sexta-feira, 1 de maio de 2020

3º Ano Ensino Médio PEI- ATIVIDADES Ciências suas Tecnologias e Matemática BLOG

3º Ano Ensino Médio -PEI

ATIVIDADES Ciências suas Tecnologias e 
Matemática 

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MATEMÁTICA- 3ºANO 

- RESPONDA NO CADERNO - Apostila - APRENDER SEMPRE – paginas 1 a 6
Matemática 3ºano Ensino Médio - PEI Romeu Montoro -
Professora Eledi
INTRODUÇÃO PARTE 1 -

INTRODUÇÃO PARTE 2

AULA PARTE 1

AULA PARTE 2

AULA PARTE 3

AULA PARTE 4 

AULA PARTE 5


Atividade 1


1)Três cidades A, B e C são ligadas pelas estradas 1, 2, 3, p e q. Leia com atenção as questões abaixo e resolva-as. Observe que as cidades A e B são ligadas pelas
estradas 1, 2 e 3. Já as cidades B e C são ligadas pelas estradas p e q. Responda as questões a seguir:
a. De quantas formas diferentes podemos ir da cidade A até a cidade C?
b. De quantas formas diferentes podemos ir da cidade A até a cidade C e depois voltar à cidade A, passando pela cidade B?
c. De quantas formas podemos ir da cidade A até a cidade C e depois voltar para a cidade A, sem repetir estrada?

2) Considere uma sequência numérica formada pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. Pode-se formar quantos números:
a. De 4 algarismos.
b. De 4 algarismos distintos.
c. Ímpares de 3 algarismos distintos.

Atividade 1 – 1) Imagine uma moeda lançada para cima. Ao cair, quais os possíveis resultados para a face superior?
1. Qual a probabilidade de que essa moeda tenha caído com a face “cara” voltada para cima? E a face “coroa”?
2. Agora use o dado de seis faces. Lance para cima. Quais os resultados possíveis para a face superior?
3. Imagine que, dentre os resultados possíveis para o lançamento do dado, você queira calcular apenas a probabilidade do resultado ser um número ímpar. Como você faria isso? Explique a estratégia que você usou.
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4. Agora, calcule a probabilidade:
a. De sair um número primo no lançamento de um dado.
b. De sair um número múltiplo de 3 no lançamento de um dado.
c. De sair um número natural no lançamento de um dado.
d. De sair um número maior que 6 no lançamento de um dado.

Atividade 2  - 1)Leia as questões com bastante atenção e resolva-as corretamente.
a. Ao jogar um dado para cima, quais os possíveis resultados para a face superior?
b. Lançando duas moedas simultâneas, quais os possíveis resultados dos lançamentos?
c. Em uma urna há 5 bolinhas numeradas (b1, b2, b3, b4, b5). Retirando-se 2 bolinhas dentro da urna, quais os resultados possíveis?
d. Em uma urna há 5 bolinhas numeradas (b1, b2, b3, b4, b5). Retirando-se 2 bolinhas dentro da urna, qual (is) o resultado (s) possível (is), na hipótese de serem sorteadas as 2 bolinhas com números pares?
e. Uma moeda é lançada 2 vezes. Calcule a probabilidade de que não ocorra cara em nenhum dos lançamentos.
f. Três alunos (x, y e z) vão disputar uma prova de conhecimentos matemáticos. Quais os resultados possíveis dessa disputa levando em consideração a ordem dos pontos obtidos?

