sábado, 2 de maio de 2020

ATIVIDADES - 3º C - REGULAR - ENSINO MÉDIO NOTURNO

         
            ATIVIDADE DE MATEMATICA- PROFº LORIVAL
           email: jrnamo09@hotmail.com


ATIVIDADE PARA NOTURNO ROMEU MONTORO 29-4-2020  3C

GEOMETRIA ANALÍTICA

1)      Calcule a distância entre o Ponto A( ¨ ¨) e B ( 4 , -2)
2)      Calcule a distância entre o ponto C ( -5, - 4) e D ( ¨ ¨ )
3)      No quadrilátero abaixo PQRS , calcule o perímetro
P  (  ,  ) Q ( -,   ) R ( -, - )  S( ,- )
4)      Calcule a distância entre o Ponto A( ¨ ¨) e B ( - 4 , -2)
5)      Calcule a distância entre o ponto C ( -5, - 3) e F ( ¨ ¨ )
6)      Em seguida calcule os pontos médios das questões 1 2 4 e 5

          ATIVIDADE DE FÍSICA - PROF° RONALDO
         email: ronaldoalves@prof.educacao.sp.gov.br






ROMEU MONTORO
Nome:                                                                                          Série:

EXERCÍCIOS PROPOSTOS:

01-   Calcular a potência de uma torneira elétrica ligada em uma tensão de U = 220 Volts e corrente elétrica de I = 3 ampéres.




02-   Calcular a tensão elétrica que um chuveiro de potência  de P = 2200 Watts e corrente elétrica de I = 20 Ampéres.




03-   Calcular a corrente elétrica que um secador de cabelo de potência P = 3600 Watts e tensão elétrica de  U = 220 Volts recebe.




04-   Calcular a potência elétrica que um aparelho com especificações de tensão elétrica U = 380 Volts e corrente de I + 0,5 Ampéres.


ATIVIDADE DE QUÍMICA - PROFª MARIA DO CARMO
email: mariatocado@prof.educacao.sp.gov.br

E.E. ROMEU MONTORO – ENSINO MÉDIO | 3ºC
Professora Maria do Carmo - Química

Aluno:___________________________________________     nº_____     Série_____

Estudaremos a composição do ar atmosférico, portanto sugere-se que cada estudante faça uma pesquisa sobre a composição do ar atmosférico (oxigênio, nitrogênio e gases nobres) e suas respectivas temperaturas de liquefação e ebulição. Sugere-se, como modelo, o preenchimento da Tabela 4 que deverá ser confeccionada pelo(a) estudante no caderno.
Sugestão de um texto como apoio para a realização da atividade: Texto-Composição do ar.
Elemento presente no ar

Composição e %
Temperatura de Liquefação (ºC)
Temperatura de Ebulição (ºC)
Oxigênio




Nitrogênio




Gases Nobres





É importante observar as temperaturas de ebulição e liquefação dos gases, visto que será fundamental para a compreensão do processo de destilação fracionada.



ATIVIDADE DE HISTORIA- PROFª VERA LUCIA 

Habilidade: Estabelecer relações espaciais e temporais, relativas ao surgimento da humanidade e ao povoamento de diferentes espaços geográficos. 

Egito Antigo

A civilização do Egito antigo existiu há cerca de 5 mil anos, no vale do rio Nilo, no nordeste da África. Foi uma das primeiras civilizações do mundo e também uma das mais famosas da história. Os egípcios antigos construíram enormes pirâmidestemplos, palácios e túmulos. Seus entalhes e pinturas estão entre os mais esplêndidos que já foram criados. Esse povo também reproduziu na arte cenas cotidianas de trabalho e diversão que revelam muitos detalhes da sua vida. O clima seco do Egito ajudou a preservar muitas das coisas criadas pelos egípcios antigos. Os arqueólogos começaram a descobrir os restos dessa civilização no final do século XVIII. Por meio desses vestígios, os historiadores foram capazes de aprender sobre o mundo dos egípcios antigos.







Uma pintura do Egito antigo retratando um barco no rio Nilo. A civilização egípcia antiga existiu há cerca de 5 mil anos, no vale do Nilo. Ela dependia grandemente desse rio como fonte de água e via de transporte.
© G. Dagli Orti—DeA Picture Library/age fotostock

              



 As pirâmides de Gizé, no Egito. No grupo está a Grande Pirâmide, a maior de todas, construída para o rei Quéops em 2550 a.C.
© sculpies/Fotolia A vida no Egito antigo 

A vida no Egito antigo

As aldeias e as cidades do Egito antigo ficavam perto do rio Nilo, que era a principal via de transporte e também a única fonte de água. Chovia muito pouco na região do Egito antigo, mas em outras partes do Nilo as chuvas eram mais abundantes. Todo ano, a água dessas chuvas vinha pelo curso do rio e acabava por inundar as terras do Egito. Depois, quando a água voltava ao leito do rio, deixava para trás uma lama rica em nutrientes chamada limo. Os egípcios plantavam trigo e centeio na lama. Eles também cultivavam frutas e hortaliças usando um sistema de irrigação composto por canais de água. As casas do Egito antigo eram feitas de tijolos de barro. Tinham janelas pequenas e o chão forrado de palha. As paredes eram frequentemente decoradas com pinturas. As roupas eram simples, em razão do clima quente. O tecido mais utilizado era o linho branco, feito com o fio obtido da planta que tem esse mesmo nome. A roupa comum dos homens era uma saia de linho e às vezes um colete. As mulheres usavam um vestido reto e simples que ia até o tornozelo.





Nesta pintura do Egito antigo, uma mulher leva comida para camponeses que estão trabalhando na terra. A agricultura era parte essencial da civilização egípcia antiga.
© G. Dagli Orti—DeA Picture Library/age fotostock

        



 Os egípcios antigos decoravam muitos de seus túmulos com hieróglifos e imagens coloridas. Essas pinturas ajudam os estudiosos da atualidade a entender como as pessoas daquela época eram, que roupas usavam e como viviam.
Sylvain Grandadam/age fotostock

Um dos feitos mais admiráveis dos egípcios antigos foi sua escrita. A primeira escrita egípcia foi um sistema de figuras chamado hieróglifos. Por volta de 3100 a.C. os egípcios já usavam esse tipo de escrita. Eles entalhavam ou pintavam os símbolos nas paredes de túmulos e templos. Mais tarde, desenvolveram outras formas mais simples de escrita. Os egípcios usavam essas formas para escrever no papiro, um material semelhante ao papel. Os egípcios antigos adoravam muitos deuses. O principal deus do sol era  (ou Re). Cada cidade tinha seus próprios deuses especiais. Quando a cidade de Tebas adquiriu maior importância, o mesmo aconteceu com Amon, seu deus especial. Com o passar do tempo, os egípcios fundiram Amon e Rá: Amon-Rá era considerado o rei dos deuses.







Hieróglifos encontrados no templo de Kom Ombo, no Egito. Os hieróglifos foram o primeiro sistema de escrita usado pelos egípcios antigos.
© Icon72/Dreamstime.com

       






























ura do deus egípcio dos mortos Anúbis, representado com a cabeça de um chacal, no Vale das Rainhas, em Luxor, no Egito (século XII a.C., aproximadamente).
C.M. Dixon—Heritage-Images/Imagestate


Osíris, um dos deuses dos mortos, era outra divindade importante, porque os egípcios acreditavam na vida depois da morte. As famílias egípcias ricas enchiam os túmulos de coisas que supostamente os mortos usariam na outra vida. Os egípcios usavam sal e produtos químicos para preservar os cadáveres, transformando-os em múmias. Eles mumificavam até animais, como gatosíbis e crocodilos. Múmias de pessoas importantes eram colocadas em caixões decorados chamados sarcófagos. O sarcófago do rei Tutancâmon (ou Tutankhamen) era de ouro maciço.












