. As roupas eram
simples, em razão do clima quente. O tecido mais utilizado era o linho branco,
feito com o fio obtido da planta que tem esse mesmo nome. A roupa comum dos
homens era uma saia de linho e às vezes um colete. As mulheres usavam um
vestido reto e simples que ia até o tornozelo.
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Nesta pintura do Egito antigo, uma mulher leva comida para
camponeses que estão trabalhando na terra. A agricultura era parte
essencial da civilização egípcia antiga.
© G. Dagli Orti—DeA Picture Library/age fotostock
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Um dos feitos
mais admiráveis dos egípcios antigos foi sua escrita. A primeira escrita egípcia foi um sistema de figuras chamado hieróglifos. Por volta de 3100 a.C. os egípcios já usavam esse tipo de escrita. Eles
entalhavam ou pintavam os símbolos nas paredes de túmulos e templos. Mais
tarde, desenvolveram outras formas mais simples de escrita. Os egípcios usavam
essas formas para escrever no papiro, um material semelhante ao papel. Os egípcios antigos adoravam muitos deuses. O principal deus do sol era Rá (ou Re). Cada cidade tinha seus próprios deuses especiais. Quando a
cidade de Tebas adquiriu maior importância, o mesmo aconteceu com Amon, seu
deus especial. Com o passar do tempo, os egípcios fundiram Amon e Rá: Amon-Rá era considerado o rei dos deuses.
Hieróglifos encontrados no templo de Kom Ombo, no Egito. Os
hieróglifos foram o primeiro sistema de escrita usado pelos egípcios
antigos.
© Icon72/Dreamstime.com
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Hieróglifos encontrados no templo de Kom Ombo, no Egito. Os
hieróglifos foram o primeiro sistema de escrita usado pelos egípcios
antigos.
© Icon72/Dreamstime.com
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Osíris,
um dos deuses dos mortos, era outra divindade importante, porque os egípcios
acreditavam na vida depois da morte. As famílias egípcias ricas enchiam os
túmulos de coisas que supostamente os mortos usariam na outra vida. Os egípcios
usavam sal e produtos químicos para preservar os cadáveres, transformando-os
em múmias.
Eles mumificavam até animais, como gatos, íbis e crocodilos.
Múmias de pessoas importantes eram colocadas em
caixões decorados chamados sarcófagos. O sarcófago do rei Tutancâmon (ou
Tutankhamen) era de ouro maciço.
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Tumba contendo o sarcófago do faraó egípcio Tutancâmon. O sarcófago
de Tutancâmon é feito de ouro maciço.
Photos.com/Thinkstock
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Os primórdios do
Egito
As margens do rio Nilo são habitadas há pelo menos 10 mil
anos. O vale estreito do Nilo já foi pantanoso e tomado por árvores, junco e
papiro. Aos poucos, o povo acabou com os pântanos e
construiu aldeias. As pessoas aprenderam a plantar e a cuidar dos cultivos. Por
fim, organizaram-se em dois reinos: o Alto Egito e o Baixo Egito. O Alto Egito
ocupava o vale estreito do rio, ao sul. O Baixo Egito ficava ao norte, no
amplo delta onde
o rio deságua no mar. Por volta do século XX a.C., um rei chamado Menés uniu as
duas partes do Egito. Menés fundou a cidade de Mênfis para ser a capital do
reino. Essa cidade ficava próxima do Cairo, a
capital do atual Egito.
Antigo, Médio e Novo Impérios
Depois
de Menés, muitos reis, chamados faraós,
governaram o Egito. Durante a longa história do país houve mais de trinta
dinastias (famílias de governantes) de faraós. Os historiadores agruparam
muitas dessas dinastias em três períodos importantes: o Antigo Império, o Médio
Império e o Novo Império. O Antigo Império estende-se de 2575 a.C. a 2130 a.C.
Foi durante esse período que os egípcios construíram suas grandes pirâmides.
