Caros alunos você poderá responder as questões de FILOSOFIA, SOCIOLOGIA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA, no link abaixo do Google Forms.
4º BIMESTRE
1A, B, C, D
“A palavra democracia é de origem grega e
significa ‘governo do povo’, ‘governo de todos os cidadãos’. A democracia foi
uma invenção dos gregos da Antiguidade, que elaboraram teoricamente esse
conceito e implantaram o regime democrático na pólis. Em Atenas, no século VI
a.C., a ágora – praça pública – era o local de encontro dos cidadãos, onde se
discutiam os problemas da cidade”
(ARANHA e MARTINS, 2016, p. 229).
1. Tendo em vista o trecho apresentado, assim
como os seus conhecimentos sobre a democracia tanto na Grécia Antiga quanto na
contemporaneidade, assinale a alternativa correta.
A) Na Grécia Antiga, a democracia direta se
valia de representantes que defendiam os interesses comuns. A partir disso,
pode-se afirmar que a exclusão política não ocorria com tanta frequência.
B) A consolidação da democracia grega
contribuiu com o surgimento da filosofia. Aliás, pensadores estrangeiros que
faziam parte do corpo democrático foram os principais teóricos que efetuaram as
causas em prol do surgimento de tal ciência.
C) A ágora (praça pública), na Grécia
Antiga, espaço onde eram debatidos assuntos de interesse comum, favorecia o
desenvolvimento do discurso político. Desse modo, elaborava-se o novo ideal de
justiça, pelo qual as pessoas poderiam participar das decisões políticas. É
importante frisar que os estrangeiros (metecos), quando eram prósperos
comerciantes, eram considerados cidadãos e, por isso, participavam do processo
de argumentação e de discussão.
D) A crise na contemporaneidade acerca da
democracia consiste no fato de que há conflitos entre democracia e
representação. A “democracia representativa” possui uma crise em seu próprio
cerne. Afinal, se a democracia é entendida como governo do povo, a
representação consiste na seleção de apenas alguns que governam, e os critérios
para conceder o poder a “alguns” nem sempre têm sido os mais democráticos.
2. Para
Aristóteles, a excelência moral é o que torna o homem bom e justo. Assinale a
alternativa correta.
A) A excelência moral independe de nossas
escolhas.
B )Nossas escolhas são impetradas pelo acaso
e não podemos de modo algum, nos tornar melhores pelo uso da reta razão.
C) Para alcançarmos a excelência moral, o
cálculo entre o excesso, a falta e a questão da moderação, são elementos
supérfluos e desnecessários.
D)A excelência moral é uma forma de
disposição que se relaciona com nossas ações e emoções e que, quando bem
cultivada, promove a mediania e a moderação.
3. “A
distância entre aqueles que possuem muito e aqueles que possuem pouco, mas cada
vez mais, não mudou. Mas multiplicaram-se os graus intermediários, que de algum
modo aproximam os extremos. Dirigentes dirigidos, a um mesmo centro de
mediocridade. Ser rico consiste hoje em dia em possuir um grande número de
objetos pobres”. (VANEIGEM, 2002, p. 77)
Assinale a alternativa incorreta acerca da
afirmação acima.
A) A temática abordada por esta passagem se
refere à mudanças perceptíveis na “sociedade de classes”.
B) Esta é uma situação encontrada apenas nos
países do centro do capitalismo, não ocorrendo, por exemplo, na sociedade
brasileira.
C) A atual cultura da “ostentação” que tem
mobilizado um número crescente de jovens no Brasil tem grande relação com os
dizeres do autor.
D)As mudanças na organização do trabalho
alteram a dinâmica das lutas trabalhistas.
4. (ENEM
2011) No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos
centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses,
56% tem acesso a internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da
estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e
democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas,
põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma
série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus
libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o
presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais – como o Facebook e o
Twitter – ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do
Golfo Persico.
SEQUEIRA, C. D.; VILLAMEA, L. A epidemia da
Liberdade. Istoé Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).
