Caros alunos vocês podem responder as atividades de Filosofia - História - Sociologia - Geografia, direto no link abaixo (pelo Google Forms).
ATIVIDADE DE FILOSOFIA – 4º BIMESTRE
2ª SÉRIES A B
PROFESSORA: MARIA JOSÉ F. BATISTA
HABILIDADE:
(EM13CHS502) analisar situações da vida cotidiana (estilos de
vida, valores, condutas etc.), desnaturalizando e problematizando formas de
desigualdade e preconceito, e propor ações que promovam os Direitos Humanos, a
solidariedade e o respeito às diferenças e às escolhas individuais.
TEMA:
A CONDIÇÃO HUMANA E A BANALIDADE DO MAL
A Condição Humana inclui três
dimensões do viver, as atividades do que se pode distinguir entre labor,
trabalho e ação. O labor inclui o que garante a manutenção do corpo, da vida
biológica. Envolve a produção e o consumo. O trabalho consiste na atividade
pela qual o ser humano transforma a natureza. Por exemplo, transformar a mandioca
em farinha. A ação consiste na atividade pela qual uma pessoa se relaciona com a
outra ou com um grupo social. Mas a condição humana não deve ser confundida com
a natureza humana, que é a essência do ser humano, que não pode ser alcançada
por ele próprio. A grande crítica da filósofa Hannah Arendt é que o homem
moderno vive como se a dimensão do labor fosse a mais importante. A relação com
os outros e com o mundo se limita aos prazeres biológicos, ao que é necessário
para sobreviver. Quando tratamos o mundo como uma forma de alcançar nossos
objetivos imediatos, o que chamamos de trabalho deixa de ser transformação para
ser labor; torna-se repetição sem fim, na desgastante rotina: a alienação. O agir também se reduz ao labor, na medida
em que nossa relação com os outros não é nem de gratuidade nem de busca
política. Não se volta para o coletivo. Os outros são meros objetos, por meio
dos quais nossas satisfações são realizadas, e a política é orientada para o
labor, para o básico, e nada mais. Nesse processo, de acordo com o pensamento
de Hannah Arendt, cada pessoa age repetindo o que se estabeleceu, o que se
tornou normal, como se fosse máquina, massificada, desprezando a sua
individualidade. Ensinou-se aos poucos a não julgar e não agir, a não desagradar
ninguém, a não criar nenhum conflito, a dizer que não gosta de política e não
se mete em política.
(Texto adaptado do SP Faz Escola V.4
Filosofia – Prof. Geraldo Domezi).
- De acordo com as ideias da Filósofa Hannah Arendt,
existe uma distinção entre o labor e o trabalho. Assinale a alternativa
correta.
a)
Arendt, aborda que a condição humana
inclui as dimensões do viver, e que o labor é o único que garante a manutenção
do corpo de da vida biológica, envolvendo a produção e o consumo, em todas as
esferas humanas.
b)
Arendt, postula que a única condição
humana na dimensão do viver, é a do labor que é a garantia da manutenção do
corpo.
c)
Segundo a autora, os seres humanos
possuem três dimensões para sobreviver, a dimensão do labor, do trabalho e da
ação.
d)
A dimensão da ação, que consiste na
atividade das pessoas se relacionarem, garantem totalmente a sobrevivência
humana, de acordo com a filósofa Arendt.
- A filósofa Arendt apresenta uma crítica com relação à
dimensão do labor.
Assinale a alternativa correta.
a)
Para Arendt a condição humana não
deve ser confundida com a natureza humana, e que não deveríamos viver como se a
dimensão do labor fosse a mais importante.
b)
A filósofa aborda que para atender a
condição humana o que é mais importante é o labor.
c)
Arendt, afirma que ao garantir a
manutenção do corpo e da vida biológica através do que se produz e do que se
consome o ser humano atende todas as suas necessidades e alcança a essência por
ele próprio.
d)
A condição humana e a natureza humana
podem se limitar somente aos prazeres biológicos e ao que é necessário para
sobreviver.
