sexta-feira, 1 de maio de 2020

1º ano A, B, C, D - Ensino Médio - PEI - Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia, História, Filosofia e Sociologia - 1º, 2º, 3º




Prof. Francisco Andrade   - HISTÓRIA

1º ANOS DO ENSINO MÉDIO A, B, C, D

Habilidade: Estabelecer relações espaciais e temporais, relativas ao surgimento da humanidade e ao povoamento de diferentes espaços geográficos.



Egito Antigo

A civilização do Egito antigo existiu há cerca de 5 mil anos, no vale do rio Nilo, no nordeste da África. Foi uma das primeiras civilizações do mundo e também uma das mais famosas da história. Os egípcios antigos construíram enormes pirâmidestemplos, palácios e túmulos. Seus entalhes e pinturas estão entre os mais esplêndidos que já foram criados. Esse povo também reproduziu na arte cenas cotidianas de trabalho e diversão que revelam muitos detalhes da sua vida. O clima seco do Egito ajudou a preservar muitas das coisas criadas pelos egípcios antigos. Os arqueólogos começaram a descobrir os restos dessa civilização no final do século XVIII. Por meio desses vestígios, os historiadores foram capazes de aprender sobre o mundo dos egípcios antigos.



As pirâmides de Gizé, no Egito. No grupo está a Grande Pirâmide, a maior de todas, construída para o rei Quéops em 2550 a.C.
© sculpies/Fotolia A vida no Egito antigo 



Uma pintura do Egito antigo retratando um barco no rio Nilo. A civilização egípcia antiga existiu há cerca de 5 mil anos, no vale do Nilo. Ela dependia grandemente desse rio como fonte de água e via de transporte.
© G. Dagli Orti—DeA Picture Library/age fotostock

              



A vida no Egito antigo

As aldeias e as cidades do Egito antigo ficavam perto do rio Nilo, que era a principal via de transporte e também a única fonte de água. Chovia muito pouco na região do Egito antigo, mas em outras partes do Nilo as chuvas eram mais abundantes. Todo ano, a água dessas chuvas vinha pelo curso do rio e acabava por inundar as terras do Egito. Depois, quando a água voltava ao leito do rio, deixava para trás uma lama rica em nutrientes chamada limo. Os egípcios plantavam trigo e centeio na lama. Eles também cultivavam frutas e hortaliças usando um sistema de irrigação composto por canais de água. As casas do Egito antigo eram feitas de tijolos de barro. Tinham janelas pequenas e o chão forrado de palha. As paredes eram frequentemente decoradas com pinturas. As roupas eram simples, em razão do clima quente. O tecido mais utilizado era o linho branco, feito com o fio obtido da planta que tem esse mesmo nome. A roupa comum dos homens era uma saia de linho e às vezes um colete. As mulheres usavam um vestido reto e simples que ia até o tornozelo.



Os egípcios antigos decoravam muitos de seus túmulos com hieróglifos e imagens coloridas. Essas pinturas ajudam os estudiosos da atualidade a entender como as pessoas daquela época eram, que roupas usavam e como viviam.
Sylvain Grandadam/age fotostock




Nesta pintura do Egito antigo, uma mulher leva comida para camponeses que estão trabalhando na terra. A agricultura era parte essencial da civilização egípcia antiga.
© G. Dagli Orti—DeA Picture Library/age fotostock

        



Um dos feitos mais admiráveis dos egípcios antigos foi sua escrita. A primeira escrita egípcia foi um sistema de figuras chamado hieróglifos. Por volta de 3100 a.C. os egípcios já usavam esse tipo de escrita. Eles entalhavam ou pintavam os símbolos nas paredes de túmulos e templos. Mais tarde, desenvolveram outras formas mais simples de escrita. Os egípcios usavam essas formas para escrever no papiro, um material semelhante ao papel. Os egípcios antigos adoravam muitos deuses. O principal deus do sol era  (ou Re). Cada cidade tinha seus próprios deuses especiais. Quando a cidade de Tebas adquiriu maior importância, o mesmo aconteceu com Amon, seu deus especial. Com o passar do tempo, os egípcios fundiram Amon e Rá: Amon-Rá era considerado o rei dos deuses.





