Considerando os movimentos políticos
mencionados no texto, o acesso a internet permitiu aos jovens árabes
A) Reforçar a atuação dos regimes políticos
existentes.
B) Tomar conhecimento dos fatos sem se
envolver.
C)Manter o distanciamento necessário a sua
segurança.
D)Difundir ideias revolucionárias que
mobilizaram a população.
5. "A
história de toda a sociedade até aqui é a história da luta de classes."
Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do
Partido Comunista
O conceito de Marx sobre a luta de classes
representa o antagonismo entre uma pequena classe dominante sobre uma maioria
subalternizada. Foi assim com homens livres e escravos, senhores feudais e
servos, em suma, opressores e oprimidos.
Na Idade Moderna, qual são as forças que
atuam na luta de classes e em que se baseia essa distinção?
A) Capitalistas e comunistas, distinção
realizada através de sua ideologia.
B) Direita e esquerda, de acordo com o local
em que se sentaram na assembleia posterior à Revolução Francesa.
C) Burguesia e proletariado, divisão entre
os detentores dos meios de produção e os donos da força de trabalho.
D) Nobreza e clero, representantes de
famílias aristocratas e representantes da Igreja.
História 1º Ano A-B-C-D (Prof. Francisco)
Habilidade:
(EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas
(populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas
(cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção,
material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.
6)- A formação da burguesia
enquanto classe social está relacionada a algumas alterações verificadas
durante a Baixa Idade Média. Qual das alternativas abaixo não faz parte dessas
alterações?
a) - Crescimento das cidades;
b) - Fortalecimento do
artesanato;
c) - Crescimento do comércio;
d) - Criação da máquina a
vapor.
7)- Na Idade Média
praticava-se a indústria artesanal, através de associações profissionais
denominadas “corporações de ofício”. As corporações de ofício eram:
a) associações de
profissionais que exerciam a mesma atividade dentro do burgo;
b) o mesmo que as “ligas para
o livre-comércio”;
c) associações de burgos para
a proteção do mercado;
d) associações de
profissionais de vários ofícios dentro do burgo;
8)- No contexto da crise do
feudalismo, as Cruzadas contribuíram para:
a) a retomada das terras cristãs em poder dos árabes.
b) a reabertura do mar Mediterrâneo, dinamizando o comércio entre o oriente e o
ocidente.
c) a aquisição de novos
feudos, dinamizando o comércio.
d) a Igreja fortalecer sua autoridade sobre os senhores feudal.
9)- A vida cultural europeia,
na Baixa Idade Média (do XI ao XV séculos), pode ser caracterizada pelo(a):
a) esforço de Ptolomeu para
estruturar os conceitos geográficos.
b) multiplicação das
Universidades e difusão da arquitetura gótica.
c) deslocamento, de Córdoba
para Paris, do centro de gravidade da cultura muçulmana.
d) difusão do dogma
escolástico baseado na negação da união entre a fé e a razão para a busca da
verdade.
10)- O renascimento
caracterizou-se não apenas pela mudança na qualidade da obra intelectual, mas
também pelo aumento na quantidade da produção cultural. Entre os fatores que
influenciaram esse crescimento quantitativo destaca-se:
a) Desenvolvimento dos metais;
b) O uso da roda;
c) Desenvolvimento da
impressa;
d) Aumento na produção
agropecuária.
SOCIOLOGIA - 4º BIMESTRE
1º A, B, C, D
PROFESSOR EDUARDO DE OLIVEIRA SANTOS
No Brasil, o 1% mais rico concentra 28,3% da renda total do país (no Catar essa proporção é de 29%). Ou seja, quase um terço da renda está nas mãos dos mais ricos. Já os 10% mais ricos no Brasil concentram 41,9% da renda total.
11. A concentração de renda possui uma
série de causas, no Brasil, dentre as principais estão:
a) privilégio das grandes empresas e do
capital financeiro, baixos níveis de escolaridade e precarização do trabalho.
b) déficit produtivo, colonialismo e
falta de investimentos estatais.
c) baixa circulação de capital,
retração do produto interno bruto (PIB) e crise migratória.
d) desastres naturais, programas de
redistribuição de renda e criação de paraísos fiscais.
