quinta-feira, 5 de novembro de 2020

ATIVIDADES 9º ANO LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS (06/11)

 TECNOLOGIAS

O que é a Robótica?

A robótica é ciência que estuda a construção de robôs e computação. Ela trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos. As máquinas, ao mesmo tempo que podemos dizer que são vivas, podemos também dizer que são apenas uma imitação da vida, pois são nada mais do que fios unidos e circuitos integrados. Os robôs cada vez mais fazem o que era, antes, dever do homem, e logo logo eles terão a capacidade de controlar tudo. Eles são apenas máquinas, não sonham, não tem inconsciente, não ficam cansados. Esta tecnologia, hoje adaptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários.

A função básica da robótica é fazer, de maneira mais eficaz e rápida, o que deveria ser executado pelo próprio homem. Por sua vez, a palavra robot deriva do checo e significa trabalho forçado. O termo “Robot” foi inventado em 1920 por Karol Capek, escritor Checoslovaco. Analisando de uma forma simples, um robot é uma máquina capaz de ações independentes. Ele é capaz de realizar uma determinada tarefa sem que haja supervisão de um humano, o que a diferencia de apenas uma máquina que deve ser controlada, mesmo que à distância. É vulgar chamar-se autômato a todo o tipo de robot, tentando generalizar um nome que teve a sua origem em bonecos mecânicos altamente sofisticados e implementados no século XVII.

Agora de maneira resumida e com suas palavras responde:

1)    O que é robótica?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)    Onde a robótica está presente no nosso dia a dia?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)    Como a robótica influencia nas profissões?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


LÍNGUA INGLESA

Electricity is a secondary source of energy used to charge up many things such as smartphones, televisions and light bulbs. Let’s remember a few things about electrical energy.

(Eletricidade é um recurso secundário de energia usado para carregar e ligar muitas coisas como celulares, televisões e lâmpadas. Vamos lembrar algumas coisas sobre energia elétrica)



Tick the true statements about electrical energy.

(Marque oa frases certas sobre energia elétrica)

 

 

 Solar energy is a non-renewable source of energy. ( )

 Hydropower is a renewable source of energy. ( )

Natural gas can be used to generate electrical energy. ( )

Wind is one of the natural sources of energy that can’t be converted into electrical energy. ( )

Geothermal energy is a secondary source of energy. ( )

Nuclear power is a primary source of energy. ( )

 

 

a)    Put the words in the right order to unscramble the sentences.

(Coloque as palavras na ordem correta para escrever as frases)

 

my computer. I need to charge up electrical energy

1.________________________________________________________________

 

smartphones. We need our electrical energy to charge

2.________________________________________________________________

 

 home. at electricity They want to save

3.________________________________________________________________


ARTES

1 – Quais diferenças existem nos estilos de fotografar? Explique.

 

2 – Quais critérios podem ser utilizados para fotografar uma cena ou situação?

 

3 – Dê exemplos de artistas que você conhece ou estudou, que utilizam o grafite.

 

4 – Quais estilos de grafite você conhece, já viu e consegue diferenciar?

 

5 – O que é uma escultura e com quais materiais ela pode ser feita?

EDUCAÇÃO FÍSICA

CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL E A DE CONDICIONAMENTO FÍSICO ATRAVÉS DA GINÁSTICA

 

1-    Durante os anos anteriores, em seu percurso escolar você teve a oportunidade de estudar sobre os variados tipos de ginastica. Você seria capaz de dizer quais são elas?

2-    Conte- nos um pouco sobre a sua experiência, respondendo as questões abaixo:

2-2) homens e mulheres podem praticar qualquer tipo de ginastica? Comente.

2-3) as ginasticas podem ser praticadas em qualquer lugar? Por que?

2-4) qual a ginastica que você se identificou? Por que?

2-5) cite exemplos de ginasticas que precisam de equipamentos específicos para a sua pratica.


PROTAGONISMO JUVENIL

 

Habilidade: identificar aspectos importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

ATIVIDADES

 

Leia a edição especial, da Turma da Mônica, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente para realizar as atividades. Este material pode ser acessado através do link: https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/turma_da_monica/monica_estatuto.pdf.

 

1. O personagem Franjinha, de uma forma geral, teve uma atitude protagonista? Por quê?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. Responda às questões a seguir:

 

a) É importante saber quais são os seus DIREITOS e seus DEVERES? Justifique sua resposta.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b) O que é o Estatuto da Criança e do Adolescente?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c) Com qual finalidade ele foi criado?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS 

 

 

PRODUÇÃO TEXTUAL

 

Recomendações:

 

- Desenvolva seu texto, utilizando caneta azul ou preta;

- Seu texto deverá ser produzido entre 7 e 30 linhas;

- Utilize a tipologia argumentativa para desenvolver sua produção textual;

- Evite rasuras;

- Não ferir os direitos humanos.

 

Proposta de redação:

 

Desenvolva sua produção textual, levando em consideração à temática “mudanças climáticas”. Para isso, realize a leitura dos textos:

 

Texto 1 – O que o Brasil ganha com as mudanças climáticas (Caderno do Aluno – Aprender Sempre – vol. 3 – Página 4);

 

Texto 2 – Imagem do planeta Terra (Caderno do Aluno – Aprender Sempre – Vol. 3 – Página 5)

 

Em seguida, elabore um texto de opinião sobre as causas e consequências provenientes das mudanças climáticas, elabore uma proposta de intervenção para acabar ou amenizar os impactos ambientais causados pelas mudanças de clima e temperatura em nosso planeta.

 PRODUÇÃO TEXTUAL

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


LÍNGUA PORTUGUESA
















Nenhum comentário:

Postar um comentário