sexta-feira, 6 de novembro de 2020

CIÊNCIAS HUMANAS - 1A, B, C, D - ENSINO MÉDIO PEI




Caros alunos você poderá responder as questões de FILOSOFIA, SOCIOLOGIA,  HISTÓRIA E GEOGRAFIA, no link abaixo do Google Forms. 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfjhltloc-Li_-VsBDjx56QYsVC2OwJQuOnSGwAn2XbmspPlA/viewform?usp=sf_link


FILOSOFIA

4º BIMESTRE

1A, B, C, D

“A palavra democracia é de origem grega e significa ‘governo do povo’, ‘governo de todos os cidadãos’. A democracia foi uma invenção dos gregos da Antiguidade, que elaboraram teoricamente esse conceito e implantaram o regime democrático na pólis. Em Atenas, no século VI a.C., a ágora – praça pública – era o local de encontro dos cidadãos, onde se discutiam os problemas da cidade”

(ARANHA e MARTINS, 2016, p. 229).

1. Tendo em vista o trecho apresentado, assim como os seus conhecimentos sobre a democracia tanto na Grécia Antiga quanto na contemporaneidade, assinale a alternativa correta.

A) Na Grécia Antiga, a democracia direta se valia de representantes que defendiam os interesses comuns. A partir disso, pode-se afirmar que a exclusão política não ocorria com tanta frequência.

B) A consolidação da democracia grega contribuiu com o surgimento da filosofia. Aliás, pensadores estrangeiros que faziam parte do corpo democrático foram os principais teóricos que efetuaram as causas em prol do surgimento de tal ciência.

C) A ágora (praça pública), na Grécia Antiga, espaço onde eram debatidos assuntos de interesse comum, favorecia o desenvolvimento do discurso político. Desse modo, elaborava-se o novo ideal de justiça, pelo qual as pessoas poderiam participar das decisões políticas. É importante frisar que os estrangeiros (metecos), quando eram prósperos comerciantes, eram considerados cidadãos e, por isso, participavam do processo de argumentação e de discussão.

D) A crise na contemporaneidade acerca da democracia consiste no fato de que há conflitos entre democracia e representação. A “democracia representativa” possui uma crise em seu próprio cerne. Afinal, se a democracia é entendida como governo do povo, a representação consiste na seleção de apenas alguns que governam, e os critérios para conceder o poder a “alguns” nem sempre têm sido os mais democráticos.

2. Para Aristóteles, a excelência moral é o que torna o homem bom e justo. Assinale a alternativa correta.

A) A excelência moral independe de nossas escolhas.

B )Nossas escolhas são impetradas pelo acaso e não podemos de modo algum, nos tornar melhores pelo uso da reta razão.

C) Para alcançarmos a excelência moral, o cálculo entre o excesso, a falta e a questão da moderação, são elementos supérfluos e desnecessários.

D)A excelência moral é uma forma de disposição que se relaciona com nossas ações e emoções e que, quando bem cultivada, promove a mediania e a moderação.

 

3. “A distância entre aqueles que possuem muito e aqueles que possuem pouco, mas cada vez mais, não mudou. Mas multiplicaram-se os graus intermediários, que de algum modo aproximam os extremos. Dirigentes dirigidos, a um mesmo centro de mediocridade. Ser rico consiste hoje em dia em possuir um grande número de objetos pobres”. (VANEIGEM, 2002, p. 77)

Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.

A) A temática abordada por esta passagem se refere à mudanças perceptíveis na “sociedade de classes”.

B) Esta é uma situação encontrada apenas nos países do centro do capitalismo, não ocorrendo, por exemplo, na sociedade brasileira.

C) A atual cultura da “ostentação” que tem mobilizado um número crescente de jovens no Brasil tem grande relação com os dizeres do autor.

D)As mudanças na organização do trabalho alteram a dinâmica das lutas trabalhistas.