12.(Ufub) De acordo com a teoria de
Marx, a desigualdade social explica-se:
a) Pela distribuição da riqueza de
acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
b) Pela divisão da sociedade em
classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não
proprietários dos meios de produção.
c) Pelas diferenças de inteligência e
habilidade inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
d) Pela apropriação das condições de
trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela
igualdade de oportunidades.
"A estimativa do Banco Mundial é
que cerca de 5,4 milhões de brasileiros atinjam a extrema pobreza, chegando ao
total de 14,7 milhões de pessoas até o fim de 2020, ou 7% da população."
13.Os momentos de crise como a
pandemia causada pelo coronavírus atingem de modo mais evidente aos mais
pobres. Um dos fatores indicativos para definir a pobreza extrema está
relacionado com a segurança alimentar. O indicador de segurança alimentar é
referente ao (à):
a) segurança nos transportes de
insumos agrícolas.
b) acesso físico e econômico à
alimentação saudável e adequada.
c) condições para a reabertura do
comércio de alimentos.
d) limpeza de produtos comprados em
mercados para a eliminação do coronavírus.
Ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano
(IDH):
Ranking |
País |
IDH |
1 |
Noruega |
0.954 |
2 |
Suíça |
0,946 |
3 |
Irlanda |
0,942 |
4 |
Alemanha |
0,939 |
5 |
Hong Kong (China) |
0,939 |
42 |
Chile |
0,847 |
48 |
Argentina |
0,830 |
57 |
Uruguai |
0,808 |
79 |
Brasil |
0,761 |
189 |
Níger |
0,377 |
14.O IDH (Índice de Desenvolvimento
Humano) é um indicador que considera três fatores fundamentais. São eles:
a) segurança, habitação e saúde
b) saúde, transportes e
sustentabilidade
c) segurança, educação e
infra-estrutura
d) educação, saúde e economia
15. Os principais sistemas de estratificação podem ser
divididos em quatro grupos diferentes, são eles:
a) escravidão, castas, estamentos e
classe
b) castas, feudalismo, classe,
hereditariedade
c) escravidão, estamentos, castas e
nacionalidade
d) castas, classe, comuna e
escravidão.
GEOGRAFIA - 4º BIMESTRE
1º A, B, C, D
PROFESSOR CASSIO
HABILIDADE: (EM13CHS304)
(EM13CHS305)
Globalização - Urgência
Ambiental
A relação
entre globalização e meio ambiente expressa-se
na perspectiva dos impactos gerados pelas transformações técnicas, sobretudo
aquelas referentes à Revolução
Técnico-Científica-Informacional, que propiciou avanços suficientes
para integrar as diferentes partes do planeta e alterar os sistemas de produção
no campo e na cidade.
Por definição,
a globalização é
entendida como o processo de integração global das sociedades, correspondendo
ao período de maior avanço e expansão do sistema capitalista. Mesmo que de
maneira desigual e, por vezes, contraditória, todas as partes do mundo
encontram-se conectadas, com um grande fluxo de informações, capitais, bens e
valores culturais. Tal panorama influencia, sem dúvidas, a forma como o ser
humano interage e gera impactos sobre o meio natural.
No âmbito
da questão ambiental na Globalização,
podemos considerar como o principal marco histórico para a intensificação da
alteração do meio natural pelas sociedades a emergência da Revolução Industrial
e suas posteriores transformações. Com a industrialização, ampliou-se o consumo
e a pressão sobre os recursos naturais renováveis e não renováveis, como o
solo, as florestas, os minérios e os recursos hídricos. Além disso, a
transformação desses elementos primários passou a ser acompanhada da produção
de um grande volume de poluição, tanto atmosférica quanto dos solos, hídrica e
de outros tipos.