Perto delas, o povo instalou uma enorme escultura,
a Grande Esfinge. A esfinge é
um ser lendário que tem rosto de homem e corpo de leão.
A Grande Esfinge de Gizé é um dos mais conhecidos monumentos
construídos pelos egípcios antigos.
© Leamus/iStock.com
|
Depois de 2130 a.C., o Egito enfrentou guerras civis. O país
ficou dividido até o ano de 1938 a.C. Então os governantes de Tebas, uma cidade
do Alto Egito, derrotaram seus inimigos e unificaram o país. Com isso teve
início o Médio Império, que durou até 1630 a.C. Durante esse tempo o Egito
expandiu seu território.
Um segundo período de enfraquecimento seguiu-se ao Médio
Império. Um povo asiático, os hicsos, invadiu o Egito e só foi expulso em 1539
a.C. Começou então o Novo Império, que durou até 1075 a.C.
Um
faraó poderoso do Novo Império foi Tutmés III, que governou de 1479 a.C. a 1426
a.C. Com ele, o Egito viveu seus dias de maior poder e riqueza. Tutmés
conquistou a Síria.
Além disso, ordenou a construção de muitos túmulos e templos.
·
Ausência
quase que total da mobilidade social;
·
No topo
da pirâmide encontrava-se o Faraó e seus parentes;
·
O Faraó
era tratado como um Deus;
·
O governo
era uma monarquia teocrática;
·
O Faraó
era o chefe político do Estado e tinha extremo poder sobre tudo;
·
A segunda
camada da pirâmide era composta pelos sacerdotes, nobres e funcionários;
·
Por
último vinham os artesãos, camponeses, escravos e soldados;
·
Os
camponeses formavam a maior parte da população;
·
As
mulheres eram prestigiadas, por isso elas tinham o direito de exercer
qualquer função política, econômica ou social em igualdade com aqueles que
eram da mesma categoria social.
Principais características da sociedade egípcia
·
Ausência
quase que total da mobilidade social;
·
No topo
da pirâmide encontrava-se o Faraó e seus parentes;
·
O Faraó
era tratado como um Deus;
·
O governo
era uma monarquia teocrática;
·
O Faraó
era o chefe político do Estado e tinha extremo poder sobre tudo;
·
A segunda
camada da pirâmide era composta pelos sacerdotes, nobres e funcionários;
·
Por
último vinham os artesãos, camponeses, escravos e soldados;
·
Os
camponeses formavam a maior parte da população;
·
As
mulheres eram prestigiadas, por isso elas tinham o direito de exercer
qualquer função política, econômica ou social em igualdade com aqueles que
eram da mesma categoria social.
|
De acordo com o texto e os conhecimentos adquiridos sobre Egito Antigo,
responda:
1)- O rio Nilo foi fundamental para o
desenvolvimento da civilização egípcia. Sem ele, os egípcios não teriam
construído um império tão grandioso. Com base nisso, responda as questões
abaixo:
a) Qual a influência do rio para a agricultura?
Como os egípcios lidavam com o regime de cheias periódicas do rio?
b) De que forma os egípcios melhoraram o
aproveitamento das águas do rio para conseguir boas colheitas?
c) Que outras utilidades o rio Nilo tinha
para os egípcios?
2)- A religião estava em todos os momentos da
vida dos egípcios o que torna o seu entendimento muito importante no estudo do
Egito antigo. Assim, explique duas de suas características que mais chamaram a
sua atenção.
3)- Caracterize as relações
entre os camponeses e o Estado no Egito antigo.
FILOSOFIA
PROFESSOR EDUARDO DE OLIVERIA SANTOS
1º B, C, D
ATIVIDADES ESCOLARES NÃO
PRESENCIAIS
TEMA: POR QUE ESTUDAR
FILOSÓFIA
OBJETIVO:DESENVOLVER
PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA
HABILIDADE DE FILOSOFIA: RECONHECER MANIFESTAÇÕES HISTÓRICAS E SOCIAIS
DO PENSAMENTO FILOSÓFICO
ATIVIDADE
I: LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO
O Objetivo de se estudar
Filosofia é o conhecimento de seu instrumento, ou seja, a reflexão
crítica, que consiste em fazer o pensamento voltar-se sobre si mesmo e
sobre o mundo, apropriando-se de experiências e se engajando numa transformação
da própria vida.
