TECNOLOGIAS
O que é a Robótica?
A robótica é ciência que estuda a
construção de robôs e computação. Ela trata de sistemas compostos por partes
mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas
mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos
elétricos. As máquinas, ao mesmo tempo que podemos dizer que são vivas, podemos
também dizer que são apenas uma imitação da vida, pois são nada mais do que
fios unidos e circuitos integrados. Os robôs cada vez mais fazem o que era,
antes, dever do homem, e logo logo eles terão a capacidade de controlar tudo.
Eles são apenas máquinas, não sonham, não tem inconsciente, não ficam cansados.
Esta tecnologia, hoje adaptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de
um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento
de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários.
A função básica da robótica é fazer, de
maneira mais eficaz e rápida, o que deveria ser executado pelo próprio homem.
Por sua vez, a palavra robot deriva do checo e significa trabalho forçado. O
termo “Robot” foi inventado em 1920 por Karol Capek, escritor Checoslovaco.
Analisando de uma forma simples, um robot é uma máquina capaz de ações
independentes. Ele é capaz de realizar uma determinada tarefa sem que haja
supervisão de um humano, o que a diferencia de apenas uma máquina que deve ser
controlada, mesmo que à distância. É vulgar chamar-se autômato a todo o tipo de
robot, tentando generalizar um nome que teve a sua origem em bonecos mecânicos
altamente sofisticados e implementados no século XVII.
Agora
de maneira resumida e com suas palavras responde:
1)
O
que é robótica?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
Onde
a robótica está presente no nosso dia a dia?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)
Como
a robótica influencia nas profissões?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
LÍNGUA INGLESA
Electricity is a secondary source of energy used to
charge up many things such as smartphones, televisions and light bulbs. Let’s
remember a few things about electrical energy.
(Eletricidade é um recurso secundário de
energia usado para carregar e ligar muitas coisas como celulares, televisões e
lâmpadas. Vamos lembrar algumas coisas sobre energia elétrica)
Tick the true statements about electrical energy.
(Marque oa
frases certas sobre energia elétrica)
Solar energy is a non-renewable
source of energy. ( )
Hydropower is a
renewable source of energy. ( )
Natural gas can be used to generate electrical energy.
( )
Wind is one of the natural sources of energy that
can’t be converted into electrical energy. ( )
Geothermal energy is a secondary source of energy. ( )
Nuclear power is a primary source of energy. ( )
a) Put
the words in the right order to unscramble the sentences.
(Coloque as palavras na
ordem correta para escrever as frases)
my computer. I need to charge up electrical energy
1.________________________________________________________________
smartphones. We need our electrical energy to charge
2.________________________________________________________________
home. at electricity They want to
save
3.________________________________________________________________
ARTES
1
– Quais diferenças existem nos estilos de fotografar? Explique.
2
– Quais critérios podem ser utilizados para fotografar uma cena ou situação?
3
– Dê exemplos de artistas que você conhece ou estudou, que utilizam o grafite.
4
– Quais estilos de grafite você conhece, já viu e consegue diferenciar?
5
– O que é uma escultura e com quais materiais ela pode ser feita?
EDUCAÇÃO FÍSICA
CONSCIENTIZAÇÃO
CORPORAL E A DE CONDICIONAMENTO FÍSICO ATRAVÉS DA GINÁSTICA
1- Durante
os anos anteriores, em seu percurso escolar você teve a oportunidade de estudar
sobre os variados tipos de ginastica. Você seria capaz de dizer quais são elas?
2- Conte-
nos um pouco sobre a sua experiência, respondendo as questões abaixo:
2-2) homens e mulheres podem praticar qualquer tipo de
ginastica? Comente.
2-3) as ginasticas podem ser praticadas em qualquer lugar?
Por que?
2-4) qual a ginastica que você se identificou? Por que?
2-5) cite exemplos de ginasticas que precisam de
equipamentos específicos para a sua pratica.
PROTAGONISMO JUVENIL
Habilidade:
identificar aspectos importantes do
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
ATIVIDADES
Leia
a edição especial, da Turma da Mônica, sobre o Estatuto da Criança e do
Adolescente para realizar as atividades. Este material pode ser acessado
através do link: https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/turma_da_monica/monica_estatuto.pdf.
1.
O personagem Franjinha, de uma forma geral, teve uma atitude protagonista? Por
quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Responda às questões a seguir:
a)
É importante saber quais são os seus DIREITOS e seus DEVERES? Justifique sua
resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
O que é o Estatuto da Criança e do Adolescente?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Com qual finalidade ele foi criado?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS
PRODUÇÃO TEXTUAL
Recomendações:
-
Desenvolva seu texto, utilizando caneta azul ou preta;
-
Seu texto deverá ser produzido entre 7 e 30 linhas;
-
Utilize a tipologia argumentativa para desenvolver sua produção textual;
-
Evite rasuras;
-
Não ferir os direitos humanos.
Proposta
de redação:
Desenvolva
sua produção textual, levando em consideração à temática “mudanças climáticas”.
Para isso, realize a leitura dos textos:
Texto
1 – O que o Brasil ganha com as mudanças climáticas (Caderno do Aluno –
Aprender Sempre – vol. 3 – Página 4);
Texto
2 – Imagem do planeta Terra (Caderno do Aluno – Aprender Sempre – Vol. 3 –
Página 5)
Em
seguida, elabore um texto de opinião sobre as causas e consequências
provenientes das mudanças climáticas, elabore uma proposta de intervenção para
acabar ou amenizar os impactos ambientais causados pelas mudanças de clima e
temperatura em nosso planeta.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
LÍNGUA PORTUGUESA
Nenhum comentário:
Postar um comentário