No campo, os
efeitos dessas mudanças também foram sentidos com a evolução das técnicas
agropecuárias, incluindo a mecanização, a Revolução
Verde e as transformações recentes introduzidas por conhecimentos
científicos, como a biotecnologia. Tudo isso foi desenvolvido com vistas a
aumentar a produtividade no meio rural, gerando, em contrapartida, uma maior
demanda sobre o consumo e extração dos recursos naturais.
As consequências
geradas pelo desenvolvimento industrial dos últimos 250 anos são bastante
discutidas, e os seus limites exatos ainda não são muito precisos, sendo alvo
de grandiosos debates no meio científico. De todo modo, as alterações na
composição da atmosfera e o esgotamento dos recursos naturais são, sem dúvidas,
os impactos mais duramente sentidos no contexto socioespacial. Além disso,
somam-se os eventos climáticos, que, na opinião da maioria dos cientistas,
podem ganhar contornos dramáticos em um futuro próximo, com a intensificação do
efeito estufa e o avanço do Aquecimento
Global.
No mesmo contexto, insere-se o fenômeno socioespacial da urbanização,
que vem se intensificando nos países em desenvolvimento após ter se consolidado
nos países centrais e alguns emergentes. Com isso, emergem os problemas
socioambientais urbanos, como a extrema poluição, a formação das ilhas de
calor, a questão da inversão térmica e os impactos gerados pela má destinação
dos resíduos sólidos e da ausência de saneamento ambiental. Contudo, no cerne
do processo de transformação e evolução das técnicas e dos objetos técnicos que
atuam no processo de produção do espaço geográfico, existe uma incessante busca
por alternativas que defendam o desenvolvimento econômico das sociedades com a
preservação do meio natural. Nesse sentido, emerge o conceito de sustentabilidade,
defendido por muitos como a saída necessária e possível para conciliar o
crescimento social com a conservação ambiental.
De todo modo, a atenuação dos efeitos da globalização sobre o meio
ambiente perpassa por uma série de desafios, tais como vencer a lógica de
desenvolvimento via consumismo, os impactos negativos da urbanização
concentrada e da produção industrial plena, bem como a diminuição das
desigualdades sociais. Para isso, além da conscientização individual, é preciso
um sistema mútuo de cooperação entre as nações a fim de desenvolver metas
ambientais que atendam as necessidades básicas para a conservação da natureza.
16- Com Base no texto, assinale a alternativa incorreta abaixo:
a) Os problemas
socioambientais urbanos, como a extrema poluição, a formação das ilhas de
calor, a questão da inversão térmica e os impactos gerados pela má destinação
dos resíduos sólidos e da ausência de saneamento ambiental.
b) No campo, os
efeitos dessas mudanças também foram sentidos com a evolução das técnicas
agropecuárias, incluindo a mecanização, a Revolução Verde e as transformações
recentes introduzidas por conhecimentos científicos, como a biotecnologia.
c) O efeito da
globalização sobre o meio ambiente perpassa por uma série de desafios, tais
como vencer a lógica de desenvolvimento via consumismo, os impactos negativos
da urbanização concentrada e da produção industrial plena, bem como a
diminuição das desigualdades sociais.
d) Todas as alternativas estão incorretas
17- Assinale a alternativa correta
sobre o texto.
a) A relação
entre globalização e meio ambiente expressa-se
na perspectiva dos impactos gerados pelas transformações técnicas, sobretudo
aquelas referentes à Revolução
Técnico-Politica-Nacionalista, que propiciou avanços suficientes
para integrar as diferentes partes do planeta e alterar os sistemas de produção
no campo e na cidade.
b) No campo, os
efeitos dessas mudanças também foram sentidos com a evolução das técnicas
agropecuárias, incluindo a mecanização, a Evolução Verde e as transformes
recentes introduzidas por conhecimentos culinários, como a biotecnologia.
c) As consequências
geradas pelo desenvolvimento industrial dos últimos 1250 anos são bastante
discutidas, e os seus limites exatos ainda não são muito precisos, sendo alvo
de grandiosos debates no meio politico.