Os
objetos de trabalho são o conhecimento e a ação. A
reflexão crítica deve considerar a produção teórica da Filosofia, seus textos,
seus problemas e seus métodos. Ao mesmo tempo, deve tratar questões da ação
humana sobre seus conhecimentos e sobre o mundo. Tais objetos devem ser alvo
constante de crítica reflexiva.
Em
resumo, a reflexão crítica sustentada pela Filosofia (o instrumento) vias
auxiliar o adolescente (conhecimento/ação) no processo de formação da cidadania
(ojetivo).
Fonte:
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor:
filosofia, ensino médio- 1ªsérie, volume 1. São Paulo: SEE, 2009.
Reflexão
e análise crítica sobre o texto acima:
1. O
que você pensa a respeito da Filosofia?
2. Como
você imagina que é o trabalho de um filósofo?
Leia
a seguir a letra da música “Filosofia” de Chico Buarque de Holanda, e em
seguida responda as questões solicitadas:
Filosofia
(Chico Buarque)
O mundo me condena
E ninguém tem pena
Falando sempre mal
do meu nome
Deixando de saber
Se eu vou morrer
de sede
Ou se vou morrer
de fome
Mas a filosofia,
hoje, me auxilia
A viver
indiferente assim
Nesta prontidão
sem fim
Vou fingindo que
sou rico
Pra ninguém zombar
de mim
Não me incomodo
Que você me diga
Que a sociedade é
minha inimiga
Pois cantando
neste mundo
Vivo escravo do
meu samba
Muito embora
vagabundo
Quanto a você
Da aristocracia
Que tem dinheiro
Mas não compra
alegria
Há de viver
eternamente
Sendo escrava
dessa gente
Que cultiva
hipocrisia
O mundo me condena
E…
3. Por
que estudar filosofia? Como essa pode ajudar você a compreender os fatos
sociais que interfere na vida e da sociedade como um todo?
OBS: Você pode responder no caderno e não precisa
fazer a cópia das questões.
Quando enviar para o e-mail romeumontoromedio@gmail.com, identificar com o seu nome completo e qual a
série e se souber pode colocar seu número da chamada.
SOCIOLOGIA
PROFESSOR EDUARDO DE OLIVERIA SANTOS
1º A, B, C, D
ATIVIDADES ESCOLARES NÃO
PRESENCIAIS
OBJETIVO: DESENVOLVER
PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA
HABILIDADE DE SOCIOLOGIA: DESENVOLER O ESPÍRITO
CRÍTICO E A CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO DA SOCIEDADE
ATIVIDADE
I: LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO
O
Contexto Histórico do Surgimento da Sociologia
A Revolução Industrial, ocorrida na Europa
(principalmente na Inglaterra) no século XVIII, mudou radicalmente a estrutura
da sociedade. Homens passaram a ser substituídos por máquinas, que produziam
mais e custavam muito menos. Isto fez com que os problemas sociais aumentassem,
pois muitas pessoas que antes trabalhavam de forma artesanal, ficaram sem
emprego. Eram acostumadas à uma forma mais lenta de vida, no meio rural,
trabalhando apenas para sobreviver da terra. Agora passariam a trabalhar muito
mais para os empresários, ganhando as vezes menos do que estavam ganhando
antes.
A sociedade se dividiu em Burgueses, os
que detinham as fábricas e controlavam a economia, e os Proletariados, que
tinham a força de trabalho. O capitalismo se fortaleceu, quem produzisse mais,
estava acima dos outros.
