sexta-feira, 15 de maio de 2020

CIÊNCIAS HUMANAS - 3º A - PEI - História - Geografia - Filosofia - Sociologia




FILOSOFIA – PROFª MARIA JOSÉ
3º ANO A
DESENVOLVER: PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA


HABILIDADE DE FILOSOFIA: Estabelecer distinção entre o filosofar espontâneo, próprio do senso comum e o filosofar propriamente dito, típico dos filósofos especialistas.

OBS: Você pode responder no caderno e não precisa fazer a cópia das questões.
Quando enviar para o e-mail romeumontoromedio@gmail.com, identificar com o seu nome completo e qual a série e se souber pode colocar seu número da chamada.

Apologia de Sócrates. Diálogos socráticos

A MORTE DE SÓCRATES De acordo com Platão, as acusações contra Sócrates foram: “Sócrates é réu por empenhar-se com excesso de zelo, de maneira supérflua e indiscreta, na investigação de coisas sob a terra e nos céus, fortalecendo o argumento mais fraco e ensinando essas mesmas coisas a outros”5. “Sócrates é réu porque corrompe a juventude e descrê dos deuses do Estado, crendo em outras divindades novas”6. Levado a julgamento, foi condenado à morte. Como e por que isso ocorreu? Tudo começou quando Sócrates tomou conhecimento de que o oráculo do templo de Delfos, dedicado ao deus Apolo, havia proclamado que ele era o homem mais sábio de Atenas. Não se considerando como tal, mas, ao mesmo tempo, não podendo duvidar da palavra do deus, decidiu investigar o significado de tal revelação. Procurou, então, aqueles cidadãos mais ilustres de Atenas e que eram tidos como os mais sábios da cidade. Eles pertenciam a três categorias sociais: os políticos, os poetas (autores de tragédias, como Aristófanes – embora mais conhecido por suas comédias –, e de ditirambos – cantos religiosos em homenagem ao deus Dionísio) e os artesãos. Interrogando esses cidadãos (por meio da maiêutica), constatou que, na realidade, nada sabiam dos assuntos em que eram tidos como sábios. Ao término da conversa com cada uma dessas pessoas, Sócrates concluía: “Sou mais sábio do que esse homem; nenhum de nós dois realmente conhece algo de admirável e bom, entretanto ele julga que conhece algo quando não conhece, enquanto eu, como nada conheço, não julgo tampouco que conheço. Portanto, é provável, de algum modo, que nessa modesta medida seja eu mais sábio do que esse indivíduo – no fato de não julgar que conheço o que não conheço. 7” Daí a famosa expressão atribuída a Sócrates: “Tudo o que sei, é que nada sei”. Acontece que Sócrates praticava esses diálogos em praça pública, à vista de todos. Entre os presentes havia sempre muitos jovens, filhos de famílias ricas, que dispunham de tempo livre e, por isso, podiam acompanhá-lo nessas ocasiões. Eles se divertiam vendo Sócrates “desbancar” os que se julgavam sábios e, mais tarde, punham-se a imitá-lo, interrogando outras pessoas e descobrindo muitas que supunham saber o que de fato não sabiam. (...)
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola 4. PLATÃO. Apologia de Sócrates. Tradução Maria de Lacerda Souza. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/ pluginfile.php/270801/mod_resource/content/1/platao%20apologia%20de%20socrates.pdf Acesso em 07/11/2019. 5. PLATÃO. Apologia de Sócrates. Diálogos socráticos III. Tradução Edson Bini. São Paulo; Bauru: Edipro, 2008. p. 139.

LEIA ATENTAMENTE O TEXTO SOBRE A APOLOGIA DE SÓCRATES E REESCREVA:
ALGUNS TRECHOS EM FORMATO DIVERSO DO APRESENTADO.



ü  Você pode criar uma “história em quadrinhos” (HQ) em que fique claro a relação entre estereótipo e preconceito. (Norma culta).

