ENSINO MÉDIO | 2ºTA e 2ºTB
- ATIVIDADES DE MATEMÁTICA - PROFª MARIA DO CARMO
Para falar.com seu professor mande email no: mariatocado@prof.educacao.sp.gov.br
Aluno:______________________________________________ _____
nº_____ Série_____
1) Resolva as equações do 2º grau e indique em cada uma se a
equação é completa ou incompleta:
a) 3x2 – 7x + 2 = 0
b) 2x2 – 4x + 2 = 0
c) 2x2 – 7x -15 = 0
d) x2 – x -12 = 0
e) x2 – 5x -6 = 0
f) x2 +9 -4x = 0
g) 2x -15 +x2 = 0
h) x2 -36 = 0
i) 2x2 -18 = 0
j) 3x2 +5x = 0
l) 5x2 +x = 0
- ATIVIDADES DE FÍSICA - PROFº RONALDO
Para falar.com seu professor mande email no: ronaldoalves@prof.educacao.sp.gov.br
Nome:
Série
EXERCÍCIOS PROPOSTOS:
01-
Uma alavanca de 02 metros de comprimento recebe
uma força em sua extremidade de 40 N. Calcular o momento desta força.
02-
Um a gangorra de 3 metros de comprimento, em uma
de suas pontas está uma pessoa sentada exercendo uma força de 400 N,calcular o
momento exercido na outra ponta.
03-
Uma chave de 1 metro sofre um momento de 100
N.m. Calcular a força exercida.
04-
Uma alavanca recebe uma força em sua extremidade
de 100 N proporcionando um Momento de 1000 N.m. Calcular o comprimento desta
alavanca.
- ATIVIDADES DE QUÍMICA - PROFª MARIA DO CARMO
Aluno:______________________________________________ _____
nº_____ Série_____
Atividade sobre Ácidos
1) Determine as fórmulas e o nome dos ácidos:
a) PO4-3
b) SO4-2
c) I-
d) Fe(CN)6-4
e) IO4-
2) Dê a fórmula dos ácidos:
a) Ácido Bromídrico
b) Ácido Nitroso
c) Ácido Sulfúrico
d) Ácido Clorídrico
3) O que é comum a todos os ácidos?
- ATIVIDADES DE HISTÓRIA - PROFº ANDERSON
Para falar.com seu professor mande email no: andersonjg@yahoo.com.br
Questionário
de História
1.
Qual
foi o principal interesse da Inglaterra em acabar com a escravidão no Brasil?
2.
Por
que a elite brasileira, os grandes fazendeiros optaram por dar oportunidade de
emprego aos imigrantes e não aos negros que haviam recebido sua liberdade?
3.
De
que forma a escravidão dos negros e a eugenia contribuíram para a situação dos
negros no Brasil atual? Explique.
Vídeos no Youtube para auxiliar na pesquisa.
Canal: Academia de História – Tema do vídeo: Os ingleses e o
fim do tráfico de escravos.
Vídeo: Entendendo o racismo estrutural e a eugenia no Brasil.
- ATIVIDADES DE GEOGRAFIA - PROFª IVANETE
Para falar.com seu professor mande email no: ivanetepluna@gmail.com
Os problemas das cidades latino-americanas
America Latina:urbanização tardia
Problemas comuns as grandes cidades latino-americanas
America Latina:segregação socioespacial urbana
America Latina:movimentos siciais
Assista o
vídeo para compreender
Melhor o
conteúdo.
Esses tópicos podem ser resumidos, não e necessário que seja
na integra, após assistir o vídeo faça um resumo do que você entendeu.
- ATIVIDADES DE FILOSOFIA - PROFº RENAN
Para falar.com seu professor mande email no: renanaguiar@prof.educacao.sp.gov.br
Atividade em tempos de quarentena
A
redação pode ser feita a mão, numa folha de caderno universitário e conter 1
página, peço que tirem uma foto dela e anexem no email, ou deve ser
feita em no mínimo 500 palavras, caso seja realizada no programa Microsoft
Word. Deve conter nome, número e série.