Observe a tirinha abaixo para responder as questões 3 e 4.
- Quando se estabelece uma relação com os outros como se
fossem meros objetos, por meio dos quais nossas satisfações são
realizadas, a política e os valores estão voltados para o labor, para o
básico e nada mais. Ao analisar a
tirinha da Mafalda podemos observar que:
a)
Os valores que mais importam são
aqueles que estão intimamente relacionados apenas a sobrevivência humana.
b)
Valores morais, espirituais,
artísticos, humanos, fazem parte da dimensão da natureza humana e são tão
vitais quanto aqueles que são partes da condição para a sobrevivência.
c)
Nesta tirinha a Mafalda refere que o
que tem valor é aquilo que fazemos no labor para o sustento da vida biológica.
d)
Valores morais e valores econômicos
são utilizados para e por todos, igualmente.
- A ação pautada nos valores citados na tirinha da
Mafalda, consiste na atividade pela qual a pessoa pode se relacionar com a
outra ou com um grupo social. Pessoas que alcançam esta dimensão da
natureza humana podem ser consideradas como:
a)
Pessoas egoístas que se limitam a
satisfação dos prazeres biológicos e ao que é estritamente necessário para a
sobrevivência.
b)
Ao homem moderno que vive totalmente
a dimensão do labor como a mais importante para a vida.
c)
Pessoas que compreenderam que o
equilíbrio entre a dimensão do labor, do trabalho e das ações são fundamentais
para atender a natureza humana.
d)
A dimensão de que a essência do ser
humano pode ser alcançada por ele próprio.
- Segundo Arendt, quando tratamos o mundo como uma forma
de alcançar nossos objetivos imediatos, o que chamamos de trabalho deixa
de ser transformação para ser labor, pois:
a)
A repetição sem fim e a desgastante
rotina leva a alienação.
b)
O agir se reduz ao labor.
c)
A nossa relação com os outros se
torna massificada como se fossemos máquina.
d)
Todas as alternativas estão corretas.
Leitura Complementar
Caderno do Aluno – São
Paulo Faz Escola – Volume 4 – Filosofia.
ORIENTAÇÕES:
Busque compreender e aplicar conceitos básicos para responder as
atividades.
Responder preferencialmente no link do Google Forms.
Ou enviar para o e-mail: romeumontoropei@gmail.com.
Atividade I – 4º Bimestre
História 2º Ano A-B (Prof. Francisco)
Habilidade:
(EM13CHS204) Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação
de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de
diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados
Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos
populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as
características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
6)-
Durante a expansão territorial, a forma
encontrada pelo governo americano para incentivar a ocupação de todo esse
“vazio territorial” foi a partir da Homestead Act, que determinava:
a)
A distribuição gratuita de territórios para todo cidadão americano, desde que
ele não fosse pertencente à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
b)
A venda da terra a um preço muito baixo desde que a pessoa tivesse ao menos 21
anos e que habitasse e cultivasse a terra por, pelo menos, cinco anos.
c)
A distribuição de terra gratuita para todos aqueles que tivessem informações
que levassem à prisão de criminosos.
d)
A distribuição de terras para os veteranos da Guerra Mexicano-Americana.
7)- A Guerra de Secessão aconteceu nos EUA de 1861 a 1865
e foi resultado da disputa entre Norte e Sul pela questão da ampliação da
utilização do trabalho escravo nos novos territórios. O primeiro ato de
agressão desse conflito aconteceu:
a) na Batalha de Gettysburg
b) na Batalha de
Fredericksburg
c) na Batalha de Chickamauga
d) na Batalha do Fort Sumter
8)-
Em 1783, após a Guerra de Independência
dos Estados Unidos contra a Inglaterra, foi assinado o Tratado de Paris. Esse
acordo estipulava que:
a)
As terras a oeste do trecho a partir dos Montes Apalaches até a borda do Rio
Mississipi seriam consideradas território americano e, portanto, cedidas pela
Inglaterra.
b)
Garantia um acordo em que os americanos comprometiam-se a não atacar as nações
indígenas que viviam na região entre os Montes Apalaches até a borda do Rio
Mississipi.
c)
Garantia um acordo entre os dois países em que a Inglaterra manteria um tratado
econômico com os EUA com impostos alfandegários estipulados em 15%.
d)
Os EUA seriam obrigados a pagar uma indenização aos ingleses de 19 milhões de
dólares em compensação pelo reconhecimento de sua independência.