ura do deus egípcio dos mortos Anúbis, representado com a cabeça de um chacal, no Vale das Rainhas, em Luxor, no Egito (século XII a.C., aproximadamente).
C.M. Dixon—Heritage-Images/Imagestate

























  Hieróglifos encontrados no templo de Kom Ombo, no Egito. Os hieróglifos foram o primeiro sistema de escrita usado pelos egípcios antigos.
© Icon72/Dreamstime.com

       





Osíris, um dos deuses dos mortos, era outra divindade importante, porque os egípcios acreditavam na vida depois da morte. As famílias egípcias ricas enchiam os túmulos de coisas que supostamente os mortos usariam na outra vida. Os egípcios usavam sal e produtos químicos para preservar os cadáveres, transformando-os em múmias. Eles mumificavam até animais, como gatosíbis e crocodilos. Múmias de pessoas importantes eram colocadas em caixões decorados chamados sarcófagos. O sarcófago do rei Tutancâmon (ou Tutankhamen) era de ouro maciço.
                     






















Sarcófago decorado e múmia de uma princesa do Egito antigo (acervo do Museu Britânico, em Londres).
© Photos.com/Jupiterimages



Tumba contendo o sarcófago do faraó egípcio Tutancâmon. O sarcófago de Tutancâmon é feito de ouro maciço.
Photos.com/Thinkstock

 




Os primórdios do Egito

As margens do rio Nilo são habitadas há pelo menos 10 mil anos. O vale estreito do Nilo já foi pantanoso e tomado por árvores, junco e papiro. Aos poucos, o povo acabou com os pântanos e construiu aldeias. As pessoas aprenderam a plantar e a cuidar dos cultivos. Por fim, organizaram-se em dois reinos: o Alto Egito e o Baixo Egito. O Alto Egito ocupava o vale estreito do rio, ao sul. O Baixo Egito ficava ao norte, no amplo delta onde o rio deságua no mar. Por volta do século XX a.C., um rei chamado Menés uniu as duas partes do Egito. Menés fundou a cidade de Mênfis para ser a capital do reino. Essa cidade ficava próxima do Cairo, a capital do atual Egito.

 

 

 

 

Antigo, Médio e Novo Impérios


Depois de Menés, muitos reis, chamados faraós, governaram o Egito. Durante a longa história do país houve mais de trinta dinastias (famílias de governantes) de faraós. Os historiadores agruparam muitas dessas dinastias em três períodos importantes: o Antigo Império, o Médio Império e o Novo Império. O Antigo Império estende-se de 2575 a.C. a 2130 a.C. Foi durante esse período que os egípcios construíram suas grandes pirâmides. Perto delas, o povo instalou uma enorme escultura, a Grande Esfinge. A esfinge é um ser lendário que tem rosto de homem e corpo de leão.



A Grande Esfinge de Gizé é um dos mais conhecidos monumentos construídos pelos egípcios antigos.
© Leamus/iStock.com





Depois de 2130 a.C., o Egito enfrentou guerras civis. O país ficou dividido até o ano de 1938 a.C. Então os governantes de Tebas, uma cidade do Alto Egito, derrotaram seus inimigos e unificaram o país. Com isso teve início o Médio Império, que durou até 1630 a.C. Durante esse tempo o Egito expandiu seu território.
Um segundo período de enfraquecimento seguiu-se ao Médio Império. Um povo asiático, os hicsos, invadiu o Egito e só foi expulso em 1539 a.C. Começou então o Novo Império, que durou até 1075 a.C.
Um faraó poderoso do Novo Império foi Tutmés III, que governou de 1479 a.C. a 1426 a.C. Com ele, o Egito viveu seus dias de maior poder e riqueza. Tutmés conquistou a Síria. Além disso, ordenou a construção de muitos túmulos e templos.