A atividade que segue tem o
objetivo imediato de promover reflexões e desenvolver novas formas de pensar os
direitos mais fundamentais do ser humano, a liberdade em sua vá1rias formas,
deverá ser pensada através da História e de alguns fatos marcantes. Entre esses
fatos, talvez o mais relevante tenha sido a Segunda Guerra Mundial pela
violência que ela produziu e pelas consequências que entregou ao mundo.
Calcula-se oitenta milhões de mortos. A guerra foi provocada por Adolf Hitler.
O ex-cabo do exército se torna presidente em 1933, mas logo após assume as
rédeas de ditador, eliminando seus opositores e diferentes grupos étnicos que
eram resistência a seus objetivos: criar um império de 1000 anos, construído
através de limpeza étnica, da eliminação de grupos julgados como inferiores em
prol do surgimento de um novo tipo de ser humano. Suas ideias foram escritas no
livro Mein Kempf (Minha Luta) e contém ideais declaradamente racistas e
machistas.
Sua publicação foi proibida pela
justiça no Rio de Janeiro (como deve ser lido na notícia abaixo) e uma
controversa questão sobre o tema é ainda muito pertinente, é correta a
proibição do livro por parte da justiça? Ou tal ato parece autoritário já que o
conhecimento deve ser sempre compartilhado? JUSTIFIQUE seu posicionamento.
Sobre a
proibição do livro de Adolf Hitler pela Justiça do Rio de Janeiro
Luiz
Felipe Pondé fala sobre os prós e os contras da republicação de “Minha Luta”,
de Adolf Hitler, 70 anos depois da morte do ditador nazista. O livro é um
manifesto das ideias antissemitas e de pureza de raça.
Luiz
Fernado Emediato, da editora que vai lançar o livro no Brasil e Fernando
kKsinski Lottenberg, presidente da confederação israelita do Brasil estão no
estúdio do Metrópolis para discutir a republicação do livro de hitler “Minha
Luta”.
O ESTRANGEIRO DO PONTO DE VISTA
SOCIOLÓGICO
Muitos
são os autores que tratam o tema da migração, imigração e emigração. Um deles
foi o sociólogo alemão Georg Simmel (1858-1918). Ele discutiu especificamente a
figura do estrangeiro e a relação do mesmo com o novo grupo. Para Simmel, o
estrangeiro não era o simples viajante.
Nasceu na
Alemanha seus pais eram judeus convertidos ao protestantismo – nessa última
religião Georg Simmel foi batizado. O fato de vir de uma família com origem
judaica, mesmo que convertida, era motivo de preconceito.
Em virtude
de tal preconceito e do fato de ser um crítico dos valores dominantes em sua
época, só conseguiu o cargo de professor contratado em tempo integral em 1914,
apenas quatro anos antes de morrer de câncer, em 1918. Permaneceu, portanto,
durante muitos anos como professor não contratado. Só recebia se os alunos se
inscrevessem nos seus cursos, caso contrário, não. Como suas aulas estavam
sempre repletas de alunos, pois era visto como um bom professor e homem brilhante,
ele conseguia algum ganho. Mas o seu sustento vinha muito mais de uma herança
que recebera pelo falecimento de seu tutor(Moraes Filho, 1983).
Simmel não
procurou criar uma grande teoria. Na verdade, era a favor de escrever ensaios
(pequenos textos instigantes sobre um tema) e por isso trabalhou os mais
diferentes temas, como: a ponte e a porta, o adorno, o jarro, a coqueteria, a
filosofia de uma forma geral (do dinheiro e do amor, por exemplo), entre muitos
outros.
O mais
importante é destacar que, de certa maneira, por ser ex-judeu, Simmel sentia-se
um estrangeiro, pois era tratado como tal.