9)- Entre as medidas tomadas
pelo governo do Norte dos Estados Unidos para promover a expansão para o Oeste,
está uma lei aprovada em 1862. Essa lei era:
a) A Lei do Ventre Livre;
b) A Lei da Mais Valia;
c) A Lei de Homestead;
d) A Lei Antitruste.
10)- Alguns dos aspectos
negativos da Marcha para o Oeste estavam associados, principalmente, ao meio de
transporte de cargas utilizado na época, o trem de ferro, que levava e trazia
mercadorias do Leste para o Oeste e vice-versa. Entre esses aspectos, podemos
destacar:
a) A falta de gasolina
disponível para o funcionamento das locomotivas.
b) Os constantes assaltos nas
linhas férreas e nas diligências.
c) A falta de manutenção das
linhas férreas.
d) A falta de investimento na
construção de estradas de ferro.
SOCIOLOGIA
PROFESSOR
EDUARDO DE OLIVEIRA SANTOS
Questões
de sociologia referente ao conteúdo programático do 4º Bimestre
2º
A - B
“Em Minas Gerais um projeto de mediação de
conflito está mudando a rotina de violência em escolas públicas. Em uma
companhia policial para menores infratores, em Belo Horizonte, chegam todos os
dias muitos casos de alunos que saíram direto das escolas, nos carros da
polícia, porque ameaçaram professores ou deram socos em colegas. Um projeto
desenvolvido pelas Secretarias de Educação de Minas, Ministério Público,
Tribunal de Justiça e UFMG quer transformar os conflitos em oportunidades de
mudança para os jovens, e resolver tudo dentro da própria escola. ‘O
encarceramento só transforma aquela pessoa numa pessoa pior. Quando você é
criança, adolescente, você está em formação de caráter, de personalidade; é o
acolhimento da pessoa é que vai transformá-lo. Não é a punição, o castigo, a
raiva, a vingança’, diz Valéria Rodrigues, juíza da Vara da Infância e
Juventude de Belo Horizonte. Educadores voluntários e até alunos de 240 escolas
públicas estão sendo treinados para ser mediadores. ”
(Disponível em:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/04/mediacao-de-conflito-muda-rotina-de-violencia-em-escolas-publicas-emmg.html.)
11. A violência, especificamente nos meios
escolares, é debatida e pesquisada pelo mundo inteiro por conta da gravidade e
frequência em que se repete no cotidiano. Sobre esse problema, especificamente
no que diz respeito ao Brasil:
A) Os
valores autoritários da escola penetram nas relações que se estabelecem na
sociedade. E acabam por cercear a espontaneidade dos alunos.
B) Todo
índice de violência escolar coincide totalmente com os índices da violência
social, pois é critério de criminalidade das áreas urbanas.
C) As
agressões psicológicas, apesar de serem constantes, não são consideradas no
âmbito da análise da violência, pois são vistas como pequenos delitos.
D) Pode-se
afirmar que a localização geográfica da escola e a presença do crime
organizado, isto é, o entorno escolar, exercem influência na violência escolar.
12. O tema da violência tem sido
uma constante nas discussões sobre o Brasil em oposição a um senso comum de que
se trata de um povo pacífico, alegre e feliz, “abençoado por Deus”. A violência
assume diferentes formas na vida cotidiana: física, doméstica, moral. São
manifestações dessas formas, respectivamente:
A) Ação
de policiais, milícias e traficantes em comunidades de periferias; assassinato
de mulheres; assédio no trabalho e nos transportes.
