3ª QUINZENA DO 4º
BIMESTRE – 3ºTA e 3ºTB
Entregar até dia
04/12
PORTUGUÊS – PROFESSOR MAURÍCIO
1) Classifique o
sujeito nas frases abaixo em : ( simples, composto, indeterminado, oculto ,
e oração sem sujeito ).
A) falaram mal de
você.
B) comprei um carro.
C) todos os dias são
comprados livros e revistas.
D) Pedro foi à
escola.
E) nevou muito em
Santa Catarina.
2) Classifique o
predicado nas frases abaixo em : ( verbal. nominal e verbo-nominal ) .
A) a menina é bela.
B) o metrô partiu atrasado.
C) o menino fez a
lição.
D) o pássaro voou
alegremente.
MATEMÁTICA – PROFESSOR LOURIVAL
CALCULE AS DISTÂNCIAS E PONTOS MÉDIO TODAS RESOLUÇÕES A MÃO,
conforme fizemos no caderno ou conforme exemplo a seguir para 3TA ou 3TB
O 3C tem o ponto médio no caderno, qualquer dúvida me
procurem no privado:
QUÍMICA – PROFESSORA MARIA DO
CARMO
E. E. Romeu Montoro |
Química 3º ano Ensino Médio | Professora: Maria do Carmo
Nome: _____________________________________________ nº____
Turma______
Atividade II do 4º Bimestre | Desequilíbrios ambientais
OBS: As atividades deverão ser realizadas no caderno de
classe, assim como fazemos em aula. Faça com muito carinho, capricho e atenção!
Caso haja possibilidade e queira imprimir, responda as
questões, assine e anexe em seu caderno para ser apresentado quando solicitado
no retorno presencial.
Tema: Desequilíbrios ambientais causados pela introdução de
materiais na atmosfera, Poluição das águas e Perturbações na Biosfera.
Habilidades- Aplicar conhecimento sobre fonte de emissão de
gases poluentes e problemas por ele causados.
Orientações e Estratégias
Para o desenvolvimento deste tema, serão retomados os
conhecimentos relativos aos impactos causados na atmosfera por ações humanas,
com o intuito de ampliar os saberes e aprofundar os conceitos que fundamentam
as causas e os efeitos da poluição, as perturbações à biosfera, os ciclos
biogeoquímicos e o desenvolvimento sustentável.
Registre e responda em seu caderno as questões a seguir:
1. O que é poluição? Quais tipos de poluição você conhece?
2. Vocês conhecem quais são as substâncias poluentes?
3. Quais gases poluentes são liberados na atmosfera?
4. Vocês conhecem as diversas regiões que compõem a
atmosfera?
5. O que você entende por ciclo biogeoquímico?
6. Qual o aspecto positivo e/ou negativo da ação do ser
humano, em relação aos ciclos biogeoquímicos?
HISTÓRIA – PROFESSOR CARLOS ANDRÉ
R._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Sempre que falamos em contos de fadas, a gente sempre pensa
nas princesas, porém, estamos falando de uma revolução armada, onde houve muita
violência.
Mas será que uma coisa tem haver com a outra? Uma coisa pode
inspirar a outra?
A revolução leva ao fim da monarquia absolutista na Rússia
do ano de 1917, porém, para entendermos melhor todo este processo, precisaremos
entender como era a Rússia no começo do século XX.
Na Rússia, o regime era monárquico de denominado czarista, o
Czar era um jeito russo de falar César.
César é um título que quer dizer soberano e remonta o
Império Romano e quem usava este título era o Nicolau II, ou Nicolau Romanov.
A dinastia Romanov governou a Rússia por vários séculos,
mais precisamente desde 1613 até 1917.
A monarquia russa é análoga à monarquia absolutista
francesa, onde o rei concentrava todos os poderes de uma nação em suas mãos,
exercendo a função de poder executivo, legislativo e judiciário.
Ou seja, ele acumula funções e detém o poder de uma forma
muito centralizada e tende a abusar deste poder.
Quando direcionamos o olhar para a população russa no início
do século XX, isso tudo fica cada vez mais evidente.