No Brasil,
até 1850, mais importante do que a imigração estrangeira espontânea na
composição do provo brasileiro, foi a chegada forçada de milhões de africanos.
O perfil da imigração no nosso país variou com o passar do tempo: até 1880 os
imigrantes, na sua maioria, vinham do Norte da Europa, e a partir dessa data a
predominância foi de europeus do Leste e do Sul. Várias são as questões que vêm
à nossa mente quando discutimos o tema da migração, como: por que as pessoas
migram? Entre tantas nações que existem, por que muitos escolheram o Brasil?
Será que aqui encontraram o que esperavam? O que eles pensavam sobre o Brasil?
“Por que as
pessoas migram? Eis uma pergunta tradicional que nunca recebeu uma resposta
completa, mas que de ensejo a muitas publicações e debates. A questão básica
envolve o peso dos fatores de expulsão ou de atração e a maneira como se
equilibram. Para começar, deve-se dizer que a maioria dos migrantes não deseja
abandonar suas casas nem suas comunidades. Se pudessem escolher, todos – com
exceção dos poucos que anseiam por mudanças e aventuras – permaneceriam em seus
locais de origem. A migração, portanto, não começa até que as pessoas descobrem
que não conseguirão sobreviver com seus meios tradicionais em suas comunidades
de origem. Na grande maioria dos casos, não logram permanecer no local porque
não têm como alimentar-se nem a si próprias nem a seus filhos. Num número menor
de casos, dá-se a migração ou porque as pessoas são perseguidas por sua
nacionalidade – como as minorias dentro de uma cultura nacional maior – ou seu
credo religioso minoritário (dos judeus aos menonitas e aos dissidentes da
Igreja russa ortodoxa) é atacado pelo grupo religioso dominante.
Uma vez que
as condições econômicas constituem o fator de expulsão mais importante, é
essencial saber por que mudam as condições e quais são os fatores responsáveis
pelo agravamento da situação crítica que afeta a capacidade potencial dos
emigrantes de enfrentá-la. Nessa fórmula, três fatores são dominantes: o
primeiro é o acesso à terra e, portanto, ao alimento; o segundo, a variação da
produtividade da terra; e o terceiro, o número de membros da família que
precisam ser mantidos. Na primeira categoria estão as questões que envolvem a
mudança dos direitos sobre a terra, suscitada via de regra pela variação da
produtividade das colheitas, causada, por sua vez, pela modernização agrícola
em resposta ao crescimento populacional. Nas grandes migrações dos séculos XIX
e XX – época em que chegaram à América mais de dois terços de migrantes -, o
que de fato contava era uma combinação desses três fatores.”
Na Europa, era muito
comum cantar músicas que enalteciam as virtudes do Brasil, como os dois
pequenos trechos a seguir:
“Vamos para a América “O carro já está em frente à porta,
Naquele belo Brasil Partimos com a mulher e
filharada,
Aqui ficam os nosso ricos senhores Emigramos para a terra prometida,
A trabalhar a terra com a enxada A li se encontra ouro como
areia.
[...].’ Logo,
logo estaremos no Brasil.’
Música italiana tirada de La grande Imigrazione, de Música alemã tirada do livro
O imigrante alemão, de Carlos Fouquer.
Emilio Franzina. Veneza: Marsílio Editori, 1976, p.204. São Paulo: Instituto Hans
Staden, 1974, p.82.
Esse
era o imaginário a respeito da América que prevalecia na Europa desde o século
XVI e que, a partir de meados do século XIX, serviu de atrativo para grandes
parcelas da população camponesa de vários países europeus, É preciso, contudo,
entender as condições de vida dessa população em um continente que passava por
muitas transformações de correntes da transição da economia feudal para a
economia capitalista, e do desenvolvimento da industrialização. Segundo Zuleika
Alvim, em linhas gerais, podemos apontar os seguintes fatores desse processo
histórico:
1.