B) Furto
de carros; conflitos entre gangues; desavença entre vizinhos.
C) Pátrio
poder; estelionato; perseguição a religiões de matriz africana por
fundamentalistas. Excluir
alternativa
D) Abuso sexual a menores; acidentes de
trânsito com eventuais mortes; impunidade a crimes de corrupção.
13. Em 2019, o Senado aprovou
medidas que ampliaram o alcance da Lei Maria da Penha. Uma dessas medidas
determina que a mulher vítima de violência tenha
A) Asseguradas as oportunidades e facilidades
para viver sem violência, preservando sua saúde física e mental.
B) Direito a um atendimento policial
especializado, em particular nas Delegacias de Atendimento à Mulher.
C) Prioridade para matricular seus filhos nas
instituições de educação básica mais próximas de seu domicílio.
D) Atendimento prestado de forma articulada,
em conformidade com as diretrizes da Lei Orgânica de Assistência Social.
14. A violência contra a criança
e o adolescente compromete o desenvolvimento e produz efeitos e marcas que se
mantêm presentes por toda a vida. No que se refere a esse tema, julgue os itens
a seguir.
I Agressores(as) sexuais, em sua maioria, são
pessoas próximas às vítimas, como pais, padrasto, tios.
II Assédio verbal, exibicionismo e produção
de fotos íntimas de crianças ou adolescentes não caracterizam abuso sexual, mas
abuso psicológico.
III Os danos da violência na infância e na
adolescência podem produzir níveis de estresse que alteram a estrutura e a
funcionalidade do cérebro da vítima.
Assinale a opção correta.
A) Apenas o item II está certo.
B) Apenas o item III está certo.
C) Apenas os itens I e II estão certos.
D) Apenas os itens I e III estão certos.
15. Assinale a alternativa que
apresenta as causas estruturais da violência nas áreas urbanas.
A) A violência urbana é fruto do consumo de
drogas que conduz os usuários à formação de guetos e à fuga do mercado de
trabalho.
B) A ausência de uma política de assistência
social que ampare os pobres para que se mantenham distantes do crime
organizado.
C)A falta de investimento público no sistema
prisional, que pela falta de vagas, antecipa a liberdade condicional aos
condenados.
D)A exclusão social, provocada pelo
desemprego estrutural e pela ausência de perspectivas, fornece a base social
para a criminalidade urbana.
GEOGRAFIA
2º A - B
PROFESSOR CASSIO
HABILIDADES: (EM13CHS303)
(EM13CHS304)
(EM13CHS305)
(EM13CHS306)
Recursos
naturais e Gestão do Território
A gestão do
território compreende a forma de interação entre homem e o espaço natural
considerando a utilização e aproveitamento assegurando que sejam preservados os
recursos do mesmo.
Conforme falado,
o crescimento populacional afeta diretamente o meio ambiente, o consumo que
deveria ocorrer de forma sustentável não está acontecendo como deveria e os
recursos naturais básicos como água, ar e alimentos já não são mais tão
abundantes como antigamente.
Desta forma a
gestão do território precisa ser realizada de forma responsável para que os
recursos naturais não sejam desperdiçados proporcionando além da proteção, a
preservação e recuperação do meio ambiente assim como o controle do uso do solo
de forma a evitar a poluição e a degradação ambiental, pois seria uma desordem
total se cada um pudesse usar da forma como melhor lhe convir.
Esta gestão do
território é descrita como podemos identificar na Lei nº 10.257 de 10 de julho
de 2001 que para todos os efeitos, esta Lei, denominada Estatuto da Cidade,
estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da
propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos
cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.
Geotecnologias como ferramentas de sistematização do conhecimento
Os recursos naturais provêm a humanidade, em grande parte, das suas
demandas básicas de sobrevivência, fornecendo material e atendendo às
necessidades estéticas e espirituais, essenciais para o bem estar humano. Mas o
Planeta Terra é finito em recursos e, com a expansão da população humana, aumenta
a pressão sobre o meio ambiente, tornando necessária e urgente a sua gestão
sustentável. A complexidade dos processos sociais, econômicos, ambientais e dos
mecanismos de tomada de decisões demanda novos meios de gestão.