A sociedade russa era dividida entre os boiardos que
pertenciam a nobreza e possuíam títulos, além da proximidade com a família
Romanov. Os boiardos em sua maioria eram os grandes proprietários de terras e
pertenciam a uma nobreza parasitária.
Também havia o Clero ortodoxo, que era uma parcela pequena
da população, assim como a nobreza os clérigos usufruíam de privilégios e da
mesma forma como aconteceu na monarquia francesa, não pagavam impostos.
Ou seja, a Rússia monarca e absolutista do início do século
XX, preservava características de outras monarquias do século XV, e ao seu
redor já havia várias repúblicas. Sendo assim, a Rússia destoava dos demais
países daquela região.
Agora vamos falar sobre o restante da sociedade que
corresponde a oitenta por cento da população russa.
A situação desses camponeses no campo é análoga ao
feudalismo, onde existe a figura do senhor feudal basicamente toda produção do
servo praticamente vai para o sustento da nobreza, porém, o camponês fica com
uma parte muito pequena que se torna insuficiente.
Era uma situação de servidão mesmo o que estes camponeses da
Rússia eram submetidos.
Mesmo eles estando entre uma penúria completa, eles ainda
eram sujeitos a escravização por dívidas. Por exemplo, quando uma colheita não
dava o resultado esperado, o nobre dono da terra cobrava a parte dos tributos
dos camponeses em forma de trabalho.
Porém, apesar da Rússia ter uma população camponesa, ela
também possuía suas áreas urbanizadas com seus polos industriais que eram
concentrados em praticamente três cidades.
Observe a imagem:
Com todas estas questões a gente já começa a perceber o
desenho que está sendo formado para um horizonte próximo e com uma crescente
insatisfação popular, devido a situação da sociedade, dos camponeses, dos
operários além de outros elementos que serão acrescentados para colocar mais
lenha nesta fogueira.
A Ohkrana era a polícia russa que existiu com objetivo de
sufocar qualquer movimento de insurreição ou reivindicação popular. Só este
fato já caracteriza uma situação de extrema opressão da população russa.
Não podemos nos esquecer de que a região russa está inserida
dentro de um contexto que vem do século anterior, que é um contexto ideológico
à formação das teorias socialistas.
O Manifesto do Partido Comunista com sua famosa frase:
“Trabalhadores de todo o mundo uni-vos!”, irá inspirar a formação
de alguns grupos como os sovietes e o próprio Partido Social Democrata Russo.
É deste partido que irá sair toda a questão da organização
da Revolução Russa.
Quando ocorreu este II Congresso do POSDR, os idealizadores
não estavam em solo russo, por exemplo, em 1903, Wladimir Lênin, já estava
exilado antes de ter passado um ano na Sibéria, porque a Ucrânia reprimia
duramente estas pessoas que se colocassem contra o poder do Czar.
As pessoas quando presas eram enviadas para a Sibéria, que
correspondia a parte norte e polar da Rússia, ou seja, depois de presa e
enviado para a Sibéria, Lênin se exilou na Europa.
Este congresso aconteceu em Londres, onde vários líderes
deste partido se reuniram e começaram a discutir ideias de como fazer para a
Rússia progredir e o Império Russo ser dissolvido.
Já existia um consenso no partido que o maior problema da
Rússia era o absolutismo do Czar Nicolau II.
Então era consenso no contrassenso que a monarquia deveria
ser dissolvida. O problema estava em como fazer isso?
Alguns membros do partido eram mais reformistas, eles
argumentavam que existiam outros grupos da sociedade russa que também eram
contrários a monarquia e a gente podia se aliar à eles criando uma base e
formando uma massa crítica por meio de
uma reforma política removendo assim o Czar do poder.
Esta tabela acima significa a divisão do partido operário
que eram minoritários (Mencheviques) liderados por Yuli Martov, que trazia esta
ideia de aliança com a burguesia e era um pouco mais reformista, ou seja, o
socialismo pela via eleitoral.
Do outro lado havia os radicais que eram os majoritários
(Bolcheviques), cujo seu líder era Wladimir Lênin.
Lênin elaborou a leitura do socialismo científico embasado
pelas ideias de Karl Marx, que defendia a formação de um partido operário
revolucionário.
Ou seja, ruptura total pela força e pelas armas, sem a
possibilidade ou tempo para discutir com outros setores da sociedade, sem
margens para discutir reformas e tão pouca reconstrução.