Concentração da terra nas mãos de poucos proprietários,
expulsando os trabalhadores rurais do campo;
2.
Endividamento dos pequenos proprietários rurais devido
às altas taxas de impostos sobre a propriedade, o que levava à solicitação de
empréstimo;
3.
Dificuldade do pequeno proprietário de enfrentar a
concorrência da oferta de produtos a preços inferiores por parte dos grandes
proprietários;
4.
Grande concentração dessa população expulsa do campo
nas cidades, criando uma reserva de mão-de-obra para a indústria nascente;
5.
Impossibilidade de absorção, especialmente na Itália e
na Alemanha, de todos esses trabalhadores pela indústria;
6.
Acentuado crescimento demográfico, com a população
européia aumentando duas vezes e meia;
7.
Desenvolvimento tecnológico, com a máquina substituindo
o trabalho do homem.
Entretanto, o sonho de
“fazer a América” não era tão facilmente realizado. A vida desses imigrantes
foi marcada, especialmente no seu início, por muito trabalho, dificuldades de
adaptação à língua, costumes e hábitos diferentes. Além disso, não só traziam
consigo os preconceitos dos países de origem, como também sofriam preconceitos,
reproduzindo aqui as visões negativas que opunham alemães do norte ao sul,
italianos setentrionais a italianos meridionais, alemães a poloneses, italianos
a japoneses.
Nome:___________________________________________
nº:________ série:_______
Relacione as perguntas às suas
respectivas respostas.
- Quem foi
George Simmel?
- Qual o
motivo do preconceito sofrido por ele?
- Segundo o
texto, que tipo de dano lhe causou tal preconceito?
- Qual o
significado de migrante, imigrante e emigrante?
- Por que as
pessoas migram?
- Como foi a
vida dos imigrantes europeus ao chegarem na América?
- O que atraiu
o os europeus para América sobretudo para o Brasil nos séculos XIX e XX?
( ) só conseguiu o cargo de professor
contratado em tempo integral em 1914, apenas quatro anos antes de morrer de
câncer, em 1918. Permaneceu, portanto, durante muitos anos como professor não
contratado. Só recebia se os alunos se inscrevessem nos seus cursos, caso
contrário, não.
( )
não só traziam consigo os preconceitos dos países de origem, como também sofriam
preconceitos, reproduzindo aqui as visões negativas que opunham alemães do
norte ao sul, italianos setentrionais a italianos meridionais, alemães a
poloneses, italianos a japoneses.
( ) O fato de vir de uma família com origem
judaica, mesmo que convertida e o fato de ser um crítico dos valores dominantes
em sua época.
( ) O carro já está em frente à porta, partimos com a mulher e
filharada. Emigramos para a terra prometida, ali se encontra ouro como areia.
( ) Sair da pátria para residir em outro pais
– entrar em um pais estranho para nele viver – mudar periodicamente ou passar
de uma região para outra, de uma país para outro.
( ) não começa até que as pessoas descobrem
que não conseguirão sobreviver com seus meios tradicionais em suas comunidades
de origem. Na grande maioria dos casos, não logram permanecer no local porque
não têm como alimentar-se nem a si próprias nem a seus filhos. Num número menor
de casos, dá-se ou porque as pessoas são perseguidas por sua nacionalidade –
como as minorias dentro de uma cultura nacional maior – ou seu credo religioso
minoritário.
( ) Sociólogo alemão discutiu especificamente
a figura do estrangeiro e a relação do mesmo com o novo grupo. Nasceu na
Alemanha seus pais eram judeus convertidos ao protestantismo.
- ATIVIDADES DE PORTUGÊS - PROFº MAURÍCIO
Para falar com seu professor mande email no: ferreratelis@bol.com.br
ATIVIDADE DE
LÍNGUA PORTUGUESA- 2 TA, 2TB
Leia:
A palavra “café”
vem do árabe qahhwah e significa
“vinho”. Foi cultivado pela primeira vez pelo povo muçulmano, sendo por isso
conhecido também como vinho da Arábia. As sensações de vigor e ânimo que o
fruto proporciona foram descobertas pelo pastor etíope Caldi, que, após
perceber que suas cabras andavam agitadas, viu que elas se alimentavam de folhas
e grãos de um arbusto específico.