2. Leia-as com bastante atenção e resolva cada uma corretamente.
a. Uma urna contém 10 bolas verdes, 8 vermelhas, 4 amarelas, 4 pretas e 5 brancas, todas do mesmo tamanho. Qual a probabilidade da bola escolhida ser:
• Verde:
• Vermelha:
• Amarela:
• Preta:
• Branca:

b. Jogando dois dados idênticos, qual a probabilidade de ocorrer:
• A soma 6:
• A soma 11:
• A soma 13:
• A soma 2:
• A soma 1:

c. Um número inteiro é escolhido ao acaso dentre os números 1, 2, 3, ..., 30. Qual a probabilidade do número escolhido:
• Ser divisível por 3:
• Ser divisível por 5:
• Ser divisível por 3 e 5:

d. Num grupo de 80 alunos, 50 jogam futebol, 40 jogam vôlei e 20 jogam futebol e vôlei. Escolhendo ao acaso um desses alunos, qual a probabilidade de ele:
• Jogar vôlei ou futebol:
• Jogar somente futebol:
• Não praticar nenhum desses esportes:


BIOLOGIA - 3ºANO 

CADERNO DO ALUNO 1 BIMESTRE – PAGINAS 41, 42 E 43 
COPIE E RESPONDA NO CADERNO.

“Os seres vivos têm “nome e sobrenome”

Utilizar nomes populares para identificar seres vivos pode causar dificuldades, pois os nomes costumam variar de acordo com a região, impossibilitando a identificação e, por conseguinte, a pesquisa. Em 1735, Lineu apresentou o sistema de nomenclatura binomial (“dois nomes”), estabelecendo regras capazes de padronizar a forma de nomear espécies.
1-Faça uma pesquisa em livros didáticos para responder às questões a seguir:
a) Qual a importância de estabelecer regras para nomear os seres vivos?
b) Qual a regra para dar nomes científicos aos seres vivos, segundo Lineu?
c)O que isso significa na taxonomia?


2- Em uma aula de Sistemática, a professora fez uma exposição sobre as principais categorias
taxonômicas (reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie) e, para ilustrar sua aula,
apresentou a seguinte relação de organismos representantes da rica biodiversidade da
caatinga.

Nome científico
 Nome popular ou equivalente
Callonychium brasiliense
Espécie de abelha
Amazonetta brasiliensis
 Espécie de pato
Euphractus sexcinctus
Tatu-peba
Dasypus novemcinctus
 Tatu verdadeiro
Schinopsis brasiliensis
 Baraúna, planta arbórea
Richardia brasiliensis
 Planta herbácea
Opuntia inamoena
 Cacto
Opuntia palmadora
 Cacto

1. De acordo com a tabela, aponte quais indivíduos pertencem ao mesmo gênero e quais
indivíduos pertencem à mesma família. Quantas espécies diferentes foram citadas?
2. Durante a visita que seu grupo realizou no ambiente natural, você encontrou algum inseto
muito diferente que chamou sua atenção? Qual procedimento você utilizaria para identificar a espécie a qual este inseto pertence?
3. Qual a importância de existir um sistema internacional de classificação?


 Física - 3ºANO 


COPIE E RESPONDA NO CADERNO.

A eletricidade no cotidiano
 A eletricidade possui uma forte importância no dia a dia das populações. Usamos a eletricidade para quase todas as tarefas e manutenção dos equipamentos que usamos diariamente.
1- Cite as tarefas mais importantes do seu cotidiano que envolve o uso de equipamentos elétricos?
2- O que você faz e como se sente quando há interrupção no fornecimento de energia em sua residência?
3- Sobre os primeiros relatos históricos da eletricidade, faça um breve relato.
4- Qual a importância dos materiais condutores e isolantes de eletricidade? Cite alguns exemplos.

QUÍMICA - 3ºANO 

COPIE E RESPONDA NO CADERNO.

1-Façam  3 frases criativas, com as palavras a seguir No mínimo 3 palavras em cada frase.
  • ·         TRANSFORMAÇÕES
  • ·         RAPIDEZ
  • ·         TEMPO
  • ·         PRESSÃO
  • ·         TEMPERATURA
  • ·         SUPERFÍCIE DE CONTATO.



2-    No experimento realizado na CMSP, contendo os materiais: batata, água e água oxigenada.  Responda, qual o papel da batata na reação química?

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