                     
Sarcófago decorado e múmia de uma princesa do Egito antigo (acervo do Museu Britânico, em Londres).
© Photos.com/Jupiterimages






AdicioTumba contendo o sarcófago do faraó egípcio Tutancâmon. O sarcófago de Tutancâmon é feito de ouro maciço.
Photos.com/Thinkstocknar legenda









                                                      Os primórdios do Egito

As margens do rio Nilo são habitadas há pelo menos 10 mil anos. O vale estreito do Nilo já foi pantanoso e tomado por árvores, junco e papiro. Aos poucos, o povo acabou com os pântanos e construiu aldeias. As pessoas aprenderam a plantar e a cuidar dos cultivos. Por fim, organizaram-se em dois reinos: o Alto Egito e o Baixo Egito. O Alto Egito ocupava o vale estreito do rio, ao sul. O Baixo Egito ficava ao norte, no amplo delta onde o rio deságua no mar. Por volta do século XX a.C., um rei chamado Menés uniu as duas partes do Egito. Menés fundou a cidade de Mênfis para ser a capital do reino. Essa cidade ficava próxima do Cairo, a capital do atual Egito.

 

 

 
Adicionar legenda

Antigo, Médio e Novo Impérios


Depois de Menés, muitos reis, chamados faraós, governaram o Egito. Durante a longa história do país houve mais de trinta dinastias (famílias de governantes) de faraós. Os historiadores agruparam muitas dessas dinastias em três períodos importantes: o Antigo Império, o Médio Império e o Novo Império. O Antigo Império estende-se de 2575 a.C. a 2130 a.C. Foi durante esse período que os egípcios construíram suas grandes pirâmides. Perto delas, o povo instalou uma enorme escultura, a Grande Esfinge. A esfinge é um ser lendário que tem rosto de homem e corpo de leão.















A Grande Esfinge de Gizé é um dos mais conhecidos monumentos construídos pelos egípcios antigos.
© Leamus/iStock.com


 Depois de 2130 a.C., o Egito enfrentou guerras civis. O país ficou dividido até o ano de 1938 a.C. Então os governantes de Tebas, uma cidade do Alto Egito, derrotaram seus inimigos e unificaram o país. Com isso teve início o Médio Império, que durou até 1630 a.C. Durante esse tempo o Egito expandiu seu território.
Um segundo período de enfraquecimento seguiu-se ao Médio Império. Um povo asiático, os hicsos, invadiu o Egito e só foi expulso em 1539 a.C. Começou então o Novo Império, que durou até 1075 a.C.
Um faraó poderoso do Novo Império foi Tutmés III, que governou de 1479 a.C. a 1426 a.C. Com ele, o Egito viveu seus dias de maior poder e riqueza. Tutmés conquistou a Síria. Além disso, ordenou a construção de muitos túmulos e templos.

·         Ausência quase que total da mobilidade social;
·         No topo da pirâmide encontrava-se o Faraó e seus parentes;
·         O Faraó era tratado como um Deus;
·         O governo era uma monarquia teocrática;
·         O Faraó era o chefe político do Estado e tinha extremo poder sobre tudo;
·         A segunda camada da pirâmide era composta pelos sacerdotes, nobres e funcionários;
·         Por último vinham os artesãos, camponeses, escravos e soldados;
·         Os camponeses formavam a maior parte da população;
·         As mulheres eram prestigiadas, por isso elas tinham o direito de exercer qualquer função política, econômica ou social em igualdade com aqueles que eram da mesma categoria social.

Principais características da sociedade egípcia

















De acordo com o texto e os conhecimentos adquiridos sobre Egito Antigo, responda:

1)- O rio Nilo foi fundamental para o desenvolvimento da civilização egípcia. Sem ele, os egípcios não teriam construído um império tão grandioso. Com base nisso, responda as questões abaixo:
a) Qual a influência do rio para a agricultura? Como os egípcios lidavam com o regime de cheias periódicas do rio?




b) De que forma os egípcios melhoraram o aproveitamento das águas do rio para conseguir boas colheitas?





c) Que outras utilidades o rio Nilo tinha para os egípcios?





2)- A religião estava em todos os momentos da vida dos egípcios o que torna o seu entendimento muito importante no estudo do Egito antigo. Assim, explique duas de suas características que mais chamaram a sua atenção.





3)- Caracterize as relações entre os camponeses e o Estado no Egito antigo.





4)- Leia o texto abaixo.

O verdadeiro Egito

Muito do que aprendemos na escola vem das idéias equivocadas, herdadas de gregos e romanos, que consideravam os egípcios um povo fúnebre.      Os egípcios eram agricultores, mas sua civilização também era rica em artesãos, arquitetos, escultores e escribas de qualidade excepcional (...). No campo da escrita, chegou até nós uma enorme quantidade de texto, descrevendo transações burocráticas do império, histórias com motivo religioso encontradas em tumbas, poesias e romances épicos. "Os egípcios produziam tanto ou mais textos quanto os gregos e os romanos", conta Brancaglion. Entre as poesias que exaltam o amor; chamam atenção àquelas em que a mulher toma a iniciativa, elogiando a beleza do parceiro (...). Não se sabe ao certo se foram escritas por mulheres. A mulher; por sinal, vivia em situação confortável para a época. "Elas tinham direitos legais e, portanto, uma identidade própria", conta a egiptóloga Lise Manniche, da Universidade de Copenhague. Em caso de separação, por exemplo, era a mulher que ficava com tudo. A herança vinha também pelo lado feminino. Era freqüente que o faraó se casasse com suas primas ou irmãs. Por esse motivo também, havia brigas e assassinatos na família que ficaram para a História, como o assassinato dos irmãos por Cleópatra [rainha do Egito que viveu entre 69 a. C. e 30 a. C.] (...) Em alguns períodos, as mulheres da nobreza usavam perucas de cabelos verdadeiros e perfumes com essências raras; as menos ricas e influentes usavam fibras vegetais e perfumes comuns. Uma pintura preta, chamada Kohl, era também de uso generalizado nos olhos e faces de homens e mulheres. "Alguns egípcios costumavam passar sombra verde nos olhos e rouge", diz Manniche. Eram vaidosos e alegres. Se ficaram com uma imagem diferente, o problema não é deles. Como diz Brancaglion, não foram às múmias dos faraós que nos amaldiçoaram. Fomos nós que as condenamos.

(Fonte: FERRONI, Marcelo. "O verdadeiro Egito: o mundo moderno, que só conhecia o povo das tumbas de faraós,agora descobre como ele valoriza a vida". In: Galileu.São Paulo, Globo, ano 11, n° 118, maio/ 2001. p. 25-6.)

a)- IDENTIFIQUE o papel da mulher, segundo o texto.








b)- RETIRE informações do texto que contradizem a visão transmitida a nós a respeito dos egípcios. 

Habilidades: Analisar os significados históricos das relações de poder entre as nações, confrontando formas de interação cultural, social e econômica, em contextos históricos específicos.