Os monges que
viviam na região colheram os frutos e prepararam um chá. A partir daí, passaram
a consumir frequentemente a bebida para ficarem mais acordados nas noites de
vigília e oração.
Seu cultivo
tornou-se tão importante para o povo árabe, que era terminantemente proibido
que seus grãos deixassem a região. Todo café negociado era previamente fervido
para que não pudesse mais germinar. Apenas no século XVIII a planta ganhou a
Europa, sendo cultivada na Holanda.
Disponível em: http://www.muraljoia.com.br.
Questão 1 – O tema do texto é:
a) a etimologia da
palavra “café”.
b) a origem do café.
c) as sensações oriundas
do consumo do café.
d) a importância do café
para o povo árabe.
Questão 2 -
Assinale o trecho em que
uma forma pronominal faz referência à palavra-chave “café”:
a) “As sensações de vigor e ânimo que o fruto proporciona foram
descobertas [...]”.
b) “A partir daí,
passaram a consumir frequentemente a bebida para ficarem [...]”.
c) “Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe [...]”.
d) “Apenas no século
XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.”.
Questão 3 – “Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe, que era terminantemente
proibido que seus grãos deixassem a região.”. Indique palavras que poderiam
substituir “terminantemente” no contexto acima:
Questão 4 – “Todo café negociado era previamente fervido para que não pudesse
mais germinar.”. O conectivo sublinhado instaura entre as orações uma relação
de:
a) finalidade
b) causa
c) consequência
d) conclusão
Questão 5 – A palavra “café” vem do árabe qahhwah
e significa “vinho”. O vocábulo gahhwah
aparece em itálico porque:
a) foi citado para explicar a origem de uma palavra.
b) consiste em um termo pouco usual no Brasil.
c) apresenta grafia controversa.
d) constitui uma palavra de origem estrangeira.
Questão 6 – Em “[...] após perceber que suas
cabras andavam agitadas [...]”, a forma pronominal destacada refere-se:
a) ao povo mulçumano
b) ao pastor etíope Caldi
c) aos monges
d) ao povo árabe
Questão 7 – O item abaixo em que o
elemento destacado tem seu valor corretamente identificado é:
a) “[...] sendo por isso conhecido também
como vinho da Arábia.”. (causa)
b) “A partir daí, passaram a consumir
frequentemente [...]”. (lugar)
c) “[...] que era terminantemente proibido que
seus grãos deixassem a região.”. (concessão)
d) “Apenas no século XVIII a planta ganhou a
Europa [...]”. (restrição)
Questão 8 – “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada
na Holanda.”. A forma verbal sinalizada indica uma ação:
a) iniciada no
presente.
b) que tinha presença
contínua no passado.
c) iniciada no passado e
que permanece nos dias atuais.
d) que já foi encerrada.
1. A) Assinale a alternativa correta,
segundo a figura de linguagem:
" Saio do hotel com quatro olhos, dois no
presente e dois no passado. "
A-( ) Metáfora.
B-( ) Catacrese.
C-( ) Hipérbole.
D-( ) Antítese.
E-( ) Ironia.
2. B)
Classifique as figuras de linguagem abaixo:
A)
Faria isso mil vezes se fosse necessário.
B)
Falta -lhe inteligência para compreender isso.
C)
Muito competente aquele candidato, esquecendo -se de cumprir com suas promessas eleitorais.
D) O
amor e o ódio , camimham juntos.
E) Pedro adora
ler Machado de Assis.