OU

ü  REESCREVA EM FORMA DE POEMA. (Norma culta, mínimo de 6 linhas)


OU

ü  REESCREVA DE FORMA A PRODUZIR UM “NOVO” ACONTECIMENTO, a partir de uma adaptação do texto original. (Norma culta, mínimo 6 linhas)



SOCIOLOGIA
PROFESSOR EDUARDO DE OLIVEIRA SANTOS

    
TERCEIRO A
  

CIDADANIA MODERNA

  
OBJETIVO: RELACIONAR AS LUTAS PELOS DIREITOS DE CIDADANIA À CONSOLIDAÇÃO DESSES DIREITOS NOS ASPECTOS NORMATIVOS LEGAIS QUE ESTÃO EM VIGÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE.


      HABILIDADE: ESTABELECER UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE A FORMULAÇÃO DOS DIREITOS DA CIDADANIA E AS SUAS POSSIBILIDADES DE EFETIVAÇÃO


  

CIDADANIA MODERNA

1-Leia os textos a seguir.
            “Quando o cidadão descobre que ele é o princípio do que existe e pode existir com sua participação, começa a surgir a democracia. Cidadania e democracia andam de mãos dadas e não existem separadas. Cidadania não é individualismo, mas afirmação de cada um em sua relação de solidariedade com os outros. Cidadania e democracia estão baseadas em princípios éticos e têm o infinito como limite. Não existe limite para a solidariedade, a liberdade, a igualdade, a participação e a diversidade. A democracia é uma obra inesgotável.” Herbert de Souza. Democracia e cidadania. In: Carla Rodrigues (Org.). Democracia: cinco princípios e um fim.  São Paulo: Moderna, 1996, p. 66 (com adaptações)

“Não tem como você estereotipar alguém como negro só por causa da cor. No fundo, todo brasileiro é meio negro”.
(Flávio Martins, 19 anos, aluno de Letras, UnB. Correio Braziliense, 10/6/2003)

“A rigor, mesmo as vozes contrárias à política de cotas admitem que a situação é injusta e precisa ser revertida, mas não à custa do direito dos outros ou do princípio da igualdade e da isonomia dos brasileiros, independentemente de credo político, religioso ou raça.” ( Revista do Livro Universitário, março/abril 2003 (com adaptações).

Considerando que as ideias apresentadas nos textos acima têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionando-se acerca do seguinte tema: “IDENTIDADE ÉTNICA E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA.”

2-Vídeo como via de estudo para a questão a seguir https://www.youtube.com/watch?v=kcA6Q-IPlKE


Considerando a imagem e os conhecimentos sobre o final da II Guerra Mundial, apresente duas características desse momento histórico que deflagraram a necessidade da elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

3-Liberdade de expressão é um direito fundamental do homem que garante a manifestação de opiniões, ideias e pensamentos sem retaliação ou censura por parte de governos, órgãos privados ou públicos, ou outros indivíduos.
Considerando o conceito de liberdade de expressão, escolha uma das situações relacionadas a seguir e destaque os limites éticos e legais para a sua efetivação
Agressões pelas redes sociais.
Atitudes racistas
Ações de caráter homofóbico

4- Observe a charge e descreva uma situação em que o assédio moral, também chamado de constrangimento moral, no ambiente de trabalho, se constitui-se em um atentado aos direitos humanos.
-


5-A Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Artigo 7º, assegura:
 “Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei. Todos têm direito à proteção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação. Considerando o que preconiza esse Artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, identifique um dos limites à sua efetiva concretização no Brasil contemporâneo.


OBS: Você pode responder no caderno e não precisa fazer a cópia das questões.
Quando enviar para o e-mail romeumontoromedio@gmail.com, identificar com o seu nome completo e qual a série e se souber pode colocar seu número da chamada.


Prof. Francisco Andrade - HISTÓRIA

3º A






Habilidade: Reconhecer alternativas de intervenção em conflitos sociais e crises institucionais que respeitem os valores humanos e a diversidade sociocultural.


Revolução Russa

A história do século XX teve na Revolução Russa de 1917 um de seus principais eventos. A construção do Estado soviético pelos membros do partido bolchevique resultou em uma mudança das formas de desenvolvimento econômico verificadas até aquele momento.
                                               
                                              
Nicolau II, último Czar da Rússia.