Formação dos Estados Absolutistas Europeus

Estado absolutista é um regime político surgido no fim da Idade Média. Também chamado de Absolutismo se caracteriza por concentrar o poder e autoridade no rei e de poucos colaboradores. Nesse tipo de governo, o rei está totalmente identificado com o Estado, ou seja, não há diferença entre a pessoa real e o Estado que governa. Não há nenhuma Constituição ou lei escrita que limite o poder real e tampouco existe um parlamento regular que contrabalance o poder do monarca.

Origem do Estado Absolutista

O Estado Absolutista surgiu no processo de formação do Estado Moderno ao mesmo tempo que a burguesia se fortalecia. Durante a Idade Média, os nobres detinham mais poder que o rei. O soberano era apenas mais um entre os nobres e deveria buscar o equilíbrio entre a nobreza e seu próprio espaço. Durante a transição do feudalismo para o capitalismo houve a ascensão econômica da burguesia e do Mercantilismo. Era preciso outro regime político na Europa centro-ocidental que garantisse a paz e o cumprimento das leis.
Por isso, surge a necessidade de um governo que centralizasse a administração estatal. Desta maneira, o rei era a figura ideal para concentrar o poder político e das armas, e garantir o funcionamento dos negócios. Nesta época, começam a surgir os grandes exércitos nacionais e a proibição de forças armadas particulares.






O rei Luís XIV é considerado o modelo do monarca absolutista
 







         Exemplos de Estados Absolutistas

Ao longo da história, com a centralização do Estado Moderno, várias nações passaram a formar Estados Absolutistas. Eis alguns exemplos:


França

Considera-se a formação do Estado francês sob reinado dos reis Luís XIII (1610-1643) e do rei Luís XIV (1643-1715) durando até a Revolução Francesa, em 1789. Luís XIV limitou o poder da nobreza, concentrou as decisões econômicas e de guerra em si e seus colaboradores mais próximos. Realizou uma política de alianças através de casamentos que garantiu sua influência em boa parte da Europa, fazendo a França ser o reino mais relevante no continente europeu. Este rei acreditava que somente "um rei, uma lei e uma religião" fariam prosperar a nação. Deste modo, inicia uma perseguição aos protestantes.

Inglaterra

A Inglaterra passou um longo período de disputas internas devido às guerras religiosas, primeiro entre católicos e protestantes e, mais tarde, entre as várias correntes protestantes. Este fato foi decisivo para que o monarca concentrasse mais poder, em detrimento da nobreza. O grande exemplo de monarquia absolutista inglesa é o reinado de Henrique VIII (1509-1547) e o de sua filha, a rainha Elizabeth I (1558-1603) quando uma nova religião foi estabelecida e o Parlamento foi enfraquecido. A fim de limitar o poder do soberano, o país entra em guerra e somente com a Revolução Gloriosa estabelece as bases da monarquia constitucional.
Espanha

Considera-se que a Espanha teve dois períodos de monarquia absoluta. Primeiro, durante o reinado dos reis católicos, Isabel e Fernando, no final do século XIV, até o reinado de Carlos IV, que durou de 1788 a 1808. Isabel de Castela e Fernando de Aragão governaram sem nenhuma constituição. De todas as formas, Isabel e Fernando, deviam estar sempre atentos aos pedidos da nobreza tanto de Castela como de Aragão, de onde procediam respectivamente. O segundo período é o reinado de Fernando VII, de 1815 -1833, que aboliu a Constituição de 1812, restabeleceram a Inquisição e retirou alguns direitos da nobreza.

Portugal
O absolutismo em Portugal começou ao mesmo tempo em que se iniciavam as Grandes Navegações. A prosperidade trazida com os novos produtos e os metais preciosos do Brasil foi fundamental para enriquecer o rei. O reinado de Dom João V (1706-1750) é considerado o auge do estado absolutista português, pois este monarca centralizou na coroa todas as decisões importantes como a justiça, o exército e a economia. O absolutismo em Portugal duraria até a Revolução Liberal do Porto, em 1820, quando o rei Dom João VI (1816-1826) foi obrigado aceitar uma Constituição.


O Direito Divino e o Estado Absolutista

 

 

A teoria que embasava o absolutismo era o "Direito Divino". Idealizada pelo francês Jacques Bossuet (1627-1704), sua origem estava na Bíblia. Bossuet considera que o soberano é o próprio representante de Deus na Terra e por isso deve ser obedecido. Os súditos devem acatar suas ordens e não questioná-las. Por sua vez, o monarca deveria ser o melhor dos homens, cultivar a justiça e o bom governo. Bossuet argumentava que se o rei fosse criado dentro dos princípios religiosos necessariamente ele seria um bom governante, porque suas ações seriam sempre em beneficio dos súditos.





O absolutismo previa um soberano, governando para súditos da mesma religião, como fez Henrique VIII, na Inglaterra.












 


   
 
Atividade para fixação e pesquisa.

1)- Discorra sobre o que foi o Absolutismo na Europa.












2)- Cite e explique o que foi o Edito de Nantes criado pelo rei francês Henrique IV durante o seu governo.








3)- Cite duas características do Absolutismo.





4)- Estabeleça uma relação entre o reinado de Luís XIV e o absolutismo.





5)- A respeito do Estado Absolutista é correto afirmar:
a) o poder concentrava-se nas mãos do rei por ter este conseguido afastar a influência da nobreza.
b) Era caracterizado pela concentração do poder político nas mãos do rei e pela legitimação divina desse poder.
c) O poder do rei no Estado absolutista, além de carecer de justificação, era criticado por pensadores como Maquiavel e Hobbes.
d) Na economia, o Absolutismo correspondeu ao período de transição do capitalismo para o feudalismo.
e) No plano político, a formação do Absolutismo correspondeu a uma necessidade de centralização do poder para adequar-se ao surgimento da nobreza.

6)- :O Absolutismo monárquico manifestou-se de formas variadas, entre os séculos XVI e XVIII na Europa, através de um conjunto de práticas e doutrinas político-econômicas que fundamentavam a atuação do Estado Nacional Absoluto. Dentre essas práticas e doutrinas, identificamos corretamente a:
a) condenação da doutrina política medieval que justificava a autoridade monárquica absoluta através do Direito Divino dos Reis
b) concentração dos poderes de governo e da autoridade política na pessoa do Rei identificado com o Estado
c) promoção política das burguesias nacionais, principais empreendedores mercantis da expansão econômica e geográfica do Estado Moderno Absoluto
d) adoção de práticas capitalistas e liberais como fundamento da organização econômica dos Impérios coloniais controlados pelas Monarquias européias
e) rejeição dos princípios mercantilistas: dirigismo econômico e protecionismo alfandegário.

7)- O regime absolutista, presente na maior parte das Monarquias Nacionais européias na Idade Moderna, tem como características básicas:
a) o liberalismo econômico, a garantia dos direitos civis e a divisão do poder político
b) o despotismo real, a ausência de direitos ou privilégios sociais e o escravismo
c) o direito divino dos reis, a garantia das liberdades individuais e o intervencionismo estatal
d) a centralização política, a concessão de privilégios a determinados estamentos sociais e o mercantilismo
e) a existência de uma constituição, a divisão dos poderes e o liberalismo econômico



Habilidade: Relacionar o princípio de respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural, mas análises de fatos e processos históricos-sociais.