·         Ausência quase que total da mobilidade social;
·         No topo da pirâmide encontrava-se o Faraó e seus parentes;
·         O Faraó era tratado como um Deus;
·         O governo era uma monarquia teocrática;
·         O Faraó era o chefe político do Estado e tinha extremo poder sobre tudo;
·         A segunda camada da pirâmide era composta pelos sacerdotes, nobres e funcionários;
·         Por último vinham os artesãos, camponeses, escravos e soldados;
·         Os camponeses formavam a maior parte da população;
·         As mulheres eram prestigiadas, por isso elas tinham o direito de exercer qualquer função política, econômica ou social em igualdade com aqueles que eram da mesma categoria social.

Principais características da sociedade egípcia















De acordo com o texto e os conhecimentos adquiridos sobre Egito Antigo, responda:

1)- O rio Nilo foi fundamental para o desenvolvimento da civilização egípcia. Sem ele, os egípcios não teriam construído um império tão grandioso. Com base nisso, responda as questões abaixo:
a) Qual a influência do rio para a agricultura? Como os egípcios lidavam com o regime de cheias periódicas do rio?

b) De que forma os egípcios melhoraram o aproveitamento das águas do rio para conseguir boas colheitas?

c) Que outras utilidades o rio Nilo tinha para os egípcios?

2)- A religião estava em todos os momentos da vida dos egípcios o que torna o seu entendimento muito importante no estudo do Egito antigo. Assim, explique duas de suas características que mais chamaram a sua atenção.

3)- Caracterize as relações entre os camponeses e o Estado no Egito antigo.




                                                
                                                                        

FILOSOFIA
PROFESSOR EDUARDO DE OLIVERIA SANTOS
1º B, C, D

ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS
TEMA: POR QUE ESTUDAR FILOSÓFIA

OBJETIVO:DESENVOLVER PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA
HABILIDADE DE FILOSOFIA: RECONHECER MANIFESTAÇÕES HISTÓRICAS E SOCIAIS DO PENSAMENTO FILOSÓFICO

ATIVIDADE I: LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO




            O Objetivo de se estudar Filosofia é o conhecimento de seu instrumento, ou seja, a reflexão crítica, que consiste em fazer o pensamento voltar-se sobre si mesmo e sobre o mundo, apropriando-se de experiências e se engajando numa transformação da própria vida.
Os objetos de trabalho são o conhecimento e a ação. A reflexão crítica deve considerar a produção teórica da Filosofia, seus textos, seus problemas e seus métodos. Ao mesmo tempo, deve tratar questões da ação humana sobre seus conhecimentos e sobre o mundo. Tais objetos devem ser alvo constante de crítica reflexiva.
Em resumo, a reflexão crítica sustentada pela Filosofia (o instrumento) vias auxiliar o adolescente (conhecimento/ação) no processo de formação da cidadania (ojetivo).
Fonte: São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do professor: filosofia, ensino médio- 1ªsérie, volume 1. São Paulo: SEE, 2009.
Reflexão e análise crítica sobre o texto acima:
1.      O que você pensa a respeito da Filosofia?
2.      Como você imagina que é o trabalho de um filósofo?
Leia a seguir a letra da música “Filosofia” de Chico Buarque de Holanda, e em seguida responda as questões solicitadas:
Filosofia
(Chico Buarque)
O mundo me condena
E ninguém tem pena
Falando sempre mal do meu nome
Deixando de saber
Se eu vou morrer de sede
Ou se vou morrer de fome
Mas a filosofia, hoje, me auxilia
A viver indiferente assim
Nesta prontidão sem fim
Vou fingindo que sou rico
Pra ninguém zombar de mim
Não me incomodo
Que você me diga
Que a sociedade é minha inimiga
Pois cantando neste mundo
Vivo escravo do meu samba
Muito embora vagabundo
Quanto a você
Da aristocracia
Que tem dinheiro
Mas não compra alegria
Há de viver eternamente
Sendo escrava dessa gente
Que cultiva hipocrisia
O mundo me condena
E…
3.      Por que estudar filosofia? Como essa pode ajudar você a compreender os fatos sociais que interfere na vida e da sociedade como um todo?

OBS: Você pode responder no caderno e não precisa fazer a cópia das questões.
Quando enviar para o e-mail romeumontoromedio@gmail.com, identificar com o seu nome completo e qual a série e se souber pode colocar seu número da chamada.