A modernização da sociedade russa ocorreu de forma distinta das sociedades capitalistas da Europa Ocidental. Em vez da constituição de uma sociedade industrializada baseada na ação da burguesia e amparada pela propriedade privada dos meios de produção, o que se verificou foi um processo de industrialização e modernização social cujo centro era o Estado.  
O Estado soviético passou a ser o detentor da propriedade dos meios de produção. Essa centralidade da propriedade proporcionou aos controladores do Estado, burocratas do partido bolchevique e administradores das empresas, uma capacidade de planejamento econômico e social cuja amplitude não havia sido experimentada em lugar algum. Mas para compreender esse resultado da Revolução Russa, é necessário antes acompanhar os caminhos do processo revolucionário.
 

Antecedentes

 

O processo de modernização da sociedade russa ganhou forte impulso na segunda metade do século XIX. Algumas medidas adotadas pelos czares da dinastia Romanov contribuíram para essa modernização.
Em 1861, houve a Emancipação dos Servos. O fim da servidão teve como uma de suas consequências uma maior liberdade de produção e comercialização por parte dos camponeses. Essa consequência resultou, por outro lado, na divisão interna do campesinato ao longo das décadas seguintes, com a estratificação entre camponeses ricos, médios e pobres. Porém, uma grande quantidade de terras ainda pertencia à nobreza. Tal situação proporcionaria em 1917 uma das principais reivindicações da Revolução: a distribuição de terras.
Outro componente da modernização realizada no século XIX estava ligado ao estímulo à industrialização. Uma grande quantidade de capitais estrangeiros e russos, em menor parte, foi investida na construção de indústrias em algumas regiões ocidentais da Rússia. Nesses locais, como São Petersburgo e Moscou, formou-se uma numerosa classe operária originária do campesinato. A concentração operária nessas indústrias superava a existente nas mais desenvolvidas economias do ocidente europeu.
Essas alterações sociais e econômicas geraram contradições com a estrutura autoritária da autocracia czarista. A guerra russo-japonesa de 1905 foi o estopim do que se convencionou chamar de ensaio revolucionário de 1917.
As consequências nefastas da guerra foram sentidas principalmente pelos camponeses, que forneciam os soldados para o exército russo. A morte na guerra, a fome e o frio daquele ano levaram parte da população de São Petersburgo a pedir ao czar medidas que sanassem suas dificuldades. Tal fato ocorreu em um domingo, no dia 22 de janeiro de 1905. A multidão que se dirigiu ao Palácio de Inverno, em São Petersburgo, foi recebida a tiros pelas tropas do czar. Iniciava-se, assim, a Revolução de 1905.
A principal característica dessa revolução foi a criação de um conselho de delegados dos trabalhadores de São Petersburgo. Essa forma de auto-organização dos operários russos ficou conhecida na história como soviete, que em russo significa conselho. Paralelamente a esses fatos, alguns partidos políticos estavam se formando. É importante destacar os partidos que se desenvolviam junto às classes exploradas, como o dos socialistas-revolucionários, ligados aos camponeses, e o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), que se dividia em duas frações principais, os mencheviques e os bolcheviques. No início de 1906, o czar conseguiu conter o processo revolucionário. Criou um parlamento, chamado Duma, apontando para o início de uma liberdade política nos moldes de uma monarquia constitucional. Mas durante os anos de 1906 e 1917, essa liberdade política não se verificou na prática.
 

Fevereiro de 1917

 

O Império Russo foi um dos principais interessados na Primeira Guerra Mundial, iniciada em 1914. Mas o exército russo não foi páreo paras as forças militares alemãs. Um dos resultados foi a deserção em massa de soldados da linha de frente. Outro foi a intensificação da fome entre a população que se mantinha em território russo.
Nos dias finais de fevereiro de 1917, uma manifestação pelo Dia Internacional da Mulher, em São Petersburgo, transformou-se em uma manifestação contra a fome vivenciada por boa parte da população. A manifestação conseguiu o apoio dos soldados insatisfeitos com a guerra. A insatisfação foi aumentando e as manifestações ganharam força.
Em 27 de fevereiro, soldados e trabalhadores invadiram o Palácio Tauride, conseguindo a renúncia do czar e a formação de um Governo Provisório. Ao mesmo tempo, os operários e soldados constituíram novamente os sovietes. Essa situação ficou conhecida como duplo poder, com a burguesia e a aristocracia organizando-se na Duma, e os trabalhadores, soldados e camponeses organizando-se nos sovietes. A principal reivindicação da população era a saída da guerra e medidas para aplacar a fome, além da distribuição de terras.
Lênin, líder do partido bolchevique