Primeira Guerra Mundial

Primeira Guerra Mundial foi um marco na história da humanidade. Foi a primeira guerra do século XX e o primeiro conflito em estado de guerra total – aquele em que uma nação mobiliza todos os seus recursos para viabilizar o combate. Estendeu-se de 1914 a 1918 e foi resultado das transformações que aconteciam na Europa, as quais fizeram diferentes nações entrarem em choque. O resultado da Primeira Guerra Mundial foi um trauma drástico. Uma geração de jovens cresceu traumatizada com os horrores da guerra. A frente de batalha, sobretudo a Ocidental, ficou marcada pela carnificina vivida nas trincheiras e um saldo de 10 milhões de mortos (aproximadamente). Os desacertos da Primeira Guerra Mundial contribuíram para que, em 1939 (Segunda Guerra Mundial), uma nova guerra acontecesse.

Mapa Mental




  

Causas

 

As causas da Primeira Guerra Mundial são extremamente complexas e envolvem uma série de acontecimentos não resolvidos que se arrastavam desde o século XIX: rivalidades econômicas, tensões nacionalistas, alianças militares etc.
De maneira geral, os principais fatores que contribuíram para o início da Primeira Guerra Mundial foram:
·         disputas imperialistas (já estudamos esse tópico);
·         nacionalismos;
·         alianças militares;
·         corrida armamentista.

Na questão imperialista, o enfoque pode ser dado ao temor que a ascensão da Alemanha gerou em nações como Rússia, França e Grã-Bretanha. Os alemães haviam passado pelo processo de unificação na segunda metade do século XIX e, após isso, lançaram-se à busca de colônias para seu país. Isso prontamente chamou a atenção da França, por exemplo, que via seus interesses serem prejudicados com o fortalecimento alemão.
A questão dos nacionalismos envolveu diferentes nações. A Alemanha encabeçava um movimento conhecido como pangermanismo. Esse movimento nacionalista servia como suporte ideológico para o Império Alemão defender os seus interesses de expansão territorial no começo do século XX. O pangermanismo ainda se expressava nas questões econômicas, pois os alemães pretendiam colocar-se como a força econômica e militar hegemônica da Europa.
Na questão nacionalista, havia também o revanchismo francês. Essa questão envolvia os ressentimentos que existiam na França a respeito do desfecho da Guerra Franco-Prussiana, conflito travado entre Prússia e França em 1870 e 1871. A derrota francesa foi considerada humilhante, principalmente por dois fatores: a rendição ter sido assinada na Galeria dos Espelhos, no Palácio de Versalhes, e pela perda da Alsácia-Lorena. Após o fim desse conflito, a Prússia autoproclamou-se como Império Alemão.
A questão nacionalista mais complexa envolvia os Bálcãs, região no sudeste do continente europeu. No começo do século XX, os Bálcãs eram quase inteiramente dominados pelo Império Áustro-Húngaro, que estava em ruínas por causa da multiplicidade de nacionalidades e movimentos separatistas que existiam em seu território.
A grande tensão nos Bálcãs envolvia a Sérvia e a Áustria-Hungria na questão referente ao controle da Bósnia. Os sérvios lutavam pela formação da Grande Sérvia e, por isso, desejavam anexar a Bósnia ao seu território (a Bósnia era parte da Áustria-Hungria desde 1908 oficialmente). Esse movimento nacionalista de sérvios era apoiado pela Rússia por meio do pan-eslavismo, ideal em que todos os eslavos estariam unidos em uma nação liderada pelo czar russo.
Tendo em vista todo esse quadro de tensão e rivalidades, as nações europeias meteram-se em um labirinto de alianças militares, que acabou sendo definido da seguinte maneira:

·         Tríplice Entente: formada por Rússia, Grã-Bretanha e França.
·         Tríplice Aliança: formada por Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Itália.

Esses acordos militares incluíam cláusulas secretas de cooperação militar caso uma nação fosse atacada por outra nação adversária. Por fim, toda essa hostilidade deu a garantia para todas as potências e chefes de Estado na Europa de que a guerra era apenas questão de tempo. Por essa razão, as nações europeias iniciaram uma corrida armamentista com o objetivo de se fortalecer para o conflito que ocorreria.
O que faltava para que a guerra tivesse início era um estopim, que aconteceu em 28 de junho de 1914, durante a visita do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, a Sarajevo, capital da Bósnia. A visita do arquiduque foi entendida como uma provocação e colocou em movimento os grupos nacionalistas que existiam na Sérvia e Bósnia.




Gavrilo Princip sendo preso após cometer o atentado que causou a morte de Francisco Ferdinando.


O resultado da visita do arquiduque foi que Gavrilo Princip, membro de um movimento nacionalista bósnio, armado de um revólver, meteu-se à frente do carro que levava Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia. Ele abriu fogo, assassinando ambos. A consequência direta do ato foi uma crise política gravíssima que ficou conhecida como Crise de Julho. Como não houve saída diplomática para a Crise de Julho, a consequência final foram declarações de guerra acontecendo em cadeia. Em 29 de julho, a Áustria declarou guerra à Sérvia; no dia 30, russos (em defesa da Sérvia), alemães e austríacos mobilizaram seus exércitos. Em 1º de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia e, no dia 3, à França. No dia 4, o Reino Unido declarou guerra à Alemanha. Era o começo da Primeira Guerra Mundial.


Países envolvidos

Como mencionado no texto, os dois grupos que lutaram entre si na Primeira Guerra Mundial ficaram conhecidos como Tríplice Aliança (as principais forças eram a Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Itália) e Tríplice Entente (as principais forças eram a Rússia, Grã-Bretanha e França). No caso da Itália, o país fazia parte da Tríplice Aliança, mas recusou-se a participar da guerra quando ela se iniciou. Em 1915, a Itália aderiu à Tríplice Entente.
Naturalmente, a Primeira Guerra Mundial não se resumiu ao envolvimento desses países, pois diversas outras nações envolveram-se no conflito. No lado da Entente, países como Grécia, Estados Unidos, Canadá, Japão e até mesmo o Brasil entraram no confronto. No lado da Tríplice Aliança, houve a participação da Bulgária e de outros povos e Estados clientes, como o Sultanato de Darfur.


Onde ocorreu a Primeira Guerra Mundial?

Os combates da Primeira Guerra Mundial, em sua maioria, aconteceram no continente europeu. Na Europa, destacaram-se a Frente Ocidental, em que os alemães lutaram contra franceses e britânicos, e a Frente Oriental, em que os alemães lutaram contra sérvios e russos. Durante a guerra, houve também batalhas no Oriente Médio, isto é, nas regiões que estavam sob domínio do Império Otomano.



Fases da Primeira Guerra

Utilizando a classificação do estudioso Luiz de Alencar Araripe, a Primeira Guerra Mundial pode ser dividida em duas grandes fases1. A primeira fase ficou conhecida como Guerra de Movimento e aconteceu entre agosto e novembro de 1914. A segunda fase ficou conhecida como Guerra de Trincheiras e ocorreu entre 1915 e 1918. Da primeira fase da guerra, destacou-se o plano alemão de invasão da França pelo território belga, o chamado Plano Schlieffen. Esse plano foi elaborado pelo conde Alfred von Schlieffen e consistia basicamente em uma manobra para envolver as tropas francesas e conquistar Paris, a capital da França. Poucos meses depois que os franceses conseguiram impedir os alemães de conquistar Paris, iniciou-se a segunda fase da guerra, caracterizada pelas trincheiras. As trincheiras eram corredores subterrâneos construídos para abrigar os soldados e separar os exércitos que lutavam entre si. Muitas vezes, a distância entre uma trincheira e outra era mínima. O espaço entre as trincheiras era conhecido como “terra de ninguém” e era preenchido com sacos de areia, arames farpados e tudo que fosse necessário para garantir a proteção das tropas e para informar que tropas inimigas aproximavam-se. Durante a guerra de trincheiras, foram utilizadas pela primeira vez armas químicas. Os alemães inicialmente utilizaram gás clorídrico, que, com o tempo, também passou a ser utilizado por franceses e britânicos. Por fim, o gás clorídrico foi substituído pelo gás mostarda.