A sociologia como disciplina científica
surgiu no início do século XIX, como uma resposta acadêmica para o novo desafio
da modernidade: o mundo estava se tornando cada vez menor e mais integrado, a
consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e dispersando. Os
sociólogos não só esperavam entender o que mantinha os grupos sociais unidos,
mas desenvolver um “antídoto” para a desintegração social.
Atividade:
Escreva uma linha de raciocínio crítica e
reflexiva, mínimo de cinco linhas, sobre o surgimento da sociologia,
relacionando-a com a Revolução Industrial e como disciplina científica dos
fatos sociais que permeiam a vida do homem na sociedade
OBS: Você pode responder no caderno e não precisa
fazer a cópia das questões.
Quando enviar para o e-mail romeumontoromedio@gmail.com, identificar com o seu nome completo e qual a
série e se souber pode colocar seu número da chamada.
GEOGRAFIA
PROFESSOR CASSIO
1º A, B, C, D
Já discutimos qual seria a Nova Ordem Mundial e as diversas implicações dessa mudança
significativa de poder
na escala global. Mas você saberia
nos responder sobre as principais questões dessa nova agenda geopolítica mundial?
Calma, se você não sabe nem o que é geopolítica, esse resumo vai garantir que você
compreenda quais assuntos estão marcantes nas relações
internacionais. Então Confira!
O que é geopolítica mundial?
O termo geopolítica tem como essência uma conotação estratégica, muitas vezes militar, acerca de ações envolvendo controle de territórios dos Estados Nacionais, criação de organizações, como a ONU, etc, interpretando o que está acontecendo na política dos
dias atuais a partir de informações
geográficas. Em contrapartida, o termo geografia política faz mais referência à organização dos Estados, das regiões,
das entidades administrativas, das fronteiras e seus respectivos
habitantes, se preocupando mais com as relações. Mas, no uso comum, ambos os termos representam a Geopolítica Mundial.
Constatamos
que, nos dias de hoje, devido à globalização
e à queda do mundo
bipolar, os laços e relações
entre os países se multiplicaram,
se tornaram mais complexos e se diversificaram. Nas décadas
recentes, os grandes centros universitários aumentaram –
e muito – o número
de seções sobre geopolítica, respondendo a uma demanda crescente
de
análises
ditas dessa área.
Com suas pesquisas sobre as interações entre as grandes regiões e zonas do mundo (energética,
matérias-primas, fluxo de mercadorias, rotas de comércio etc.), a geopolítica
se interessa naturalmente na política internacional e seus aspectos diplomáticos. A escala
de atuação das pesquisas, portanto, é a escala global,
internacional. Alguns autores, porém, argumentam e realizam trabalhos sobre uma geopolítica interna, ou seja, com uma escala intranacional.
Principais questões da geopolítica contemporânea
Como dito,
os principais assuntos sobre o qual se debruçam
os pesquisadores da citada área são as interações internacionais. É, portanto,
uma área muito ampla. Separamos aqui alguns dos principais tópicos de discussão, que podem vir a cair no seu vestibular!
Crises mundiais são iniciadas e resolvidas através da geopolítica
·
Questões demográficas ligadas à
superpopulação mundial;
·
Questões demográficas ligadas ao fluxo desordenado de populações, imigrações não controladas/ilegais etc.;
·
Questões culturais, relacionadas ao uso/desaparecimento de línguas, aculturamento etc.;
·
Globalização;
·
Recrudescimento
de ameaças terroristas;
·
Risco de proliferação Nuclear (Irã, Coréia do Norte etc.);
·
Zonas de pesca;
·
Recursos agrícolas e usinas
de biocombustíveis, essencialmente no Brasil;
·
Acesso aos recursos da África e do Oriente
Médio;
·
A rede urbana mundial e
suas consequências (pólos administrativos, tecnológicos etc.);
·
Uso e locais
propícios para energias alternativas;
·
Riscos fronteiriços;
·
Conflitos;
·
Problemas regionais causados por problemas internos (regionalismo,
autonomia, separatismo, independentismo): Canadá, Europa, África etc;
·
Influência dos EUA na atualidade.