Após março de 1917, uma série de patrões passou a abandonar suas fábricas. Os operários, para não perderem seus empregos, começaram a ocupar as instalações das empresas e a organizar comitês de trabalhadores responsáveis pelo controle da produção. Os conflitos sociais foram se intensificando. Iniciou-se um processo de abertura política. Em abril, um dos principais líderes bolcheviques, Lênin, voltou do exílio. A partir desse momento, ele conseguiu influenciar mais intensamente os rumos a serem tomados pelo partido bolchevique.
Em julho, forças militares ligadas ao czarismo tentaram derrubar o Governo Provisório, sendo impedidas principalmente pelos operários e camponeses organizados. Percebendo o acirramento da situação de conflito social, os bolcheviques lançaram o lema Pão, Paz e Terra com o intuito de angariar apoio popular.
Em outubro de 1917, com a chegada do inverno, setores dos bolcheviques viram a necessidade de tomarem uma medida mais radical, a tomada do poder. Os camponeses já estavam ocupando as terras da aristocracia e da igreja, os trabalhadores intensificavam a formação de sovietes e de comitês de fábrica.
 

Outubro de 1917

 

Em setembro, os bolcheviques haviam conseguido o controle do Soviete de São Petersburgo. Às vésperas do Segundo Congresso dos Sovietes de Toda a Rússia, os bolcheviques decidiram pela derrubada do Governo Provisório. Em 25 de outubro de 1917, o Instituto Smolni foi invadido pela Guarda Vermelha. Baseando seu poder nos sovietes e aliados com a ala esquerda do partido socialista- revolucionário, os bolcheviques iniciaram as medidas para a construção do Estado Soviético. A realização da Assembleia Constituinte foi interrompida. O controle operário da produção foi instaurado. As terras da nobreza e da igreja foram divididas entre o campesinato. Para administrar o Estado, o Congresso dos Sovietes criou o Conselho dos Comissários do Povo.
Entre outubro de 1917 e março de 1918, os bolcheviques lançaram as bases do novo Estado. A administração da economia foi centralizada em instituições estatais que passaram a esboçar o planejamento da produção, buscando manter o controle operário das empresas sob certos limites. A Guarda Vermelha foi substituída pelo Exército Vermelho, comandado por Trotsky. O Tratado de Paz de Brest-Litovsk foi assinado com a Alemanha, retirando a Rússia da Primeira Guerra Mundial.
 

Guerra Civil

 

Logo após a assinatura do tratado de paz, iniciou-se na Rússia uma Guerra Civil, que durou de 1918 a 1921. As forças ligadas ao antigo regime czarista reuniram-se no Exército Branco. Conseguiram ainda apoio de potências capitalistas ocidentais para tentar derrubar o nascente poder soviético. A organização soviética na Guerra Civil criou as bases da centralização estatal da economia e do controle da vida social. A constituição do Comunismo de Guerra procurava administrar o novo Estado. Tendo por base a militarização da economia, direcionando-a para os esforços da Guerra Civil, o Comunismo de Guerra impôs a disciplina militar nas indústrias e também passou a confiscar as colheitas dos camponeses.
Na Ucrânia, que havia se tornado independente, camponeses e operários organizaram-se em torno da guerrilha liderada por Nestor Makhno. A makhnovtchina foi uma importante organização na luta contra o Exército Branco e também na organização da produção, principalmente agrícola, na Ucrânia. A ação da makhnovtchina e do Exército Vermelho conseguiu conter a invasão do Exército Branco. Porém, ao fim da Guerra Civil, a Rússia estava arrasada pela fome e pela destruição causada pela guerra. Porém, a militarização promovida pelos bolcheviques se manteve, principalmente no papel centralizador do Estado.
As forças de Makhno foram destruídas logo após a guerra civil. Uma rebelião contra o novo Estado, realizada na fortaleza de Kronstadt, foi massacrada pelos bolcheviques. Os marinheiros dessa fortaleza, que eram a principal força revolucionária da Rússia, pediam a eleição de sovietes livres, buscando assim diminuir o poder bolchevique.
Mesmo a liberdade econômica temporária, proporcionada pela Nova Política Econômica (NEP), não abalou as estruturas centralizadoras do Estado Soviético. O período de centralização do controle econômico, político e social da Guerra Civil moldou a forma de organização da URSS, principalmente a partir de 1928, quando as terras foram estatizadas e foi inaugurado o primeiro Plano Quinquenal. Os burocratas do partido e os administradores das empresas puderam com esse plano iniciar o planejamento da economia soviética, impulsionando a industrialização da URSS.
 Autor: Tales Pinto.