 

4. (ENEM 2011) No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% tem acesso a internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter – ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do Golfo Persico.

SEQUEIRA, C. D.; VILLAMEA, L. A epidemia da Liberdade. Istoé Internacional. 2 mar. 2011 (adaptado).

Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso a internet permitiu aos jovens árabes

A) Reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.

B) Tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.

C)Manter o distanciamento necessário a sua segurança.

D)Difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.

 

5. "A história de toda a sociedade até aqui é a história da luta de classes."

Karl Marx e Friedrich Engels, Manifesto do Partido Comunista

O conceito de Marx sobre a luta de classes representa o antagonismo entre uma pequena classe dominante sobre uma maioria subalternizada. Foi assim com homens livres e escravos, senhores feudais e servos, em suma, opressores e oprimidos.

Na Idade Moderna, qual são as forças que atuam na luta de classes e em que se baseia essa distinção?

A) Capitalistas e comunistas, distinção realizada através de sua ideologia.

B) Direita e esquerda, de acordo com o local em que se sentaram na assembleia posterior à Revolução Francesa.

C) Burguesia e proletariado, divisão entre os detentores dos meios de produção e os donos da força de trabalho.

D) Nobreza e clero, representantes de famílias aristocratas e representantes da Igreja.


História 1º Ano A-B-C-D (Prof. Francisco)

 

Habilidade: (EM13CHS105) Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/ natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.

 

6)- A formação da burguesia enquanto classe social está relacionada a algumas alterações verificadas durante a Baixa Idade Média. Qual das alternativas abaixo não faz parte dessas alterações?

a) - Crescimento das cidades;

b) - Fortalecimento do artesanato;

c) - Crescimento do comércio;

d) - Criação da máquina a vapor.

 

7)- Na Idade Média praticava-se a indústria artesanal, através de associações profissionais denominadas “corporações de ofício”. As corporações de ofício eram:

a) associações de profissionais que exerciam a mesma atividade dentro do burgo;

b) o mesmo que as “ligas para o livre-comércio”;

c) associações de burgos para a proteção do mercado;

d) associações de profissionais de vários ofícios dentro do burgo;

 

8)- No contexto da crise do feudalismo, as Cruzadas contribuíram para:
a) a retomada das terras cristãs em poder dos árabes.
b) a reabertura do mar Mediterrâneo, dinamizando o comércio entre o oriente e o ocidente.

c) a aquisição de novos feudos, dinamizando o comércio.
d) a Igreja fortalecer sua autoridade sobre os senhores feudal.

 

9)- A vida cultural europeia, na Baixa Idade Média (do XI ao XV séculos), pode ser caracterizada pelo(a):

a) esforço de Ptolomeu para estruturar os conceitos geográficos.

b) multiplicação das Universidades e difusão da arquitetura gótica.

c) deslocamento, de Córdoba para Paris, do centro de gravidade da cultura muçulmana.

d) difusão do dogma escolástico baseado na negação da união entre a fé e a razão para a busca da verdade.

 

10)- O renascimento caracterizou-se não apenas pela mudança na qualidade da obra intelectual, mas também pelo aumento na quantidade da produção cultural. Entre os fatores que influenciaram esse crescimento quantitativo destaca-se:

a) Desenvolvimento dos metais;

b) O uso da roda;

c)  Desenvolvimento da impressa;

d) Aumento na produção agropecuária.

 


SOCIOLOGIA - 4º BIMESTRE

1º A, B, C, D

PROFESSOR EDUARDO DE OLIVEIRA SANTOS


No Brasil, o 1% mais rico concentra 28,3% da renda total do país (no Catar essa proporção é de 29%). Ou seja, quase um terço da renda está nas mãos dos mais ricos. Já os 10% mais ricos no Brasil concentram 41,9% da renda total.