Principais conflitos da atualidade
Tanque Rebelde dizendo “Alou” na Ucrânia
Os principais conflitos da atualidade envolvem tanto questões de disputas internacionais, como os conflitos do Oriente Médio, quanto questões internas que evoluíram para
questões regionais, como as FARC, o caso da Ucrânia,
da Síria, dentre outros. Esses são conflitos armados que vitimam milhares de pessoas e causam
intensos debates entre as nações.
Outra característica fundamental para se entender os conflitos atuais é o papel do terrorismo. A partir do icônico atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, em que membros da Al Qaeda explodiram as Torres Gêmeas, em Nova York, o terrorismo passou a ser o principal inimigo dos Estados desenvolvidos. A Doutrina Bush se pautou no combate ao terrorismo e diversos ataques, tanto a países do Oriente Médio quanto a direitos individuais dos seus próprios cidadãos, foram justificados por essa Guerra ao Terror.
Assista vídeo 3 https://youtu.be/4knBNE8eo8E
Após assistir os vídeos de apoio, você devera elaborar um relatório, onde seu ponto de vista deverá estar relacionado às informações constantes no material. Você tem toda a liberdade de expor
seu ponto de vista, no entanto seja atento aos fatos relacionados
às
questões
da Nova Ordem Mundial, seja observador e observe
as diversas informações e vários pontos de vista diante
de uma infinidade de informações e variados
pontos de vistas sobre a influencia
da relação da nova ordem mundial com
a relação humana.
Exercícios
1.
(UFPR) Os acontecimentos políticos ocorridos na Europa a partir de
1989 promoveram a reorganização de alguns países. Assim, é correto
afirmar que:
(01)
Reapareceram como estados soberanos as Repúblicas Bálticas: Estônia, Letônia e Lituânia, que integravam a URSS desde a Conferência de Yalta.
(02)
A Albânia, país balcânico, agregou ao seu território a província
de Montenegro, porção da antiga Iugoslávia.
(04) A Alemanha
reunificou-se com a anexação
dos antigos reinos da Prússia e Boêmia.
(08) A Tchecoslováquia teve seu território desdobrado em dois novos estados
independentes: a República
Tcheca e a República Eslovaca.
(16) Surgiu a República
da Moldávia, agregando porções dos territórios da antiga
URSS, Polônia e Romênia.
Soma = ( )
2.
(Fuvest 2010) A Organização dos Estados Americanos (OEA) revogou, por meio da Resolução
de 03/06/2009, a decisão, tomada em
1962, que excluía Cuba dessa
organização. Em relação
a esse tema, é correto
afirmar que
a) os países membros impuseram, como condição para a volta de Cuba à OEA, o
cumprimento do acordo de fechamento
da prisão de Guantánamo.
b) o retorno
de Cuba à OEA deve resultar
de um processo de diálogo a pedido
do próprio governo cubano.
c) a atual decisão
da OEA foi criticada por países da América do Sul que não fazem
parte dessa organização como, por exemplo, Venezuela
e Bolívia.
d) o Brasil não participou
da decisão da OEA, em junho de 2009, mantendo-se alheio ao processo de diálogo e de negociação
com Cuba.
e) os EUA retiraram-se do processo de discussão da referida Resolução por discordarem da readmissão de Cuba à
OEA.
3.
(PUC-SP) Na atual fase da chamada globalização (ou mundialização) das relações socioeconômicas, destaca-se o fenômeno da formação
de blocos regionais. São os casos da
União Européia, do Nafta, do
Mercosul e outros. Há
até quem diga que essas associações
estão se transformando em “superestados”, encerrando a tendência de fragmentação de territórios. Considerando as afirmações abaixo, assinale o conjunto de alternativas corretas:
1.
No interior da União Europeia, diante dos progressos
socioeconômicos obtidos até este momento, já se pode afirmar que as velhas reivindicações separatistas foram plenamente superadas, como demonstra o caso dos bascos, na Espanha;
2.