d) Todas as
alternativas estão erradas
18 - Assinale a
alternativa correta
a) No mesmo
contexto, insere-se o fenômeno socioespacial da urbanização, que vem se
intensificando nos países em desenvolvimento após ter se consolidado nos países
centrais e alguns emergentes. Com isso, emergem os problemas socioambientais
urbanos, como a extrema poluição, a formação das ilhas de calor, a questão da
inversão térmica e os impactos gerados pela má destinação dos resíduos sólidos
e da ausência de saneamento ambiental.
b) (...) processo de
transformação e evolução das técnicas e dos objetos técnicos que atuam no
processo de produção do espaço geográfico, existe uma incessante busca por
alternativas que defendam o desenvolvimento econômico das sociedades com a
preservação do meio natural.”
c) Tudo isso foi
desenvolvido com vistas a aumentar a produtividade no meio rural, gerando, em
contrapartida, uma maior demanda sobre o consumo e extração dos recursos
naturais.
d) Todas as
alternativas estão corretas
19- Assinale a alternativa Correta
a) O fenômeno
socioespacial da ruralizaçao, que vem se intensificando nos países em
desenvolvimento após ter se consolidado nos países centrais e alguns
emergentes.
b) De todo modo,
a atenuação dos efeitos do comunismo sobre o meio ambiente perpassa por uma
série de desafios, tais como vencer a lógica de desenvolvimento via consumismo,
os impactos negativos da urbanização concentrada e da produção industrial
plena, bem como a diminuição das desigualdades sociais.
c) No âmbito
da questão ambiental na industrialização,
podemos considerar como o principal marco histórico para a intensificação da
alteração do meio natural pelas sociedades a emergência da Revolução Industrial
e suas posteriores transformações.
d) Todas
alternativas estão erradas
20- “Contudo, no
cerne do processo de transformação e evolução das técnicas e dos objetos
técnicos que atuam no processo de produção do espaço geográfico, existe uma
incessante busca por alternativas que defendam o desenvolvimento econômico das
sociedades com a preservação do meio natural. Nesse sentido, emerge o conceito
de ___________________,
defendido por muitos como a saída necessária e possível para conciliar o
crescimento social com a ___________________.
a)
sustentabilidade e conservação
b)
sustentabilidade e desenvolvimento
c) sustentável e
renovável
d)
sustentabilidade e conservação ambiental
Atividade I – 4º Bimestre
Tecnologia e Inovação (Prof. Francisco)
1º B
(EM13TEC22) -Compreender e
identificar os quatros pilares do pensamento computacional: Decomposição,
Reconhecimento de padrões, Abstração e Algoritmo.
1)- Quando pensamos na utilização das novas
tecnologias em sala de aula, nos reportamos automaticamente aos computadores,
talvez por serem as ferramentas mais utilizadas na atualidade e por serem
caracterizados como uma hipermídia. Com relação ao significado da expressão
hipermídia, assinale a alternativa CORRETA:
a) - São chamados assim porque os jovens gostam deste
tipo de gíria para definir algo que é grande, importante, fundamental;
b) - São chamados assim por causa da proporção de
usuários que completam seu uso no mundo inteiro;
c) - são chamados assim porque milhões de pessoas
podem estar conectadas ao mesmo tempo;
d) - São chamados assim, pois, dentro de um único
programa, diferentes mídias podem ser encontradas, como vídeos, músicas e
textos.
2)- A internet, quando bem utilizada, é um recurso que possibilita uma metodologia de ensino mais
dinâmica, pois ela oferece uma vasta quantidade de ferramentas que enriquecem o
processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
a) - a internet é uma aliada do processo de formação
pessoal e profissional. No entanto, é necessário utilizar esses recursos para
desenvolver competências.
b) - algumas ferramentas da internet, como o correio
eletrônico e os sites são utilizados apenas na educação a distância.
c) - o professor, como orientador da turma, pode
permitir que seus alunos utilizem a internet de forma livre para qualquer
pesquisa.
d) - a educação presencial não se modificará de forma
significativa com a chegada das novas mídias.