Soldados americanos utilizando máscaras para se proteger das armas químicas utilizadas na frente de batalha.
A respeito dos horrores da Guerra de Trincheiras travada na Frente Ocidental, vale ressaltar o relato feito pelo historiador Eric Hobsbawm:
Milhões de homens ficavam uns diante dos outros nos parapeitos de trincheiras barricadas com sacos de areia, sob as quais viviam como – e com – ratos e piolhos. De vez em quando seus generais procuravam romper o impasse. Dias e mesmo semanas de incessante bombardeio de artilharia […] “amaciavam” o inimigo e o mandavam para baixo da terra, até que no momento certo levas de homens saíam por cima do parapeito, geralmente protegido por rolos e teias de arame farpado, para a “terra de ninguém”, um caos de crateras de granadas inundadas de água, tocos de árvore calcinadas, lama e cadáveres abandonados, e avançavam sobre as metralhadoras, que os ceifavam, como eles sabiam que aconteceria2.

Na Frente Ocidental, destacaram-se batalhas como Verdun e Somme em que a luta nas trincheiras causou a morte de milhões de soldados de ambos os lados. Na Frente Oriental, os alemães conseguiram impor pesadas derrotas aos russos em batalhas como a de Tannenberg, garantindo grandes conquistas territoriais. A violência da guerra também foi destacada durante os combates que aconteceram na Sérvia. No Oriente Médio, destacou-se a perseguição que o Império Otomano promoveu contra os armênios, o que levou ao Genocídio Armênio. A Primeira Guerra também registrou combates aéreos e uma disputa acirrada entre alemães e britânicos no mar.
Em 1917, os Estados Unidos, presididos por Woodrow Wilson, entraram na guerra quando uma embarcação britânica foi atacada por alemães, causando a morte de mais de uma centena de americanos. Nesse mesmo ano, os russos, fragilizados por tantas derrotas e por uma crise econômica duríssima, retiraram-se da guerra, e a Revolução Russa consolidou o socialismo no país.
A Primeira Guerra Mundial encerrou-se como resultado do esfacelamento das forças da Tríplice Aliança. Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano renderam-se, sobrando apenas a Alemanha. O Império Alemão, arrasado pela guerra, também se rendeu após uma revolução estourar no país e levar ao fim da monarquia alemã. Aqueles que implantaram a república no país (os social-democratas) optaram por um armísticio para colocar fim à guerra após quatro anos.

Consequências

 

Como consequência do armísticio e da derrota alemã, foi assinado em junho de 1919 o Tratado de Versalhes. A assinatura desse tratado aconteceu exatamente no mesmo local onde os franceses haviam ratificado sua derrota em 1871. Dessa vez, os derrotados eram os alemães, que assinavam um tratado que impunha termos duríssimos à Alemanha.





Delegações reunidas durante a assinatura do Tratado de Versalhes na Galeria dos Espelhos, em 1919.
A Alemanha perdeu todas as suas colônias ultramarinas, além de territórios na Europa. Foi obrigada a pagar uma multa pesadíssima, que arrastou o país pra uma crise econômica sem precedentes na sua história. Suas forças militares foram restritas a 100 mil soldados de infantaria. A rigidez dos termos do Tratado de Versalhes é entendida pelos historiadores como a porta que deu abertura para o surgimento e crescimento do nazismo.
O fim da guerra também marcou a reconfiguração do mapa europeu por causa do esfacelamento dos Império Alemão, Austro-húngaro e Otomano. Diversas novas nações surgiram, como Polônia, Finlândia, Iugoslávia etc.



Atividade de fixação

1)- Esclareça por que a guerra de 1914 a 1918 é chamada de “Mundial” e relacione os nomes de três potências imperialistas da época que integraram a Tríplice Entente.

 

 

 

2)- No final dos século XIX e início do século XX, por detrás de uma aparente tranqüilidade do cenário político europeu, escondia-se um clima de instabilidade e tensão que acabaria por mergulhar a Europa na Primeira Grande Guerra. Destaque e comente dois dos fatores que contribuíram para essa instabilidade.

 

 

 

3)-Explique a Paz Armada, que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.

 

 

 

4)- Quais foram as alianças políticas e militares na Europa que antecederam a Primeira Guerra Mundial?

 

 

 

5)- Explique como a questão da Bósnia-Herzegovina influiu na deflagração da Primeira Grande Guerra Mundial.

 

 

 

6)- A Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi o primeiro conjunto de acontecimentos que abalou seriamente o domínio colonial e a existência de impérios europeus no século XX. Tendo por base o texto, explique:

a)- A associação entre o colonialismo europeu e a Primeira Guerra.

 

 

 

b)- A relação entre a Primeira Guerra e a destruição da Império Russo.

 

 

 

 

7)- Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada:

a)-à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava sob a tutela da Alemanha.

b)- às disputas colônias na Ásia e na áfrica entre a França e a Inglaterra.

c)- ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, o nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.

d)- às desavenças entre o Império Austro-Hungaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegovina.

e)- ao assassinato do Príncipe Herdeiro, Francisco Ferdinando, e as questões pendentes relacionadas ao Tratado de Brest-Litowsky e o desmembramento da Áustria-Hungria.



ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - PROFª IVANETE
email: ivanetepluna@gmail.com

Atividade a ser realizada:
3 ano ensino médio noite

TEMA 2 - O CONFLITO NORTE E SUL –
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O desafio agora proposto, é retomar a temática “Desenvolvimento Sustentável”, abordada

pelo(a) professor(a) de forma a desenvolver a habilidade voltada para a análise de situações re-
presentativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemô-
nicas na manutenção do sistema mundial vigente através do estudo sobre as emissões de CO2

.

ATIVIDADE 1: PESQUISA E QUESTÕES
Para isso, propomos o desenvolvimento da seguinte atividade:

Pesquise na internet, jornais, revistas e/ou livros didáticos,
 informações e dados sobre esses temas e o histórico de iniciativas para proposição de ações

voltadas para o desenvolvimento sustentável. Propomos que vocês registrem em seus cadernos
as informações encontradas, de acordo com a sequência a seguir:

• A relação e o papel da Organização da Nações Unidas (ONU) na proposição e acompa-
nhamento de ações, e programas voltados para o Desenvolvimento Sustentável.

• O histórico do Protocolo de Quioto e os seus desdobramentos ao longo de sua existência.

• O histórico da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvi-
mento e a realização da Eco 92 e a edição Rio +20.

• O Acordo de Paris, suas origens e perspectivas.
• A Agenda 2030, e as propostas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Após realizar a pesquisa, responda as questões:
a) Cite duas ações da ONU voltadas ao Desenvolvimento Sustentável.

b) Todos os países aderiram ao Protocolo de Quioto? Qual não aderiu? E quais as con-
sequências desse ato para o meio ambiente?

c) Quais ações foram discutidas na Eco 92 e a edição Rio +20? Quais relações existem
entre elas?
d) Considerando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, quais deles você
acredita que podem contribuir com a sociedade em que vive? Comente sua resposta..





assista ao vídeo e veja o que o BRASIL tem feito na cooperação para o desenvolvimento sustentável.