                                            
                                                                        


SOCIOLOGIA
PROFESSOR EDUARDO DE OLIVERIA SANTOS
    
1º A, B, C, D

ATIVIDADES ESCOLARES NÃO PRESENCIAIS
OBJETIVO: DESENVOLVER PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA
HABILIDADE DE SOCIOLOGIA: DESENVOLER O ESPÍRITO CRÍTICO E A CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO DA SOCIEDADE

ATIVIDADE I: LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO
O Contexto Histórico do Surgimento da Sociologia




    A Revolução Industrial, ocorrida na Europa (principalmente na Inglaterra) no século XVIII, mudou radicalmente a estrutura da sociedade. Homens passaram a ser substituídos por máquinas, que produziam mais e custavam muito menos. Isto fez com que os problemas sociais aumentassem, pois muitas pessoas que antes trabalhavam de forma artesanal, ficaram sem emprego. Eram acostumadas à uma forma mais lenta de vida, no meio rural, trabalhando apenas para sobreviver da terra. Agora passariam a trabalhar muito mais para os empresários, ganhando as vezes menos do que estavam ganhando antes.
     A sociedade se dividiu em Burgueses, os que detinham as fábricas e controlavam a economia, e os Proletariados, que tinham a força de trabalho. O capitalismo se fortaleceu, quem produzisse mais, estava acima dos outros.
    A sociologia como disciplina científica surgiu no início do século XIX, como uma resposta acadêmica para o novo desafio da modernidade: o mundo estava se tornando cada vez menor e mais integrado, a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e dispersando. Os sociólogos não só esperavam entender o que mantinha os grupos sociais unidos, mas desenvolver um “antídoto” para a desintegração social.
Atividade:
    Escreva uma linha de raciocínio crítica e reflexiva, mínimo de cinco linhas, sobre o surgimento da sociologia, relacionando-a com a Revolução Industrial e como disciplina científica dos fatos sociais que permeiam a vida do homem na sociedade


OBS: Você pode responder no caderno e não precisa fazer a cópia das questões.
Quando enviar para o e-mail romeumontoromedio@gmail.com, identificar com o seu nome completo e qual a série e se souber pode colocar seu número da chamada.




GEOGRAFIA
PROFESSOR CASSIO
    
1º A, B, C, D


 discutimos qual seria a Nova Ordem Mundial e as diversas implicações dessa mudança significativa de poder na escala global. Mas você saberia nos responder sobre as principais questões dessa nova agenda geopolítica mundial?
Calma, se você não sabe nem o que é geopolítica, esse resumo vai garantir que você compreenda quais assuntos estão marcantes nas relações internacionais. Então Confira!
O que é geopolítica mundial? 


O termo geopolítica tem como essência uma conotação estratégica, muitas vezes militar, acerca de ações envolvendo controle de territórios dos Estados Nacionais, criação de organizações, como a ONU, etc, interpretando o que está acontecendo na política dos dias atuais a partir de informações geográficas. Em contrapartida, o termo geografia política faz mais referência à organização dos Estados, das regiões, das entidades administrativas, das fronteiras seus  respectivos  habitantes,  se preocupando mais com as relações. Mas, no uso comum, ambos os termos representam a Geopolítica Mundial.
Constatamos que, nos dias de hoje, devido à globalização e à queda do mundo bipolar, os laços e relações entre os países se multiplicaram, se tornaram mais complexos e se diversificaram. Nas décadas recentes, os grandes centros universitários aumentaram e muito – o número de seções sobre geopolítica, respondendo a uma demanda crescente de análises ditas dessa área.
Com suas pesquisas sobre as interações entre as grandes regiões e zonas do mundo (energética, matérias-primas, fluxo de mercadorias, rotas de comércio etc.), a geopolítica se interessa naturalmente na política internacional e seus aspectos diplomáticos. A escala de atuação das pesquisas, portanto, é a escala global, internacional. Alguns autores, porém, argumentam e realizam trabalhos sobre uma geopolítica interna, ou seja, com uma escala intranacional.

Principais questões da geopolítica contemporânea

Como dito, os principais assuntos sobre o qual se debruçam os pesquisadores da citada área são as interações internacionais. É, portanto, uma área muito ampla. Separamos aqui alguns dos principais tópicos de discussão, que podem vir a cair no seu vestibular!