Os mencheviques ao final deste congresso de 1903, em sua
grande maioria eram adeptos do reformismo.
Porém, Lênin era um intelectual que publicava muitos textos
em algumas revistas e jornais, sendo assim, acabou tendo uma projeção de suas
ideias porque foram mais difundidas na sociedade principalmente na camada do
operariado russo.
Através de suas ideias em forma de textos, ele acabou
conquistando todo o operariado russo.
Iremos a partir de agora avaliar outros fatores e
circunstâncias que culminaram na revolução russa de 1917.
Esta marcha foi liderada por um padre e a temperatura era
muito fria, ou seja, caminharam sobre a neve estava reivindicando neste
manifesto várias pautas, entre elas o direito de eleger membros para uma
Assembleia Constituinte.
Lembrando que em um regime monárquico absolutista não existe
constituição.
Eles queriam uma Lei que estivesse acima do poder do rei ou
que ao menos diminuísse a questão da centralização da figura do Czar.
Mas afinal como Czar recebeu os manifestantes com esta
carta?
Ao observar a imagem vocês irão conseguir perceber qual foi
s reação do Czar a esta manifestação popular.
R._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Como podem perceber os manifestantes foram recebidos à bala
e este episódio ficou conhecido como (Domingo Sangrento) e a neve que eram
branquinha ficou vermelha e coberta de sangue devido a quantidades de pessoas
que foram mortas ali, calcula-se em torno de 4 mil mortos apenas neste
episódio.
Existem autores que defendem através de seus argumentos s
que o Czar não estava em seu Palácio de Inverno e nem tão pouco autorizou o
massacre, isso teria sido uma responsabilidade exclusiva da guarda que estava
ali.
A situação piorou muito no final da década seguinte quando a
Rússia entra na Primeira Guerra Mundial em 1917.
Lembrando que a Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1914 e
1918, e a Rússia não era um império tão rico, muito pelo contrário, era até
atrasada politicamente, com isso os russos não estavam com tanta força para
participar de um conflito das proporções da Primeira Guerra Mundial.
Existiam alguns batalhões que só recebiam munição, porém,
não possuíam armamento, e outros possuíam armas, mas não tinham munição, ou
seja, havia fraqueza e despreparo da parte do exército russo.
Mesmo sem condições a Rússia ingressa na Primeira Guerra e
estas condições precárias desencadeiam muitas revoltas na população e isso
contribui para inflamar ainda mais os revolucionários do partido operário, que
percebem neste cenário de caos a insatisfação generalizada uma oportunidade
única de finalmente derrubar o Czar Nicolau II do poder.
Percebe-se que a palavra paz remete a saída da Rússia da
Primeira Guerra Mundial, que era uma reivindicação, o tema pão tem haver com a
questão da reforma agrária.
Aconteceu uma nova marcha em direção ao Palácio de Inverno,
mas desta vez os soldados não massacraram a população, pelo contrário, eles até
soltaram as armas e marcharam junto com os manifestantes.
Este foi o início da revolução russa em 1917 os seus
primeiros passos.
O Czar foi deposto, e se assume um governo provisório que
também não foi bem recebido pelo pela população russa.
Com estas reivindicações todas, Alexandre Kerensky perde o
apoio popular e abre caminho para a ascensão de Wladimir Lênin e os
Bolcheviques assumirem o poder.
A partir do momento que Lênin chega ao poder ele enfrenta
uma guerra civil entre a guarda branca e a guarda vermelha.
R._________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SOCIOLOGIA -PROFESSOR EDINALDO
Os Movimentos Sociais.