ATIVIDADES DE FILOSOFIA - PROFº RENAN
email: renanaguar@prof.educacao.sp.gov.br


 Escola Estadual Romeu Montoro
Filosofia
Renan Oliveira de Aguiar Filosofia
3° ano                                                  Atividade em tempos de quarentena

A redação pode ser feita a mão, numa folha de caderno universitário e conter 1 página, peço que tirem uma foto dela e anexem no email, ou deve ser feita em no mínimo 500 palavras, caso seja realizada no programa Microsoft Word. Deve conter nome, número e série.
A atividade que segue tem o objetivo imediato de promover reflexões e desenvolver novas formas de pensar os direitos mais fundamentais do ser humano, a liberdade em suas várias formas, deverá ser pensada através da História e de alguns fatos marcantes para a sociedade. Entre esses fatos, talvez o mais relevante tenha sido a Segunda Guerra Mundial, pela violência que ela produziu e pelas consequências que entregou ao mundo. Calcula-se oitenta milhões de mortos. A guerra foi provocada por Adolf Hitler. O ex-cabo do exército se torna presidente em 1933, mas, logo após assume as rédeas de ditador, eliminando seus opositores e diferentes grupos étnicos que eram resistência a seus objetivos: criar um império de 1000 anos, construído através de limpeza étnica, da eliminação de grupos julgados como inferiores em prol do surgimento de um novo tipo de ser humano. Seus planos de iniciar um tipo de povo e ampliar o território do país leva o mundo à guerra e destruição. Cerca de 80 milhões de pessoas perdem a vida.
Como resposta ao caos pós guerra 48 países se reúnem e assinam em 1948, a Declaração Universal de Direitos Humanos. Documento que deveria ser princípio para a paz na construção das relações entre o Estado e a sociedade, sempre buscando a paz entre os povos e as nações.
Qualquer assunto sobre a 2° Guerra Mundial é tratado com bastante cuidado na Alemanha, e por isso, os ideais estabelecidos na Declaração Universal de Direitos Humanos tem bastante influência na formação escolar das pessoas (vide notícia número 1 no fim do texto).
Essa consciência criada após a guerra pode ser evidenciada através de um episódio ocorrido em 2013, quando um trabalho de faculdade produzido por alunos da faculdade de cinema na Alemanha foi criticado pela forma que lida com o tema do nazismo, o trabalho desses alunos foi produzir um vídeo propaganda de um carro que freia de forma automática, antes de bater no obstáculo. O slogan da propaganda, “pressentindo perigos antes deles aconteceram”. A peça de um minuto se ambienta em fins do século XIX, no vilarejo onde Hitler nasceu, Braunau. O carro atropela o jovem Adolf Hitler de forma abrupta ignorando sua presença, ou, como diz o slogan pressentindo o perigo que ele representa (vide link no fim do texto).
A peça foi criticada por muita gente, inclusive a montadora de carros Mercedes - Benz, “Estamos convencidos de que é inapropriado usar a morte de uma pessoa, neste caso, de uma criança, num spot de publicidade, assim como usar conteúdos associados ao nacional-socialismo", afirma Tobias Mueller, porta-voz da montadora” (vide notícia número 2 no fim do texto).
A reportagem mostra que temas de ficção envolvendo o nazismo exigem cuidado ao serem abordados, tendo em vista as atrocidades realizadas por esse sistema político. A ficção que nos tempos atuais explora esse tema parece ter certos limites. Você acha isso um ataque à liberdade de expressão, dado o fato de que a criatividade é um bem precioso do ser humano?
Segue também em anexo links de vídeos que discutem o tema, oferecendo material mínimo para o processo de criação da redação de vocês:

1 Noticia sobre como a Alemanha trata dos temas relacionados à 2° Guerra Mundial

2 Noticia sobre as formas de lidar com o passado nazista

Vídeo produzido pelos alunos da faculdade de cinema “promovendo” o carro Mercedez - Benz


ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - PROFº EDINALDO
email: edilosa169@gmail.com



Sociologia – 3º ano – Prof. Edinaldo
Conceito de Estado e seus elementos constituintes
               
                “Uma definição abrangente de Estado seria ‘uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupa um território definido e, na maioria das vezes, sua lei maior é uma Constituição escrita. É dirigido por um governo soberano reconhecido interna e externamente, sendo responsável pela organização e pelo controle social, pois detém o monopólio legítimo do uso da força e da coerção’”.
- em primeiro lugar, o Estado é uma instituição que possui uma organização interna;
- para existir, depende de um território, ou seja, de um espaço geográfico definido;
- um Estado geralmente é organizado segundo leis escritas, como por exemplo, uma Constituição;
- além disso, é dirigido por um governo reconhecido internamente por sua população e externamente por outros Estados (ou países);
- finalmente, o Estado é o responsável pela organização e pelo controle da sociedade, pois é o único que pode manter forças armadas (Exército e força policial) e tem legitimidade ou autoridade para impor a ordem pela força (monopólio legítimo do uso da força e da coerção).
                “O Estado é uma sociedade de pessoas chamada população, em determinado território, sob a autoridade de determinado governo, a fim de alcançar determinado objetivo, o bem comum”.
 

                                                                    Elementos do Estado
 

                                                  Material                                     Formal
 

                                  População        Território                        Governo

        É importante distinguir população de povo:
- “Integram a população todas as pessoas residentes dentro do território estatal ou todas as pessoas presentes no território do Estado, num determinado momento. Em outras palavras, a população abrange o conjunto de pessoas que vivem no território estatal ou mesmo que permaneçam nele temporariamente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira é de aproximadamente 200 milhões de habitantes.
- Nas democracias atuais, o povo adquire um sentido político, uma vez que está ligado à noção de cidadania e, para isso, depende de estar ligado ao Estado por meio de status da nacionalidade. “Povo, em sentido democrático, pressupõe a totalidade dos que possuem o status da nacionalidade, os quais devem agir, conscientes de sua cidadania ativa, segundo ideais, interesses e representações de natureza política”.
         Também é interessante destacar que o território de um Estado não consiste apenas nas fronteiras nacionais, mas em um conjunto de partes que vão além da superfície terrestre, como, por exemplo:
- solo: porção de terras delimitadas pelas fronteiras internacionais e pelo mar;
- subsolo: porção de terras sob o solo, com a mesma delimitação deste;
- espaço aéreo: coluna imaginária de ar que acompanha o contorno do território terrestre, somado ao mar territorial;
- embaixadas: sedes de representação diplomática dos diversos Estados, que são consideradas parcelas do território nacional nos países estrangeiros;
- navios e aviões militares: são considerados como parte do Estado referente ao país a que pertencem, em qualquer lugar que estejam;
- navio e aviões de uso comercial ou civil: que estejam sobrevoando ou navegando em território não pertencente a outros Estados;
- mar territorial: estende-se por 12 milhas marítimas (22,2 km) para defesa militar e 200 milhas marítimas (370 km) para exploração econômica.
            Segundo o IBGE, a área territorial oficial do Brasil é de 8.514.876.599 km².

            Finalmente, é preciso compreender em que consiste o governo. Governo não é o mesmo que Estado, mas sim o poder do Estado, dividido em funções, geralmente representadas pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
            “Os vereadores municipais, deputados estaduais, deputados federais e senadores exercitam a função legislativa, investidos em seus mandatos. Prefeitos, governadores e presidente da República, a exemplo de outros, exercem o poder de administrar, garantir a segurança do território, lançar impostos sobre a população, realizar obras que beneficiem tal população em matéria viária, educacional, sanitária ou cultural, ou ainda executam atividades de fiscalização e controle (o chamado poder de polícia) exercitam o poder (e a função) executivo. Por fim, juízes, desembargadores e árbitros, entre outros, com o poder de julgar, de acordo com as leis vigentes, os conflitos na esfera pública ou privada, exercem o poder judiciário”.