11. A concentração de renda possui uma série de causas, no Brasil, dentre as principais estão:

a) privilégio das grandes empresas e do capital financeiro, baixos níveis de escolaridade e precarização do trabalho.

b) déficit produtivo, colonialismo e falta de investimentos estatais.

c) baixa circulação de capital, retração do produto interno bruto (PIB) e crise migratória.

d) desastres naturais, programas de redistribuição de renda e criação de paraísos fiscais.

 

12.(Ufub) De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social explica-se:

a) Pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.

b) Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção.

c) Pelas diferenças de inteligência e habilidade inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.

d) Pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.

"A estimativa do Banco Mundial é que cerca de 5,4 milhões de brasileiros atinjam a extrema pobreza, chegando ao total de 14,7 milhões de pessoas até o fim de 2020, ou 7% da população."

 

13.Os momentos de crise como a pandemia causada pelo coronavírus atingem de modo mais evidente aos mais pobres. Um dos fatores indicativos para definir a pobreza extrema está relacionado com a segurança alimentar. O indicador de segurança alimentar é referente ao (à):

a) segurança nos transportes de insumos agrícolas.

b) acesso físico e econômico à alimentação saudável e adequada.

c) condições para a reabertura do comércio de alimentos.

d) limpeza de produtos comprados em mercados para a eliminação do coronavírus.

 

 Ranking mundial do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH):

Ranking

País

IDH

1

Noruega

0.954

2

Suíça

0,946

3

Irlanda

0,942

4

Alemanha

0,939

5

Hong Kong (China)

0,939

42

Chile

0,847

48

Argentina

0,830

57

Uruguai

0,808

79

Brasil

0,761

189

Níger

0,377

 

14.O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um indicador que considera três fatores fundamentais. São eles:

a) segurança, habitação e saúde

b) saúde, transportes e sustentabilidade

c) segurança, educação e infra-estrutura

d) educação, saúde e economia

 

15. Os principais sistemas de estratificação podem ser divididos em quatro grupos diferentes, são eles:

a) escravidão, castas, estamentos e classe

b) castas, feudalismo, classe, hereditariedade

c) escravidão, estamentos, castas e nacionalidade

d) castas, classe, comuna e escravidão.


GEOGRAFIA - 4º BIMESTRE

1º A, B, C, D 

PROFESSOR CASSIO

 HABILIDADE: (EM13CHS304)

(EM13CHS305)

 

Globalização - Urgência Ambiental

 

A relação entre globalização e meio ambiente expressa-se na perspectiva dos impactos gerados pelas transformações técnicas, sobretudo aquelas referentes à Revolução Técnico-Científica-Informacional, que propiciou avanços suficientes para integrar as diferentes partes do planeta e alterar os sistemas de produção no campo e na cidade.

Por definição, a globalização é entendida como o processo de integração global das sociedades, correspondendo ao período de maior avanço e expansão do sistema capitalista. Mesmo que de maneira desigual e, por vezes, contraditória, todas as partes do mundo encontram-se conectadas, com um grande fluxo de informações, capitais, bens e valores culturais. Tal panorama influencia, sem dúvidas, a forma como o ser humano interage e gera impactos sobre o meio natural.

No âmbito da questão ambiental na Globalização, podemos considerar como o principal marco histórico para a intensificação da alteração do meio natural pelas sociedades a emergência da Revolução Industrial e suas posteriores transformações. Com a industrialização, ampliou-se o consumo e a pressão sobre os recursos naturais renováveis e não renováveis, como o solo, as florestas, os minérios e os recursos hídricos. Além disso, a transformação desses elementos primários passou a ser acompanhada da produção de um grande volume de poluição, tanto atmosférica quanto dos solos, hídrica e de outros tipos.

No campo, os efeitos dessas mudanças também foram sentidos com a evolução das técnicas agropecuárias, incluindo a mecanização, a Revolução Verde e as transformações recentes introduzidas por conhecimentos científicos, como a biotecnologia. Tudo isso foi desenvolvido com vistas a aumentar a produtividade no meio rural, gerando, em contrapartida, uma maior demanda sobre o consumo e extração dos recursos naturais.