 

Crises mundiais são iniciadas e resolvidas através da geopolítica

·         Questões demográficas ligadas à superpopulação mundial;
·         Questões  demográficas   ligadas   ao   fluxo desordenado  de     populações, imigrações não controladas/ilegais etc.;
·         Questões     culturais,       relacionadas      ao     uso/desaparecimento     de    línguas, aculturamento etc.;
·         Globalização;
·         Recrudescimento de ameaças terroristas;
·         Risco de proliferação Nuclear (Irã, Coréia do Norte etc.);
·         Acesso à água potável e a saneamento básico (Turquia, Síria, Israel, Ásia, África, Brasil, etc.);
·         Zonas de pesca;
·         Recursos agrícolas e usinas de biocombustíveis, essencialmente no Brasil;
·         Acesso aos recursos da África e do Oriente Médio;
·         A rede urbana mundial e suas consequências (pólos administrativos, tecnológicos etc.);
·         Uso e locais propícios para energias alternativas;
·         Riscos fronteiriços;
·         Conflitos;
·         Problemas       regionais       causados       por      problemas       internos       (regionalismo, autonomia, separatismo, independentismo): Canadá, Europa, África etc;
·         Influência dos EUA na atualidade.

Principais conflitos da atualidade





Tanque Rebelde dizendo “Alou” na Ucrânia

Os principais conflitos da atualidade envolvem  tanto questões  de disputas internacionais, como os conflitos do Oriente Médio, quanto questões internas que evoluíram para questões regionais, como as FARC, o caso da Ucrânia, da Síria, dentre outros. Esses são conflitos armados que vitimam milhares de pessoas e causam intensos debates entre as nações.

Outra característica fundamental para se entender os conflitos atuais é o papel do terrorismo. A partir do icônico atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, em que membros da Al Qaeda explodiram as Torres Gêmeas, em Nova York, o terrorismo passou a ser o principal  inimigo  dos  Estados  desenvolvidos.  Doutrina  Bush se pautou no combate ao terrorismo e diversos ataques, tanto a países do Oriente Médio quanto a direitos individuais dos seus próprios cidadãos, foram justificados por essa Guerra ao Terror.



Assista vídeo -1 https://youtu.be/NV0b3jh4Kp4  

Após assistir os vídeos de apoio, você devera elaborar um relatório, onde seu ponto de vista deverá estar relacionado às informações constantes no material. Você tem toda a liberdade de expor seu ponto de vista,  no  entanto  seja  atento  aos  fatos relacionados às questões da Nova Ordem Mundial, seja observador e observe as diversas informações e vários  pontos  de vista diante de uma infinidade de informações e variados pontos de vistas sobre a influencia da relação da nova ordem mundial com a relação humana.



Exercícios

1.    (UFPR) Os acontecimentos políticos ocorridos na Europa a partir de 1989 promoveram a reorganização de alguns países. Assim, é correto afirmar que:
(01)   Reapareceram como estados soberanos as Repúblicas Bálticas: Estônia, Letônia e Lituânia, que integravam a URSS desde a Conferência de Yalta.
(02)   A Albânia, país balcânico, agregou ao seu território a província de Montenegro, porção da antiga Iugoslávia.
(04) A Alemanha reunificou-se com a anexação dos antigos reinos da Prússia e Boêmia.
(08) A Tchecoslováquia teve seu território desdobrado em dois novos estados independentes: a República Tcheca e a República Eslovaca.
(16) Surgiu a República da Moldávia, agregando porções dos territórios da antiga URSS, Polônia e Romênia.
Soma = (          )
2.      (Fuvest 2010) A Organização dos Estados Americanos (OEA)  revogou,  por  meio da Resolução de 03/06/2009, a decisão, tomada em 1962, que excluía Cuba dessa organização. Em relação a esse tema, é correto afirmar que
a)      os países membros impuseram, como condição para a volta de Cuba à OEA, o cumprimento do acordo de fechamento da prisão de Guantánamo.
b)      o retorno de Cuba à OEA deve resultar de um processo de diálogo a pedido do próprio governo cubano.