ATIVIDADES DE PORTUGUÊS- PROFº MAURICIO
email: ferreiratelis@bol.com.br

               ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 3º TERMOS                   

                                      Leia:
A palavra “café” vem do árabe qahhwah e significa “vinho”. Foi cultivado pela primeira vez pelo povo muçulmano, sendo por isso conhecido também como vinho da Arábia. As sensações de vigor e ânimo que o fruto proporciona foram descobertas pelo pastor etíope Caldi, que, após perceber que suas cabras andavam agitadas, viu que elas se alimentavam de folhas e grãos de um arbusto específico.
Os monges que viviam na região colheram os frutos e prepararam um chá. A partir daí, passaram a consumir frequentemente a bebida para ficarem mais acordados nas noites de vigília e oração.
Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe, que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região. Todo café negociado era previamente fervido para que não pudesse mais germinar. Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.
Disponível em: http://www.muraljoia.com.br.

Questão 1 – O tema do texto é:
a) a etimologia da palavra “café”.
b) a origem do café.
c) as sensações oriundas do consumo do café.
d) a importância do café para o povo árabe.

Questão 2 -  Assinale o trecho em que uma forma pronominal faz referência à palavra-chave “café”:
a) “As sensações de vigor e ânimo que o fruto proporciona foram descobertas [...]”.
b) “A partir daí, passaram a consumir frequentemente a bebida para ficarem [...]”.
c) “Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe [...]”.
d) “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.”.

Questão 3 – “Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe, que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região.”. Indique palavras que poderiam substituir “terminantemente” no contexto acima:

Questão 4 – “Todo café negociado era previamente fervido para que não pudesse mais germinar.”. O conectivo sublinhado instaura entre as orações uma relação de:
a) finalidade
b) causa
c) consequência
d) conclusão

Questão 5 – A palavra “café” vem do árabe qahhwah e significa “vinho”. O vocábulo gahhwah aparece em itálico porque:
a) foi citado para explicar a origem de uma palavra.
b) consiste em um termo pouco usual no Brasil.
c) apresenta grafia controversa.
d) constitui uma palavra de origem estrangeira.

Questão 6 – Em “[...] após perceber que suas cabras andavam agitadas [...]”, a forma pronominal destacada refere-se:
a) ao povo mulçumano
b) ao pastor etíope Caldi
c) aos monges
d) ao povo árabe

Questão 7 – O item abaixo em que o elemento destacado tem seu valor corretamente identificado é:
a) “[...] sendo por isso conhecido também como vinho da Arábia.”. (causa)
b) “A partir daí, passaram a consumir frequentemente [...]”. (lugar)
c) “[...] que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região.”. (concessão)
d) “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa [...]”. (restrição)

Questão 8 – “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.”. A forma verbal sinalizada indica uma ação: 
a) iniciada no presente. 
b) que tinha presença contínua no passado.
c) iniciada no passado e que permanece nos dias atuais.
d) que já foi encerrada.




1. A) No 2º quadrinho há 3 orações:

Peixes comem insetos.
Pássaros comem peixes.
Gatos comem pássaros.

a) Identifique o sujeito das 3 orações.
b) Os três sujeitos recebem a mesma classificação. Como se classificam os sujeitos acima? Justifique.

 B) Na fala da última tirinha: “Não quero saber essas coisas”, o sujeito da oração é:
(  ) simples (  ) composto (  ) desinencial /oculto
 Justifique. 

       2. Identifique o sujeito das orações abaixo. Marque o núcleo do sujeito e classifique-o.
     a)Ninguém assumiu a culpa pelo vidro quebrado.
     Sujeito:
     Núcleo do sujeito:
     Classificação:

b)Participaram da peça teatral os alunos formados pelo curso ministrado no Sesc.
Sujeito:
Núcleo do sujeito:
Classificação:

3. DESENVOLVA UM TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO SOBRE O TEMA SUGERIDO ABAIXO:

 “Os desafios do necessário isolamento social no Brasil em casos de pandemia”

(Escreva entre 15 a 25 linhas )


ATIVIDADE DE INGLÊS- PROFª ROSILENE
email: rosesantos270@hotmail.com








 ATIVIDADE PARA 3º anos


Leia o texto abaixo para responder as próximas 6 (seis) questões:


1ª) Qual o gênero do texto?
a) Cartoon
b) Fable
c) Poem 
d) Comic strip
e) Magazine cover

2ª) No primeiro quadrinho, Jon apresenta três personagens da sua história. Identifique esses personagens.
a) A house, a dog and a cat.
b) A time, a house and a cat.
c) A man, a dog and a cat.
d) A man, a dog and house.
e) A man, a house and a dog.

3ª) A característica do homem apresentada na tirinha no segundo balão é
a) gordo.
b) feliz.
c) triste.
d) magro.
e) alto.

4ª) The personage who ate breakfast was
a) the man.
b) the woman.
c) the dog.
d) the house.
e) the cat.

5ª) O humor está presente no texto porque
a) o gato achou a história contada pelo seu dono familiar.
b) o gato percebeu que o cachorro ficou sem comer.
c) o homem ficou revoltado com a atitude do gato.
d) o cachorro ficou sem entender nada que seu dono falou.
e) a família do homem resolveu comprar chinelos.

6ª) Associe as palavras do texto com suas respectivas traduções:
(A) slippers               (   )homem
(B) house                  (   )manhã
(C) with                     (   )gordo
(D) man                     (   ) chinelos
(E) fat                        (   )com
(F) morning               (   )casa




MUSIC ACTIVITY
Complete os espaços a seguir com as formas do verbo TO BE no presente e passado:
SOMEONE LIKE YOU
(Adele)
I heard that ___________ settled down
That you found a girl and ______________married now
I heard that your dreams came true
Guess she gave you things, I didn't give to you
Old friend, why ___________ so shy?
Ain't like you to hold back or hide from the light
I hate to turn up out of the blue, uninvited
But I couldn't stay away, I couldn't fight it
I had hoped you'd see my face
And that you'd be reminded that for me, _______ over
Never mind, I'll find someone like you
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I beg
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
You know how the time flies
Only yesterday was the time of our lives
We ______ born and raised in a summer haze
Bound by the surprise of our glory days
I hate to turn up out of the blue, uninvited
But I couldn't stay away, I couldn't fight it
I had hoped you'd see my face
And that you'd be reminded that for me, ________ over
Never mind, I'll find someone like you
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I begged
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
Nothing compares, no worries or cares
Regrets and mistakes, ___________ memories made
Who would have known how bittersweet this would taste?
Never mind, I'll find someone like you
I wish nothing but the best for you
"Don't forget me, " I beg
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
Never mind, I'll find someone like you
I wish nothing but the best for you, too
"Don't forget me, " I begged
I remember you said
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"
"Sometimes it lasts in love, but sometimes it hurts instead"

Link da música:



QUAISQUER DÚVIDAS, SEGUE ABAIXO O E-MAIL DA PROFESSORA ROSILENE

ATIVIDADE DE BIOLOGIA- PROFª LUCIMARA
email: biomocam@gmail.com

Vírus
Vírus são os únicos organismos acelulares da Terra atual

Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético.
A palavra vírus vem do Latim vírus que significa fluído venenoso ou toxina. Atualmente é utilizada para descrever os vírus biológicos, além de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza de forma parasitária.
Das 1.739.600 espécies de seres vivos conhecidos, os vírus representam 3.600 espécies.