As consequências geradas pelo desenvolvimento industrial dos últimos 250 anos são bastante discutidas, e os seus limites exatos ainda não são muito precisos, sendo alvo de grandiosos debates no meio científico. De todo modo, as alterações na composição da atmosfera e o esgotamento dos recursos naturais são, sem dúvidas, os impactos mais duramente sentidos no contexto socioespacial. Além disso, somam-se os eventos climáticos, que, na opinião da maioria dos cientistas, podem ganhar contornos dramáticos em um futuro próximo, com a intensificação do efeito estufa e o avanço do Aquecimento Global.

No mesmo contexto, insere-se o fenômeno socioespacial da urbanização, que vem se intensificando nos países em desenvolvimento após ter se consolidado nos países centrais e alguns emergentes. Com isso, emergem os problemas socioambientais urbanos, como a extrema poluição, a formação das ilhas de calor, a questão da inversão térmica e os impactos gerados pela má destinação dos resíduos sólidos e da ausência de saneamento ambiental. Contudo, no cerne do processo de transformação e evolução das técnicas e dos objetos técnicos que atuam no processo de produção do espaço geográfico, existe uma incessante busca por alternativas que defendam o desenvolvimento econômico das sociedades com a preservação do meio natural. Nesse sentido, emerge o conceito de sustentabilidade, defendido por muitos como a saída necessária e possível para conciliar o crescimento social com a conservação ambiental.

De todo modo, a atenuação dos efeitos da globalização sobre o meio ambiente perpassa por uma série de desafios, tais como vencer a lógica de desenvolvimento via consumismo, os impactos negativos da urbanização concentrada e da produção industrial plena, bem como a diminuição das desigualdades sociais. Para isso, além da conscientização individual, é preciso um sistema mútuo de cooperação entre as nações a fim de desenvolver metas ambientais que atendam as necessidades básicas para a conservação da natureza.

 

16- Com Base no texto, assinale a alternativa incorreta abaixo:

a) Os problemas socioambientais urbanos, como a extrema poluição, a formação das ilhas de calor, a questão da inversão térmica e os impactos gerados pela má destinação dos resíduos sólidos e da ausência de saneamento ambiental.

b) No campo, os efeitos dessas mudanças também foram sentidos com a evolução das técnicas agropecuárias, incluindo a mecanização, a Revolução Verde e as transformações recentes introduzidas por conhecimentos científicos, como a biotecnologia.

c) O efeito da globalização sobre o meio ambiente perpassa por uma série de desafios, tais como vencer a lógica de desenvolvimento via consumismo, os impactos negativos da urbanização concentrada e da produção industrial plena, bem como a diminuição das desigualdades sociais.

d) Todas as alternativas estão incorretas

17-  Assinale a alternativa correta sobre o texto.

a) A relação entre globalização e meio ambiente expressa-se na perspectiva dos impactos gerados pelas transformações técnicas, sobretudo aquelas referentes à Revolução Técnico-Politica-Nacionalista, que propiciou avanços suficientes para integrar as diferentes partes do planeta e alterar os sistemas de produção no campo e na cidade.

 

b) No campo, os efeitos dessas mudanças também foram sentidos com a evolução das técnicas agropecuárias, incluindo a mecanização, a Evolução Verde e as transformes recentes introduzidas por conhecimentos culinários, como a biotecnologia.

c) As consequências geradas pelo desenvolvimento industrial dos últimos 1250 anos são bastante discutidas, e os seus limites exatos ainda não são muito precisos, sendo alvo de grandiosos debates no meio politico.