c)       a atual decisão da OEA foi criticada por países da América do Sul que não fazem parte dessa organização como, por exemplo, Venezuela e Bolívia.
d)      o Brasil não participou da decisão da OEA, em junho de 2009, mantendo-se alheio ao processo de diálogo e de negociação com Cuba.
e)       os EUA retiraram-se do processo de discussão da referida Resolução por discordarem da readmissão de Cuba à OEA.
3.     (PUC-SP) Na atual fase da chamada globalização (ou mundialização) das relações socioeconômicas, destaca-se o fenômeno da formação de blocos regionais. São os casos da União Européia, do Nafta, do Mercosul e outros. até quem diga que essas associações estão se transformando em “superestados”, encerrando a tendência de fragmentação de territórios. Considerando as  afirmações  abaixo,  assinale o conjunto de alternativas corretas:

1.           No interior da União Europeia, diante dos progressos socioeconômicos obtidos até este momento, se pode afirmar que as velhas reivindicações separatistas foram plenamente superadas, como demonstra o caso dos bascos, na Espanha;
2.           Com a dissolução do regime socialista no Leste Europeu, intensificou-se o processo de fusão dos estados nacionais, como demonstra o caso da CEI Comunidade dos Estados Independentes, superando-se um quadro anterior de excessiva fragmentação territorial na região da ex-URSS.
3.           As transformações mundiais ligadas à globalização não estão impedindo o surgimento ou a intensificação de fortes movimentos nacionalistas e separatistas, como no caso do Canadá, onde o acordo do Nafta não interferiu no separatismo existente no Quebec;
4.           A China socialista, a partir da abertura para o capital estrangeiro, beneficia-se da globalização econômica, com um crescimento econômico notável repercutindo sobre a qualidade de vida, eliminando assim antigas tensões separatistas com o Tibet.
5.           Os povos africanos, vítimas históricas da fragmentação territorial construída pelo colonialismo europeu, convivem ainda com rivalidades de toda ordem, como demonstram as várias guerras regionais, exemplificadas no trágico conflito de Ruanda.

   a) 1, 2 e 3.
   b) 2, 4 e 5.
c)     1 e 4.
d)    3 e 5.
e)     4 e 5.

4. (ENEM 1998) “Os efeitos abomináveis das armas nucleares já foram sentidos pelos japoneses há mais de 50 anos (1945). Vários países têm, isoladamente, capacidade nuclear para comprometer  a  vida  na  Terra.  Montar  o  seu  sistema  de defesa é um direito de todas as nações, mas um ato irresponsável ou um descuido pode desestruturar, pelo medo ou uso, a vida civilizada em vastas regiões. A nãoproliferação de armas nucleares é importante. No  domingo de junho de 98, Índia Paquistão rejeitaram condenação da ONU, decorrente da explosão de bombas atômicas pelos dois países, título de teste nuclear comemoradas com festa, especialmente no Paquistão. governo paquistanês (país que possui maioria da população muçulmana) considerou que a condenação não levou em conta o motivo da disputa: território de CAXEMIRA, pelo qual já travaram guerras desde sua independência (em 1947, do Império Britânico, que tinha Subcontinente Indiano como colônia). Dois terços da região, de maioria muçulmana, pertencem à Índia e 1/3 ao Paquistão”.
Sobre o tempo e os argumentos podemos dizer que:
a)      a bomba atômica não existia no mundo antes de o Paquistão existir como país.
b)      a força não tem sido usada para tentar resolver os problemas entre Paquistão Índia.
c)       Caxemira tornou-se um país independente em 1947.
d)      os governos da Índia Paquistão encontram-se numa perigosa escalada de solução de problemas pela força.
e)      diferentemente do século anterior, no início do século XX, o Império Britânico não tinha expressão mundial.

 



 FILOSOFIA – PROFª MARIA JOSÉ
1º ANO A
DESENVOLVER: PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA


HABILIDADE DE FILOSOFIA: Reconhecer a importância do uso de diferentes linguagens para elaborar o pensamento e a expressão em processos reflexivos

OBS: Você pode responder no caderno e não precisa fazer a cópia das questões.
Quando enviar para o e-mail romeumontoromedio@gmail.com, identificar com o seu nome completo e qual a série e se souber pode colocar seu número da chamada.