Oficiais do Exército Vermelho reunidos para jurar fidelidade ao governo surgido da Revolução de Outubro. 








Atividade de Fixação (História).

1)- Destaque a situação econômica da Rússia antes que o processo revolucionário de 1917acontecesse.

2)- Identifique e explique dois levantes que antecederam a Revolução Russa.

3)- O que eram os “soviets” e qual o seu papel no processo revolucionário?

4)- Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre fevereiro e outubro de 1917?


PROFº CASSIO - GEOFRAFIA
3º A 

Conteúdos:   Regionalização do Espaço Mundial

•Identificar e descrever os principais elementos que configuram o conceito de ordem mundial, considerando questões geopolíticas, econômicas e culturais
Competências
• Estabelecer a diferenciação entre os conceitos acerca da formação econômica do Brasil.
• Desenvolver habilidades de leitura e produção de textos contínuos (expositivos, descritivos e
  narrativos)
• Ler e interpretar mapas para extrair informações que permitam identificar singularidades e
  distinç.es das diversas etapas da formação territorial do Brasil.
• Identificar dados, representações e informações encontrados em cartas e mapas, para comparar as
                                 diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil.
Habilidades
• Diferenciar, com base na leitura de textos e/ou dados expressos de diferentes formas, os critérios de    regionalização do espaço mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas.
• Reconhecer por meio da linguagem cartográfica, textos e/ou iconografias as singularidades a cerca     da regionalização do espaço mundial.
• Identificar, com base em textos e/ou mapas, os principais elementos (geopolíticos, econômicos e culturais) que configuram o conceito de ordem mundial.
• Reconhecer, com base em textos, os principais critérios de regionalização do espaço mundial adotados pelo Banco Mundial e PNUD.


Atividades sobre:  A Nova Ordem Mundial

1) Nova Ordem Mundial:  “No passado, a fumaça das chaminés servia para distinguir os países desenvolvidos dos países subdesenvolvidos.”

(MAGNOLI & ARAÚJO, 2004, p.126).

Até a década de 1930, eram considerados países desenvolvidos aqueles cuja economia estivesse fundamentada na produção industrial e países subdesenvolvidos aqueles em que a economia estivesse assentada na agricultura ou exploração mineral. Atualmente, com algumas exceções, no panorama global, funciona como importante critério para separar os países desenvolvidos dos subdesenvolvidos

a) elevado nível de urbanização.
b) predomínio do Setor Terciário na absorção da população ativa.
c) predomínio das exportações sobre as importações no comércio mundial.
d) controle sobre o conhecimento e sobre as tecnologias de ponta.
e) controle de matérias-primas pesadas e o uso intensivo de energia.

2) (Unesp) O processo de mundialização do sistema capitalista sempre esteve apoiado na difusão de políticas econômicas e na constituição de determinadas lógicas geopolíticas e geoeconômicas de organização do espaço mundial. Constituem-se em política econômica e em lógica capitalista de ordenamento do espaço mundial no período atual:

a) o keynesianismo e o colonialismo.
b) o desenvolvimentismo e o neocolonialismo.
c) o neoliberalismo e a globalização.
d) o mercantilismo e a descolonização.
e) o liberalismo e o imperialismo.

3) Nova Ordem Mundial: (Fuvest) O local e o global determinam-se reciprocamente, umas vezes de modo congruente e consequente, outras de modo desigual e desencontrado. Mesclam-se e tensionam-se singularidades, particularidades e universalidades. Conforme Anthony Giddens, “A globalização pode assim ser definida como a intensificação das relações sociais em escala mundial, que ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distância e vice-versa. Este é um processo dialético porque tais acontecimentos locais podem se deslocar numa direção inversa às relações muito distanciadas que os modelam. A transformação local é, assim, uma parte da globalização”.