Com a dissolução
do regime socialista no Leste Europeu,
intensificou-se o processo de fusão dos estados nacionais, como demonstra o caso da CEI – Comunidade dos Estados Independentes,
superando-se um quadro anterior de excessiva fragmentação territorial na região da ex-URSS.
3.
As transformações mundiais ligadas à globalização não estão
impedindo o surgimento ou a intensificação de fortes
movimentos nacionalistas e separatistas, como no caso do Canadá, onde o acordo do Nafta não interferiu no separatismo
existente no Quebec;
4.
A China socialista, a partir da abertura
para o capital estrangeiro,
beneficia-se da globalização econômica, com um crescimento econômico
notável repercutindo sobre a qualidade de vida, eliminando assim antigas tensões separatistas com o Tibet.
5.
Os povos africanos, vítimas históricas da fragmentação territorial construída pelo colonialismo europeu, convivem ainda com rivalidades
de toda ordem, como demonstram as várias guerras regionais, exemplificadas no trágico conflito de Ruanda.
a) 1, 2 e 3.
b) 2, 4 e 5.
c)
1 e 4.
d)
3 e 5.
e)
4 e 5.
4. (ENEM 1998) “Os efeitos abomináveis das armas nucleares já foram sentidos pelos japoneses há mais de 50 anos (1945). Vários países têm, isoladamente, capacidade nuclear para comprometer a vida na Terra. Montar o seu sistema de defesa é um direito de todas as nações, mas um ato irresponsável ou um descuido pode desestruturar, pelo medo ou uso, a vida civilizada em vastas regiões. A não- proliferação de armas nucleares é importante. No 1º domingo de junho de 98, Índia e Paquistão rejeitaram a condenação da ONU, decorrente da explosão de bombas atômicas pelos dois países, a título de teste nuclear e comemoradas com festa, especialmente no Paquistão. O governo paquistanês (país que possui maioria da população muçulmana) considerou que a condenação não levou em conta o motivo da disputa: o território de CAXEMIRA, pelo qual já travaram 3 guerras desde sua independência (em 1947, do Império Britânico, que tinha o Subcontinente Indiano como colônia). Dois terços da região, de maioria muçulmana, pertencem à Índia e 1/3 ao Paquistão”.
Sobre o tempo e os argumentos podemos dizer que:
a) a bomba atômica não existia no mundo antes de o Paquistão existir como país.
b) a força não tem sido usada para tentar resolver os problemas entre Paquistão e Índia.
c) Caxemira tornou-se um país independente em 1947.
d) os governos da Índia e Paquistão encontram-se numa perigosa escalada de solução de problemas pela força.
e) diferentemente do século anterior, no início do século XX, o Império Britânico não tinha expressão mundial.
FILOSOFIA
– PROFª MARIA JOSÉ
1º ANO A
DESENVOLVER: PRÁTICA DE
LEITURA E ESCRITA
HABILIDADE DE FILOSOFIA: Reconhecer a
importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a
expressão em processos reflexivos
OBS: Você pode responder no caderno e não precisa
fazer a cópia das questões.
Quando enviar para o e-mail romeumontoromedio@gmail.com, identificar com o
seu nome completo e qual a série e se souber pode colocar seu número da
chamada.
FAÇA A LEITURA DO TEXTO ABAIXO E RESPONDA, AS QUESTÕES 1 E 2 A PARTIR
DE SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
Pensamento filosófico - Uma maneira de pensar o mundo
“A filosofia não é um conjunto
de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. A filosofia
é uma maneira de pensar e é também uma postura diante do mundo. Antes de mais
nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os
acontecimentos além da sua aparência imediata. Ela pode se voltar para qualquer
objeto: pode pensar sobre a ciência, seus valores e seus métodos; pode pensar
sobre a religião, a arte; o próprio homem, em sua vida cotidiana…”
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/pensamento-filosofico-uma-maneira-de-pensar-o-mundo.htm?cmpid=copiaecola
PARA REFLETIR e RESPONDER DE
ACORDO COM A DEFINIÇÃO DO TEXTO ACIMA: AS QUESTÕES 1 E 2:
- Explique por que a filosofia não é
pautada em conhecimentos superficiais?