Num recente artigo, o professor
Solon Annes Viola (2002), da UNISINOS, descreve que:
Segundo
Kissinger, “a globalização é tão natural
como a chuva”. Por certo
Kissinger não conhece as múltiplas regiões do Brasil. No Nordeste brasileiro
chove pouco; no Sul, ao longo do inverno, as chuvas são abundantes e ocorrem,
no mínimo, duas enchentes por ano. E logo em seguida faz as seguintes
perguntas: Seria o Sul mais globalizado que o Nordeste? O ciclo das chuvas
regulado por grandes empresas, pelos organismos financeiros internacionais como
o G7, a OMC e o Banco Mundial? O fato de que a quinta parte da gente mais rica
do mundo consumir 85% de todos os produtos e serviços, enquanto que a quinta
parte mais pobre consome somente 13% seria tão natural, quanto a chuva? Seria
tão natural que 4 bilhões e 400 milhões de habitantes dos países mais pobres,
aproximadamente três quintas partes da população mundial não possuam acesso à
água potável, uma quarta parte não possua moradia, e uma quinta parte não tenha
acesso a nenhum tipo de assistência à saúde? Seria tão natural, como a chuva
que 20% da população mundial consumam 86,5% das energias fósseis e hidráulicas
do planeta? Seria possível que o mesmo nível de consumo fosse colocado à
disposição de todos sem que houvesse um gigantesco desastre ambiental, tão
terrível quanto a prolongada seca, ou tão arrasador quanto as enxurradas das
enchentes? Seria tão natural quanto a chuva que americanos e europeus gastem 17
milhões de dólares a mais do que se necessita para promover a alimentação e
saúdes básica para os que possuem? Seria tão natural como o sol que 300 milhões
de crianças ocupem postos de trabalhos forçados e outras 37.000 morram
diariamente de pobreza relacionada à subnutrição e à ingestão de águas
contaminadas e resíduos tóxicos?
Depois de perguntas tão
chocantes podemos também perguntar: será que não existe ninguém que esteja
fazendo algo contra estas barbaridades existentes no mundo? Sim, existe, mas
nem sempre essas pessoas que lutam contra este estado de coisas são vistas com
bons olhos. Nos
dias de hoje, ouve-se muito a respeito dos movimentos sociais. A mídia está
sempre noticiando a respeito deles, seja, Sem Terra, Greempeace ou as ONGs
“antiglobalização”. Mas o que são movimentos sociais? O que pretendem? Por que
surgem em diversos momentos históricos? Como são constituídos? Os
movimentos sociais estiveram e estão presentes em toda a história de todas as
sociedades. Temos que compreendê-los como um fenômeno essencial, porque são
resultados de um “conflito” que gera, movimentos geram transformações porque
sujeitos ou grupos que não concordam com determinada situação procuram maneiras
de modificá-la. Neste sentido, o conflito é o
elemento gerador dos movimentos sociais. E por que se chega a estes conflitos?
Simplesmente porque, as sociedades não são homogêneas e se dividem a partir de
certos interesses de classe, gênero, etnia, raça ou, até mesmo, de orientação
sexual e de geração.
A cada dia sempre surgem e surgirão mais
movimentos sociais, pois, numa sociedade com muitas desigualdades e com o
Estado mostrando-se incapaz de satisfazer as necessidades dos diferentes grupos
sociais, podemos afirmar que esses movimentos são quase que naturais. É uma
infinidade de grupos que lutam contra o preconceito, o racismo, o desemprego, a
falta de moradia, os salários rebaixados, o autoritarismo, contra o descaso com
o meio ambiente, com a criança, com o idoso, com a educação, com a saúde, etc.
Nome:______________________________________________ nº___________
série: __________
Questões.
1.
O
que são movimentos sociais?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Qual
o fator que gera um movimento social? Explique.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
O
que significa a sigla ONG?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4.
Cite
o nome de 4 ONGs.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.
O
que são formas de manifestação popular?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.
Cite
4 exemplos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7.
Explique
os exemplos citados acima.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FÍSICA – PROFESSOR RONALDO
Tema: Energia
Fórmula: E = P x T
onde: E = energia P =
potência T = tempo
1- Calcular
a energia que um liquidificador de Potência P = 1000 Watts que é usado T = 1
hora
2- Calcular
a energia gasta em um mês ( 30 dias) que um motor de potência P = 2000 Watts
que é usado 1 hora por dia.
3- É usado energia E = 2000 Joule em T = 2 horas. Calcular a
sua potência P.
4- Um objeto de massa 2 kg recebe uma força F = 40 N. Calcular
o valor da sua aceleração.