Octávio Ianni, Estudos Avançados. USP. São Paulo, 1994. Adaptado.

Neste texto, escrito no final do século XX, o autor refere-se a um processo que persiste no século atual. A partir desse texto, pode-se inferir que esse processo leva à

a) padronização da vida cotidiana.
b) melhor distribuição de renda no planeta.
c) intensificação do convívio e das relações afetivas presenciais.
d) maior troca de saberes entre gerações.
e) retração do ambientalismo como reação à sociedade de consumo.

4) (UERJ)


As mesmas forças produtivas engajadas no desenvolvimento extensivo e intensivo do capitalismo produzem tanto a integração como a fragmentação. As muitas variações de formas sociais de vida e de trabalho, compreendendo grupos e classes, etnias e minorias, nações e nacionalidades, religiões e línguas, são frequentemente recriadas. Octavio Ianni.
Adaptado de sociedade global. Rio de janeiro: Civilização Brasileira,1999.

A ilustração e o texto expressam diferentes pontos de vista acerca do processo de globalização. Essa diferença se manifesta pela contradição entre:

a) polarização e dispersão econômica
b) elitização e popularização financeira
c) homogeneização e diversidade cultural
d) especialização e flexibilidade profissional

5) Nova Ordem Mundial: (Enem)

Disneylândia

Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong E produzem com matéria-prima brasileira Para competir no mercado americano […]

Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na [Nova Guiné Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África [do Sul […]

Crianças iraquianas fugidas da guerra Não obtêm visto no consulado americano do Egito Para entrarem na Disneylândia

ANTUNES, A. Disponível em: www.radio.uol.com.br. Acesso em: 3 fev. 2013 (fragmento).

Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações:

a) Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo.
b) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais.
c) Intensificação do controle informacional e adoção de barreiras fitossanitárias.
d) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro.
e) Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.

As Migrações Internacionais Questões.

6) Nova Ordem Mundial: (IFSP) Na atualidade, a globalização econômica tem gerado, dentre outros, a:

a) formação de diversos blocos econômicos em todo o mundo.
b) desconcentração espacial da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico.
c) diminuição dos fluxos de capitais nos mercados financeiros internacionais.
d) redução dos monopólios que trazem prejuízos ao sistema capitalista.
e) forte concentração das atividades industriais em regiões mais desenvolvidas.



7) (Enem)




A nova desordem geográfica mundial: uma proposta de regionalização

O espaço mundial sob a “nova desordem” é um emaranhado de zonas, redes e “aglomerados”, espaços hegemônicos e contra-hegemônicos que se cruzam de forma complexa na face da Terra. Fica clara, de saída, a polêmica que envolve uma nova regionalização mundial. Como regionalizar um espaço tão heterogêneo e, em parte, fluido, como é o espaço mundial contemporâneo?

HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C.W. A nova desordem mundial. São Paulo: UNESP, 2006.

O mapa procura representar a lógica espacial do mundo contemporâneo pós-União Soviética, no contexto de avanço da globalização e do neoliberalismo, quando a divisão entre países socialistas e capitalistas se desfez e as categorias de “primeiro” e “terceiro” mundo perderam sua validade explicativa. Considerando esse objetivo interpretativo, tal distribuição espacial aponta para:


a) a estagnação dos Estados com forte identidade cultural.
b) o alcance da racionalidade anticapitalista.
c) a influência das grandes potências econômicas.
d) a dissolução de blocos políticos regionais.
e) o alargamento da força econômica dos países islâmicos.

8) Nova Ordem Mundial: (Unesp) Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o governo dos Estados Unidos da América aprovou uma série de medidas com o objetivo de proteger os cidadãos americanos da ameaça representada pelo terrorismo internacional. Entre as medidas adotadas pelo governo norte-americano estão:

a) a realização de acordos de cooperação militar e tecnológica com países aliados no combate ao terrorismo internacional; e a prisão imediata de árabes e muçulmanos que residissem nos Estados Unidos.
b) a realização de ataques preventivos a países suspeitos de sediarem grupos terroristas; e a restrição da liberdade e dos direitos civis de suspeitos de associação com o terrorismo.
c) a concessão de apoio logístico e financeiro a países que, autonomamente, pudessem combater grupos terroristas em seus territórios; e a preservação dos direitos civis de suspeitos de associação com o terrorismo, que residissem dentro ou fora dos Estados Unidos.
d) a realização de ataques preventivos a países suspeitos de sediarem grupos terroristas; e a flexibilização do ingresso nos Estados Unidos de pessoas oriundas de qualquer região do mundo.
e) a realização de acordos de cooperação militar e tecnológica com países suspeitos de sediarem grupos terroristas; e a preservação dos princípios de liberdade individual e autonomia dos povos.