d) Todas as alternativas estão erradas

18 - Assinale a alternativa correta

a) No mesmo contexto, insere-se o fenômeno socioespacial da urbanização, que vem se intensificando nos países em desenvolvimento após ter se consolidado nos países centrais e alguns emergentes. Com isso, emergem os problemas socioambientais urbanos, como a extrema poluição, a formação das ilhas de calor, a questão da inversão térmica e os impactos gerados pela má destinação dos resíduos sólidos e da ausência de saneamento ambiental.

b) (...) processo de transformação e evolução das técnicas e dos objetos técnicos que atuam no processo de produção do espaço geográfico, existe uma incessante busca por alternativas que defendam o desenvolvimento econômico das sociedades com a preservação do meio natural.”

c) Tudo isso foi desenvolvido com vistas a aumentar a produtividade no meio rural, gerando, em contrapartida, uma maior demanda sobre o consumo e extração dos recursos naturais.

d) Todas as alternativas estão corretas

19-  Assinale a alternativa Correta

a) O fenômeno socioespacial da ruralizaçao, que vem se intensificando nos países em desenvolvimento após ter se consolidado nos países centrais e alguns emergentes.

 

b) De todo modo, a atenuação dos efeitos do comunismo sobre o meio ambiente perpassa por uma série de desafios, tais como vencer a lógica de desenvolvimento via consumismo, os impactos negativos da urbanização concentrada e da produção industrial plena, bem como a diminuição das desigualdades sociais.

 

c) No âmbito da questão ambiental na industrialização, podemos considerar como o principal marco histórico para a intensificação da alteração do meio natural pelas sociedades a emergência da Revolução Industrial e suas posteriores transformações.

 

d) Todas alternativas estão erradas

 

20- “Contudo, no cerne do processo de transformação e evolução das técnicas e dos objetos técnicos que atuam no processo de produção do espaço geográfico, existe uma incessante busca por alternativas que defendam o desenvolvimento econômico das sociedades com a preservação do meio natural. Nesse sentido, emerge o conceito de ___________________, defendido por muitos como a saída necessária e possível para conciliar o crescimento social com a ___________________.

 

a) sustentabilidade e conservação

b) sustentabilidade e desenvolvimento

c) sustentável e renovável

d) sustentabilidade e conservação ambiental

 

Atividade I – 4º Bimestre

 

Tecnologia e Inovação (Prof. Francisco)

1º B

 

(EM13TEC22) -Compreender e identificar os quatros pilares do pensamento computacional: Decomposição, Reconhecimento de padrões, Abstração e Algoritmo.

 

1)- Quando pensamos na utilização das novas tecnologias em sala de aula, nos reportamos automaticamente aos computadores, talvez por serem as ferramentas mais utilizadas na atualidade e por serem caracterizados como uma hipermídia. Com relação ao significado da expressão hipermídia, assinale a alternativa CORRETA:

 

a) - São chamados assim porque os jovens gostam deste tipo de gíria para definir algo que é grande, importante, fundamental;

b) - São chamados assim por causa da proporção de usuários que completam seu uso no mundo inteiro;

c) - são chamados assim porque milhões de pessoas podem estar conectadas ao mesmo tempo;

d) - São chamados assim, pois, dentro de um único programa, diferentes mídias podem ser encontradas, como vídeos, músicas e textos.

 

2)- A internet, quando bem utilizada, é um recurso que possibilita uma metodologia de ensino mais dinâmica, pois ela oferece uma vasta quantidade de ferramentas que enriquecem o processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA: 

a) - a internet é uma aliada do processo de formação pessoal e profissional. No entanto, é necessário utilizar esses recursos para desenvolver competências.

b) - algumas ferramentas da internet, como o correio eletrônico e os sites são utilizados apenas na educação a distância.

c) - o professor, como orientador da turma, pode permitir que seus alunos utilizem a internet de forma livre para qualquer pesquisa.

d) - a educação presencial não se modificará de forma significativa com a chegada das novas mídias. 