Quando abordamos gestão envolvendo o espaço territorial, alguns pontos
de vista precisam ser considerados sobre os principais conceitos envolvidos.
Temos o termo “Território” como um conceito biofísico, compreendendo o espaço
geográfico, os recursos naturais e ecossistemas e as condições, atividades e
relações humanas, e que sempre está associado a uma entidade sociopolítica.
Portanto, diz respeito à base geográfica sobre a qual um grupo social,
institucional ou politicamente constituído exerce controle e usufrui dos
recursos naturais. O território pode ser identificado com o espaço do
Estado-Nação e, dessa forma, associa-se à noção de soberania, poder e controle,
além de conter um sentido de enraizamento e de identidades sociais.
O ordenamento territorial é a tentativa de colocar as atividades humanas
numa ordem, de acordo com aptidões do meio e direcionamentos dados por
diretrizes e planos institucionais e políticos. O ordenamento territorial diz
respeito a uma visão do espaço, focando conjuntos espaciais (biomas,
macrorregiões, redes de cidades, etc.) e espaços de interesse estratégico ou
usos especiais (zona de fronteira, unidades de conservação, reservas indígenas,
instalações militares, etc.). Nesse sentido, o zoneamento é o resultado do uso
de técnicas de planejamento para o ordenamento territorial. O zoneamento
ecológico-econômico, por exemplo, é um instrumento técnico de planejamento que
gera informações integradas de um determinado território, classificando-o
segundo suas potencialidades e vulnerabilidades naturais e socioeconômicas.
Com o reconhecimento das limitações do planejamento meramente técnico,
enquanto instrumento de ordenamento do território, mais recentemente foi
adotado o conceito de gestão territorial. Nela busca-se instrumentar e apoiar a
revisão e a formulação de políticas públicas e privadas, por meio de
levantamentos de situações e cenários, em diferentes escalas, para permitir a
visualização e análise de dinâmicas e potenciais, além de desenvolver
ferramentas que tornem o conhecimento do território mais acessível aos gestores,
possibilitando visões estratégicas. Portanto, é necessária a capacidade de
produzir dados, geoestatísticas, mapeamentos, estudos e sistemas informatizados
para a gestão em base territorial, e tem entre suas finalidades o monitoramento
de processos de uso e ocupação das terras e, assim, o atendimento à grande
demanda dos setores público e privado por informações territoriais, com vistas
a orientar políticas de planejamento e investimentos. No entanto, a gestão
territorial é conceitualmente mais ampla e inclui aspectos sociais e
econômicos, relações de poder e componentes políticos da tomada de decisão, na
busca do direcionamento, no tempo e no espaço, das múltiplas finalidades,
decisões e ações em base territorial, de forma coerente.
A complexidade dos processos socioeconômicos e dos mecanismos de tomada
de decisões demanda ferramentas para a gestão em base territorial e a
capacitação da administração pública e das empresas.
Sistemas de informação geográfica e sensoriamento remoto são
fundamentais para alcançar uma transição bem sucedida das tradicionais práticas
de gestão ambiental e de recursos para o desenvolvimento sustentável, por causa
de sua qualidade integrativa (ligação de dados sociais, econômicos e
ambientais) e sua qualidade com base na localização (abordando relacionamentos
entre os lugares ao nível local, nacional, regional e global). O uso de
geotecnologias, convertidas em ferramentas de sistematização do conhecimento,
auxilia e aumenta a eficiência da gestão territorial.