FILOSOFIA – PROFESSOR RENAN
Atividade – Filosofia Tecnologia
e sociedade
O ritmo
frenético de homens e máquinas marca a construção de um canal de 20 km de
comprimento, para dar passagem aos 14 milhões de litros de água por segundo
desviados do rio Xingu que vão movimentar as turbinas da terceira maior
hidrelétrica do mundo, que em sua capacidade total fornece luz para 40 milhões
de residências. A Eletronorte, empresa privada responsável pela obra, é
obrigada contratualmente a fazer um investimento de 5 bilhões R$ no município.
Hordas
de trabalhadores braçais e pessoas interessadas em prestar serviço
desengavetaram as velhas expectativas de mudar de vida no coração do rio Xingu.
As obras de Belo Monte atingiram o clímax em outubro, com 25 mil trabalhadores
(87% deles homens). Três quartos dos mais de 5.600 municípios brasileiros têm
população menor que esse exército de operários. A logística da construção não
tem sido fácil. A rodovia Transamazônica, aberta na década de 1970, ainda tem
trechos não asfaltados nos 906 km que separam Altamira da capital, Belém, que
se tornam intransitáveis no período de chuvas, de dezembro a junho.
Estimativas
da prefeitura de Altamira apontam que a população local cresceu na ordem de cerca
de 50 mil pessoas entre 2010 e 2012. A expansão corresponde ao período de
início das obras, fazendo explodir a demanda por moradia, segurança, educação,
saúde, alimentação e toda sorte de serviços públicos. O abrupto aumento
populacional e suas inevitáveis consequências são desdobramentos bastante
experimentados nos grandes empreendimentos em uma região ainda tão carente de
oportunidades.
Altamira
era uma cidade que mal dava conta de seus 100 mil habitantes e ainda tentava
absorver a onda de impacto ocasionada pela chegada da Transamazônica na década
de 1970, até então o grande vetor de ocupação daquele cantinho esquecido do
mundo. Com cerca de 160 mil km² – maior que Portugal -, Altamira é o maior
município em extensão territorial do país. No início dos anos 2000, a cidade
tinha taxa de 11,3 homicídios a cada 100 mil habitantes. Nas últimas décadas,
os números mudaram. Em 2017, o número foi de 135,5.
O
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta segunda-feira o
ranking dos municípios mais violentos do país que têm população superior a
100.000 habitantes. Maracanaú, no Ceará, é a cidade brasileira com a maior taxa
de homicídio (145,7), seguida por Altamira (133,7), no Pará, e São Gonçalo do
Amarante (131,2), no Rio Grande do Norte. O levantamento foi feito em parceria
com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e se baseia nos dados de mortes
violentas de 2017.
PERGUNTAS
1 – Qual a relação entre a obra da usina Hidrelétrica de
Belo Monte e seu entorno, a cidade de Altamira?
2 - Tendo em mente as informações apresentadas quais seriam
os benefícios trazidos pela usina hidrelétrica de Belo Monte?
3 – Tendo em mente o atual cenário, faça uma breve pesquisa
e responda. Como está a situação do país nas seguinte áreas:
A) Tecnológica
(energias renováveis, pesquisa científica etc):
B) Meio ambiente (amazônia – pantanal etc):
C) Social (emprego – renda etc):
Fonte:
https://www.almapreta.com/editorias/realidade/em-altamira-moradores-apontam-usina-pelo-aumento-da
violencia-na-regiao
Fonte: https://veja.abril.com.br/brasil/saiba-quais-sao-as-tres-cidades-mais-violentas-do-brasil/
Fonte
https://theintercept.com/2019/08/06/belo-monte-forjou-massacre-altamira/
Fonte https://arte.folha.uol.com.br/especiais/2013/12/16/belo-monte/
BIOLOGIA – PROFESSORA LUCIMARA
Angiospermas
As angiospermas são um grupo de plantas que se caracteriza
por sua capacidade de produzir flores e frutos. Esse é o maior grupo de plantas
existente.
As angiospermas são plantas que se caracterizam por
apresentar flor e fruto. Esse grupo vegetal é o que apresenta maior diversidade
de espécies, sendo estimado um total de mais de 450.000 espécies diferentes.
Entre exemplos de angiospermas, podemos citar: a roseira, a mangueira, o
arrozeiro, o feijoeiro, a grama, os lírios, as orquídeas, o coqueiro, entre
várias outras.