9) (UEG) Compreender a estrutura social do mundo atual é importante para conhecer as relações entre as sociedades. Vivemos em um sistema mundial no qual as viagens, a comunicação instantânea, a organização em redes, os fluxos de capital e mercadoria acabam por criar uma estrutura social e uma cultura mundial. Essa nova ordem mundial também encerra poder e desigualdade.

Considerando esta afirmativa, conclui-se que:

a) a nova ordem mundial vem se apresentando como uma realidade mais complexa, marcada por disparidades entre países ricos e pobres, norte versus sul, rivalidades religiosas, choques de interesses entre nações.
b) a ordem mundial, ao longo de todo o século XX, foi pautada pela bipolaridade, liderada pelos Estados Unidos e pela União Soviética, e se esgotou com a ruptura do modelo socialista, no final dos anos oitenta.

c) o poderio militar e econômico promove o reordenamento da ordem mundial; a importância dos recursos naturais vem aumentando e se tornando essencial para a hegemonia de um país.
d) o surgimento de organizações internacionais e a criação dos blocos econômicos possibilitaram a promoção da paz no mundo, bem como a relativização da pobreza e da desigualdade entre os povos.

10) Nova Ordem Mundial: (UEL) O mapa representa a configuração do mundo após os anos de 1990:

        

(Adaptado de: VESENTINI, J. W. Nova Ordem Mundial. São Paulo: Ática, 1997. p. 52)

Com base no mapa e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:

a) Na nova ordem geopolítica mundial, existem vários polos ou centros de poder, comandados por três grandes potências mundiais de poderio econômico, tecnológico e político-diplomático: EUA, Japão e União Europeia.
b) Na nova ordem geopolítica mundial, é evidente a competição militar entre Norte/Sul e Leste/Oeste, comandados por três grandes potências mundiais (EUA, Japão e a União Europeia).
c) A nova ordem geopolítica mundial emergiu com o fortalecimento da bipolaridade, da Guerra Fria e dos conflitos Leste/Oeste, isto é, socialismo real versus capitalismo.
d) A nova ordem geopolítica mundial é marcada pela divisão Norte/Sul e por um centro econômico, comercial e tecnológico (EUA), ficando o Japão e a União Europeia como áreas periféricas.
e) A nova ordem geopolítica mundial divide o mundo em Norte e Sul e é comandada pela União Europeia, que recebe apoio do Japão, dos EUA, da CEI, da China e do Oriente Médio, os quais são áreas periferizadas.




FILOSOFIA – PROFª MARIA JOSÉ
3º ANO A
PROJETO DE VIDA


COMPETÊNCIA A SER DESENVOLVIDA: Autoconfiança, iniciativa social, organização, responsabilidade, curiosidade para aprender e empatia.

OBS: Você pode responder no caderno e não precisa fazer a cópia das questões.
Quando enviar para o e-mail romeumontoromedio@gmail.com, identificar com o seu nome completo e qual a série e se souber pode colocar seu número da chamada.

Alunos: Neste momento singular na vida de cada um de nós se faz extremamente necessário nos reinventarmos e nos aprimorarmos a cada dia. Espero sinceramente que todos estejam bem.

Portanto:
O percurso para o nosso trabalho no PROJETO DE VIDA, que desenvolvo como professora juntamente com vocês solicito e oriento:

Faça de acordo com o modelo abaixo “uma árvore” e descreva palavras que para você são inspiradoras para a construção do seu projeto de vida.
O modelo abaixo serve de  inspiração. Confeccione o seu. Pense que cores você vai utilizar. Você pode fazer pelo computador ou manuscrito. Escreva palavras que te representam para destacar seu desenho. Tire uma foto com esta atividade e me envie pelo whatsapp. Depois montaremos um vídeo simples.


Nenhum comentário:

Postar um comentário