- O pensar filosoficamente pode ser
aplicado com seus métodos e seus valores em quais outras áreas da
existência humana?
- Assistir ao
vídeo no you tube, https://www.youtube.com/watch?v=TxYOVOotyXU sobre o que é filosofia? (Mario Sergio Cortella).
Explique, o que a Prof.
Dr. Mario Sergio Cortella, comenta sobre este tema. (Quatro linhas no mínimo).
PROFª
MARIA JOSÉ
1º ANO A
PROJETO DE VIDA
COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA: Autoconfiança,
iniciativa social, organização, responsabilidade, curiosidade para aprender e
empatia.
OBS: Você pode responder no caderno e não precisa
fazer a cópia das questões.
Quando enviar para o e-mail romeumontoromedio@gmail.com, identificar com o
seu nome completo e qual a série e se souber pode colocar seu número da
chamada.
Alunos: Neste momento singular na vida de cada um
de nós se faz extremamente necessário nos reinventarmos e nos aprimorarmos a
cada dia. Espero sinceramente que todos estejam bem.
Portanto:
O percurso para o nosso trabalho no PROJETO DE VIDA, que desenvolvo como
professora juntamente com vocês solicito e oriento:
ATIVIDADES:
1. Reflita e anote
(mínimo de 3 linhas): Quem sou e as escolhas que faço? Qual a sua capacidade de
se abrir a conhecer novas experiências intelectuais, culturais e estéticas. Ou
seja: além da escola, o que você desenvolve (habilidade artística – cultural –
intelectual - social) escreva duas habilidades que você já tem ou que você
gostaria de aprender (fazer).
Exemplos: cantar, tocar algum instrumento, desenho,
pintura, grafite, esporte, voluntariado, ......... enfim....... Use sua
criatividade para sonhar o que você quer fazer ou apresente o que você já faz).
2. Assista ao CLIQUE AQUI - O vendedor de sonhos – Animação 3D HD.
O vendedor de sonhos mostra que para realizar o sonho não será num passe de
mágica. Este vídeo tem 6:26 mim. Você encontra no canal do you
tube como filme de animação 3 D HD. Após assistir
apresente qual poderia ser o projeto de vida para aquele que se permite sonhar.
Prof. Francisco Andrade
AULAS DE TECNOLOGIA – 1º B
Cyberbullying
(O tema desta atividade está relacionando com a aula online do dia 30/04/2020).
O cyberbullying é a prática da intimidação, humilhação, exposição vexatória, perseguição, calúnia e difamação por meio de ambientes virtuais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens. A incidência maior de casos de cyberbullying ocorre entre os adolescentes, porém há um número considerável de jovens adultos que utilizam essa prática criminosa.
O que é cyberbullying?
A palavra cyberbullying consiste na junção de duas palavras da língua inglesa, bullying e cyber. Cyber é uma contração da palavra cybernetic (cibernético), que se refere, na Teoria da Comunicação, àquilo que está ligado à rede de informação e comunicação, mais precisamente, ao âmbito da internet. Já a palavra bullying é formada a partir da palavra inglesa bully, que significa valentão, acrescida do sufixo “ing”, que indica continuidade da ação exposta em um verbo. O bullying é uma forma de agressão física, verbal e psicológica que se mostra sistemática e contínua, fazendo com que um indivíduo ou um grupo ataque sistematicamente uma vítima com base em sua aparência ou no seu comportamento, que em geral não está enquadrado no padrão de normalidade estabelecido pelo grupo social. O cyberbullying, por sua vez, é a extensão da prática do bullying do ambiente físico para o plano virtual.