FAÇA A LEITURA DO TEXTO ABAIXO E RESPONDA, AS QUESTÕES 1 E 2 A PARTIR DE SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
Pensamento filosófico - Uma maneira de pensar o mundo
“A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. A filosofia é uma maneira de pensar e é também uma postura diante do mundo. Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata. Ela pode se voltar para qualquer objeto: pode pensar sobre a ciência, seus valores e seus métodos; pode pensar sobre a religião, a arte; o próprio homem, em sua vida cotidiana…”
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/pensamento-filosofico-uma-maneira-de-pensar-o-mundo.htm?cmpid=copiaecola
PARA REFLETIR e RESPONDER DE ACORDO COM A DEFINIÇÃO DO TEXTO ACIMA: AS QUESTÕES 1 E 2:
  1.  Explique por que a filosofia não é pautada em conhecimentos superficiais?
  2.  O pensar filosoficamente pode ser aplicado com seus métodos e seus valores em quais outras áreas da existência humana?

  1. Assistir ao vídeo no you tube, https://www.youtube.com/watch?v=TxYOVOotyXU  sobre o que  é filosofia? (Mario Sergio Cortella). Explique, o que a Prof.  Dr. Mario Sergio Cortella, comenta sobre este tema.  (Quatro linhas no mínimo).



PROFª MARIA JOSÉ
1º ANO A
PROJETO DE VIDA


COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA: Autoconfiança, iniciativa social, organização, responsabilidade, curiosidade para aprender e empatia.

OBS: Você pode responder no caderno e não precisa fazer a cópia das questões.
Quando enviar para o e-mail romeumontoromedio@gmail.com, identificar com o seu nome completo e qual a série e se souber pode colocar seu número da chamada.

Alunos: Neste momento singular na vida de cada um de nós se faz extremamente necessário nos reinventarmos e nos aprimorarmos a cada dia. Espero sinceramente que todos estejam bem.

Portanto:
O percurso para o nosso trabalho no PROJETO DE VIDA, que desenvolvo como professora juntamente com vocês solicito e oriento:
ATIVIDADES:
1.      Reflita e anote (mínimo de 3 linhas): Quem sou e as escolhas que faço? Qual a sua capacidade de se abrir a conhecer novas experiências intelectuais, culturais e estéticas. Ou seja: além da escola, o que você desenvolve (habilidade artística – cultural – intelectual - social) escreva duas habilidades que você já tem ou que você gostaria de aprender (fazer).
Exemplos: cantar, tocar algum instrumento, desenho, pintura, grafite, esporte, voluntariado, ......... enfim....... Use sua criatividade para sonhar o que você quer fazer ou apresente o que você já faz).
2.   Assista ao CLIQUE AQUI - O vendedor de sonhos – Animação 3D HD. O vendedor de sonhos mostra que para realizar o sonho não será num passe de mágica. Este vídeo tem 6:26 mim. Você encontra no canal do you tube como filme de animação 3 D HD. Após assistir apresente qual poderia ser o projeto de vida para aquele que se permite sonhar.




Prof. Francisco Andrade


AULAS DE TECNOLOGIA – 1º B


Cyberbullying
(O tema desta atividade está relacionando com a aula online do dia 30/04/2020).

O cyberbullying é a prática da intimidação, humilhação, exposição vexatória, perseguição, calúnia e difamação por meio de ambientes virtuais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens. A incidência maior de casos de cyberbullying ocorre entre os adolescentes, porém há um número considerável de jovens adultos que utilizam essa prática criminosa.

O que é cyberbullying?