Características das
angiospermas
As angiospermas são plantas vasculares (apresentam vasos
condutores) com sementes que apresentam como característica mais marcante a
presença de flores e frutos. O termo angiosperma vem do grego angeion, que
significa urna, e sperma, que significa semente. Analisando seu nome, podemos
concluir, portanto, que ele está relacionado a uma de suas características exclusivas:
a presença de fruto envolvendo a semente.
Os frutos são formados a partir do desenvolvimento do ovário
das flores após o processo de fecundação. Eles são importantes para o sucesso
desse grupo de plantas, uma vez que atuam protegendo a semente e auxiliam na
dispersão dessas estruturas.
Além dos frutos, as flores foram importantes para garantir
que as angiospermas tornassem-se o grupo de plantas com maior número de
representantes. Essa estrutura, que será discutida mais profundamente a seguir,
está relacionada com o processo de polinização. Flores vistosas e que liberam
odores são essenciais para garantir a atração de polinizadores.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/angiospermas.htm
Aula 01
- Ler o
texto com bastante atenção;
- Selecionar
cinco palavras que você não conhece, procurar o significado dessas palavras e escrever
no caderno.
Aula 02
Responder às seguintes questões:
!- O que são
angiospermas?
2- Cite exemplos de angiospermas.
3- Como são formados os frutos?
4- Qual é a importância das flores para as angiospermas?
Aula 03
Produção textual (redação)
Escreva sobre a importância das angiospermas
Aula 04
Desenhe e pinte dois exemplos de angiospermas.
INGLÊS – PROFESSORA ROSILENE
Name__________________________________________________________________
Date:____/____/2020
Teacher Rosilene
ARTES – PROFESSOR FERNANDO
Dia Consciência
Negra.
O dia nacional
da consciência negra é celebrado, em 20 de Novembro. Foi criado em 2003 como
feriado incluída no calendário escolar-
Até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a Lei 12.519, de 10
de Novembro de 2011, sendo feriado em cem
mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá,
Mato Grosso e Rio de Janeiro. Através de decreto estaduais.
Em estados
que não aderirem à Lei a responsabilidade é de cada câmara de vereador , que
decide se haverá o feriado no município.
A ocasião
é decidido à reflexão sobre a inserção do Negro na sociedade Brasileira. A data
foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares.
em 1695, um dos maiores Negros do Brasil. que lutou pala libertação do povo
contra o sistema escravista. O dia da
consciência negra é coincida de importante no reconhecimento dos descendentes
Africanos e da construção da sociedade brasileira. A cada, dentro outras coisas,
suscita questões sobre, racismo, descriminação, igualdade social, inclusão de
negros na sociedade e a cultura afro- Brasileira, Assim, como a promoção de
fóruns. Debates e outras atividades que valorizam a cultura africana.
Como já
foi lido no texto acima que se trata do
dia nacional da consciência negra, a abordagem dessa data é o racismo
onde desvalorizam a sociedade de modo geral desde a escravidão até os dias
atuais.
Olha
quando se fala desumanizando alguém já está praticando o racismo. Por exemplo:
chamar alguém de gordo, veio, negro, ri de um deficiente, apelidar, inventar
calunia com a pessoa etc.
Nesta
prática de racismo já tem muitos artistas que se inspirou na linguagem poética
fazedo suas obras combatendo o racismo, na pintura, na letra de música popular
e em alguns texto da literatura portuguesa.
Atividade:
Você já leu o
texto sabe o se trata agora reflita complete as questões.
1º - Qual é o dia que se comemora o dia da consciência
negra?
2º - como surgiu o dia da consciência negra?
3º - você sabe o que é racismo?
4º - você conhece alguém que praticou o racismo alguma vez?
5º - como você identifica um assunto que é prática do
racismo?
6º - você conhece algum pintor que fez sua obra combatendo o
racismo?
7º - Qual a letra de música que você já ouviu, que fala de
racismo?
8º - Quem foi zumbi dos palmares?
9º - Se alguém praticar o racismo contra você, o que você
faria para se defende?
10º - Agora me fale o que você achou confuso neste assunto?
Data de
entregar = dia 20 - 11 -2020
fernando.bs2012@hotmail.com
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