3) – É essencial que a direção, os professores, os
alunos e os demais membros da comunidade escolar compreendam o significado da
palavra tecnologia, para que a utilizem como ferramenta educacional em favor da
aprendizagem. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que melhor
conceitua a palavra tecnologia:
a) - Tecnologia é registrar informações no computador
ou em outros eletrônicos, de maneira individual e fechada, sem espaço para
discussões ou mudanças.
b) - Tecnologia é tudo o que o homem criou, como
ferramentas ou técnicas, para melhorar a sua sobrevivência e suprir as suas
necessidades, nas diferentes épocas.
c) - Tecnologia é o ato de utilizar o computador para
preencher planilhas e registrar informações coletadas ao longo de todo o
processo educativo da escola.
d) - Tecnologia é tudo que diz respeito à utilização
de aparelhos elétricos e eletrônicos na vida das pessoas, somente a partir do
século XX.
4)- A chegada da internet na sala de aula trouxe novas
possibilidades de ensino para o professor, em que ele deixa de ser um mero
transmissor de conteúdo. Uma das metodologias que surge para auxiliá-lo, nesse
novo cenário tecnológico, é a webquest. Com relação a esse recurso, assinale a
alternativa CORRETA:
a) - é um recurso pedagógico, via internet, destinado
aos professores e gestores para a realização de webconferências;
b) - é um espaço da internet aberto única e
exclusivamente à participação e ao planejamento de atividades dos professores;
c) - é uma atividade desafiadora, criada pelo
professor, em que os alunos utilizam a internet na construção do conhecimento.
d) - é um espaço em que os alunos realizam atividades
técnicas, via internet, não fazendo uso de pesquisa ou comunicação.
5) - A tecnologia sempre existiu, mas, a partir do
século XX, passou a fazer parte da realidade de milhares de pessoas de maneira
mais efetiva, interferindo significativamente no acesso à informação e na
comunicação. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que melhor
define a influência da tecnologia na forma de pensar, agir e ser de muitas
pessoas:
a) - representa o acesso às máquinas e a redução do
trabalho manual, satisfazendo, prioritariamente, os interesses da sociedade
capitalista.
b) - permite o livre posicionamento dos pais e da
comunidade na escola, contrariando a direção e o Projeto Político Pedagógico.
c) - auxilia os professores na tomada de decisões e na
avaliação, reforçando sua postura tradicional de ensino.
d) - serve como fonte de pesquisa, aprendizagem,
interação, trabalho e de lazer para as crianças, jovens e adultos, de acordo
com suas necessidades e interesses.
Atividade de Projeto de Vida.
4º BIMESTRE
1º A, B, C, D
Ao longo das atividades de Projeto de
Vida e das aulas do CMSP foram trabalhadas as habilidades socioemocionais. A
seguir, você indicará as habilidades que são mais adequadas para enfrentar as
seguintes situações.
Verifique no quadro a seguir as
competências e habilidades socioemocionais;
- Determinação – iniciativa social - Confiança - Imaginação criativa - Organização - Assertividade -
Empatia - Interesse
artístico. - Foco - Entusiasmo - |Respeito - Persistência - Tolerância ao Stress - Tolerância à frustração Responsabilidade - Autoconfiança - Curiosidade para aprender
|
|
Indique as habilidades que
mobilizamos mais adequadas às situações a seguir.
Receber uma crítica:
______________________
Discordância de opiniões em um debate
______________________
Encontrar palavras desconhecidas
durante uma leitura ______________________
Apresentar um seminário para a sala
________________________
Receber nota baixa em uma atividade
________________________
Iniciar novos bons hábitos como
organizar sua rotina de estudos ____________________
Realizar trabalhos em grupo
____________________
Presenciar uma situação de bullying
_______________
Ser distratado por um conhecido
______________________
Ouvir alguém que está passando por um
momento difícil _____________________
Qual das habilidades apontadas no
quadro você acredita que seja mais difícil desenvolver? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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