Vírus é uma partícula basicamente proteica que pode infectar organismos vivos. Vírus são parasitas obrigatórios do interior celular e isso significa que eles somente se reproduzem pela invasão e possessão do controle da maquinaria de auto-reprodução celular. O termo vírus geralmente refere-se às partículas que infectam eucariontes (organismos cujas células têm carioteca), enquanto o termo bacteriófago ou fago é utilizado para descrever aqueles que infectam procariontes (Reino Monera).


Esquema do Vírus HIV


Ilustração do vírus HIV mostrando as proteínas do capsídeo responsáveis pela aderencia na célula hospedeira.

Os vírus não são constituídos por células, embora dependam delas para a sua multiplicação.

Vírus são parasitas intracelulares obrigatórios: a falta de hialoplasma e ribossomos impede que eles tenham metabolismo próprio. Assim, para executar o seu ciclo de vida, o vírus precisa de um ambiente que tenha esses componentes. Esse ambiente precisa ser o interior de uma célula que, contendo ribossomos e outras substâncias, efetuará a síntese das proteínas dos vírus e, simultaneamente, permitirá que ocorra a multiplicação do material genético viral.

Em muitos casos os vírus modificam o metabolismo da célula que parasitam, podendo provocar a sua degeneração e morte. Para isso, é preciso que o vírus inicialmente entre na célula: muitas vezes ele adere à parede da célula e "injeta" o seu material genético ou então entra na célula por englobamento - por um processo que lembra a fagocitose, a célula "engole" o vírus e o introduz no seu interior.

Vírus, seres vivos ou não?
Vírus não têm qualquer atividade metabólica quando fora da célula hospedeira: eles não podem captar nutrientes, utilizar energia ou realizar qualquer atividade . Eles obviamente se reproduzem, mas diferentemente de células, que crescem, duplicam seu conteúdo para então dividir-se em duas células filhas, os vírus replicam-se através de uma estratégia completamente diferente: eles invadem células, o que causa a dissociação dos componentes da partícula viral; esses componentes então interagem com o aparato metabólico da célula hospedeira, subvertendo o metabolismo celular para a produção de mais vírus.

Há grande debate na comunidade científica sobre se os vírus devem ser considerados seres vivos ou não, e esse debate e primariamente um resultado de diferentes percepções sobre o que vem a ser vida, em outras palavras, a definição de vida. Aqueles que defendem a ideia que os vírus não são vivos argumentam que organismos vivos devem possuir características como a habilidade de importar nutrientes e energia do ambiente, devem ter metabolismo (um conjunto de reações químicas altamente inter-relacionadas através das quais os seres vivos constroem e mantêm seus corpos, crescem e performam inúmeras outras tarefas, como locomoção, reprodução, etc.); organismos vivos também fazem parte de uma linhagem contínua, sendo necessariamente originados de seres semelhantes e, através da reprodução, gerar outros seres semelhantes (descendência ou prole), etc.

Os vírus preenchem alguns desses critérios: são parte de linhagens contínuas, reproduzem-se e evoluem em resposta ao ambiente, através de variabilidade e seleção, como qualquer ser vivo. Porém, não têm metabolismo próprio, por isso deveriam ser considerados "partículas infecciosas", ao invés de seres vivos propriamente ditos. Muitos, porém, não concordam com essa perspectiva, e argumentam que uma vez que os vírus são capazes de reproduzir-se, são organismos vivos; eles dependem do maquinário metabólico da célula hospedeira, mas até aíi todos os seres vivos dependem de interações com outros seres vivos. Outros ainda levam em consideração a presença massiva de vírus em todos os reinos do mundo natural, sua origem - aparentemente tão antiga como a própria vida - sua importância na história natural de todos os outros organismos, etc. Conforme já mencionado, diferentes conceitos a respeito do que vem a ser vida formam o cerne dessa discussão. Definir vida tem sido sempre um grande problema, e já que qualquer definição provavelmente será evasiva ou arbitrária, dificultando assim uma definição exata a respeito dos vírus.


  Os vírus são sempre envolvidos  por uma cápsula proteica denominada capsídeo. As proteínas que compõe o capsídeo são específicas para cada tipo de vírus. O capsídeo mais o ácido nucleico que ele envolve são denominados nucleocapsídeo. Alguns vírus são formados apenas pelo núcleo capsídeo, outros no entanto, possuem um envoltório ou envelope externo ao nucleocapsídeo. Esses vírus são denominados vírus encapsulados ou envelopados.

O envelope consiste principalmente em duas camadas de lipídios derivadas da membrana plasmática da célula hospedeira e em moléculas de proteínas virais, específicas para cada tipo de vírus, imersas nas camadas de lipídios.

São as moléculas de proteínas virais que determinam qual tipo de célula o vírus irá infectar. Geralmente, o grupo de células que um tipo de vírus infecta é bastante restrito. Existem vírus que infectam apenas bactérias, denominadas bacteriófagos, os que infectam apenas fungos, denominados micófagos; os que infectam as plantas e os que infectam os animais, denominados, respectivamente, vírus de plantas e vírus de animais.

Aula 01:
 Leitura do texto, com muita atenção;
Pesquisar o significado das palavras destacadas no texto;
Escrever o siggnificado no caderno.

Aula 02:
Assistir a seguinte vídeo aula:  https://youtu.be/YWGsSdZnk4M
Produzir um texto sobre os vírus, tendo como base o texto e o vídeo selecionado pela professora.

Aula 03:
Pesquisar  duas doenças viraís , escrever no caderno a pesquisa.

Aula 04:
 Responder as questões abaixo em seu caderno.
1- O HIV é um exemplo de vírus envelopado. Marque a alternativa que explica corretamente essa definição.

a) São vírus envolvidos por um envelope proteico.
b) São vírus envolvidos por uma parede celular.
c) São vírus envolvidos por um envelope lipoproteico.
d)São vírus com um envelope quitinoso.

2-Como se denomina o tipo de vírus que ataca bactérias?
Intracelular obrigatório.
a) Bactericida.
b) Bacteriose.
c) Bacteriófago.
d) Envelopado

3- Todos os vírus são constituídos por:
a) DNA e proteínas.
b) Aminoácidos e água.
c) Ácidos nucléicos e proteínas.
d) DNA e RNA.

4- Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)
De acordo com o texto, é correto afirmar:
a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.
FATEC-SP) Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)

De acordo com o texto, é correto afirmar:

a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.

b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.

c) Os vírus não têm metabolismo próprio.

d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.FATEC-SP) Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)

De acordo com o texto, é correto afirmar:

a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.

b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.

c) Os vírus não têm metabolismo próprio.

d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.FATEC-SP) Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos porque invadem as células, saqueiam seus nutrientes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descendentes dos invasores transmitem-se a outras células, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew Scott.)

De acordo com o texto, é correto afirmar:

a) Os vírus utilizam o seu próprio metabolismo para destruir células, causando viroses.

b) Os vírus utilizam o DNA da célula hospedeira para produzir outros vírus.

d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.d) As viroses resultam sempre das modificações genéticas da célula hospedeira.

5-Marque a alternativa em que todas as doenças citadas são virais:
A) Herpes, condiloma acuminado, hepatite e mononucleose
B) AIDS, dengue, malária, gripe
C) Febre amarela, dengue, AIDS e botulismo
D) Catapora, rubéola, caxumba, tétano












  



 

 

 





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