Enquanto o bullying entre adolescentes é largamente praticado no ambiente escolar, o cyberbullying ultrapassa qualquer fronteira física, tirando da vítima qualquer possibilidade de escapar dos ataques, que acontecem o tempo todo por meio, principalmente, das redes sociais e dos aplicativos de mensagens.
Podem ser consideradas cyberbullying ações como: exposição de fotografias ou montagens constrangedoras;
divulgação de fotografias íntimas; críticas à aparência física, à opinião e ao comportamento social de indivíduos repetitivamente.
Os agressores geralmente usam de perfis falsos (fakes), acreditando estarem totalmente protegidos quanto à sua identidade real, ou simplesmente se manifestam pelo meio virtual por não ter que encarar a sua vítima pessoalmente.
Práticas de cyberbullying
No contexto do cyberbullying, aparecem termos em língua inglesa para nomear algumas práticas, como:
· Hater: palavra que significa aquele que odeia. São pessoas que disseminam o ódio no ambiente virtual, atacam outras pessoas com ofensas e humilhações, de forma sistemática.
· Sexting: palavra originada a partir das palavras sex (sexo) e texting (ato de trocar mensagens de texto ou conversar por plataformas virtuais). O sexting consiste na troca de mensagens de cunho sexual, podendo ou não conter imagens de nudez das pessoas envolvidas. Quando há essa troca de imagens, o sexting pode tornar-se perigoso, pois pode ser divulgado por aquele que recebeu as imagens, ou hackers podem invadir os aparelhos e divulgarem o conteúdo. A divulgação das imagens, que rapidamente viralizam na rede, pode levar a vítima a sofrer com o cyberbullying.
· Revenge porn: essa expressão significa, literalmente, vingança pornográfica. Ele diz respeito ao ato de divulgar imagens eróticas e de nudez de uma pessoa que as enviou à outra confiando em sua índole, mas que as divulga como forma de vingança e punição.
Consequências do cyberbullying
Assim como ocorre com o bullying praticado fora do ambiente virtual, o cyberbullying pode ter sérias consequências para os jovens vitimados. Em geral, um quadro inicial de isolamento e tristeza pode evoluir para sérios quadros de depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico.
Se o caso não for descoberto e as sequelas não forem tratadas, as vítimas de cyberbullying podem carregar consigo sintomas de trauma pelo resto de suas vidas, o que provoca, muitas vezes, baixo desempenho escolar, baixa autoestima, dificuldades em se relacionar com os outros e se colocar no mercado de trabalho quando na vida adulta, além de problemas da busca de alívio dos problemas nas drogas e no álcool. Nos casos mais extremos, a vítima de cyberbullying pode cometer suicídio.
Atividade de Fixação
1)- O que é bullying?
2)- Quando e como surgiu essa prática?
3)- Quais são as consequências para o aluno que é alvo?
4)- Como o bullying afeta a saúde de quem sofre os ataques?
5) Como reconhecer os agressores?
6)- Cyberbullying: o que isso significa?
7)- Como parar o bullying no ambiente escolar?
Wevergton Wagner 1C
ResponderExcluirLucas Fonseca Andrade 1D número 25 OK
ResponderExcluirElaine Palma Oliveira Santos 1c
ResponderExcluirYasmin França 1°C
ResponderExcluirKayky Gonsalves Da Silva 1D Número 20
ResponderExcluirAdrielly Gonçalves Lourenço 1ºA
ResponderExcluirHistória - Atividade enviada por e-mail em 13/05/2020.
Filosofia - Atividade I e II enviadas por e-mail em 17/05/2020.
Sociologia- Atividade enviada por e-mail em 17/05/2020.
Geografia - Relatório e Exercícios enviados por e-mail em 18/05/2020.
Projeto de Vida - Atividade enviada por e-mail em 19/05/2020.
Por favor, mandem o OK dessas atividades. Obrigada!
Caio de Carvalho Codo 1 °B -OK
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