16- Assinale a resposta incorreta sobre os textos acima.
a) A complexidade dos processos socioeconômicos e dos mecanismos de
tomada de decisões demanda ferramentas para a gestão em base territorial e a
capacitação da administração pública e das empresas.
b) O uso de geotecnologias, convertidas em ferramentas de sistematização
do conhecimento, auxilia e aumenta a eficiência da gestão territorial.
c) É necessária a capacidade de produzir dados, geoestatísticas,
mapeamentos, estudos e sistemas informatizados para a gestão em base
territorial, e tem entre suas finalidades o monitoramento de processos de uso e
ocupação das terras e, assim, o atendimento à grande demanda dos setores
público e privado por informações territoriais, com vistas a orientar políticas
de planejamento e investimentos.
d) Todas alternativas estão incorretas.
17- Qual alternativa esta correta sobre o texto.
a) A gestão do
território compreende a forma de interação entre homem e o espaço natural
considerando a utilização e aproveitamento assegurando que sejam preservados os
recursos do mesmo.
b) A complexidade dos processos socioeconômicos e dos mecanismos de
tomada de decisões demanda ferramentas para a gestão em base territorial e a
capacitação da administração pública e das empresas.
c) Os recursos naturais provêm a humanidade, em grande parte, das suas
demandas básicas de sobrevivência, fornecendo material e atendendo às
necessidades estéticas e espirituais, essenciais para o bem estar humano.
d) Todas alternativas estão corretas
18 - Complete as lacunas nas frases
abaixo.
Com o__________________ das limitações do ________________ meramente
técnico, enquanto instrumento de ordenamento do território, mais recentemente
foi adotado o conceito de _____________ territorial.
a) desenvolvimento – território – espaço
b) espaço– território – desenvolvimento
c) reconhecimento – território – desenvolvimento
d) reconhecimento – território – gestão
19 - Complete as lacunas nas frases abaixo.
__________________ de informação
geográfica e sensoriamento _____________ são fundamentais para alcançar uma
transição bem sucedida das_________________ práticas de gestão ambiental e de
recursos para o desenvolvimento sustentável.
a) desenvolvimento – território – espaço
b) espaço– território – tradicionais
c) desenvolvimento – território – reconhecimento
d) sistemas – remoto – tradicionais
20 - “ Os recursos naturais provêm a humanidade, em grande parte, das suas
demandas básicas de sobrevivência, fornecendo material e atendendo às
necessidades estéticas e espirituais, essenciais para o bem estar humano. Mas o
Planeta Terra é finito em recursos e, com a expansão da população humana,
aumenta a pressão sobre o meio ambiente, tornando necessária e urgente a sua
gestão sustentável.” Essa frase esta relacionada a:
a) Geografia
b) Geologia
c) Geoestatísticas
d) Geotecnologias
Atividade de Projeto de Vida
2º A - B
Professor Cassio
Ao longo das atividades de Projeto de
Vida e das aulas do CMSP foram trabalhadas as habilidades socioemocionais. A
seguir, você indicará as habilidades que são mais adequadas para enfrentar as
seguintes situações.
Verifique no quadro a seguir as
competências e habilidades socioemocionais;
- Determinação – iniciativa social - Confiança - Imaginação criativa - Organização - Assertividade -
Empatia - Interesse
artístico. - Foco - Entusiasmo - |Respeito - Persistência - Tolerância ao Stress - Tolerância à frustração Responsabilidade - Autoconfiança - Curiosidade para aprender
|
|
Indique as habilidades que
mobilizamos mais adequadas às situações a seguir.
Receber uma crítica:
______________________
Discordância de opiniões em um debate
______________________
Encontrar palavras desconhecidas
durante uma leitura ______________________
Apresentar um seminário para a sala
________________________
Receber nota baixa em uma atividade
________________________
Iniciar novos bons hábitos como
organizar sua rotina de estudos ____________________
Realizar trabalhos em grupo
____________________
Presenciar uma situação de bullying
_______________
Ser distratado por um conhecido
______________________
Ouvir alguém que está passando por um
momento difícil _____________________
Qual das habilidades apontadas no
quadro você acredita que seja mais difícil desenvolver? Por quê?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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