3. DESENVOLVA UM TEXTO DISSERTATIVO
ARGUMENTATIVO SOBRE O TEMA SUGERIDO ABAIXO:
“Os
desafios do necessário isolamento social no Brasil em casos de pandemia”
(Escreva
entre 15 a 25 linhas )
Quaisquer
dúvidas enviar e-mail para professor
Maurício Telis, no E-MAIL:
(
ferreiratelis@bol.com.br )
- ATIVIDADES DE INGLÊS - PROFª ROSILENE
Para fala com seu professor mande email no: rosesantos270@hotmail.com
ATIVIDADE PARA 2º ANOS
MUSIC ACTIVITY
Complete os espaços a seguir
com as formas do verbo TO BE no presente e passado:
SOMEONE LIKE YOU
(Adele)
I heard that ___________
settled down
That you found a girl and ______________married now
I heard that your dreams came true
Guess she gave you things, I didn't give to you
Old friend, why ___________ so shy?
Ain't like you to hold back or hide from the light
That you found a girl and ______________married now
I heard that your dreams came true
Guess she gave you things, I didn't give to you
Old friend, why ___________ so shy?
Ain't like you to hold back or hide from the light
I hate to turn up out of the
blue, uninvited
But I couldn't stay away, I couldn't fight it
I had hoped you'd see my face
And that you'd be reminded that for me, _______ over
But I couldn't stay away, I couldn't fight it
I had hoped you'd see my face
And that you'd be reminded that for me, _______ over
Never mind, I'll find someone
like you
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I beg
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I beg
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
You know how the time flies
Only yesterday was the time of our lives
We ______ born and raised in a summer haze
Bound by the surprise of our glory days
Only yesterday was the time of our lives
We ______ born and raised in a summer haze
Bound by the surprise of our glory days
I hate to turn up out of the
blue, uninvited
But I couldn't stay away, I couldn't fight it
I had hoped you'd see my face
And that you'd be reminded that for me, ________ over
But I couldn't stay away, I couldn't fight it
I had hoped you'd see my face
And that you'd be reminded that for me, ________ over
Never mind, I'll find someone
like you
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I begged
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I begged
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
Nothing compares, no worries
or cares
Regrets and mistakes, ___________ memories made
Who would have known how bittersweet this would taste?
Regrets and mistakes, ___________ memories made
Who would have known how bittersweet this would taste?
Never mind, I'll find someone
like you
I wish nothing but the best for you
"Don't forget me, " I beg
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
I wish nothing but the best for you
"Don't forget me, " I beg
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
Never mind, I'll find someone like you
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I begged
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I begged
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
Link da música:
Texto para às questões de
01 a 03
Read:
Heart
disease and stroke are the world’s biggest killers. Millions of people in
Britain take cholesterol-lowering drugs to reduce their risk. Now scientists
from the Netherlands Organisation of Applied Scientific Research believe they
may have found an alternative treatment. It’s a vaccine that helps the body’s immune
system get rid of bad cholesterol from the blood. The first human
trials are now under way, but researchers say it will take six years before
they know if the jab is safe and effective enough to get regulatory approval.
www.bbc.com
1) De
acordo com o texto:
a) Doenças
do coração e derrames são os maiores assassinos do mundo.
b) Milhões
de pessoas no mundo sofrem de doenças do coração.
c) Apenas
os derrames são os maiores assassinos do mundo.
d) Apenas
as doenças do coração são os maiores assassinos do mundo.
02) ” It’s
a vaccine that helps the body’s immune system get rid of bad cholesterol from
the blood….” uma possível tradução para a frase acima é:
a) A
vacina vai ajudar o colesterol a se livrar do sangue ruim.
b) É uma
vacina que ajuda o sistema imunológico do corpo a se livrar do mau colesterol
no sangue.
c) A
vacina vai tratar o sistema imunológico do colesterol ruim.
d) A
vacina vai tratar o colesterol ruim através do corpo que vai se livrar do
mau funcionamento do sistema imunológico.