A palavra cyberbullying consiste na junção de duas palavras da língua inglesa, bullying e cyber. Cyber é uma contração da palavra cybernetic (cibernético), que se refere, na Teoria da Comunicação, àquilo que está ligado à rede de informação e comunicação, mais precisamente, ao âmbito da internet. Já a palavra bullying é formada a partir da palavra inglesa bully, que significa valentão, acrescida do sufixo “ing”, que indica continuidade da ação exposta em um verbo. O bullying é uma forma de agressão física, verbal e psicológica que se mostra sistemática e contínua, fazendo com que um indivíduo ou um grupo ataque sistematicamente uma vítima com base em sua aparência ou no seu comportamento, que em geral não está enquadrado no padrão de normalidade estabelecido pelo grupo social. O cyberbullying, por sua vez, é a extensão da prática do bullying do ambiente físico para o plano virtual.
Enquanto o bullying entre adolescentes é largamente praticado no ambiente escolar, o cyberbullying ultrapassa qualquer fronteira física, tirando da vítima qualquer possibilidade de escapar dos ataques, que acontecem o tempo todo por meio, principalmente, das redes sociais e dos aplicativos de mensagens.
Podem ser consideradas cyberbullying ações como: exposição de fotografias ou montagens constrangedoras;
divulgação de fotografias íntimas; críticas à aparência física, à opinião e ao comportamento social de indivíduos repetitivamente.
Os agressores geralmente usam de perfis falsos (fakes), acreditando estarem totalmente protegidos quanto à sua identidade real, ou simplesmente se manifestam pelo meio virtual por não ter que encarar a sua vítima pessoalmente.

Práticas de cyberbullying

No contexto do cyberbullying, aparecem termos em língua inglesa para nomear algumas práticas, como:
·         Hater: palavra que significa aquele que odeia. São pessoas que disseminam o ódio no ambiente virtual, atacam outras pessoas com ofensas e humilhações, de forma sistemática.
·         Sexting: palavra originada a partir das palavras sex (sexo) e texting (ato de trocar mensagens de texto ou conversar por plataformas virtuais). O sexting consiste na troca de mensagens de cunho sexual, podendo ou não conter imagens de nudez das pessoas envolvidas. Quando há essa troca de imagens, o sexting pode tornar-se perigoso, pois pode ser divulgado por aquele que recebeu as imagens, ou hackers podem invadir os aparelhos e divulgarem o conteúdo. A divulgação das imagens, que rapidamente viralizam na rede, pode levar a vítima a sofrer com o cyberbullying.
·         Revenge porn: essa expressão significa, literalmente, vingança pornográfica. Ele diz respeito ao ato de divulgar imagens eróticas e de nudez de uma pessoa que as enviou à outra confiando em sua índole, mas que as divulga como forma de vingança e punição.

                                                          Consequências do cyberbullying

Assim como ocorre com o bullying praticado fora do ambiente virtual, o cyberbullying pode ter sérias consequências para os jovens vitimados. Em geral, um quadro inicial de isolamento e tristeza pode evoluir para sérios quadros de depressãotranstorno de ansiedade e síndrome do pânico.
Se o caso não for descoberto e as sequelas não forem tratadas, as vítimas de cyberbullying podem carregar consigo sintomas de trauma pelo resto de suas vidas, o que provoca, muitas vezes, baixo desempenho escolar, baixa autoestima, dificuldades em se relacionar com os outros e se colocar no mercado de trabalho quando na vida adulta, além de problemas da busca de alívio dos problemas nas drogas e no álcool. Nos casos mais extremos, a vítima de cyberbullying pode cometer suicídio.

Atividade de Fixação

1)- O que é bullying?



2)- Quando e como surgiu essa prática?



3)- Quais são as consequências para o aluno que é alvo?


4)- Como o bullying afeta a saúde de quem sofre os ataques?


5) Como reconhecer os agressores?


6)- Cyberbullying: o que isso significa?


7)- Como parar o bullying no ambiente escolar?




                                                             





 















7 comentários:

  1. Kayky Gonsalves Da Silva 1D Número 20

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  2. Adrielly Gonçalves Lourenço 1ºA
    História - Atividade enviada por e-mail em 13/05/2020.
    Filosofia - Atividade I e II enviadas por e-mail em 17/05/2020.
    Sociologia- Atividade enviada por e-mail em 17/05/2020.
    Geografia - Relatório e Exercícios enviados por e-mail em 18/05/2020.
    Projeto de Vida - Atividade enviada por e-mail em 19/05/2020.

    Por favor, mandem o OK dessas atividades. Obrigada!

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