 

3) – É essencial que a direção, os professores, os alunos e os demais membros da comunidade escolar compreendam o significado da palavra tecnologia, para que a utilizem como ferramenta educacional em favor da aprendizagem. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que melhor conceitua a palavra tecnologia:

a) - Tecnologia é registrar informações no computador ou em outros eletrônicos, de maneira individual e fechada, sem espaço para discussões ou mudanças.

b) - Tecnologia é tudo o que o homem criou, como ferramentas ou técnicas, para melhorar a sua sobrevivência e suprir as suas necessidades, nas diferentes épocas.

c) - Tecnologia é o ato de utilizar o computador para preencher planilhas e registrar informações coletadas ao longo de todo o processo educativo da escola.

d) - Tecnologia é tudo que diz respeito à utilização de aparelhos elétricos e eletrônicos na vida das pessoas, somente a partir do século XX.

 

4)- A chegada da internet na sala de aula trouxe novas possibilidades de ensino para o professor, em que ele deixa de ser um mero transmissor de conteúdo. Uma das metodologias que surge para auxiliá-lo, nesse novo cenário tecnológico, é a webquest. Com relação a esse recurso, assinale a alternativa CORRETA:

a) - é um recurso pedagógico, via internet, destinado aos professores e gestores para a realização de webconferências;

b) - é um espaço da internet aberto única e exclusivamente à participação e ao planejamento de atividades dos professores;

c) - é uma atividade desafiadora, criada pelo professor, em que os alunos utilizam a internet na construção do conhecimento.

d) - é um espaço em que os alunos realizam atividades técnicas, via internet, não fazendo uso de pesquisa ou comunicação.

 

5) - A tecnologia sempre existiu, mas, a partir do século XX, passou a fazer parte da realidade de milhares de pessoas de maneira mais efetiva, interferindo significativamente no acesso à informação e na comunicação. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que melhor define a influência da tecnologia na forma de pensar, agir e ser de muitas pessoas:

a) - representa o acesso às máquinas e a redução do trabalho manual, satisfazendo, prioritariamente, os interesses da sociedade capitalista.

b) - permite o livre posicionamento dos pais e da comunidade na escola, contrariando a direção e o Projeto Político Pedagógico.

c) - auxilia os professores na tomada de decisões e na avaliação, reforçando sua postura tradicional de ensino.

d) - serve como fonte de pesquisa, aprendizagem, interação, trabalho e de lazer para as crianças, jovens e adultos, de acordo com suas necessidades e interesses.    


Atividade de Projeto de Vida.

4º BIMESTRE 

1º A, B, C, D

 

Ao longo das atividades de Projeto de Vida e das aulas do CMSP foram trabalhadas as habilidades socioemocionais. A seguir, você indicará as habilidades que são mais adequadas para enfrentar as seguintes situações.

 

Verifique no quadro a seguir as competências e habilidades socioemocionais;

- Determinação    – iniciativa social     - Confiança   -  Imaginação criativa

- Organização        - Assertividade       -  Empatia     - Interesse artístico.

- Foco                    - Entusiasmo          - |Respeito

- Persistência         - Tolerância ao Stress  - Tolerância à frustração

Responsabilidade   - Autoconfiança     - Curiosidade para aprender

 

 

 

Indique as habilidades que mobilizamos mais adequadas às situações a seguir.

 

Receber uma crítica: ______________________

Discordância de opiniões em um debate ______________________

Encontrar palavras desconhecidas durante uma leitura ______________________

Apresentar um seminário para a sala ________________________

Receber nota baixa em uma atividade ________________________

Iniciar novos bons hábitos como organizar sua rotina de estudos ____________________

Realizar trabalhos em grupo ____________________

Presenciar uma situação de bullying _______________

Ser distratado por um conhecido ______________________

Ouvir alguém que está passando por um momento difícil _____________________

 

Qual das habilidades apontadas no quadro você acredita que seja mais difícil desenvolver? Por quê?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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