03) De
acordo com o texto:
a) Os
primeiros testes em ratos de laboratórios ainda estão em andamento.
b)
Pesquisadores dizem que vai levar oito anos até saberem se a vacina é segura e
eficiente.
c)
Cientistas holandeses acreditam ter encontrado um tratamento paliativo para
auxiliar o sistema imunológico.
d) Milhões
de pessoas na Grã-Bretanha tomam remédios para baixar o colesterol.
QUAISQUER
DÚVIDAS, SEGUE ABAIXO O E-MAIL DA PROFESSORA ROSILENE
- ATIVIDADES DE ARTES- PROFº FERNANDO
Para falar.com seu professor mande email no: fernando.bs2012@hotmail.com
Para falar.com seu professor mande email no: fernando.bs2012@hotmail.com
Atividades de Arte = Professor
Fernando .
Ensino Médio - Série (
2º Termo B).
1º Bimestre.
Ano - 2020.
1º - Pesquisar o que é Ética,
ou Ética profissional.
2º - Pesquisa o que é teatro de arena. ( Livro de história da
arte).
3º - Pesquisar: A origem da música popular Brasileira, no
Brasil, ( MPB).
4º - Desenvolver uma atividade sobre harmonia de cores. Ex: escolher
uma obra de arte ou uma imagem no ambiente e pintar interpretando as cores e as
formas de acordo com o horário. Ex: O Nascer do sol, o por do sol ou uma noite enluarada. ( pode pintar
com tinta Guache, ou fiz de cera).
- ATIVIDADES DE BIOLOGIA - PROFª LIGIA
Para falar.com seu professor mande email no: lga.lbds@gmail.com
Para falar.com seu professor mande email no: lga.lbds@gmail.com
Exercicios
de Biologia- Profª Ligia- 2TA e 2TB
1-Uma salada de alface e tomate foi temperada com uma solução
de vinagre e sal e, posteriormente, adicionou-se azeite a ela. Após determinado
tempo, as folhas de alface murcharam. Qual é o nome do fenômeno ocorrido? Porque
isso acontece? Explique.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-O oxigênio e o gás carbônico são
moléculas que atravessam a membrana plasmática da célula do local onde ocorrem
em maior concentração para o local com menor concentração. Esse movimento é um
tipo de transporte conhecido como:
a) Osmose.
b) Difusão
facilitada.
c) Difusão
simples.
d) Bomba de sódio
e potássio.
e) Transporte
ativo.
3-O transporte de substâncias pela
membrana pode ser classificado em passivo e ativo. O transporte passivo é
aquele em que não há gasto de energia durante o processo. Todos os exemplos a
seguir são de transporte passivo, exceto:
a) Osmose.
b) Bomba de sódio
e potássio.
c) Difusão
simples.
d) Difusão
facilitada.
4-A célula é a
menor unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Ela é uma estrutura viva
e, portanto, necessita de algumas substâncias para realizar suas atividades.
Para controlar o que entra e o que sai dela, a célula conta com a membrana
plasmática. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica
corretamente o nome dado à capacidade da membrana de selecionar as substâncias
que entram e saem da célula.
a) Difusão
facilitada.
b) Regeneração.
c) Mosaico
fluido.
d)
Impermeabilidade.
e) Permeabilidade
seletiva.
5-Hemácias
( cél. sanguíneas) foram colocadas em três tubos de ensaio contendo uma
solução. Após algum tempo, as hemácias estavam: enrugadas no tubo I; normais no
tubo II; rompidas no tubo II. Assinale
abaixo, a alternativa correta quanto a concentração da solução nos três tubos
de ensaio.
Tubo I
|
Tubo II
|
TuboIII
|
hipertônica
|
hipotônica
|
Isotônica
|
hipertônica
|
isotônica
|
hipotônica
|
isotônica
|
hipertônica
|
hipotônica
|
hipotônica
|
isotônica
|
hipertônica
|
a)
b)
c)
d)
Nenhum comentário:
Postar um comentário